You are on page 1of 5

AULA 5

Abordagem Clssica
Abordagem Clssica

ADMINISTRAO
IFPI
Andr Sandes andrenaweb@gmail.com www.andresandes.com
Administrao Cientfica de Taylor Teoria Clssica de Fayol

nfase nas tarefas

nfase na estrutura

Administrao Cientfica de Taylor


Objetivo Aumentar a eficincia da empresa por meio do aumento da eficincia ao nvel operacional. Aspectos principais: - nfase na anlise e na diviso do trabalho do operrio; - Eliminao dos desperdcios; - Estudo dos tempos e movimentos; - Viso do homo economicus; - Principais nomes: Gilbreth, Ford, Emerson e Gantt.

Organizao Racional do Trabalho - ORT


Tentativa de substituir mtodos empricos e rudimentares na execuo das tarefas por mtodos cientficos. Fundamentos da ORT: - Anlise do trabalho e estudo de tempos e movimentos; - Estudo da fadiga humana; - Diviso do trabalho e especializao do operrio; - Desenho de cargos e tarefas; - Incentivos salariais e prmios de produo; - Conceito do Homo economicus; - Condies ambientais de trabalho (iluminao, conforto, etc.); - Padronizao de mtodos e de mquinas; - Superviso funcional.

Anlise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos


Eliminar todos os desperdcios de esforo humano; Adaptar os operrios s tarefas; Treinar os operrios para executar as tarefas de forma eficiente; Tornar o operrio especialista na sua operao;

Os movimentos elementares de Gilbreth - Therbligs


Frank Gilbreth introduziu o estudo dos tempos e movimentos dos operrios como tcnica bsica para a racionalizao do trabalho; Todo trabalho manual pode ser reduzido a movimentos elementares (therbligs); Movimento elementares de Gilbreth (therbligs):

Estabelecer normas de execuo do trabalho; Procurar Aumentar a eficincia do processo produtivo. Os movimentos inteis eram eliminados e os teis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos. Escolher Transportar cheio Transportar vazio Pegar Posicionar Preparar Unir Separar Utilizar Soltar a carga Inspecionar Planejar Segurar Esperar Repousar

Homo economicus
O conceito de que toda pessoa influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econmicas e materiais; O homem procura o trabalho no porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salrio; O operrio seria limitado, mesquinho, preguioso e culpado pela vadiagem e desperdcio nas empresas; As recompensas salariais e os prmios de produo influenciam nos esforos do trabalho.

A produo em massa - Henry Ford


Produo em massa: produo de maior nmero de produtos acabados com a maior garantia de qualidade e pelo menor custo possvel; Princpios bsicos Princpio de intensificao
Diminuio do tempo de produo e rpida colocao do produto no mercado.

Princpio de economicidade
Reduzir os custos e desperdcios.

Princpio de produtividade
Aumentar a capacidade de produo do homem no mesmo perodo.

Crticas Administrao Cientfica


Mecanicismo e pouca ateno ao elemento humano. Superespecializao do operrios. Viso limitada do homem (viso microscpica). Ausncia de comprovao cientfica. Abordagem incompleta da organizao e limitao do campo de aplicao. Abordagem de sistema fechado e previsvel.

Questes
01. Para Taylor, o operrio no tem capacidade, nem formao para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer o mtodo mais eficiente na realizao das tarefas.

02. A abordagem proposta por Taylor defendia que fossem priorizados na administrao o empirismo e a prtica, dando nfase, desse modo, ao conhecimento j existente nos trabalhadores.

03. A administrao cientfica, estruturada por Taylor, embasada no estudo de tempos e movimentos, na padronizao de ferramentas e do modo de fazer e na separao entre planejamento e execuo.

Administrao Clssica de Fayol


Objetivo Aumentar a eficincia da empresa por meio da forma e disposio dos rgos e da estrutura organizacional. Aspectos principais: - nfase na estrutura; - Princpios da administrao; - Unidade de comando; - Funes bsicas da empresa;

Funes Administrativas - POCCC


Prever
Visualizar o futuro e traar o programa de ao.

Organizar
Proporciona tudo que til ao funcionamento da empresa.

Comandar
Leva a empresa a funcionar, obtendo o mximo do empregados.

Coordenar
Harmoniza todas as atividades do negcio.

Controlar
- Principais nomes: Urwick, Gulick e Mooney. Verificar, certificar, corrigir e prevenir.

Funes bsicas da empresa


POCCC: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

14 Princpios Gerais da Administrao - Fayol


Diviso do Trabalho Autoridade e Responsabilidade Centralizao Cadeia Escalar Ordem Equidade Estabilidade de Pessoal Iniciativa Esprito de Equipe

Funes Administrativas

Disciplina Unidade de Comando Unidade de Direo

Funes tcnicas

Funes comerciais

Funes financeiras

Funes de segurana

Funes contbeis

Subordinao dos interesses individuais aos gerais Remunerao do Pessoal

Crticas Administrao Clssica


Abordagem simplificada da organizao formal. Ausncia de trabalhos experimentais e embasamento cientfico. Extremo racionalismo na concepo da Administrao. Teoria da mquina, Escola pragmtica ou Universalista. Abordagem incompleta da organizao.

Questes
04. Caso d nfase estrutura, o administrador se pautar nos pressupostos da teoria clssica, que teve Henry Fayol como um de seus representantes. 05. A teoria clssica da administrao, desenvolvida por Fayol, voltada necessidade de humanizao do trabalho e de democratizao da administrao. 06. Henry Fayol e seus seguidores criaram, com suas propostas, a teoria cientfica da administrao. 07. Fayol e seus seguidores discordam da superviso funcional por

Abordagem de sistema fechado.

considerarem uma negao ao princpio da unidade de comando.

Teoria Burocrtica - Weber


Objetivo Garantir a mxima eficincia atravs da racionalidade, da padronizao, da formalizao e profissionalizao.

Caractersticas da Burocracia
Carter legal das normas e regulamentos; Formalizao das comunicaes; Racionalidade e diviso do trabalho;

Aspectos principais: - Racionalidade e diviso do trabalho; - Uniformidade de procedimentos; - Carter legal das normas; - Impessoalidade; - Principais nomes: Merton, Etzioni, Hall, Selznick e Gouldner.

Impessoalidade nas relaes; Hierarquia de autoridade; Rotinas e procedimentos padronizados; Competncia tcnica e meritocracia; Profissionalizao dos participantes; Completa previsibilidade do funcionamento.

Vantagens da Burocracia para Weber


Racionalidade em relao ao alcance dos objetivos. Preciso na definio do cargo e na operao. Rapidez nas decises pois cada um sabe o que deve ser feito e as ordens fluem atravs de canais preestabelecidos. Uniformidade de interpretao garantida pela regulamentao interpreta especfica e escrita. Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a reduo de custos e erros.

Vantagens da Burocracia para Weber


Continuidade de organizao por meio da substituio do organiza pessoal afastado e da seleo pela capacidade tcnica. Reduo do atrito entre as pessoas, pois os limites so Redu pessoas claros e detalhados. Constncia, pois os mesmos tipos de deciso devem ser Constncia tomados nas mesmas circunstncias. Confiabilidade, pois o negcio conduzido atravs de regras Confiabilidade conhecidas. Benefcios para o pessoal, pois prevalece a ordenao, o Benef pessoal treinamento, a especializao e a valorizao do mrito.

Disfunes da Burocracia
Internalizao das regras e apego aos regulamentos. Excesso de formalismo e de papelrio.

Crticas Teoria Burocrtica


Excessivo racionalismo. Mecanicismo e limitaes da Teoria da Mquina.

Resistncia s mudanas. Conservantismo e inflexibilidade. Despersonalizao do relacionamento. Superconformidade s rotinas e aos procedimentos. Exibio de sinais de autoridade. Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o pblico Abordagem de sistema fechado. Desconsiderao da organizao informal. Viso distorcida dos conflitos.

Questes
08. As burocracias foram estabelecidas para oferecer o meio mais eficiente de obteno do trabalho concludo. 09. Em uma organizao formal, a impessoalidade resulta da aplicao uniforme e imparcial de procedimentos e regras.

Teoria das Relaes Humanas - Mayo


Objetivo Proporcionar maior eficincia e eficcia nas organizaes por meio da melhoria das relaes humanas no trabalho.

Origem:
10. A Weber prope que uma das principais vantagens da burocracia consiste em conferir rapidez tomada de decises.

- Necessidade de humanizar e democratizar a Administrao; - Desenvolvimento das cincias humanas, principalmente, a psicologia;

11. Para Weber, as principais caractersticas da burocracia so: carter legal das normas, ausncia de hierarquia e excesso de papelrio.

- Concluses da Experincia de Hawthorne.

Experincia de Hawthorne
Experincia na Fbrica da Western Eletric Company, no bairro de Hawthorne. Coordenada por Elton Mayo. O objetivo inicial era avaliar e relao entre iluminao e produtividade.

Experincia de Hawthorne
1 Fase Os estudos da iluminao
- Nvel de iluminao x produtividade. - No conseguiram provar relao direta entre as variveis. - Existncia do fator psicolgico.

2 Fase Sala de montagem de rels


- Efeitos das pausas de descanso e da fadiga sobre a

Realizada em 4 etapas (fases). Os resultados da experincia eram prejudicados por variveis de natureza psicolgica.

produtividade do empregado. - A forma de superviso, um ambiente amistoso, as boas relaes intergrupais e o trabalho em equipe influenciam na produtividade.

Experincia de Hawthorne
3 Fase Programa de entrevistas
- Entrevistas para conhecer atitudes, sentimentos, opinies e sugestes. - O programa foi bem recebido entre os funcionrios e os resultados se mostraram animadores.

Experincia de Hawthorne
Concluses da Experincia:
- Nvel de produo resultante da integrao social; - Comportamento social dos empregados; - Recompensas e sanes sociais; - Grupos informais; - Relaes Humanas; - A importncia do contedo do cargo;

4 Fase Sala de montagem de terminais


- Visava analisar a organizao informal dos operrios. - Uniformidade de sentimento, solidariedade grupal e sanes sociais.

- nfase nos aspectos emocionais.

Decorrncia da Teoria das Relaes Humanas

Questes
12. Uma das concluses obtidas na teoria das relaes humanas, por intermdio da experincia de Hawthorne, que o nvel de produo

Influncia da Motivao Humana; A importncia da liderana;

dos funcionrios influenciado por sua capacidade fsica ou fisiolgica

13. A experincia de Hawthorne corroborou a ideia clssica de

A valorizao da comunicao; A organizao informal; A dinmica de grupo.

que o volume de produo gerado por um operrio dependia, principalmente, de habilidade ou de inteligncia.

14. A escola ou teoria das relaes humanas foi um marco na administrao, ao enfatizar que os aspectos organizacionais mais importantes se concentravam no homem e no seu grupo social.

You might also like