You are on page 1of 4

REVOLUO TECNOLGICA, IMPACTOS E PERSPECTIVAS.

Os estudiosos do assunto levam a crer que as mudanas econmicas, sociais, polticas, culturais e educacionais, decorrem, sobretudo da acelerao das transformaes tcnico - cientificas: Como a globalizao dos mercados, o desemprego tecnolgico, a necessidade de elevao da qualificao dos trabalhadores, as transformaes tcno-cientificos. A cincia e a tcnica portanto estariam assumindo o papel de fora produtiva cresceria a produo e diminuiria o trabalho humano. preciso considerar que as transformaes tcno-cintificas resultam da ao humana concreta, ou seja, de interesses econmicos conflitantes que se manifestam no mercado, plos complementares do jogo capitalista. Uma trade revolucionria: A energia termonuclear, a microbiologia e a microeletrnica. 1 REVOLUO: -Nasce na Inglaterra, segunda metade do sculo XVIII, a mquina vapor. -Caracteriza-se pela evoluo da tecnologia aplicada produo de mercadorias, pela utilizao do ferro como matria prima, pela inovao do tear e pela substituio da fora humana pela energia da mquina a vapor. -Impe o controle de tempo. -Amplia a diviso do trabalho e faz surgir o trabalho assalariado e proletariado. -Aumenta a concentrao do capital. 2 REVOLUO: (metade do sculo XIX) -Surgimento do ao e da energia eltrica, do petrleo e da industria qumica, dos meios de transportes e de comunicao. -A produo em massa fez surgir s escolas industriais e profissionalizantes, bem como o operrio padro. 3 REVOLUO (metade do sculo XXI). -A microeletnica, a ciberntica, a tectnica, a microbiologia, a biotecnologia, a engenharia gentica, a robtica, a informtica, a quimca fina, a produo de sintticos, as fibras ticas, os chips, e as comunicaes(revoluo informal), responsvel por grandes avanos e perigos para a vida humana e do planeta.

A principal (vedete) certamente o computador, responvel pela informatizao e automao das fbricas, especialmente da indstria automobilstica (como o toyotismo, os mtodos de produo da Toyota). Por meio da informatizao e da adoo de novas tecnologias e formas de gerenciamento. A tendncia mundial de crescimento do setor, no entanto , no significa uma absorvio total dos desempregados da agricultura e da indstria. Um destaque: A revoluo informal. Alm da trade revolucionria apontada, preciso destacar as mudanas e as implicaes da revoluo informal; tais avanos tornam o mundo pequeno e interconectado por vrios meios, vivendo em uma aldeia global. A internet uma das estrelas principais dessa fase da revoluo informal. O uso da internet no Brasil, apesar da permanente expanso, ainda bastante restrito, o que tem gerado ampla excluso digital (grande parte da realidade seja percebida de forma virtual). A televiso nesse sentido, um dos veculos mais geis. Caracterizam a revoluo informal: -O surgimento de uma nova linguagem de comunicao. -Os diferentes mecanismos da informao digital. -As novas possibilidades de entretenimento e de educao. -O acmulo de informaes e as infindveis condies de armazenamento. Uma caracterstica importante o papel central da informao na sociedade ps-mercantil ou ps-industrial e ao seu tratamento. A revoluo informal est na base de uma nova forma de diviso social e de incluso: De um lado, os que tm o monoplio da informao; De outro os excludos desse exerccio dominado pelo mercado capitalista exercem um papel de entretenimento e doutrinao das massas. A globalizao s se tornou possvel graas a um sistema global, altamente integrado pelas telecomunicaes instantneas. A palavra globalizao est na moda, tem sido usados para expressar uma gama de fatores econmicos, sociais, polticos e culturais e o esprito e a etapa de desenvolvimento do capitalismo em que o mundo se encontra atualmente. O capital o principal meio de produo, trabalho assalariado- capital. O capitalismo lanou-se no final do sculo XX.

A globalizao pode ser entendida como uma estratgia de enfrentamento da crise do capitalismo e de constituio de uma nova ordem econmica mundial . O modo de produo capitalista sempre experimentou ciclos de internacionalizao e mundializao do capital. GLOBALIZAO DOS MERCADOS. O termo globalizao embora possa sugerir a idia de incluso de todos os pises, regies e pessoas que se adequarem aos novos padres de desenvolvimento capitalista, o que se percebe, de modo geral, a lgica de excluso observada no mundo pelo rompimento de fronteiras, unificao de mercados, do consumo, da cultura, do trabalho e das finanas. A marca dessa transformao a chamada acumulao flexvel do Capital, que se caracteriza pela flexibilizao dos processos de trabalho e dos mercados de produto e de consumo. A mobilidade do capital deixa os governos fragilizados e gera grande instabilidade nas economias dos pases emergentes, tornando-os mais dependentes dos movimentos financeiros internacionais, e refns deste tipo de capital.

O ESTADO GLOBAL. A globalizao atualmente, j percebida com maior clareza, os arranjos e a configurao da nova ordem econmica e poltica mundial. A abertura econmica e a crescente limitao da autonomia do mercado mundial, a interdependncia econmica e o aumento do poder transacional. De um lado o poder das sociedades neoliberais concentra-se, crescentemente, nas foras de mercado, ou seja, nos grandes grupos financeiros e industriais (corporaes), os quais, em combinao com o estado definem os estgios de desenvolvimento, incluindo as reestruturaes econmicas e os ajustes poltico financeiro. De outro lado, o poder de deciso ocorre nas instancias mundiais de concentrao do poder econmico ,poltico e militar. As corporaes internacionais e a instancias superiores de concentrao de poder so cada vez mais constituintes, ordenadores e controladores da nova ordem mundial, sobretudo, impem e monitoram as polticas de ajustes do projeto sociopoltico e econmico do liberalismo dos interesses da burguesia mundial.

Os pases ricos como o G7, desempenham papel ativo na criao e na sustentao dessa sociedade poltica global. Desse modo, essas potncias mundiais tm conseguido: -Atender aos interesses do capital internacional. -Controlar os riscos da sociedade global. -Instalar um sistema de rpida advertncia aos mercados emergentes de pases do terceiro mundo. -Impor uma hierarquia de poder internacional. -Programar as polticas neoliberais nos pases de terceiro mundo e disseminar a viso de mundo neoliberal, isto , de uma sociedade regida pelo livre mercado.

You might also like