You are on page 1of 9

EFEITO IMEDIATO DE TCNICAS VOCAIS EM MULHERES SEM QUEIXA VOCAL

Immediate effect of vocal techniques in women without vocal complaint


Eliane Cristina Pereira (1), Kelly Cristina Alves Silvrio (2), Jair Mendes Marques (3), Paulo Antonio Monteiro Camargo (4)

RESUMO Objetivo: verificar o efeito imediato das tcnicas vocais vibrao, som nasal e sobrearticulao na voz e na laringe de mulheres sem queixas vocais. Mtodo: participaram da pesquisa 32 sujeitos do sexo feminino, com idades entre 20 e 45 anos, sem queixas vocais, com qualidade vocal avaliada entre normal e alterao de grau leve Os sujeitos foram submetidos anlise perceptivo-auditiva pela escala visual analgica da vogal // e fala espontnea, anlise acstica e laringoestroboscopia antes e aps a realizao das tcnicas. Resultados: a anlise perceptivo-auditiva revelou melhora significante dos parmetros impresso global da voz, rouquido e estabilidade na vogal // e articulao na fala espontnea. A anlise acstica evidenciou melhora significante do jitter e shimmer. A laringoestroboscopia evidenciou significante melhora no fechamento gltico e melhora na movimentao muco-ondulatria das pregas vocais. Concluso: as tcnicas vocais estudadas so capazes de proporcionar melhora imediata significante da qualidade vocal e da configurao larngea. DESCRITORES: Treinamento da Voz; Qualidade da Voz; Voz; Avaliao

INTRODUO Entende-se por tcnica vocal, o conjunto de modalidades de aplicao de um exerccio vocal utilizadas para um fim especfico. Baseia-se em um mtodo e em dados antomo-funcionais1,2. Constitui-se em um conjunto de procedimentos facilitadores da voz, includo nas aes fonoaudiolgicas, com grande importncia na promoo sade vocal e na sua reabilitao3.
(1)

A prtica na clnica fonoaudiolgica revela as tcnicas mais eficientes frente a um determinado tipo de disfonia, porm importante a sua comprovao por meio de parmetros avaliativos: perceptivo-auditivo, acstico, laringolgico e at mesmo auto-perceptivo. A avaliao do efeito imediato de uma determinada tcnica vocal busca compreender as modificaes fisiolgicas do mecanismo fonatrio. Alguns autores4-8 ressaltaram a necessidade de estudos sobre a efetividade das tcnicas vocais, devido escassez deste tema na literatura. Vrios estudos visaram comprovar a efetividade do uso das tcnicas de vibrao, som nasal e sobrearticulao isoladamente e verificar quais efeitos so produzidos na voz e na laringe7,9-13. Entretanto, nenhum estudo foi encontrado que verificasse estas trs tcnicas associadas. Encontrou-se na literatura, maior nmero de estudos que verificaram a efetividade de programas de interveno teraputica com associao de vrias tcnicas vocais e estudos de outras tcnicas vocais isoladas 5,6,8,14-25. Porm, estes objetivaram a mudana do comportamento vocal, enfocando aspectos mais amplos da produo vocal.
Rev. CEFAC, So Paulo

Fonoaudiloga da Secretaria Municipal de Sade de Prudentpolis,PR.; Mestre em Distrbios da Comunicao pela Universidade Tuiuti do Paran UTP. Fonoaudiloga; Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Distrbios da Comunicao da Universidade Tuiuti do Paran UTP; Doutora em Cincias pela Universidade Estadual de Campinas. Matemtico; Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Distrbios da Comunicao da Universidade Tuiuti do Paran UTP; Doutor em Cincias Geodsicas pela Universidade Federal do Paran UFPR. Mdico Otorrinolaringologista; Preceptor do Servio de Otologia e Laringologia da Residncia de ORL e Cirurgia CrneoFacial do Hospital Angelina Caron Curitiba, PR; Doutor em Clnica Cirrgica pela Universidade Federal do Paran UFPR.

(2)

(3)

(4)

Conflito de interesses: inexistente

Pereira EC, Silvrio KCA, Marques JM, Camargo PAM

As tcnicas de vibrao, sobrearticulao e som nasal vm sendo utilizadas na clnica fonoaudiolgica com importantes resultados na reabilitao vocal. Espera-se que a tcnica de vibrao mobilize as pregas vocais, melhore a estabilidade, a qualidade vocal e fechamento gltico. A aplicao da tcnica de som nasal objetiva suavizar a qualidade vocal, melhorar a ressonncia e projeo vocal. A tcnica de sobrearticulao que consiste em exagerar os movimentos articulatrios pretende diminuir a hipertonicidade larngea, com melhora da articulao e da projeo vocal1. Desta forma, o objetivo deste estudo verificar o efeito imediato das tcnicas vocais de vibrao, de sobrearticulao e de sons nasais associadas, em sujeitos do sexo feminino, sem queixa vocal.

MTODO
Amostra Participaram deste estudo experimental prospectivo 32 sujeitos do sexo feminino, com idades entre 20 e 45 anos (mdia = 28 anos), sem queixas vocais e com vozes normais a levemente alteradas. Os sujeitos foram selecionados por meio de triagem perceptivo-auditiva da fala espontnea com uso da escala GRBASI26, realizada por fonoaudilogos, pesquisadores deste estudo. Desta forma, no foram consideradas alteraes vocais apenas de ordem supragltica, como alteraes ressonantais, decorrentes de quadros alrgicos e resfriados. Foram selecionados sujeitos que apresentaram o grau global da disfonia (G da escala GRBASI) igual a zero ou igual a um. Foram excludos os sujeitos com vozes alteradas, cujo grau global da disfonia foi avaliado como moderado ou intenso. Aps a prvia seleo, todos os sujeitos foram convidados a participar da pesquisa e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (CEP 00026/2008). Em seguida, passaram por avaliao laringolgica por meio de exame laringoestroboscpico. Foram excludos tambm os sujeitos que apresentaram leses nas pregas vocais, fenda fusiforme ou dupla fonao, aqueles que no conseguiram realizar o exame de laringoestroboscopia, que tivessem realizado tratamento fonoaudiolgico por alteraes vocais e/ou tratamento cirrgico na laringe. Procedimento Aps a avaliao laringolgica inicial, os sujeitos passaram por registro da voz e realizao de trs tcnicas vocais que sero detalhadas a seguir. Aps a aplicao das tcnicas vocais repetiu-se o registro vocal e a avaliao laringolgica, sendo
Rev. CEFAC, So Paulo

que no houve controle quanto ordem de realizao desses procedimentos. O registro da voz foi realizado em ambiente silencioso e propiciou as anlises: perceptivo-auditiva e acstica, posteriormente. Para registro das vozes utilizou-se o programa Multidimensional Voice Program MDVP Model 5105 do software MultiSpeech Model 3700 Kay Elemetrics, instalado no computador notebook HP Pavilion dv2000 e microfone, Plantronics udio DSP 400 Ultimate Headset unidirecional que foi acoplado ao computador. Aps a colocao do microfone, que foi posicionado a 4 cm da boca e em ngulo de 45, o indivduo permaneceu sentado em uma cadeira de frente para a avaliadora e foi orientado a emitir as situaes: 1. emisso da vogal // (oral, anterior, mdia e aberta) de forma sustentada, isolada e aps inspirao profunda, em pitch e loudness habituais; 2. fala espontnea, em velocidade, articulao, pitch e loudness habituais, respondendo s perguntas: O que voc acha da sua voz e Conte-me sobre o seu trabalho. O tempo de emisso da vogal // no foi controlado e o tempo de fala teve registro de 60 segundos. A seguir, o sujeito realizou com uma fonoaudiloga, pesquisadora deste estudo, tcnicas vocais por vinte minutos entre o tempo de treinamento das tcnicas e execuo das mesmas. Este tempo foi cronometrado com cronmetro Casio HS3. As tcnicas vocais realizadas foram: vibrao de lbios e de lngua, sobrearticulao e som nasal, seguindo esta ordem. Cada tcnica foi aplicada por 6 minutos. A pesquisadora forneceu o modelo das tcnicas a serem realizadas pelos sujeitos, com controle auditivo do pitch, loudness, velocidade de fala e forma de articulao do som. Houve um momento de treinamento para cada tcnica, antes da realizao das mesmas com durao de, aproximadamente, dois minutos. Os sujeitos realizaram todas as tcnicas vocais por imitao, pois a pesquisadora realizou todas as tcnicas junto com os mesmos. A tcnica de vibrao de lbios e lngua foi realizada da seguinte forma: a) sem variao da freqncia, mantida em 213 Hz aproximadamente, sonorizada, repetida por seis vezes a vibrao de lbios, e seis vezes, a de lngua; b) variao de duas freqncias, aproximadamente 277Hz e 223Hz, com seqncia de trs repeties, por seis vezes a de lbios e seis a vezes de lngua; c) variao de freqncias, associadas msica parabns a voc, com repetio por seis vezes de lbios e seis vezes de lngua (Figura 1). importante salientar que se o sujeito no conseguisse realizar uma das formas de vibrao (lbios ou lngua), poderia optar pela forma que apresentasse maior facilidade, realizando o dobro de vezes a mesma tcnica.

Efeito imediato de tcnicas vocais

TCNICAS TCNICA DE VIBRAO Vibrao em freqncia nica, aproximadamente 213Hz Vibrao em duas freqncias, aproximadamente 277Hz e 213Hz Vibrao associada a musica Parabns voc TCNICA DE SOBREARTICULAO Repetir a seqncia de vogais /a/, //. /i/, /o/, /u/ sobrearticulada. Contar os nmeros de 80 a 100 sobrearticulados Leitura do texto a seguir, sobrearticulado: TEXTO FONETICAMENTE BALANCEADO29 Durante muitos sculos, a Terra era gigante. Assim era julgada no somente pela gente simples, que levava dias para locomover-se de uma cidade a outra, mas at pelos mais respeitveis viajantes e exploradores. Desbravavam a Terra a camelo ou a cavalo, de caravelas ou de carroas. Descobriam muita regio desconhecida, mas levavam anos e a Terra lhes parecia sem fim. Depois, a Terra comeou a encolher, e agora pequenina. Algumas horas bastam para sobrevo-la, todinha, e no tem mais segredos. As distancias medem-se em custo de passagem que pode aumentar ou em horas de vo que podem facilmente diminuir, medida em que a tcnica avana. E s ficou inaltervel, a velha dimenso quilomtrica, que mantm orgulhosamente todos os seus zeros. S que, agora, eles no assustam mais a ningum, mesmo que continuem bastante impressionantes. Autor Desconhecido Repetir as seqncias articulatrias, a seguir, de fonemas plosivos e fricativos surdos e sonoros e de lquidas, sobrearticuladas. SEQNCIAS ARTICULATRIAS DE FONEMAS PATAK/ PETEK/ PITIKI/ POTOK/ PUTUKU BADAG/ BEDEGU/ BIDIGUI/ BODOG/ BUDUGU MANANH/ MENENH/ MININHI,MONONH/MUNUNHU FASSAX/ FASSEX/ FISSIXI/ FOSSOX / FUSSUXU VAZAJ/ VEZEJ/ VIZIJI/ VOZOJ/ VUZUJU LARARR/ LERERR/ LIRIRRI/ LORORR/ LURURRU. TCNICA DE SONS NASAIS Emisso do fonema /m/ prolongado Emisso do fonema /m/ mastigado Emisso do fonema /m/ com variao em duas freqncias 277 Hz e 223 Hz, aproximadamente Emisso do /m/ prolongado coarticulado com as vogais /a/, //, /i/, /o/, /u/, cinco vezes cada um.
Figura 1 Tcnicas e quantidades de vezes realizadas

QUANTIDADE 6 vezes de lbio e 6 vezes de lngua 6 vezes de lbio e 6 vezes de lngua 6 vezes de lbio e 6 vezes de lngua 10 vezes 3 vezes 2 vezes

3 vezes

6 vezes 6 vezes 6 vezes 6 vezes

Rev. CEFAC, So Paulo

Pereira EC, Silvrio KCA, Marques JM, Camargo PAM

A seguir foi realizada a tcnica de sobrearticulao10, da seguinte forma: emitir por dez vezes a seqncia de vogais orais /a/, //, /i/, /o/, /u/, de forma exagerada; contar por trs vezes os nmeros de 80 at 100 de forma exagerada; leitura do texto foneticamente balanceado por duas vezes de forma exagerada; repetir por trs vezes as seqncias articulatrias de fonemas plosivos e fricativos surdos e sonoros e de lquidas27 (Figura 1). Para finalizar foi realizada a tcnica de sons nasais, da seguinte forma: a) emisso do fonema /m/ prolongado por seis vezes; b) emisso do fonema /m/ mastigado seis vezes; c) emisso do fonema /m/ com variao em duas freqncias 277 Hz e 223 Hz, aproximadamente, com seqncia de seis repeties; c) emisso do /m/ prolongado coarticulado com as vogais /a/, //, /i/, /o/, /u/, cinco vezes cada um (Figura 1). Aps a realizao das tcnicas vocais, os sujeitos foram submetidos a novo registro vocal e exame de laringoestroboscopia. Anlise dos dados Os registros das vozes foram randomizados e submetidos anlise perceptivo-auditiva em duplocego a trs fonoaudilogas, especialistas em voz. As avaliadoras analisaram as vozes em momentos diferentes e receberam a instruo para analisarem as vozes com fones de ouvido. Para a anlise perceptivo-auditiva da vogal e da fala espontnea utilizou-se a Escala Visual Analgica (EVA) para cada parmetro avaliado, onde o avaliador deveria marcar com um trao vertical cruzando a linha no ponto que caracteriza a opinio sobre as emisses orais da amostra, sendo o limite esquerda referente nenhuma alterao, e direita pior alterao possvel26,27. Posteriormente, esta marcao foi mensurada com rgua para verificar os milmetros correspondentes e retirada a mdia dos valores dos avaliadores. Os valores de corte utilizados seguem estudos que afirmam que valores at 34 mm so considerados normais a levemente alterados22, ou at 35,5 mm para a qualidade vocal normal, incluindo desvios leves27. Os parmetros avaliados na emisso da vogal sustentada foram: 1. impresso global da voz: identifica o grau de alterao vocal como um todo; 2. rugosidade ou rouquido: irregularidade nas vibraes das pregas vocais; 3. soprosidade: escape de ar audvel na voz; 4. tenso: sensao de esforo vocal26. Os parmetros avaliados na fala espontnea foram: 1. impresso global da voz; 2. rugosidade ou rouquido; 3. soprosidade; 4. tenso;

5. ressonncia: moldagem e projeo do som no espao; 6. articulao da fala: ajustes motores para a produo dos sons na fala. A anlise acstica computadorizada foi realizada por meio do programa Multidimensional Voice Program MDVP da Kay Elementrics, placa de som Creative SB PCI 128 (Ensoniq ES 5880) Sound Card, sendo que a amostra escolhida para ser analisada foi o melhor trecho da emisso da vogal //, descartando-se o incio e o final da emisso, e verificou: freqncia fundamental, jitter, shimmer e proporo harmnico-rudo. No exame de laringoestroboscopia, realizado antes e aps a aplicao das tcnicas vocais, verificou-se os seguintes aspectos: fechamento gltico (completo ou incompleto: com presena de fenda gltica triangular posterior ou mdio posterior); hiperconstrio ntero-posterior e medial (presena ou ausncia com manuteno, melhora ou piora deste aspecto) e movimento muco-ondulatrio (manuteno, melhora ou piora). Os exames foram registrados em fita VHS e analisados pelo mesmo mdico otorrinolaringologista que realizou os exames, aos pares: antes e aps a aplicao das tcnicas, imediatamente aps a realizao dos exames. Essa forma de anlise foi selecionada pelo prprio mdico otorrinolaringologista que realizou as avaliaes. Anlise estatstica Os dados foram submetidos a tratamento estatstico, utilizando-se o teste t de Student para dados pareados ao nvel de significncia de 0,05 (p<0,05), comparando-se os resultados da anlise perceptivo-auditiva e acstica, antes e aps a aplicao das tcnicas vocais. Para os dados da laringoestroboscopia foi utilizado o teste de diferena de propores, ao nvel de significncia de 0,05 (p< 0,05) comparando-se os resultados antes e aps aplicao das tcnicas.

RESULTADOS
Os resultados da anlise perceptivo-auditiva e acstica so apresentados nas Tabelas 1 a 3. Os resultados da avaliao laringoestroboscpica (fechamento gltico e movimentao muco-ondulatria) se encontram nas tabelas 4 e 5. No houve diferena significante quanto ao nmero de sujeitos que apresentaram hiperconstrio anteroposterior (p=0,0810) e medial (p=0,1644) aps a realizao das tcnicas vocais.

Rev. CEFAC, So Paulo

Efeito imediato de tcnicas vocais

Tabela 1 Mdia e desvio-padro (DP), em milmetros, dos valores dos parmetros avaliados na anlise perceptivo-auditiva da vogal /E/: impresso global da voz, rouquido, soprosidade e tenso, pr e ps-aplicao das tcnicas vocais.

PARMETROS Impresso global da voz Rouquido Soprosidade Tenso


Teste t de Student * diferena significante

PR Mdia 19,6 7,7 12,4 7,1 DP 9,9 7,5 11,6 5,9 Mdia 13,7 4,5 9,4 8,5

PS DP 10 6,4 10,9 8,2

VALOR DE p *0,006 *0,028 0,123 0,323

Tabela 2 Mdia e desvio-padro (DP), em milmetros, dos valores dos parmetros avaliados na anlise perceptivo-auditiva da fala espontnea: impresso global da voz, rouquido, soprosidade, tenso, ressonncia e articulao, pr e ps-aplicao das tcnicas vocais

PARMETROS Impresso global da voz Rouquido Soprosidade Tenso Ressonncia Articulao


Teste t de Student * diferena significante

PR Mdia 17 11,7 2,6 5,8 11,6 9,2 DP 12,8 11,9 5,3 8 12,5 11,4 Mdia 14,1 12 2,5 6,7 8,9 3,9

PS DP 11,9 14,2 4,5 8,2 8,6 6,4

VALOR DE p 0,212 0,919 0,940 0,594 0,235 *0,020

Tabela 3 Mdia e desvio-padro (DP), dos valores dos parmetros avaliados na anlise acstica: jitter (em porcentagem), shimmer (em porcentagem), freqncia fundamental (em hertz) e proporo harmnico-rudo (em dB) pr e ps-aplicao das tcnicas vocais

PARMETROS Jitter Shimmer Freqncia Fundamental Proporo Harmnicorudo


Teste t de Student * diferena significante

PR Mdia 1,49 4,33 206,48 0,13 DP 0,90 1,27 19,10 0,02 Mdia 1,09 3,75 209,07 0,14

PS DP 0,73 1,25 20,08 0,02

VALOR DE p *0,024 *0,021 0,300 0,755

Rev. CEFAC, So Paulo

Pereira EC, Silvrio KCA, Marques JM, Camargo PAM

Tabela 4 Distribuio de sujeitos de acordo com o tipo de fechamento gltico, pr e ps-aplicao das tcnicas vocais

CATEGORIAS RESULTADOS Fenda triangular posterior 17 19 0,630 Fenda triangular Fenda mdio posterior TOTAL triangular com melhora mdio posterior do fechamento gltico 14 0 32 4 3 32 *0,006 0,087 -

Fechamento completo

N de sujeitos Pr N de sujeitos Ps P
Teste de diferena de propores * diferena significante

1 6 *0,045

Tabela 5 Distribuio de sujeitos de acordo com a movimentao muco-ondulatria pr e ps-aplicao das tcnicas vocais

RESULTADOS N de sujeitos Pr N de sujeitos Ps P


Teste de diferena de propores * diferena significante

MOVIMENTAO MUCO-ONDULATRIA Normal com Normal Irregularidade Aumento 30 2 0 10 0 22 *0,000 0,164 *0,006

TOTAL 32 32 -

DISCUSSO
A avaliao perceptivo-auditiva das vozes estudadas revelou qualidade vocal classificada entre a normalidade e o grau leve de disfonia, j que as vozes apresentaram na vogal sustentada, valores de 4,5 a 19,6 mm e na fala espontnea, valores de 2,5 a 17 mm, da escala visual analgica. Estudos que utilizaram esta escala afirmaram que valores at 34 mm so considerados normais a levemente alterados22. Outro estudo padronizado no Brasil chegou ao valor de at 35,5 mm para a qualidade vocal ser considerada normal, incluindo desvios leves27. Analisando os momentos pr e ps realizao das tcnicas vocais, na avaliao perceptivo-auditiva encontrou-se resultado significativo na amostra da vogal sustentada nos parmetros: impresso global da voz (p=0,005), rouquido (p=0,027) e estabilidade (p=0,002) Tabela 1. A melhora significante do parmetro impresso global da voz tambm foi encontrada em estudos que utilizaram tcnicas vocais, aplicadas em diferentes situaes e propostas, tais como: vibrao,
Rev. CEFAC, So Paulo

som nasal e sobrearticulao com mtodo mastigatrio e emisso de boca aberta, em atores de teatro15; exerccios de dinmica fonoarticulatria associados a conhecimento sobre higiene vocal e vibrao sonorizada e sustentada de lbios, em idosos7,17; vibrao de lbios e de lngua em escalas ascendentes, exerccios de articulao, ressonncia, e respirao, em coralistas em momentos de aquecimento vocal20; exerccios de vibrao, sons nasais, sobrearticulao, sons fricativos, hiperagudos, bocejo-suspiro, rotao de lngua no vestbulo e voz salmodiada, em reprteres de TV21; vibrao, humming, exerccios para o trato vocal, em sujeitos com alteraes de mobilidade da prega vocal25. Quanto rouquido, outros autores tambm encontraram melhora desde parmetro utilizando as mesmas tcnicas do presente estudo15. Na amostra da fala espontnea, considerando os momentos pr e ps realizao das tcnicas vocais, houve diferena significante apenas no parmetro articulao (Tabela 2). importante ressaltar que neste estudo utilizou-se para o trabalho articulatrio, a tcnica de sobrearticulao que estimula a

Efeito imediato de tcnicas vocais

preciso articulatria, exagerando nos movimentos articulares, melhorando o padro articulatrio25, o que corrobora com outros estudos que utilizaram a mesma tcnica15,20,21. importante resssaltar que a melhora efetiva da articulao significa melhora da expressividade da fala facilitando a compreenso, parmetro de muita relevncia na comunicao pessoal e profissional26. Percebeu-se que a aplicao das tcnicas vocais evidenciou melhores resultados nos parmetros avaliados na vogal sustentada. Esta diferena pode ter-se dado devido ao efeito das tcnicas diretamente na laringe, como a melhora do movimento muco-ondulatrio, provocada pela ao da tcnica de vibrao que influenciou diretamente a produo sonora da fonte gltica, seguida da tcnica de sobrearticulao e som nasal que suavizam a emisso e reduzem a hipertonicidade larngea26. Neste estudo, a associao destas tcnicas causou um efeito melhor observado na emisso da vogal sustentada, ou seja, quando considerada a fonte gltica, j que a vogal sustentada requer menor participao do trato vocal26. Na fala espontnea h outros fatores que interferem na produo da voz, como o prprio ajuste do trato vocal que se modifica de acordo com as caractersticas morfolgicas, funcionais e at mesmo psicolgicas de cada sujeito27. Acredita-se que as condies experimentais utilizadas no presente estudo no foram capazes de propiciar mudanas nos ajustes do trato vocal suficientes para serem percebidas auditivamente. Portanto, pode-se dizer assim que as tcnicas vocais utilizadas neste estudo promoveram melhor desempenho vocal na fonte gltica e provocaram menor impacto nas estruturas do trato vocal. Na anlise acstica houve melhora significante dos parmetros jitter e shimmer, que diminuram aps a aplicao das tcnicas vocais (Tabela 3). Os parmetros jitter e shimmer correspondem aos valores de perturbao da onda, sendo o jitter correspondente perturbao da freqncia e o shimmer correspondente perturbao da amplitude da onda26. Embora se recomende que os parmetros acsticos devam ser interpretados como uma avaliao complementar ao comportamento vocal, sem correlaes diretas com a anlise perceptivo-auditiva, estes resultados sugerem uma

possvel melhora da estabilidade do sistema fonatrio, j que os ndices de perturbao encontrados diminuram o que corrobora com os dados encontrados na anlise perceptivo-auditiva da vogal //. Outros autores tambm relataram melhora do jitter e shimmer aps aplicao de tcnicas vocais, em indivduos que realizavam reabilitao fonoaudiolgica22. No exame de laringoestroboscopia aps a realizao das tcnicas vocais, houve aumento significativo do nmero de sujeitos que passou a ter fechamento gltico completo, e diminuio significante de sujeitos com fenda triangular mdio posterior (Tabela 4). Esta melhora no fechamento gltico pode ter-se dado devido prpria associao das tcnicas utilizadas, j que a tcnica de vibrao, bem como som nasal e sobrearticulao propiciam o relaxamento das estruturas e como conseqncia a melhora do movimento muco-ondulatrio e do fechamento gltico. Houve aumento significativo de sujeitos com melhora da movimentao muco-ondulatria (Tabela 5). Pode-se afirmar, portanto, que a aplicao das tcnicas vocais associadas utilizadas no presente estudo, foi capaz de melhorar o movimento muco-ondulatrio das pregas vocais, o que concorda com a melhora do parmetro rouquido observada na avaliao perceptivo-auditiva.

CONCLUSES
As tcnicas vocais vibrao, som nasal e sobrearticulao associadas melhoraram significantemente a qualidade vocal dos sujeitos do sexo feminino sem queixas vocais, principalmente quanto impresso global da voz, rouquido e articulao, constatadas pela anlise perceptivo-auditiva. Da mesma forma, a anlise acstica evidenciou melhora do jitter e shimmer. A laringoestroboscopia evidenciou melhora no fechamento gltico e na movimentao muco-ondulatria das pregas vocais aps a aplicao das tcnicas vocais associadas. As tcnicas vocais estudadas foram capazes de proporcionar melhora imediata significante da qualidade vocal e da configurao gltica. Tais tcnicas so efetivas em vozes femininas normais a levemente alteradas e podem ser utilizadas para obteno de melhora vocal imediata.

Rev. CEFAC, So Paulo

Pereira EC, Silvrio KCA, Marques JM, Camargo PAM

ABSTRACT Purpose: to check the immediate effect of vocal techniques: vibration, nasal sound and overarticulation. Method: 32 female subjects with normal to mild dysphonia took part in the study, with ages from 20 to 45 years. Subjects were submitted to perceptual analysis and laryngostroboscopic exams before and after the use of vocal techniques. Results: subjects vocal classification in perceptual analysis after accomplishing the vocal techniques showed significant improvement on parameters voice global impression, hoarseness and stability; and, in spontaneous speech, one showed a significant improvement on the parameter articulation. The acoustic analysis evidenced significant improvement of the jitter and shimmer. Laryngostroboscopic examination evidenced a significant increase in the glottic closing and an increase in the mucondulatory movement of the vocal folds. The results found in perceptual evaluation are compatible with some studies in the literature on the effect concerning the application of vocal techniques. However, laryngological findings identified significant improvements that are rarely described in the literature. Conclusion: the studied vocal techniques are capable to provide significant immediate improvement of vocal quality and laryngeal configuration. KEYWORDS: Voice Training; Voice Quality; Voice; Evaluation

REFERNCIAS
1. Behlau M. Tcnicas Vocais. In: Ferreira LP, BefiLopes D, Limongi SCO. Tratado de Fonoaudiologia. So Paulo: Roca; 2004. 425-8. 2. Ruotsalainen J, Lic JSP, Lehto L, Verbeek J. Systematic Review of the Treatment of Functional Dysphonia and Prevention of Voice Disorders. Otolaryngology Head and Neck Surgery. 2008;138(5):557-65. 3. Pedroso MIL. Tcnicas vocais para profissionais da voz. In: Ferreira LP, Costa HO. Voz ativa Falando sobre o profissional da voz. So Paulo: Roca; 2000. 119-36. 4. Behlau M. Consensus Auditory Perceptual Evaluation of Voice (CAPEV) ASHA (2003). Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2004; 9(3): 187-9. 5. Finger LS, Cielo CA. Modificaes vocais acsticas produzidas pela fonao reversa. Rev. Soc. Bras.Fonoaudiol. 2009, 14(1): 15-21. 6. Bolzan G, Cielo CA, Brum DM. Efeitos do som basal em fendas glticas. Rev. CEFAC, 2008, 10 (2): 218-25. 7. Rechenberg L, Behlau M. Estudo comparativo do efeito das tcnicas de vibrao sonorizada de lbios e de lngua atravs de analise acstica. In: Behlau M, Gasparin G. A voz do especialista. Vol III. Rio de Janeiro: Revinter; 2006. 103-15. 8. Finger LS, Cielo CA. Aspectos Fisiolgicos e clnicos da tcnica fonoteraputica de fonao reversa. Rev. Bras. Otorrinolaringol. 2007; 73(2): 271-7. 9. Schwarz K, Cielo CA. Modificaes larngeas e vocais produzidas pela tcnica de vibrao sonorizada de lngua. Pr-Fono Revista de Atualizao Cientfica. 2009; 21(2):161-6.
Rev. CEFAC, So Paulo

10. Sampaio M, Oliveira O, Behlau M. Investigation of the immediate effects of two semi-ocluded vocal tracts exercises Pr-Fono R. Atual. Cient. 2008; 20(4): 261-6. 11. Barrichelo-Lindstrom V, Behlau MS. Resonant voice in acting students: perceptual and acoustic correlates of the trained Y-Buzz by Lessac. Journal of Voice. 2009; 23: 603-9. 12. Roman G, Cielo CA. Particularidades da tcnica fonoteraputica de sons hiperagudos: reviso de literatura. Rev. CEFAC. 2006; 8(3):360-7. 13. Walzak P, McCabe P, Madill C, Sheard C. Acoustic Changes in Student Actors Voices After 12 Months of Training. Journal of Voice. 2008; 22(3):300-13. 14. Farghaly SM, Andrade CRF. Programa de treinamento vocal para locutores de rdio. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2008;13(4):316-24. 15. Ruiz DMCF, Mendes DOT, Siqueira MC. Avaliao dos parmetros vocais antes e aps treinamento em participantes do grupo de teatro da USP-Bauru. Pr-fono. 1997;9(2):41-6. 16. Mello EL, Silva MAA, Ferreira LP, Herr M. Voz do cantor lrico e coordenao motora: uma interveno baseada em Piret e Bziers. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2009;14(3):352-61. 17. Cassol, M. ; Behlau MS . Anlise perceptivaauditiva e acstica da voz de indivduos idosos pr e ps interveno fonoaudiolgica. Fonoaudiologia Brasil , So Paulo SP, 2000;4:32-44. 18. Penteado RZ, Stenico E, Ferrador FA, Anselmo NC, Silva PC, Pereira PFA, Galdino RMQ, Almeida Bragion TAA. Vivncia de voz com profissionais de um hospital: relato de experincia, Rev. CEFAC 2009;11(3): 449-56.

Efeito imediato de tcnicas vocais

19. Cielo CA, Casarin MT. Sons fricativos surdos. Revista CEFAC 2008;10(3):352-8. 20. Alves PC, Braga SM, Pessoni MP. Performance vocal de um grupo de coralistas na Pr e Ps-Atuao Fonoaudiolgica. In: Picoloto L, Silva AA. (Org) Sade Vocal: Prticas Fonoaudiolgicas. Roca. So Paulo; 2002. p. 133-53. 21. Cassol M. A atuao fonoaudiolgica na voz do reprter de TV. Rev. Fonoaudiol. Bras. 2002;2(1):192-5. 22. Simberg S, Laine A, Sala E, Ronnemaa A.M. Prevalence of voice disorders among future teachers. J. Voice. 2000;14(2):231-5. 23. Simes-Zenari M, Latorre MRDO. Changes in behavior associated to the use of voice after a speech therapy intervention with professionalsof child day care centers. Pr-Fono. 2008; 20(1):61-7.

24. Dragone MLS. Despertar da relao consciente com a voz na formao inicial do professor: efeitos na prtica docente [tese]. So Paulo (SP): UNESP; 2007. 25. Mangilli LD, Amoroso MRM, Nishimoto IN, Barros APB, Angelis EC. Voz, deglutio e qualidade de vida de pacientes com alteraes de mobilidade de prega vocal unilateral pr e ps-fonoterapia. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2008;13(2):103-12. 26. Behlau M. (Org). Voz. O livro do especialista. Vol I. Rio de Janeiro: Revinter; 2001. 27. Yamasaki R, Leo S, Madazio G, Padovani M, Azevedo R, Behlau M. Correspondncias entre escala analgico-visual e escala numrica na avaliao perceptivo auditiva. Anais do 16 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia; 2008; Campos do Jordo. So Paulo: Copypress; 2008.

RECEBIDO EM: 23/03/2010 ACEITO EM: 14/08/2010 Endereco para correspondncia: Eliane Cristina Pereira R. Domingos Molinari, 127 Centro Teixeira Soares PR CEP: 84530-000 E-mail: elianecp@visaonet.com.br
Rev. CEFAC, So Paulo

You might also like