You are on page 1of 7

Resoluo n 1.

010, de 22 de agosto de 2005 Dispe sobre a regulamentao da atribuio de ttulos profissionais, atividades, competncias e caracterizao do mbito de atuao dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalizao do exerccio profissional. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA - Confea, no uso das atribuies que lhe confere a alnea "f" do art. 27 da Lei n 5.194, de 24 de dezembro 1966, e Considerando a Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de engenheiro agrnomo; Considerando a Lei n 4.076, de 23 de junho de 1962, que regula o exerccio da profisso de gelogo; Considerando a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, que disciplina a profisso de gegrafo; Considerando a Lei n 6.835, de 14 de outubro de 1980, que dispe sobre o exerccio da profisso de meteorologista; Considerando o Decreto n 23.196, de 12 de outubro de 1933, que regula o exerccio da profisso agronmica; Considerando o Decreto n 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor; Considerando o Decreto-Lei n 8.620, de 10 de janeiro de 1946, que dispe sobre a regulamentao do exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor, regida pelo Decreto n 23.569, de 1933; Considerando a Lei n 4.643, de 31 de maio de 1965, que determina a incluso da especializao de engenheiro florestal na enumerao do art. 16 do Decreto-Lei n 8.620, de 1946; Considerando a Lei n 5.524, de 5 de novembro de 1968, que dispe sobre a profisso de tcnico industrial e agrcola de nvel mdio; Considerando o Decreto n 90.922, de 6 de fevereiro de 1985, que regulamenta a Lei n 5.524, de 1968, modificado pelo Decreto n 4.560, de 30 de dezembro de 2002; Considerando a Lei n 7.410, de 27 de novembro de 1985, que dispe sobre a especializao de engenheiros e arquitetos em Engenharia de Segurana do Trabalho; Considerando o Decreto n 92.530, de 9 de abril de 1986, que regulamenta a Lei n 7.410, de 1985; Considerando a Lei n 7.270, de 10 de dezembro de 1984, que apresenta disposies referentes ao exerccio da atividade de percia tcnica; Considerando a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional;

Considerando o Decreto n 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o 2 do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n 9.394, de 1996; Considerando a Lei n 9.131, de 24 de novembro de 1985, que altera dispositivos da Lei n 4.024, de 20 de dezembro de 1961, RESOLVE: Art. 1 Estabelecer normas, estruturadas dentro de uma concepo matricial, para a atribuio de ttulos profissionais, atividades e competncias no mbito da atuao profissional, para efeito de fiscalizao do exerccio das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea. Pargrafo nico. As profisses inseridas no Sistema Confea/Crea so as de engenheiro, de arquiteto e urbanista, de engenheiro agrnomo, de gelogo, de gegrafo, de meteorologista, de tecnlogo e de tcnico. CAPTULO I DAS ATRIBUIES DE TTULOS PROFISSIONAIS Art. 2 Para efeito da fiscalizao do exerccio das profisses objeto desta Resoluo, so adotadas as seguintes definies: I atribuio: ato geral de consignar direitos e responsabilidades dentro do ordenamento jurdico que rege a comunidade; II - atribuio profissional: ato especfico de consignar direitos e responsabilidades para o exerccio da profisso, em reconhecimento de competncias e habilidades derivadas de formao profissional obtida em cursos regulares; III - ttulo profissional: ttulo atribudo pelo Sistema Confea/Crea a portador de diploma expedido por instituies de ensino para egressos de cursos regulares, correlacionado com o(s) respectivo(s) campo(s) de atuao profissional, em funo do perfil de formao do egresso, e do projeto pedaggico do curso; IV - atividade profissional: ao caracterstica da profisso, exercida regularmente; V - campo de atuao profissional: rea em que o profissional exerce sua profisso, em funo de competncias adquiridas na sua formao; VI formao profissional: processo de aquisio de competncias e habilidades para o exerccio responsvel da profisso; VII - competncia profissional: capacidade de utilizao de conhecimentos, habilidades e atitudes necessrios ao desempenho de atividades em campos profissionais especficos, obedecendo a padres de qualidade e produtividade; VIII - modalidade profissional: conjunto de campos de atuao profissional da Engenharia correspondentes a formaes bsicas afins, estabelecido em termos genricos pelo Confea; IX categoria (ou grupo) profissional: cada uma das trs profisses regulamentadas na Lei n 5.194 de 1966; e X curso regular: curso tcnico ou de graduao reconhecido, de ps-graduao credenciado, ou de ps-graduao senso lato considerado vlido, em consonncia com as disposies legais que disciplinam o sistema educacional, e registrado no Sistema Confea/Crea.

Art. 3 Para efeito da regulamentao da atribuio de ttulos, atividades e competncias para os diplomados no mbito das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea, consideram-se nesta Resoluo os seguintes nveis de formao profissional, quando couber: I - tcnico; II graduao superior tecnolgica; III graduao superior plena; IV - ps-graduao no senso lato (especializao); e V - ps-graduao no senso estrito (mestrado ou doutorado). Art. 4 Ser obedecida a seguinte sistematizao para a atribuio de ttulos profissionais e designaes de especialistas, em correlao com os respectivos perfis e nveis de formao, e projetos pedaggicos dos cursos, no mbito do respectivo campo de atuao profissional, de formao ou especializao: I - para o diplomado em curso de formao profissional tcnica, ser atribudo o ttulo de tcnico; II - para o diplomado em curso de graduao superior tecnolgica, ser atribudo o ttulo de tecnlogo; III - para o diplomado em curso de graduao superior plena, ser atribudo o ttulo de engenheiro, de arquiteto e urbanista, de engenheiro agrnomo, de gelogo, de gegrafo ou de meteorologista, conforme a sua formao; IV - para o tcnico ou tecnlogo portador de certificado de curso de especializao ser acrescida ao ttulo profissional atribudo inicialmente a designao de especializado no mbito do curso; V - para os profissionais mencionados nos incisos II e III do art. 3 desta Resoluo, portadores de certificado de curso de formao profissional ps-graduada no senso lato, ser acrescida ao ttulo profissional atribudo inicialmente a designao de especialista; VI - para o portador de certificado de curso de formao profissional psgraduada no senso lato em Engenharia de Segurana do Trabalho, ser acrescida ao ttulo profissional atribudo inicialmente a designao de engenheiro de segurana do trabalho; e VII - para os profissionais mencionados nos incisos II e III do art. 3 desta Resoluo, diplomados em curso de formao profissional ps-graduada no senso estrito, ser acrescida ao ttulo profissional atribudo inicialmente a designao de mestre ou doutor na respectiva rea de concentrao de seu mestrado ou doutorado. 1 Os ttulos profissionais sero atribudos em conformidade com a Tabela de Ttulos Profissionais do Sistema Confea/Crea, estabelecida em resoluo especfica do Confea, atualizada periodicamente, e com observncia do disposto nos arts. 7, 8, 9, 10 e 11 e seus pargrafos, desta Resoluo. 2 O ttulo de engenheiro ser obrigatoriamente acrescido de denominao que caracterize a sua formao profissional bsica no mbito do(s) respectivo(s) campo(s) de atuao profissional da categoria, podendo abranger simultaneamente diferentes mbitos de campos. 3 As designaes de especialista, mestre ou doutor s podero ser acrescidas ao ttulo profissional de graduados em nvel superior previamente registrados no Sistema Confea/Crea.

CAPTULO II DAS ATRIBUIES PARA O DESEMPENHO DE ATIVIDADES NO MBITO DAS COMPETNCIAS PROFISSIONAIS Art. 5 Para efeito de fiscalizao do exerccio profissional dos diplomados no mbito das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea, em todos os seus respectivos nveis de formao, ficam designadas as seguintes atividades, que podero ser atribudas de forma integral ou parcial, em seu conjunto ou separadamente, observadas as disposies gerais e limitaes estabelecidas nos arts. 7, 8, 9, 10 e 11 e seus pargrafos, desta Resoluo: Atividade 01 - Gesto, superviso, coordenao, orientao tcnica; Atividade 02 - Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificao; Atividade 03 - Estudo de viabilidade tcnico-econmica e ambiental; Atividade 04 - Assistncia, assessoria, consultoria; Atividade 05 - Direo de obra ou servio tcnico; Atividade 06 - Vistoria, percia, avaliao, monitoramento, laudo, parecer tcnico, auditoria, arbitragem; Atividade 07 - Desempenho de cargo ou funo tcnica; Atividade 08 - Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, anlise, experimentao, ensaio, divulgao tcnica, extenso; Atividade 09 - Elaborao de oramento; Atividade 10 - Padronizao, mensurao, controle de qualidade; Atividade 11 - Execuo de obra ou servio tcnico; Atividade 12 - Fiscalizao de obra ou servio tcnico; Atividade 13 - Produo tcnica e especializada; Atividade 14 - Conduo de servio tcnico; Atividade 15 - Conduo de equipe de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Atividade 16 - Execuo de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Atividade 17 Operao, manuteno de equipamento ou instalao; e Atividade 18 - Execuo de desenho tcnico. Pargrafo nico. As definies das atividades referidas no caput deste artigo encontram-se no glossrio constante do Anexo I desta Resoluo. Art. 6 Aos profissionais dos vrios nveis de formao das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea dada atribuio para o desempenho integral ou parcial das atividades estabelecidas no artigo anterior, circunscritas ao mbito do(s) respectivo(s) campo(s) profissional(ais), observadas as disposies gerais estabelecidas nos arts. 7, 8, 9, 10 e 11 e seus pargrafos, desta Resoluo, a sistematizao dos campos de atuao profissional estabelecida no Anexo II, e as seguintes disposies:

I - ao tcnico, ao tecnlogo, ao engenheiro, ao arquiteto e urbanista, ao engenheiro agrnomo, ao gelogo, ao gegrafo, e ao meteorologista compete o desempenho de atividades no(s) seu(s) respectivo(s) campo(s) profissional(ais), circunscritos ao mbito da sua respectiva formao e especializao profissional; e II - ao engenheiro, ao arquiteto e urbanista, ao engenheiro agrnomo, ao gelogo, ao gegrafo, ao meteorologista e ao tecnlogo, com diploma de mestre ou doutor compete o desempenho de atividades estendidas ao mbito das respectivas reas de concentrao do seu mestrado ou doutorado. CAPTULO III DO REGISTRO DOS PROFISSIONAIS Seo I Da Atribuio Inicial Art. 7 A atribuio inicial de ttulos profissionais, atividades e competncias para os diplomados nos respectivos nveis de formao, nos campos de atuao profissional abrangidos pelas diferentes profisses inseridas no Sistema Confea/Crea, ser efetuada mediante registro e expedio de carteira de identidade profissional no Crea, e a respectiva anotao no Sistema de Informaes Confea/Crea - SIC. Art. 8 O Crea, atendendo ao que estabelecem os arts. 10 e 11 da Lei n 5.194, de 1966, dever anotar as caractersticas da formao do profissional, com a correspondente atribuio inicial de ttulo, atividades e competncias para o exerccio profissional, levando em considerao as disposies dos artigos anteriores e do Anexo II desta Resoluo. 1 O registro dos profissionais no Crea e a respectiva atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias sero procedidos de acordo com critrios a serem estabelecidos pelo Confea para a padronizao dos procedimentos, e dependero de anlise e deciso favorvel da(s) cmara(s) especializada(s) do Crea, correlacionada(s) com o respectivo mbito do(s) campos(s) de atuao profissional. 2 A atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias decorrer, rigorosamente, da anlise do perfil profissional do diplomado, de seu currculo integralizado e do projeto pedaggico do curso regular, em consonncia com as respectivas diretrizes curriculares nacionais. Seo II Da Extenso da Atribuio Inicial Art. 9 A extenso da atribuio inicial fica restrita ao mbito da mesma categoria profissional. Art. 10. A extenso da atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias na categoria profissional Engenharia, em qualquer dos respectivos nveis de formao profissional ser concedida pelo Crea em que o profissional requereu a extenso, observadas as seguintes disposies: I - no caso em que a extenso da atribuio inicial se mantiver na mesma modalidade profissional, o procedimento dar-se- como estabelecido no caput deste artigo, e depender de deciso favorvel da respectiva cmara especializada; e

II no caso em que a extenso da atribuio inicial no se mantiver na mesma modalidade, o procedimento dar-se- como estabelecido no caput deste artigo, e depender de deciso favorvel das cmaras especializadas das modalidades envolvidas. 1 A extenso da atribuio inicial decorrer da anlise dos perfis da formao profissional adicional obtida formalmente, mediante cursos comprovadamente regulares, cursados aps a diplomao, devendo haver deciso favorvel da(s) cmara(s) especializada(s) envolvida(s). 2 No caso de no haver cmara especializada no mbito do campo de atuao profissional do interessado, ou cmara inerente extenso de atribuio pretendida, a deciso caber ao Plenrio do Crea. 3 A extenso da atribuio inicial aos tcnicos portadores de certificados de curso de especializao ser considerada dentro dos mesmos critrios do caput deste artigo e seus incisos. 4 A extenso da atribuio inicial aos portadores de certificados de formao profissional adicional obtida no nvel de formao ps-graduada no senso lato, expedidos por curso regular registrado no Sistema Confea/Crea, ser considerada dentro dos mesmos critrios do caput deste artigo e seus incisos. 5 Nos casos previstos nos 3 e 4, ser exigida a prvia comprovao do cumprimento das exigncias estabelecidas pelo sistema educacional para a validade dos respectivos cursos. Seo III Da Sistematizao dos Campos de Atuao Profissional Art. 11. Para a atribuio de ttulos profissionais, atividades e competncias ser observada a sistematizao dos campos de atuao profissional e dos nveis de formao profissional mencionados no art. 3 desta Resoluo, e consideradas as especificidades de cada campo de atuao profissional e nvel de formao das vrias profisses integrantes do Sistema Confea/Crea, apresentadas no Anexo II. 1 A sistematizao mencionada no caput deste artigo, constante do Anexo II, tem caractersticas que devero ser consideradas, no que couber, em conexo com os perfis profissionais, estruturas curriculares e projetos pedaggicos, em consonncia com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos que levem diplomao ou concesso de certificados nos vrios nveis profissionais, e dever ser revista periodicamente, com a deciso favorvel das cmaras especializadas, do Plenrio dos Creas e aprovao pelo Plenrio do Confea com voto favorvel de no mnimo dois teros do total de seus membros. 2 Para a atribuio inicial de ttulos profissionais, atividades e competncias para os profissionais diplomados no nvel tcnico e para os diplomados no nvel superior em Geologia, em Geografia e em Meteorologia prevalecero as disposies estabelecidas nas respectivas legislaes especficas. CAPTULO IV DAS DISPOSIES GERAIS Art. 12. Ao profissional j diplomado aplicar-se- um dos seguintes critrios:

I ao que estiver registrado ser permitida a extenso da atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias, em conformidade com o estabelecido nos arts. 9 e 10 e seus pargrafos, desta Resoluo; ou II ao que ainda no estiver registrado, ser concedida a atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias, em conformidade com os critrios em vigor antes da vigncia desta Resoluo, sendo-lhe permitida a extenso da mesma em conformidade com o estabelecido nos arts. 9 e 10 e seus pargrafos, desta Resoluo. Art. 13. Ao aluno matriculado em curso comprovadamente regular, anteriormente entrada em vigor desta Resoluo, permitida a opo pelo registro em conformidade com as disposies ento vigentes. Art. 14. Questes levantadas no mbito dos Creas relativas a atribuies de ttulos profissionais, atividades e competncias sero decididas pelo Confea em conformidade com o disposto no pargrafo nico do art. 27 da Lei n 5.194, de 1966. Art. 15. O Confea, no prazo de at cento e vinte dias a contar da data de publicao desta Resoluo, dever apreciar e aprovar os Anexos I e II nela referidos. Art. 16. Esta resoluo entra em vigor em, no mximo, cento e oitenta dias aps a data do estabelecimento pelo Confea dos critrios para a padronizao dos procedimentos mencionados no 1 do art. 8, necessrios sua devida operacionalizao. Pargrafo nico. O estabelecimento dos critrios objeto deste artigo dever, obrigatoriamente, ser expedido pelo Confea em, no mximo, trezentos e sessenta e cinco dias a partir da data da publicao desta Resoluo. Braslia, 22 de agosto de 2005.

Eng. Wilson Lang Presidente

You might also like