You are on page 1of 14

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3

Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 1
AUDINCIAS . ARQUIVAMENTO. CONCILIAO. RESPOSTAS DO RECLAMDO. DEFESA DIRETA E INDIRETA. REVELIA. EXCEES. CONTESTAO. COMPENSAO E RECONVENO

Slide 4
Art. 852-C, CLT As demandas sujeitas a rito sumarssimo sero instrudas e julgadas em audincia nica, sob a direo de juiz presidente ou substituto, que poder ser convocado para atuar simultaneamente com o titular. Na PRTICA: o princpio da concentrao foi mitigado, sendo a audincia dividida em inicial, instruo e julgamento no procedimento ordinrio.

Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 2
1. SENTIDO DE AUDINCIA
Tem origem no verbo latim audire, que significa ouvir.

Slide 5

2 . PRINCPIOS A) CONCENTRAO OU UNICIDADE


na audincia concentram-se os atos de conciliao, defesa, provas e sentena. A CLT previu a audincia como una ou nica, conforme se obseva pelos seguintes artigos:

So dispositivos que fundamentam a mitigao do princpio da concentrao: Art. 765, CLT: Os Juzos e Tribunais do Trabalho tero ampla liberdade na direo do processo e velaro pelo andamento rpido das causas, podendo determinar qualquer diligncia necessria ao esclarecimento delas. Art. 844, CLT: Pargrafo nico - Ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poder o presidente suspender o julgamento, designando nova audincia.

Slide 3
Art. 849, CLT A audincia de julgamento ser contnua; mas, se no for possvel, por motivo de fora maior, conclu-la no mesmo dia, o juiz ou presidente marcar a sua continuao para a primeira desimpedida, independentemente de nova notificao.

Slide 6
Art. 849, CLT: A audincia de julgamento ser contnua; mas, se no for possvel, por motivo de fora maior, conclu-la no mesmo dia, o juiz ou presidente marcar a sua continuao para a primeira desimpedida, independentemente de nova notificao. O art. 453, I, do CPC aplica-se ao Processo do Trabalho? O art. 453,I, do CPC estabelece que:

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 7
Art. 453. A audincia poder ser adiada: I - por conveno das partes, caso em que s ser admissvel uma vez; Il - se no puderem comparecer, por motivo justificado, o perito, as partes, as testemunhas ou os advogados. 1 corrente (majoritria): sim. H compatibilidade com o princpios gerais do PT. 2 corrente: no, pois a CLT contempla todas as hipteses de adiamento.

Slide 10
Art. 770,CLT: Art. 770 - Os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse social, e realizar-se-o nos dias teis das 6 (seis) s 20 (vinte) horas.
Pode haver mitigao do princpio da publicidade por convenincia? Manoel AntnioTeixeira filho entende que sim (posicionamento isolado).

Slide 8
B) PRINCPIO DA PUBLICIDADE est previsto no art. 93, IX, CF:
Todos os julgamentos dos rgos do poder judicirio sero pblicos e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao ao direito intimidade do interessado no prejudique o interesse pblico informao.

Slide 11
C) PRINCPIO INQUISITIVO NA AUDINCIA Art. 765, CLT Os Juzos e Tribunais do Trabalho tero ampla liberdade na direo do processo e velaro pelo andamento rpido das causas, podendo determinar qualquer diligncia necessria ao esclarecimento delas. Art. 816,CLT: O juiz ou presidente manter a ordem nas audincias, podendo mandar retirar do recinto os assistentes que a perturbarem.

Slide 9
o princpio da publicidade no absoluto. So excees: Art. 155, CPC: Os atos processuais so pblicos. Correm, todavia, em segredo de justia os processos: I - em que o exigir o interesse pblico; II - que dizem respeito a casamento, filiao, desquite, separao de corpos, alimentos e guarda de menores. Exemplos: assdio sexual, assdio moral, estabilidade do portador de HIV, etc.

Slide 12
ART. 852-D, CLT:

O juiz dirigir o processo com liberdade para determinar as provas a serem produzidas, considerado o nus probatrio de cada litigante, podendo limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatrias, bem como para apreci-las e dar especial valor s regras de experincia comum ou tcnica.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 13
D) PRINCPIO DA CONCILIAO Art. 764, CLT:
Os dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da Justia do Trabalho sero sempre sujeitos conciliao. 1 - Para os efeitos deste artigo, os juzes e Tribunais do Trabalho empregaro sempre os seus bons ofcios e persuaso no sentido de uma soluo conciliatria dos conflitos.

Slide 16

E) PRINCPIO DA IMEDIATIDADE aproxima o juiz das provas;

CPC:
Art. 342. O juiz pode, de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa. Art. 440. O juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato, que interesse deciso da causa.

Slide 14
Audincia: Art. 846, CLT. Aberta a audincia, o juiz ou
presidente propor a conciliao. Art. 850,CLT. Terminada a instruo, podero as partes aduzir razes finais, em prazo no excedente de 10 (dez) minutos para cada uma. Em seguida, o juiz ou presidente renovar a proposta de conciliao, e no se realizando esta, ser proferida a deciso.

Slide 17
Art. 446, II. Compete ao juiz em especial: II proceder direta e pessoalmente colheita das provas; CLT: Art. 820. As partes e testemunhas sero inquiridas pelo juiz ou presidente, podendo ser reinquiridas, por seu intermdio, a requerimento dos vogais, das partes, seus representantes ou advogados.

Slide 15
P. Sumarssimo:

Slide 18
Art. 852-E. Aberta a sesso, o juiz
esclarecer as partes presentes sobre as vantagens da conciliao e usar os meios adequados de persuaso para a soluo conciliatria do litgio, em qualquer fase da audincia. O juiz pode ser recusar a homologar acordo? Sim (smula 418, TST)

2. CONSIDERAES GERAIS Designao da Audincia:


Art. 841, CLT: entre a data do recebimento da notificao e o dia da audincia deve decorrer no mnimo 5 dias. Local: Regra: sede do juzo; Exceo: Art 813, 1 . Em casos especiais,
poder ser designado outro local para a realizao das audincias, mediante edital afixado na sede do Juzo ou Tribunal, com a antecedncia mnima de 24 (vinte e quatro) horas.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 19
Horrio: Art. 813, CLT: 8h s 18h, com durao mxima de 5 horas, salvo em caso de matria urgente. Tolerncia para o atraso: Juiz: art. 815, , CLT. Se, at 15 (quinze) minutos aps a hora marcada, o juiz ou presidente no houver comparecido, os presentes podero retirar-se, devendo o ocorrido constar do livro de registro das audincias. Partes: H duas correntes:

Slide 22
O art. 7, XX estabelece que direito do advogado retirar-se do recinto onde se encontre aguardando prego para audincia aps 30 minutos de atraso. Amador Paes de Almeida defende a revogao, porm prevalece o entendimento de que ela no ocorreu.

Slide 20
1 corrente: as partes devem possuir a mesma tolerncia para atraso que possui o juiz por aplicao analgica do pargrafo nico art. 815, CLT. 2 corrente (TST): no h tolerncia para o atraso das partes em audincia. OJ 245, SDI-1. REVELIA. ATRASO. AUDINCIA. Inexiste previso tolerando o atraso no horrio de comparecimento na asudincia.

Slide 23
3 . TRMITE DA AUDINCIA Procedimento Ordinrio: contnua (art. 849, CLT) Procedimento Sumarssimo: UNA (art. 852C)

Trmite da Audincia no Procedimento Ordinrio:

Slide 21
A LOMAN (Lei Orgnica da Magistratura Nacional) revogou o pargrafo nico do art. 815, CLT?

Slide 24

Audincia de Conciliao
conciliatria;

Audincia de Instruo

Audincia de Julgamento

Primeira tentativa Depoimento


Partes CLT); (art.

das Sentena 848,

o art. 35, IV da LOMAN estabelece que dever do magistrado comparecer pessoalmente hora de iniciar-se a sesso. prevelace o entedimento de que no houve revogao. A Lei 8906/94 (Estatuto da OAB) revogou o pargrafo nico do art. 815, CLT?

Leitura da Petio de inicial, se no Oitiva testemunhas, dispensada; peritos e tcnicos Apresentao da (art. 848, 2); Defesa (art. 847, Razes Finais (art. CLT); 850); Rplica Segunda Tentativa Conciliatria (art. 850, CLT);

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 25
Trmite da Sumarssimo Audincia no Procedimento

Slide 28
Quem deve Quando comparecer em audincia Reclamante Doena;
Motivo Poderoso; Reclamado SEMPRE

REPRESENTAO

Quem

Audincia

Aberta a sesso, o juiz esclarecer as partes presentes sobre as vantagens da conciliao (art. 852-E) Leitura da Petio inicial, seno dispensada; Apresentao da Defesa (art. 847, CLT); Manifestao oral sobre os documentos apresentados pelo ru (art. 852-H, 1)

Sindicato; Empregado da mesma profisso;

2 correntes*1

Gerente ou As declaraoutro raes do pre preposto;*2 posto obrigaro o reclamado. *3

Slide 26
Depoimento das Partes (art. 848, CLT); Oitiva de testemunhas, peritos e tcnicos (art. 848, 2); Razes Finais (art. 850); Segunda Tentativa Conciliatria (art.852-E); Sentena em audincia(art. 850, CLT);

Slide 29
*1 Quais os poderes dos representante? 1 corrente: o representante comparece apenas apara evitar o arquivamento do processo. O representante no pode confessar, transigir, desistir, renunciar. Trata-se de falsa representao. 2 corrente: Os poderes do representante so plenos. Os fundamentos so: a) a CLT no fez esta restrio; b) a representao neste sentido no seria necessria. Bastaria comprovar documentalmente o motivo do no comparecimento;

Slide 27
4. QUEM DEVE COMPARECER EM AUDINCIA? O processo do trabalho um processo de partes (art. 843, 844, 845, CLT), assim, reclamante e reclamado devem comparecer em audincia, podendo se fazer representar nas seguintes hipteses:

Slide 30
c) a lei exige que o representante seja outro empregado da mesma profisso ou o sindicato, pois este tem conhecimento da realidade do empregado (Amauri Mascaro Nascimento, Mauro Schiav, Marcio Tlio Viana, Luiz Otvio Linhares Renault, entre outros).

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 31
Reclamaes Plrimas e Aes de Cumprimento Art. 843, CLT: Na audincia de julgamento devero estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatrias Plrimas ou Aes de Cumprimento, quando os empregados podero fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria.

Slide 34
excees: reclamao de empregado domstico: caso em que poder se fazer substituir por qualquer membro da famlia; micro ou pequeno empresrio: caso em que poder se fazer substituir por terceiro que tenha conhecimento dos fatos;

Slide 32
*2 O preposto deve ser empregado da empresa:? 1 corrente: no (minoritria) Fundamentos: a) O art. 843, 1 da CLT no faz esta exigncia; b) Os riscos de nomear um preposto que no tenha conhecimento da realidade do contrato apenas do empregador; c) A exigncia obsta o acesso justia do empregador;

Slide 35
Fundamentos: a) necessidade de o preposto conhecer os fatos; b) busca da verdade; c) coibir os prepostos profissionais;

Slide 33
Art. 843, 1, CLT. facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato e, cujas declaraes obrigaro o proponente. 2 corrente (majoritria Smula 377, TST) regra: o prepostos deve ser empregado da empresa;

Slide 36
Prova: TRT 2R (SP) - 2010 - TRT - 2 REGIO (SP) - Juiz - prova 2. Quanto condio de preposto e segundo entendimento do TST correto afirmar que: a) O preposto sempre deve ser empregado do reclamado. b) O preposto no precisa ser empregado do reclamado quando se tratar de ao movida contra micro empresrio. c) O preposto no precisa ser empregado, bastando ter conhecimento dos fatos, cujas declaraes obrigaro o preponente.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 37
d) O preposto no precisa ser empregado do reclamado quando se tratar de ao movida contra empresas de economia mista. e) O preposto precisa ser empregado do reclamado quando se tratar de ao movida contra pequeno empresrio.

Slide 40
Prova: TRT - 6R (PE) - 2010 - TRT - 6 Regio (PE) - Juiz - Prova 2. Com relao audincia de julgamento, assinale a alternativa INCORRETA: a) Na audincia de julgamento devero estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes, salvo nos casos de Reclamatrias Plrimas ou Aes de Cumprimento, quando os empregados podero fazer-se representar pelo sindicato de sua categoria.

Slide 38
Prova: TRT 2R (SP) - 2009 - TRT - 2 REGIO (SP) - Juiz. Segundo interpretao do Colendo Tribunal Superior do Trabalho o preposto deve, necessariamente: a) Ser empregado da parte reclamada e ter presenciado os fatos controvertidos, apenas. b) Ser empregado da parte reclamada, salvo nos casos de trabalho domstico ou se o empregador for micro ou pequeno empresrio. c) Ser empregado da parte reclamada, salvo nos casos de trabalho domstico.

Slide 41
b) De acordo com a jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, o preposto deve ser necessariamente empregado da reclamada, excetuando-se apenas a hiptese do empregador domstico. c) Consoante jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, a revelia pode ser afastada na hiptese de apresentao de atestado mdico, declarando expressamente a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto.

Slide 39
d) Ser empregado da parte reclamada em demanda de qualquer natureza. e) No precisa ser empregado, bastando que tenha conhecimento dos fatos por qualquer meio.

Slide 42
d) A revelia no implica a procedncia de todos os pedidos formulados na inicial e) O reclamante poder se fazer representar por outro empregado desde que os motivos de sua ausncia sejam poderosos e comprovados.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 43
Exige-se a carta de preposio no processo do trabalho? 1 corrente: no, por ausncia de previso legal; 2 corrente (majoritria): sim, por construo jurisprudencial.

Slide 46
Jurisprudncia: A ausncia de carta de preposio representa vcio sanvel, devendo o magistrado conferir prazo parte para que providencie o documento, e no aplicar-lhe a revelia, vez que esta somente se caracteriza pela ausncia de defesa, total inrcia, indiferena ao processo. (TRT 6 R. 1 T. RO n. 620/97 Joaquim da Costa Filho DJPE 15.1.98 p. 29).

Slide 44
Se o preposto no juntar a carta de preposio o juiz poder declarar a revelia da empresa? no; o juiz dever conceder prazo razovel para que o reclamado junte a carta aos autos, nos termos do art. 13, CPC:

Slide 47
*3. As partes ficam sujeitas a alguma penalidade se mentirem? As partes no prestam o compromisso de dizer a verdade, no se sujeitando ao delito de falso testemunho. Entretanto, podem incorrer nas penas de litigncia de m-f; Art. 17, II, CPC: Reputa-se litigante de m-f aquele que:I- alterar a verdade dos fatos;

Slide 45
Art. 13, CPC. Verificando a incapacidade processual ou a irregularidade de representao das partes, o juiz, suspendendo o processo, marcar prazo razovel para ser sanado o defeito. No sendo cumprido o despacho dentro do prazo, se a providncia couber: I- ao autor, o juiz decretar a nulidade do processo; I I ao ru reputar-se- revel; III ao terceiro, ser excludo do processo.

Slide 48
4. CONSEQUNCIA DO NO COMPARECIMENTO DAS PARTES EM AUDINCIA: 1. AUDINCIA DE INICIAL OU UMA: RECLAMANTE no comparece na audincia de INICIAL/UNA = Arquivamento (art. 844, CLT) RECLAMADO no comparece na audincia de INICIAL/UNA = Revelia* e confisso quanto a matria de fato (art. 844, CLT) Caso AMBOS no compaream na audincia conciliao = Arquivamento

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 49
* O que caracteriza a revelia no processo do trabalho? 1 corrente: no apresentao da contestao (art. 319, CPC); 2 corrente: no comparecimento do reclamado em audincia (art. 844, CLT); Art. 844. O no comparecimento do reclamante em audincia importa arquivamento do processo da reclamao, e o no comparecimento do reclamado importa em revelia, alm de confisso quanto a matria de fato.

Slide 52
Art. 23 do Cdigo de tica e Disciplina: defeso ao advogado funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente.

Slide 50
* se apenas o advogado, munido de procurao e defesa, comparecer em audincia o juiz deve receber a contestao e os documentos? 1 corrente: sim, pois a revelia gera presuno relativa de veracidade dos fatos que pode ser ilidida pelos documentos juntados. 2 corrente (majoritria TST): no, pois entende o TST que a presena s do advogado munido de procurao e defesa no hbil a afastar a revelia (smula 122, TST)

Slide 53
Processo: RR - 64600-93.2002.5.04.0302 Data de Julgamento: 22/11/2010, Relator Ministro: Lelio Bentes Corra, 1 Turma, Data de Publicao: DEJT 25/03/2011. NULIDADE PROCESSUAL. CERCEAMENTO DE DEFESA. REVELIA. CONFISSO FICTA. EFEITOS. NO APROVEITAMENTO DA PEA DE DEFESA E DOS DOCUMENTOS A ELA ANEXADOS.

Slide 51
SUM-122 REVELIA. ATESTADO MDICO (incorporada a Orientao Jurisprudencial n 74 da SBDI-1) A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado mdico, que dever declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia.

Slide 54
Constitui entendimento jurisprudencial cristalizado na Smula n. 122 desta Corte superior que -a reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado mdico, que dever declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia-.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 55
Nesse contexto, diante da revelia da reclamada, no se admite a juntada da defesa e dos documentos a ela anexados, nem deles se extraem efeitos processuais vlidos. Precedentes desta Corte superior. Cerceamento de defesa no configurado. Recurso de revista no conhecido .

Slide 58
2. No comparecimento: Audincia de Instruo: RECLAMANTE no comparece na audincia EM PROSSEGUIMENTO EM QUE TENHA SIDO INTIMADA A DEPOR (INSTRUO) = divergncia * RECLAMADO no comparece na audincia EM PROSSEGUIMENTO EM QUE TENHA SIDO INTIMADA A DEPOR (INSTRUO) = Confisso ficta Caso AMBOS = o juiz julgar conforme as regras de nus da prova.

Slide 56
Prova: TRT 2R (SP) - 2009 - TRT - 2 REGIO (SP) - Juiz. Numa determinada reclamao trabalhista, por ocasio da audincia UNA, compareceu o advogado da reclamada munido de procurao, defesa escrita e documentos, estando, entretanto, ausente injustificadamente o preposto. Nesta situao, segundo entendimentos sumulados do Colendo Tribunal Superior do Trabalho, o Juiz deve: a) Receber a defesa e aplicar a pena de confisso reclamada ausente.

Slide 59
* A doutrina diverge quanto as consequencia do no comparecimento do reclamante na audincia de instruo: 1 corrente: arquivamento, pois o art. 844 s faz meno a esta consequncia. 2 corrente (majoritra TST): confisso ficta, desde que conste na ata da audincia expressa cominao da consequncia da confisso ficta para o no comparecimento do autor (art. 343, CPC e smula 74, I, CPC)

Slide 57
b) Permitir que o advogado atue tambm como preposto, desde que seja empregado da reclamada. c) No receber a defesa e declarar a revelia da reclamada. d) Nomear uma das testemunhas presentes da reclamada como preposto "ad hoc e) Adiar a audincia para preservar o Princpio da Ampla Defesa e do Contraditrio.

Slide 60
art. 343, CPC: Quando o juiz no o determinar de ofcio, compete a cada parte requerer o depoimento pessoal da outra, a fim de interrog-la na audincia de instruo e julgamento. 1o A parte ser intimada pessoalmente, constando do mandado que se presumiro confessados os fatos contra ela alegados, caso no comparea ou, comparecendo, se recuse a depor.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

10

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 61
SUM-74 CONFISSO I - Aplica-se a pena de confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor. (exSmula n 74 - RA 69/1978, DJ 26.09.1978). SUM-9 AUSNCIA DO RECLAMANTE A ausncia do reclamante, quando adiada a instruo aps contestada a ao em audincia, no importa arquivamento do processo.

Slide 64
IV. A ausncia do reclamante audincia em prosseguimento em que deveria depor importa em confisso real com a presuno de veracidade dos fatos alegados pela reclamada na defesa, no se admitindo a produo de provas em audincia. a) Apenas as alternativas I, II e IV so corretas. b) Apenas as alternativas I, III e IV so corretas. c) Apenas as alternativas II e III so corretas. d) Apenas as alternativas I e III so corretas. e) Todas as alternativas so corretas.

Slide 62
Prova: TRT 2R (SP) - 2010 - TRT - 2 REGIO (SP) - Juiz - prova 2. No que se refere ao entendimento sumulado do TST quanto conseqncia da ausncia de uma das partes audincia no processo do trabalho, analise as expresses abaixo e posteriormente responda: I. Aplica-se a confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor.

Slide 65
Prova: TRT 2R (SP) - 2010 - TRT - 2 REGIO (SP) - Juiz - prova 2. Quanto audincia, analise as expresses abaixo e posteriormente responda:

I. Terminada a defesa, seguir-se- a instruo do processo, podendo o juiz ex officio interrogar os litigantes. II. O depoimento das partes e testemunhas que no souberem falar a lngua nacional ser feito por meio de intrprete nomeado pelo juiz.

Slide 63
II. A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta, implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores.

Slide 66
III. A audincia de julgamento ser contnua; mas, se no for possvel, por motivo de fora maior, conclu-la no mesmo dia, o juiz marcar sua continuao para a primeira desimpedida, independentemente de nova notificao. IV. Findo o interrogatrio poder qualquer dos litigantes retirar-se, prosseguindo a instruo com seu representante.

III. A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado mdico que declare a impossibilidade de locomoo do empregador ou do preposto no dia da audincia.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

11

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 67
a) Apenas a de nmero I e IV so corretas. b) Todas so corretas. c) Apenas as de nmero II e IV so corretas. d) Apenas as de nmero II e III so corretas e) Apenas a de numero II correta.

Slide 70
Afigura-se inconsistente, sob a tica da lgica jurdica, admitir a interrupo da contagem do lapso prescricional apenas em relao prescrio nuclear da pretenso e o seu prosseguimento quanto s parcelas. Recurso de embargos no conhecido. (E-RR-40580007.2002.5.02.0902, Relator Ministro: Lelio Bentes Corra, Data de Julgamento: 25/2/2010, Subseo I Especializada em Dissdios Individuais, DEJT: 5/3/2010.)

Slide 68
LEMBRE-SE Art. 732 Na mesma pena do artigo anterior incorrer o reclamante que, por 2 (duas) vezes seguidas, der causa ao arquivamento de que trata o art. 844. Smula 268, TST: SUM-268 PRESCRIO. INTERRUPO. AO TRABALHISTA ARQUIVADA (nova redao) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 A ao trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrio somente em relao aos pedidos idnticos.

Slide 71
Quais as consequncias da ausncia do advogado? Relaes de emprego: nenhuma (jus postulandi; A audincia no dever ser adiada. Relaes de trabalho: a audincia ser adiada (art. 453, II, CPC) * Art. 453,II, CPC. A audincia poder ser adiada: II se no puderem comparecer, por motivo justificado, o perito, as partes, as testemunhas ou os advogados. 3. Quem der causa ao arquivamento arcar responder pelas despesas acrescidas.

Slide 69
PRESCRIO QUINQUENAL. INTERRUPO DO PRAZO PRESCRICIONAL PELO AJUIZAMENTO DE DEMANDA ANTERIOR COM IDNTICO PEDIDO. O ajuizamento de reclamao trabalhista tem como efeito a interrupo da contagem do prazo prescricional no tocante aos pedidos nela formulados, tanto em relao prescrio total quanto parcial. Uma vez interrompido o fluxo prescricional, no se cogita em prosseguir na contagem do prazo respectivo, seja em relao pretenso jurdica de fundo (prescrio total) seja em relao s parcelas respectivas (prescrio parcial

Slide 72
5. REVELIA
Quais as consequncias da revelia, acerca: A) necessidade de intimao: Art. 322, CPC: desnecessria a intimao do ru, salvo se tiver advogado constitudo nos autos. 852, CLT: Da deciso sero os litigantes notificados pessoalmente, ou por seu representante, na prpria audincia. No caso de revelia, a notificao far-se- na forma estabelecida no 1 do art. 841, CLT".

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

12

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 73
1 corrente: em razo do art. 852 da CLT seria inaplicvel o art. 322 do CPC. 2 corrente: art. 322 do CPC compatvel com o PT: antes da sentena com adv. Constitudo: o revel ser intimado de todos os atos; mesmo sem adv. constitudo: o revel ser intimado via postal da sentena.

Slide 76
Aplica-se a revelia a pessoa jurdica de direito pblico? O TST entende que no. OJ 152, SDI-1, TST:

Slide 74
B) Julgamento Antecipado; Regra: sim Salvo: nas hipteses do art. 320, CPC ou quando houver necessidade de produo de prova pericial (art. 195, 2 CLT)

Slide 77
9.ACORDO Segundo a smula 418, TST constitui faculdade do juiz a homologao de acordo. Quanto a sentena homologatria de acordo tem-se que: sentena irrecorrvel, salvo para a Unio, quanto s contribuies sociais, no prazo de 16 dias. Entretanto, devemos tomar cuidado, pois o art. 831, nico, ainda menciona que o recurso ser interposto pela Previdncia Social, razo pela qual neste caso a questo tambm deve ser considerada correta.

Slide 75
Em que hipteses a revelia no se aplica: Nas hipteses do art. 320, CPC: Art. 320. A revelia no induz, contudo, o efeito mencionado no artigo antecedente: I - se, havendo pluralidade de rus, algum deles contestar a ao; II - se o litgio versar sobre direitos indisponveis; III - se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico, que a lei considere indispensvel prova do ato.

Slide 78
Transita em julgado na data de sua homologao (smula 100,V, TST). Equipara-se a sentena de mrito, sendo desconstituda por ao rescisria (smula 259, TST); O acordo pode ser realizado em qualquer fase do processo. Segundo o art. 764, 3 , da CLT lcito s partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, ainda mesmo depois de encerrado o juzo conciliatrio.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

13

CARREIRAS JURDICAS MDULO 3


Processo do Trabalho Aryanna Manfredini aryannamanfredini@yahoo.com.br

Slide 79
Extrai-se do art. 836, 6 que o acordo poder ser realizado aps o trnsito em julgado ou aps a sentena de liquidao, uma vez que estabelece que o O acordo celebrado aps o trnsito em julgado da sentena ou aps a elaborao dos clculos de liquidao de sentena no prejudicar os crditos da Unio.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

14

You might also like