You are on page 1of 2

OBJETIVOS, FINALIDADES DA AUDITORIA OPERACIONAL

O objetivo geral da auditoria operacional com o staff da administrao assessorar no desempenho de suas funes e responsabilidades, de acordo com o planejamento e com o programa de trabalho, avaliando se a organizao, o departamento, as atividades, o s sistemas, os controles, as funes ou as operaes esto atingindo os objetivos da empre sa ou da organizao.Tambm preciso considerar como premissa a busca dos trs Es , sendo e es:.

1 Eficincia: a relao entre a obteno de nveis mximos de produo com o mnimo de recu eis, tendo em conta a quantidade e qualidade apropriada e os recursos utilizados para produzi-los ou atingi-los; menor custo, maior velocidade, melhor qualidade . 2 Economicidade: a utilizao tima dos recursos humanos, materiais e financeiros, con siderando a relao custo/benefcio. a parte da gerncia das virtudes de poupana e da boa economia domstica.

3 Eficcia: so os resultados obtidos que esto de acordo com os objetivos propostos p ela empresa ou organizao, conforme as polticas estabelecidas, as metas operativas e outros resultados e efeitos previstos. Jung Jung (2006, p. 114) escreve que esse objetivo geral pode ser desdobrado em diversos outros objetivos especficos, dentro do mesmo escopo, como, por exemplo:. Avaliao dos controles gerenciais internos quanto sua adequao e eficcia; Identificao de falhas e irregularidades no ciclo operacional; Validao do desempenho do setor auditado e do seu ciclo operacional; Aderncia das aes operacionais administrativas s polticas, aos planos e s dire rizes; Verificao das causas de ineficincia ou desperdcios. Desta forma, podemos observar que o objetivo da auditoria operacional dar subsdio s para todos os membros da administrao, com o intuito de fazer melhorar a gesto na busca da eficincia por meio da economicidade para atingir a eficcia. A auditoria operacional caracteriza-se pela aplicao da avaliao operacional na empres a ou na organizao em que implantada. Cada empresa ou organizao possui necessidades p rprias e, sendo assim, aplicado e desenvolvido um programa para a avaliao dos contr oles internos de acordo com os processos, a carteira de clientes e fornecedores, os projetos, as atividades segmentadas ou no, o sistema, os departamentos e as o peraes. A auditoria operacional tem como caracterstica utilizar a avaliao da gesto nos diversos nveis hierrquicos de cada rea, de acordo com o programa e tambm de acordo com a extenso de exames tais como: o; icadas Planejamento estratgico, polticas, planos e metas; Estrutura funcional, instalaes, produo, processos etc.; Mtodos e rotinas das atividades desenvolvidas de acordo com o planejament

Controles internos e controles administrativos e gerenciais; Aproveitamento dos recursos, perdas provveis e improvveis; Resultados alcanados; Verificao quanto utilizao e aplicao de normas, leis, regulamentao e norma atividade.

Para tanto, todas estas etapas que caracterizam a Auditoria Operacional (realiza da de acordo com o programa adequado s atividades da empresa/organizao) visam verif icao das atividades e processos na busca constante do aperfeioamento dos controles, da racionalizao dos processos e do aprimoramento da gesto administrativa e gerenci al, de forma a influenciar na tomada de decises.

Para tanto, todas estas etapas que caracterizam a Auditoria Operacional (realiza da de acordo com o programa adequado s atividades da empresa/organizao) visam verif icao das atividades e processos na busca constante do aperfeioamento dos controles, da racionalizao dos processos e do aprimoramento da gesto administrativa e gerenci al, de forma a influenciar na tomada de decises. (...) Esse contedo foi editado no dia 04/10/2010 (sujeito de alteraes posteriores, verso atualizada no link abaixo)

You might also like