You are on page 1of 4

Lio 6 A IMPOSIO DE MOS UMA DOUTRINA BSICA Poucas vezes se ouve em nossos dias estudos ou mensagens sobre o tema

a imposio de mos, mas ele um dos rudimentos da f crist. O escritor da carta aos Hebreus o coloca entre os princpios elementares da doutrina de Cristo,(Hb 6: 1,2). Ao que parece a igreja primitiva inclua esse assunto em seu discipulado bsico. Esta era uma das coisas que o novo crente aprendia logo, na teoria ou na prtica. O que seria isso? A imposio de mos o ato de colocar as mos sobre algum ou alguma coisa com inteno de transferir uma verdade espiritual. H gestos fsicos que tm grandes significados espirituais. Quando nos curvamos ou prostramos, por exemplo, estamos nos submetendo a algum. Por isso a palavra fala para no o fazermos diante de dolos, pois isso seria uma infidelidade para com Deus. nesse sentido que a imposio de mos se torna uma prtica poderosa. Segundo o ensino bblico, as mos representam a extenso da prpria pessoa e colocadas sobre algum tm o poder de transferncia ou impartio. Isso quer dizer que quando algum impe as mos com um objetivo espiritual, est de fato lhe transferindo algo. Por isso preciso zelo e entendimento sobre o assunto.

DEUS OPEROU PELA IMPOSIO DE MOS


Deus criou todas as coisas por sua palavra. Ele falou e tudo se fez. Mas com o ser humano foi diferente. O Senhor o criou com suas prprias mos. Ele o formou do p da terra, modelando-o segundo o seu querer. Houve contato. Esta a primeira imposio de mos na Bblia, se assim podemos dizer. A Bblia faz referncia destra do Senhor operando proezas, (Sl 118: 15; x 15: 6). Por muitas vezes lemos que a mo do Senhor veio sobre algum, (I Re 18: 46; Ez 1: 3; 3: 22; 37: 1; 40: 1) e cada vez que isso acontecia, alguma experincia espiritual era desencadeada.

JESUS OPEROU PELA IMPOSIO DE MOS


Jesus trouxe consigo os sinais do reino de Deus, (Mt 11: 4,5). Estes milagres quase sempre foram operados atravs da imposio de mos, (Mc 1: 44; 6: 5; 8: 23; Lc 4: 40; 13: 13). Alm de estar abenoando pessoas, estava formando discpulos. Cada ministrao era uma aula prtica de como operar no poder de Deus. Por isso, depois os apstolos continuaram praticando e ensinando a respeito da imposio de mos.

UM PRINCPIO ESPIRITUAL
Na verdade a imposio de mos um princpio espiritual. Essa verdade to forte, que Satans procura imit-la para o implemento do mal. Nos terreiros, nos rituais de feitiaria e mesmo nas prticas de Nova Era h uma nfase forte no assunto. Como sempre, os demnios tomam verdades de Deus e as distorcem, com o fim de enganar e prejudicar as pessoas. Por isso no podemos permitir que servos do diabo ou pessoas mal intencionadas coloquem as mos sobre ns e, se um dia isso aconteceu, devemos quebrar toda maldio que possa ter sido lanada. Pois at mesmo pecado se transfere por imposio de mos, (Lv 4: 22-24; 16: 20-22). TRANSFERINDO BENO: Esse o sentido mais bsico do uso da imposio das mos, seja de uma forma geral ou especfica. Praticada desde o antigo testamento, (Lv 9: 22), geralmente operada em conjunto com a verbalizao do seu propsito, (Gn 48: 11-20). Jesus o fazia para abenoar as crianas, (Mr 10: 13-16).

CURANDO OS ENFERMOS: Outro objetivo da imposio de mos a cura dos enfermos pelo poder de Deus. Jesus o fez e os apstolos tambm. Todos os que crem devem impor as mos para liberar cura, (Mt 16: 17). Em Tiago 5: 14, 15 o termo orem sobre eles d a entender a imposio de mos, neste caso tambm em conjunto com a uno com leo.
LIBERANDO SINAIS E PRODGIOS: Jesus ressuscitou mortos tocando em seus corpos, ainda que

isto contrariava a lei cerimonial dos judeus, (Lc 7: 11-15; 8: 54-55). Os apstolos tambm operaram sinais atravs da imposio de mos, (At 5: 12), o que tambm ocorreu no ministrio de Moiss, (x 7: 19-20). Portanto a imposio de mos um canal para a operao de grandes milagres.

MINISTRANDO O BATISMO NO ESPRITO: O Batismo no Esprito Santo pode acontecer espontaneamente como em Pentecostes e na casa de Cornlio, (At 2: 1-4; 10: 44), sem interveno humana. Mas na maioria das vezes acontecer atravs da ministrao de imposio de mos, (At 8: 17-19; 9: 17; 19: 6). TRANSMITINDO DONS ESPIRITUAIS: A imposio de mos um meio pelo qual se pode transmitir dons espirituais e capacitaes ministeriais, (I Tm 4: 14; II Tm 1: 6). Assim foi com Josu, (Dt 34: 9). bvio que isto precisa ser feito debaixo de revelao, pois quem distribui dons o Esprito, conforme lhe apraz, (I Co 12: 11). Portanto devemos ministrar segundo sua vontade.
DELEGANDO AUTORIDADE E SEPARANDO MINISTRIOS: Outro aspecto importante da imposio de mos, a ordenao de ministros para a obra de Deus. Este talvez o sentido mais comprometedor, pois atravs da imposio de mos pessoas recebem autoridade e se no estiverem prontas para isso, causaro prejuzos ao Reino de Deus. Vemos os diconos sendo ordenados desta maneira (At 6: 1-6). Paulo e Barnab recebem uma uno apostlica ao serem ministrados pelos lderes de Antioquia (At 13: 1-4). importante notar que isso sempre feito por autoridades constitudas por Deus e no pelos crentes em geral. (Tt 1: 5).

CUIDADOS COM A IMPOSIO DE MOS


Como j vimos h um tremendo poder quando, em f, colocamos nossas mos sobre algum, so necessrios alguns cuidados no exerccio desta prtica. Em primeiro lugar, no devemos permitir que pessoas de carter e f duvidosa nos toquem com a inteno de ministrar sobre ns. Emsegundo lugar ns mesmos devemos cuidar para que no haja brechas de pecado ou falta de f em nossas vidas, especialmente quando vamos ministrar sobre pessoas oprimidas e endemoninhadas. Ministrar com brechas na vida pode ser um perigo, pois influncias podem nos ser transmitidas na contra-mo do nosso toque. O terceiro cuidado deve ser o de no tentar ministrar dons e ministrios sobre pessoas, sem uma direo de Deus. Nossa imposio de mos neste sentido deve ser para confirmar a vontade ministerial do Senhor sobre algum e no para determin-la segundo nossa prpria vontade. Finalmente devemos, especialmente os pastores, zelar para no delegar autoridade e estabelecer no ministrio pessoas despreparadas. neste sentido que Paulo adverte para que nefitos no sejam ordenados, (I Tm 3: 5-6), e para que no se imponha precipitadamente as mos sobre algum, (I Tm 5: 22). Leitura sugerida: Suas mos esto sobre mim Pr Csar Castellanos Muito bom mesmo a abordagem desse assunto, de uma forma clara e precisa, o ensino abrangeu as vrias formas da aplicao, desse ensinamento bblico. Muito bom. Gostei muito. S tenho uma dvida. Qualquer membro da igreja pode impor as mos? correto um pastor chamar um dos membros frente e pedir para toda a igreja lhe impr as mos. Estou tentando pesquisar algo precisamente neste ponto, mas no encontro. Se puder me ajudar fico agradecido. Que Deus te abenoe sempre! Abraos. Querido irmo, muito obrigado por ter acessado meu blog. A resposta para a sua pergunta Qualquer membro da igreja pode impor as mos? No pode. As pessoas podem estender a mo e profetizar, em uma atitude simblica, para abenoar. Impor as mos fala de transferncia. No sei qual o contexto de

igreja que voc esta inserido, e tambm no quero criar polemica. Meu objetivo instruir e edificar o Reino de Deus. Sou pastor da Igreja Batista da Glria em Londrina Pr, sou um pastor que tenho pastor, meu pastor o Pr Enoc e ele sempre me ensinou que quando estamos em algum lugar diferente e que de repente algum colocou a mo em nossa cabea e comeou a orar, primeira atitude imediatamente orar em silencio, em nossa mente, repreendendo toda ao do diabo e toda influencia maligna. Por no conhecermos isso uma medida de segurana. Na igreja sempre estamos treinando pessoas que tem o chamado para ganhar almas e cuidar bem de cada uma delas, uma das coisas que ensinamos sobre a bno do TSD (Tempo a ss com Deus). um tempo onde paramos com tudo para escutarmos a Deus, orar, ler a palavra buscando mais intimidade com Deus. Cremos que todo aquele que se converteu, entregou a vida para Jesus e esta sendo discipulado (acompanhado) vai ser instrudo sobre a responsabilidade e seriedade que orar pelas pessoas. Um texto clssico sobre orao, no necessariamente imposio de mos, mas tem haver com o assunto, quando em Atos , os Filhos de Ceva no so to felizes At 19:13-16 (13) Alguns judeus que andavam expulsando espritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam! (14) Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. (15) Um dia, o esprito maligno lhes respondeu: Jesus, eu conheo, Paulo, eu sei quem ; mas vocs, quem so? (16) Ento o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violncia que eles fugiram da casa nus e feridos. Para ns o discipulado um a um o diferencial no treinamento, se gastarmos tempo de qualidade ministrando um novo convertido ou algum que no sabe do assunto, e expusermos a ela o assunto, ensinado e orando junto com ela com certeza a pessoa receber capacidade que vem do cu para orar impondo as mos sobre as pessoas. Este texto me chama muita ateno Mc 16:1718 (17) Aos que crerem ser dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demnios pelo poder do meu nome e falar novas lnguas; (18) se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, no sofrero nenhum mal; e, quando puserem as mos sobre os doentes, estes ficaro curados. H um segredo em tudo isso, que antes desta afirmao, Jesus nos orienta Mt 28:18-20 (18) Ento, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade no cu e na terra. (19) Portanto, vo e faam discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, (20) ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocs, at o fim dos tempos. Discpulos Strongs Greek #3100 3100 matheteuo de 3101; TDNT 4:461,552; v 1) ser discpulo de algum 1a) seguir seus preceitos e instrues 2) tornar discpulo 2a) ensinar, instruir Strong, J., & Sociedade Bblica do Brasil. 2002; 2005. Lxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bblica do Brasil VS. 20 ensinando-os Strongs Greek #1321 1321 didasko uma forma prolongada (causativo) de um verbo primrio dao (aprender); TDNT 2:135,161; v 1) ensinar 1a) conversar com outros a fim de instrui-los, pronunciar discursos didticos 1b) ser um professor 1c) desempenhar o ofcio de professor, conduzir-se como um professor 2) ensinar algum 2a) dar instruo 2b) instilar doutrina em algum 2c) algo ensinado ou prescrito 2d) explicar ou expor algo

2f) ensinar algo a algum Strong, J., & Sociedade Bblica do Brasil. 2002; 2005. Lxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bblica do Brasil Fazer discpulos no contexto do Novo Testamento no simplesmente colocarmos muitas pessoas em uma classe e comearmos a ensin-las, mais do que isso, termos a mesma atitude que Jesus teve com os seus discpulos. Os discpulos de Jesus no eram os melhores, pelo contrrio. Depois de um tempo de qualidade, de investimento, de ensinamento eles se tornam precursores do Reino de Deus. Se lermos gradativamente os evangelhos vamos perceber que o mtodo que JESUS aplicava com os discpulos era a prtica Mc 9:28-31 (28) 1. Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discpulos lhe perguntaram em particular: Por que no conseguimos expuls-lo? (29) Ele respondeu: Essa espcie s sai pela orao e pelo jejum. (30) Eles saram daquele lugar e atravessaram a Galilia. Jesus no queria que ningum soubesse onde eles estavam, (31) porque estava ensinando os seus discpulos. E lhes dizia: O Filho do homem est para ser entregue nas mos dos homens. Eles o mataro, e trs dias depois ele ressuscitar. 1 OS DISCIPULOS NO CONSEGUIRAM EXPULSAR perguntaram em particular para Jesus, Jesus respondeu VS.29. 2 Um dos segredos VS. 30 Jesus no queria que ningum soubesse onde eles estavam, VS. 31 porque estava ensinando os seus discpulos Creio que as viagens realizadas por Jesus e seus discpulos eram longas caminhadas com certeza Jesus instrua, conversava. TUDO ESTA RELACIONADO COM O TREINAMENTO No podemos permitir que as pessoas imponham as mos sobre outras sem antes tomar este cuidado de ensin-las como lemos em Mc. 16:17-18 AOS QUE CREEM. Espero no ter sido extenso, impossvel falarmos de um assunto bblico sem alguns detalhes. Espero que tenha ajudado.Grande Abrao, Pr Andre Henrique Torres Ribeiro Igreja Batista da Glria Londrina Pr Telefones 43-9642-5656/9606.9504/8442.9482 Paz, irmo sou o pastor Vilson Espinola da Igreja Batista Resgate da Nao em SerrinhaBa fiz parte da viso celular no modelo dos 12 mas depois de alguns problemas terminamos por deixar de desenvolver, hoje j no congrego mais no mesmo ministrio,e gostaria de saber como esta o trabalho de clulas tenho dificuldades de implantar na igreja atual pesquisando encontrei o teu Email. e vejo que vocs continuam a desenvolver este critrio na sua igreja, se possvel gostaria de algumas enformao agradeo, e que O ETERNO continue abensoando o teu ministrio.

You might also like