You are on page 1of 26

O PLANO DE TRABALHO DOCENTE AO EM SALA DE AULA

Ivete Catarina dos Santos Silva Nilsa de Oliveira Pawlas RESUMO: Este artigo discorre sobre como elaborar um Plano de Trabalho Docente utilizou-se de uma abordagem centrada na importncia da dimenso conceitual que os professores devem ter acerca dos documentos escolares e das relaes de seu trabalho, com a realidade social. O objetivo deste trabalho fundamentar os professores para que atendam a necessidade de diagnosticar e intervir nos problemas ocorridos na escola com relao s dificuldades encontradas na aplicao do Plano de Trabalho Docente. resultado de pesquisa realizada na escola de atuao e de pesquisa bibliogrfica. Para a elaborao da pesquisa foi realizado entrevistas, utilizao de filmes, slides, e curso distancia como o Grupo de Trabalho em Rede - GTR oferecido pela Secretaria de Estado da Educao do Paran - SEED. Disserta sobre a importncia da Pedagogia Histrico-Crtica no espao escolar, trazendo conceituaes fundamentais para os professores sobre a tendncia pedaggica adotada no estado do Paran e a importncia do mtodo dialtico. Como resultado e consideraes finais ficam sugestes para elaborao do Plano de Trabalho Docente. Palavras-chave: Plano de Trabalho Docente. Pedagogia Histrico-crtica. Mtodo Dialtico.
1 2

ABSTRACT: This article discusses the way of preparing a teachers plan work, by using an approach based on the importance of the concept that teachers must have about the school documents and links to their work with social reality. This work aims to support teachers to meet the need to diagnose and intervene in school problems with regard to difficulties encountered in implementing teachers plan. It is the result of research conducted at the school of acting and literature. During the developing of research was conducted interviews, the use of films, slides, an online course as the Working Group Network - GTR offered by Paran State Government - SEED. It discusses the importance of the Historical-Critical Pedagogy at school, bringing fundamental concepts to teachers on the pedagogical trend initiated in the Parana State Government. As a result and concluding remarks follow suggestions for preparing the Teachers Plan. Keywords: Teachers Plan. Historical Critical Pedagogy. Dialectical Method.

1. INTRODUO O interesse em abordar este assunto surgiu da prtica pessoal em sala de aula atuando como professora e solidificou-se com a participao no trabalho da equipe pedaggica.
1

Professora Pedagoga PDE 2008, SEED, Estado do Paran, NRE de Pato Branco, Municpio de Coronel Vivida. E-mail ivetcss@seed.pr.gov.br / ivetecatarina@hotmail.com. Orientadora Prof Mestre em Lingstica Aplicada pela UEM. Lotada no Departamento de Pedagogia - IES Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO Guarapuava, PR. E-mail npawlas@yahoo.com.br.

H que se considerar que na aplicabilidade do Plano do Trabalho Docente que se efetiva toda a prtica teorizada em qualquer projeto de ensino, seja ele o Projeto Poltico Pedaggico da escola ou um projeto maior; a longo prazo; menor; a curto prazo, de uma poltica pblica para a educao. Embora muitos autores tenham escrito sobre o assunto, h dificuldade em aplic-lo na prtica, tendo em vista o movimento que acontece em sala de aula durante sua execuo. Movimento esse, que no o mesmo durante sua elaborao, uma vez que est apenas no aspecto terico e antecipador. No entanto, aps sua aplicao, o professor poder transform-lo mediante novos dados fornecidos pela aprendizagem dos alunos. na elaborao do plano dirio do professor que se configuram todas as relaes existentes entre as polticas pblicas para a educao. Tendo em vista que cada governo ao assumir o poder, apresenta suas polticas pblicas para a educao, faz-se necessrio estudar e transformar conceitos para que tal poltica pblica se efetive e neste sentido, os professores assumam uma poltica de trabalho de continuidade no processo de ensinoaprendizagem de seus alunos. 2. DESENVOLVIMENTO DA INTERVENO Utilizou-se para implementar o tema O Plano do Trabalho Docente-Ao em sala de aula, o encaminhamento metodolgico aos moldes de Joo Luis Gasparin. A pesquisa contou com a participao de seis professores do Colgio Estadual Arnaldo Busato Ensino Mdio Normal e Profissional que atuam nas quintas sries do ensino fundamental. Trs so professores da disciplina de Histria, duas professora de Cincias sendo que uma delas tambm leciona Matemtica, um professor de Ingls e Arte. Percebeu-se que eles tinham uma grande expectativa em relao ao professor PDE. Expliquei-lhes que estamos pesquisando problemas que ocorrem na escola e apontando solues que podero ou no dar certo, que precisamos da contribuio de todos. Foram realizados encontros presenciais aos sbados. Pode-se perceber como o fator tempo interfere para o preparo das aulas. Foi conversado ou

individualmente com cada professor, durante as horas atividades, para coletar alguns resultados que no foram possveis durante os encontros. Aps estes encontros percebeu-se que os professores j avanaram muito em seu conhecimento, porm alguns conceitos ainda precisam ser melhor elaborados por eles. Os professores responderam o questionrio o qual norteou a pesquisa, pois teve como ponto de partida aquilo que est sendo feito nas suas prticas de sala de aula. Aps discusso chegou-se a concluso da importncia de estudos tericos sobre assuntos que so ferramentas para o trabalho em da sala de aula. Vrias questes angustiam diretores, professores e pedagogos como: por que a aula no d certo? Em que momento do trabalho o contedo se perde? As metodologias so apropriadas? Houve mudana significativa de como se planejava h anos atrs e como se planeja hoje? Os professores tm bem fundamentado dimenses conceituais de planejamento, currculo ou diretriz curricular, PPP e de plano de ensino? Os professores tm conhecimento terico sobre avaliao ou sabem diversificar os instrumentos de avaliao? O Plano do Trabalho Docente est em conformidade com o Projeto-Poltico-Pedaggico da escola e com os outros documentos que envolvem seu trabalho? A partir dos questionamentos, discutiu-se com os professores as relaes que ocorrem durante a aula e as dificuldades encontradas para seu planejamento ou como valer-se das intervenes pedaggicas? Fizemos leitura dos grficos do ano de 2008 para verificar com dados precisos o resultado da aprendizagem dos alunos da quinta srie. Vejamos:
Resultado de aprendizagem da quinta srie 27

Aprovados por Mdia 41 Aprovados por Conselho de Classe Reprovados 139

Grfico 1: Resultado da Aprendizagem da quinta srie do CEAB-EFMNP Fonte: Relatrio Final referente ao ano de 2008 e atas de Conselho de Classe

4
Percentual de aproveitamento escolar da quinta srie

33%

Aproveitamento Defasagem

67%

Grfico 2: Percentual de aproveitamento escolar da quinta srie do CEAB-EFMNP Fonte: Relatrio final e atas de Conselho de Classe referente ao ano de 2008

Foi considerado como aproveitamento de 100% aqueles alunos que passaram dentro da mdia exigida pela Secretaria de Educao do Estado do Paran. Considerou-se defasagem os resultados obtidos por alunos que reprovaram ou foram aprovados pelo conselho de classe. Ento, concluiu-se que esse aluno no atingiu determinado aprendizado para ser promovido para a srie seguinte.Em nosso sistema de ensino; de quinta oitava srie; uma disciplina pode reprovar um aluno.
Alunos da quinta srie aprovados pelo conselho de classe em
19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

cada disciplina
18

14 13 11 10 Artes Cincias Educao Fsica Ensino Religioso Geografia Histria 6 4 4 Lngua Portuguesa Matemtica Ingls

Total de Alunos = 207

0 Disciplinas

Grfico 3: ndice dos alunos reprovados, por disciplina, no ano de 2008. Fonte: Relatrios finais e atas de Conselho de Classe referente ao ano de 2008.

Neste grfico ao contrrio do que se vem estudando, em se tratando de reprovaes, a disciplina de Geografia superou a disciplina de Lngua Portuguesa a qual mostrava-se na liderana.
ndice de alunos reprovados em cada disciplina
28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

27 25 22 23 22 Artes 17 15 Cincias Educao Fsica Ensino Religioso Geografia 10 Histria Lngua Portuguesa Matemtica Ingls

Total de Alunos = 207

0 Disciplinas

Grfico 4: ndice de alunos reprovados no ano de 2008. Fonte: Relatrios finais referente ao ano de 2008.

Como se percebe o ndice de reprovao em Geografia tambm superou as demais disciplinas, embora matemtica continue com um ndice ainda considerado relevante. Neste momento do estudo, obteve-se vrias respostas tais como: "os alunos esto vindo muito fracos"; "eles no tem contedos de primeira a quarta srie"; "alguns mal sabem ler"; "eles no tm alfabetizao matemtica". No possuem linguagem matemtica; no conseguem parar e se concentrar. Concluiu-se que o problema da falta de concentrao dos alunos uma das maiores queixas por parte dos professores. Ento a partir das queixas dos professores houve a necessidade da observao de algumas turmas para ver se esse problema ocorre mesmo. Constatou-se que os alunos esto vindo com muita dificuldade. Muitos deles no conhecem terminologias prprias da matemtica como: subtraia, adicione, tera parte, metade, enfim, termos que os alunos j deveriam estar dominando ao trmino

da quarta srie. Ento vem a pergunta: o que fazer? Agora o aluno agora est comigo eu que devo sanar estas dificuldades. "Mas como? Se eu tenho um currculo a cumprir?" Trabalhando o currculo eu fecho os olhos para o que eles no sabem." " Se eu trabalhar o que eles no sabem eu deixo o currculo de lado?". Essas so falas dos professores durante a implementao. Acredita-se que todas as escolas enfrentam problema como este. Tomou-se o cuidado porque a nossa tendncia colocar a culpa em algum e esta no a nossa inteno. A inteno intervir nesses problemas para solucionlos. Considerando-se o nmero total de aprovao, conforme os grficos abaixo, nos conformamos, pois o resultado de aprovao est bem significativo Vejamos:

Aprovados e Reprovados no ano de 2008

27

APROVADOS REPROVADOS

180

Grfico 5: ndice dos alunos aprovados e reprovados na quinta srie do ano de 2008. Fonte: Relatrio final referente ao ano de 2008.

Dos 207 alunos que freqentaram a quinta srie em 2008, foram aprovados 180 e reprovados 27, nos dando um alto ndice de aprovao. O grfico 6 nos d uma interpretao visual mais apurada de como o resultado numrico nos leva a um conformismo em virtude dos resultados estatsticos.

Em percentual esses valores nos do uma impresso melhor ainda, pois 86,95% um resultado satisfatrio. Tem-se em mente na escola que qualquer valor que ultrapasse 75% de aprovao uma medida satisfatria. No entanto, para a elaborao do Plano do Trabalho Docente preciso considerar o aspecto humano e no numrico. Cada aluno um ser e no um dado numrico. Vejamos em valor percentual:

Percentual de Aprovados e Reprovados

13.04%

APROVADOS REPROVADOS

86.95%

Grfico 6: Percentual de alunos aprovados e reprovados na quinta srie do ano de 2008. Fonte: Relatrio final referente ao ano de 2008.

Numa Concepo Marxista de conhecimento na qual as coisas acontecem no mundo das relaes, deve-se compreender que a aula algo menor, uma parte do todo que pode ser as Polticas Pblicas para a Educao, Legislao, Propostas e/ou Diretrizes Curriculares, Projeto Poltico Pedaggico, Regimento Escolar entre outros. No entanto o todo que so estas polticas - est no particular; que a aula. E a aula, que a parte, deve estar integrada com este todo. Tambm possui outros elementos que o aluno traz consigo os quais contribui direta ou indiretamente na aula do professor. Por isso insiste-se na formao continuada dos profissionais da Educao. No se pode mais conceber que a escola atual permanea com os mesmos modelos das Escolas Tradicional e Tecnicista que seguiam o modelo fordismo/tylorista. Accia Kenzer (1989) descreve muito bem o fordismo/tylorismo em seu livro

Pedagogia da Fbrica ao discutir a dicotomia entre a teoria e a prtica e as relaes do modo de produo capitalista. Para melhor ilustrar; numa fbrica de camisas que produz em srie os profissionais geralmente s sabem costurar uma parte da camisa, uma gola ou a manga, precisando assim de vrios profissionais para confeccionar a camisa inteira. Ao final todas as camisas sero iguais. Este modelo no serve para a escola atual. Na escola no se fabrica camisas. Trabalha-se com pessoas. Pessoas vm carregadas de vivncias, cada uma com sua subjetividade. Mas na objetividade das relaes entre os homens e a natureza que se dar o conhecimento construdo historicamente pela humanidade. Por isso a sala de aula se torna espao de relaes onde se adquire conhecimento. Conhecimento que dar ao aluno a oportunidade de passar do senso comum conscincia filosfica.
Passar do senso comum conscincia filosfica significa passar de uma concepo fragmentria, incoerente, desarticulada, implcita, degradada, mecnica, passiva e simplista a uma concepo unitria, coerente, articulada, explcita, original, intencional, ativa e cultivada 3 (CIRESEI , apud SAVIANI, 2000a, p.2).

Para que um bom trabalho acontea h a necessidade de uma ao consciente por parte de quem o faz. Na escola no pode ser diferente. Para as questes de indisciplina no apresentei solues nesta questo pois essas so as situaes que certamente ocorrem durante a aula, mas no sabemos o momento em que elas vo acontecer, por isso a importncia do professor estar bem instrumentalizado atravs de leituras sobre o assunto. Conversamos e chegamos concluso de que uma aula bem preparada resolve boa parte dessas questes. E aula bem preparada, requer seriedade. Exige tempo, pesquisa e organizao do tempo em sala de aula. Para entendermos sobre o plano do trabalho docente h que se adentrar um pouco nas conceituaes de planejamento, de currculo e/ou Proposta Pedaggica Curricular e/ou Diretrizes Curriculares, Projeto Poltico-Pedaggico e de Regimento Escolar, pois esses documentos esto diretamente relacionados com a aula do professor.

CIRESE, A.M.Conceptions du Monde, Philosophie Spontane, Folklore, In: Dialectiques. In.: n 4 e 5, especial sobre Gramsci. pp.83-100.

O material organizado pela equipe da Secretaria da Educao do Estado do Paran - Superintendncia de Educao-Coordenao de Gesto Escolar para o estudo dos pedagogos e professores nos aponta conceituaes fundamentais sobre planejamento, bem como seus objetivos e fases em que ele acontece, suas dimenses e a perspectiva democrtica. Vejamos:
- O planejamento representa o processo de sntese do conhecimento, constituindo-se em um espao centrado na aprendizagem, tendo como referncia o direito ao acesso aos conhecimentos elaborados histrica e socialmente. - uma mediao terico-metodolgica para a ao consciente e intencional. (VASCONCELLOS, 1995, p. 79) - reflexo. - processo mental. - abordagem terica. - tomada de deciso. - previso de uma ao. - intencionalidade (PARAN, 2008, p. 2).

2.1. O currculo Quando se pensa em currculo, logo vm a idia de um amontoado de papel organizado sistematicamente, e que deve ser seguido a risca pelos professores como se no currculo estivesse todo o conhecimento compactado em algumas folhas de papel. O tempo escolar, com sua organizao em bimestres, semestres vai passando, chegando a mudana de ano e isso motivo de angstia para os professores que atuam em sala de aula porque muitos ainda no conseguiram vencer os contedos. Portanto a necessidade de entender o currculo torna-se algo imprescindvel na formao profissional dos professores. Ao analisar estudos de alguns autores, Sacristn (1998), conclui que em qualquer conceitualizao sobre currculo devem ser consideradas:
Primeiro: o estudo do currculo deve servir para oferecer uma viso da cultura que se d nas escolas, em sua dimenso oculta e manifesta, levando em conta as condies em que se desenvolve. Segundo: trata-se de um projeto que s pode ser entendido como um processo historicamente condicionado, pertencente a uma sociedade, selecionado de acordo com as foras dominantes nela, mas no apenas com capacidade de reproduzir, mas tambm de incidir nessa mesma sociedade.

10

Terceiro: o currculo um campo no qual interagem idias e prticas reciprocamente. Quarto: como projeto cultural elaborado, condiciona a profissionalizao do docente e preciso v-lo como uma pauta com diferente grau de flexibilidade para que os professores / as intervenham nele (p.148).

Por outro lado, Vasconcellos (2006) ao abordar a flexibilidade no planejamento fala que necessrio uma reflexo mais cuidadosa. Segundo ele, o planejamento acaba por ser descaracterizado em nome da flexibilidade. Qualquer coisa colocada no projeto, perdendo o compromisso com a realizao, dado que flexvel. Corre-se o risco do planejamento ser seguido risca sem preocupaes com a dialtica que ocorre durante a aula e seguir de uma maneira totalmente linear ou de se tornar um simples registro, que no condiz com aquilo que se est trabalhando em sala de aula. No registro uma coisa, na prtica outra. Vasconcellos distingue flexibilidade de frouxido, pois:
[...] certo que o projeto no pode se tornar uma camisa de fora, obrigando o professor a realiz-lo mesmo que as circunstncias tenham mudado radicalmente; mas isto tambm no pode significar que por qualquer coisa o professor estar desprezando o que foi planejado. Partimos do seguinte princpio- que tico e estratgico -: se vai para o projeto para acontecer! (p.159).

No entanto, a flexibilidade condio fundamental para o trabalho do professor. Porm, preciso pensar em que sentido o plano flexvel. Na metodologia fundamental que o professor seja flexvel para que consiga atingir todos os alunos, j em relao ao contedo corre-se o risco de um barateamento do ensino, para isso o professor precisa de uma anlise mais criteriosa sobre o que ser priorizado sem prejudicar o contedo essencial de sua disciplina. Veiga (1995) conceitua o currculo como sendo:
[...] uma construo social do conhecimento, pressupondo a sistematizao dos meios para que esta construo se efetive; a transmisso dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimil-los, portanto, produo, transmisso e assimilao so processos que compem uma metodologia de construo coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currculo propriamente dito. Neste sentido, o currculo refere-se organizao do conhecimento escolar (p.27).

11

A equipe da SEED aderiu ao seguinte conceito: Proposta Pedaggica Curricular e traz direcionamentos importantes fundamentados em legislao e em alguns autores que abordam sobre o assunto para os profissionais da educao.
Presente nos Artigos 12, e 13 da Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96, como Proposta Pedaggica e no artigo 14, da mesma lei, como Proposta Curricular, no existindo diferena entre os termos. A CADEP optou pelo termo Proposta Pedaggica Curricular. na Proposta Pedaggica Curricular que est explicitado: - O QU: contedos de cada rea do conhecimento; - COMO: metodologia de ensino e prticas avaliativas; - POR QU: o direito apropriao do conhecimento produzido historicamente; - PARA QU: socializao e a apropriao dos contedos, enquanto compromisso com a emancipao das camadas populares; - PARA QUEM: sujeito histrico-social construdo nas determinaes das relaes de classe (PARAN, 2008, p. 6).

Saviani conceitua currculo como, organizao do conjunto das atividades nucleares distribudas no espao e tempo escolares. Um currculo , pois, uma escola funcionando, quer dizer uma escola desempenhando a funo que lhe prpria. (2000, p.23). Conceitos de Dermeval Saviani foram tomados como alicerce quando da construo do Currculo Bsico para a Escola Pblica no Estado do Paran na dcada de 90. E nesta retomada de conceitos, que as novas Diretrizes Curriculares foram elaboradas. H muito que construir. H de se entender que no um documento pronto. Deve e precisam acontecer anlises constantes por parte da coletividade e se for necessrio, possveis mudanas, porm sem perder a dimenso do que contedo essencial. A conceituao de currculo de Dermeval Saviani e sua Pedagogia Histricocrtica a que mais traduz para resolver o problema do conhecimento escolar. Segundo ele, na maioria das vezes o trabalho escolar descaracterizado, pois chega ao final do ano trabalhou-se de tudo na escola menos o essencial. Dermeval Saviani aborda a questo da escola no distinguir o que so atividades curriculares de extracurriculares, dando importncia ao que secundrio. Ento o secundrio passa a ser essencial, e o e aquilo que essencial passa a ser secundrio. Nessa viso, importante observar a postura em que os profissionais elaboram as propostas curriculares. Um dos pontos a ser levado em considerao, por exemplo: o que prioridade? Quais contedos so relevantes dentro de cada

12

disciplina? nessa direo que a Pedagogia Histrico-crtica leva sua filosofia de conhecimento. Sobre isso Saviani (2000) aborda o seguinte:
Quanto ao primeiro aspecto (a identificao dos elementos culturais que precisam ser assimilados), trata-se de distinguir entre o essencial e o acidental, o principal e o secundrio, o fundamental e o acessrio. Aqui me parece de grande importncia, em pedagogia, a noo de clssico. O clssico no se confunde com o tradicional e tambm no se ope, o clssico aquilo que se firmou como fundamental, como essencial. Pode, pois, se constituir num critrio til para a seleo dos contedos do trabalho pedaggico. Quanto ao segundo aspecto (a descoberta das formas adequada de desenvolvimento do trabalho pedaggico), trata-se da organizao dos meios (contedos, espao, tempo e procedimentos) atravs dos quais, progressivamente, cada indivduo singular realize, na forma de segunda natureza, a humanidade produzida historicamente (p.18).

2.2. O Projeto Poltico Pedaggico Quanto ao Projeto-Poltico-Pedaggico todos os profissionais da escola trabalharam em sua construo, no entanto parece algo novo para a realidade escolar visto que os estudos sobre ele sua construo de modo participativo s se deu nos ltimos anos. Antes o projeto era algo feito pela equipe pedaggica da escola e/ou diretores como uma burocracia a ser cumprida. Atualmente conforme Veiga (1995) o Projeto Poltico-Pedaggico no algo construdo e em seguida encaminhado s autoridades educacionais para cumprir burocracias. O ProjetoPoltico-Pedaggico segundo ela um rumo, uma direo. uma ao intencional e tem compromisso definido coletivamente. poltico, pois tem compromisso com a formao do cidado para um tipo de sociedade. pedaggico, no sentido de definir as aes educativas e as caractersticas necessrias s escolas de cumprirem seus propsitos e sua intencionalidade. (p.13). Na viso de Vasconcellos (2006), o Projeto Poltico-Pedaggico (ou Projeto Educativo) :
[...] o plano global da instituio. Pode ser entendido como a sistematizao, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeioa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ao educativa que se quer realizar. um instrumento terico-metodolgico para a interveno e mudana da realidade. um elemento de organizao e integrao da

13

atividade prtica da instituio neste processo de transformao (p.169).

Conforme a Secretaria de Estado da Educao - Superintendncia de Educao - Coordenao de Gesto Escolar:


O termo defendido pelos educadores crticos, como sendo um documento de construo coletiva da identidade da escola pblica. - Pressupe concepo de homem, sociedade, escola, educao, cultura, trabalho, tecnologia, cidadania, conhecimento, ensino e aprendizagem, avaliao; - PPP um referencial terico da escola e constitui-se de trs marcos: MARCO SITUACIONAL: Anlise da realidade diagnstico da escola e suas especificidades.Descreve e situa a escola no atual contexto da realidade brasileira, do estado e do municpio. MARCO CONCEITUAL: Opo terica: Pedagogia progressista. Explicita objetivamente e estabelece relaes entre os fundamentos tericos (concepo de homem, sociedade, educao, escola, conhecimento, avaliao, cidado, cidadania, cultura, gesto democrtica, currculo). MARCO OPERACIONAL: Define linhas de ao e a reorganizao do trabalho pedaggico escolar na perspectiva pedaggica administrativa, financeira e poltico-social: (PARAN, 2008, p. 4). .

2.3. Regimento Escolar o documento de maior importncia dentro da escola. Todos os outros documentos devero estar em consonncia com ele. O Regimento Escolar traz em si toda a organizao da escola em todos os seus aspectos de maneira detalhada, regulamenta todas as normas da mesma. Todos os profissionais da escola devem conhecer o Regimento Escolar, pois:
(...) o Regimento Escolar que estrutura, define, regula e normatiza as aes do coletivo escolar, haja vista ser a escola um espao em que as relaes sociais, com suas especificidades, se concretizam. Integrante de um sistema de ensino, em uma sociedade, a escola tem, no Regimento Escolar, a sua expresso poltica, pedaggica, administrativa e disciplinar e deve regular, no seu mbito, a concepo de educao, os princpios constitucionais, a legislao educacional e as normas especficas estabelecidas pelo Sistema de Ensino do Paran. (ARCO-VERDE, 2008, p.10).

14

2.4. O Plano do Trabalho Docente Quando perguntado aos professores sobre: Como voc elabora o Plano do Trabalho Docente de sua disciplina e quais os critrios que voc utiliza para esta elaborao? Estas foram as respostas: Professor 1: Procuro priorizar os contedos os quais considero mais relevantes e que iro favorecer mais o desenvolvimento dos educandos, bem como sua atuao na sociedade. Professor 2: Procuro fazer o contedo o mais atrativo possvel aos alunos, buscando aprimorar o conhecimento prvio trazido por ele. Adequando o contedo s suas necessidades. Professor 3: Geralmente elaboro em conjunto pelo grupo da disciplina, levando em considerao os aspectos da escola, educandos e orientaes da SEED. Professor 4: Fao pesquisas sobre o assunto, seleciono o material e posteriormente organizo uma seqncia de trabalhos, que anoto em um caderno. Professor 5: Elaboro atravs de pesquisa em todos os campos disponveis na realidade local, sem desigualdades e diferenas de nvel. Os critrios so elaborados conforme a srie a ser trabalhada. Professor 6: Procuro ter o maior embasamento cientfico possvel dentro de um plano de trabalho atravs de: elaborao de pesquisa e discusso dos temas com profissionais da rea. Como se v, planejar uma atividade bem mais ampla do que se pode imaginar. O professor precisa estar bem fundamentado sobre conceituaes, sobre mtodo, encaminhamentos metodolgicos. Precisa ter clareza quanto aos objetivos que se pretende atingir e se perguntar: o que e para que ensinar tal contedo? Esse deve utilizar os recursos de maneira a entender que tais por si s no trazem o conhecimento, mas so instrumentos necessrios para uma boa aula. Um professor organizado elabora suas aulas antecipadamente, de maneira a contribuir para a aquisio de conhecimentos com melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem. Konder (1992) quando fala de trabalho d a seguinte explicao se utilizando da fala de Marx:

15

Marx apontou trs momentos essenciais no processo do trabalho: a atividade de acordo com a meta, ou trabalho propriamente dito; seu objetivo e seu meio. A atividade de acordo com a meta a atividade teleolgica, aquela que passa por uma antecipao do resultado visando na conscincia do sujeito que se pretende alcanalo. (p.106).

Com a onipresena dos recursos tecnolgicos tais como: televiso, vdeos, internet; o professor precisa estar mais preparado. Todos os recursos so necessrios, porm, o verdadeiro conhecimento acontecer na interao entre professor/alunos e contedo em sala de aula. Saber elaborar um bom plano de trabalho pode evitar situaes constrangedoras que s desvirtua do foco principal que o de produzir conhecimentos. A equipe da SEED/CGE produziu algumas conceituaes fundamentais para o plano do professor em sala de aula.
O que um plano? - um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; - um norte para as aes educacionais; - Plano a formalizao dos diferentes momentos do processo de planejamento; - a apresentao sistematizada e justificada das decises tomadas. O plano de trabalho docente: - Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor; - Antecipa a ao do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada; - um instrumento poltico e pedaggico que permite a dimenso transformadora do contedo; - Permite uma avaliao do processo de ensino e aprendizagem; - Possibilita compreender a concepo de ensino e aprendizagem e avaliao do professor; - Orienta /direciona o trabalho do professor; - Requer conhecimento prvio da Proposta Pedaggica Curricular; - Pressupe a reflexo sistemtica da prtica educativa (PARAN, 2008, p.7-9).

A preocupao com a dimenso conceitual que o professor tem, tornou-se uma grande preocupao para a Poltica Pblica da Secretaria da Educao do Estado do Paran. O ltimo modelo do Plano de Trabalho Docente que a SEED enviou para as escolas o plano a seguir e apresenta em sua estrutura: contedos, justificativa, encaminhamentos metodolgicos e recursos didticos, critrios de avaliao e referncias. Vejamos o modelo:

16

Contedos: Definidos por contedos estruturantes, ou seja, saberes conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou prticas que identificam e organizam os diferentes campos de estudo das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreenso do objeto de estudo das reas do conhecimento (Arco-Verde, 2006). O desdobramento dos contedos estruturantes em contedos especficos ser feito pelo professor em discusso com os demais professores da rea que atuam na escola. O professor deve dominar o contedo escolhido em sua essncia, de forma a tomar o conhecimento em sua totalidade e em seu contexto, o que exige uma relao com as demais reas do conhecimento. Esse processo de contextualizao visa a atualizao e aprofundamento do contedo pelo professor, possibilitando ao aluno estabelecer relaes e anlises crticas sobre o contedo. Justificativa: Explicita a escolha dos contedos estruturantes e especficos como opo poltica, educativa e formativa. Refere-se s intenes educativas. Expressam as intenes de mudanas no plano individual, institucional e estrutural. Esto voltados aos contedos e no s atividades. Encaminhamentos metodolgicos e recursos didticos: O conjunto de determinados princpios e recursos para chegar aos objetivos, o processo de investigao terica e de ao prtica. Critrios de avaliao: Critrios definem os propsitos e a dimenso do que se avalia. Para cada contedo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar. Os critrios refletem de que forma vai se avaliar, so as formas, previamente, estabelecidas para se avaliar um contedo. Deve constar a proposta de recuperao dos contedos. Referncias: As referncias permitem perceber em que material e em qual concepo o professor vem fundamentando seu contedo. Fundamentar contedos de forma historicamente situada implica buscar outras referncias, no sendo, portanto o livro didtico o nico recurso. Dimenso Legal Aparece no Artigo 13, II e IV da LDB como Plano de Trabalho que deve ser feito pelo professor, isso justifica o termo Plano de Trabalho Docente (p. 7-9).

O plano deve estar integrado todos os documentos da escola, porm, muitas vezes ele no acontece ou pelo menos no acontece da forma como deveria ser, devido ao movimento que se d em sala de aula. O plano no um trabalho isolado do professor com seus alunos em sala de aula. Alm de possuir a relao com os documentos escolares, tem as relaes que ocorrem durante a aula, a dialtica de sala aula. Por isso que uma poltica pblica de gesto democrtica para a educao foi implantada para as escolas do estado do Paran: as Diretrizes Curriculares da

17

Educao Bsica do Paran. Esse documento, o cho da escola e traa estratgias que visam nortear o trabalho do professor e garantir a apropriao do conhecimento pelos estudantes da rede pblica (Portal dia-a-dia Educao, Diretrizes Curriculares, p.1). As Diretrizes Curriculares para a Educao Bsica trazem nos textos: algumas palavras chaves que so: o objeto de estudo de cada rea ou disciplina, os contedos estruturantes dando assim uma organizao sistemtica dos contedos bsicos ou essenciais, sendo que o desdobre dos contedos bsicos fica a critrio do professor. A formao continuada para os professores j algo de implementao efetiva, mas h ainda muito a percorrer. Demo (2006) ao abordar sobre isso tambm produz um discurso sobre a autoria do professor em sala de aula. Diz ele:
preciso mudar drasticamente, assumindo a necessidade de cursos mais longos e tipicamente reconstrutivos, nos quais o professor possa refazer sua formao original e entrar, definitivamente, em processo de formao permanente. Precisa saber elaborar seu projeto pedaggico prprio, material didtico, para que, sabendo aprender bem, consiga fazer seu aluno aprender. (p.62).

muito importante analisar os conceitos com os quais os professores da escola pblica estavam sendo formados. Durante algum tempo os professores foram formados numa viso que avaliava a atitude dos alunos e no o contedo curricular que seria a funo real da escola. nesta retomada de conceitos que caminha a atual poltica pblica do Estado do Paran. Dentro de uma viso progressista que foram norteados os projetos polticos pedaggicos das escolas, porm, na formao do professor que h a concretude dos pressupostos tericos. So os professores que esto em contato direto com os alunos. Ento, para os docentes que deve ser proporcionado o mximo de conhecimentos. na execuo do plano de cada unidade ou contedo que acontece a mediao do saber sistematizado, levando os alunos da sncrese - senso comum, para a sntese conhecimento cientfico. Saviani (2000) expressa esta passagem do conhecimento que os alunos trazem de suas vidas para o conhecimento clssico dizendo:

18

V-se, assim, que para existir a escola no basta a existncia do saber sistematizado. necessrio viabilizar as condies de sua transmisso e assimilao. Isso implica dos-lo e seqncia-lo de modo que a criana passe gradativamente do seu no domnio ao seu domnio. Ora, o saber dosado e seqenciado para efeitos de transmisso-assimilao no espao escolar, ao longo de um tempo determinado, o que ns convencionamos chamar de saber escolar (p.23).

Desta forma, o professor deve ser um mediador do conhecimento. Pois, [...] pela mediao da escola d-se a passagem do saber espontneo ao saber sistematizado, da cultura popular cultura erudita. Cumpre assinalar, tambm aqui, que se trata de um movimento dialtico (Ibid., p.27). importante observar que Saviani no desconsidera o senso comum, porm a escola deve contribuir para que o aluno no permanea nele. Hoffmann (2001) consegue expressar uma situao prtica de sala de aula de mediao do professor quando trata da recuperao de alunos dizendo o seguinte:
Estudos paralelos de recuperao consistem em momentos planejados e articulados ao andamento dos estudos no cotidiano da sala de aula. Tomar como elemento de discusso, em pequenos grupos, respostas de alunos a uma tarefa individual, onde revelam hipteses em construo ou necessidade de complementao, pode ser uma excelente atividade de recuperao. Solicitar a um determinado aluno que recorte de revistas e jornais uma coleo de palavras com ss, porque veio demonstrando essa dificuldade ortogrfica, tambm um estudo de recuperao. Explicaes adicionais, novos exerccios ou textos para toda a turma, so alternativas didticas do cotidiano da escola que iro ajudar alguns alunos em suas dificuldades (p.25).

Luckesi (2005) ao tratar de avaliao usa a expresso tomada de deciso. Desta maneira se o aluno no aprendeu precisa ser diagnosticado e planejado novamente com metodologia diferenciada em funo do contedo o qual no foi apropriado pelo aluno. O mesmo acontece com o aluno que aprendeu o contedo. Ele poderia ir alm, mas vai at certo ponto e pra. Quando perguntado para os professores sobre: como voc descreve um plano numa perspectiva dialtica? Houve as seguintes respostas: - Professor 1; No soube responder.

19

- Professor 2:Aquele em que partimos do conhecimento prvio repassamos o conhecimento sistematizado (cientfico) e analisamos se houve ou no aprendizado. Se no houve, retomamos. - Professor 3: Um plano no qual estejam presente: prtica social inicial, problematizao, catarse e prtica social final, ou seja, aquele no qual aproveitamos a bagagem que o educando traz do seu convvio social e histrico e que ns educadores, usamos para abordar o contedo especfico. (utilizar a avaliao como tomada de decises). - Professor 4: No soube responder. - Professor 5: Todo o plano deve partir primeiramente do dilogo e da discusso para ento se ter uma viso de como trabalhar com o aluno, pois os argumentos comprovam a ideia ou opinio que so construdos no decorrer do ano letivo. - Professor 6: Procuro trazer as realidades dos fatos histricos com uma viso paralela dentro do melhor entendimento e raciocnio dos alunos. Entender o mtodo dialtico na prtica talvez seja o grande desafio dos profissionais da educao. Segundo o mtodo dialtico, existe a tese a qual consiste no conhecimento sobre o contedo que o professor apresenta para o aluno, a anttese que a argumentao do aluno frente a este conhecimento, acontecendo a sntese que o novo conhecimento adquirido e transformado pelo aluno. Quando surge a sntese, ela se transforma em tese que vai gerar uma nova anttese, surgindo uma nova sntese e assim por diante. No trabalho do professor deveria acontecer a mesma coisa. O professor prepara e aplica sua aula - tese; o conhecimento que os alunos trazem do senso comum entra em contradio com o conhecimento cientfico anttese, e por ltimo os alunos so avaliados e o professor diagnostica o aprendizado dos mesmossntese. Fazendo a anlise pelo ngulo do aluno, o senso comum a tese, o conhecimento cientfico a anttese ou a argumentao, esses conhecimentos entraro em contradio, dando origem sntese: conhecimento elaborado pelo aluno e assim por diante em sua vida escolar. No caso do trabalho do professor, surgiro vrias snteses, pois o ensino para a coletividade, no entanto cada aluno recebe de uma maneira o conhecimento ofertado pela escola. Ento, poder ocorrer que alguns aluno no aprendam

20

determinados contedos. O professor dever preparar um novo plano e/ou atividades complementares para toda a turma contemplando os contedos no apreendidos por estes alunos de forma que eles possam tambm apreender. Demo faz uma anlise importante sobre isso quando fala da tecnologia em educao:
[...] Se reunssemos 20 pessoas em torno de uma mesa e contssemos para o nmero 1 uma histria, que contada par o nmero 2, at o nmero 20, esta histria chegaria muito ou totalmente deturpada, porque as mentes no conseguem agir como xrox. Quando a mente conta uma histria, passa a fazer parte dela na posio de sujeito intrprete, agindo de dentro para fora na condio de observador participante (Maturana, 2001). Se porm, reunssemos 20 computadores e gravssemos e mesmo documento, nem nos interessaria que o computador se metesse a intrprete. A diferena estaria a somos entidades autopoiticas, interpretativas, reconstrutivas, enquanto nossos artefatos tecnolgicos so tipicamente Instrucionistas (DEMO, 2006, p. 85).

2.5. A PEDAGOGIA HISTRICO-CRTICA NO ESPAO ESCOLAR A Pedagogia Histrico-crtica de Dermeval Saviani resgata a importncia do contedo escolar numa viso crtica-social dos contedos. Fundamenta-se no mtodo dialtico atravs da prtica-teoria-prtica. Parte de uma concepo do todo, de contextualizar, pois os alunos devem saber o porqu esto aprendendo tal contedo. Segundo o autor a tarefa a que se prope a Pedagogia Histrico-crtica em relao educao implica:
a) Identificao das formas desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condies de sua produo e compreendendo as suas principais manifestaes bem como as tendncias atuais de transformao; b) Converso do saber objetivo em saber escolar de modo a torn-lo assimilvel pelos alunos nos espao e tempo escolares; c) Provimento dos meios necessrio para que os alunos no apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas apreendam o processo de sua produo bem como as tendncias de sua transformao. (SAVIANI, 2000, p.13-14).

Pensando na formao dos professores e nas polticas dos ltimos anos, percebe-se que h uma preocupao neste sentido. A escola sempre cumpriu o

21

papel de reproduzir o conhecimento de determinada sociedade. Cabe-nos ento perguntar: qual o papel da escola neste momento? A escola pblica est dando conta de atender aos anseios dos alunos que so das diversas camadas sociais da sociedade? Pois para atender a todos, sem distino que consiste a democratizao da escola pblica. Ou ainda, a escola est dando conta de atender aos anseios de uma sociedade que v no conhecimento escolar a nica esperana para melhora de suas vidas? Neste processo todo encontra-se o professor em sala de aula, tentando fazer uma educao melhor, pois afinal, quando se fala em educao logo vm a expresso educao escolar. O sentido de educao a que todos se referem direcionado sempre escola. Discutir o que levou a escola a assumir toda a responsabilidade de educar no a proposta deste trabalho, mas o que cabe escola o principal objetivo. Discutir a totalidade em que se encontra a escola, mas com a especificidade que lhe peculiar: como diz Saviani a socializao do saber sistematizado. (Ibid., p.19). E este saber escolar um saber imaterial saber terico que guiar o aluno a agir quando aparecem as situaes imprevistas.
A educao se situa na categoria do trabalho no material. Assim, a atividade de ensino, a aula, por exemplo, alguma coisa que supe, ao mesmo tempo, a presena do professor e a presena do aluno. Ou seja, o ato de dar aula inseparvel da produo desse ato de dar aula inseparvel da produo desse ato e de seu consumo. A aula , pois, produzida e consumida ao mesmo tempo (produzida pelo professor e consumida pelos alunos) (Ibid., p.16).

o saber terico que aponta as possibilidades e probabilidades possveis de acontecer durante o processo de produo. E o que o saber terico, seno resultado de experincias vivenciadas anteriormente durante a produo de tais conhecimentos? Tambm questionamos por que mesmo havendo tantas discusses acerca da teoria e da prtica, ainda no se consegue chegar a um resultado satisfatrio no trabalho pedaggico para o professor? Por que o contedo que dado na escola, que faz parte do currculo parece que da escola e no conhecimentos adquiridos pela humanidade? Por que esses conhecimentos no fazem sentido para quem precisa aprender?

22

Se essas questes forem respondidas e postas em prtica com certeza haver uma inovao na educao escolar. No existe contedo da escola, e sim contedo da realidade social que a escola apenas sistematiza de forma organizada, para que possam ser transmitidos e apropriados pela humanidade. nesta separao entre contedo escolar e realidade social que est o ponto chave do plano de trabalho do professor. O que se d na escola no faz sentido quando no relacionado com a realidade social. Gasparin (2003), em seu livro Uma Didtica para a Pedagogia Histrico-crtica consegue colocar em prtica a pedagogia de Dermeval Saviani, a Pedagogia Histrico-crtica. Todo o livro desenvolve o mtodo da prtica-teoria-prtica. Joo Lus Gasparin apresenta cinco passos que vem a ser uma prtica de plano do trabalho docente em sala de aula que valoriza o senso comum, porm, no permanece nele. A inteno com essa prtica levar o aluno ao conhecimento cientfico, erudito, enfim, construdo histrico e socialmente pela humanidade e a transformao da realidade social. As cinco etapas do plano so:
1) Prtica social Inicial. O primeiro passo do mtodo caracteriza-se como uma preparao, uma mobilizao do aluno para a construo do conhecimento escolar. uma primeira leitura da realidade, um contato inicial com o tema a ser estudado (p.15). 2) Problematizao. [...] tem como finalidade selecionar e discutir problemas que tm sua origem na prtica social, descrita no primeiro passo desse mtodo, mas que se ligam e procedem, ao mesmo tempo, do contedo a ser trabalhado. So, portanto, grandes questes sociais, porm inseridas e especificadas no contedo da unidade que est sendo desenvolvida pelo professor. [...] tambm o questionamento do contedo escolar confrontado com a prtica, social, em funo dos problemas que precisam ser resolvidos no cotidiano das pessoas ou da sociedade. Ao relacionar o contedo com a prtica social, definem-se as questes que podem ser encaminhadas e resolvidas atravs desse contedo especfico. (p.37). 3) Instrumentalizao: [...] o caminho atravs do qual o contedo sistematizado posto disposio dos alunos para que assimilem e o recreiem e, ao incorpora-lo, transformem-no em instrumento de construo pessoal e profissional. [...]os alunos estabelecem uma comparao intelectual entre seus conhecimentos cotidianos e os conhecimentos cientficos, apresentados pelo professor, possibilitando que eles incorporem esses conhecimentos. Nesse processo o professor auxilia os alunos a elaborarem sua representao mental do objeto do conhecimento. Esse o momento do fazer docente-discente, em sala de aula, evidenciando que o que o estudo dos contedos propostos est em funo das respostas a serem dadas s questes da prtica social. Esta fase, segundo Saviani (1999,81), consiste na apreenso dos

23

instrumentos tericos e prticos necessrios ao equacionamento dos problemas detectados na prtica social, e que foram considerados fundamentais na fase da Problematizao. (p.53) 4) Catarse. A catarse a sntese do cotidiano cientfico, do terico e do prtico a que o educando chegou, marcando sua nova posio em relao ao contedo e forma de sua construo social e sua reconstruo na escola. a expresso terica dessa postura mental do aluno que evidencia a elaborao da totalidade concreta em grau intelectual mais elevado de compreenso. Significa, outrossim, a concluso, o resumo que ele faz do contedo aprendido recentemente. o novo ponto terico de chegada; a manifestao do novo conceito adquirido. (p.128). 5) Prtica social final do contedo. O ponto de chegada do processo pedaggico na perspectiva histrico-crtica o retorno Prtica Social. Esta fase representa a transposio do terico para o prtico dos objetivos da unidade de estudo, das dimenses do contedo e dos conceitos adquiridos. (p.143) A Prtica Social Final a nova maneira de compreender a realidade e de posicionar-se nela, apenas em relao ao fenmeno, mas essncia do real, do concreto. a manifestao da nova postura prtica, da nova atitude, da nova viso do contedo no cotidiano. , ao mesmo tempo, o momento da ao consciente, na perspectiva da transformao social, retornado Prtica Social Inicial, agora modificada pela aprendizagem. (p.147).

Entretanto, para que o plano se efetive, importante que o professor tenha o domnio terico de cada etapa do plano, assim ter condies de execut-lo com segurana em sua prtica pedaggica. 3. CONSIDERAES FINAIS Para a elaborao do Plano de Trabalho todos os professores precisam ter conhecimento sobre os mtodos, principalmente o da concepo, que est no Projeto Poltico-Pedaggico. Nenhum mtodo cem por cento eficaz, no entanto, o desconhecimento dos mesmos deixa o professor desorientado para a realizao de seu trabalho. Aps a elaborao da nossa pesquisa houve a necessidade de deixarmos as seguintes sugestes para a elaborao do Plano de Trabalho Docente: Sobre os objetivos a) Ter conhecimento sobre o que se pretende com o contedo a estudar, saber por que tal contedo importante na vida do aluno.

24

Sobre os contedos a) Conhecer o Regimento Escolar, LDB, Projeto Poltico-Pedaggico, Regimento Escolar, Currculo, Planejamento, dentre outros . b) Saber qual o objeto de estudo de sua disciplina e tambm das demais, para quando necessrio, fazer um plano de aula participativo. c) Ter domnio dos contedos estruturantes. d) Selecionar os contedos especficos. e) Pesquisar o mximo de referncias que descreva sobre a unidade ou contedo, e elaborar sua prpria aula, ter autoria sobre seu plano de trabalho e anotar tanto sua fala quanto as dvidas e dificuldades dos alunos, como tambm do professor, pois em outras oportunidades essa aula poder ser um excelente trabalho acadmico, de ps-graduao, mestrado e doutorado. Lembre-se, o professor o melhor pesquisador da sala de aula. f) Saber graduar os contedos de acordo com a srie, visto que a organizao curricular da escola em regime seriado. g) Priorizar quais contedos ser essencial em sua disciplina no espao e tempo escolares. Sobre encaminhamentos metodolgicos a) O professor antes de preparar suas aulas, deve saber quem e como so os alunos com os quais ir trabalhar. Apesar dos contedos j estarem postos na Proposta Curricular, para a questo metodolgica, faz-se necessrio ter conhecimento de outros elementos que interferem diretamente em sala de aula: como indisciplina, questes afetivas, enfim, problemas de natureza diversa. Embora o papel do professor seja trabalhar com o conhecimento sistematizado, no h como fugir dessas situaes, pois, muitas vezes, nas relaes interpessoais da sala de aula que se manifestam todas as situaes que cada aluno vive individualmente. b) Utilizar-se de metodologia que tenha como pressuposto a concepo de aluno que a escola pretende formar. c) Utilizar metodologias diferenciadas, pois a classe heterognea e nem todos aprendem da mesma maneira.

25

Sobre os recursos a) Listar quais recursos escola possui para o seu plano de trabalho. b) Organizar com equipe pedaggica e direo a disponibilidade dos mesmos. c) Aprender o manuseio desses recursos caso no haja profissionais para isso. d) Usar recursos diversificados. e) Disponibilizar o mximo de materiais sobre o contedo estudar e se utilizar daqueles que julgar mais acessveis ao aprendizado dos alunos. f) Fazer anlise criteriosa dos materiais que esto na internet, utilizar e indicar para os alunos os sites que considerar confiveis para tal contedo. Explicar para os alunos porque alguns sites no so confiveis. Para isso, o professor precisa ter conhecimento bsico sobre tecnologias em educao. Sobre a avaliao a) Ter conhecimento sobre a avaliao que est no Regimento Escolar e no Projeto Poltico-Pedaggico. b) Ler autores que fundamentam este tipo de avaliao. c) Utilizar-se de instrumentos diversificados de avaliao: provas, trabalhos, debates, exposies orais, trabalhos escritos, relatrios escritos e orais etc, para oportunizar todos os alunos a exporem seu conhecimento. d) Avaliar o aluno pelo conhecimento em relao ao contedo. e) A avaliao deve ser constante e todo o processo deve ser avaliado:trabalho do professor, aprendizado dos alunos e os documentos que norteiam o trabalho pedaggico. 4. REFERNCIA ARCO-VERDE, Yvelise Freitas de Souza. Caderno de Apoio para Elaborao do Regimento Escolar. Disponvel em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/cge/arquivos/File/REGIMENTO_ESCOLAR_08_04.pdf > Acesso em: 07 nov. 2008. DEMO, Pedro. Formao Permanente e Tecnologias Educacionais. Petrpolis: Vozes, 2006.

26

GASPARIN, Joo Lus. Uma Didtica para a Pedagogia Histrico-Crtica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2003 (Coleo educao contempornea). HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 9. ed. Porto Alegre: Mediao, 2001. KONDER. Leandro. O Futuro da Filosofia da Prxis: o pensamento de Marx no sculo XXI,- Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. KUENZER, Accia Zeneida. Pedagogia da Fbrica: As Relaes de Produo e a Educao do Trabalhador. 3. ed. So Paulo: Cortez: Autores Associados. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliao da Aprendizagem escolar: estudos e proposies. 16. ed. So Paulo: Cortez, 2005. PARAN: Secretaria de Estado da Educao Superintendncia de Educao Coordenao de Gesto Escolar. Texto: Organizao do Trabalho PolticoPedaggico da Escola. SACRISTN, J. Gimeno ,GMEZ A.I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia-histrico-crtica: primeiras aproximaes. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2000. ______. Educao: do senso comum conscincia filosfica.13 ed. Campinas: Autores Associados, 2000a. SEED. Diretrizes Curriculares da Educao Bsica do Paran. Disponvel em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/diretrizes/index.php>. Acesso em: 26 ago. 2008. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensinoaprendizagem e projeto poltico pedaggico. 13. ed. So Paulo: Libertad Editora, 2006. VEIGA, Ilma Passos. Projeto Poltico Pedaggico da escola: uma construo possvel. Campinas: Papirus, 1995.

You might also like