You are on page 1of 3

6.

0 Responsabilidade Civil no CDC Obrigao sempre um dever jurdico originrio; responsabilidade um dever jurdico sucessivo, consequncia da violao do primeiro (Cavaliere Filho) Conceito de responsabilidade previsto no CC02:

Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. A regra geral no CC a responsabilidade subjetiva, havendo tendncia de ampliao da responsabilidade de natureza objetiva A responsabilidade subjetiva se fundamenta na teoria da culpa, havendo necessidade de comprovao da culpa lato sensu (negligencia, imprudncia, impercia ou mesmo dolo) do causador do dano O regramento do CC pressupe igualdade entre as partes, situao esta que no se aplica na relao de consumo, havendo necessidade de implementao de uma teoria de responsabilidade que protegesse o consumidor, mitigando a desigualdade entre as partes Assim sendo, o CDC adotou a teoria do risco (fornecedor tira proveito do risco criado), que fundamenta a responsabilidade objetiva do fornecedor. Esta tem como pilar fundamental a desnecessidade de comprovao de culpa para que haja responsabilizao pelo dano, bastando que a vtima demonstre o nexo causal e o dano sofrido Tendo mais de um autor a ofensa, todos respondero solidariamente pela reparao dos danos previstos nas normas de consumo (solidariedade na responsabilizao pelos danos decorrentes de consumo regra geral no CDC: art. 7, p. nico)

6.1 Responsabilidade pelo fato do produto (art. 12 CDC) Conceito: Fato do produto ou do servio a existncia de um defeito, seja de criao, produo, prestao do servio ou informao, capaz de causar dano patrimonial, fsico, psquico a um consumidor ou a terceiro atingido pelo dano, resultando na responsabilizao do fornecedor, independentemente da apurao de culpa ou dolo (responsabilidade objetiva). O fato do produto no se confunde com o vcio no produto. No primeiro, alm de existir o defeito, h um dano dele decorrente. J o vcio do produto, ocasiona simplesmente o no funcionamento do produto, no existindo qualquer dano dele decorrente Pela redao do artigo 12 do CDC, temos como responsveis o fabricante, o produtor, o construtor e o importador

Existem hipteses que excepcionam a responsabilidade dos entes acima (art. 12, 3) Tipos de defeitos que podem gerar o fato do produto: de criao (projeto e frmula); de produo (fabricao, construo, montagem, manipulao e acondicionamento); de informao (publicidade, apresentao, informao insuficiente ou inadequada); relativos prestao do servio O comerciante s ser responsabilizado excepcionalmente (responsabilidade subsidiria), nos casos previstos pelo art. 13 O produto no considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado

Art. 12 - O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricao, construo, montagem, frmulas, manipulao, apresentao ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua utilizao e riscos. 1 - O produto defeituoso quando no oferece a segurana que dele legitimamente se espera, levando-se em considerao as circunstncias relevantes, entre as quais: I - sua apresentao; II - o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam; III - a poca em que foi colocado em circulao. 2 - O produto no considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado. 3 - O fabricante, o construtor, o produtor ou importador s no ser responsabilizado quando provar: I - que no colocou o produto no mercado; II - que embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste; III - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. Art. 13 - O comerciante igualmente responsvel, nos termos do artigo anterior, quando: I - o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador no puderem ser identificados; II - o produto for fornecido sem identificao clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador; III - no conservar adequadamente os produtos perecveis. Pargrafo nico - Aquele que efetivar o pagamento ao prejudicado poder exercer o direito de regresso contra os demais responsveis, segundo sua participao na causao do evento danoso. Art. 88 - Na hiptese do artigo 13, pargrafo nico, deste Cdigo, a ao de regresso poder ser ajuizada em processo autnomo, facultada a possibilidade de prosseguir-se nos mesmos autos, vedada a denunciao da lide.

6.2 Responsabilidade por fato do servio Art. 14 - O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos. 1 - O servio defeituoso quando no fornece a segurana que o consumidor dele pode esperar, levando-se em considerao as circunstncias relevantes, entre as quais: I - o modo de seu fornecimento; II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam; III - a poca em que foi fornecido.

2 - O servio no considerado defeituoso pela adoo de novas tcnicas. 3 - O fornecedor de servios s no ser responsabilizado quando provar: I - que, tendo prestado o servio, o defeito inexiste; II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. 4 - A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao de culpa.

A responsabilidade do profissional liberal subjetiva, tida, em geral, como uma obrigao de meio (ex: cirurgias reparadoras), e no resultado (ex: cirurgias embelezadoras) Caso o servio prestado pelo profissional liberal faa parte de um grupo de profissionais liberais, configurando uma empresa de servio, haver responsabilidade objetiva

Art. 27 - Prescreve em 5 (cinco) anos a pretenso reparao pelos danos causados por fato do produto ou do servio prevista na Seo II deste Captulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.

You might also like