You are on page 1of 17

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS E SUA COMPETNCIA RELACIONADA S DEMANDAS INDIVIDUAIS Bruno Smolarek Dias1 Alexandre Magno Augusto

Moreira2

RESUMO
O presente trabalho adota como referente uma anlise dos tratados internacionais de nvel mundial (Organizao das Naes Unidas) e regional (Organizao dos Estados Americanos) no que tange aos Direitos Humanos de carter Econmico, Social e Cultural. Tendo como objetivo verificar a competncia do sistema regional interamericano, composto pela Comisso Interamericana de Direitos Humanos e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, para a soluo de litgios com estas caractersticas quando demandados por indivduos. O presente trabalho se justifica na crescente necessidade de plena efetivao dos Direitos Humanos Sociais, dadas as desigualdades scio-econmicas experienciadas em nosso continente e a unicidade afirmada pelos Direitos Humanos na sua consecuo e evoluo.

PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos; Cortes Internacionais; Aplicabilidade.

1 INTRODUO

Com este artigo pretende-se analisar os tratados internacionais da ONU no que tange aos Direitos Sociais, Econmicos e Culturais, bem como os tratados constitutivos do sistema regional interamericano e da corte de Direitos Humanos, para verificar qual o alcance dado pelos tratados da organizao para efetivar os direitos destes povos atravs de demandas individuais.

Doutorando em Cincias Jurdicas pela Universidade do Vale do Itaja SC; Mestre em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran PUC-PR; Especialista em Docncia no Ensino Superior pela Unio PanAmericana de Ensino PR; Docente de Direito Constitucional do Curso de Graduao em Direito da Universidade Paranaense UNIPAR Unidade Universitria Francisco Beltro; Coordenador do Curso de Graduao em Direito da Universidade Paranaense UNIPAR Unidade Universitria Francisco Beltro e da Ps-Graduao Lato Sensu em Direito Processual Civil da Universidade Paranaense UNIPAR Unidade Universitria Francisco Beltro 2 Mestre em Direito Processual Civil e Cidadania pela UNIPAR Universidade Paranaense, Unidade Universitria Umuarama-Pr; Professor da UNIPAR Universidade Paranaense, Unidade Universitria VII, Francisco Beltro-Pr.

Optou-se pela escolha do sistema interamericano, devido ao carter internacionalista que se pretende dar ao trabalho e a proximidade a realidade encontrada no cotidiano brasileiro. O artigo foi produzido atravs do mtodo indutivo, no qual as formulaes individualizadas foram trazidas na busca de obter-se uma percepo do panorama generalista. Os dados foram retirados de livros e de documentos oficiais produzidos pela Organizao das Naes Unidas (ONU) e da Organizao dos Estados Americanos (OEA).

2 DIREITOS HUMANOS

Inicia-se com o conceito de Direitos Humanos, conceito que, apesar de novo como ramo independente do direito (se comparado com os j tradicionais ramos de Direito Civil e de Direito Penal), tem uma longa caminhada atravs da histria da sociedade humana3. Os Direitos Humanos remontam ao final da Segunda Guerra Mundial e a aurora de um novo tempo com o fim do absolutismo da Teoria Pura do Direito. Segundo o professor Dalmo de Abreu Dallari (2004), os Direitos Humanos seriam os direitos que so intrinsecamente necessrios para a vida, o seu desenvolvimento e fruio, se tornando assim pessoas teis humanidade. Assim sendo, o professor conceitua os direitos humanos como requisitos fundamentais para uma convivncia humana, sendo eles indispensveis em tal convvio social. Segundo

Sobre o incio dos Direitos Humanos como ramo independente da cincia jurdica: Esta concepo fruto do movimento de internacionalizao dos direitos humanos, que constitui um movimento extremamente recente na histria, surgindo, a partir do ps-guerra, como resposta s atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo. Apresentando o Estado como o grande violador de direitos humanos, a era Hitler foi marcada pela lgica da destruio e da descartabilidade da pessoa humana, que resultou no envio de 18 milhes de pessoas a campos de concentrao, com a morte de 11 milhes, sendo 6 milhes de judeus, alm de comunistas, homossexuais, ciganos,... O legado do nazismo foi condicionar a titularidade de direitos, ou seja, a condio de sujeito de direitos, pertinncia a determinada raa a raa pura ariana. No dizer de Ignacy Sachs, o sculo XX foi marcado por duas guerras mundiais e pelo horror absoluto do genocdio concebido como projeto poltico e industrial. neste cenrio que se desenha o esforo de reconstruo dos direitos humanos, como paradigma e referencial tico a orientar a ordem internacional contempornea. Se a 2 Guerra significou a ruptura com os direitos humanos, o Ps-Guerra deveria significar a sua reconstruo. Neste sentido, em 10 de dezembro de 1948, aprovada a Declarao Universal dos Direitos Humanos, como marco maior do processo de reconstruo dos direitos humanos. Introduz ela a concepo contempornea de direitos humanos, caracterizada pela universalidade e indivisibilidade destes direitos (PIOVESAN, Flvia. Aes afirmativas da perspectiva dos Direitos Humanos. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 43-55, abr. 2005. p. 2).

concepo de Flvia Piovesan, os mesmos direitos so fruto de conquistas histricas, e surgem de acordo com a necessidade de determinada sociedade em determin-los:

[...] na condio de reivindicaes morais, os Direitos Humanos nascem quando devem e podem nascer. Como reala Norberto Bobbio, os Direitos Humanos no nascem todos de uma vez, nem de uma vez por todas. Para Hannah Arendt, os Direitos Humanos no so um dado, mas um construdo, uma inveno humana, em constante processo de construo e reconstruo. Refletem um construdo axiolgico, a partir de um espao simblico de luta e ao social (PIOVESAN, 2006. p. 7-8).

Ainda segundo o professor Dallari (2004), correspondem a necessidades essenciais da pessoa humana, sendo estas to basilares que so comuns a todos os seres humanos da Terra, em sua vida, desenvolvimento e dignidade. Existem algumas formas de Direito que tm por pressuposto sua falta de tipicidade especfica: por se tratarem de direitos mais amplos, passveis de uma maior flexibilidade, adaptam-se condutas dirias a eles. Nesta classe de direitos, incluem-se os Direitos Humanos, permeados de conceitos amplos, tais como: a dignidade humana; o trabalho justo; a garantia de sade para todos os povos4. Essa gama de direitos considerada como basilar da sociedade de direito em que vive o homem contemporneo, sendo esta gama de direitos permeada de princpios bsicos do prprio Direito5. To bsicos so os Direitos Humanos, que devem ser respeitados pelo prprio Estado na consecuo de seus afazeres e no planejamento de suas aes. O respeito aos direitos fundamentais, notadamente pelas autoridades pblicas, pilastra-mestra na construo de um verdadeiro Estado democrtico de direito (PEIXOTO, 2007, p. 2). Os Direitos Humanos fluem pela histria das sociedades humanas: desde os gregos (que delinearam a democracia, apesar de seletiva); pelas premissas apresentadas pela Revoluo Francesa; pela Revoluo Bolchevique, at o final da Guerra Fria.

A noo de direitos inerentes pessoa humana encontra expresso, ao longo da histria, em regies e pocas distintas. A formulao jurdica desta noo, no plano internacional, , no entanto, historicamente recente, articulando-se nos ltimos cinqenta anos, mormente a partir da adoo da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948. As razes do que hoje entendemos por proteo internacional dos direitos humanos remontam, contudo, a movimentos sociais polticos, correntes

4 5

PIOVESAN, Flvia. Direitos Humanos e o direito constitucional internacional. 8. ed. rev. amp. atual. So Paulo: Saraiva. 2007. LAFER, Celso. Comrcio, desarmamento, direitos humanos: reflexes sobre uma experincia diplomtica. So Paulo: Paz e Terra, 1996.

filosficas, e doutrinas jurdicas distintos, que floresceram ao longo de vrios sculos em diferentes regies do mundo (CANADO TRINDADE, 1997, P. 17).

Tais Direitos Humanos tiveram, entretanto, maior visibilidade no perodo ps-Segunda Guerra Mundial6, com a Declarao Universal dos Direitos Humanos7, que mais tarde foi complementada pelas cartas internacionais de direitos civis e polticos, e direitos econmicos, sociais, culturais e ambientais8.

Neste sentido, cabe destacar que at 2003 o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos contava com 149 Estados-partes, o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais contava com 146 Estados-partes, a Conveno contra a Tortura contava com 132 Estados-partes, a Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial contava com 167 Estados-partes, a Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra a Mulher contava com 170 Estados-partes, e a Conveno sobre os Direitos da Criana apresentava a mais ampla adeso, com 191 Estados-partes. O elevado nmero de Estados-partes desses tratados simboliza o grau de consenso internacional a respeito de temas centrais voltados aos direitos humanos (PIOVESAN, 2005. p. 45).

Estes Direitos buscam uma melhor condio de vida para todos aqueles que se encontram neste planeta, porm, por ter tal pretenso, pode sofrer a problemtica da universalizao de pontos de vista, ocultando as regionalidades e peculiaridades das mais diversas culturas9.

COMPARATO, Fbio Konder. Afirmao histrica dos Direitos Humanos. 2. ed. rev. amp. So Paulo: Saraiva. 2001. 7 Nas palavras de Flvia Piovesan, A Declarao Universal dos Direitos Humanos foi adotada em 10 de dezembro de 1948, pela aprovao unnime de 48 Estados, com 8 abstenes. A inexistncia de qualquer questionamento ou reserva feita pelos Estados aos princpios da Declarao, bem como de qualquer voto contrrio s suas disposies, confere Declarao Universal o significado de um cdigo e plataforma comum de ao. A Declarao consolida a afirmao de uma tica universal ao consagrar um consenso sobre valores de cunho universal a serem seguidos pelos Estados. Ao tratar do alcance universal da Declarao de 1948, observa Ren Cassin: Seja-me permitido, antes de concluir, resumir as caractersticas da Declarao, elaborada a partir de nossos debates no perodo de 1947 a 1948. Esta Declarao se caracteriza, primeiramente, por sua amplitude. Compreende um conjunto de direitos e faculdades sem as quais um ser humano no pode desenvolver sua personalidade fsica, moral e intelectual. Sua segunda caracterstica a universalidade: aplicvel a todas as pessoas de todos os pases, raas, religies e sexos, seja qual for o regime poltico dos territrios nos quais incide. Ao finalizar os trabalhos, a Assemblia Geral, graas minha proposio, proclamou a Declarao Universal, tendo em vista que, at ento, ao longo dos trabalhos, era denominada Declarao internacional. Ao faz-lo, conscientemente, a comunidade internacional reconheceu que o indivduo membro direto da sociedade humana, na condio de sujeito de direito do Direito das Gentes (PIOVESAN. 2007. op. cit. p. 130). 8 LAFER, Celso. A reconstruo dos direitos humanos: a contribuio de Hannah Arendt. Estudos Avanados, v. 11, n. 30, p. 55-65, May/Aug. 1997. 9 PIOVESAN, Flvia. Social, economic and cultural rights and civil and political rights. Translated by Regina de Barros Carvalho, Jonathan Morris. Sur, v. 1, n. se. P. 0-0. 2006.

2.1 DIREITOS HUMANOS SOCIAIS

Os direitos humanos sociais so os direitos que buscam a igualdade material, ao invs da igualdade formal determinada nas cartas e declaraes de direitos. A igualdade no reduzida a igualdade perante a lei (que como ensina a Flvia Piovesan [2005] teve seu impacto e necessidade na histria do desenvolvimento da sociedade), mas elevada a sua capacidade de diminuio das desigualdades de oportunidade entre os homens na sua capacidade de usufruir da vida em sociedade. Igualdade esta que no aplaine as diferenas, mas as reconhea e cultive, de forma que no se gerem excluses, mas sim incluses sociais. No caso em tela, refere-se a igualdade de cunho socioeconmico. A igualdade de opes, a capacidade de todos, como iguais, de terem acesso educao gratuita e de qualidade; a um servio de sade gratuito e de qualidade; a possibilidade de uma aposentadoria, de uma penso por invalidez (gerada no caso de incapacidade ao trabalho), em que a aposentadoria ou a penso uma nova forma de sustento. Esta dimenso social, fruto das batalhas e movimentos em prol de condies mnimas, do mnimo tico fundamental, no tratar dos homens com as instituies, especialmente as de cunho econmico exploratrio (MARQUES, 2007). Visto que todos foram libertados pela burguesia nos processos revolucionrios, o sistema deixa de ter a fora laboral dos servos, ou escravos, ou plebe, pois todos foram transformados em trabalhadores. O que a princpio poderia parecer como um mau negcio, foi, na verdade, a transformao do sistema produtivo, pois agora, como trabalhadores, detentores de direitos e de garantias e com a possibilidade de acumular capital, eles se transformaram em consumidores em potencial dos produtos manufaturados pela Revoluo Industrial10. O sistema de consumo estava em crescente queda, pois aqueles que tinham capacidade econmica para o consumo diminuam, pois somente os nobres (cada vez mais escassos com o sistema de concentrao de capital e de governo na mo do monarca absolutista) e o clero tinham a capacidade econmica, alm, claro, da prpria burguesia para consumir seus produtos.

10

De fato, a Revoluo Industrial foi o principal fator do surgimento e expanso das diferenas entre as classes dos fabricantes capitalistas e dos operrios fabris, modificao que se realiza cada vez mais rapidamente, medida que a produo deixa de se basear em apropriao social, para passar a apropriao capitalista, contradio esta que encerra em germn, todo el conflicto de los tiempos actuales, o que justifica o estudo da Revoluo Industrial como mvel dos direitos dessa gerao (MARQUES, 2007. p. 74).

Esta era uma relao entrpica fadada transformao, no entanto, ao dar amplos poderes ao contrato para a regncia de todos os negcios civis, inclusas as relaes de trabalho, o Estado abre espao, devido a sua inao, para a opresso do capital. A alterao social deste modelo de produo ocorre a partir da mudana nos processos de fabricao dos produtos. Dessa forma, o Estado deve gerar capacitao e fundamentao terica para a interveno. Os direitos da segunda gerao traduzem-se como necessidades histricas perpetradas pelos movimentos populares, devido aos conflitos surgidos entre capital e trabalho no desenvolvimento das primeiras revolues industriais (MARQUES, 2007. p. 70).

Na concepo de direitos da segunda gerao, a industrializao apresenta um quadro alarmante de diferencial social. De um lado, os detentores do capital que, a todo custo (e so estas as regras do jogo capitalista), buscam o mximo da lucratividade, contratando proletariados por mseros tostes a hora trabalhada, e, de outro, o trabalhador, que perdia o acesso aos instrumentos e meios de produo, oferecendo to-somente sua fora de trabalho, diferencial dependente da interveno reavivada do Estado (MARQUES, 2007. p. 73).

Assim, a populao se v compelida a exigir os direitos que passam a chamar-se de direitos sociais. A efetividade, a aplicabilidade e a concretizao de qualquer Direito exigem conduta estatal. Demanda-se do Estado que ele passe ento a intervir na vida econmico-social, em ao contrria do que ele tinha sido criado para fazer, pois o Estado em questo consiste no mesmo Estado que regia a sociedade liberal, sem interveno.

A afirmao dos direitos sociais derivou da constatao da fragilidade dos direitos liberais, quando o homem, a favor do qual se proclamam liberdades, no satisfez ainda necessidades primrias: alimentar-se, vestir-se, morar, ter condies de sade, ter segurana diante da doena, da velhice, do desemprego e de outros percalos da vida (HERKENHOFF, 1994. p. 59).

Pede-se que o mesmo Estado, devido incapacidade da sociedade de prover as necessidades primrias para todos: regule a economia, garanta empregos, regule e preste os servios considerados de necessidade bsica (como sade, educao, dentre outros.

A segunda gerao de direitos humanos representa a modificao do papel do estado, exigindo-lhe um vigoroso papel ativo, alm do mero fiscal das regras jurdicas. Esse papel ativo, embora necessrio para proteger os direitos de primeira gerao, era visto anteriormente com desconfiana, por ser considerado uma ameaa aos direitos do indivduo. Contudo, sob a influncia das doutrinas socialistas,

constatou-se que a insero formal de liberdade e igualdade em declaraes de direitos no garantiam a sua efetiva concretizao, o que gerou movimentos sociais de reivindicao de uma (sic) papel ativo do Estado para realizar aquilo que Celso Lafer denominou direito de participar do bem-estar social (RAMOS, 2005. p. 84).

A demanda social agora era permeada pela interveno estatal, e o Estado respondia que a aplicabilidade imediata seria impossvel devido grandeza da tarefa a ser cumprida.

Pressupunha-se, na poca, que enquanto os direitos civis e polticos eram suscetveis de aplicao imediata, requerendo obrigaes de absteno por parte do Estado, os direitos econmicos, sociais e culturais eram passveis de aplicao apenas progressiva, requerendo obrigaes positivas (atuao) do Estado. Mas j naquela poca se podia constatar que tal dicotomia no se revestia de carter absoluto, porquanto o Pacto de Direitos Civis e Polticos tambm prev a possibilidade de uma realizao progressiva de certos direitos, e o Pacto de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais contm dispositivos suscetveis de aplicao a curto prazo; assim, os confins entre as duas categorias de direitos nem sempre so claros, e talvez a distino seja antes uma questo de gradao ou de nfase, voltada s obrigaes gerais que vinculam os Estados Partes (CANADO TRINDADE, 1997. p. 354).

Inicia-se o discurso social da cidadania, tendo como norte o alemo Karl Marx e o russo Lnin, e a primazia da igualdade perante a liberdade, pois, apesar de todos serem igualmente livres perante o Estado, o povo no era realmente igual, devido falta de condies econmicas. Do primado da liberdade se transita ao primado do valor da igualdade. O Estado passa a ser visto como agente de processos transformadores, e o direito absteno do Estado, nesse sentido, converte-se em direito atuao estatal, com a emergncia dos direitos prestao social (PIOVESAN, 2007. p. 133). Segundo o professor Comparato, esta segunda gerao de Direitos Humanos o melhor legado humanidade deixado pelo movimento socialista11.

Cabe salientar que, tal qual os direitos da primeira gerao (ou dimenso), os direitos sociais so tambm titularizados pelo indivduo contra o Estado. Nesse momento, so reconhecidos os chamados direitos sociais, como o direito sade, educao, previdncia social, habitao, entre outros, que demandam prestaes positivas do Estado para seu atendimento e so denominados direitos de igualdade por garantirem, justamente s camadas mais miserveis da sociedade, a concretizao das liberdades abstratas reconhecidas nas primeiras declaraes de direitos (RAMOS, 2005. p. 85).

Os direitos sociais foram altamente influentes devido a dois processos que afetaram o mundo: o primeiro com o advento da Primeira Guerra Mundial, em que os pases europeus,

11

COMPARATO, op. cit.

em constante destruio e desmantelamento dos sistemas produtivos bsicos, passam a exigir a implementao de tal realidade, ou seja, da materialidade da igualdade prevista nos documentos formais; o segundo momento, inserido no contexto da guerra, no entanto, diverso dela, a Revoluo Bolchevique, ou Revoluo Russa, ocorrida na Rssia monrquica, que passa a se tornar um Estado de orientao socialista, dividindo o mundo em dois blocos.

A dimenso social do constitucionalismo, a afirmao da necessidade de satisfazer os direitos econmicos, ao lado dos direitos de liberdade, a outorga ao Estado da responsabilidade de prover essas aspiraes fato histrico do sculo XX.[...] A Revoluo Mexicana, da mais alta importncia no pensamento poltico contemporneo, conduz Constituio de 1917. Esta proclama, com pioneirismo na face do Globo, os direitos do trabalhador. [...] O Mxico tenta realizar uma reforma agrria, atravs da luta dos camponeses e com apoio de brilhantes intelectuais como J. M. Morelos, um pioneiro do agrarianismo. [...] A Revoluo Russa leva declarao dos direitos do povo, dos trabalhadores e dos explorados (1918). [...] A Constituio de Weimar (1917) tenta o acrscimo dos princpios da democracia social, que ento se impunha pelas franquias liberais do sculo anterior (HERKENHOFF, 1994. p. 58).

A geopoltica mundial passa a ser orientada em dois sistemas, o neoliberal (pois inclusive os Estados capitalistas tiveram de rever parte de seus dogmas), e o socialista/comunista (criado a partir da tentativa de implementao de tais direitos sociais).

2.2 PROTEO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS NA ONU

A Organizao das Naes Unidas ONU um rgo mundial com a prerrogativa de evitar conflitos armados no mundo ps-Segunda Guerra Mundial. Criada com o objetivo de manter esta paz atravs de 3 pilares bsicos, de acordo com a sua prpria Carta Constitutiva, os Direitos Humanos, as Liberdades Fundamentais e o Desenvolvimento dos Estados. Tendo em vista os Direitos Humanos como pilares bsicos da Organizao, foi produzida em 1948 uma Declarao Universal dos Direitos Humanos, que teria como fundamento instituir direitos cuja titularidade dependeria, nica e exclusivamente, do fato de ser humano, da condio de pessoa fsica. Fato interessante que esta mesma Declarao tem como premissa a universalidade, ou seja, ela deve ser vlida para todos os seres humanos independentemente de onde se encontrem, ou sob qual cidadania.

Com vistas ao objetivo do presente artigo que o conjunto dos Direitos Sociais, a Declarao nos traz em seu artigo XXII que:

Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito segurana social, realizao pelo esforo nacional, pela cooperao internacional e de acordo com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade (ONU, 1948).

Cabe ainda ressaltar o estabelecido no artigo XXV:

Todo ser humano tem direito a um padro de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua famlia, sade e bem-estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistncia em circunstncias fora de seu controle (ONU, 1948).

Assim sendo, confirma-se que a Organizao das Naes Unidas prev que seus Estados-membros, tenham condies de oferecer um mnimo de dignidade a seus governados, sem dvidas de que a realizao prevista, como declarado no artigo XXVIII, de plena realizao. Alm da Declarao Universal possui a ONU o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, no qual o prprio prembulo em seus consideranda, professa a real caracterstica destes direitos.

Reconhecendo que esses direitos decorrem da dignidade inerente pessoa humana. Reconhecendo que, em conformidade com a Declarao Universal dos Direitos Humanos, o ideal do ser humano livre, liberto do temor e da misria, no pode ser realizado a menos que se criem condies que permitam a cada um gozar de seus direitos econmicos, sociais e culturais, assim como de seus direitos civis e polticos (ONU, 1966).

Neste Pacto encontram-se determinados vrios dos Direitos Sociais, citando-se como exemplo o direito ao trabalho (artigo 6 e 7); previdncia social (artigo 9); a proteo especial famlia, maternidade e s crianas (artigo 10); sade fsica e mental (artigo 12); educao (artigo 13); e cultura (artigo 15) dentre outros. Segundo o Prof. Valrio de Oliveira Mazzuoli (2007. p. 722), Assim como o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos, a finalidade principal do Pacto sobre Direitos Econmicos, Sociais e Culturais foi a de dar juridicidade aos preceitos da Declarao Universal de 1948, notadamente sua segunda parte.

ORGANIZAO DOS ESTADOS AMERICANOS

A Organizao dos Estados Americanos (OEA) uma organizao internacional criada pelos Estados do Continente americano a fim de conseguir uma ordem de paz e de justia, promover sua solidariedade e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independncia12. A Carta da OEA foi aprovada pela Nona Conferncia Internacional Americana, realizada em Bogot no incio de 1948. Ela foi reformada em 1967 pela Terceira Conferncia Interamericana Extraordinria, realizada em Buenos Aires e em 1985, mediante o Protocolo de Cartagena das ndias, assinado no Dcimo Quarto Perodo Extraordinrio de Sesses da Assemblia Geral. O Protocolo de Washington (1992) introduziu modificaes adicionais, que dispem que um dos propsitos fundamentais da OEA promover, mediante a ao cooperativa, o desenvolvimento econmico, social e cultural dos Estados membros e ajudar a erradicar a pobreza extrema no Hemisfrio. Como se pode verificar pela estrutura da prpria organizao, foi criada e reformulada com vistas promoo da busca pelos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, a fim de concretizar os ideais dispostos nela e na prpria Carta da Naes Unidas. Segundo a Prof. Flvia Piovesan (2006a, p. 85-6),

A anlise do sistema interamericano de proteo dos direitos humanos demanda seja considerado o seu contexto histrico, bem como as peculiaridades regionais. Tratase de uma regio marcada por elevado grau de excluso e desigualdade social, ao qual se somam democracias em fase de consolidao. A regio ainda convive com as reminiscncias do legado dos regimes autoritrios ditatoriais, com uma cultura de violncia e de impunidade, com a baixa densidade de Estados de Direito e com a precria tradio de respeito aos direitos humanos no mbito domstico. [...] Ao longo dos regimes ditatoriais que assolaram os Estados da regio, os mais bsicos direitos e liberdades foram violados, sob as marcas das execues sumrias; dos desaparecimentos forados; das torturas sistemticas; das prises ilegais e arbitrrias; da perseguio poltico-ideolgica; e da abolio das liberdades de expresso, reunio e associao. Nas lies de Guilhermo ODonnel: til conceber o processo de democratizao como um processo que implica em duas transies. A primeira a transio do regime autoritrio anterior para a instalao de um Governo democrtico. A segunda transio deste Governo para a consolidao democrtica ou, em outras palavras, para a efetiva vigncia do regime democrtico. Nesse sentido, sustenta-se que, embora a primeira etapa do processo de democratizao j tenha sido alcanada na regio a transio do regime

12

ORGANIZAO DOS ESTADOS AMERICANOS OEA. Carta da Organizao dos Estados Americanos. Protocolo de Bogot , 1948.

autoritrio para a instalao da democracia , a segunda etapa desse processo, ou seja, a efetiva consolidao do regime democrtico ainda est em curso.

De forma que, a estrutura tem razo de ser, pois o continente/regio efetivamente precisa de um sistema que d suporte sua necessidade de efetividade dos Direitos Humanos.

3.1 COMISSO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

Segundo Valrio de Oliveira Mazzuoli, a origem da Comisso Interamericana de Direitos Humanos uma resoluo e no um tratado. Trata-se da Resoluo VIII da V Reunio de Consulta dos Ministros das Relaes Exteriores, ocorrida em Santiago (Chile) e, 1959 (2007. p. 727). Disposta j na Carta da OEA, a Comisso tambm prevista pela reunio da Conferncia Especializada Interamericana sobre Direitos Humanos, realizada em San Jos de Costa Rica, em 22 de Novembro de 1969, que formulou e adotou a Conveno Americana de Direitos Humanos.

Uma das principais competncias da Comisso , seguramente, a de examinar as comunicaes de indivduos ou grupos de indivduos, ou ainda entidade no governamental, atinentes a violaes de direitos humanos constantes na Conveno Americana, por Estado que dela seja parte. Assim, os indivduos, apesar de no terem acesso direto Corte, tambm podem dar incio ao procedimento de processamento internacional do estado com a apresentao de petio Comisso (MAZZUOLI, 2007. p. 728).

A competncia da Comisso Interamericana de Direitos Humanos vinculativa ao aceite da Conveno, pois o aceite de uma implica no aceite automtico e obrigatrio da outra. Com relao ao procedimento imperativo constar que como a maioria dos procedimentos judiciosos existem pr-requisitos para a admisso de uma petio. Sendo o primeiro o prvio esgotamento dos recursos internos salvo no caso de injustificada demora processual, ou no caso de a legislao domstica no prover o devido processo legal. O segundo requisito a inexistncia de litispendncia internacional. No mbito procedimental, ao receber uma petio, a Comisso Interamericana inicialmente procede na tentativa de um acordo entre as partes, buscando, desta forma, servir

de filtro aos procedimentos judiciais. Em no sendo possvel este acordo, passa ento a encaminhar os procedimentos corte para que os julgue. Um dos assuntos mais noticiados sobre o sistema interamericano de proteo aos Direitos Humanos a sua permeabilidade aos procedimentos de indivduos.

Em linhas gerais, e desprezados os tpicos secundrios de sua pauta de competncias, a Comisso atua como instncia preliminar jurisdio da Corte. amplo seu poder para requisitar informaes e formular recomendaes aos governos dos Estados pactuantes. O verdadeiro ofcio pr-jurisdicional da Comisso se pode instaurar, contra um Estado-parte, por denncia ou queixa atinente violao de regra expressa na rea substantiva do Pacto formulada por (a) qualquer pessoa ou grupo de pessoas, (b) por entidade no-governamental em funcionamento regular, e (c) por outro Estado-parte; neste caso, porm, sob a condio de que o Estado denunciado haja reconhecido a competncia da Comisso para equacionar essa forma original de confronto, com ou sem exigncia de reciprocidade. [...] A Corte no acessvel a pessoas ou a instituies privadas. Exauridas, sem sucesso, as potencialidades da Comisso, pode esta transferir o caso ao conhecimento do colgio judicirio (MAZZUOLI, 2007. p. 223).

Assim sendo, reconhece-se a permeabilidade aos procedimentos individuais e coletivos, que na inexistncia de acordo passaro Corte atravs da chancela da Comisso.

3.2 CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

A Corte Interamericana de Direitos Humanos tem sua sede em San Jos de Costa Rica e fruto da Conveno Interamericana de Direitos Humanos citada anteriormente.

A Conveno Americana estabelece dois rgos para assegurar sua implementao: A Comisso Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Cada um desses rgos consiste em sete experts, eleitos a ttulo individual e no como representantes dos Estados respectivos (Buergenthal apud PIOVESAN, 2006a. p. 98).

O compromisso acima descrito tem suas bases fundantes no princpio da imparcialidade os juzes, de forma que, os julgamentos emitidos pelo rgo so independentes da poltica externa de cada uma das naes, e sendo embasado pelo Direito. Cabe a corte a funo tanto consultiva, sobre os tratados de Direitos Humanos, ou contenciosa.

No plano contencioso, como j dito, a competncia da Corte para o julgamento de casos , por sua vez, limitada aos Estados-partes da Conveno que reconheam tal jurisdio expressamente, nos termos do artigo 62 da Conveno. Compartilha-se da viso de Canado Trindade, segundo o qual esse dispositivo constitui um Anacronismo histrico, que deve ser superado a fim de que se consagre o automatismo da jurisdio obrigatria da Corte perante todos os Estados-partes da Conveno. Isto , todo Estado-parte da Conveno passaria a reconhecer como obrigatria, de pleno direito e sem conveno especial, integralmente e sem restrio alguma, a competncia da Corte em todos os casos relativos interpretao e aplicao da Conveno. Ainda nas lies de Canado Trindade: Sob as clusulas da jurisdio obrigatria e do direito de petio individual se ergue todo o mecanismo de salvaguarda internacional do ser humano, razo pela qual me permito design-las verdadeiras clusulas ptreas de proteo internacional dos direito da pessoa humana. [...] Em 2001, contudo, a Corte revisou substancialmente as suas Regras de Procedimento para, de forma mais efetiva, assegurar a representao das vtimas perante a Corte. Ainda que indivduos e ONGs no tenham acesso direto Corte, se a Comisso Interamericana submeter o caso a esta, as vtimas, seus parentes ou representantes podem submeter de forma autnoma seus argumentos, arrazoados e provas perante a Corte (PIOVESAN, 2006a. p. 104).

Apesar dos inmeros avanos obtidos pelo sistema interamericano, considerando-se os processos ditatoriais existentes em grande parte da Amrica durante sua constituio, ainda, devido a um zelo sobre a soberania, a eficcia de suas sentenas no garantido. O artigo 68 da prpria Conveno estabelece que todos os Estados-partes tm o dever de dar cumprimento s decises prolatadas pela Corte.

APLICABILIDADE HUMANOS SOCIAIS

DOS

PROCEDIMENTOS

RELATIVOS

DIREITOS

Para dar maior efetividade aos Direitos Humanos Sociais a Organizao dos Estados Americanos produziu um Protocolo Adicional Conveno Americana de Direitos Humanos em Matria de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, tambm conhecido como protocolo de San Salvador. Este protocolo inicia em seu prembulo demonstrando a unicidade dos Direitos Humanos e sua crise de efetividade.

Considerando a estreita relao que existe entre a vigncia dos direitos econmicos, sociais e culturais e a dos direitos civis e polticos, porquanto as diferentes categorias de direito constituem um todo indissolvel que encontra sua base no reconhecimento da dignidade da pessoa humana, pelo qual exigem tutela e promoo permanente, com o objetivo de conseguir sua vigncia plena, sem que jamais possa justificar-se a violao de uns a pretexto da realizao de outros. [...] Levando em conta que, embora os direitos econmicos, sociais e culturais

fundamentais tenham sido reconhecidos em instrumentos internacionais anteriores, tanto de mbito universal como no regional, muito importante que esses direitos sejam reafirmados, desenvolvidos, aperfeioados e protegidos, a fim de consolidar na Amrica, com base no respeito pleno nos direitos da pessoa, o regime democrtico representativo de governo, bem como os direitos de seus povos ao desenvolvimento, livre determinao e a dispor livremente de suas riquezas e recursos naturais (OEA, 1988).

Para dar efetividade ao cumprimento da Conveno Americana de Direitos Humanos, o protocolo determina em seus artigos 1 e 2 que os Estados Partes13 devem adotar todas as medidas necessrias, tanto de ordem interna quando internacional para atingir os objetivos da efetividade dos Direitos Humanos Sociais. Apesar de ainda conter a expresso at o mximo dos recursos disponveis e levando em conta seu grau de desenvolvimento, a fim de conseguir, progressivamente e de acordo com a legislao interna, a plena efetividade, expresses estas que reduzem a aplicabilidade dos Direitos supramencionados. O protocolo de maneira interessante trata em seu artigo 4 da no-admisso de restries. no se poder restringir ou limitar qualquer dos direitos reconhecidos ou vigentes num Estado em virtude de sua legislao interna ou de convenes internacionais sob pretexto de que esse Protocolo no os reconhece ou os reconhece em menor grau. Assim, no permitindo a restrio e implementando, por meio de seu artigo 19, a necessidade de apresentar relatrios peridicos sobre as medidas progressivas que esto sendo adotadas para o real acompanhamento da efetividade que se pretende para estes Direitos, dse incio sua proteo, que deveras diminuta. As aes individuais esto presentes na alnea 6 do mesmo artigo 19, mas claramente restritiva da sua possibilidade de ao, pois restringem o acesso Comisso e Corte nos casos de infrao do Direito Educao e Liberdade Sindical, deixando de fora os, fundamentalssimos, Direito Sade, Ambiente Sadio, Alimentao e Trabalho, para citar alguns exemplos do prprio protocolo. Apesar desta situao cabe Comisso avaliar todas estas reas e proceder relatrios anuais Assemblia Geral em casos de descumprimentos e retrocessos no processo de efetivao.

13

Terminologia adotada por este protocolo em detrimento de Estados-partes encontrada em seus congneres.

CONSIDERAES FINAIS

Objetivou-se com este artigo demonstrar que o sistema interamericano possui em sua essncia a possibilidade de soluo dos problemas relativos efetividade dos Direitos Humanos Econmicos, Sociais e Culturais. Apesar da existncia dessa modalidade para a soluo de litgios de ordem social e econmica a sociedade brasileira e americana como um todo faz uso desta prerrogativa mais voltada aos direitos de liberdade, olvidando que tambm possui o Estado a necessidade de auxili-lo nas questes referentes aos direitos de segunda gerao, tambm chamados de positivos. O carter econmico, ou seja, os gastos para a efetividade no isentam o Estado de seu compromisso para com a sua populao, devendo ordenar a sociedade para o pleno desenvolvimento de todos aqueles que a compem. Facilidade encontrada no sistema interamericano a possibilidade de fazer uso dos tratados de nvel mundial e regional para o acesso Comisso de Direitos Humanos, que inclusive aceita o patrocnio de causas de indivduos e de grupos sociais na defesa de seus direitos. A permeabilidade aos indivduos em suas dificuldades jurisdicionais louvvel, e o papel desempenhado pela Comisso como filtro dos processos tambm o , evitando a superlotao de processos nas vias judicirias internacionais. Com o presente artigo demonstrou-se aos leitores que existem alternativas para a soluo de seus problemas, pois na incapacidade de solucion-los na via interna, e persistindo a leso, existe sempre a alternativa internacional.

INTER-AMERICAN COURT OF HUMAN RIGHTS AND ITS COMPETENCE TOWARDS INDIVIDUOUS DEMANDS

ABSTRACT

The present work has as referential the analysis of the international treaties as worldwide level (United Nations) and regional level (Organization of American States) on the matter of Human Rights concerning Economical, Social and Cultural Rights. Objecting to verify the competence of the American system, compound of the Inter-American Commission on Human Rights and the Inter-American Court of Human Rights, as a forum for solving this

kind of matters when demanded by individuals. The present paper is justified in the growing need of Social Human Rights fulfillment, given the differences experienced in our continent and the unity of Human Rights for its effectiveness and applicability. KEY-WORDS: HUMAN RIGHTS; INTERNACIONAL COURTS; APPLICABILITY.

REFERNCIAS

CANADO TRINDADE, Antnio Augusto. Tratado de direitos internacional dos Direitos Humanos. v. I. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1997 COMPARATO, Fbio Konder. Afirmao histrica dos Direitos Humanos. 2. ed. rev. amp. So Paulo: Saraiva. 2001. DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. 2. ed. So Paulo: Moderna. 2004. HERKENHOFF, Joo Baptista. Curso de direitos humanos. v. 1. Guarulhos: Acadmica, 1994, LAFER, Celso. A reconstruo dos direitos humanos: a contribuio de Hannah Arendt. Estudos Avanados, v. 11, n. 30, p. 55-65, May/Aug. 1997. _____. Comrcio, desarmamento, direitos humanos: reflexes sobre uma experincia diplomtica. So Paulo: Paz e Terra, 1996. MARQUES, Luis Eduardo Rodrigues. Geraes de direitos: fragmentos de uma construo dos Direitos Humanos. 2007. Dissertao (Mestrado em Direito) Centro de Direitos Fundamentais e da Cidadania, Universidade Metodista de Piracicaba, So Paulo, 2007. MAZZUOLI, Valrio de Oliveira. Curso de Direito Internacional Pblico. 2. Ed. Ver., atual. E ampl. So Paulo: RT, 2007. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS ONU. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela Resoluo n. 217 A (III) da Assemblia Geral das Naes Unidas, em 10 de dezembro de 1948. _____. Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. Adotado pela Resoluo n. 200-A (XXI) da Assemblia Geral das Naes Unidas, em 16 de Setembro de 1966. ORGANIZAO DOS ESTADOS AMERICANOS OEA. Carta da Organizao dos Estados Americanos. Protocolo de Bogot, 1948. _____. Protocolo adicional Conveno Americana de Direitos Humanos em Matria de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. Adotado e aberto a assinatura pela Assemblia Geral da OEA em 17 de Novembro de 1988, entrando em vigor em 16 de novembro de 1999.

PEIXOTO, Marco Aurlio Ventura. Os direitos fundamentais e o princpio da legalidade: uma compatibilizao possvel. Revista da AGU. Publicao da Advocacia Geral da Unio. 2005. Disponvel em: <http://redeagu.agu.gov.br/UnidadesAGU/CEAGU/revista/Ano_V_dezembro _2005/marco_aurelio_direitos_Fundamentais.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2007. PIOVESAN, Flvia. Aes afirmativas da perspectiva dos Direitos Humanos. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 43-55, abr. 2005. _____. Direitos Humanos e justia internacional. So Paulo: Saraiva. 2006. _____. Social, economic and cultural rights and civil and political rights. Translated by Regina de Barros Carvalho, Jonathan Morris. Sur, v. 1, n. se. P. 0-0. 2006. _____. Direitos Humanos e o direito constitucional internacional. 8. ed. rev. amp. atual. So Paulo: Saraiva. 2007. RAMOS, Andr de Carvalho. Teoria geral dos Direitos Humanos na ordem internacional. Rio de Janeiro: Renovar. 2005 ROCHA, Roslia Carolina Kappel. A eficcia dos direitos sociais e a reserva do possvel. Revista da AGU. Publicao da Advocacia Geral da Unio. 2005. Disponvel em: <http://www.escola.agu.gov.br/revista /Ano_V_novembro_2005/rosalia-eficacia.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2007.

You might also like