You are on page 1of 24

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO FACULDADE DE ADMINISTRAO E ECONOMIA

ELENICE SOUZA DE JESUS

RELATRIO DE PRTICAS ADMINISTRATIVAS

3 PERODO

SO JOS DOS CAMPOS 2012

ELENICE SOUZA DE JESUS

RELATRIO DE PRTICAS ADMINISTRATIVAS

Trabalho

final

do

mdulo

de

Prticas

Administrativas, sob a orientao do professor auxiliar supervisor, sendo requisito parcial para obteno do grau de Bacharelado em

Administrao de Empresas.

SO JOS DOS CAMPOS 2012

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Organograma Geral .................................................................................10

SUMRIO

1 INTRODUO......................................................................................................5 2 OBJETIVO............................................................................................................6 3 SOBRE A EMPRESA...........................................................................................7 3.1 DADOS DA EMPRESA......................................................................................7 3.2 DESCRIO DA EMPRESA.............................................................................8 3.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL....................................................................9 3.4 FILOSOFIA DA ORGANIZAO......................................................................11 4 PROCESSOS......................................................................................................13 5 POLTICAS DA ORGANIZAO.......................................................................17 6 CONCLUSO......................................................................................................21 7 REFERNCIAS...................................................................................................23

1 INTRODUO

O incio do estgio foi em 08 de fevereiro de 2012 e tem previso de trmino em 30 de dezembro de 2012. O processo seletivo da empresa para a contratao como estagiria iniciou-se com inscrio no site do CIEE Centro de Integrao Empresa Escola para a realizao de uma prova objetiva (classificatria), seguido de uma entrevista de carter eliminatrio. Os Benefcios que a empresa oferece so:

Salrio mensal Vale Transporte Vale alimentao/Refeio.

O estgio realizado na Unidade FUNDHAS Jardim Paulista, no setor administrativo Neste relatrio ser feita uma apresentao sobre a empresa, bem como as principais atividades desenvolvidas nos departamentos e polticas de organizao. Por fim ser apresentada uma concluso referente pesquisa realizada sobre a organizao e por fim as referncias bibliogrficas para a elaborao da mesma.

2 OBJETIVO

Este relatrio tem por finalidade apresentar a empresa FUNDHAS - Fundao Hlio Augusto de Souza, na qual o estgio realizado, descrever as atividades desenvolvidas na organizao, suas polticas e filosofias. Com a realizao do estgio possvel colocar em prtica os conceitos aprendidos em aula, atravs da vivncia em situaes que ocorrem no cotidiano da organizao.

3 SOBRE A EMPRESA

3.1 DADOS DA EMPRESA:

FUNDHAS FUNDAO HLIO AUGUSTO DE SOUZA, ENDEREO: Rua Santarm, 560 Pq. Industrial / So Jos dos CamposSP CEP: 12.235-550 CNPJ n: 57.522.468/0001-63 INSCRIO ESTADUAL: 645.117.997.110 TELEFONE (PABX): 3932-0533 Site: http://www.fundhas.org.br CARACTERSTICA JURDICA: Pessoa Jurdica de Direito Privado PBLICO ALVO: Crianas e Adolescentes do Municpio em situao de baixa renda.

3.2 DESCRIO DA EMPRESA

Criada em 1987 pela Prefeitura, a FUNDHAS Fundao Hlio Augusto de Souza, instituio sem fins lucrativos tem como principal objetivo atender jovens de 7 18 anos, de classes menos favorecidas, em situao de risco e vulnerabilidade social. Os programas da FUNDHAS visam desenvolver o potencial dos jovens, contribuindo para a insero no contexto social e no mercado de trabalho, garantindo seus direitos de cidadania. Todo o atendimento realizado pela FUNDHAS gratuito e os critrios para ter acesso ao atendimento so justos e responsveis: a famlia deve ter renda per capita inferior a um salrio mnimo e morar h pelo menos dois anos no municpio. Ainda, para permanecer na Instituio, as crianas e adolescentes devem estar matriculados e cursando uma escola regular pblica, municipal ou estadual. Assim a FUNDHAS colabora tambm no combate evaso escolar. Para garantir a abertura de novos horizontes para estes cidados do futuro, a FUNDHAS se mantm com um percentual do oramento do municpio e recursos de contribuies, parcerias e convnios com instituies pblicas, empresas e comunidade. A FUNDHAS tem como objetivo dar aos nossos jovens maiores oportunidades de aprendizado e colocao no mercado de trabalho, colaborando diretamente para a formao do seu esprito empreendedor, descobrindo talentos e despertando a cidadania. A FUNDHAS conta com vrios programas para atender suas crianas e adolescentes, cada qual com as suas finalidades, tais como: Programa Criana, destinado a crianas e adolescentes de 06 a 12 anos; Programa Arte Educao que atende adolescentes de 13 a 14anos; Programa Aprendiz, onde os adolescentes tero a oportunidade de optar por um curso profissionalizante e ter uma oportunidade de estgio numa empresa conveniada com a FUNDHAS este programa atende os adolescentes de 15 a 18 anos.

3.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Organizao da empresa a ordenao e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. A estrutura organizacional representada pelo organograma da empresa e seus aspectos bsicos. A FUNDHAS utiliza o modelo de estrutura funcional, a qual se encontra uma chefia para cada funo. As caractersticas desse tipo de estrutura so: Subalternos ficam sob o comando de mais de um chefe; Necessidade bsica a especializao; A organizao se divide conforme as diferentes funes: recursos humanos, finanas, marketing e etc. (Figura 1 organograma geral).

A rea de atuao do estgio ocorre no DECA - Diviso Especializada em Criana e Adolescente, na Diviso de Arte e Educao.

10

Figura 1 Organograma Fundhas Fonte Site fundhas(http://qualidade.fundhas.org.br/)

11

3.4 FILOSOFIA DA ORGANIZAO

Como cita Chiavenato, (2005), a filosofia envolve os valores e crenas centrais, que representam os princpios bsicos da organizao que balizam a sua conduta tica, responsabilidade social e suas respostas s necessidades do ambiente. A misso de uma empresa corresponde razo de sua existncia, a viso onde a empresa pretende chegar e os valores so os princpios que a empresa adota. A Viso organizacional ou viso de negcio o sonho acalentado pela organizao. Refere-se quilo que a organizao deseja ser no futuro. a explicao de por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte de seus dias para o sucesso da organizao onde trabalham, investem ou fazem negcios. (CHIAVENATTO, 2004 p. 64)

A Misso de uma organizao significa a razo se sua existncia. a finalidade ou o motivo pelo qual a organizao foi criada e para o que ela deve servir. A definio da misso organizacional deve responder a trs perguntas bsicas: quem somos ns? O que fazemos? E por que fazemos o que fazemos? No fundo, a misso envolve os objetivos essenciais do negcio e est geralmente focalizada fora da empresa, ou seja, no atendimento a demanda da sociedade, do mercado ou do cliente. (CHIAVENATTO, 2005 p.220) Os valores so o conjunto de crenas e convices sobre a realidade externa. (CHIAVENATTO, 2001) Misso, Viso e Valores da FUNDHAS Viso Ser referncia mundial no atendimento criana e ao adolescente, visando seu desenvolvimento integral. Misso Servir ao municpio de So Jos dos Campos com eficincia, na execuo da poltica de atendimento a crianas e adolescentes provenientes das classes menos favorecidas, com a finalidade de garantir sua formao integral.

12

Valores Os valores FUNDHAS serem seguidos por todas as crianas, adolescentes,familiares,funcionrios,parceiros e colaboradores so: 1- Compromisso com a Educao Educar as crianas e adolescentes da FUNDHAS com compromisso de que todos os seus funcionrios, familiares e colaboradores participem do processo educativo. 2- Compromissos morais e ticos Honrar os compromissos legais, morais, profissionais e os princpios estabelecidos pelo ECA- Estatuto da Criana e do Adolescente 3- Compromisso com a qualidade Promover a melhoria continua da qualidade em busca da excelncia

13

4 PROCESSOS

Processo administrativo: o conjunto da sequncia de funes administrativas, como: planejar, organizar, dirigir e controlar (CHIAVENATTO, 2005, P.28). Processos de negcios so atividades cuja funo determinar como o trabalho ser realizado. No mercado atual as empresas se preocupam muito com a otimizao das tarefas com mximo de qualidade e eficincia para se ter o melhor desempenho em seus negcios. Para que a empresa obtenha o melhor desempenho necessria que ela possua uma boa gesto nos seus processos. Tudo deve ser planejado e administrado, de maneira que as tarefas/servios sejam executados em um menor tempo, sem desperdcio e com uma margem pequena de erro nos procedimentos

A Estrutura Administrativa da FUNDHAS composta por trs rgos: 1.Conselho Curador: Composto por representantes de diversos seguimentos sociais do municpio. Compete ao conselho Curador atividades como: Aprovar mudana do Estatuto, submetendo-o ao Ministrio, dar posse ao DiretorPresidente indicado pelo Prefeito Municipal; aprovar o Regimento Interno da Fundao e regulamento dos demais rgos.

2.Diretoria Executiva : rgo deliberativo da FUNDHAS , composto por Compete Diretoria executiva tais atividades: Administrar a FUNDHAS na forma prevista pela legislao especfica, aprovar os planos de cada setor; elaborar Regimento Interno da FUNDHAS, a ser aprovado pelo conselho Curador.

3.Conselho Fiscal: rgo composto por representantes do Poder Pblico Executivo, do Poder Legislativo Municipal e do Conselho Curador tem a funo de fiscalizar as finanas da FUNDHAS. Principais Atividades:

14

Examinar e emitir parecer sobre os relatrios e documentos apresentados pela diretoria da FUNDHAS, emitir parecer na proposta oramentria anual da FUNDHAS. AS DIRETORIAS: A DECA Diretoria Especializada em Criana e Adolescente Suas principais atividades so: Programar, coordenar, supervisionar e avaliar programas, projetos e atividades de atendimento criana e ao adolescente na forma prevista pela legislao e ainda coordenar admisso e desligamento das crianas dos diversos programas da FUNDHAS.

Assessoria especializada em Criana e Adolescente: Atividades: Assessorar diretamente a DECA e indiretamente as demais diretorias as chefias das divises em todas as atividades tcnicas e administrativas pertinentes programao, coordenao e superviso dos projetos e programas da instituio.

Diviso Criana: Atende crianas de 6 a 12 anos. As atividades so realizadas em um perodo de aproximadamente 4 horas dirias, de segunda sexta-feira, sempre em horrio contrrio ao da escola pblica. As crianas desenvolvem atividades educacionais, culturais, de esporte e lazer, alm de informtica educativa e educao ambiental.

Diviso Arte Educao: Atende adolescentes de 13 a 14 anos, com a aplicao de atividades scioeducativas que proporcionam o conhecimento das diversas linguagens artsticas, comunicao e produo de mdia. O programa tem por finalidade proporcionar as crianas e adolescentes o desenvolvimento e ampliao de sua cultura de arte, fazendo, conhecendo e apreciando produes artsticas a partir "de aes que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar e o comunicar" como modo dialgico de ser e estar no mundo.

15

Diviso Aprendiz: O Programa Aprendiz da FUNDHAS atende adolescentes de ambos os sexos de 15 a 18 anos provenientes de famlias em situao de vulnerabilidade social, propiciando a formao profissional voltada para a realidade do mercado de trabalho da regio. Os jovens so contemplados com atividades diversificadas, orientao profissional e educacional, cursos de formao inicial e continuada e formao tcnica, sempre considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educao, o ECA, a Lei de Aprendizagem e a Consolidao das Leis do Trabalho. Atravs do Projeto Convnio, os adolescentes so inseridos em aprendizagem profissional nas empresas parceiras para assim terem formao integral. A DAF Diretoria Administrativa Financeira Principais atividades: Coordenar e administrar os recursos financeiros os recursos da FUNDHAS, bem como movimentar os referidos recursos, em conjunto com o Diretor-Presidente. Coordenar os recursos humanos, materiais e patrimoniais. Administrar o almoxarifado, o arquivo, os servios de segurana e transporte. Aprovar procedimentos de contratao de obras e servios da Fundao.

Assessoria Contbil Financeira e Secretria Snior Assessorar o Diretor Administrativo-Financeiro, dar suporte legal aos trabalhos da rea contbil, analisar as contas patrimoniais, elaborar balancetes e balano, realizar prestao de contas, demonstrativos financeiros, contbeis e fiscais. Diviso de Finanas e Oramento Departamento responsvel pelas atividades financeiras, contbeis e patrimoniais da instituio, elaborar anualmente o oramento em consonncia com a legislao pertinente, alm de acompanhar a evoluo dos gastos operacionais, o provisionamento de recursos, a movimentao financeira do Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente entre outras atividades.

16

Diviso de Suprimentos As atividades desenvolvidas so: acompanhar contratos e convnios firmados pela FUNDHAS para contratao de servios de terceiros, no que se refere a rea Administrativa, compra de materiais e servios. Ao armazenamento e entrega dos materiais adquiridos, confeco de e compra dos uniformes e fornecimentos de alimentos compatveis com a faixa etria dos assistidos pela instituio. Diviso de Recursos Humanos Responsvel pelas atividades do processo de seleo de pessoal, quadro de vagas, cadastro, admisso e demisso de pessoal, frias, folha de pagamento, medicina e segurana do trabalho, sade e benefcios, triagem de crianas e adolescentes.

Diviso de Servios Gerais As Atividades da Diviso de Servios Gerais so: Construo e manuteno predial, telefonia , transporte, vigilncia e limpeza.

Diviso de Informtica Compete Diviso de Informtica: Desenvolvimento de Sistemas, monitoramento dos Softwares adquiridos de empresas terceirizadas, prestao de servios de instalao e manuteno de equipamentos de informtica e rede, cuidados com a manuteno e funcionamento da comunicao eletrnica (internet) na instituio.

Diretoria CEPHAS- Centro de Educao Profissional Hlio Augusto de SouzaPrincipais Atividades: Tem como objetivo oferecer cursos de formao inicial e continuada e curso de educao profissional tcnica de nvel mdio, capacitar e supervisionar a Diviso de profissionalizao da FUNDHAS, bem como certificar os cursos. O CEPHAS possui o seu prprio Regimento Interno, seus departamentos so: Secretaria Acadmica, Diviso Administrativa, Diviso Pedaggica e Diviso de Integrao Empresa Escola.

17

5 POLTICAS DA ORGANIZAO

As Polticas so princpios ou grupos de princpios que estabelecem regras para a ao e contribuem para o alcano bem sucedido dos objetivos. As polticas servem de base para o comportamento dos participantes da empresa. Elas fazem parte da estratgica geral da empresa. (CHIAVENATO, 2007, p.174) Elas orientam na tomada de deciso podendo se presumir certos desvios relacionados aos princpios que a organizao possui. A Poltica deve ser coerente com os objetivos e filosofias estabelecidas da organizao. (MARQUES, 1994 p. 52)

Polticas de Qualidade A Alta Administrao responsvel pelas diretrizes que visam melhorar continuamente os processos organizacionais que esto diretamente ligados satisfao do cliente e a qualidade dos produtos. Como exemplo: Controlar produo para que no haja atrasos na entrega, atendimento de qualidade ao cliente, selecionar fornecedores etc.. E essas diretrizes devem ser documentadas. Todos os membros da organizao devem compreender e estar inteirados sobre a poltica de qualidade.

Polticas da Qualidade da FUNDHAS: Contribuir por meio de aes complementares, coma formao integral da criana e do adolescente, de acordo com o ECA, (Estatuto da Criana e do Adolescente) tendo como princpio as diretrizes: Qualidade de Vida Participao Aprendizagem Empreendedorismo Interao Relacional

Para que esses objetivos sejam alcanados, a instituio se compromete a:

18

Capacitar, informar e motivar seu quadro de funcionrios para a execuo dos programas da instituio. Buscar parcerias, verbas pblicas ou privadas e recursos prprios, para a melhoria contnua de suas atividades.

Poltica de Recursos Humanos A poltica bsica de recursos humanos de uma organizao assegurar a existencia de recursos humanos adequados motivados para as suas operaes, presentes e futuras (CHIAVENATO, 2006). Segundo Dessler (2003), algumas das prticas e polticas da Administrao de Recursos Humanos, entre elas: conduzir anlise de cargo; prever as necessidades de trabalho e recrutar candidatos; selecionar candidatos; orientar e treinar novos funcionrios; gerenciar recompensas e salrios; oferecer incentivos e benefcios; avaliar o desempenho; comunicar-se; treinar e desenvolver; e construir o comprometimento do funcionrio

Polticas de Recursos Humanos da FUNDHAS: A FUNDHAS determina e providencia, de acordo com os procedimentos P01. responsabilidade da Administrao, os recursos necessrios para: Implementar e manter o sistema da gesto da qualidade, melhorando continuamente sua eficcia; Aumentar a satisfao dos clientes mediante o atendimento de seus requisitos. Polticas de Marketing As funes do setor de marketing so : pesquisas de mercado, anlise, planejamento e controle dos processos, administrao dos produtos, preos, distribuio, propaganda e etc. O marketing o setor responsvel por estudar a empresa e determinar o melhor meio de atingir os clientes atravs de um plano de marketing. Com o uso das ferramentas do marketing mix (produto, preo, praa e promoo) consegue-se implementar as estratgias para desenvolvimento do plano visando atender ao pblico alvo.

19

Polticas de Marketing da FUNDHAS Comunicao com o cliente: A FUNDHAS possui meios eficazes para comunica-se com os clientes em relao : Informaes sobre servios prestados; Tratamentos de requisitos, contratos ou emendas; Realimentao do cliente, incluindo suas reclamaes;

Essa comunicao acontece atravs dos seguintes canais: Atendimento telefnico, informando a comunidade em geral sobres os servios prestados; Atendimento telefnico ou pessoal s crianas, adolescentes e famlias sobre as atividades realizadas ou demais ocorrncias que se fizerem necessrias; Visitas domiciliares s famlias das crianas e adolescentes, quando necessrio; Visita e atendimento s empresas parceiras; Registro, anlise e realimentao do cliente quanto a eventuais reclamaes dos clientes atravs de formulrio especfico.

Polticas de Compra

Departamento de Compras responsvel pelas compras em geral da organizao. A poltica de compras esta ligada a poltica de vendas da empresa. O gerente de compras o responsvel em executar as polticas do setor dependendo das suas necessidades, levando em considerao seu capital e tendncias de mercado. Segundo GRECCO, quando se traa uma poltica de marketing, so analisados os seguintes fatores: Conhecimento das qualidades do que se precisa comprar, afim de evitar compras erradas; Conhecimento dos gostos e preferencias do mercado comprador; Habilidade para conseguir os melhores preos e prazos de pagamento.

20

Poltica de Compras / Controle de Fornecimento da Fundhas Aquisio: Os produtos que afetam a qualidade dos servios prestados na FUNDHAS so adquiridos de forma a assegurar a aplicabilidade dos requisitos definidos para aquisio,como avaliao de fornecedores,verificao dos produtos adquiridos e informaes necessrias para o processo de compra s, conforme disposto no manual de Procedimentos. P03- processo de compra Fornecimento do Servio A FUNDHAS planeja e fornece os servios de formao integral sob condies controladas, que incluem: Disponibilidade de informaes que descrevem as caractersticas dos servios prestados; O uso de equipamentos e materiais adequados; Medio e monitoramentos dos servios atravs de auditorias internas dos sistemas da qualidade e da anlise dos indicadores dos diversos processos; Atividades de acompanhamento dos ex-adolescentes

21

6 CONCLUSO

Este relatrio de estgio foi realizado com informaes contidas no site, no Regimento Interno FUNDHAS e no Estatuto da Instituio. Nas minhas atividades dentro da Instituio posso vivenciar na prtica as teorias aprendidas em sala de aula como: Manter sigilo das informaes; A importncia de se ter um bom relacionamento interpessoal; Tomada de deciso e soluo de problemas; Comunicao eficaz; Vivencio diariamente as aes de liderana e tomada de decises em relao s crianas, adolescentes e funcionrios; Trabalho em equipe entre outras.

Atravs do aprendizado do curso e estgio, me sinto mais segura para atuar na liderana de equipes. Acredito que para desenvolver-me melhor como profissional deveria ser mais comunicativa. No estgio atuo com uma profissional da rea da Gesto da Instituio, com profissional da rea do Servio Social e com Educadores de diversas reas sendo elas: Educao Fsica, Comunicao, Artes Visuais, Meio Ambiente e Linguagem e Expresso. Com o estgio consigo assimilar melhor e relacionar os assuntos tratados em aula e isso contribui no aprendizado, que passa a ser mais produtivo. Sem dvidas o estgio de extrema importncia na minha vida profissional, pois atravs dele adquiro experincia e conhecimento, que sero utilizados quando estiver atuando como administradora. Realizando o estgio sinto que estou no caminho certo, que o que desejo para minha vida. Com isso me satisfeita por trabalhar no que me sinto feliz. Os objetivos do estgio esto sendo atingidos, pois estou adquirindo conhecimentos atravs das situaes reais vividas na instituio podendo aprimorar minha prtica profissional.

22

Durante a realizao do estgio cria-se um vnculo sentimental com as pessoas e isso tambm ser levado para toda vida. As principais obras consultadas para elaborao do relatrio foram Teoria Geral da Administrao, Administrao nos novos tempos e Administrao, Teoria, Processo e Prtica do autor Idalberto Chiavenato onde obtive embasamento tcnico-terico sobre processos organizacionais, polticas da organizao, estrutura organizacional, definio de misso, viso e valores, e o site da Instituio, pelo qual obtive as informaes gerais da empresa.

23

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administrao,volume 2. Rio de Janeiro: Elsevier editora Ltda. 2001

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao, Teoria, Processo e Prtica. Rio de Janeiro: Elsevier editora Ltda. 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier editora Ltda. 2005

CHIAVENATO ,Idalberto e SAPIRO, Aro. Planejamento estratgico: Fundamentos e Aplicaes. Rio de Janeiro: Elsevier editora Ltda. 2004.

CHIAVENATO, I. Administrao de Recursos Humanos: fundamentos Bsicos. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2006.

DESSLER, G. Administrao de Recursos Humanos. 2. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

GRECCO, Constantino Prof. Marketing Simplificado - Curso sobre estrutura organizacional e operacional para empresrios e executivos. 2 edio :[s.l], editora Ibrasa, [s.d]:

MARQUES, Wagner Luiz. Dirio de um Empreendedor . 1 edio. Cianorte-Paran: [s.n], 1994. Regimento Interno, Manual da Qualidade e Estatuto . Disponvel em: <http://qualidade.fundhas.org.br/documentos.php>. acesso em 25 mar. de 2012.

Estruturas Organizacionais Disponvel em:<http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Estrutura% 20Organizacional.pdf>. acesso em 06 maio de 2012

PAMPONET, Arnaud Velloso. Como entender os processos organizacionais, 2009. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comoentender-os-processos-organizacionais/30037> acesso em 06 maio de 2012

24

PICHIAI. Djair. Estruturas de Modelos Organizacionais, 2010. Disponvel na internet via http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplanmodelos_de_estruturas_organizacionais_material.pdf > acesso em 07 maio de 2012.

You might also like