You are on page 1of 2

O mtodo de John Place John Place um bem sucedido professor universitrio, formado em Gerenciamento de Sistemas de Informao, pela Universidade

e de Missouri, formou com a maior nota de sua sala. Aps a faculdade, ele investiu na carreira de programador e arquiteto, obtendo aumento constante de seu salrio. Atualmente, ele professor universitrio e fornece consultoria em motivao em diversas grandes empresas nos EUA. Na faculdade, ele memorizou 7 captulos (mais de 23.000 palavras) de seu livro texto de psicologia. Ele era capaz de realmente recitar os 7 captulos na ntegra. Esse feito ocorreu graas a duas declaraes feitas por um professor em sua faculdade: a) Nenhum aluno nunca tirou total em minha primeira prova. b) Todas as respostas da prova poderiam ser encontradas nos primeiros 7 captulos do livro texto. Determinado a ser o melhor aluno de sua sala, ele simplesmente memorizou os 7 captulos na ntegra. bvio que nem todos vocs desejam memorizar mais de 20.000 palavra para uma prova. No entanto, eu mtodo um bom exemplo de como uma repetio sistematizada, aliada ao bom uso da sinestesia, podem ser utilizadas para se memorizar qualquer coisa. 1. Inicialmente, use um lpis ou processador de texto para anotar, em frases completas, qualquer fato que voc julga que possa aparecer em sua prova. 2. Leve suas anotaes para uma sala silenciosa, feche a porta e elimine todas as distraes. 3. Leia a primeira frase em voz alta. Em seguida, feche seus olhos e repita a frase sem olhar no papel. 4. Repita o passo acima, agora lendo as 2 primeiras frases. 5. Agora, repita o processo utilizando cada vez uma frase a mais. Repita as frases at que voc seja capaz de repet-las sem o uso do papel. Aps essa sesso de memorizao, John recomenda que seus alunos tirem um pequeno cochilo. Segundo o autor, nesse momento, as memrias esto muito vulnerveis e precisam ainda de tempo para se consolidar. Aps o cochilo, o professor recomenda que seus alunos repitam mais uma vez todo os 5 passos anteriores, para obter o mximo de reteno.

John se tornou to bom em sua tcnica que passou a ser capaz de aprender a matria de qualquer prova (por mais difcil que fosse) em apenas 6 horas. Pode parecer muito tempo, mas no , visto que o professor precisava de no mximo 6 horas para se preparar para qualquer prova, ainda que ele no tivesse nem ao menos aberto o livro durante todo o semestre. John finaliza explicando que, no que tange tcnicas de memria, importante que voc descubra alguma estratgia mnemnica que funcione para voc, seja ela qual for. Quando se trata de tcnicas de memria, no existem tcnicas boas ou ruins: se funciona para voc, ela a tcnica correta. Alis, John realmente foi o primeiro aluno a conseguir 100% de aproveitamento na prova do professor citado acima. John est corretssimo em sua abordagem. Ainda que eu prefira utilizar algum sistema mnemonico complexo para a memorizao de textos a utilizar a fora bruta (qualquer processo de memorizao que no utiliza palavras-chave ou imagens), sua abordagem realmente funciona, visto que ela no apenas respeita o fenmeno da reminiscncia, mas tambm respeita a sinestesia, intercalando os sentidos visuais e auditivos para a criao de cdigos de memria mais eficientes.

You might also like