You are on page 1of 25

Enfermagem do Trabalho

Vigilncia em Sade Aula 1 Profa. Elaine Grcia de Quadros Nascimento

Ol! Assista ao vdeo a seguir para conhecer os contedos que sero estudados nesta aula. Confira!

Introduo

Nesta disciplina, faremos uma abordagem geral sobre a histria da sade pblica no Brasil e no mundo, porm, dando maior nfase para o nosso pas. Estudaremos a histria das polticas pblicas de sade, a legislao da vigilncia em sade e o modo como as leis foram se aperfeioando e adquirindo cada vez mais especificidades, sempre priorizando a melhoria da qualidade do atendimento aos usurios. Alm disso, abordaremos ainda a trajetria para a

implantao do Sistema nico de Sade (SUS) no Brasil e todos os percauos necessrios para que isso acontecesse, e avaliaremos como esse nosso sistema pblico se apresenta nos dias de hoje e quais foram os avanos ocorridos no processo de sade da populao brasileira.
Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

Polticas Pblicas de Sade no Brasil

Para compreendermos a necessidade de fortalecimento de aes com carter de promoo da sade, precisamos entender a histria das polticas de sade, das legislaes a respeito do Sistema nico de Sade (SUS), das polticas de sade atual e os passos realizados para se chegar ao que temos hoje. Sabemos que todas as mudanas ocorridas, tanto no mbito social quanto no da sade, tiveram impacto para que se chegasse criao de um sistema de sade, na esperana de que fosse completo e contnuo.

A criao do SUS foi um dos marcos mais importante na histria da sade pblica no Brasil, sendo, inclusive, um sistema de sade copiado por diversos pases.

O sistema de sade no Brasil vem sofrendo mudanas constantes desde o sculo passado, a partir das muitas transformaes socioeconmicas, polticas e culturais. Vamos relembrar um pouco da histria da sade pblica no Brasil. Na poca do Brasil colnia, pensava-se em prticas sanitrias visando o controle das doenas transmissveis. A estrutura de
Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1
3

sade era escassa e reduzida, com poucos profissionais de sade, e os estudos sobre a origem das doenas ainda era uma incgnita. Com isso, no havia muitas aes de interferncia no processo da doena.

Por desconhecimento de prticas de cura e preveno, em vrios momentos aes radicais de isolamento e confinamento de doentes foram tomadas, como se essa fosse a nica forma de resolver o problema da doena.

No podemos nos esquecer do momento da vinda da famlia real ao Brasil e de quando o rei instituiu o controle de navios que aqui chegavam, executando, assim, as primeiras aes de sade pblica em nosso pas. Isso ocorreu por conta do interesse do rei em manter uma mo de obra saudvel para conservar a qualidade dos servios promovidos pela realeza, j que muitas doenas (como malria, peste bubnica e clera) foram trazidas pela populao vinda da Europa e de outros pases. Nesse perodo, praticamente nada se sabia sobre a transmisso das doenas citadas anteriormente, o que facilitava o aumento das epidemias. Deste modo, a famlia real iniciou a aplicao de algumas medidas para preveno e controle, incluindo

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

a quarentena dos navios que chegavam, como forma de vigiar e controlar essas doenas endmicas.

No incio do sculo XX, Oswaldo Cruz, mdico de renome, assumiu o


poder como diretor geral de sade pblica cargo referente ao de ministro da sade hoje em dia , outro marco importante na histria das polticas nacionais de sade.

Oswaldo Cruz passou a assumir as questes relacionadas sade e, naquele momento, instituiu como uma das aes mais importantes a relacionada fiscalizao sanitria, tornando obrigatria a notificao de doenas contagiosas, o combate a vetores como ratos, por exemplo, cujas pulgas transmitiam a peste bubnica , alm da obrigatoriedade da vacinao contra a varola. Esse perodo, conhecido como a Revolta da vacina, foi uma poca de confrontos populares, da polcia e do exrcito, pois, por desconhecimento da forma de ao da vacina, a populao no aceitava tal obrigatoriedade. A polcia sanitria passou a atuar em todos os domiclios e em locais pblicos, controlando focos de doenas relacionadas ao ambiente, a vetores etc.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1

Paralelo a esse movimento, houve um crescente desenvolvimento industrial, momento em que ocorreu intensa migrao de pessoas da rea rural para os grandes centros urbanos, colaborando com a desordem, o aumento da pobreza e a falta de recursos sociais e de sade.

Assista ao vdeo a seguir com mais explicaes sobre a Revolta da vacina e sobre as aes de vigilncia epidemiolgica desse perodo. Confira!

O marco inicial da Previdncia Social brasileira como resposta do empresariado e do Estado crescente reivindicao social ocorreu em 1923, com a criao das Caixas de Aposentadorias e Penses (CAPs) e atravs da Lei Eloy Chaves, a qual tinha como principais aderentes os trabalhadores de empresas ferrovirias e, posteriormente, os empregados de servios pblicos.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

Com a criao da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, deu-se incio, no Brasil, Assistncia Previdenciria. Essa lei criou, em cada uma das empresas de estrada de ferro, uma CAP para os seus

respectivos empregados.

Apesar

das

caractersticas

dominantes

do

perodo,

comearam a aparecer os primeiros embries do modelo mdico assistencial, que acabou se consolidando somente no incio dos anos 1960. Segundo Oliveira & Teixeira (1986), mais tarde, em 1926, as CAPs foram estendidas aos empregados de servios porturios e martimos. Em 1930, durante o governo de Getlio Vargas, foi criado o Ministrio do Trabalho, da Indstria e do Comrcio. Em 1933, foram criados os Institutos de Aposentadorias e Penses (IAPs) autarquias centralizadas no governo federal, cuja principal funo era a de prover as aposentadorias, as penses e a assistncia mdica gratuita dos filiados e seus dependentes. Nesses institutos, reuniam-se diversas categorias profissionais.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1

Vale lembrar que esse sistema exclua os trabalhadores rurais e os setores informais urbanos, atuando apenas com a previdncia por categoria.

As CAPs eram organizadas pelo tipo de empresa e os IAPs, por categoria profissional, passando a ter, a nvel nacional, uma abrangncia maior do que a das CAPs. No perodo entre 1930 e 1945, conhecido como Era Vargas, apenas uma parcela da populao era assistida, e o restante os trabalhadores informais e os desempregados ficavam sem direito assistncia mdica e em dependncia de caridade. Nessa poca, as Santas Casas eram sempre uma das principais bases de atendimento por caridade. O Ministrio da Sade foi criado em 1953, porm, no havia muitas verbas para o financiamento desse setor. Por esse motivo, no era possvel investir em aes voltadas promoo, preveno e assistncia, as quais eram realizadas, principalmente, de acordo com a demanda emergente.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

Com o Golpe Militar da dcada de 1960, ocorreu uma imensa represso e iniciaram-se algumas intervenes militares no governo: os servios pblicos comearam a ser controlados, principalmente as

verbas e os recursos financeiros advindos dos sistemas de


recolhimento, como os Institutos de Aposentadorias e Penses (IAPs), que se unificaram na criao do Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS) em 1966.

A partir desse golpe, o governo passou a adotar medidas seguindo o modelo mdico assistencialista e privatista do INPS, e a sade passou a ser vista como uma ao individual e no mais coletiva. As verbas foram destinadas, principalmente, para a criao e melhoria de hospitais entre eles os privados , para investimento em materiais mdico-hospitalares e para

equipamentos de ltima gerao.

O nmero de hospitais aumentou consideravelmente atravs de incentivos de fundo perdido do governo federal, e boa parte das verbas do Ministrio da Sade foram utilizadas como pagamento s instituies de sade. Com todos esses problemas, o mau gerenciamento dos servios pblicos foi inevitvel e as fraudes em hospitais privados comearam a aparecer.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1

A fim de melhorar essa situao, o governo federal adotou medidas de reestruturao da previdncia e sade, criando o Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social (INAMPS). Alm disso, nesse mesmo perodo, foi criado o Fundo de Assistncia ao Trabalhador Rural (Funrural), atravs do qual os servios do INPS foram estendidos tambm aos trabalhadores rurais.

No final dos anos 1970, o Brasil passou por uma grande crise econmica que criou um impacto na previdncia social, gerando um dficit previdencirio. Ocorreu, assim, um fracasso sanitrio, uma recesso financeira considervel e um esgotamento do regime autoritrio, e toda essa situao gerou um colapso na sade em todo o pas. Em meio a toda essa crise nos anos 1970, a Organizao Mundial de Sade (OMS) e a UNICEF organizaram a Conferncia Internacional sobre Cuidados Primrios Sade, com o tema Sade para todos no ano 2000, durante a qual foram discutidos os principais problemas na rea da sade e as polticas pblicas de sade. Foi nessa conferncia que se instituiu o seguinte conceito sobre sade:

Sade o estado de completo bem-estar fsico, mental e social e no apenas a ausncia de doena. (OMS, 1948)

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

10

A conferncia visava atividades que interviessem nas aes de sade, de maneira a alcanar a melhoria na abrangncia do saneamento bsico, buscar melhorar a qualidade da gua, o controle de doenas transmissveis e, por fim, diminuir a mortalidade materna e infantil e aumentar a participao das comunidades nas aes de sade. A partir dessa conferncia, todos os governos deveriam formular polticas, estratgias e planos nacionais de ao para atingir os cuidados primrios de sade, que incluam, no mnimo: educao em sade, preveno, controle de doenas, gua de boa qualidade e saneamento bsico, cuidados de sade maternoinfantil, planejamento familiar e fornecimento de medicamentos essenciais. Alm dos itens citados, incluam a participao individual e coletiva no planejamento e na execuo dos cuidados com a sade.

Em 1977, foi criado o Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social, com a finalidade de reorganizar o setor da previdncia e sade. Os seguintes setores foram unificados: INAMPS, Dataprev, INPS, Fundao Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem), LBA e Instituto de Administrao financeira da Previdncia e Assistncia Social (IAPAS).

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1

11

Em 1982, em decorrncia da crise econmica no pas, com relao principalmente ao controle dos gastos, o INAMPS passou a ser acompanhado por um Conselho Nacional de Segurana Pblica (Conasp).

Ainda nesse mesmo ano, foi adotado um sistema de remunerao do setor privado a Autorizao de Internao Hospitalar (AIH) e houve uma limitao no nmero de consultas e exames realizados por esses estabelecimentos, com o intuito de baixar os custos e aumentar a resolutividade das consultas mdicas.

Em 1986, ocorreu, em Braslia, a 8a Conferncia Nacional de Sade um marco muito importante para a sade pblica brasileira, considerada uma reforma sanitria , durante a qual se props a criao de um novo modelo de ateno sade.

A Constituio Federal de 1988 e o SUS


A Constituio Federal foi promulgada em 1988, perodo em que houve a garantia da sade como direito de todos e dever do Estado. Na CF/88, a sade no foi apresentada como assistncia mdica curativa ou preventiva unicamente, mas, sim, como

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

12

resultado de polticas pblicas de sade do governo. Deste modo, a sade passou a ser vista como um problema de relevncia pblica. Segundo o art. 196 da CF/88:

Art. 196. A sade um direito de todos e dever do Estado e deve ser garantida por polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doenas e de outros agravos e ao acesso universal igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. (BRASIL, Constituio Federal de 1988).

O Sistema nico de Sade (SUS) foi criado e aprovado pela CF/88, reconhecendo o direito ao acesso universal sade para toda a populao.

Para compreender melhor a histria da sade no Brasil, assista ao filme Polticas de sade no Brasil: um sculo de luta pelo direito sade, disponvel no link a seguir: <http://www.videolog.tv/video.php?id=285134>

Assista ao vdeo a seguir para saber mais sobre a 8a Conferncia Nacional de Sade e conhecer a Lei Orgnica da Sade. Confira!
Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1

13

Lei Orgnica da Sade


Em 1990, foi aprovada a Lei no 8080/90, conhecida tambm como Lei Orgnica da Sade, a qual coloca que a sade um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condies indispensveis ao seu pleno exerccio (BRASIL, Lei no 8080/90), sempre visando reduo das doenas e outros agravos. No captulo II, ttulo II da Lei Orgnica da Sade, esto citados os princpios e as diretrizes a que o SUS obedece. Entre eles: Universalidade de acesso; Equidade; Integralidade e igualdade da assistncia; Descentralizao das aes; Participao da comunidade; Conjugao dos recursos financeiros, tecnolgicos, materiais e humanos; Direito informao sobre a sade.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

14

Universalidade a garantia de acesso aos servios de sade, lembrando que todo cidado igual perante o SUS e dever ser atendido conforme sua necessidade, independente de religio, raa, local de mordia, emprego, renda, entre outros fatores de desigualdade. Equidade Todo cidado tem igual oportunidade de assistncia sade, respeitando-se sempre as disparidades sociais e regionais, ou seja, os servios de sade devem considerar que cada grupo ou comunidade tm diferenas e desigualdades, as quais devem ser respeitadas no momento de organizar o sistema de sade, garantindo assistncia a todos. Integralidade O ser humano um ser integral e as aes que o atendero devero prever a continuidade de atendimento, evitando-se, com isso, a sua fragmentao. A partir da integralidade, obtm-se aes de promoo, preveno e recuperao da sade. Descentralizao O objetivo da descentralizao que a responsabilidade pelas aes de sade seja distribuda nas trs esferas de governo: federal, estadual e municipal. Participao da comunidade o controle social regulado pela Lei no 8.142/90, dando a garantia de participao da populao atravs dos seus

representantes nos Conselhos de Sade, que tm atribuio de


Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1
15

deliberar sobre as polticas de sade e as prioridades para sua comunidade.

Vigilncia em Sade

Para maior compreenso da fuso entre os principais setores ligados sade, estudaremos os conceitos importantes da vigilncia em sade e, dentro disso, as concepes de sade e doena. A vigilncia em sade est dividida em quatro grandes reas:

1. Vigilncia epidemiolgica conceitos ligados vigilncia epidemiolgica, como tambm as principais aes em epidemiologia; 2. Vigilncia sanitria (Visa) principais aes voltadas para a vigilncia sanitria, como tambm embasamento cientfico da legislao que rege a Visa, cuja atuao est pautada na promoo, preveno, reduo e controle de riscos sanitrios; 3. Vigilncia em sade do trabalhador importncia da sade na vida do cidado, impacto epidemiolgico e sanitrio que ela causa e aes desenvolvidas pelos servios de sade para a promoo e preveno de doenas relacionadas ao trabalho;

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

16

4. Vigilncia em sade ambiental aes voltadas para o meio ambiente, como o controle e monitoramento em sade ambiental.

A vigilncia em sade tem como estratgia aes que priorizam o desenvolvimento de um conjunto de medidas capazes de eliminar, minimizar ou prevenir os riscos sade.

Pacto pela Sade

Outro marco importante para a sade foi a criao do Pacto pela sade, atravs da portaria no 399, de 22 de fevereiro de 2006, o qual tem como meta acabar com a fragmentao dos atendimentos de sade, definindo limites financeiros, fornecendo subsdios para os processos de regulao do acesso aos servios e contribuindo para a organizao das redes regionalizadas e hierarquizadas.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1

17

O pacto prev um financiamento federal em seis seguimentos: Ateno bsica; Mdia e alta complexidade de assistncia; Vigilncia em sade; Assistncia farmacutica; Gesto do SUS; Investimentos em Sade.

Assista ao vdeo a seguir para saber mais a respeito do chamado Pacto pela sade. Confira!

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

18

O Pacto pela sade foi dividido em trs sries:

Pacto pela vida expressa o compromisso em torno das prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao; Pacto em defesa pelo SUS

expressa os compromissos de defesa dos princpios


do SUS, partindo da reforma sanitria e enxergando o SUS como uma poltica pblica de sade, incentivando a comunidade a participar das aes de sade e elaborando a carta do usurio; Pacto de gesto estabelece as diretrizes para a gesto do sistema nas esferas municipal, estadual e federal. Suas metas so a descentralizao, o financiamento, o planejamento, a regionalizao, a regulao, a participao e o controle social, pois, para elaborar um plano de sade eficaz, deve-se levar em conta essas funes de gesto.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1

19

Sntese

Assista ao vdeo a seguir, que apresenta uma sntese dos assuntos que estudamos nesta aula. Confira!

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

20

1. A concepo da gesto pblica do Sistema nico de Sade (SUS) essencialmente democrtica, e a utilizao desse recurso um direito da comunidade. Baseado nessa afirmao, assinale a alternativa correta. a. A populao pode participar dos conselhos de sade, mas dificilmente consegue fazer valer os seus direitos, pois, nesse conselho, seus representantes so minoria. b. O conselho de sade a instncia de participao popular que atua na formulao de propostas para a sade e no controle da execuo das aes e servios de sade. c. A participao da populao no SUS, regulamentada pela Lei Orgnica da Sade, exercida atravs das ouvidorias. d. As conferncias de sade so foros com representao dos vrios segmentos sociais que se renem anualmente com o objetivo de fiscalizar a execuo do oramento da sade e devem ser realizadas na esfera municipal.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1

21

2. O SUS realiza uma poltica pblica de sade da qual se espera atender a demanda do Brasil nos dias de hoje. Durante todo o perodo de existncia do SUS, foi construdo, no Brasil, um sistema de sade que presta servios populao e que, ao longo de sua histria, teve muitos avanos, desafios

permanentes, mas tambm alguns retrocessos. A partir da leitura desse trecho, assinale a alternativa correta. a. Na perspectiva de superar as dificuldades apontadas, os gestores do SUS assumiram um compromisso pblico para a construo do Pacto pela sade, em 2006, firmado com base nos princpios constitucionais do SUS e com nfase nas necessidades de sade da populao, o que implicou no exerccio simultneo de definio de prioridades articuladas e integradas. b. As prioridades definidas pelo Pacto pela sade esto expressas em objetivos e metas divididas entre dois componentes: o pacto pela vida e o pacto de gesto do SUS. c. O pacto pela vida no significa uma ao especfica no campo da sade e, sim, dever ser executada visando resultados, porm, sem a explicitao dos compromissos oramentrios e financeiros para o alcance desses resultados. d. O pacto em defesa do SUS envolve aes concretas e articuladas somente pela instncia executiva do governo federal, no sentido de desonerar o SUS como poltica

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1

22

municipal e de defender os princpios basilares dessa poltica pblica.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1

23

Referncias
ANDRADE, S. M.; SOARES, D. A. Bases da sade coletiva. Londrina/Rio de Janeiro: Editora UEL/Abrasco, 2001. BRASIL. Constituio (1988). Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 5 out. 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7 ao.htm>. Acesso em: 24 fev. 2012. _____. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 19 set. 1990. Disponvel em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2012. _____. Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispe sobre a participao da comunidade na gesto do Sistema nico de Sade (SUS) e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 28 dez. 1990. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L8142.htm>. Acesso em: 24 fev. 2012. _____. Portaria n. 399, de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto pela Sade 2006 Consolidao do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 22 fev. 2006. Disponvel em:
Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade| Aula 1
24

<http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2006/GM/GM399.ht>. Acesso em: 24 fev. 2012. CONFERNCIA NACIONAL DE SADE, 8., 1987, Braslia. Anais. Braslia: Centro de Documentao do Ministrio da Sade, 1987. LEAVELL, H. & CLARK, E. G. Medicina preventiva. Editora Mcgraw-Hill do Brasil, Ltda./MEC. Rio de Janeiro, 1976. OLIVEIRA, J. A. A. & TEIXEIRA, S. M. F. Previdncia social: 60 anos de histria da previdncia no Brasil. Rio de Janeiro: Abrasco, 1986. OLIVEIRA, R. G. et al. (org.). Qualificao de gestores do SUS. Rio de Janeiro: EAD/Ensp; 2009. WHOQOL GROUP, The. The World Health Organization Quality of Life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc Sci Med, n. 41, p. 1403-1410, 1995. Disponvel em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8560308>.

Acesso em: 18 fev. 2012.

Enfermagem do Trabalho | Vigilncia em Sade | Aula 1

25

You might also like