You are on page 1of 16

HISTERIA: AS FORMULAES TERICAS DE FREUD E UMA ANLISE DA CLNICA ATUAL* Alexandre Antnio Gutierrez Teixeira e Silva** Orientador: Prof.

Jorge Antnio Pimenta Filho

RESUMO Este artigo traz uma discusso das formulaes tericas de Freud sobre a histeria. Por meio de uma reviso bibliogrfica do autor percorremos os caminhos trilhados por ele durante a busca pela causalidade psquica da histeria. Posteriormente, e de posse das lies deixadas por Freud, o trabalho tambm faz uma anlise da atual abordagem clnica. O abandono dos dispositivos psicanalticos por parte das instituies de sade mental e a tendncia mdico-psiquitrica a um diagnstico cada vez mais fenomenolgico trouxeram srias consequncias para o tratamento da histeria. Dentre tais consequncias, discutiremos o descaso com a causalidade psquica desta neurose e a negligncia em relao ao papel do sintoma e do diagnstico no processo teraputico. PALAVRAS CHAVE: Histeria. Sigmund Freud. Psicanlise. Sade mental. Medicina.

1-INTRODUO Apresentando uma sintomatologia variada e dinmica, a histeria ainda representa um desafio para a medicina. Na clnica da sade mental, os profissionais se deparam com vrios casos de histeria nos servios, o que requer um conhecimento capaz de proporcionar ao paciente um diagnstico e um tratamento adequado. No entanto, a busca por uma explicao orgnica para os sintomas e a demanda cada vez maior por uma soluo imediata resultam em abordagens que prolongam o sofrimento do paciente.

-------------------------------------------------------*Ps-graduando em Sade Mental pela PUC-MINAS. **Artigo elaborado como pr-requisito para concluso do curso de Ps-Graduao lato sensu em Sade Mental da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais PUC-MINAS.

Ao longo da histria, houve uma supresso do diagnstico de histeria tanto nos manuais adotados pela psiquiatria quanto na prtica mdica. A transformao dos sintomas histricos em vrios transtornos desconsidera que esses se tratam de manifestaes diferentes da velha e atual histeria. Tais modificaes terminolgicas trouxeram vrios impasses para a clnica da histeria, visando apenas supresso dos sintomas, a prtica mdica negligencia a causalidade psquica. Como resultado, constata-se uma medicalizao e uma cronificao dos sintomas histricos. Diante desde cenrio, torna-se necessrio uma compreenso maior dos mecanismos psquicos desta neurose. Com esta finalidade, este trabalho traz um resgate das teorias freudianas, para posteriormente, fazer uma anlise da abordagem atual da histeria nos servios de sade mental. 1- AS PRIMEIRAS DESCOBERTAS DE FREUD SOBRE A HISTERIA No final do sculo XIX as clnicas mdicas foram tomadas por pacientes histricos, portadores dos mais variados sintomas, dentre os quais havia convulses, paralisias, anestesias, afonias e espasmos. Por ser um enigma para a medicina da poca, muitos mdicos consideravam tais manifestaes uma simulao. Tal explicao, no entanto, no convencia o jovem mdico vienense Sigmund Freud. Insatisfeito com a abordagem dada pela medicina clssica e interessado em aprofundar seus conhecimentos, Freud viaja para a Frana e se torna aluno do grande Charcot. O neurologista da famosa Escola de Salptrire era capaz de reproduzir sintomas histricos utilizando o mtodo da sugesto hipntica. Tais demonstraes eram para Charcot uma prova de que a histeria no se tratava de simulao nem de uma doena orgnica, mas de uma neurose, cujo sintoma era o resultado de um conflito psquico desconhecido do prprio paciente. Com as experincias de Charcot, a histeria perde seu carter de simulao e ganha status de doena no cenrio cientfico. Aps as constataes de Charcot, Freud comea uma profunda investigao sobre os mecanismos psquicos responsveis pela formao dos sintomas histricos. Ao retornar a Viena, Freud inicia suas pesquisas sobre histeria. J em 1886, escreve Observaes de um Caso Grave de Hemianestesia em um Homem Histrico no qual relata o caso de um paciente com dificuldades para se movimentar. Nesse estudo, aponta as incongruncias da paralisia apresentada pelo homem, contestando, assim, a natureza orgnica do quadro. Freud sugere que o membro afetado teria sido eliminado
2

da conscincia, o que o conduz a uma busca por eventos, na histria do paciente, que pudessem explicar seus sintomas. (FREUD, 1886/1996). Em 1888, publica Histeria e prope uma causa fisiolgica para os sintomas histricos. Segundo Freud, distrbios psquicos provocariam uma excitabilidade em diferentes regies do sistema nervoso, o que resultaria no desencadeamento de uma sintomatologia variada. Nesse texto, Freud descarta a ideia da histeria como produto de uma alterao anatmica e adota uma explicao neurofisiolgica para a doena. (FREUD, 1888/ 1996).
[...] no s no foram achadas alteraes perceptveis no sistema nervoso, nessa doena, como tambm no se espera que qualquer refinamento das tcnicas de anatomia venha a revelar alguma dessas alteraes. A histeria baseia-se total e inteiramente em modificaes fisiolgicas do sistema nervoso; sua essncia deve ser expressa numa frmula que leve em considerao as condies de excitabilidade do sistema nervoso. (Freud, 1888/1996, p.77).

Em Alguns pontos para um estudo comparativo das paralisias motoras orgnicas e histricas Freud procura diferenciar a paralisia histrica da motora. (FREUD, 1893/ 1976). Diferentemente do que se observa na paralisia motora, nota-se na histeria uma ignorncia em relao anatomia, o que confere paralisia histrica um carter de imprevisibilidade. Enquanto a paralisia motora trata-se de uma leso orgnica do sistema nervoso, a paralisia histrica configura-se como um distrbio funcional que pode se manifestar de forma incoerente e dinmica. Para Freud, na histeria, a concepo de determinada parte do corpo excluda, deixando de ter associao com as demais representaes corporais: [...] na paralisia histrica, a leso deve ser uma modificao da concepo, da ideia de brao, por exemplo. (FREUD, 1893/1976, p. 236). Para explicar esse processo, Freud prope uma associao entre o sintoma e a carga de afeto que acompanha as representaes das experincias vivenciadas pelo paciente. Nesse sentido, nas paralisias histricas, determinado membro estar paralisado em decorrncia da perseverana dessa carga afetiva ou da sua diminuio. (FREUD, 1893/1976). Em 1894, com a publicao do artigo As Neuropsicoses de Defesa, Freud concorda com as suposies de Pierre Janet e Joseph Breuer sobre a diviso da conscincia e a formao de grupos psquicos separados na histeria. Entretanto, prope uma nova explicao para essa diviso. (FREUD, 1894/ 1969).

Para Janet, a diviso da conscincia um trao primrio da alterao mental na histeria e se trata de uma deficincia inata da capacidade de sntese psquica, de uma estreiteza do campo da conscincia. J para Breuer, a diviso da conscincia resultado de uma capacidade de associao restrita, secundria e adquirida, na qual as representaes so eliminadas da comunicao associativa com o resto do contedo da conscincia. (FREUD, 1894/ 1969). Freud prope uma terceira teoria sobre a diviso da conscincia, divergindo de Janet e Breuer. Segundo ele,
[...] a diviso do contedo da conscincia resulta de um ato voluntrio do paciente; ou seja, promovida por um esforo de vontade cujo motivo pode ser especificado. Com isso, claro, no pretendo dizer que o paciente tencione provocar uma diviso da sua conscincia. A inteno dele outra, mas, em vez de alcanar seu objetivo, produz uma diviso da conscincia. (FREUD, 1894/1969, p.54).

Continuando sua argumentao, Freud vai dizer que o paciente histrico vtima
[...] de uma incompatibilidade em sua vida representativa, isto , seu eu se confrontou com uma experincia, uma representao ou um sentimento que suscitaram um afeto to aflitivo que o sujeito decidiu esquec-lo, pois no confiava em sua capacidade de resolver a contradio entre a representao incompatvel e seu eu por meio da atividade do pensamento. (FREUD, 1894/1969, p. 55).

Diante da tentativa fracassada de esquecer conscientemente uma representao que incompatvel, resta ao sujeito1 retirar dessa representao o excesso de afeto ou excitao que a acompanha. Com tal intuito, o sujeito d outro destino a essa carga afetiva convertendo-a em manifestaes somticas. A esse processo Freud denominou histeria de defesa. Ainda em As Neuropsicoses de Defesa, Freud chama a ateno para o papel da sexualidade na gnese das representaes patognicas. Segundo ele, na vida sexual que se esto as mais numerosas oportunidades para o surgimento de representaes incompatveis. (FREUD, 1894/ 1969). Neste momento, a defesa assume um papel importante na etiologia da histeria. O paciente ao tentar isolar da conscincia as representaes patognicas recorre a uma defesa que fracassa. E devido a esse fracasso que aparece os sintomas.

Em psicanlise, Sigmund Freud empregou o termo, mas somente Jacques Lacan, entre 1950 e 1965, conceituou a noo lgica e filosfica do sujeito no mbito de sua teoria do significante, transformando o sujeito da conscincia num sujeito do inconsciente, da cincia e do desejo. (Roudinesco e Plon, 1998, p.742).

Apesar de propor essa nova explicao para a gnese da histeria, Freud considerou vivel o tratamento catrtico proposto por Breuer, pois este promoveria
[...] a reconduo da excitao da esfera somtica para a psquica, e assim a resoluo da contradio, atravs da atividade de pensamento e da descarga da excitao por meio da fala. Se a diviso da conscincia que ocorre na histeria adquirida se baseia num ato voluntrio, temos ento uma explicao surpreendentemente simples para o notvel fato de a hipnose ampliar regularmente a conscincia restrita do histrico e permitir acesso ao grupo psquico que foi expelido. (FREUD, 1894/ 1969, p. 57).

Sobre a questo do hipnotismo, vale ressaltar que Freud, desde o incio de sua abordagem, procurou se utilizar da hipnose no como meio de aplacar diretamente o sintoma histrico, mas como meio de provocar a rememorao. Atravs do mtodo catrtico via a possibilidade de reintroduzir na conscincia experincias que poderiam estar relacionadas aos sintomas. Posteriormente, Freud vai renunciar a hipnose e formular a regra fundamental da psicanlise, o mtodo da associao livre, segundo o qual o paciente deve esforar-se por dizer tudo o que lhe vier cabea, principalmente aquilo que se sentir tentado a omitir, seja por que razo for. (ROUDINESCO e PLON, 1998, p.649). 3-ESTUDOS SOBRE A HISTERIA

As descobertas tericas de Freud e Breuer sobre os mecanismos psquicos da histeria culminaram com a publicao, em 1985, dos Estudos sobre a histeria (FREUD, 1895/1969). Apesar de se tratar de uma publicao conjunta de textos escritos entre 1893 e 1895, a obra revela vrios pontos de discordncia entre os dois autores. Tanto Freud quanto Breuer acreditava que os sintomas histricos estavam relacionados a um evento do qual o paciente reluta em recordar (ou incapaz de recordar) e defendiam a rememorao como forma de reconectar a representao do evento com seu afeto. Entretanto, havia divergncias entre os autores em relao natureza e aos desdobramentos deste evento na gnese da histeria. A primeira parte da obra, escrita em conjunto por Freud e Breuer no ano de 1983, denominada Comunicao preliminar. Nesse texto, os dois autores vo apresentar explicaes diferentes para a origem da histeria. Breuer defendia o predomnio da determinao fisiolgica sobre as representaes, o que chamou de histeria disposicional. Segundo ele, o paciente teria
5

uma predisposio histeria, uma incapacidade de realizar operaes racionais diante do trauma e de promover associaes entre as representaes levando assim a descargas indesejadas de afeto. Nas palavras de Breuer, essa disposio seria um terreno em que o afeto planta a lembrana patognica com suas consequentes manifestaes somtica. (FREUD, 1895/1969, p.48). J Freud sustentava a ideia da histeria psiquicamente adquirida. Para ele,
[...] um trauma grave (tal como ocorre numa neurose traumtica) ou uma supresso trabalhosa (como a de um afeto sexual, por exemplo) podem ocasionar uma diviso expulsiva de grupos de representaes mesmo em pessoas que, sob outros aspectos, no esto afetadas. (FREUD, 1895/1969, p.48).

A terceira parte dos Estudos sobre a histeria foi escrita por Breuer e denominada Consideraes Tericas. Breuer defende que a histeria estava relacionada ocorrncia de estados de conscincia abaixo do nvel de lucidez e viglia, estados de capacidade associativa restrita, o qual denominou estados hipnides. Para ele, as representaes incompatveis originadas em estados hipnides seriam excludas da conscincia e descarregaria sua carga afetiva no corpo, gerando, assim, os sintomas da histeria. (FREUD, 1895/1969). A ltima parte dos Estudos sobre a histeria, escrita por Freud e denominada Psicoterapia da Histeria, traz uma reflexo terica dos casos apresentados na segunda parte do livro. Alm de fazer importantes consideraes sobre o mtodo teraputico empregado no tratamento da histeria. (FREUD, 1895/1969) Cabe ressaltar nesse momento das formulaes freudianas, que o conceito de recalque2 vinculado ideia de defesa do paciente contra a lembrana do evento traumtico. Neste sentido, o recalque constitui um obstculo para o mtodo catrtico, cuja finalidade promover a ab-reao a descarga emocional, a liberao do afeto e de seus efeitos patolgicos. Diante do desconforto de algumas pacientes com a lembrana de determinados eventos, Freud percebe que o no saber neurtico era, de fato, um no querer saber, que em menor ou maior medida seria consciente. Segundo Freud, o paciente tende a se desviar da lembrana que fonte do afeto, assim, cabe ao analista insistir para trazer tona o que o paciente se esfora para esconder:
2

Para Sigmund Freud, o recalque designa o processo que visa a manter no inconsciente todas as ideias e representaes ligadas s pulses e cuja realizao, produtora de prazer, afetaria o equilbrio do funcionamento psicolgico do indivduo, transformando-se em fonte de desprazer. (ROUDINESCO E PLON, 1998, p. 647).

[...] por meio de meu trabalho psquico, eu tinha de superar uma fora psquica nos pacientes que se opunha a que as representaes patognicas se tornassem conscientes (fossem lembradas). (FREUD, 1895/1969, p. 190).

Freud ainda aponta a necessidade de realizar uma anlise criteriosa dos pontos que escapam ou ficam obscuros na fala dos pacientes, defendendo que preciso instigar no paciente um querer saber de capaz de aplacar suas resistncias. (FREUD, 1895/1969). Ao abordar o caso Elizabeth Von R, Freud se depara com uma piora dos sintomas durante o processo analtico. Segundo ele, a paciente sofria uma intensificao das dores nas pernas conforme as lembranas traumticas apareciam. No entanto, Freud relata que as dores comearam a cessar medida que o contedo trabalhado na anlise ia sendo elaborado3. Nesse caso fica claro que o caminho para eliminar um sintoma por vezes passa pela sua intensificao. Isso pode incomodar tanto o paciente quanto o analista, mas precisa ser suportado durante a conduo do tratamento. Freud acreditava que, diante da impossibilidade de eliminar o evento traumtico, preciso trazer a conscincia os contedos recalcados e elaborar o ocorrido, podendo assim impedir as manifestaes sintomticas. (FREUD, 1895/1969) Freud ainda aponta em Psicoterapia da histeria outro ponto importante na conduo do tratamento que a relao entre o analista e o analisante. Ele chama a ateno para possveis acontecimentos que podem comprometer o trabalho analtico. Destaca o fato do paciente em determinado momento voltar sua ateno para a figura do analista, desviando-se assim do objetivo da anlise. Para evitar que tais perturbaes comprometam o tratamento, Freud defende a ideia de que o paciente esteja ciente da transferncia4 e destaca a importncia de se considerar como sintoma e objeto de anlise o que emergir desta relao. No final de Psicoterapia da histeria, Freud faz uma colocao importante em relao ideia da psicanlise como uma promessa de felicidade. Ao se ver diante da objeo:

O termo elaborao foi introduzido em 1967 por Jean Laplanche e Jean-Bertrand Pontalis para designar um trabalho inconsciente que prprio do tratamento psicanaltico. (ROUDINESCO E PLON, 1998, p.174). 4 Termo progressivamente introduzido por Sigmund Freud e Sandor Ferenczi (entre 1900 e 1909) para designar um processo constitutivo do tratamento psicanaltico mediante o qual os desejos inconscientes do analisando concernentes a objetos externos passam a se repetir, no mbito da relao analtica, na pessoa do analista, colocado na posio desses diversos objetos. (ROUDINESCO E PLON, 1998, p. 766 e 767).

Ora, o senhor mesmo me diz que minha doena provavelmente est relacionada com as circunstncias e os acontecimentos de minha vida. O senhor, de qualquer maneira, no pode alter-los. Como se prope ajudar-me, ento? (FREUD, 1895/1969, p. 216).

Freud respondia a seus pacientes:


Sem dvida o destino acharia mais fcil do que eu alivi-lo de sua doena. Mas voc poder convencer-se de que haver muito a ganhar se conseguirmos transformar seu sofrimento histrico numa infelicidade comum. Com uma vida mental restituda sade, voc estar mais bem armado contra essa infelicidade. (FREUD, 1895/1969, p. 216).

Nos Estudos sobre a histeria, Freud e Breuer expem o papel do trauma e das suas representaes patognicas na gnese da histeria, dando importantes passos para o entendimento dos mecanismos psquicos que regem esta neurose. Entretanto, constatamos nesta obra vrios pontos de divergncia entre os autores. Conforme Roudinesco e Plon,
[...] Freud sustentava que a dissociao mental encontrada no sintoma histrico era provocada por uma defesa psquica, enquanto Breuer pensava numa fisiologia dos estados hipnides. Alm disso, Breuer se recusava a atribuir histeria, como Freud, uma etiologia puramente sexual. (ROUDINESCO e PLON, 1998, p.204).

4- A SEXUALIDADE INFANTIL E A ETIOLOGIA FANTASSTICA DA HISTERIA Aps a publicao dos Estudos sobre a histeria, Freud retoma suas investigaes sobre a etiologia da histeria. Em 1896, publica A etiologia especfica da histeria e coloca a sexualidade no cerne da teoria psicanaltica. Com base nos relatos de suas pacientes, Freud vai trabalhar a ligao da histeria com experincias sexuais prematuras ocorridas na tenra infncia. (FREUD, 1896/1996)
O que tenho a acrescentar aqui, como resultado uniforme das anlises efetuadas por mim em treze casos de histeria, diz respeito, por um lado, natureza desses traumas sexuais e, por outro, ao perodo da vida em que eles ocorrem. Para causar a histeria, no basta ocorrer em algum perodo da vida do sujeito um evento relacionado com sua vida sexual e que se torne patognico pela liberao e supresso de um afeto aflitivo. Pelo contrrio, tais traumas sexuais devem ter ocorrido na tenra infncia, antes da puberdade, e seu contedo deve consistir numa irritao real dos rgos genitais (por processos semelhantes copulao). (FREUD, 1896/1996, p. 164).

Ainda em A etiologia especfica da histeria, Freud vai dizer que


[...] os traumas de infncia que a anlise descobriu [...] tiveram que ser classificados como graves ofensas sexuais; sendo alguns positivamente

revoltantes. Em primeiro lugar entre os culpados de abusos como esses, com suas significativas consequncias, esto as babs, governantas e empregadas domsticas, a cujos cuidados as crianas so muito impensadamente confiadas. (FREUD, 1896/1996, p. 165).

Neste momento de suas investigaes, Freud defendia a ideia da histeria como resultado dos efeitos traumticos de uma seduo sexual ocorrida na primeira infncia. A sexualidade infantil era sempre vista de forma passiva, ou seja, acreditava-se que as experincias sexuais na infncia ocorreriam apenas a partir das intervenes de um adulto. Segundo Quinet, a histeria representava
[...] uma defesa contra a recordao (ideia) de um evento traumtico de natureza sexual ocorrido na infncia (por exemplo, a seduo por parte de um adulto). Quando criana, o sujeito teve uma experincia sexual cuja carga de afeto foi insuportvel para o sujeito e lhe inconcilivel com a conscincia. Desse conflito resulta que a ideia recalcada (isolada das outras) e permanece ativa no inconsciente. [...] Uma vez, j na vida adulta, essa recordao, despertada por algum acontecimento, convertida em um sintoma no corpo, que um memorial do trauma (QUINET, 2005, p. 103).

Posteriormente, no entanto, Freud comea a trabalhar no caso Dora e se depara com a questo da fantasia nos pacientes histricos. Ele observa que os relatos de seduo contados por Dora no eram reais, mas fantasias. Ento, com o passar do tempo, a fantasia ocupa um papel cada vez mais importante nas formulaes freudianas sobre a etiologia da histeria. E numa carta endereada a Fliess, Freud confessa: No acredito mais na minha neurtica. (FREUD, 1897/1969, p. 309). Com o tempo, Freud abandona definitivamente a teoria da seduo e comea a acreditar que o trauma vivido no se tratava de um evento acontecido na realidade concreta do sujeito, mas uma fantasia inconsciente. Neste momento de suas formulaes, Freud,
[...] reconheceu o conflito psquico inconsciente como a principal causa da histeria, afirmando, a partir de ento, que as histricas no sofriam de reminiscncias, como afirmara nos Estudos sobre a Histeria, mas, sim, que a causa da histeria era uma fantasia inconsciente. Mesmo que na infncia houvessem sofrido abusos ou violncia, o trauma j no servia como explicao exclusiva sobre a questo da sexualidade humana. Ao lado da realidade material existe a realidade psquica, igualmente importante em termos da histria do sujeito (PINTO, 2007, p. 24).

Foi em Fantasias histricas e sua relao com a bissexualidade (Freud, 1908/1996), publicado em 1908, que Freud explica o papel da fantasia na gnese dos sintomas histricos. Segundo ele, as fantasias conscientes da infncia tornam-se inconscientes medida que o sujeito se desfaz da satisfao infantil da masturbao. O que ocorre o recalcamento da fantasia vista como algo desagradvel pelo neurtico. Entretanto, na histeria tais fantasias inconscientes escapam e se exteriorizam na forma de sintomas. Em outras palavras, o sintoma histrico resultado de uma falha no mecanismo de recalque, o que leva a uma descarga no corpo de um afeto insuportvel vinculado a uma fantasia inconsciente angustiante cuja gnese se encontra na sexualidade infantil. Na histeria, as fantasias de seduo ocupam o lugar de uma relao sexual impossvel de significar, configurando-se como uma encenao na qual o indivduo interpreta ambos os sexos. Neste sentido, a converso histrica5 vista como um ato masturbatrio, no qual a bissexualidade permite a autoexcitao. (Freud, 1908/1996) Com a teoria da fantasia, j no era preciso recorrer a um episdio traumtico real e datvel para elucidar os sintomas histricos. Para Freud era preciso se pensar no desenvolvimento do corpo pulsional e compreender que cada experincia vivida na infncia, no nvel das diferentes zonas erticas, possui um valor de trauma. Cabe aqui ressaltar, que o termo trauma deixa de ser entendido como algo externo ao sujeito e passa a ser visto como um acontecimento psquico dotado de uma carga de afeto, uma fico de uma cena traumtica denominada fantasia. Diante do que foi exposto acima, podemos concluir que Freud fez suas primeiras formulaes sobre a histeria acreditando que sua causa estaria relacionada a um evento real de seduo, a um trauma sexual vivenciado de forma passiva pela criana. Entretanto, no decorrer de suas investigaes, foi modificando sua teoria, at perceber que havia uma realidade psquica, uma cena traumtica ficcional, a que deu o nome de fantasia. Como pudemos acompanhar, Freud percorreu um caminho rduo e tortuoso para determinar a causalidade psquica da histeria. Da destituio do carter organicista teoria da fantasia, o final do sculo XIX e o incio do sculo XX foram cenrios de grandes mudanas epistemolgicas no que se refere histeria. O impacto de tais

Esse termo utilizado para designar a forma sintomtica da neurose em que o conflito psquico se simboliza em sintomas corporais.

10

mudanas, por sua vez, culminou com a elaborao de um mtodo capaz de investigar as causas inconscientes da histeria - a psicanlise.

5- A ABORDAGEM ATUAL DA HISTERIA NOS SERVIOS DE SADE MENTAL Analisando a abordagem mdica da histeria ao longo do sculo XX. Podemos notar um gradual abandono das descobertas freudianas. A tendncia descrio cada vez mais tcnica e objetiva culminou com a fragmentao e a eliminao do termo histeria dos atuais cardpios nosolgicos adotados pela psiquiatria. Os novos manuais DSM IV e CID-10 substituram o diagnstico da histeria por novas categorias diagnsticas. Surgiram, assim, os transtornos de personalidade, os transtornos dissociativos, os transtornos somatoformes, a fibromialgia, entre outros. Essa mudana resultou em um diagnstico menos terico-etiolgico e mais fenomenolgico, no qual o sintoma representa um mero signo universal classificatrio do saber mdico. Alm disso, a supresso da histeria dos manuais dificultou a

interlocuo entre o saber psiquitrico e o saber psicanaltico, comprometendo assim o tratamento da histeria nos servios de sade mental. Apesar de pulverizados em vrios transtornos psiquitricos, os sintomas histricos, ainda representam um desafio para a medicina. O que se nota hoje nas clnicas de sade mental um grande nmero de quadros histricos revestidos por novos sintomas, cujas abordagens mdicas, pautadas num reducionismo biolgico e fenomenolgico, no do conta de tratar. Diferentemente do diagnstico psiquitrico, que tem como objetivo apenas a classificao, diagnosticar em psicanlise implica escutar os ditos do sujeito como efeitos da sua estrutura6, para que as leis que regem sua lgica significante7 sejam apreendidas na dimenso de uma posio subjetiva. Neste sentido, o sintoma visto como algo valioso na conduo do tratamento e deve ser encarado como uma forma particular do sujeito dizer de sua singularidade. Segundo Ondina Maria Machado,

Lacan define a estrutura como sendo ... em primeiro lugar um grupo de elementos formando um conjunto covariante... Eu disse um conjunto, e no uma totalidade com efeito, a noo de estrutura analtica. A estrutura se estabelece,sempre pela referncia de algo que coerente com algo diverso, que lhe complementar. (LACAN, 1955-1956/1981, p. 210) 7 Para Lacan o significante representa o elemento significativo do discurso (consciente ou inconsciente) que determina os atos, as palavras e o destino do sujeito*, sua revelia e maneira de uma nomeao simblica. (ROUDINESCO E PLON, 1998, p.708).

11

Ao aplogo mdico diagnosticar para tratar, Freud contrape o diagnosticar tratando, mostrando que o diagnstico em psicanlise uma construo, e no uma classificao. No basta circunscrever um nome e d-lo ao sujeito, pois este, na sua eterna excentricidade, nunca vai estar l onde esperado. O diagnstico psicanaltico visa a causa, mas no a doena e sim o sujeito. (ONDINA MARIA MACHADO, 2001, p. 167).

Para a psicanlise o ato de simplesmente extinguir o sintoma uma forma de silenciar o sujeito, pois o sintoma representa uma possibilidade de expressar algo insuportvel, para o qual ainda no foi possvel construir nenhuma significao. E neste sentido, que o trabalho analtico busca promover uma experincia subjetiva na qual o sujeito construir um significado para seu sofrimento, seu sintoma. Na medicina, contudo, o que se tem enfatizado a separao entre o sujeito e seus sintomas, uma vez que, o sintoma deixou de representar um saber e tornou-se um mero sinal de um transtorno a ser medicado. Assim, ao negar ao sujeito a tarefa de compreender seu sofrimento e buscando uma resoluo imediata para a sua demanda, o tratamento mdico da histeria passou a visar somente supresso dos sintomas. Valendo-se de manuais para universalizar e objetivar o diagnstico e de medicamentos para eliminar os sintomas, a medicina hoje negligncia a existncia de uma razo inconsciente para as manifestaes histricas. Fundamentada no ato de classificar para medicar, a abordagem mdica mostra-se ineficaz em muitos casos de histeria porque, algo se mostra irredutvel s intervenes bio-reducionistas. Uma vez que impossvel remediar as causas inconscientes da histeria a medicina v-se impotente diante de vrios impasses clnicos. Dentre esses impasses, a recorrncia e a cronificao dos sintomas histricos mostram-se mais evidentes. Diante dessas dificuldades teraputicas, e subvertendo o imperativo do discurso mdico, a incorporao do saber psicanaltico ao tratamento da histeria nos servios de sade mental ampliaria as possibilidades teraputicas, pois possibilitaria a explorao das causas inconscientes dessa neurose. Na clnica da histeria, o dispositivo analtico teria a tarefa de ampliar a fala e sustentar a produo sintomtica, permitindo ao sujeito se envolver com seus sintomas e participar ativamente de seu tratamento. Com isso, o sintoma deixaria de ter uma funo meramente classificatria e passaria a ser entendido como uma marca do sujeito do inconsciente.

12

Ao sustentar as produes sintomticas e promover uma escuta do singular de cada sujeito, a psicanlise promoveria uma alterao da posio do sujeito na relao com seu sintoma. Contrariando a lgica mdico-psiquitrica, o tratamento analtico no pretende curar o sujeito, nem promover sua adequao ao mundo. Pretende sim que o sujeito encontre uma forma de lidar com seu sintoma ou que adote um novo, menos penoso e mais suportvel. O que se espera que o sujeito faa as pazes com seu sintoma, nem o dominando, nem se submetendo a ele.

6- CONCLUSO Apresentando uma sintomatologia variada e enigmtica, a histeria sempre representou um grande desafio para a medicina. Na tentativa de objetivar o diagnstico e nortear o tratamento, a psiquiatria suprimiu de seus manuais diagnsticos o termo histeria e adotou novas classificaes para as manifestaes histricas. Abnegando-se das discusses sobre a causalidade psquicas da histeria, a abordagem mdicopsiquitrica atual objetiva apenas suprimir o sintoma, medic-lo e resolver de imediato a queixa apresentada pelo paciente. No entanto, o que se nota que o sintoma persiste, recorre, se inova e adquire novos formatos histricos. Diante deste cenrio, o retorno s descobertas freudianas sobre os mecanismos psquicos da histeria poderia nos dar valiosas respostas para os impasses enfrentados pela medicina atual. Ao propor uma causalidade fantasstica inconsciente para histeria, Freud nos conduz a um tratamento que passa necessariamente pela escuta do inconsciente. A interlocuo entre o saber psicanaltica e os saber mdico nas instituies de sade mental ampliaria as possibilidades teraputicas, pois possibilitaria um diagnstico mais conceitual e uma abordagem mais etiolgica da histeria. Nessa perspectiva, podese pensar num projeto teraputico mais abrangente, no qual o tratamento medicamentoso se articule ferramenta clnica da escuta. Diferindo da prtica mdico-psiquitrica, que busca abolir os sintomas, o papel da psicanlise nas clnicas de sade mental permitiria que o sintoma fosse acolhido como algo que exerce uma funo importante para o sujeito. Por meio de intervenes que visam a uma direo desmedicalizante para o tratamento da histeria, o trabalho analtico sustenta a escuta do sujeito histrico como algo fundamental para a conduo
13

levando cronificao dos quadros

do tratamento. , portanto, fazendo uma contraposio, e ao mesmo tempo, integrandose ao saber mdico, que a psicanlise tem uma tarefa importante: resgatar a escuta clnica e fazer aparecer o sujeito do inconsciente nas instituies de sade mental.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BROUSSE, Marie-Hlne. Muerte y resurreccin de la histrica. In: Virtualia n6. EOL. Buenos Aires, 2002

FREUD, Sigmund. Observao de um Caso Grave de Hemianestesia em um Homem Histrico (1886). In: FREUD, Sigmund. Edio Standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 1.

FREUD, Sigmund. Histeria(1888). In: FREUD, Sigmund. Edio Standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 1.

FREUD, Sigmund. Alguns pontos para o estudo comparativo das paralisias motoras orgnicas e histrica(1893). In: FREUD, Sigmund. Edio Standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud . Rio de Janeiro: Imago,1976. v. 1.

FREUD, Sigmund. As neuropsicoses de defesa (1894). In FREUD, Sigmund. Edio Standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. So Paulo: Imago, 1969. v. 3.

FREUD, Sigmund. Fantasias histricas e sua relao com a bissexualidade (1908). In: FREUD, Sigmund. Edio Standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v.9.

FREUD, Sigmund. Um estudo autobiogrfico (1925). In: FREUD, Sigmund. Edio Standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. 20.

14

FREUD, Sigmund. Carta 69 (documentos dirigidos a Fliess) (1897). In: FREUD, Sigmund. Edio Standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v.1.

FREUD, Sigmund. Estudos sobre a histeria (1985). Edio Standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969.v.2.

FREUD, Sigmund. A Etiologia Especfica da Histeria (1896). In: FREUD, Sigmund. Edio Standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v.3.

LACAN, Jacques. O Seminrio - livro 3: as psicoses (1955-1956). Rio de Janeiro: Editora Zahar. 1981.

MACHADO, Ondina Maria. O diagnstico na psicanlise: da clnica dos fenmenos clnica da estrutura. In: Figueiredo AC (org.) Psicanlise Pesquisa e Clnica. Colees IPUB. Rio de Janeiro, 2001.

MARMER, Marcelo; MAUAS, Liliana. De lo universal de la psiquiatra a lo particular del psicoanlisis. Resumo do XX Congresso de Psiquiatria APSA, Mar del Plata, 2000.

NASIO, Juan Davi. A Histeria: Teoria e clnica psicanaltica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

PINTO, Paulo Henrique de Andrade. Histeria e Neurose Obsessiva: Um percurso na obra Freudiana. 2007. 120 f. Dissertao (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2007.

QUINET, Antonio. A lio de Charcot. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michael. Dicionrio de psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

.
15

16

You might also like