You are on page 1of 15

As sociedades indgenas, a histria e a escola

The indigenous society, history and teaching

Maria Cristina Bohn Martins

RESUMO O artigo analisa as relaes que se estabelecem, no Brasil, entre a pesquisa e o ensino de temas relativos s sociedades indgenas. Para isto reflete sobre o eurocentrismo presente nas concepes da historiografia tradicional, e sobre as crticas que lhes so feitas atualmente. Por fim, avalia a repercusso da moderna agenda de pesquisa sobre este tema nas prticas escolares. PALAVRAS-CHAVE: Nova Histria Pesquisa; Ensino; Escola; Brasil.

ABSTRACT The relations between indigenous society and the academic research in Brazil consist on the object studied of this paper. Therefore, ponder about the eurocentrism present on the traditional historiography. Finally, discuss around the modern schedule of this theme in the scholarship practices. History;

Indgena; KEYWORDS: New Indigenous Research; Scholl; Teaching; Brazil.

Ronda os relatos indgenas uma tenso constante entre a fragmentao de histrias mltiplas (...) e a reafirmao cardeal do processo fundamental de transformao, que constitui o embasamento ontolgico da cultura. J no possvel sonhar com uma existncia indgena independente das presses da ocupao do territrio (...) e as exigncias polticas impem s sociedades indgenas do Brasil uma etnizao que elas no escolheram(,). Em outras palavras, definir em face da sociedade que a engloba uma identificao especfica. (...) O drama (...) , talvez, que para sua sobrevivncia elas recorreram sistematicamente a uma alteridade, de vrios tipos na verdade, cujos vestgios durante muito tempo tentaram com determinao apagar Patrick Menget (1999)

A afirmao de que a imagem das populaes autctones do territrio que hoje definimos como brasileiro foi construda tanto pela historiografia mais
Doutora em Histria pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Professora Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) / Brasil. Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

tradicional, quanto pelos livros didticos1 que a reproduzem, de modo simplificador e estereotipado j no se constitui mais em matria de discusso. Pode-se tambm dizer, por outro lado, que os historiadores investem hoje um grande esforo em revisar estas consideraes, na constituio do que se tem chamado de uma nova histria indgena. Comeo, portanto, esta reflexo lembrando que, desde as ltimas dcadas do sculo passado, nosso campo de conhecimento renovou-se profundamente. Alm de repensar seus objetos e mtodos, os profissionais a ele ligados tm refletido sobre o prprio estatuto da histria, seu lugar em meio s cincias sociais e sua capacidade explicativa. No Brasil, possvel observar que cresceu consideravelmente, nas ltimas dcadas, a ateno dos historiadores a este tema (o das populaes indgenas, sua histria antes e depois da expanso europia sobre o Novo Mundo), mesmo que timidamente se compararmos a nossa situao quela de outros pases (como o Mxico e o Peru, por exemplo). Como afirmou Manoela Carneiro da Cunha, em obra que se constitui em um dos primeiros exemplos desta nova preocupao, sabe-se pouco da histria indgena: nem a origem, nem as cifras de populao so seguras, muito menos o que realmente aconteceu. Mas progrediu-se, no entanto: hoje est mais claro, pelo menos a extenso do que no se sabe (CUNHA, 1992: 11). Ainda que devamos reconhecer as enormes lacunas existentes no conhecimento que possumos sobre os povos nativos das Amricas, podemos dizer que a sua histria afirma-se hoje como um campo de estudos em forte expanso, atraindo interesse de investigadores em vrias instituies de ensino e pesquisa no pas. Os subsdios provenientes da histria e da antropologia, contribuem atualmente com ele, tanto no mbito da pesquisa emprica, quanto no refinamento do equipamento conceitual pertinente ao tema. Tais aportes ajudam a romper com noes essencializadas das culturas indgenas, questionando antigos dualismos como aqueles que contrapem ndios puros e aculturados, resistncia e aculturao e processo histrico e estruturas culturais, os quais acabavam por selar a crnica da destruio dos povos indgenas.
Os termos livros didticos, livros escolares, textos e materiais escolares, no esto sendo aqui problematizados, mas usados indistintamente e considerados como livros escritos e produzidos especificamente para seu uso no ensino.
1

Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

154

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

Vanishing people? Uma das noes mais freqentes acerca do resultado da conquistacolonizao do Novo Mundo aquela que apresenta, como efeito deste processo, o desaparecimento das sociedades nativas. As espantosas cifras da queda na demografia indgena que se seguiu chegada dos europeus, bem como os relatos dos cronistas coloniais2 sobre os efeitos devastadores da violncia,3 das doenas, da m nutrio, do excesso de trabalho e mesmo do stress sobre os nativos foram, sem dvida, muito importantes para a construo desta narrativa. Importa ainda ressaltar que esta perspectiva ganhou grande evidncia na produo associada chamada Viso dos Vencidos4 que, ao fazer a denncia do colonialismo europeu, destacando as brutalidades a que foram submetidas as populaes autctones, distinguiu fortemente este ngulo da questo. Ao trauma da conquista evidenciado, por exemplo, na elegia escrita para prantear a morte de Atahualpa,5 teriam se seguido o caos e a desolao. As obras que se filiam a esta corrente falam em testemunhos dos sobreviventes, abatidos por um profundo trauma, bem como nos trgicos efeitos da destruio da cultura indgena, perspectivas que tiveram forte aceitao no mbito escolar. Entretanto, como adverte John Monteiro (2001), embora simptica aos ndios, esta viso do passado perpetua inadvertidamente uma compreenso que acaba por se mostrar muito pouco favorvel a eles. De acordo com Mathew Restall, as sociedades indgenas aparecem nesta narrativa, como se fizessem parte de uma espcie de Arcdia, incapazes em sua inocncia de sobreviver experincia da invaso europia. Se esta dimenso romantiza as sociedades nativas, uma outra aposta na sua inferioridade, a qual
2

famosa, por exemplo, a avaliao feita nos incios do sculo XVII por Felipe Guaman Poma de Ayala, que afirmou em sua Nueva Crnica y Buen Gobierno (1615): No h remdio, e os ndios esto se acabando.

O dominicano Bartolomeu de las Casas , sem dvida, o nome mais conhecido desta corrente de pensamento crtico acerca do impacto da conquista europia sobre os povos do Novo Mundo.
3 4

Nomes e obras representativas desta corrente historiogrfica so: Nathan Watchel (1976) e Miguel Len-Portilla (1984 e 1985).

Acabou-se j em tuas mos o sangue: apagou-se em teus olhos a luz; no fundo da mais brilhante estrela caiu teu olhar (...). Sob estranho imprio acumulados os martrios e destrudos; perplexos, extraviados, negada a memria; sozinhos; morta a sombra que protege, choramos; sem ter a quem ou aonde nos voltar, estamos delirando (LEON-PORTILLA, 1985: 137).
5

Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

155

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

as impediria de resistir ocidentalizao imposta. Assim, ao longo dos sculos os europeus imaginaram e inventaram a derrocada cultural e social das sociedades nativas americanas (2006: 184),6 cujo corolrio foi o seu desaparecimento. justamente esta noo, a de que as sociedades indgenas seriam evanescentes, isto destinadas a desaparecer (vanishing people), que tem sido criticada na atualidade. Antes disto, porm, ela influenciou fortemente a poltica dos Estados (tanto coloniais, quanto independentes) com suas comunidades indgenas, quase sempre pautada na noo da transitoriedade da condio indgena e na proposio de polticas assimilatrias. Assim, a legislao acerca dos ndios tratou de buscar a sua civilizao e insero na comunidade (crist e, depois, nacional7), num trabalho para o qual foram mobilizados os agentes da Igreja e, a seu tempo, dos Estados republicanos. Tambm a historiografia, nas Amricas e no Brasil, comungou desta idia, assim como pensadores das mais diversas pocas. Efetivamente, observando as avaliaes postuladas por autores to diversos, uns dos outros, como Carl Von Martius ou Varnhagen, nos Oitocentos, e Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro, no sculo passado, por exemplo, percebemos que elas se aproximam quanto ao profundo pessimismo com o qual eles ponderavam sobre o futuro dos povos indgenas. Sobretudo, a partir do sculo XIX predominou a tese, baseada no paradigma evolucionista, segundo a qual as populaes indgenas estavam condenadas ao desaparecimento: ou pela extino fsica, ou pela aculturao. sabido que o famoso naturalista Alexander Von Humboldt, por exemplo, expressou no Mxico sua impresso de que o melhor tipo de ndios, entre os quais se poderia supor a existncia de um certo grau de cultura intelectual, havia perecido em grande parte j no comeo da conquista espanhola (HALPERIN DONGUI: 1997). J no Brasil, a histria esposava a mesma tese, tal como a expressaram Varnhagen, na dcada de 1850 (para os ndios, no h histria, apenas etnografia), ou Von Martius (que se pronunciou sobre o j
6

Segundo o autor, as sociedades nativas no eram nem brbaras nem idlicas, e sim to civilizadas e imperfeitas quanto as europias, sendo suas respostas invaso europias variadas e baseadas em avaliaes de seus prprios interesses (RESTALL, 2006: 184)

O Estatuto do ndio (Lei n. 6001 de 1973) elaborado ao tempo dos governos militares e ainda em vigor no pas, afirma o propsito de integrar os indgenas progressiva e harmoniosamente comunho nacional.
7

Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

156

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

visvel grmen do desaparecimento rpido destes povos) (MONTEIRO, 2006: 170). Os pensadores do Imprio, ao se enfrentarem com o tema da gnese da nao brasileira, instituram os ndios tupis como um dos pilares da nacionalidade, mas sempre em referncia a um ndio do passado, um ndio j extinto. Paradoxalmente, na mesma poca em que se cunhava o poderoso mito das trs raas formadoras do povo brasileiro, as populaes indgenas (em especial os botocudos) com as quais interagia a sociedade brasileira, eram tidas como brbaras, integrantes das hordas selvagens, que as luzes da moderna civilizao deveria fazer desaparecer (MONTEIRO, 2001). Depois, nas dcadas centrais do sculo XX, antroplogos e historiadores entenderam que, diante do movimento das frentes de expanso da moderna sociedade nacional, as populaes indgenas seriam levadas a uma inexorvel perda da sua peculiaridade cultural, ou acabariam por reprisar a histria da destruio que havia exterminado inmeros povos no passado. Os ltimos anos assistiram, contudo, no Brasil e nas Amricas em geral, uma forte reverso desta expectativa, apresentando, como componente importante, um novo protagonismo reivindicado pelos prprios indgenas.

Lnguas vivas, de povos vivos Em junho de 2002, uma mensagem eletrnica circulou atravs da lista de Discusses da Associao Nacional de Pesquisadores em Histria da Amrica Latina e do Caribe (ANPHLAC),8 indagando o mundo acadmico acerca da pertinncia (ou no) da utilizao do termo ndio. A referida mensagem repercutia o debate travado originalmente no mbito da H-LATAM9 envolvendo historiadores das mais prestigiosas instituies europias e norteamericanas. Entre as diversas manifestaes que ali se expressaram, a grande maioria defendeu a idia da inadequao do uso de um conceito incorreto (porque cria uma unidade inexistente) e cujas implicaes so claramente colonialistas. Em menor nmero estiveram os historiadores que categorizaram a discusso como
Conservando a sigla, denomina-se atualmente Associao Nacional de Pesquisadores em Histria das Amricas.
9 8

A lista de discusso tem o endereo eletrnico: h-latam@h-net.msu.edu.

Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

157

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

incua, atenta em acolher os ditames do politicamente correto, e como uma preocupao mais relacionada maneira pela qual os norte-americanos vivenciam seus compromissos polticos. Desta forma, a maior parte daqueles que se manifestou, enfatizou a necessidade de utilizarmos uma linguagem respeitosa com os personagens com os quais manejamos em nosso ofcio, assinalou-se, ainda, a necessidade de prestarmos ateno aos termos pelos quais os prprios indgenas preferiam ser chamados. Mais recentemente, no incio do ano de 2009, circulou na Web uma matria originada do jornal La Nacin de Santiago do Chile de 14 de janeiro. Nela, dava-se a conhecer o desejo e a ao das comunidades quchuas existentes no pas, no sentido de dar vida a uma Academia de sua prpria lngua, tal como j feito pelos aymaras e rapa nuis. De acordo com o referido texto, uma pesquisa conduzida por um grupo de investigadores formado por mais de 30 lingistas, entre chilenos, franceses, norte-americanos e outros, levantou a existncia de 552 povos indgenas falantes de 420 lnguas amerndias (provenientes de 99 famlias lingsticas) no continente, numa diversidade que no encontra paralelo em nenhuma parte do mundo.10 De outra parte, no Brasil, depois de ter estado em contnuo declnio desde o sculo XVI, a demografia indgena atualmente vive outra realidade, que de estabilidade e, talvez, at de um certo crescimento. Segundo as informaes do Instituto Socioambiental,11 a maioria dos povos indgenas tem crescido em torno de 3,5% ao ano12, muito mais do que a mdia de 1,6% estimada no perodo de

10

De acordo com o Informe da XV Cumbre Iberoamericana (2005) na Amrica Latina uma srie de lnguas indgenas so faladas por um nmero em torno de 18 milhes de pessoas. No Mxico seriam cerca de 50 delas, enquanto na Guatemala haveria 21 dialetos pertencentes ao tronco maia. Outros pases multilinges apontados so a Colmbia e o Peru, onde so utilizados aproximadamente 70 e 66 idiomas, respectivamente. Na Bolvia, destaca-se o aymara, embora se falem, alm desta, mais 35 lnguas. De todos os idiomas amerndios, aquele que possui um maior nmero de falantes o quechua, utilizado por sete milhes de pessoas apenas no Peru, Equador, Bolvia e Colmbia, seguindo-se o guarani, com trs milhes no Paraguai, Brasil, Bolvia e Argentina. Outras lnguas importantes so o aymara, com um milho e meio de falantes no Peru e na Bolvia, o nhuatl, com um milho de falantes no Mxico, e o quiche, com quase um milho de habitantes comunicando-se nesta lngua na Guatemala. Ver: <http://www.cumbre-iberoamericana.org>. Acesso em maro de 2006. Ver: <www.socioambiental.org.br>. Como veremos, ao lado do crescimento vegetativo, h que se lembrar, relativamente ao aumento da populao indgena, do fenmeno da autodeclarao. Este, que implica na atitude de assumir identidades tnicas antes negadas, est ligado, entre outros fatores, aos direitos que passam a ser assegurados constitucionalmente aos ndios. Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

11 12

158

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

1996 a 2000 para a populao brasileira em geral.13 Nos ltimos anos, tivemos como avano na questo indgena tambm uma realidade de protagonismo dos prprios ndios. Povos que eram tidos como fadados extino hoje esto vivos, atuantes, presentes, organizados e cobrando do Poder Pblico a implementao de seus direitos. Tais dados so, contudo, apenas um dos elementos que evidenciam a inconsistncia da tese do aniquilamento, ou mesmo do desaparecimento das populaes indgenas americanas. A realidade mostrou o equvoco das polticas que, pensando-os como seres transitrios, tentou dissolv-los na comunho nacional. Efetivamente, os ltimos anos conheceram o fenmeno dos chamados ndios emergentes, isto , de populaes que passam a reivindicar pblica e oficialmente a condio de indgenas.

O novo ativismo indgena e a reivindicao tnica A reivindicao para si de uma especial condio tnica parte, muitas vezes, de grupos que, miscigenados e territorialmente esbulhados ao longo do tempo, reencontram, no presente, contextos polticos e histricos favorveis retomada de identidades coletivas indgenas. Assim como no Brasil, situaes semelhantes so conhecidas em outros Estados nacionais contemporneos como, por exemplo, a Bolvia ou o Chile. Casos desta natureza, que os especialistas vm qualificando de etnogneses,14 so identificados desde a dcada de 70, mas se tornaram mais visveis nos ltimos anos. So tambm encontradas situaes que indicam o surgimento de novas identidades, panindgenas, pluritnicas ou ainda regionais. De acordo com Federico Navarrete, os fenmenos desta ordem referem-se inesgotvel capacidade que os grupos sociais tiveram, e tm, para redefinir suas identidades e suas diferenas em meio complexa interao com outros

De maneira muito oportuna, Joo Pacheco de Oliveira (2004: 70) lembra a especificidade da situao brasileira, uma vez que aqui, contrariamente ao que acontece em outros pases tais como a Bolvia, o Peru ou o Mxico, temos que considerar a complexa relao que se estabelece entre o pequeno volume demogrfico representado pela populao indgena e o seu controle de extensos territrios.
13 14 Designaes alternativas para estes casos so ressurgimentos ou viagens da volta. O trema vem sendo estudado por um importante conjunto de pesquisadores. Aos nomes de Jonathan Hill (1996), Schwartz e Salomon (1999), e Guillaume Boccara (2001), somam-se, no Brasil, os trabalhos de John Manuel Monteiro (2001) e Carlos Fausto (2001).

Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

159

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

grupos e com os Estados-naes (2008: 94). Segundo ainda este mesmo autor, se os amerndios (assim como os afro-americanos e os imigrantes) costumavam ser pensados
(...) como objetos passivos dos processos de construo nacional e expanso capitalista, o conceito de etnognese permite descobrir e compreender as complexas estratgias que desenvolveram para reagir, resistir e negociar come esses processos e tambm para, na medida do possvel, participar e se beneficiar deles (NAVARRETE, 2008: 95).

Desta forma, em pases como o Mxico, o Peru ou o Equador, por exemplo, comunidades tradicionalmente identificadas como camponesas, passam a se apresentar como indgenas, atualizando elementos de suas culturas antigas,15 bem como incorporando subsdios modernos, inclusive na construo de alianas polticas para negociar com os Estados e com outros grupos sociais. No raras vezes, a atuao de etnlogos, lingista ou historiadores junto a estes grupos um elemento essencial deste processo. Em nosso pas, esse fenmeno surge de modo mais evidente nas ltimas dcadas, quando as histrias regionais passam a ser revisitadas, colocando em cena formas diversas de presena indgena, e evidenciando situaes que eram desconsideradas. Contudo, ele tambm est ligado a uma realidade em que os direitos indgenas tornaram-se mais reconhecidos e respeitados, e as organizaes de apoio aos ndios se consolidam de forma mais efetiva, passando a ser agentes importantes da causa indgena.
(...) muitos grupos, em reas de colonizao antiga, aps terem ocultado sua condio discriminada de indgenas durante dcadas, reivindicam novamente sua identidade tnica. No sculo XIX, sobretudo no Nordeste, com o falso pretexto da inexistncia ou de uma assimilao geral dos ndios, as terras dos aldeamentos foram liquidadas e (...) duramente disputadas entre os poderes locais. Ressurgem agora etnias (...) que reclamam terras em geral diminutas, mas que, por se encontrarem em reas densamente povoadas, enfrentam oposio violenta (CUNHA, 2004: 132).

preciso destacar que estes grupos emergentes no necessariamente representem a continuidade ou a continuao de elementos ancestrais, podendo ser fenmenos novos, que podem retomar elementos das diferenas previamente existentes, mas que lhes do sentidos e funes diferentes e novas (NAVARRETE, 2008: 91). dado fartamente conhecido que o movimento em
15 Segundo Federico Navarrete (2008: 96), estes processos dizem respeito ao mundo indgena, assim como situao de afro-americanos e imigrantes modernos. Entende o autor que estes ltimos revitalizaram e refuncionalizaram aspectos da cultura de seus lugares de origem e tambm assimilaram traos-chave das culturas locais e nacionais com as quais interagiram, reinventando suas identidades para enfrentar complexas dialticas de incorporao e excluso.

Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

160

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

favor dos direitos histricos dos ndios est avanando significativamente no pas. As organizaes indgenas e indigenistas16 que se destacam neste processo refletem uma profunda ruptura com prticas tradicionais que se definiam em uma relao de dependncia do Estado, contribuindo para reformular as pautas para se pensar o futuro da questo indgena no pas (CUNHA, 1995). Sem dvidas, o surgimento de um novo interesse pela histria dos ndios contribui, tambm, para ampliar a sua visibilidade, sendo a constituio destes novos grupos tnicos, sua categorizao e dinmica, um tema que desperta grande interesse por parte dos especialistas. Estudos desta natureza insistem na necessidade de articular os processos internos de transformao das sociedades indgenas, a outros que lhes so exteriores, provenientes de situaes de contato. A moderna historiografia que se constri no Brasil, e nas Amricas em geral, abre espao para pensar nos papis desempenhados pelas sociedades indgenas que no o de fadados a desaparecer; ou por serem ingnuos e pusilnimes, ou por serem, ao contrrio, resistentes. Na condio de aliados ou inimigos dos ocidentais, eles desempenharam importantes e variados papis no processo histrico aberto com a colonizao (MONTEIRO, 2001 e ALMEIDA, 2007).

A nova histria indgena Segundo John Manuel Monteiro (2004), a nova histria indgena surge no Brasil, a partir de uma conjuntura particular, em que estudos acadmicos, especialmente de antroplogos, tm subsidiado demandas e lutas indgenas. Assim como na historiografia de outros pases, no Brasil passamos a insistir na necessidade de considerar a agency, isto , a capacidade de ao consciente dos indgenas (ou de outros grupos subalternos, termo pelo qual s vezes eles passam a ser a ser denominados, como tambm os negros e as mulheres, por exemplo). Resultam da trabalhos que obedecem a orientao de considerar e valorizar as atuaes dos prprios ndios nos processos histricos nos quais
16 O conceito de indigenismo portador de uma srie de conceitos ideolgicos, de cuja avaliao no pretendemos nos ocupar aqui. No podemos, contudo, deixar de anotar que existem diversos tipos de indigenismos, freqentemente antagnicos entre si: de Estado, de Igrejas, de instituies no governamentais. O termo utilizado por especialistas quando se procura dar unidade aos discursos sobre os ndios. O conceito e a prtica baseiam-se numa determinada viso dos povos indgenas, no formuladas por eles (BORGES-BITTENCOURT, 2007: 27).

Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

161

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

eles se inserem. Como disse Regina Celestino de Almeida17,


de vtimas passivas ou selvagens rebeldes que, uma vez vencidos, no movimentavam a histria, diferentes grupos tnicos da Amrica passam (...) a figurar como agentes sociais que, diante da violncia, no se limitaram ao imobilismo ou rebeldia. Impulsionados por interesses prprios e visando sobrevivncia diante das mais variadas situaes caticas e desestruturadoras, movimentaram-se em diferentes direes, buscando mltiplas estratgias que incluam rearticulaes culturais e identitrias continuamente transformadas na interao com outros grupos tnicos e sociais (ALMEIDA, 2007: 12).

A nova postura implica, entre outras coisas, em tomar em conta o ponto de vista dos nativos na operao de reconstituir os processos histricos que lhes dizem respeito, em atentar para a emergncia de novos grupos e identidades e, por fim, em abandonar as compreenses de que os processos histricos coloniais eram marcados pela dicotomia entre a aculturao, a diluio das identidades ndias, de um lado, e a luta pela manuteno de tradies imemoriais de outro. Para tanto, ela se nutre de uma srie de novas perspectivas tericas, metodolgicas e interdisciplinares que apontam para uma maneira distinta de pensar e escrever a histria. Embora de uma forma um tanto esquemtica e arbitrria, podemos distinguir conforme j assinalamos anteriormente que, enquanto a historiografia dita tradicional havia desconsiderado a presena indgena na histria das Amricas (esta presena se fazia apenas at o momento da conquista), o movimento intelectual dos anos 80, procurando adotar uma postura mais crtica, pretendeu incorporar os povos sem histria nas narrativas sobre o devir das sociedades americanas. Se bem que esta produo, como parte do movimento da Nova Histria, contribuiu para mostrar como a histria tambm se constri desde os subalternos, ela acabou por centrar sua ateno de maneira quase nica nos processos de dominao e resistncia. Finalmente, nos anos 90, surgiram (ou ganharam consistncia) interpretaes que se propunham a repensar alguns destes pressupostos, oferecendo uma reinterpretao do passado das populaes indgenas, em que comeou a ganhar destaque o tema da negociao. Como afirmou Carneiro da
17

O trabalho Metamorfoses Indgenas de 2003, desta autora, constitui-se em importante exemplo dos resultados a que chegam pesquisas assim orientadas, resultados estes que efetivamente reescrevem a histria vivida pelas sociedades indgenas no Brasil a partir do contato com o Ocidente. Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

162

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

Cunha (1992: 19), as sociedades indgenas pensaram o que lhes acontecia em seus prprios termos, reconstruram uma histria do mundo em que elas pesavam e em que suas escolhas tinham conseqncias. claro que esta uma cronologia que pode merecer algum reparo, e que os avanos da dcada de 90 relacionam-se com a produo historiogrfica da dcada anterior. Efetivamente, no mbito da produo em lngua espanhola,18, na dcada de 80 j apareciam alguns trabalhos que buscavam no optar por esquemas totalizadores e introduzir anlises mais matizadas, apontando para o tema da negociao que se ampliaria fortemente na dcada seguinte. Junto a isto, passaram a importar as estratgias pelas quais os grupos indgenas influenciaram no desenvolvimento da conquista e da prpria sociedade que nascia da. Desta forma, a pergunta provocativa sobre onde esto os ndios na histria do Brasil?, com a qual Maria Regina Celestino de Almeida inicia a apresentao de um relativamente recente Dossi da revista Tempo (2007), pode ser respondida apontando para algumas importantes mudanas no panorama atual. Especialmente nas universidades e centros de investigao, o tema ganha espao e se atualiza terica e metodologicamente. Organizaes no-governamentais, matrias em jornais e boletins especializados, grupos de estudo e, de forma muito marcante, a consolidao da pesquisa nos diversos cursos de ps-graduao do pas, entre outros, tm ajudado a divulgar para um pblico mais amplo estas reflexes. Podemos lamentar, contudo, que, por outro lado, tais avanos repercutem de maneira muito incipiente na histria que se ensina na sala-de-aula.

A escola e o ensino desta histria Uma rpida avaliao sobre as abordagens que este tema merece nos livros escolares revela o quanto a histria que ensinamos marcada por vises eurocntricas. De forma geral, as sociedades indgenas fazem sua entrada nestes materiais acompanhando o tema da expanso martima, comercial e colonial europia. Isto , elas so inseridas em uma narrativa que organiza princpios de uma histria geral, universal, dentro da qual a especificidade
18

Ver, por exemplo, Steve Stern (1982).

Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

163

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

americana (ou asitica, ou africana) deve se adaptar. A modernidade europia passa a ser o paradigma de avaliao e comparao para com as demais sociedades. Em contraposio ao aceleramento dos processos da Revoluo Comercial, encontramos os americanos, povos da floresta ou, em outro espectro, as urbanas e sofisticadas sociedades do Mxico ou dos Andes, mas igualmente prisioneiras de um poderoso aparato mtico em que o tempo se repete ciclicamente. Esta constatao reveste-se de uma gravidade ainda maior, se lembrarmos do papel fundamental (e muitas vezes exclusivo) que os livros didticos desempenham no conjunto dos materiais a disposio de alunos e professores, bem como da sua constituio como discurso autorizado entre este pblico. Embora tenha havido um acrscimo importante na quantidade e qualidade do que se produz de conhecimento sobre as sociedades indgenas no pas, isto ainda pouco repercute naquilo que se ensina nas escolas brasileiras. Temas ligados a esta questo so freqentemente desconsiderados ou tratados de forma pouco adequada, veiculando a imagem de um ndio genrico, estereotipado, que vive nu na mata, mora em ocas e tabas, cultua Tup e Jaci e que fala tupi permanece predominante, tanto na escola como nos meios de comunicao (GRUPIONE, 2004: 483). Pode-se ainda perceber que, enquanto os espaos reservados para a anlise sobre a presena dos negros na histria do pas se ampliaram, aos indgenas permanecem reservadas apenas as pginas iniciais dos contedos de histria do Brasil, que se encerram com a contribuio da cultura indgena e sua herana. Entre tantos outros efeitos perniciosos desta postura, talvez o mais grave resida em que, apresentando os ndios como elementos de uma prhistria, presentes apenas nas pginas iniciais dos textos escolares, sugere-se que eles desaparecem da histria (assim como dos livros didticos). Silencia-se desta forma, sobre o passado, mas, sobretudo, sobre o presente das populaes indgenas. Os contedos que apresentamos aos nossos estudantes, reificam assim uma viso modelar da trajetria das sociedades ocidentais que toma as mediterrneas como parmetro, e que transposta para aquelas que, desde o XVI, vo sendo objeto da expanso e conquista europia. Podemos ainda afirmar que, grande parte deste esforo explicativo da histria da humanidade
Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

164

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

dirige-se para a compreenso da formao do Estado Nacional, cuja frmula seria uma nao, um povo, um Estado. Devemos ainda considerar sobre isto, que na escola e primordialmente na infncia e na adolescncia que recebemos as informaes que ajudaro a compor nossas formas de conhecer e lidar com as diferenas culturais, e assim construir a imagem que fazemos do outro. Nas reas de colonizao alem e italiana da Regio Sul do Brasil, por exemplo, possvel perceber o quanto as memrias histricas so pautadas naquela dos imigrantes europeus. A presena indgena apenas se faz notar quando o barbarismo dos nativos apresentando para contrapor-se (e exaltar) o valor do pioneirismo civilizador dos imigrantes. Ou seja, encontramos a um conjunto de estruturas cognitivas profundamente inculcadas na maneira de pensar a histria brasileira. Tais estruturas
(...) orientam a percepo, e permitem a reproduo, de um certo universo imaginrio em que os indgenas permanecem como povos ausentes, imutveis, dotados de essncias a-histricas e objeto de preconceito: nunca saem dos primeiros captulos dos livros didticos; so, vaga e genericamente, referidos como um dos componentes do povo e da nacionalidade brasileiros, algumas vezes tidos como vtimas de uma terrvel injustia histrica, os verdadeiros senhores da terra. No surgem enquanto atores histricos concretos, dotados de trajeto prprio, participantes de guerras pelo controle de espaos geogrficos especficos, inimigos, mas tambm muitas vezes aliados, beneficirios e instrumentos dos conquistadores, presentes at hoje em tudo o que se passa em muitas regies do Brasil. Incapazes de se reelaborarem, eternos portadores de alguns mesmos traos que dariam a especificidade do Brasil, nele se diluiriam logo aps a chegada do colonizador (SOUZA, 1995: 408).

americana e

Os prprios indgenas tm tomado conscincia desta situao e reivindicado uma nova forma de relacionamento com o Estado e com as diversas instncias da sociedade envolvente. Neste sentido, encontros de professores indgenas tm acontecido em vrios Estados da Federao, nos quais o tema refletido e debatido, gerando demandas no sentido de que se respeitem os ndios e suas culturas nas escolas no indgenas e nos livros didticos (GRUPIONE, 2004: 483). Para isto necessrio que se perceba o quanto a sociedade branca aprende, na escola, a caricaturizar os ndios como frgeis e primitivos, presos s suas culturas ancestrais, s formas tradicionais de se relacionarem com o mundo, de maneira a permanecerem vivendo na Idade da Pedra. Na Universidade, como educadores, podemos colaborar para a no reproduo
Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

165

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

destes e de outros preconceitos largamente difundidos, atravs da qualificao da formao de professores para os nveis fundamental e mdio. Contribumos, neste sentido, ao ajudar a desconstruir a viso estereotipada sobre os indgenas que prevalece entre os no ndios. E podemos assim, ajudar a firmar a idia da diferena, que nos faz, nem melhores, nem piores, mas nicos e particulares, e aptos a compreender que histrias particulares fazem parte da histria coletiva. Para concluir, retomo aqui uma argumentao que iniciei em outro momento, e que versa acerca do inoportuno uso de termos genricos para referirmo-nos s sociedades indgenas com as quais lidamos. Lembro sobre isto que a fora simblica contida nas expresses que utilizamos para categorizar grupos humanos recomenda que, sempre que possvel, recorramos aos etnnimos pelos quais estes grupos se reconhecem. Isto significa reconhecer que h um poder muito efetivo ainda que nem sempre fcil de explicar no uso da linguagem com a qual escrevemos a histria.

Bibliografia ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Metamorfoses Indgenas. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. ______. Apresentao. Os ndios na Histria: abordagens disciplinares. Tempo. Niteri, v. 12, n. 23, 2007 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em dezembro de 2007. BOCCARA, Guillaume. Mundo Nuevos en las Fronteras del Nuevo Mundo. Relectura de los processos coloniales de etnogenesis, etnificacion y mestizaje en tiempos de globalizacin. Nuevo Mundo, Mundos Nuevos. n. 1, 2001, Disponvel em <http//nuevomundo.revues>. Acesso em 20 de maro de 2004. BORGES BITTENCOURT, Liberdad. A formao de um campo poltico na Amrica Latina. As organizaes indgenas no Brasil. Gois: Ed. da UFG, 2007. CUNHA, Manuela Carneiro da. Histria dos ndios do Brasil. So Paulo: Cia das Letras; Secretaria Municipal de Cultura, FAPESP, 1992. ______. IN: SILVA, Aracy Lopez da Silva; GRUPIONI Luiz Donisetti Benzi. (Org.). A questo indgena na sala de aula. Novos subsdios para professores de 1 e 2 graus. 1 ed. Braslia: MEC, 1995, pp. 129-141. FAUSTO, Carlos. Deuses, Machados e Jaguares. IN: Inimigos Fiis. Histria, guerra e xamanismo na Amaznia. So Paulo: EDUSP, 2001. ______. Os ndios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. GRUPIONI, Luis Donizeti Benzi. Livros didticos e fontes de informao sobre as sociedades indgenas no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopez da Silva; GRUPIONI
Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

166

Maria Cristina Bohn Martins As sociedades indgenas, a histria e a escola

Luiz Donisetti Benzi. (Org.). A questo indgena na sala de aula. Novos subsdios para professores de 1 e 2 graus. Braslia: MEC, 1995, pP. 481-526. HALPERIN DONGUI, Tlio. Historiografia Colonial Hispano-Americana e Multiculturalismo: a Histria da Colonizao entre a Perspectiva do Colonizador e do Colonizado. In: Estudos Histricos, 1997. Disponvel em <www.cpdoc.fgv.br/revista>. Acesso em 25/04/2005. HILL, Jonathan. (Ed.) History, Power and Identity: Ethnogenesis in the Americas. 1492-1992. Iowa City: University of Iowa Press, 1996, pp. 20-35. LEN-PORTILLA, Miguel. A conquista da Amrica vista pelos ndios. Relatos astecas, maias e incas. Traduo de Augusto ngelo Zanata. Petrpolis: Vozes, 1984. ______. A viso dos vencidos. A tragdia da conquista narrada pelos astecas. Tradutores Carlos Urbin e Jaques Waiberg. Porto Alegre: LP&M, 1985. MENGET, Patrick. Entre memria e histria. IN: NOVAES, Adauto (org). A outra margem do Ocidente. So Paulo: Cia das Letras, 1999, pp. 153-165. MONTEIRO, John Manuel. Tupis, Tapuias e historiadores: estudos de histria indgena e do indigenismo, Tese de Livre-Docncia em Antropologia, IFCHUnicamp, Campinas, 2001. Disponvel em <www.ifch.unicamp.br/ihb>. Acesso em maro 2006. NAVARRETE, Federico. A inveno da etnicidade nos estados-naes americanos nos sculos XIX e XX. Traduo de Eduardo Natalino dos Santos. In: HARRIS, Marluza M. e HEINZ, Flvio M. A Histria e seus territrios. Livro de Conferncias do XXIV Simpsio Nacional de Histria. So Leopoldo, Oikus; ANPUH, 2008, pp . 89-114. RESTALL, Matthew. Sete mitos da conquista europia. Traduo de Cristina de Assis Serra. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. ROCHA, Leandro Mendes (org). Etnicidade e nao. Goinia: Cnone Editorial, 2006. SCHWARTZ, Stuart e SALOMON, Frank. New peoples and new kind of people: adaptation, readjustment, and ethnogenesis in South American indigenous societies (Colonial Era). IN: SCHWARTZ, Stuart e SALOMON, Frank, (Eds). The Cambridge history of the natives peoples of the Americas: South America. Parte 2. v.3. Cambridge: Cambridge University Presss, 1999, pp. 443-501.. SOUZA LIMA, Antonio Carlos. Um olhar sobre a presena das populaes nativas na inveno do Brasil. IN: SILVA, Aracy Lopez da Silva; GRUPIONI Luiz Donisetti Benzi, (Org.). A questo indgena na sala de aula. Novos subsdios para professores de 1 e 2 graus. Braslia: MEC, 1995, pp. 407-419. STERN, Steve. Perus indians people and the challenge of the indians conquest: Huamaga to 1640. Madison: 1982. WACHTEL, Nathan. Los vencidos; los indios del Per frente a la conquista espaola (1530-1570). Madrid: Alianza Editorial, 1976.

Colaborao recebida em 31/05/2009 e aprovada em 16/06/2009.


Antteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses

167

You might also like