You are on page 1of 88

BRUNO CUNHA GONTIJO

IMPOSTO DE RENDA DAS PESSOAS FSICAS 1. FATO GERADOR DO IMPOSTO 1.1 Elemento Material Um dos componentes do fato gerador de um tributo o chamado elemento material, equivalente hiptese de incidncia tributria, isto , a descrio geral e abstrata do fato de que decorre a obrigao de pagar o imposto. Tal obrigao independe de qualquer procedimento por parte da Administrao Pblica, sendo o bastante a realizao do fato gerador. A constituio do crdito tributrio referente ao IRPF pode resultar de lanamento por homologao, da reviso de ofcio deste lanamento ou mesmo atravs de lanamento de ofcio. Em razo de o IRPF ser um imposto sujeito a lanamento por homologao, de responsabilidade do prprio contribuinte efetuar a apurao e o recolhimento prvio do tributo, conforme preleciona o CTN em seu art. 150.
Cdigo Tributrio Nacional Lei 5.172/66 Art. 150. O lanamento por homologao, que ocorre quanto aos tributos cuja legislao atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prvio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa.

Em conformidade com a modalidade de apurao dos rendimentos sujeitos incidncia do IRPF, possvel afirmar que a base do fato gerador do tributo pode ser indiciria (o rendimento apurado com base em acrscimo patrimonial a descoberto decorre de uma presuno legal); compositria (a tributao dos ganhos de capital realizada de forma individualizada) ou unitria/universal (cumulao dos salrios recebidos no Brasil e no exterior para fins de tributao nica). O fato gerador do imposto de renda das pessoas fsicas a aquisio de disponibilidade econmica ou jurdica de renda ou proventos, originados no Brasil ou no exterior, conforme art. 43 do CTN.
Cdigo Tributrio Nacional Lei 5.172/66 Art. 43. O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica: I - de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos; II - de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior. 1o A incidncia do imposto independe da denominao da receita ou do rendimento, da localizao, condio jurdica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepo. (Includo pela Lcp n 104, de 10.1.2001) 2o Na hiptese de receita ou de rendimento oriundos do exterior, a lei estabelecer as condies e o momento em que se dar sua disponibilidade, para fins de incidncia do imposto referido neste artigo. (Includo pela Lcp n 104, de 10.1.2001)

A disponibilidade econmica entendida como representativa dos valores efetivamente recebidos pelo contribuinte, como os salrios pagos em dinheiro ou creditados na conta corrente do contribuinte. Em ambos os casos a aquisio da renda pode ser materialmente verificada pelo aumento do patrimnio econmico da pessoa fsica (moeda em espcie no primeiro caso e ativo financeiro no segundo).

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


A disponibilidade jurdica faz referncia a valores que so postos a disposio da pessoa fsica, ou seja, crditos lquidos e certos a ela pertencentes, sendo irrelevante neste caso o efetivo aumento de patrimnio financeiro ou sob a forma de outros ativos (imveis) do beneficirio. Dessa forma, o recebimento de honorrios por meio de cheque ps-datado ou por notas promissrias caracteriza disponibilidade jurdica de renda e constitui fato gerador do IRPF. Em que pese ainda que a disponibilidade jurdica no incompatvel com o regime de caixa aplicvel s pessoas fsicas, tendo em vista que a renda considera-se auferida no momento da aquisio da referida disponibilidade, isto , no momento do recebimento do cheque antedatado. Para que se realize o fato gerador do imposto suficiente que ocorra a percepo instantnea da renda, mesmo que o contribuinte, em momento subseqente efetue uma doao ou cesso de direitos sobre todo o valor recebido, creditado ou reconhecido juridicamente como a ele devido, a uma terceira pessoa, sem obter com tal comportamento proveito algum. Nestas condies excetuam-se apenas as aquisies jurdicas de renda sob condio suspensiva. O CTN faz referncia em seu art. 116, inciso II ocorrncia do fato gerador em situaes em que este decorre de uma situao jurdica e no de uma situao de fato:
Cdigo Tributrio Nacional Lei 5.172/66 Art. 116. Salvo disposio de lei em contrrio, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos: (...) II - tratando-se de situao jurdica, desde o momento em que esteja definitivamente constituda, nos termos de direito aplicvel.

Estando a situao jurdica relacionada com atos ou negcios jurdicos condicionais (dependentes de eventos futuros e incertos), tais atos reputam-se perfeitos e acabados em conformidade ao disposto no art. 117 do CTN.
Cdigo Tributrio Nacional Lei 5.172/66 Art. 117. Para os efeitos do inciso II do artigo anterior e salvo disposio de lei em contrrio, os atos ou negcios jurdicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados: I - sendo suspensiva a condio, desde o momento de seu implemento; II - sendo resolutria a condio, desde o momento da prtica do ato ou da celebrao do negcio.

O conceito de renda pode ser analisado tanto sob a tica econmica, quanto pela jurdica, cabendo em alguns casos uma anlise legal do instituto. A renda em sentido lato sensu abrange alm das parcelas pecunirias, em moeda (renda em sentido stricto sensu), parcelas no pecunirias (tempo livre de estabilidade no emprego, prestgio, realizao moral ou espiritual. Para o direito tributrio interessa o conceito de renda em seu sentido estrito, tratando dessa forma o CTN em seu art. 43 assim como a Lei n 7.713/1988 em seu art. 3.
Decreto n 3.000/1999 Art. 3 O imposto incidir sobre o rendimento bruto, sem qualquer deduo, ressalvado o disposto nos arts. 9 a 14 desta Lei. (Vide Lei 8.023, de 12.4.90) 1 Constituem rendimento bruto todo o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos, os alimentos e penses percebidos em dinheiro, e ainda os proventos de qualquer natureza, assim tambm entendidos os acrscimos patrimoniais no correspondentes aos rendimentos declarados.

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


2 Integrar o rendimento bruto, como ganho de capital, o resultado da soma dos ganhos auferidos no ms, decorrentes de alienao de bens ou direitos de qualquer natureza, considerando-se como ganho a diferena positiva entre o valor de transmisso do bem ou direito e o respectivo custo de aquisio corrigido monetariamente, observado o disposto nos arts. 15 a 22 desta Lei. 3 Na apurao do ganho de capital sero consideradas as operaes que importem alienao, a qualquer ttulo, de bens ou direitos ou cesso ou promessa de cesso de direitos sua aquisio, tais como as realizadas por compra e venda, permuta, adjudicao, desapropriao, dao em pagamento, doao, procurao em causa prpria, promessa de compra e venda, cesso de direitos ou promessa de cesso de direitos e contratos afins. 4 A tributao independe da denominao dos rendimentos, ttulos ou direitos, da localizao, condio jurdica ou nacionalidade da fonte, da origem dos bens produtores da renda, e da forma de percepo das rendas ou proventos, bastando, para a incidncia do imposto, o benefcio do contribuinte por qualquer forma e a qualquer ttulo.

Com base nos dispositivos transcritos possvel concluir que a renda das pessoas fsicas compreende: a) as rendas, do trabalho (salrios, gratificaes, comisses, ordenados, gorjetas, auxlios, prmios) e do capital (frutos das rendas acumuladas = alugueis, royalties, lucros, juros, dividendos); b) os proventos (quaisquer acrscimos patrimoniais, econmicos ou financeiros, no includos no conceito de renda). No mbito dos proventos podem ser includos rendimentos de origem ilcita, assim como aqueles de origem desconhecida. Em que pese que podem ser fatos geradores do IRPF os rendimentos apurados por mtodos indiretos (presuno legal) tais como ocorre na cesso gratuita de imvel, remunerao indireta paga por pessoa jurdica coligada, juros dissimulados, sinais exteriores de riqueza, acrscimo patrimonial a descoberto e depsitos bancrios de origem no comprovada. Importante considerar que os mtodos de verificao indireta, por meio de presunes legais, no devem ser confundidos com o arbitramento de rendas ou gastos, sendo esta modalidade cabvel quando no for possvel verificao numrica de determinada quantidade ou valor (exerccio de atividade rural quando impossvel a comprovao de suas despesas arbitramento de 20% do lucro da atividade). Apenas verbas expressamente previstas em lei no esto abrangidas no conceito de renda para fins de tributao do IRPF, estas so as imunidades e isenes. As imunidades so regras de no incidncia qualificada, imperiosamente previstas no texto da Constituio Federal de 1988 e que servem como impeditivo incidncia na norma abstrata sobre o fato gerador concreto do imposto de renda, ou seja, no existe fato gerador para fins de tributao pelo imposto de renda. Tais benefcios constitucionais esto expressos no dispositivo do art. 150, inciso VI.
Constituio Federal de 1988 Art. 150 Sem prejuzos de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: (...) VI instituir impostos sobre: a) patrimnio, renda ou servio, uns dos outros; b) templos de qualquer culto; c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


d) livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso (...) 2 A vedao do inciso VI, a, extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. 3 As vedaes do inciso VI, a e do pargrafo anterior no se aplicam ao patrimnio, renda e aos servios, relacionados com a explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados ou que haja contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel. 4 As vedaes expressas no inciso VI, alneas b e c, compreendem somente o patrimnio, a renda e os servios, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas.

As isenes so obrigatoriamente criadas por leis e tem como objetivo, atravs da discricionariedade do poder instituidor, promover a desonerao do contribuinte em determinadas condies especficas.
Decreto n 3.000/1999 Art. 39. No entraro no cmputo do rendimento bruto: I - a ajuda de custo destinada a atender s despesas com transporte, frete e locomoo do beneficiado e seus familiares, em caso de remoo de um municpio para outro, sujeita comprovao posterior pelo contribuinte (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso XX); II - o ganho de capital auferido na alienao de bens e direitos de pequeno valor, cujo preo unitrio de alienao, no ms em que esta se realizar, seja igual ou inferior a vinte mil reais (Lei n 9.250, de 1995, art. 22); III - o ganho de capital auferido na alienao do nico imvel que o titular possua, cujo valor de alienao seja de at quatrocentos e quarenta mil reais, desde que no tenha sido realizada qualquer outra alienao nos ltimos cinco anos (Lei n 9.250, de 1995, art. 23); IV - a alimentao, o transporte e os uniformes ou vestimentas especiais de trabalho, fornecidos gratuitamente pelo empregador a seus empregados, ou a diferena entre o preo cobrado e o valor de mercado (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso I); V - o auxlio-alimentao e o auxlio transporte pago em pecnia aos servidores pblicos federais ativos da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional (Lei n 8.460, de 17 de setembro de 1992, art. 22 e 1 e 3, alnea "b", e Lei n 9.527, de 1997, art. 3, e Medida Provisria n 1.783-3, de 11 de maro de 1999, art.1, 2). VI - os valores recebidos por deficiente mental a ttulo de penso, peclio, montepio e auxlio, quando decorrentes de prestaes do regime de previdncia social ou de entidades de previdncia privada (Lei n 8.687, de 20 de julho de 1993, art. 1); VII - as bolsas de estudo e de pesquisa caracterizadas como doao, quando recebidas exclusivamente para proceder a estudos ou pesquisas e desde que os resultados dessas atividades no representem vantagem para o doador, nem importem contraprestao de servios (Lei n 9.250, de 1995, art. 26); VIII - os rendimentos auferidos em contas de depsitos de poupana (Lei n 8.981, de 1995, art. 68, inciso III); IX - o valor locativo do prdio construdo, quando ocupado por seu proprietrio ou cedido gratuitamente para uso do cnjuge ou de parentes de primeiro grau (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso III); X - as contribuies empresariais ao Plano de Poupana e Investimento - PAIT (Decreto-Lei n 2.292, de 21 de novembro de 1986, art. 12, inciso III, e Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso X);

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


XI - as contribuies pagas pelos empregadores relativas a programas de previdncia privada em favor de seus empregados e dirigentes (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso VIII); XII - as contribuies pagas pelos empregadores relativas ao Plano de Incentivo Aposentadoria Programada Individual - FAPI, destinadas a seus empregados e administradores, a que se refere a Lei n 9.477, de 24 de julho de 1997; XIII - as dirias destinadas, exclusivamente, ao pagamento de despesas de alimentao e pousada, por servio eventual realizado em municpio diferente do da sede de trabalho, inclusive no exterior (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso II); XIV - o dividendo anual mnimo decorrente de quotas do Fundo Nacional de Desenvolvimento (Decreto-Lei n 2.288, de 23 de julho de 1986, art. 5, e Decreto-Lei n 2.383, de 17 de dezembro de 1987, art. 1); XV - o valor dos bens adquiridos por doao ou herana, observado o disposto no art. 119 (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso XVI, e Lei n 9.532, de 10 de dezembro de 1997, art. 23 e pargrafos); XVI - a indenizao reparatria por danos fsicos, invalidez ou morte, ou por bem material danificado ou destrudo, em decorrncia de acidente, at o limite fixado em condenao judicial, exceto no caso de pagamento de prestaes continuadas; XVII - a indenizao por acidente de trabalho (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso IV); XVIII - a indenizao destinada a reparar danos patrimoniais em virtude de resciso de contrato (Lei n 9.430, de 27 de dezembro de 1996, art. 70, 5); XIX - o pagamento efetuado por pessoas jurdicas de direito pblico a servidores pblicos civis, a ttulo de incentivo adeso a programas de desligamento voluntrio (Lei n 9.468, de 10 de julho de 1997, art. 14); XX - a indenizao e o aviso prvio pagos por despedida ou resciso de contrato de trabalho, at o limite garantido pela lei trabalhista ou por dissdio coletivo e convenes trabalhistas homologados pela Justia do Trabalho, bem como o montante recebido pelos empregados e diretores e seus dependentes ou sucessores, referente aos depsitos, juros e correo monetria creditados em contas vinculadas, nos termos da legislao do Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso V, e Lei n 8.036, de 11 de maio de 1990, art. 28); XXI - a indenizao em virtude de desapropriao para fins de reforma agrria, quando auferida pelo desapropriado (Lei n 7.713, de 1988, art. 22, pargrafo nico); XXII - a indenizao recebida por liquidao de sinistro, furto ou roubo, relativo ao objeto segurado (Lei n 7.713, de 1988, art. 22, pargrafo nico); XXIII - a indenizao a ttulo reparatrio, de que trata o art. 11 da Lei n 9.140, de 5 de dezembro de 1995, paga a seus beneficirios diretos; XXIV - a indenizao de transporte a servidor pblico da Unio que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos por fora das atribuies prprias do cargo (Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, art. 60, Lei n 8.852, de 7 de fevereiro de 1994, art. 1, inciso III, alnea "b", e Lei n 9.003, de 16 de maro de 1995, art. 7); XXV - os juros produzidos pelas letras hipotecrias (Lei n 8.981, de 1995, art. 68, inciso III); XXVI - os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados no ano-calendrio de 1993, pagos ou creditados pelas pessoas jurdicas tributadas com base no lucro real, a pessoas fsicas residentes ou domiciliadas no Pas (Lei n 8.383, de 1991, art. 75); XXVII - os lucros efetivamente recebidos pelos scios, ou pelo titular de empresa individual, at o montante do lucro presumido, diminudo do imposto de renda da pessoa jurdica sobre ele incidente, proporcional sua participao no capital social, ou no resultado, se houver previso contratual, apurados nos anos-calendrio de 1993 e 1994 (Lei n 8.541, de 23 de dezembro de 1992, art. 20);

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


XXVIII - os lucros e dividendos efetivamente pagos a scios, acionistas ou titular de empresa individual, que no ultrapassem o valor que serviu de base de clculo do imposto de renda da pessoa jurdica tributada com base no lucro presumido, deduzido do imposto correspondente (Lei n 8.981, de 1995, art. 46); XXIX - os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados a partir do ms de janeiro de 1996, pagos ou creditados pelas pessoas jurdicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado (Lei n 9.249, de 1995, art. 10); XXX - o peclio recebido pelos aposentados que tenham voltado a trabalhar at 15 de abril de 1994, em atividade sujeita ao regime previdencirio, pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS ao segurado ou a seus dependentes, aps a sua morte, nos termos do art. 1 da Lei n 6.243, de 24 de setembro de 1975 (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso XI, Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991, art. 81, inciso II, e Lei n 8.870, de 15 de abril de 1994, art. 29); XXXI - os valores recebidos a ttulo de penso, quando o beneficirio desse rendimento for portador de doena relacionada no inciso XXXIII deste artigo, exceto a decorrente de molstia profissional, com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada aps a concesso da penso (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso XXI, e Lei n 8.541, de 1992, art. 47); XXXII - o montante dos depsitos, juros, correo monetria e quotas-partes creditados em contas individuais pelo Programa de Integrao Social - PIS e pelo Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico PASEP (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso VI); XXXIII - os proventos de aposentadoria ou reforma, desde que motivadas por acidente em servio e os percebidos pelos portadores de molstia profissional, tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanados de doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao, sndrome de imunodeficincia adquirida, e fibrose cstica (mucoviscidose), com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada depois da aposentadoria ou reforma (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso XIV, Lei n 8.541, de 1992, art. 47, e Lei n 9.250, de 1995, art. 30, 2); XXXIV - os rendimentos provenientes de aposentadoria e penso, transferncia para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, por qualquer pessoa jurdica de direito pblico interno, ou por entidade de previdncia privada, at o valor de novecentos reais por ms, a partir do ms em que o contribuinte completar sessenta e cinco anos de idade, sem prejuzo da parcela isenta prevista na tabela de incidncia mensal do imposto (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso XV, e Lei n 9.250, de 1995, art. 28); XXXV - as penses e os proventos concedidos de acordo com o Decreto-Lei n 8.794 e o Decreto-Lei n 8.795, ambos de 23 de janeiro de 1946, e Lei n 2.579, de 23 de agosto de 1955, Lei n 4.242, de 17 de julho de 1963, art. 30, e Lei n 8.059, de 4 de julho de 1990, art. 17, em decorrncia de reforma ou falecimento de excombatente da Fora Expedicionria Brasileira (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso XII); XXXVI - o valor correspondente ao percentual anual fixo de reduo do ganho de capital na alienao de bem imvel adquirido at 31 de dezembro de 1988 a que se refere o art. 139 (Lei n 7.713, de 1988, art. 18); XXXVII - os valores pagos ao titular ou a scio da microempresa ou empresa de pequeno porte, que optarem pelo SIMPLES, salvo os que corresponderem a pro labore, aluguis ou servios prestados (Lei n 9.317, de 5 de dezembro de 1996, art. 25); XXXVIII - o valor de resgate de contribuies de previdncia privada, cujo nus tenha sido da pessoa fsica, recebido por ocasio de seu desligamento do plano de benefcio da entidade, que corresponder s parcelas de contribuies efetuadas no perodo de 1 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1995 (Medida Provisria n 1.749-37, de 11 de maro de 1999, art. 6); XXXIX - os valores dos resgates na carteira dos Fundos de Aposentadoria Programada Individual - FAPI, para mudana das aplicaes entre Fundos institudos pela Lei n 9.477, de 1997, ou para a aquisio de renda junto s instituies privadas de previdncia e seguradoras que operam com esse produto (Lei n 9.477, de 1997, art. 12);

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


XL - os valores resgatados dos Planos de Poupana e Investimento - PAIT, relativamente parcela correspondente s contribuies efetuadas pelo participante (Decreto-Lei n 2.292, de 1986, art. 12, inciso IV, e Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso IX); XLI - o valor do salrio-famlia (Lei n 8.112, de 1990, art. 200, e Lei n 8.218, de 1991, art. 25); XLII - os rendimentos percebidos pelas pessoas fsicas decorrentes de seguro-desemprego, auxlio-natalidade, auxlio-doena, auxlio-funeral e auxlio-acidente, pagos pela previdncia oficial da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios e pelas entidades de previdncia privada (Lei n 8.541, de 1992, art. 48, e Lei n 9.250, de 1995, art. 27); XLIII - o capital das aplices de seguro ou peclio pago por morte do segurado, bem como os prmios de seguro restitudos em qualquer caso, inclusive no de renncia do contrato (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso XIII); XLIV - os seguros recebidos de entidades de previdncia privada decorrentes de morte ou invalidez permanente do participante (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso VII, e Lei n 9.250, de 1995, art. 32); XLV - o valor dos servios mdicos, hospitalares e dentrios mantidos, ressarcidos ou pagos pelo empregador em benefcio de seus empregados; XLVI - a diferena a maior entre o valor de mercado de bens e direitos, recebidos em devoluo do capital social e o valor destes constantes da declarao de bens do titular, scio ou acionista, quando a devoluo for realizada pelo valor de mercado (Lei n 9.249, de 1995, art. 22, 4); XLVII - os ganhos lquidos auferidos por pessoa fsica em operaes no mercado vista de aes nas bolsas de valores e em operaes com ouro, ativo financeiro, cujo valor das alienaes realizadas em cada ms seja igual ou inferior a quatro mil, cento e quarenta e trs reais e cinqenta centavos para o conjunto de aes e para o ouro, ativo financeiro, respectivamente (Lei n 8.981, de 1995, art. 72, 8). 1 Para os efeitos do inciso II, no caso de alienao de diversos bens ou direitos da mesma natureza, ser considerado o valor do conjunto dos bens alienados no ms (Lei n 9.250, de 1995, art. 22, pargrafo nico). 2 Para efeito da iseno de que trata o inciso VI, considera-se deficiente mental a pessoa que, independentemente da idade, apresenta funcionamento intelectual subnormal com origem durante o perodo de desenvolvimento e associado deteriorao do comportamento adaptativo (Lei n 8.687, de 1993, art. 1, pargrafo nico). 3 A iseno a que se refere o inciso VI no se comunica aos rendimentos de deficientes mentais originrios de outras fontes de receita, ainda que sob a mesma denominao dos benefcios referidos no inciso (Lei n 8.687, de 1993, art. 2). 4 Para o reconhecimento de novas isenes de que tratam os incisos XXXI e XXXIII, a partir de 1 de janeiro de 1996, a molstia dever ser comprovada mediante laudo pericial emitido por servio mdico oficial da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, devendo ser fixado o prazo de validade do laudo pericial, no caso de molstias passveis de controle (Lei n 9.250, de 1995, art. 30 e 1). 5 As isenes a que se referem os incisos XXXI e XXXIII aplicam-se aos rendimentos recebidos a partir: I - do ms da concesso da aposentadoria, reforma ou penso; II - do ms da emisso do laudo ou parecer que reconhecer a molstia, se esta for contrada aps a aposentadoria, reforma ou penso; III - da data em que a doena foi contrada, quando identificada no laudo pericial. 6 As isenes de que tratam os incisos XXXI e XXXIII tambm se aplicam complementao de aposentadoria, reforma ou penso.

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


7 No caso do inciso XXXIV, quando o contribuinte auferir rendimentos de mais de uma fonte, o limite de iseno ser considerado em relao soma desses rendimentos para fins de apurao do imposto na declarao (Lei n 9.250, de 1995, arts. 8, 1, e 28). 8 Nos Programas de Alimentao do Trabalhador - PAT, previamente aprovados pelo Ministrio do Trabalho, a parcela paga in natura pela empresa no se configura como rendimento tributvel do trabalhador. 9o O disposto no inciso XIX extensivo s verbas indenizatrias, pagas por pessoas jurdicas, referentes a programas de demisso voluntria.

Ajudas de Custo: os valores pagos em carter indenizatrio destinados a ressarcir os gastos com transporte, frete e locomoo do beneficiado e seus familiares, em caso de remoo de um municpio para outro ou para o exterior. A efetiva remoo est sujeita comprovao posterior pelo beneficirio, a qualquer momento, por meio de documentos emitidos pelo empregador. Bolsas de estudo: so considerados isentos tais rendimentos desde que caracterizem doao, ou seja, quando recebidos exclusivamente para proceder a estudo ou pesquisa e o resultado dessas atividades no represente vantagem para o doador e no caracterize contraprestao de servios. Os rendimentos isentos recebidos a ttulo de bolsa de estudos no justificam acrscimo patrimonial. (Lei n 9.250/1995). Cadernetas de Poupana: medida normativa adotada em 2009, em que o objetivo ser a tributao pelo imposto de renda sobre as cadernetas de poupana com depsitos superiores a R$ 50.000,00 a partir de 2010. A medida tem como objetivo impedir que, com a queda da taxa bsica de juros, a SELIC, a poupana se torne mais rentvel que os fundos de investimento no Pas, provocando uma migrao de recursos. a) Limite de iseno: estaro isentos os rendimentos mensais de at R$ 250,00, o que corresponde ao rendimento mensal de uma caderneta de poupana com saldo de R$ 50.000,00. Tal situao indica que pessoas com depsitos inferiores ao referido valor no sero submetidos tributao. b) clculo do IR sobre os rendimentos: o rendimento da poupana calculado atualmente pela Taxa Referencial + 0,5% ao ms. Apenas esses 0,5% sero tributados. Desse rendimento, subtraem-se os R$ 250,00 do limite de iseno previsto na legislao, chegando-se base de clculo bruta do tributo. Sobre essa base, ser aplicado um redutor, que definido pela taxa bsica de juros vigente no momento. Aps essa operao, ser obtido o rendimento tributvel. Exemplo em depsito equivalente a R$ 200.000,00 na poupana, com a SELIC em 9% ao ano O rendimento total no ms de R$ 1.067,07, sendo R$ 67,07 pela TR (isento) e R$ 1.000,00 pelo adicional da poupana, de 0,5% - esse o rendimento que ser usado para calcular a tributao. Subtrai-se a faixa de iseno de R$ 250,00: RS 1.000,00 - R$ 250.00 = 750,00 (base de clculo bruta) Aplica-se o redutor (com a SELIC em 9%, o redutor de 70%) R$ 750,00 - R$ 525,00 = R$ 225,00 (rendimento tributvel) A alquota do imposto de renda ser cobrada, portanto, apenas sobre o rendimento tributvel. A alquota da tributao obedecer o total de rendimentos, incluindo poupana, recebidos pela pessoa, ou seja, se o contribuinte recebeu rendimentos totais equivalentes alquota de 27,5%, essa ser a taxa incidente sobre a remunerao da poupana.

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Veja a tabela do redutor a ser aplicado no rendimento da poupana, de acordo com a taxa SELIC: Selic entre zero e 7,25% ao ano - redutor de 0% Selic entre 7,25% e 7,75% ao ano - redutor de 20% Selic entre 7,75% e 8,25% ao ano - redutor de 40% Selic entre 8,25% e 8,75% ao ano - redutor de 60% Selic entre 8,75% e 10% ao ano - redutor de 70% Selic entre 10% e 10,5% ao ano - redutor de 80% Selic acima de 10,5% ao ano - redutor de 100%

c) cobrana do tributo: a tributao definitiva ser feita na declarao anual de ajuste do imposto de renda, com base na soma dos rendimentos tributveis mensais totais do contribuinte. Haver reteno na fonte, que ser feita com base na tabela do imposto de renda vigente no momento do crdito do rendimento. Considerando que o limite de iseno da tabela do IRPF para o ano calendrio 2010, ano exerccio 2011 dever ser de R$ 1.499,15 por ms, isto significa que somente haver recolhimento na fonte para aplicaes com saldo muito elevado. A tabela abaixo apresenta o saldo de depsitos por instituio financeira a partir do qual dever haver recolhimento na fonte em 2010: Com a Selic em 7% ao ano - depsito a partir de R$ 349.830,00 Com a Selic em 8% ao ano - depsito a partir de R$ 549.716,67 Com a Selic em 9% ao ano - depsito a partir de R$ 1.049.433,33 Com a Selic em 10% ao ano - depsito a partir de R$ 1.549.150,00

d) aplicao da legislao quanto a tributao da poupana: a tributao valer para os perodos de rendimento iniciados a partir de janeiro de 2010, ou seja, poder haver recolhimento na fonte para os crditos de rendimentos realizados a partir de fevereiro de 2010. A consolidao da tributao relativa aos rendimentos recebidos em 2010 ocorrer na declarao anual de ajuste de 2011. e) tributao de contribuintes que possuem como nica fonte de renda os rendimentos da caderneta de poupana: segundo o Ministrio da Fazenda, as pessoas que no tm outras fontes de renda tributvel tero um limite de iseno de IRPF mais elevado que os demais contribuintes, calculado com base na taxa SELIC. Exemplificando, para uma SELIC de 8,5%, uma pessoa que no tenha outra fonte de renda s ser tributada se o saldo da poupana for superior a R$ 986.000,00. Dirias: Conceituam-se dirias, para esse efeito, os valores pagos em carter acidental e transitrio, embora possam estender-se por um ms ou mais, bem como ocorrer em vrios meses do ano, destinados a cobrir, exclusivamente, despesas de alimentao e pousada, em virtude de deslocamento de empregado, funcionrio ou diretor, para municpio diferente de sua sede profissional, no desempenho de seu emprego, cargo ou funo, para efetuar servio eventual por conta do empregador. Como as dirias no esto sujeitas a qualquer tipo de acerto quando do retorno do deslocamento, e para prevenir a hiptese de se tornarem um instrumento de complementao salarial, desviando-se do seu conceito legal de reembolso de despesas de alimentao e pousada, exclusivamente, alm das regras acima mencionadas, necessrio, para fins de iseno do imposto sobre a renda, que: a) os valores pagos a esse ttulo guardem critrios de razoabilidade, no s em relao aos preos vigentes na localidade para a qual se deslocar o servidor, como tambm em razo da importncia que este ocupar na hierarquia da empresa ou rgo concedente; b) as dirias no visem indenizar gastos com pessoas sem vnculo com o empregador, como o caso de esposa e filhos do empregado, funcionrio ou diretor; c) correspondam a despesas de alimentao, pousada e correlatas no local da prestao do servio eventual e temporrio; e

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


d) a qualquer momento, possam ser comprovadas mediante apresentao do bilhete de passagem ou nota fiscal de servio e o recibo do estabelecimento hoteleiro, no qual constem o nome do servidor, o efetivo deslocamento deste, bem como os valores desembolsados pelo empregador. Os adiantamentos de recursos para atender s despesas de viagens e estadas, quando sujeitos a posterior prestao de contas, no se enquadram como dirias; entretanto, no compem o rendimento bruto do servidor, desde que devidamente comprovados, o deslocamento e as despesas efetuadas, conforme acima exposto. Doaes: As doaes recebidas em bens mveis e bens imveis devem ser declaradas pelo donatrio relacionando na coluna Discriminao da Declarao de Bens e Direitos as doaes recebidas, com a indicao do nome e do nmero de inscrio no CPF do doador, informando na coluna do ano calendrio o valor do bem ou direito recebido e o valor correspondente doao em rendimentos isentos e no-tributveis; o doador deve informar no item relativo ao bem doado, na coluna Discriminao da Declarao de Bens e Direitos, o nome e o nmero de inscrio no CPF de quem recebeu a doao, deixando no preenchida a coluna ano calendrio da doao. As doaes recebidas em dinheiro devem ser includas em rendimentos isentos e no-tributveis, informando o nome, o nmero de inscrio no CPF do doador, a data e o valor recebido na coluna Discriminao da Declarao de Bens e Direitos, deixando de preencher a coluna situao em 31 de dezembro. Heranas e Legados: a tributao dos bens recebidos por herana ou legado obedecem a inexistncia de diferena a maior entre o valor informado na ltima declarao de rendimentos e o valor da transferncia da propriedade pela herana ou legado. Na transferncia do direito de propriedade por sucesso, nos casos de herana ou legado, deve ser observado o seguinte: a) se os bens ou direitos forem transferidos por valor superior ao anteriormente declarado, a diferena positiva entre o valor de transmisso e o valor constante na ltima Declarao de Bens e Direitos do de cujus ou o custo de aquisio, tributada alquota de 15%; a.1) nesta hiptese, o contribuinte do imposto o esplio, devendo ser preenchido, utilizandose o programa gerador especfico, o Demonstrativo da Apurao dos Ganhos de Capital e exportado o resultado para a Declarao Final de Esplio; a.2) o Darf do pagamento do imposto deve ser preenchido em nome do esplio e o imposto devido sobre ganho de capital deve ser pago pelo inventariante at 30 (trinta) dias do trnsito em julgado da deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicao ou lavratura da escritura pblica. b) se a transferncia for pelo valor constante na ltima Declarao de Bens e Direitos do de cujus, no h ganho de capital no ato da transferncia; c) a opo pelo valor constante na ltima Declarao de Bens e Direitos do de cujus ou por valor superior a este ser feita em relao a cada um dos bens transferidos; d) o herdeiro ou legatrio deve incluir os bens ou direitos, em sua Declarao de Bens e Direitos, pelo valor de transmisso, o qual constitui custo para efeito de apurao de ganho de capital numa eventual alienao futura. Indenizaes decorrentes do trmino do pacto contratual de trabalho: A indenizao paga por despedida ou resciso de contrato de trabalho, at o limite garantido pela lei trabalhista ou por dissdio coletivo e convenes trabalhistas homologados pela Justia do Trabalho, bem como o montante recebido pelos empregados e diretores e seus dependentes ou sucessores, referente aos depsitos, juros e correo monetria creditados em contas vinculadas, nos termos da legislao do Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS so isentos do imposto sobre a renda. Enquadram-se nesse conceito a indenizao do tempo de servio anterior opo pelo FGTS, nos limites fixados na legislao trabalhista, quer seja ela percebida pelo prprio empregado ou por seus dependentes aps o falecimento do assalariado. O que exceder s verbas acima descritas ser considerado liberalidade do

10

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


empregador e tributado como rendimento do trabalho assalariado. Quanto ao aviso prvio, apenas o no trabalhado isento. Indenizaes por atos ilcitos: Os prejuzos fsicos ou materiais, em conseqncia de ato ilcito praticado por terceiros, so indenizveis na forma da lei civil. Essas indenizaes tm por finalidade repor o patrimnio danificado ou destrudo, bem como substituir os rendimentos no percebidos em decorrncia da perda do bem, de invalidez temporria, permanente ou de morte. As indenizaes por ato ilcito podem ser: a) indenizaes por bem material danificado ou destrudo, denominadas "danos emergentes". So valores que visam exclusivamente repor o bem destrudo ou a reparar o bem danificado, at o limite fixado em condenao judicial. No sofrem incidncia do imposto sobre a renda; b) indenizao reparatria por invalidez ou morte - o pagamento dessa indenizao pode ocorrer das seguintes maneiras: b.1) quantia paga periodicamente, cujo total indeterminvel previamente (desconhecido o termo final da obrigao), caracteriza-se como penso civil por ato ilcito, tambm denominada "lucros cessantes". Sob essa designao, o empregado postula os salrios que deixa de perceber; o profissional liberal, os honorrios; a pessoa jurdica, os lucros; o locador, o aluguel; o aplicador, os rendimentos do ttulo (correo monetria, desgios, juros e outros). Tem por finalidade substituir os rendimentos que a vtima deixou de perceber em razo da invalidez ou morte. Tais valores devem ser oferecidos tributao, no ms do seu recebimento e na declarao. Podem ser deduzidas as despesas judiciais ou extrajudiciais suportadas pelo contribuinte ou por seu beneficirio para a obteno dos rendimentos pagos acumuladamente, desde que no ressarcidas; b.2) quantia certa paga de uma vez ou dividida em um nmero certo de parcelas - referindose ao ressarcimento dos danos anteriormente causados e guardando com eles equivalncia caracteriza-se como indenizao. Esses valores no sofrem incidncia do imposto sobre a renda. Na hiptese da aliena b, as quantias recebidas para cobrir despesas mdico-hospitalares necessrias ao restabelecimento da vtima, inclusive prteses de qualquer espcie, esto fora do campo de incidncia do imposto sobre a renda. Penso, Aposentadoria, Reserva Remunerada ou Reforma: Somente esto isentos a penso e os proventos da inatividade pagos pela Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, por pessoa jurdica de direito pblico interno ou por entidade de previdncia privada, a partir do ms em que o pensionista ou inativo completar 65 anos de idade, at o valor de R$ 1.434,59, por ms, para o ano calendrio de 2009, sem prejuzo da parcela isenta prevista na tabela de incidncia mensal do imposto. O valor excedente a esse limite est sujeito incidncia do imposto sobre a renda na fonte e na declarao. O fato de o pensionista ou aposentado ser includo como dependente no modifica a natureza do rendimento devendo, nesse caso, o declarante incluir os rendimentos recebidos a esse ttulo, at a soma dos limites de iseno mensal da tabela progressiva, inclusive a parcela isenta do 13 salrio, em rendimentos isentos e no-tributveis. Penso ou Aposentadoria decorrente de doena grave: So rendimentos isentos os relativos a aposentadoria, reforma ou penso (inclusive complementaes) recebidos por portadores de tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao, sndrome da imunodeficincia adquirida (Aids), hepatopatia grave e fibrose cstica (mucoviscidose). A partir de 24 de junho de 2008, so tambm isentos do imposto sobre a renda a penso especial, mensal, vitalcia e intransfervel, recebida pelos portadores da deficincia fsica conhecida como "Sndrome da Talidomida. Nos termos da Lei n 9.250/1995 para efeito de reconhecimento de iseno, a doena deve ser comprovada mediante laudo pericial emitido por servio mdico oficial da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios, devendo ser fixado o prazo de

11

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


validade do laudo pericial, no caso de doenas passveis de controle. Da mesma forma isenta do imposto sobre a renda a complementao de aposentadoria, reforma ou penso, recebida de entidade de previdncia privada, Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi) ou Programa Gerador de Benefcio Livre (PGBL), exceto a penso decorrente de doena profissional, sendo que a iseno no se aplica aos resgates de tais valores. Rendimentos acumulados em decorrncia do reconhecimento de doena grave: Os rendimentos recebidos de aposentadoria ou penso, embora acumuladamente, no sofrem tributao, por fora do disposto na Lei n 7.713/1988, art. 6, inciso XIV, que isenta referidos rendimentos recebidos por portador de doena grave. A iseno aplica-se aos rendimentos de aposentadoria, reforma ou penso inclusive os recebidos acumuladamente relativos a perodo anterior data em que foi contrada a molstia grave, desde que percebidos a partir: a) do ms da concesso da penso, aposentadoria ou reforma, se a doena for preexistente ou a aposentadoria ou reforma for por ela motivada; b) do ms da emisso do laudo pericial que reconhecer a doena, contrada aps a aposentadoria, reforma ou concesso da penso; c) da data em que a doena for contrada, quando identificada no laudo pericial emitido posteriormente concesso da penso, aposentadoria ou reforma. Quitao de SFH em virtude de invalidez ou falecimento: O valor correspondente ao saldo devedor quitado por motivo de invalidez permanente ou morte do muturio no se sujeita tributao pelo imposto sobre a renda.

1.2 Elemento Temporal O elemento temporal representa o momento da ocorrncia do fato gerador da obrigao tributria. No caso do IRPF o fato gerador pode ser entendido como complexivo, ou seja, ocorrente a cada aquisio de disponibilidade econmica ou jurdica de renda ou proventos, consolidando-se em 31 de dezembro de cada ano (ano calendrio), sendo que at 30 de abril do ano seguinte (ano exerccio) o contribuinte obrigado a apresentar a declarao de ajuste anual que uma obrigao acessria. A legislao impe ao sujeito passivo que realize antecipaes ou sofra retenes mensais dentro do ano calendrio, sendo que no exerccio subsequente deve o contribuinte efetuar o ajuste das rendas e proventos percebidos, apurando o imposto devido e compensando os montantes adimplidos de forma antecipada. Ressalte-se que, enquanto o momento de ocorrncia do fato gerador somente pode ser estabelecido por lei, por forca do princpio da reserva legal tributria, conforme art. 97 do CTN, o prazo de vencimento ou recolhimento do tributo pode ser determinado por norma infralegal (decreto, portaria, etc).
Lei n 8.134/1990 Art. 11 O saldo do imposto a pagar ou restituir na declarao anual ser determinado com observncia das seguintes normas: I ser apurado o imposto progressivo mediante aplicao da tabela sobre a base de clculo; II ser deduzido o valor original, excluda a correo monetria do imposto pago ou retido na fonte durante o ano-base, correspondente a rendimentos includos na base de clculo.

importante considerar que o fato gerador do imposto de renda sobre pessoas fsicas anual, com exceo dos rendimentos sujeitos tributao exclusiva na fonte e definitiva, assim expressamente definidas em lei. Nestes casos excepcionais, no existe possibilidade de ajuste anual da tributao, tal como ocorre com os ganhos de capital e o dcimo terceiro salrio.

12

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Com relao apurao do imposto, deve-se ressaltar que o IRPF adota o regime de caixa (regime conhecido como PAYE pay as you earn distinto do regime aplicvel a contabilidade das pessoas jurdicas, que segue o regime de competncia), ou seja, os rendimentos so considerados no momento de sua disponibilidade, jurdica ou econmica para o contribuinte. A exceo se aplica s atividades rurais em que o contribuinte pode compensar prejuzos de exerccios anteriores na apurao do resultado do ano calendrio vigente. Dessa forma, se determinado sujeito durante no ano calendrio de 2011 auferir rendimentos no valor global de R$ 200.000,00, este ser o valor informado na DIRPF, que conter todas as informaes acerca dos rendimentos recebidos entre o primeiro e o ltimo dia do referido perodo anual. 1.3 Elemento Espacial O IRPF abrange as rendas universalmente auferidas, independentemente de sua origem, sendo, portanto tributveis: a) os rendimentos auferidos por residentes no Brasil, relativos a fatos geradores ocorridos no pas; b) os rendimentos auferidos por residentes no Brasil, ainda que decorrentes de fatos geradores ocorridos no exterior; c) os rendimentos auferidos por no residentes no Brasil,em relao a fatos geradores ocorridos no pas. No se sujeitam a tributao pelo IRPF somente os rendimentos auferidos por no residentes no Brasil quanto aos fatos geradores ocorridos no exterior.
IN RFB n 918/2009 Art. 2 Considera-se residente no Brasil, a pessoa fsica: I - que resida no Brasil em carter permanente; II - que se ausente para prestar servios como assalariada a autarquias ou reparties do Governo brasileiro situadas no exterior; III - que ingresse no Brasil: a) com visto permanente, na data da chegada; b) com visto temporrio: 1. para trabalhar com vnculo empregatcio, na data da chegada; 2. na data em que complete 184 dias, consecutivos ou no, de permanncia no Brasil, dentro de um perodo de at doze meses; 3. na data da obteno de visto permanente ou de vnculo empregatcio, se ocorrida antes de completar 184 dias, consecutivos ou no, de permanncia no Brasil, dentro de um perodo de at doze meses; IV - brasileira que adquiriu a condio de no-residente no Brasil e retorne ao Pas com nimo definitivo, na data da chegada; V - que se ausente do Brasil em carter temporrio ou se retire em carter permanente do territrio nacional sem entregar a Declarao de Sada Definitiva do Pas, durante os primeiros doze meses consecutivos de ausncia. Pargrafo nico. Para fins do disposto no inciso III, "b", item 2, do caput, caso, dentro de um perodo de doze meses, a pessoa fsica no complete 184 dias, consecutivos ou no, de permanncia no Brasil, novo perodo de at doze meses ser contado da data do ingresso seguinte quele em que se iniciou a contagem anterior.

13

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


IN RFB n 918/2009 Art. 3 Considera-se no-residente no Brasil, a pessoa fsica: I - que no resida no Brasil em carter permanente e no se enquadre nas hipteses do art. 2; II - que se retire em carter permanente do territrio nacional, na data da sada, ressalvado o disposto no inciso V do art. 2; III - que, na condio de no-residente, ingresse no Brasil para prestar servios como funcionria de rgo de governo estrangeiro situado no Pas, ressalvado o disposto no inciso IV do art. 2; IV - que ingresse no Brasil com visto temporrio: a) e permanea at 183 dias, consecutivos ou no, em um perodo de at doze meses; b) at o dia anterior ao da obteno de visto permanente ou de vnculo empregatcio, se ocorrida antes de completar 184 dias, consecutivos ou no, de permanncia no Brasil, dentro de um perodo de at doze meses; V - que se ausente do Brasil em carter temporrio, a partir do dia seguinte quele em que complete doze meses consecutivos de ausncia. 1 Para fins do disposto no inciso IV, "a", do caput, caso, dentro de um perodo de doze meses, a pessoa fsica no complete 184 dias, consecutivos ou no, de permanncia no Brasil, novo perodo de at doze meses ser contado da data do ingresso seguinte quele em que se iniciou a contagem anterior. 2o A pessoa fsica no-residente que receba rendimentos de fonte situada no Brasil deve comunicar fonte pagadora tal condio, por escrito, para que seja feita a reteno do imposto de renda, observado o disposto nos arts. 35 a 45.

2. BASE DE CLCULO DO IMPOSTO A base de clculo um dos fatores que compem o elemento quantitativo do fato gerador do IRPF, significa o montante a partir do qual resta determinado o quantum da obrigao tributria, no imposto de renda das pessoas fsicas tal elemento conhecido a partir da conjugao de alquotas progressivas e de determinada base de clculo. A base de clculo do imposto de renda das pessoas fsicas so os rendimentos lquidos, ou seja, a renda e os proventos brutos, diminudos das dedues permitidas em lei, ou do desconto simplificado no percentual de 20% do total dos rendimentos tributveis. No ano calendrio de 2011, relativamente a DIRPF a ser apresentada no exerccio de 2012, a tabela mensal aplicvel a seguinte, trazendo cinco faixas de tributao, considerado o limite de iseno.
Base de clculo mensal em R$ At 1.566,61 De 1.566,62 at 2.347,85 De 2.347,86 at 3.130,51 De 3.310,52 at 3.911,63 Acima de 3.911,63 Alquota % 7,5 15,0 22,5 27,5 Parcela a deduzir do imposto em R$ 117,49 293,58 528,37 723,95

A tabela progressiva anual, aplicvel aos fatos geradores referentes ao ano calendrio de 2011 pode ser calculada a partir da soma das doze tabelas mensais:

14

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

Base de clculo mensal em R$ At 18.799,32 De 18.799,33 at 28.174,20 De 28.174,21 at 37.566,12 De 37.566,13 at 46.939,56 Acima de 46.939,56

Alquota % 7,5 15,0 22,5 27,5

Parcela a deduzir do imposto em R$ 1.409,95 3.523,01 6.340,47 8.687,45

Determinado cidado que receba em determinado ms do ano calendrio de 2011 remunerao de R$ 5.000,00. Aplicando-se a tabela progressiva mensal anterior, ele sofrer as seguintes retenes: 01. dos R$ 5.000,00 que recebe mensalmente, os primeiros R$ 1.566,61 so isentos, e por isso o imposto sobre esta parcela equivalente a zero Imposto = 0% x R$ 1.566,61 = R$ 0,00 02. entre R$ 1.566,61 e R$ 2.347,85 a alquota 7,5%, ou seja, a renda entre essas duas faixas tributada alquota de 7,5% Imposto = 7,5% x (R$ 2.347,85 R$ 1.566,61) = Imposto = 7,5% x R$ 781,24 = R$ 58,59 03. entre R$ 2.347,86 e R$ 3.130,51 a alquota 15%, ou seja, a renda entre essas duas faixas tributada alquota de 15% Imposto = 15% x (R$ 3.130,51 2.347,86) = Imposto = 15% x R$ 782,65 = R$ 117,40 04. entre R$ 3.130,52 e R$ 3.911,63 a alquota 22,5%, ou seja, a renda entre essas duas faixas tributada alquota de 22,5% Imposto = 22,5% x (R$ 3.911,63 R$ 3.130,52) = Imposto = 22,5% x R$ 781,11 = R$ 175,75 05. para a renda acima de R$ 3.911,63 a alquota aplicvel de 27,5% Imposto = 27,5% x (R$ 5.000,00 R$ 3.911,63) = Imposto = 27,5% x R$ 1.088,37 = R$ 299,31 O imposto, includas as parcelas calculadas nas cinco faixas acima mencionadas ser equivalente a R$ 0,00 + R$ 58,59 + R$ 117,40 + R$ 175,75 + R$ 299,31 = R$ 651,05 As parcelas a deduzir tm a funo de tornar contnuo o nus do imposto. A primeira parcela a deduzir sempre ser equivalente a zero tendo em vista que a primeira alquota tambm zero (iseno da primeira faixa de tributao). As demais parcelas a deduzir podem ser calculadas em sentido inverso, partindo dos valores apurados para cada faixa de renda. Exemplificando, se para uma renda tributvel de R$ 5.000,00 enquadrvel na quinta faixa de incidncia com alquota de 27,5% o imposto progressivamente calculado de R$ 651,05 ento a parcela a deduzir deve ser equivalente a R$ 723,95.

15

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Parcela a deduzir = (R$ 5.000,00 x 27,5%) - R$ 723,95 Parcela a deduzir = R$ 1.375,00 R$ 723,95 = 651,05 Considerando ento o montante tributvel e a necessria deduo prevista para manter contnua a tributao temos que determinada renda de R$ 5.000,00, no ano calendrio de 2011, gera obrigao tributria decorrente do imposto de renda equivalente a R$ 651,05 seno vejamos: Imposto de Renda = (base de clculo x alquota) parcela a deduzir Imposto de Renda = (R$ 5.000,00 x 27,5%) R$ 723,95 = R$ 651,05 2.1 Momento de Pagamento do IRPF Sendo o IRPF um tributo de natureza complexiva, a soma de todos os rendimentos auferidos durante o ano calendrio deve ser levada ao ajuste anual. Se no ajuste for apurado saldo do imposto a pagar, esta obrigao ter vencimento no ltimo dia do ms de abril do ano de exerccio subseqente ao ano calendrio ajustvel. Comumente a Secretaria da Receita Federal do Brasil concede parcelamentos aos contribuintes do IRPF, sendo que em referncia ao ano calendrio de 2010, o pagamento poderia ser realizado em at 08 quotas iguais, mensais e sucessivas. Com relao ao parcelamento especfico do IRPF relativo ao ano calendrio de 2010, coube IN SRF n 1.007/2010 determinar as condies gerais para o procedimento.
IN SRF n 1.095/2011 Art. 10. O saldo do imposto pode ser pago em at 8 (oito) quotas, mensais e sucessivas, observado o seguinte: I - nenhuma quota deve ser inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais); II - o imposto de valor inferior a R$ 100,00 (cem reais) deve ser pago em quota nica; III - a 1 (primeira) quota ou quota nica deve ser paga at o ltimo dia do prazo de que trata o caput do art. 5; IV - as demais quotas devem ser pagas at o ltimo dia til de cada ms, acrescidas de juros equivalentes taxa referencial do Sistema Especial de Liquidao e de Custdia (Selic), acumulada mensalmente, calculados a partir da data prevista para a apresentao da declarao at o ms anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) no ms do pagamento. 1 facultado ao contribuinte: I - antecipar, total ou parcialmente, o pagamento do imposto ou das quotas, no sendo necessrio, nesse caso, apresentar declarao retificadora com a nova opo de pagamento; II - ampliar o nmero de quotas do imposto inicialmente previsto na declarao, at a data de vencimento da ltima quota desejada, observado o disposto no caput, mediante a apresentao de declarao retificadora ou o acesso ao stio da RFB na Internet, opo Extrato da DIRPF, no endereo referido no inciso I do art. 3. 2 O pagamento integral do imposto ou de suas quotas e de seus respectivos acrscimos legais pode ser efetuado das seguintes formas: I - transferncia eletrnica de fundos por meio de sistemas eletrnicos das instituies financeiras autorizadas pela RFB a operar com essa modalidade de arrecadao; II - em qualquer agncia bancria integrante da rede arrecadadora de receitas federais, mediante Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf), no caso de pagamento efetuado no Brasil; III - dbito automtico em conta corrente bancria.

16

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


(...) 6 O imposto que resultar em valor inferior a R$ 10,00 (dez reais) deve ser adicionado ao imposto correspondente a exerccios subsequentes, at que seu total seja igual ou superior ao referido valor, quando, ento, deve ser pago ou recolhido no prazo estabelecido na legislao para este ltimo exerccio.

Exemplificando, acaso determinado sujeito apurasse saldo a pagar do IRPF equivalente a R$ 8.000,00 e optasse pelo parcelamento concedido pela legislao com relao ao ano exerccio de 2007, a distribuio das quatro parcelas iniciais assim se dariam: Quota 1 2 3 Vencimento 30/04/2011 31/05/2011 29/06/2011 Valor (R$) 1.000,00 1.000,00 1.000,00 Juros 1% 1% + SELIC maio/11 = 1% + 1,03% = 2,03% 1% + SELIC maio/11 + SELIC junho/11 = 1% + 1,03% + 0,91% = 2,94% Juros (R$) 10,00 20,30 Total (R$) 1.000,00 1.010,00 1.020,30

31/07/2011

1.000,00

29,40

1.029,40

O parcelamento do IRPF prev datas de vencimento para cada uma das quotas, sendo que em caso de atraso no pagamento de alguma destas incide alm dos juros (funo de atualizao do valor), multa de mora no percentual de 0,33% por dia de atraso contada a partir do dia til subseqente ao vencimento previsto. O percentual mximo de multa moratria de 20%.

3. CONTRIBUINTES DO IMPOSTO O sujeito passivo do IRPF a pessoa que deve figurar no plo passivo da relao jurdica tributria. A sujeio passiva pode ocorrer sob a forma de contribuinte (sujeito passivo direto) ou de responsvel (sujeito passivo indireto), conforme art. 121, pargrafo nico do CTN.
Cdigo Tributrio Nacional Lei 5.172/66 Art. 121. Sujeito passivo da obrigao principal a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniria. Pargrafo nico. O sujeito passivo da obrigao principal diz-se: I - contribuinte, quando tenha relao pessoal e direta com a situao que constitua o respectivo fato gerador; II - responsvel, quando, sem revestir a condio de contribuinte, sua obrigao decorra de disposio expressa de lei.

A regra geral da sujeio passiva indica que todos podem figurar no plo passivo da relao jurdica tributria com exceo dos mortos (o esplio o responsvel tributrio), dos animais e das coisas. Conclusivamente pode se afirmar que so sujeitos passivos do imposto de renda as pessoas fsicas domiciliadas ou residentes no Brasil, titulares de disponibilidade econmica ou jurdica de proventos e rendas de qualquer natureza e de qualquer origem, mesmo que pagos por fontes situadas no exterior.

17

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


So tambm considerados sujeitos passivos as pessoas fsicas residentes no exterior, quanto aos fatos geradores ocorridos no Brasil.
Decreto n 3.000/1999 Art. 2 As pessoas fsicas domiciliadas ou residentes no Brasil, titulares de disponibilidade econmica ou jurdica de renda ou proventos de qualquer natureza, inclusive rendimentos e ganhos de capital, so contribuintes do imposto de renda, sem distino da nacionalidade, sexo, idade, estado civil ou profisso (Lei n 4.506, de 30 de novembro de 1964, art. 1, Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966, art. 43, e Lei n 8.383, de 30 de dezembro de 1991, art. 4). 1 So tambm contribuintes as pessoas fsicas que perceberem rendimentos de bens de que tenham a posse como se lhes pertencessem, de acordo com a legislao em vigor (Decreto-Lei n 5.844, de 23 de setembro de 1943, art. 1, pargrafo nico, e Lei n 5.172, de 1966, art. 45). 2 O imposto ser devido medida em que os rendimentos e ganhos de capital forem percebidos, sem prejuzo do ajuste estabelecido no art. 85 (Lei n 8.134, de 27 de dezembro de 1990, art. 2).

A capacidade civil do sujeito no condio de determinao acerca da exigibilidade do imposto de renda, dessa forma em conformidade com a situao apresentada, tais sujeitos sero representados (incapacidade absoluta) ou assistidos (incapacidade relativa) conforme determinao da legislao civil.
Decreto n 3.000/1999 Art. 4 Os rendimentos e ganhos de capital de que sejam titulares menores e outros incapazes sero tributados em seus respectivos nomes, com o nmero de inscrio prprio no Cadastro de Pessoas Fsicas - CPF (Lei n 4.506, de 1964, art. 1, e Decreto-Lei n 1.301, de 31 de dezembro de 1973, art. 3). 1 O recolhimento do tributo e a apresentao da respectiva declarao de rendimentos so da responsabilidade de qualquer um dos pais, do tutor, do curador ou do responsvel por sua guarda (Decreto-Lei n 5.844, de 1943, art. 192, pargrafo nico, e Lei n 5.172, de 1966, art. 134, incisos I e II). 2 Opcionalmente, os rendimentos e ganhos de capital percebidos por menores e outros incapazes, ainda que em valores inferiores ao limite de iseno (art. 86), podero ser tributados em conjunto com os de qualquer um dos pais, do tutor ou do curador, sendo aqueles considerados dependentes. 3 No caso de menores ou de filhos incapazes, que estejam sob a responsabilidade de um dos pais, em virtude de sentena judicial, a opo de declarao em conjunto somente poder ser exercida por aquele que detiver a guarda.

A exigncia do IRPF independe da nacionalidade, da idade, do sexo ou da profisso da pessoa, bastando que o sujeito se enquadre no conceito de residente no pas quando seguir as normas gerais de tributao ou de no residente quando qualquer rendimento recebido no Brasil ser submetido tributao exclusiva na fonte. Observe que esta regra sobrepe-se ao dispositivo de vigncia espacial da lei tributria conforme apresentado no art. 102 do CTN, alcanando indistintamente rendimentos de: a) residentes no Brasil com relao a fatos geradores ocorridos fora do pas. b) rendimentos de no residentes no Brasil em relao a fatos geradores ocorridos no pas.

Cdigo Tributrio Nacional Lei 5.172/66 Art. 102. A legislao tributria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios vigora, no Pas, fora dos respectivos territrios, nos limites em que lhe reconheam extraterritorialidade os convnios de que participem, ou do que disponham esta ou outras leis de normas gerais expedidas pela Unio.

18

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

Decreto n 3.000/1999 Art. 3 A renda e os proventos de qualquer natureza percebidos no Pas por residentes ou domiciliados no exterior ou a eles equiparados, conforme o disposto nos arts. 22, 1, e 682, esto sujeitos ao imposto de acordo com as disposies do Livro III (Decreto-Lei n 5.844, de 1943, art. 97, e Lei n 7.713, de 22 de dezembro de 1988, art. 3, 4).

3.1 Domiclio Tributrio


Cdigo Tributrio Nacional Lei 5.172/66 Art. 127. Na falta de eleio, pelo contribuinte ou responsvel, de domiclio tributrio, na forma da legislao aplicvel, considera-se como tal: I - quanto s pessoas naturais, a sua residncia habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade; II - quanto s pessoas jurdicas de direito privado ou s firmas individuais, o lugar da sua sede, ou, em relao aos atos ou fatos que derem origem obrigao, o de cada estabelecimento; III - quanto s pessoas jurdicas de direito pblico, qualquer de suas reparties no territrio da entidade tributante. 1 Quando no couber a aplicao das regras fixadas em qualquer dos incisos deste artigo, considerar-se- como domiclio tributrio do contribuinte ou responsvel o lugar da situao dos bens ou da ocorrncia dos atos ou fatos que deram origem obrigao. 2 A autoridade administrativa pode recusar o domiclio eleito, quando impossibilite ou dificulte a arrecadao ou a fiscalizao do tributo, aplicando-se ento a regra do pargrafo anterior.

Como regra, o domiclio tributrio o lugar em que a pessoa fsica ou jurdica estabelece o centro de suas atividades habituais, nos termos do art. 127 do CTN. Todas as comunicaes e procedimentos fiscais sero dirigidos quele lugar. A regra de definio do domiclio tributrio aquela da previso da lei de instituio do tributo. Exemplos: IPTU: o domiclio o local da situao do bem; ICMS: o domiclio entendido como cada estabelecimento individualizado; IOF: o domiclio entendido como aquele do endereo da matriz. Ainda na previso legal de eleio do domiclio do contribuinte, aplica-se ainda a possibilidade de opo pelo contribuinte do domiclio que melhor lhe atenda, sendo que a eleio processada no momento da inscrio na repartio pblica competente. A escolha pode ser recusada pela Administrao Pblica, desde que com fundamentao nos termos do 2 do art. 127 do CTN, quando o domiclio ser fixado no local da ocorrncia do fato gerador ou da situao dos bens. No caso do IRPF, a regra da eleio do domiclio tributrio pelo prprio contribuinte. Dessa forma, a cincia do contribuinte com relao qualquer comunicao do Fisco ser presumida desde que encaminhadas e recebidas no local informado. O recebimento da correspondncia no exige pessoalidade, sendo admissvel a recepo por qualquer pessoa, identificvel, que esteja naquele local. Qualquer mudana de endereo do contribuinte reclama a alterao do domiclio fiscal perante o Fisco a ser processada no cadastro CPF, no prazo de 30 dias. No sendo encontrado o contribuinte no domiclio fiscal informado pelo contribuinte, atravs de notificao postal ou pessoal, cabe administrao tributria publicar edital na prpria repartio, considerando cientificado o sujeito passivo.

19

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Decreto n 3.000/1999 Art. 30. O contribuinte que transferir sua residncia de um municpio para outro ou de um para outro ponto do mesmo municpio fica obrigado a comunicar essa mudana s reparties competentes dentro do prazo de trinta dias (Decreto-Lei n 5.844, de 1943, art. 195). Pargrafo nico. A comunicao ser feita nas unidades da Secretaria da Receita Federal, podendo ser tambm efetuada quando da entrega da declarao de rendimentos das pessoas fsicas. Art. 31. A pessoa fsica que se retirar do territrio nacional temporariamente dever nomear pessoa habilitada no Pas a cumprir, em seu nome, as obrigaes previstas neste Decreto e represent-la perante as autoridades fiscais (Decreto-Lei n 5.844, de 1943, art. 195, pargrafo nico).

As regras de comunicao entre administrao tributria e contribuinte so definidas pelo Decreto n 70.235/72, sendo que intimaes efetuadas por interposta modalidade, no prevista no instrumento normativo, so consideradas nulas, sendo supridas, entretanto, pelo comparecimento espontneo do sujeito passivo. Intimao Pessoal: pode ser realizada onde for encontrado o sujeito passivo mediante comprovao pela aposio de assinatura. Havendo recusa, cabe a autoridade administrativa lavrar declarao nesse sentido, considerando-se intimado o contribuinte na data da referida declarao. Intimao Postal: processada pelos correios, atravs de comunicao telegrfica ou por qualquer meio com prova do recebimento no domiclio do sujeito passivo. A intimao considera-se efetivada na data do recebimento, ou em caso de omisso, no prazo de 15 dias da data da expedio da intimao. Intimao Eletrnica: entende-se realizada mediante prova do recebimento no endereo eletrnico do sujeito passivo. A data da intimao ser confirmada no momento em que o contribuinte efetuar consulta no endereo eletrnico a ele atribudo pela administrao tributria, ou ainda na data registrada no meio magntico ou equivalente utilizado pelo sujeito passivo. A comunicao eletrnica depende de expresso consentimento do interessado. Intimao por Edital: mecanismo utilizvel especificamente quando no tiver sido possvel a intimao pelos demais mecanismos ou quando o sujeito passivo tiver sua inscrio declarada inapta perante o cadastro fiscal (cancelamento do CPF para as pessoas fsicas domiclio tributrio perde validade). O edital deve ser publicado em nica vez em rgo da imprensa oficial ou local, ou ainda em dependncia de acesso pblico da repartio responsvel pela intimao, ou mesmo publicado no endereo da administrao tributria na internet. Em qualquer caso a intimao considera-se realizada aps 15 dias da publicao.

Importante considerar a possibilidade de contribuinte residente em determinado estado realizar o recolhimento do imposto de renda em qualquer outro estado, sendo que o recolhimento pode ser efetuado em qualquer agncia bancria integrante da rede arrecadadora de receitas federais, ou mediante transferncia eletrnica de fundos por meio do acesso aos sistemas eletrnicos (home/office banking) das instituies financeiras autorizadas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil a operarem com essa modalidade de servio.
Decreto n 3.000/1999 Art. 871. O pagamento ou recolhimento do imposto ser feito em qualquer estabelecimento bancrio autorizado a receber receitas federais localizado no domiclio fiscal do contribuinte ou responsvel. 1 Inexistindo, no domiclio fiscal do contribuinte, estabelecimento bancrio autorizado, o pagamento ou recolhimento ser feito em estabelecimento bancrio autorizado existente na rea de atuao do rgo da Secretaria da Receita Federal a que estiver jurisdicionado.

20

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

2 Se na rea de jurisdio de que trata o pargrafo anterior no existir estabelecimento bancrio autorizado, o pagamento ou recolhimento do imposto ser efetuado no prprio rgo da Secretaria da Receita Federal jurisdicionante, ou em outra entidade que for por esta autorizada. 3 O pagamento ou recolhimento do imposto pelas pessoas fsicas poder ser efetuado em qualquer estabelecimento bancrio autorizado, do Pas, independentemente do domiclio ou jurisdio.

3.2 Responsvel Tributrio do Imposto de Renda Com relao responsabilidade tributria, o IRPF apresenta trs situaes relevantes: a) a fonte pagadora em relao aos rendimentos pagos ou creditados s pessoas fsicas, quanto ao IRPF por ela devidos; b) o esplio e os sucessores, em relao ao de cujus, na transferncia de responsabilidade por sucesso, quanto ao IRPF por ele devido, assim como o inventariante em relao ao imposto devido pelo esplio; c) terceiros envolvidos na ocorrncia do fato gerador que por alguma razo possuam o dever de zelar pelo cumprimento da obrigao tributria.
Decreto n 3.000/1999 Art. 24. Nos casos de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis: I - os pais, pelo tributo devido por seus filhos menores; II - os tutores, curadores e responsveis, pelo tributo devido por seus tutelados, curatelados ou menores dos quais detenham a guarda judicial; III - os administradores de bens de terceiros, pelo tributo devido por estes; IV - o inventariante, pelo tributo devido pelo esplio. Pargrafo nico. O disposto neste artigo s se aplica, em matria de penalidades, s de carter moratrio Art. 25. As pessoas referidas no artigo anterior so pessoalmente responsveis pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei.

3.2.1 Responsabilidade da Fonte Pagadora A fonte pagadora responsvel pela reteno e pelo recolhimento do IRPF sobre os rendimentos pagos ou creditados ao contribuinte, extinguindo-se a responsabilidade no prazo fixado para a entrega da declarao anual de ajuste deste. a) ausncia de reteno e de recolhimento pela fonte pagadora: o contribuinte deve declarar o rendimento recebido, com direito a compensao do imposto retido na fonte (IRRF), sendo o valor recebido considerado lquido e estando a fonte pagadora obrigada ao recolhimento do tributo. Caso o contribuinte no declare o rendimento recebido, o imposto ser exigido deste e calculado sobre o valor bruto recebido sem direito compensao do imposto retido. (Smula 12 do Conselho de Administrativo de Recursos Fiscais do Ministrio da Fazenda antigo Conselho de Contribuintes MP n 449/2008). b) ocorrncia de reteno e no recolhimento pela fonte pagadora: o contribuinte deve declarar o rendimento recebido, com direito a compensao do imposto retido na fonte (IRRF). Exceo a responsabilizao da fonte pagadora aplicvel quando o beneficirio scio ou titular de empresa individual o diretor de sociedade annima quando no h possibilidade de

21

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


aproveitamento do crdito no recolhido, tendo em vista responsabilidade solidria prevista no art. 8 do Decreto-Lei n 1.736/1979. Nesse mesmo sentido IN SRF n 28/1984.
IN SRF 28/1984 1. Fica suspensa a eventual restituio de imposto de renda, atribuda a diretores de pessoas jurdicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas, quando essas pessoas jurdicas no tenham recolhido fazenda Nacional imposto de renda que retiveram na fonte. 2. O disposto no item anterior se estende a titular de firma individual e a scios gerentes de sociedades.

O valor do tributo retido e no recolhido ser exigido com acrscimo de multa de ofcio da fonte pagadora, alm de poder caracterizar crime de apropriao indbita tributria nos termos do art. 2, inciso II da Lei n 8.137/1990. Caso a pessoa fsica ou jurdica remunere beneficirio no identificado sem efetuar reteno e recolhimento do IRPF, caber a exigncia do IRRF considerando os rendimentos pagos como tributveis exclusivamente na fonte, alquota de 35% a ser cobrado da fonte pagadora.
Quem est obrigado a entregar a DIRF? Devero entregar a Declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), caso tenham pago ou creditado rendimentos que tenham sofrido reteno do imposto de renda na fonte, ainda que em um nico ms do anocalendrio a que se referir a declarao, por si ou como representantes de terceiros: I - estabelecimentos matrizes de pessoas jurdicas de direito privado domiciliadas no Brasil, inclusive as imunes ou isentas; II - pessoas jurdicas de direito pblico; III - filiais, sucursais ou representaes de pessoas jurdicas com sede no exterior; IV - empresas individuais; V - caixas, associaes e organizaes sindicais de empregados e empregadores; VI - titulares de servios notariais e de registro; VII - condomnios edilcios; VIII - pessoas fsicas; IX - instituies administradoras ou intermediadoras de fundos ou clubes de investimentos; e X - rgos gestores de mo-de-obra do trabalho porturio. Ficam tambm obrigadas entrega da Dirf as pessoas jurdicas que tenham efetuado reteno, ainda que em nico ms do ano-calendrio a que se referir a Dirf, da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), da Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuio para o PIS/Pasep sobre pagamentos efetuados a outras pessoas jurdicas, nos termos do art. 1 da Lei n 10.485, de 3 de julho de 2002, e dos arts. 30, 33 e 34 da Lei n 10.833, de 29 de dezembro de 2003.

Nos termos do art. 46 da Lei n 8.541/1992 os rendimentos recebidos em funo de decises judiciais so sujeitos reteno pela fonte pagadora, observados os valores de natureza tributvel. Dessa forma se determinado cidado vencedor em reclamao trabalhista em razo de horas extras devidas, a reclamada pagar o valor correspondente s horas extras (rendimento tributvel na fonte e sujeito a ajuste anual), alm de dos reflexos sobre frias acrescidas de 1/3 (rendimento tributvel na fonte e sujeito a ajuste anual), sobre o 13 salrio (rendimento tributvel exclusivamente na fonte) e FGTS

22

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


(rendimento isento), apurando o IRRF sobre as verbas tributveis, conforme sua respectiva natureza, por meio da tabela progressiva mensal.
Lei n 8.541/1992 Art. 46. O imposto sobre a renda incidente sobre os rendimentos pagos em cumprimento de deciso judicial ser retido na fonte pela pessoa fsica ou jurdica obrigada ao pagamento, no momento em que, por qualquer forma, o rendimento se torne disponvel para o beneficirio. 1 Fica dispensada a soma dos rendimentos pagos no ms, para aplicao da alquota correspondente, nos casos de: I - juros e indenizaes por lucros cessantes; II - honorrios advocatcios; III - remunerao pela prestao de servios de engenheiro, mdico, contador, leiloeiro, perito, assistente tcnico, avaliador, sndico, testamenteiro e liquidante. 2 Quando se tratar de rendimento sujeito aplicao da tabela progressiva, dever ser utilizada a tabela vigente no ms de pagamento.

Em sendo os rendimentos recebidos em funo de deciso judicial pagos por meio de precatrios ou de requisies de pequeno valor (RPV), a instituio financeira depositria da quantia dever efetuar a reteno na fonte, alquota de 3% sobre o valor total pago ao beneficirio. O contribuinte na DIRPF deve oferecer tributao os valores tributveis compensando o valor anteriormente retido, nos termos do art. 27 da Lei n 10.833/2003.
Lei n 10.833/2003 Art. 27. O imposto de renda sobre os rendimentos pagos, em cumprimento de deciso da Justia Federal, mediante precatrio ou requisio de pequeno valor, ser retido na fonte pela instituio financeira responsvel pelo pagamento e incidir alquota de 3% (trs por cento) sobre o montante pago, sem quaisquer dedues, no momento do pagamento ao beneficirio ou seu representante legal.

Incide multa sobre a fonte pagadora e sobre qualquer terceiro beneficiado em razo de informao falsa inserida em DIRF nos termos da Lei n 8.383/1991
Lei n 8.383/1991 Art. 19. As pessoas fsicas ou jurdicas que efetuarem pagamentos com reteno do imposto de renda na fonte devero fornecer pessoa fsica beneficiria, at o dia 28 de fevereiro, documento comprobatrio, em duas vias, com indicao da natureza e do montante do pagamento, das dedues e do imposto de renda retido no ano anterior. 1 Tratando-se de rendimentos pagos por pessoas jurdicas, quando no tenha havido reteno do imposto de renda na fonte, o comprovante dever ser fornecido no mesmo prazo ao contribuinte que o tenha solicitado at o dia 15 de janeiro do ano subseqente. 2 No documento de que trata este artigo, o imposto retido na fonte, as dedues e os rendimentos devero ser informados por seus valores em cruzeiros e em quantidade de Ufir, convertidos segundo o disposto na alnea a do pargrafo nico do art. 8, no 4 do art. 11 e no art. 13 desta lei. 3 As pessoas fsicas ou jurdicas que deixarem de fornecer aos beneficirios, dentro do prazo, ou fornecerem com inexatido, o documento a que se refere este artigo ficaro sujeitas ao pagamento de multa de trinta e cinco Ufir por documento. 4 fonte pagadora que prestar informao falsa sobre rendimentos pagos, dedues, ou imposto retido na fonte ser aplicada a multa de cento e cinqenta por cento sobre o valor que for indevidamente utilizvel como reduo do imposto de renda devido, independentemente de outras penalidades administrativas ou criminais.

23

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

5 Na mesma penalidade incorrer aquele que se beneficiar da informao sabendo ou devendo saber da falsidade.

3.2.2 Responsabilidade do Esplio, do Inventariante e dos Herdeiros e Legatrios A responsabilidade por sucesso pessoal possui previso legal no dispositivo do art. 131 do CTN, e especificamente quanto ao IRPF, no art. 23 do Decreto n 3.000/1999.
Cdigo Tributrio Nacional Lei 5.172/66 Art. 131. So pessoalmente responsveis: I - o adquirente ou remitente, pelos tributos relativos aos bens adquiridos ou remidos; (Vide Decreto Lei n 28, de 1966) II - o sucessor a qualquer ttulo e o cnjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da partilha ou adjudicao, limitada esta responsabilidade ao montante do quinho do legado ou da meao; III - o esplio, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da abertura da sucesso. Decreto n 3.000/1999 Art. 23. So pessoalmente responsveis (Decreto-Lei n 5.844, de 1943, art. 50, e Lei n 5.172, de 1966, art. 131, incisos II e III): I - o sucessor a qualquer ttulo e o cnjuge meeiro, pelo tributo devido pelo de cujus at a data da partilha ou adjudicao, limitada esta responsabilidade ao montante do quinho, do legado, da herana ou da meao; II - o esplio, pelo tributo devido pelo de cujus at a data da abertura da sucesso. 1 Quando se apurar, pela abertura da sucesso, que o de cujus no apresentou declarao de exerccios anteriores, ou o fez com omisso de rendimentos at a abertura da sucesso, cobrar-se- do esplio o imposto respectivo, acrescido de juros moratrios e da multa de mora prevista no art. 964, I, "b", observado, quando for o caso, o disposto no art. 874 (Decreto-Lei n 5.844, de 1943, art. 49). 2 Apurada a falta de pagamento de imposto devido pelo de cujus at a data da abertura da sucesso, ser ele exigido do esplio acrescido de juros moratrios e da multa prevista no art. 950, observado, quando for o caso, o disposto no art. 874. 3 Os crditos tributrios, notificados ao de cujus antes da abertura da sucesso, ainda que neles includos encargos e penalidades, sero exigidos do esplio ou dos sucessores, observado o disposto no inciso I.

Embora a Lei Civil disponha que aberta a sucesso, a herana transmite-se, desde logo, aos herdeiros legtimos e testamentrios indispensvel o processamento do inventrio, com a emisso do formal de partilha ou carta de adjudicao e a transcrio desse instrumento no registro competente, a fim de que o meeiro, herdeiros e legatrios possam usar, gozar e dispor, de forma plena e legal, dos bens e direitos transmitidos causa mortis. (Lei n 10.406/2002, arts. 1.784, 1.991, 2.013 a 2.022) Para a legislao tributria, a pessoa fsica do contribuinte no se extingue imediatamente aps sua morte, prolongando-se por meio do seu esplio (art. 11 do Decreto n 3.000/1999). O esplio considerado uma universalidade de bens e direitos, responsvel pelas obrigaes tributrias da pessoa falecida, sendo contribuinte distinto do meeiro, herdeiros e legatrios. Para os efeitos fiscais, somente com a deciso judicial ou por escritura pblica da partilha ou da adjudicao dos bens, extingue-se a responsabilidade da pessoa falecida, dissolvendo-se, ento, a universalidade de bens e direitos.

24

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


A transferncia por sucesso admite analisem duas etapas distintas. A partir da abertura da sucesso que coincide com a data do bito do sujeito, o esplio passa a ser administrado pelo inventariante que assumir tal posio at o momento da partilha ou adjudicao, quando os bens sero transmitidos aos seus sucessores e/ou ao cnjuge meeiro. At o momento da partilha (encerramento do inventrio), o esplio responsvel pelos tributos devidos pelo falecido em relao aos fatos geradores ocorridos at a data da abertura da sucesso, sendo tambm contribuinte direto das dvidas nascidas deste marco temporal at o encerramento do inventrio. A responsabilidade do esplio termina com a partilha do patrimnio, quando os sucessores e o cnjuge meeiro passaro a responder, com as limitaes consignadas em lei, pelos tributos devidos at a data da partilha na qualidade de responsveis. Transpassada a partilha, os sucessores e o cnjuge meeiro passam a posio de contribuintes diretos em relao aos novos bens de sua propriedade. Caso Prtico Determinado sujeito deixou de oferecer tributao rendimentos de aluguis em sua DIRPF relativa ao ano calendrio 2005, apresentada em abril de 2006, do que resultou falta do pagamento de imposto. Tendo falecido em maio de 2006, foi aberto inventrio, sendo encerrado com partilha de bens entre dois filhos com homologao em janeiro de 2008, cabendo a cada um o quinho de R$ 5.000,00. Em maro de 2008 foi lavrado auto de infrao relativamente ocorrncia de 2005 (fato gerador considerado ocorrido em 31 de dezembro do ano calendrio), no valor de R$ 15.000,00. Analisando a situao fiscal, o auditor observou que o inventariante deixou de incluir nas declaraes de IRPF, posteriores a abril de 2006, os rendimentos de aluguis recebidos pelos bens arrolados no inventrio. Questionamento: Existe auto de infrao a ser lavrado? Contra quem e em qual valor? Devero ser lavrados autos de infrao contra os herdeiros, com constituio do crdito tributrio no valor mximo de R$ 5.000,00 para cada. Se o auto de infrao fosse lavrado em dezembro de 2007, o crdito deveria ser constitudo contra o esplio, na qualidade de contribuinte e sem limitao de valor. Com relao obrigatoriedade de apresentao das declaraes de esplio, aplicam-se as mesmas normas previstas para os contribuintes pessoas fsicas. Assim, caso haja obrigatoriedade de apresentao, a declarao de rendimentos, a partir do exerccio correspondente ao ano-calendrio do falecimento e at a data da deciso judicial da partilha ou da adjudicao dos bens, ser apresentada em nome do esplio, classificando-se em inicial, intermediria e final. Havendo bens a inventariar, a apresentao da declarao final de esplio obrigatria, independentemente de outras condies de obrigatoriedade de apresentao. Caso a pessoa falecida no tenha apresentado as declaraes anteriores s quais estivesse obrigada, essas declaraes devem ser apresentadas em nome da pessoa falecida. A responsabilidade pelo imposto devido pela pessoa falecida, at a data do falecimento, do esplio. Encerrada a partilha, a responsabilidade pelo imposto devido pela pessoa falecida, at aquela data, do sucessor a qualquer ttulo e do cnjuge meeiro, limitando-se ao montante dos bens e direitos a eles atribudos. Declarao inicial a que corresponde ao ano-calendrio do falecimento. As declaraes intermedirias referem-se aos anos-calendrio seguintes ao do falecimento, at o ano-calendrio anterior ao da deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicao dos bens. A declarao final a que corresponde ao ano-calendrio da deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicao dos bens. Essa ltima declarao corresponde ao perodo de 1 de janeiro data da deciso judicial ou da lavratura de Escritura Pblica de Inventrio e Partilha.

25

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

IN SRF 81/2001 Art. 7 Nas declaraes inicial e intermedirias, se obrigatrias, devem ser includos: I - os rendimentos recebidos durante todo o ano-calendrio, observado o seguinte: a) no caso de falecimento de contribuinte casado: 1. todos os seus rendimentos prprios, inclusive os produzidos pelos seus bens particulares ou incomunicveis; 2. as parcelas que lhe couberem dos rendimentos produzidos pelos bens possudos em conjunto com terceiros; 3. cinqenta por cento dos rendimentos produzidos pelos bens comuns que integrem o regime de comunho universal ou parcial, adotado na sociedade conjugal ou, por opo, cem por cento desses rendimentos; b) no caso de falecimento de contribuinte em unio estvel: 1. todos os seus rendimentos prprios, inclusive os produzidos pelos seus bens particulares ou incomunicveis; 2. as parcelas que lhe couberem dos rendimentos produzidos pelos bens possudos em conjunto com terceiros; 3. cinqenta por cento dos rendimentos produzidos pelos bens possudos em condomnio com o convivente ou percentual estabelecido em contrato escrito; c) no caso de falecimento de contribuinte no casado, todos os rendimentos prprios, inclusive os produzidos pelos seus bens particulares ou incomunicveis, bem assim as parcelas que lhe couberem nos rendimentos produzidos pelos bens possudos em condomnio; II - todos os bens e direitos que integram o regime de comunho universal ou parcial, adotado na sociedade conjugal, e os possudos em condomnio, inclusive na unio estvel, bem assim as obrigaes do esplio, ainda que anteriormente constassem da declarao do cnjuge ou convivente sobrevivente.

obrigatria a apresentao da declarao final de esplio elaborada em computador mediante a utilizao de programa gerador prprio, sempre que houver bens a inventariar. A declarao final de esplio dever ser enviada pela Internet ou entregue em disquete, nas unidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Ocorrendo o falecimento a partir de 1 de janeiro do ano seguinte ao do recebimento dos rendimentos, porm antes da entrega da Declarao de Ajuste Anual, esta no se caracteriza como de esplio, devendo, se obrigatria, ser apresentada em nome da pessoa falecida e assinada pelo inventariante, cnjuge meeiro, sucessor a qualquer ttulo ou por representante desses.
IN SRF 81/2001 Art. 8 A declarao final deve abranger os rendimentos recebidos no perodo compreendido entre 1 de janeiro e a data da deciso judicial transitada em julgado da partilha, sobrepartilha ou adjudicao dos bens inventariados, aplicando-se-lhe as normas estabelecidas para o ano-calendrio em que ocorrer o termo final, observado o disposto no inciso I do art. 7.

1 O imposto de renda deve ser apurado mediante a utilizao dos valores da tabela progressiva mensal, vigente no ano-calendrio a que corresponder a declarao final, multiplicados pelo nmero de meses a partir de janeiro at o da deciso judicial transitada em julgado, ainda que os rendimentos correspondam a apenas um ou alguns meses desse perodo. 2 Na declarao final devem ser prestadas as seguintes informaes, relativamente ao formal de partilha, sobrepartilha ou adjudicao, do seu termo de encerramento e do trnsito em julgado da deciso judicial:

26

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


I - nmero do processo judicial e da vara e seo judiciria onde tramitou; II - data da deciso judicial e do seu trnsito em julgado.

Nos termos do art. 4 da IN SRF n 81/2001, as declaraes do esplio devem ser apresentadas em nome do de cujus com indicao de seu nmero de inscrio no CPF, utilizando o cdigo de natureza de ocupao relativo a esplio (81), deixando em aberto o cdigo de ocupao principal e assinadas pelos inventariante que deve indicar seu nome, nmero de inscrio no CPF e endereo. Enquanto no houver iniciado o inventrio, as declaraes so apresentadas e assinadas pelo cnjuge meeiro, sucessor a qualquer ttulo ou por representante do de cujus. 3.2.3 Responsabilidade de Terceiros Nos termos dos arts. 134 e 135 do CTN, em determinadas ocasies em que for impossvel a exigncia da obrigao tributria do contribuinte, podero ser chamados ao cumprimento, terceiros envolvidos na ocorrncia do fato gerador que por alguma razo, possuam o dever de zelar pela observncia da referida obrigao.
Cdigo Tributrio Nacional Lei 5.172/66 Art. 134. Nos casos de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis: I - os pais, pelos tributos devidos por seus filhos menores; II - os tutores e curadores, pelos tributos devidos por seus tutelados ou curatelados; III - os administradores de bens de terceiros, pelos tributos devidos por estes; IV - o inventariante, pelos tributos devidos pelo esplio; V - o sndico e o comissrio, pelos tributos devidos pela massa falida ou pelo concordatrio; VI - os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razo do seu ofcio; VII - os scios, no caso de liquidao de sociedade de pessoas. Pargrafo nico. O disposto neste artigo s se aplica, em matria de penalidades, s de carter moratrio. Art. 135. So pessoalmente responsveis pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato social ou estatutos: I - as pessoas referidas no artigo anterior; II - os mandatrios, prepostos e empregados; III - os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurdicas de direito privado.

A pessoa fsica poder ser chamada a cumprir, subsidiariamente, a obrigao devida por um terceiro, ocorrendo tal possibilidade quando cumuladas as condies de impossibilidade de exigncia da obrigao principal junto ao contribuinte direto e houver possibilidade de verificao de omisso do responsvel quanto aos atos relacionados ao nascimento da obrigao tributria (CTN, art. 134). No entanto, esta mesma responsabilidade ser pessoal quanto aos atos praticados por estas pessoas, com excesso de poder e infrao a lei (CTN, art. 135). Saliente-se que os contribuintes menores emancipados apresentam declarao em seu prprio nome com nmero de inscrio no CPF prprio, sendo que caso preenchidos os requisitos para permanecer

27

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


como dependente, pode apresent-la em conjunto com um dos pais. Os contribuintes incapazes tero a declarao feita em seu prprio nome pelo tutor, curador ou responsvel por sua guarda, usando o nmero de inscrio no CPF prprio. Opcionalmente, o incapaz pode ser considerado dependente do tutor, curador ou responsvel por sua guarda judicial, desde que o declarante inclua os rendimentos do incapaz em sua declarao.
Decreto n 3.000/1999 Art. 4 Os rendimentos e ganhos de capital de que sejam titulares menores e outros incapazes sero tributados em seus respectivos nomes, com o nmero de inscrio prprio no Cadastro de Pessoas Fsicas - CPF (Lei n 4.506, de 1964, art. 1, e Decreto-Lei n 1.301, de 31 de dezembro de 1973, art. 3). 1 O recolhimento do tributo e a apresentao da respectiva declarao de rendimentos so da responsabilidade de qualquer um dos pais, do tutor, do curador ou do responsvel por sua guarda (Decreto-Lei n 5.844, de 1943, art. 192, pargrafo nico, e Lei n 5.172, de 1966, art. 134, incisos I e II). 2 Opcionalmente, os rendimentos e ganhos de capital percebidos por menores e outros incapazes, ainda que em valores inferiores ao limite de iseno (art. 86), podero ser tributados em conjunto com os de qualquer um dos pais, do tutor ou do curador, sendo aqueles considerados dependentes. 3 No caso de menores ou de filhos incapazes, que estejam sob a responsabilidade de um dos pais, em virtude de sentena judicial, a opo de declarao em conjunto somente poder ser exercida por aquele que detiver a guarda. Decreto n 3.000/1999 Art. 24. Nos casos de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis I - os pais, pelo tributo devido por seus filhos menores; II - os tutores, curadores e responsveis, pelo tributo devido por seus tutelados, curatelados ou menores dos quais detenham a guarda judicial; III - os administradores de bens de terceiros, pelo tributo devido por estes; IV - o inventariante, pelo tributo devido pelo esplio. Pargrafo nico. O disposto neste artigo s se aplica, em matria de penalidades, s de carter moratrio Art. 25. As pessoas referidas no artigo anterior so pessoalmente responsveis pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei Art. 26. As firmas ou sociedades nacionais e as filiais, sucursais ou agncias, no Pas, de firmas ou sociedades com sede no exterior, so responsveis pelos dbitos do imposto correspondentes aos rendimentos que houverem pago a seus diretores, gerentes e empregados e de que no tenham dado informao repartio, quando estes se ausentarem do Pas sem os terem solvido (Decreto-Lei n 5.844, de 1943, art. 182). Art. 27. Os rendimentos e os bens de menores s respondero pela parcela do imposto proporcional relao entre seus rendimentos tributveis e o total da base de clculo do imposto, quando declarados conjuntamente com o de seus pais, na forma do art. 4, 3 (Lei n 4.506, de 1964, art. 4, 3).

3.3 Obrigaes Tributrias acessrias 3.3.2 Cadastramento da pessoa fsica A pessoa fsica deve se cadastrar junto Receita Federal passando a ser identificada por meio de um nmero, sendo que cada pessoa somente pode se inscrever uma nica vez e possuir um nico nmero de inscrio de carter vitalcio. Havendo alteraes de informaes, perda ou inutilizao do carto CPF, a solicitao de segunda via pelo contribuinte apresentar o mesmo nmero de inscrio.

28

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

O cadastramento e os pedidos de nova emisso do documento pode ser realizados nas agncias do Banco do Brasil, nas agncias da Caixa Econmica Federal e nos Correios, mediante a apresentao de documentos de identificao e de comprovao de endereo. Mediante consulta ao status da situao cadastral do CPF, a regularidade indica que o contribuinte cumpriu com sua obrigao acessria, apresentando tempestivamente sua declarao de rendimentos (DIRPF declarao de ajuste anual) quando obrigada. Os dependentes que constam na declarao de terceiros e o cnjuge, caso o casal opte pela declarao em conjunto esto dispensados da apresentao da declarao de ajuste anual. Caso possuam rendimentos e bens prprios, estes devem ser informados na declarao em que constem. Contribuinte Menor: O contribuinte menor pode apresentar declarao em separado quando os rendimentos recebidos pelo menor so tributados em seu nome com nmero de inscrio no CPF prprio, ou em conjunto quando os rendimentos recebidos pelo menor devem ser tributados em conjunto com um dos pais. No caso de menor sob a responsabilidade de um dos pais, em virtude de sentena ou acordo judicial, a declarao em conjunto s pode ser feita com aquele que detm a guarda judicial do menor. A declarao em conjunto supre a obrigatoriedade da apresentao da declarao a que porventura estiver sujeito o menor. Declarao em conjunto: Somente considerado declarante em conjunto o cnjuge, companheiro ou dependente cujos rendimentos sujeitos ao ajuste anual estejam sendo oferecidos tributao na declarao apresentada pelo contribuinte titular. Ressalte-se que uma situao cadastral regular no significa, obrigatoriamente, que a situao fiscal do contribuinte esteja regular, que somente pode ser demonstrada por meio de emisso de certido negativa de dbito CND. No estando em condio de regularidade, o contribuinte poder estar com CPF: a) pendente de regularizao: neste caso dever apresentar a declarao de ajuste anual do IRPF do ano anterior, se obrigado, ainda que em atraso; ou apresentar pedido de regularizao situao cadastral, nos demais casos; b) suspenso: a pessoa fsica dever apresentar pedido de regularizao de situao cadastral suspensa. As suspenses do CPF motivadas por erro ou por deciso judicial ou administrativa so corrigidas de ofcio pela Secretaria da Receita Federal; c) cancelado: casos em que tenha havido bito sem o processamento de inventrio, pela apresentao de declarao final de esplio, por questo de multiplicidade de nmeros ou mesmo por deciso administrativa ou judicial; d) nulo: em casos de constatao de fraude na inscrio, inclusive em funo da inexistncia da pessoa natural. Qualquer pessoa, independentemente da capacidade civil pode se cadastrar no CPF, sendo que somente possuem a referida obrigatoriedade aquelas pessoas fsicas informadas na IN SRF n 864/2008.
IN RFB 1.042/2010 Art. 3 Esto obrigadas a inscrever-se no CPF as pessoas fsicas: I - sujeitas apresentao da Declarao de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Fsica (DIRPF); II - inventariantes, cnjuges ou conviventes, sucessores a qualquer ttulo ou representantes do de cujus que tenham a obrigao de apresentar a DIRPF em nome do esplio ou do contribuinte falecido;

29

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

III - cujos rendimentos estejam sujeitos reteno do imposto de renda na fonte, ou que estejam obrigadas ao pagamento desse imposto; IV - profissionais liberais, assim entendidos aqueles que exeram, sem vnculo de emprego, atividades que os sujeitem a registro em rgo de fiscalizao profissional; V - locadoras de bens imveis; VI - participantes de operaes imobilirias, inclusive a constituio de garantia real sobre imvel; VII - obrigadas a reter imposto de renda na fonte; VIII - titulares de contas bancrias, de contas de poupana ou de aplicaes financeiras; IX - que operem em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; X - inscritas como contribuinte individual ou requerentes de benefcios de qualquer espcie perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); XI - com mais de 18 (dezoito) anos que constem como dependentes em DIRPF; XII - residentes no exterior que possuam no Brasil bens e direitos sujeitos a registro pblico, inclusive: imveis; veculos; embarcaes; aeronaves; participaes societrias; contas-correntes bancrias; aplicaes no mercado financeiro; e aplicaes no mercado de capitais. Pargrafo nico. As pessoas fsicas, mesmo que no estejam obrigadas a inscrever-se no CPF, podem solicitar a sua inscrio..

No caso de residentes no exterior que possuam no Brasil bens e direitos sujeitos a registro pblico, estes devem se apresentar na representao diplomtica brasileira do pas onde se encontrarem, ou se estiverem no Brasil, perante a Secretaria da Receita Federal, estando os documentos em idioma estrangeiro traduzidos para a lngua oficial por tradutor juramentado. Os servidores de pases estrangeiros e de organizaes internacionais (ONU, OMC, UNESCO) devem se apresentar no Ministrio das Relaes Exteriores. 3.3.3 Declarao de Ajuste Anual A RFB ainda no disponibilizou as informaes referentes declarao de ajuste a ser apresentada em abril/2012 referente ao ano calendrio 2011, dessa forma as informaes so referentes ao manual de preenchimento referente ao ano exerccio 2011 onde estavam obrigados a apresentar a declarao de ajuste anual os contribuintes, residentes no Brasil, que no ano-calendrio de 2010: recebeu rendimentos tributveis na declarao, cuja soma foi superior a R$ 22.487,25 (vinte e dois mil quatrocentos e oitenta e sete reais e vinte e cinco centavos); recebeu rendimentos isentos, no-tributveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00 (quarenta mil reais); obteve, em qualquer ms, ganho de capital na alienao de bens ou direitos, sujeito incidncia do imposto, ou realizou operaes em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; relativamente atividade rural: a) obteve receita bruta em valor superior a R$ 112.436,25 (cento e doze mil, quatrocentos e trinta e seis reais e vinte e cinco centavos);

30

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


b) pretenda compensar, no ano-calendrio de 2010 ou posteriores, prejuzos de anoscalendrio anteriores ou do prprio ano-calendrio de 2010; teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais);
Ateno: Desde que no se enquadre em nenhuma das demais hipteses de obrigatoriedade, a pessoa fsica, cujos bens comuns sejam declarados pelo outro cnjuge, fica dispensada da apresentao da declarao, desde que o valor dos seus bens privativos no exceda esse limite.

passou condio de residente no Brasil em qualquer ms e nesta condio se encontrava em 31 de dezembro; optou pela iseno do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado aplicao na aquisio de imveis residenciais localizados no Pas, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da celebrao do contrato de venda, nos termos do art. 39 da Lei n 11.196/2005.
Ateno: Fica dispensada de apresentar a Declarao de Ajuste Anual a pessoa fsica que se enquadrar em qualquer das hipteses acima mencionadas, caso conste como dependente em declarao apresentada por outra pessoa fsica, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos, caso os possua. A pessoa fsica, ainda que desobrigada, pode apresentar a declarao.

Algumas condies, por si, no geram a obrigatoriedade de entrega da Declarao Anual de Ajuste, sendo necessrio o cumprimento da obrigao acessria somente quando contempladas as hipteses acima mencionadas: a) contribuinte que titular ou scio de empresa; b) contribuinte que participou de quadro societrio de sociedade annima ou que foi associado de cooperativa em 2011;

31

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


c) contribuinte que esteve responsvel perante a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) por CNPJ de associaes (bairros, creches, clubes etc.) no ano-calendrio de 2011; O critrio a ser utilizado para a avaliao de bens e direitos, no caso de contribuinte dispensado de apresentar a declarao nos ltimos cinco anos o custo de aquisio. Tratando-se de bens e direitos cuja aquisio tenha ocorrido at 1995, o custo de aquisio pode ser atualizado at 31/12/1995, tomando-se por base o valor da UFIR vigente em 01/01/1996, no se lhe aplicando qualquer atualizao a partir dessa data (ver tabela no Anexo nico da Instruo Normativa SRF n 84/2001). Tratando-se de bens e direitos cuja aquisio tenha ocorrido aps 31/12/1995, ao custo de aquisio no ser aplicada qualquer atualizao. Os bens vinculados atividade rural, tais como maquinrios, semoventes, safra em estoque, no integram o limite para efeito de obrigatoriedade de apresentao da Declarao de Ajuste Anual, exceto para aqueles contribuintes que mantiveram tais bens na Declarao de Bens e Direitos da referida declarao de ajuste. Importante ainda considerar que a iseno relativa doena grave especificada em lei no desobriga, por si, o contribuinte de apresentar declarao de ajuste anual do imposto de renda. 3.3.3.1 Prazo e forma de entrega da Declarao de Ajuste Anual A apresentao da declarao de ajuste anual deve ser entregue at o ltimo dia do ms de abril do ano seguinte ao ano calendrio, denominado ano exerccio, e possui natureza de obrigao acessria, sendo seu descumprimento passvel de sano administrativa (CTN, art. 113, 3). Para o ano calendrio 2010, exerccio 2011 a regulamentao dos procedimentos estava prevista na Instruo Normativa RFB n 1.095/2010:
IN RFB 1095/2010 Art. 5 A Declarao de Ajuste Anual deve ser apresentada no perodo de 1 de maro a 29 de abril de 2011: I - pela Internet, mediante utilizao do programa de transmisso Receitanet, disponvel no stio da RFB na Internet, no endereo referido no inciso I do art. 3; II - em mdia removvel, nas agncias do Banco do Brasil S.A. ou da Caixa Econmica Federal localizadas no Pas, durante o seu horrio de expediente. (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.150, de 29 de abril de 2011); 1 O servio de recepo da declarao de que trata o caput do art. 2, transmitida pela Internet, ser interrompido s 23h59min59s (vinte e trs horas, cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos), horrio de Braslia, do ltimo dia do prazo estabelecido no caput. 2 A comprovao da apresentao da Declarao de Ajuste Anual feita por meio de recibo gravado aps a transmisso, em disco rgido de computador ou em mdia removvel que contenha a declarao transmitida, cuja impresso fica a cargo do contribuinte e deve ser feita mediante a utilizao do PGD de que trata o art. 4. (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.150, de 29 de abril de 2011)

Acerca das condies de entrega da declarao de rendimentos depois do prazo estipulado:


IN RFB 1095/2010 Art. 6 Aps o prazo de que trata o caput do art. 5, a Declarao de Ajuste Anual deve ser apresentada: I - pela Internet, mediante a utilizao do programa de transmisso Receitanet; ou II - em mdia removvel, nas unidades da RFB. (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.150, de 29 de abril de 2011).

32

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

A multa ter por termo inicial o primeiro dia subsequente ao fixado para a entrega da declarao e por termo final o ms da entrega ou, no caso de no-apresentao, do lanamento de ofcio. No caso do no-pagamento da multa por atraso na entrega dentro do vencimento estabelecido na notificao de lanamento emitida pelo PGD (programa gerador de declarao), a multa, com os respectivos acrscimos legais decorrentes do no pagamento, ser deduzida do valor do imposto a ser restitudo para as declaraes com direito a restituio.
IN RFB 1095/2010 Art. 8 A entrega da Declarao de Ajuste Anual aps o prazo de que trata o caput do art. 5, se obrigatria, sujeita o contribuinte multa de 1% (um por cento) ao ms-calendrio ou frao de atraso, calculada sobre o total do imposto devido nela apurado, ainda que integralmente pago. 1 A multa a que se refere este artigo objeto de lanamento de ofcio e: I - tem como valor mnimo R$ 165,74 (cento e sessenta e cinco reais e setenta e quatro centavos) e como valor mximo 20% (vinte por cento) do Imposto sobre a renda devido; II - tem, por termo inicial, o 1 (primeiro) dia subsequente ao fixado para a entrega da declarao e, por termo final, o ms da entrega ou, no caso de no apresentao, do lanamento de ofcio. 2 No caso do no pagamento da multa por atraso na entrega dentro do vencimento estabelecido na notificao de lanamento emitida pelo PGD de que trata o art. 4, a multa, com os respectivos acrscimos legais decorrentes do no pagamento, ser deduzida do valor do imposto a ser restitudo para as declaraes com direito a restituio. 3 A multa mnima aplica-se inclusive no caso de declarao de que no resulte imposto devido.

O contribuinte no obrigado entrega da Declarao de Ajuste Anual no est sujeito multa por atraso na entrega da declarao Verificam-se dois modelos de declarao de ajuste anual: o completo, em que podem ser utilizadas todas as dedues legais; e o simplificado, em que essas dedues so substitudas pelo desconto fixado em 20% da renda bruta, limitado a R$ 13.317,09 para o ano calendrio 2010, conforme art. 3

33

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


da IN SRF n 1.095/2010. As dedues legais exigem comprovao, no sendo a mesma exigida para o desconto simplificado.

Todos os contribuintes podem optar pela Declarao Simplificada, exceto aqueles que desejem compensar resultado positivo da atividade rural com resultado negativo (prejuzo), compensar imposto pago no exterior, ou utilizar o incentivo fiscal da deduo do imposto. Aps o prazo para a entrega da declarao, no ser permitida a mudana de modelo de declarao j apresentada. Importante frisar tambm que no h modelo simplificado para a apresentao da Declarao Final de Esplio e da Declarao de Sada Definitiva do Pas. Tendo em vista que na declarao simplificada no existe o quadro Relao de Pagamentos e Doaes efetuados o contribuinte que efetuou a doao em dinheiro, no modelo simplificado, deve informar o nome, o nmero de inscrio no CPF ou no CNPJ do donatrio e o valor doado na coluna Discriminao da Declarao de Bens e Direitos, no preenchendo as colunas de valor referentes situao de 31 de dezembro. O desconto de 20% da Declarao Simplificada no substitui a parcela de iseno referente a rendimentos de aposentadoria recebidos por contribuinte maior de 65 anos, tendo em vista que esses rendimentos so isentos. O desconto de 20% da Declarao Simplificada aplica-se apenas aos rendimentos tributveis e substitui as dedues legais cabveis, limitado a R$ 13.317,09 para o ano calendrio 2010. O contribuinte que optar pela Declarao Simplificada pode diminuir os honorrios advocatcios pagos referentes a rendimentos recebidos acumuladamente, por deciso judicial, independentemente da opo pelo modelo completo ou simplificado, pode informar como rendimento tributvel o valor recebido, diminudo dos honorrios pagos. O contribuinte que optar pela Declarao Simplificada pode diminuir as despesas com condomnio, taxas, impostos, em relao a aluguis recebidos, independentemente da opo pelo modelo completo ou simplificado, declarando como rendimento tributvel o valor dos aluguis recebidos, j diminudos de impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento, desde que o nus desses encargos tenha sido exclusivamente do declarante.

34

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

Os contribuintes casados podem optar por apresentar sua declarao em conjunto ou de forma separada, sendo tal condio extensvel tambm aos companheiros em unio estvel e aos companheiros que mantm unio homoafetiva. Deve-se atentar para a forma de tributao dos rendimentos produzidos pelos bens comuns ou em condomnio. Os pais, tutores ou curadores podem igualmente optar pela apresentao em conjunto ou em separado em relao a seus filhos, tutelados ou curatelados, sendo que, no caso de declarao conjunta, os rendimentos e bens dos menores somente respondero pela parcela do imposto proporcional relao entre seus rendimentos tributveis e o total da base de clculo do imposto.
Lei n 4.506/1964 Art. 4 Os rendimentos de menores sero tributados conjuntamente com os seus pais. (...) 3 Os rendimentos dos menores s respondero pela parcela de imposto proporcional relao entre seus rendimentos lquidos e o total da renda bruta declarada conjuntamente com a de seus pais.

Os separados judicialmente e divorciados retornam condio de solteiros, sendo que os separados de fato permanecem, para fins do imposto de renda, como casados. Caso um dos cnjuges venha a falecer no ano calendrio, a declarao a ser apresentada relativamente ao de cujus, no ano exerccio ser a declarao de esplio, caso haja o processamento de inventrio.

Importante considerar algumas situaes individualizadas: contribuinte casado: o contribuinte casado apresenta declarao em separado ou, opcionalmente, em conjunto com o cnjuge.

Na opo por declarao em separado, algumas consideraes: a) cada cnjuge deve incluir na sua declarao o total dos rendimentos prprios e 50% dos rendimentos produzidos pelos bens comuns, compensando 50% do imposto pago ou retido sobre esses rendimentos, independentemente de qual dos cnjuges tenha sofrido a reteno ou efetuado o recolhimento; ou b) um dos cnjuges inclui na sua declarao seus rendimentos prprios e o total dos rendimentos produzidos pelos bens comuns, compensando o valor do imposto pago ou retido na fonte, independentemente de qualdos cnjuges tenha sofrido a reteno ou efetuado o recolhimento. c) os dependentes comuns no podem constar simultaneamente nas declaraes de ambos os cnjuges. Na opo por declarao em conjunto, a referida obrigao acessria apresentada em nome de um dos cnjuges, abrangendo todos os rendimentos, inclusive os provenientes de bens gravados com clusula de incomunicabilidade ou inalienabilidade, e das penses de gozo privativo. A declarao em conjunto supre a obrigatoriedade da apresentao da Declarao de Ajuste Anual a que porventura estiver sujeito o outro cnjuge. tratamento tributrio dos rendimentos produzidos pelos bens adquiridos em condomnio por contribuintes que venham a se casar posteriormente pelo regime de comunho parcial de bens:

35

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

a) os bens adquiridos antes do casamento mantm a forma de tributao estabelecida para bens adquiridos em condomnio, ou seja, cada cnjuge deve incluir em sua declarao 50% dos rendimentos produzidos pelos bens em condomnio, salvo estipulao contrria em contrato escrito, quando deve ser adotado o percentual nele previsto. Para tais bens no h opo pela tributao em nome de um dos cnjuges da totalidade dos rendimentos produzidos. b) os demais rendimentos de cada cnjuge (rendimentos prprios e rendimentos produzidos por bens comuns) seguem as regras para contribuinte casado. contribuinte que tenha companheiro: o conceito de companheiro adotado pela legislao do imposto de renda o previsto na Lei n 8.971/94. Nesse caso a declarao pode ser apresentada em separado ou, opcionalmente, em conjunto com o(a) companheiro(a).

Na opo por declarao em separado, cada companheiro(a) deve incluir em sua declarao o total dos rendimentos prprios e 50% dos rendimentos produzidos pelos bens em condomnio, salvo estipulao contrria em contrato escrito, quando deve ser adotado o percentual nele previsto. No caso de propriedade em condomnio, cada condmino tributa a parcela do rendimento que lhe cabe, mas somente aquele em cujo nome foi efetuado o recolhimento pode compensar o imposto em sua declarao, a no ser que seja retificado o DARF (carn-leo) ou a DIRF (no caso de fonte). Na opo por declarao em conjunto, apresentada em nome de um dos companheiros, abrangendo todos os rendimentos, inclusive os provenientes de bens gravados com clusula de incomunicabilidade ou inalienabilidade, e das penses de gozo privativo. A declarao em conjunto supre a obrigatoriedade da apresentao da Declarao de Ajuste Anual a que porventura estiver sujeito o outro companheiro(a). contribuinte divorciado que venha a contrair novas npcias: apresentao da declarao na condio de casado, em separado ou, opcionalmente, em conjunto com o cnjuge. contribuinte separado de fato: apresentao da declarao de acordo com as instrues para contribuinte casado. contribuinte divorciado ou separado judicialmente ou por escritura pblica: apresentao da declarao na condio de solteiro, caso no estivesse casado ou vivendo em unio estvel em 31/12/2010, podendo incluir dependente (nesse caso, devem ser somados os rendimentos recebidos pelo dependente) do qual detenha a guarda judicial ou deduzir penso alimentcia paga em face das normas do direito de famlia quando em cumprimento de deciso judicial, inclusive os alimentos provisionais, de acordo homologado judicialmente ou de escritura pblica. contribuinte vivo: apresentao da declarao com o nmero de inscrio no CPF prprio, abrangendo bens e rendimentos prprios e os provenientes de bens no integrantes do inventrio do cnjuge falecido. No curso do inventrio, o vivo pode optar por tributar 50% dos rendimentos produzidos pelos bens comuns na sua declarao ou integralmente na declarao do esplio. contribuinte menor: apresentao da declarao em separado quando os rendimentos recebidos pelo menor so tributados em seu nome com nmero de inscrio no CPF prprio; ou em conjunto quando os rendimentos recebidos pelo menor devem ser tributados em conjunto com um dos pais. No caso de menor sob a responsabilidade de um dos pais, em virtude de sentena ou acordo judicial, a declarao em conjunto s pode ser feita com aquele que detm a guarda judicial do menor. A declarao em conjunto supre a obrigatoriedade da apresentao da declarao a que porventura estiver sujeito o menor.

36

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


contribuinte menor emancipado: apresentao da declarao em seu nome com nmero de inscrio no CPF prprio. Preenchidos os requisitos para permanecer como dependente, pode apresent-la em conjunto com um dos pais. contribuinte incapaz: declarao apresentada em nome do incapaz e feita pelo tutor, curador ou responsvel por sua guarda, usando o nmero de inscrio no CPF do incapaz. Opcionalmente, o incapaz pode ser considerado dependente do tutor, curador ou responsvel por sua guarda judicial, desde que o declarante inclua os rendimentos do incapaz em sua declarao. cnjuge ou filho menor scio de empresa: podem apresentar a declarao de rendimentos em conjunto, ou, sem apresent-la, ficar na condio de dependente do declarante, porm, somente considerada declarao em conjunto aquela em que estejam sendo oferecidos tributao rendimentos sujeitos ao ajuste anual do cnjuge ou filho menor. A declarao em conjunto supre a obrigatoriedade da apresentao da declarao a que porventura estiver sujeito o cnjuge ou filho menor. O cnjuge ou filho menor que se enquadrar em qualquer das hipteses de obrigatoriedade de entrega de declarao e no estiver declarando em conjunto fica dispensado de apresent-la, caso conste como dependente na declarao apresentada por outro cnjuge ou pelos pais, na qual sejam informados seus rendimentos, bens e direitos.

3.3.4 Declarao Final de Esplio As regras sobre apresentao das declaraes do esplio constam da IN SRF 81/2001 com alteraes promovidas pela IN RFB 897/2008. O inventariante responsvel pela entrega das declaraes do esplio, inicial, intermediria e final, bem como de eventuais declaraes no entregues pelo de cujus. No entanto, o esplio considerado o contribuinte do imposto de renda das pessoas fsicas somente com relao aos fatos geradores apurados aps o falecimento; sendo considerado responsvel nos casos de apurao do imposto anterior ao falecimento. As declaraes iniciais e intermedirias esto sujeitas s mesmas regras aplicveis s demais pessoas fsicas.
IN SRF 81/2001 Art. 2 Considera-se esplio o conjunto de bens, direitos e obrigaes da pessoa falecida.

So consideradas declaraes de esplio aquelas relativas aos anos calendrios verificados a partir do falecimento do contribuinte, sendo que nos termos do art. 3, 1 da IN SRF 81/2001, ocorrendo falecimento a partir do primeiro dia do ano de entrega da declarao (ano exerccio), esta no ser considerada como declarao de esplio, devendo ser apresentada como se o contribuinte estivesse vivo, porm assinada pelo inventariante, cnjuge ou convivente, sucessor a qualquer ttulo ou ainda por representante do falecido. Ocorrendo o falecimento a partir de 1 de janeiro do ano seguinte ao do recebimento dos rendimentos, porm antes da entrega da Declarao de Ajuste Anual, esta no se caracteriza como de esplio, devendo, se obrigatria, ser apresentada em nome da pessoa falecida e assinada pelo inventariante, cnjuge meeiro, sucessor a qualquer ttulo ou por representante desses..
IN SRF 81/2001 Art. 18. Na inexistncia de bens ou direitos sujeitos a inventrio ou arrolamento, no devem ser entregues as declaraes de esplio, devendo ser solicitado o cancelamento da inscrio da pessoa falecida no CPF, pelo cnjuge ou convivente ou por qualquer de seus dependentes ou parentes. Pargrafo nico. As declaraes correspondentes ao ano do falecimento e do ano anterior, quando obrigatrias, devem ser apresentadas como se o contribuinte estivesse vivo e assinadas pelo cnjuge ou convivente ou por qualquer de seus dependentes ou parentes.

37

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Art. 19. Na hiptese do art. 18, a restituio relativa ao imposto de renda, no recebida em vida pelo contribuinte, pode ser paga ou creditada ao cnjuge, convivente ou aos herdeiros, mediante requerimento dirigido ao titular da Delegacia da Receita Federal ou Inspetoria da Receita Federal de Classe A situada na jurisdio do ltimo endereo de cujus. 1 O requerimento deve ser formulado pelo cnjuge vivo, convivente ou por herdeiro capaz, ou pelo tutor ou curador, conforme o caso, devendo nele constar os nomes completos e os demais dados civis de todos os beneficirios habilitados restituio, inclusive CPF de quem estiver inscrito. 2 O pedido deve ser entregue acompanhado de: I cpia da certido de bito; II cpia da certido de nascimento ou de casamento, ou de outro documento hbil comprovando a condio de cnjuge, convivente ou de herdeiro, de cada interessado; III declarao de inexistncia de outros bens a inventariar ou arrolar, bem assim autenticidade dos documentos e dados apresentados, devendo ser usado como modelo os termos da declarao do Anexo II. 3 Os documentos, declarao e dados apresentados na forma deste artigo valem como expresso da verdade para todos os efeitos legais, sob exclusiva responsabilidade do requerente. 4 Protocolizado o requerimento e informada no processo a situao fiscal do de cujus, o pedido apreciado, em rito sumrio, pelo Delegado ou Inspetor da unidade jurisdicionante que, se o deferir, determinar a emisso de ordem bancria em nome de cada beneficirio. 5 Havendo herdeiros menores, os valores a eles correspondentes devem ser includos na ordem bancria que emitida no nome do requerente, relacionando-se no verso do documento os nomes e valores que cabem a cada um dos interessados. 6 A restituio no percentual de 50% (cinqenta por cento) para o cnjuge vivo ou convivente e o restante em quotas iguais para os demais herdeiros. 7 Existindo dbito fiscal em nome do de cujus, o valor da restituio compensado, na forma prevista na legislao pertinente, devolvendo-se aos beneficirios apenas o valor do saldo positivo, quando houver, obedecida a proporo prevista no 6. 8 Indeferido o pedido, cabe manifestao de inconformidade Delegacia da Receita Federal de Julgamento, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contado da data da cincia do despacho decisrio que denegou a restituio. Art. 20. Inexistindo beneficirio habilitado na forma do art. 19, podem pleitear a restituio os sucessores do titular do direito ao crdito, consoante dispe a Lei Civil, desde que munidos de alvar judicial expedido com essa finalidade, mesmo na hiptese de inexistir outros bens sujeitos a inventrio ou arrolamento. Art.21 No existindo meao, herana ou legado, o cnjuge ou convivente ou o sucessor no responde pelos tributos devidos pela pessoa falecida.

Com relao restituio do imposto de renda no recebido em vida pelo contribuinte, importante considerar que no havendo bens sujeitos a inventrio, a restituio ser liberada mediante requerimento dirigido ao delegado da Delegacia da Receita Federal do Brasil da jurisdio do ltimo endereo do de cujus, porm, existindo bens sujeitos a inventrio ou arrolamento, a restituio depende de alvar judicial, ainda que o inventrio j tenha sido encerrado. Embora o Cdigo Civil disponha que aberta a sucesso, a herana transmite-se, desde logo, aos herdeiros legtimos e testamentrios indispensvel o processamento do inventrio, com a emisso do formal de partilha ou carta de adjudicao e a transcrio desse instrumento no registro competente, a fim de que o meeiro, herdeiros e legatrios possam usar, gozar e dispor, de forma plena e legal, dos bens e direitos transmitidos causa mortis (artigos 1784, 1991, 2013 a 2022 da Lei n 10.406/02).

38

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Para a legislao tributria, a pessoa fsica do contribuinte no se extingue imediatamente aps sua morte, prolongando-se por meio do seu esplio (art. 11 do Decreto n 3.000/99). O esplio considerado uma universalidade de bens e direitos, responsvel pelas obrigaes tributrias da pessoa falecida, sendo contribuinte distinto do meeiro, herdeiros e legatrios. Para os efeitos fiscais, somente com a deciso judicial ou por escritura pblica da partilha ou da adjudicao dos bens, extingue-se a responsabilidade da pessoa falecida, dissolvendo-se, ento, a universalidade de bens e direitos. Com relao obrigatoriedade de apresentao das declaraes de esplio, aplicam-se as mesmas normas previstas para os contribuintes pessoas fsicas. Assim, caso haja obrigatoriedade de apresentao, a declarao de rendimentos, a partir do exerccio correspondente ao ano-calendrio do falecimento e at a data da deciso judicial da partilha ou da adjudicao dos bens, ser apresentada em nome do esplio, classificando-se em inicial, intermediria e final. Declarao Inicial: a que corresponde ao ano-calendrio do falecimento. Declaraes Intermedirias: referem-se aos anos-calendrio seguintes ao do falecimento, at o ano-calendrio anterior ao da deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicao dos bens. Declarao Final: a que corresponde ao ano-calendrio da deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicao dos bens. Essa declarao corresponde ao perodo de 1 de janeiro data da deciso judicial ou da lavratura de Escritura Pblica de Inventrio e Partilha.
Ateno: obrigatria a apresentao da declarao final de esplio elaborada em computador mediante a utilizao de programa gerador prprio, sempre que houver bens a inventariar. A declarao final de esplio dever ser enviada pela Internet ou entregue em disquete, nas unidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Nos termos dos arts 3 e 4 da IN SRF 81/2001, a entrega da Declarao Final de Esplio obrigatria sempre que houver bens a inventariar, independentemente de outras condies de obrigatoriedade de apresentao. Caso a pessoa falecida no tenha apresentado as declaraes anteriores s quais estivesse obrigada, essas declaraes devem ser apresentadas em nome da pessoa falecida. A responsabilidade pelo imposto devido pela pessoa falecida, at a data do falecimento, do esplio. Encerrada a partilha, a responsabilidade pelo imposto devido pela pessoa falecida, at aquela data, do sucessor a qualquer ttulo e do cnjuge meeiro, limitando-se ao montante dos bens e direitos a eles atribudos. Importante a considerao com relao a algumas questes especficas: rendimentos de bens comuns: na declarao de esplio, devem ser includos os rendimentos prprios; 50% dos produzidos pelos bens comuns recebidos no ano-calendrio, os bens e direitos que constem do inventrio e as obrigaes do esplio. Opcionalmente, os rendimentos produzidos pelos bens comuns podem ser tributados, em sua totalidade, em nome do esplio, o qual pode compensar o total do imposto pago ou retido na fonte sobre esses rendimentos.

Ateno: importante verificar a amplitude da responsabilidade dos sucessores e do inventariante, sendo considerados pessoalmente responsveis: i) o esplio, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da abertura da sucesso; ii) o sucessor a qualquer ttulo e o cnjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da partilha ou adjudicao, limitada essa responsabilidade ao montante do quinho, do legado, da herana, ou da meao; iii) o inventariante, pelo cumprimento da obrigao

39

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


tributria do esplio resultante dos atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei.

bens passveis de sobrepartilha: sonegados; da herana, surgidos aps a partilha; litigiosos, assim como os de liquidao difcil ou morosa; situados em lugar remoto da sede do juzo onde se processa o inventrio. Nas situaes dos bens litigiosos ou situados em lugar remoto, a partilha dos demais bens integrantes do esplio, embora implique sua baixa na Declarao de Bens e Direitos do esplio, observadas as instrues quanto ao valor de transmisso, no obriga a entrega da declarao final, que somente ser exigida quando do trnsito em julgado da sobrepartilha. Se a sobrepartilha no for homologada no mesmo ano-calendrio, a baixa dos bens resultantes da partilha ser efetuada na declarao intermediria, informando-se na coluna Discriminao da Declarao de Bens e Direitos os dados referentes aos beneficirios e ao valor de transmisso. Caso o valor de transmisso seja superior ao constante na coluna do ano anterior, deve ser apurado o ganho de capital, observadas as instrues especficas. dedues nas declaraes de esplio: so permitidas as mesmas dedues facultadas s pessoas fsicas. Dessa forma no so admitidas dedues com os gastos com funeral, taxas, emolumentos e honorrios advocatcios relativos ao inventrio. responsabilidade pela apresentao das declaraes de esplio: as declaraes de esplio devem ser apresentadas em nome da pessoa falecida, com a indicao de seu nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF), utilizando o cdigo de natureza de ocupao relativo a esplio (81) deixando em branco o cdigo de ocupao principal, devendo ser assinadas pelo inventariante, que indicar seu nome, o nmero de inscrio no CPF e o endereo. Enquanto no houver iniciado o processamento do inventrio, as declaraes so apresentadas e assinadas pelo cnjuge meeiro, sucessor a qualquer ttulo ou por representante do de cujus. declaraes de esplio de pessoa no-residente no Brasil: no so exigveis declaraes de pessoas falecidas que no possuam residncia no pas, porm os rendimentos produzidos no Brasil e recebidos pelo esplio esto sujeitos incidncia do imposto de forma definitiva ou exclusiva na fonte, que deve ser recolhido em nome do esplio, a partir do falecimento at a data do trnsito em julgado da deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicao dos bens, nos prazos previstos na legislao vigente. acrscimos legais na transferncia das responsabilidades do esplio aos herdeiros: incidem acrscimos legais sobre o valor do imposto devido pelo esplio, limitada essa responsabilidade ao montante do quinho, legado ou da meao. declarao de esplio em casos de comorincia: no caso de regime de comunho parcial ou total de bens e ocorrendo morte conjunta, deve ser apresentada, se obrigatria, em relao a cada exerccio, uma nica declarao de rendimentos em nome de um dos cnjuges, abrangendo todos os bens, direitos, rendimentos e obrigaes, informando o falecimento do cnjuge, seu nome e o nmero de inscrio no CPF. Caso tenham ocorrido mortes em datas diferentes e antes de encerrado o inventrio do premorto, deve ser apresentada uma nica declarao de rendimentos para cada exerccio, em nome deste, a partir do exerccio correspondente ao ano-calendrio de seu falecimento. No regime de separao de bens, quer a morte seja conjunta ou em datas diferentes, deve ser apresentada uma nica declarao ou duas, segundo a sucesso seja processada em um nico inventrio ou dois. bens trazidos ao inventrio antes do trnsito em julgado da deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicao: as declaraes de esplio continuam a ser apresentadas normalmente, nelas incluindo-se os bens e direitos, a partir do ano-calendrio em que forem trazidos aos autos, bem como os rendimentos por eles produzidos. Se os referidos bens e direitos produziram rendimentos em anos anteriores, no abrangidos pela decadncia, deve

40

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


ser apresentada retificadora das declaraes anteriormente apresentadas, desde a abertura da sucesso, para que nelas sejam includos esses bens e os rendimentos por eles produzidos. admitida a opo pela tributao em conjunto ou em separado dos rendimentos produzidos pelos bens e direitos possudos em comum. bens trazidos ao inventrio aps o trnsito julgado da deciso judicial da partilha ou adjudicao: no caso de Declarao Final de Esplio j apresentada, deve ser requerida sua retificao. Devem ser includos os bens objeto da sobrepartilha e os rendimentos por eles produzidos, abrangendo o perodo de 1 de janeiro at a data da deciso judicial da sobrepartilha, se esta ainda ocorrer dentro do mesmo ano calendrio. Caso a deciso judicial de sobrepartilha ocorrer em ano-calendrio posterior, a declarao retificadora passa a ser declarao intermediria. Nela devem ser includos os bens objeto da sobrepartilha e os rendimentos por eles produzidos. No caso de a Declarao Final de Esplio no ter sido apresentada: i) se a deciso judicial da sobrepartilha ocorrer no mesmo ano-calendrio, na declarao final so informados os bens sujeitos partilha e sobrepartilha e os rendimentos produzidos por esses bens at a data da partilha e pelos sobrepartilhados at a data da deciso judicial da sobrepartilha; ii) se a deciso judicial da sobrepartilha ocorrer em anocalendrio posterior, na declarao intermediria correspondente ao ano-calendrio da deciso judicial da partilha, se obrigatria, so informados os bens objeto da partilha e sobrepartilha e os respectivos rendimentos produzidos at 31 de dezembro. Se os bens sobrepartilhados produziram rendimentos em anos anteriores ao da deciso judicial da partilha ou adjudicao, no alcanados pela decadncia, devem ser apresentadas declaraes retificadoras. Caso os bens sobrepartilhados tenham produzido rendimentos posteriormente ao ano em que foi proferida a deciso homologatria da partilha ou adjudicao, devem ser apresentadas as declaraes dos exerccios correspondentes, onde sero includos apenas os bens sobrepartilhados e os rendimentos por eles produzidos.

A declarao final de esplio, conforme regras contidas na IN SRF 81/2001, deve ser apresentada at o ltimo dia til do ms de abril do ano-calendrio subsequente: a deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicao dos bens inventariados, que tenha transitado em julgado at o ltimo dia do ms de fevereiro do ano-calendrio subseqente ao da deciso judicial; a lavratura da escritura pblica de inventrio e partilha; ao trnsito em julgado, quando este ocorrer a partir de 1 de maro do ano-calendrio subseqente ao da deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicao dos bens inventariados.

Quando a partilha for processada atravs de escritura o prazo para apresentao da declarao final o ltimo dia do ms de abril do ano seguinte ao da lavratura da escritura. O prazo para o pagamento do imposto apurado o mesmo do prazo para entrega da Declarao Final de Esplio, no podendo ser parcelado. A declarao final de esplio deve ser apresentada em modelo prprio, no havendo possibilidade de adoo de formulrio fsico, nem de opo pelo desconto simplificado; com especificao da data da deciso judicial e mediante registro na declarao de bens, da identificao dos herdeiros, do meeiro e dos legatrios, se houver, assim como do valor de transferncia dos bens. A apurao do imposto na Declarao Final de Esplio exige que na referida declarao constem os rendimentos recebidos no perodo compreendido entre 1 de janeiro e a data da deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicao, ou a data da lavratura da Escritura Pblica de Inventrio e Partilha, aplicando-se as normas previstas para o ano-calendrio em que esta ocorrer, devendo ser elaborada em computador mediante a utilizao do PGD. O imposto sobre a renda calculado mediante a utilizao dos valores correspondentes soma das tabelas progressivas mensais relativas

41

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


aos meses do perodo abrangido pela tributao, no ano calendrio a que corresponder a declarao final, at a data da deciso judicial transitada em julgado, ainda que os rendimentos correspondam a apenas um ou alguns meses desse perodo. Na declarao de bens e direitos correspondente declarao final deve ser informada, discriminadamente, em relao a cada bem ou direito, a parcela que corresponder a cada beneficirio, identificado por nome e nmero de inscrio no cadastro de pessoas fsicas (CPF). No item Situao na Data da Partilha, os bens ou direitos devem ser informados pelo valor constante na ltima declarao apresentada pelo de cujus, atualizado at 31/12/1995, ou pelo valor de aquisio, se adquiridos aps essa data. No item Valor de Transferncia, deve ser informado o valor pelo qual o bem ou direito, ou cada parte deste, ser includo na declarao de bens e direitos do respectivo beneficirio. Os bens doados em vida, em estrita observncia lei, bem como os bens e rendimentos privativos do cnjuge sobrevivente e dos herdeiros e legatrios, no respondem pelas dvidas do esplio. Somente na hiptese de haver meao, herana ou legado haver incidncia tributria, limitada essa responsabilidade ao montante do quinho, do legado ou da meao, nos termos do art. 23 do Regulamento do Imposto de Renda RIR. 3.3.5 Declarao de Sada Definitiva do Pas As regras sobre a apresentao da declarao de sada definitiva do pas constam da IN SRF 208/2002, devendo ser apresentada pela pessoa fsica residente no Brasil que se retirar do territrio nacional em carter permanente, ou em carter temporrio permanecendo no exterior por mais de doze meses consecutivos. Nos termos da legislao aplicvel, considera-se residente no Brasil para fins tributrios:
IN SRF 208/2002 Art. 2 Considera-se residente no Brasil, a pessoa fsica: I - que resida no Brasil em carter permanente; II - que se ausente para prestar servios como assalariada a autarquias ou reparties do Governo brasileiro situadas no exterior; III - que ingresse no Brasil: a) com visto permanente, na data da chegada; b) com visto temporrio: 1. para trabalhar com vnculo empregatcio, na data da chegada; 2. na data em que complete 184 dias, consecutivos ou no, de permanncia no Brasil, dentro de um perodo de at doze meses; 3. na data da obteno de visto permanente ou de vnculo empregatcio, se ocorrida antes de completar 184 dias, consecutivos ou no, de permanncia no Brasil, dentro de um perodo de at doze meses; IV - brasileira que adquiriu a condio de no-residente no Brasil e retorne ao Pas com nimo definitivo, na data da chegada; V - que se ausente do Brasil em carter temporrio ou se retire em carter permanente do territrio nacional sem entregar a Declarao de Sada Definitiva do Pas, durante os primeiros doze meses consecutivos de ausncia.

42

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


V - que se ausente do Brasil em carter temporrio ou se retire em carter permanente do territrio nacional sem apresentar a Comunicao de Sada Definitiva do Pas, de que trata o art. 11-A, durante os primeiros 12 (doze) meses consecutivos de ausncia. (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.008, de 9 de fevereiro de 2010) (Vide art. 3 da Instruo Normativa RFB n 1.008, de 9 de fevereiro de 2010) Pargrafo nico. Para fins do disposto no inciso III, "b", item 2, do caput, caso, dentro de um perodo de doze meses, a pessoa fsica no complete 184 dias, consecutivos ou no, de permanncia no Brasil, novo perodo de at doze meses ser contado da data do ingresso seguinte quele em que se iniciou a contagem anterior.

Nos termos da legislao aplicvel, considera-se no-residente no Brasil para fins tributrios:
IN SRF 208/2002 Art. 3 Considera-se no-residente no Brasil, a pessoa fsica: I - que no resida no Brasil em carter permanente e no se enquadre nas hipteses previstas no art. 2; II - que se retire em carter permanente do territrio nacional, na data da sada, ressalvado o disposto no inciso V do art. 2; III - que, na condio de no-residente, ingresse no Brasil para prestar servios como funcionria de rgo de governo estrangeiro situado no Pas, ressalvado o disposto no inciso IV do art. 2; IV - que ingresse no Brasil com visto temporrio: a) e permanea at 183 dias, consecutivos ou no, em um perodo de at doze meses; b) at o dia anterior ao da obteno de visto permanente ou de vnculo empregatcio, se ocorrida antes de completar 184 dias, consecutivos ou no, de permanncia no Brasil, dentro de um perodo de at doze meses; V - que se ausente do Brasil em carter temporrio, a partir do dia seguinte quele em que complete doze meses consecutivos de ausncia. 1 Para fins do disposto no inciso IV, "a", do caput, caso, dentro de um perodo de doze meses, a pessoa fsica no complete 184 dias, consecutivos ou no, de permanncia no Brasil, novo perodo de at doze meses ser contado da data do ingresso seguinte quele em que se iniciou a contagem anterior.

A pessoa fsica residente no Brasil que se retirar em carter temporrio do territrio nacional e permanecer no exterior por mais de 12 meses a partir do ano-calendrio 2010 deve observar as seguintes regras: I - apresentar a Declarao de Sada Definitiva do Pas, relativa ao perodo em que tenha permanecido na condio de residente no Brasil no ano-calendrio da caracterizao da condio de no-residente, at o ltimo dia til do ms de abril do ano-calendrio subsequente ao da caracterizao; II - recolher em quota nica, at a data prevista para a entrega das declaraes de que trata o inciso I, o imposto nelas apurado e os demais crditos tributrios ainda no quitados, cujos prazos para pagamento so considerados vencidos nesta data, se prazo menor no estiver estipulado na legislao tributria. Os rendimentos recebidos nos primeiros doze meses consecutivos de ausncia: a) de fontes situadas no Brasil so tributados como os rendimentos recebidos pelos demais residentes no Brasil; b) de fontes situadas no exterior sujeitam-se tributao no Brasil nos termos previstos nos arts. 14 a 16, 19 e 20, da Instruo Normativa SRF n 208, de 27 de setembro de 2002;

43

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


c) Os rendimentos recebidos a partir do dcimo terceiro ms consecutivo de ausncia sujeitam-se tributao exclusiva na fonte ou definitiva, nos termos previstos nos arts. 26 a 45 da Instruo Normativa SRF n 208, de 27 de setembro de 2002; III - Apresentar a Comunicao de Sada Definitiva do Pas a partir da data da caracterizao da condio de no-residente e at o ltimo dia do ms de fevereiro do anocalendrio subsequente. Os dependentes, inscritos no CPF, que se retirem do territrio nacional na mesma data do titular da Comunicao devem constar desta.
Ateno: As declaraes de sada definitiva do pas devem ser transmitidas pela internet, ou entregues em disquete nas unidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

A pessoa fsica residente no Brasil que se retirar em carter permanente do territrio nacional a partir do ano-calendrio 2010 deve observar as seguintes regras: I apresentar a Comunicao de Sada Definitiva do Pas, a partir da data de sada e at o ltimo dia do ms de fevereiro do ano-calendrio subseqente; II - apresentar a Declarao de Sada Definitiva do Pas, relativa ao perodo em que tenha permanecido na condio de residente no Brasil no ano-calendrio da sada, at o ltimo dia til do ms de abril do ano-calendrio subseqente ao da sada definitiva, bem como as declaraes correspondentes a anos-calendrio anteriores, se obrigatrias e ainda no entregues; III - recolher em quota nica, at a data prevista para a entrega das declaraes de que trata o item II, o imposto nelas apurado e os demais crditos tributrios ainda no quitados, cujos prazos para pagamento so considerados vencidos nesta data, se prazo menor no estiver estipulado na legislao tributria, sendo consideradas sem efeito suspensivo da cobrana as reclamaes contra imposto sobre a renda lanado ou arrecadado na fonte, permitidos, todavia, depsitos, em dinheiro, relativamente parte objeto de reclamao.
Ateno: o aplicativo da comunicao a que se refere o item I encontra-se disponvel no stio da RFB na Internet e a sua apresentao no dispensa a declarao de que trata o item II. As declaraes de que trata o item II devem ser transmitidas pela Internet, ou entregues em disquete nas unidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Na Declarao de Sada Definitiva do Pas, o imposto devido ser calculado mediante a utilizao dos valores correspondentes soma das tabelas progressivas mensais relativas aos meses em que o contribuinte tenha permanecido na condio de residente no Brasil, referentes ao perodo abrangido pela tributao no respectivo ano-calendrio. Na hiptese de pleitear a restituio de imposto por meio da declarao, o sujeito passivo deve indicar o banco, a agncia e o nmero da conta-corrente ou de poupana de sua titularidade em que pretende seja efetuado o crdito. Na determinao da base de clculo na Declarao de Sada Definitiva do Pas podem ser deduzidos, observados os limites e condies fixados na legislao pertinente: as importncias pagas em dinheiro a ttulo de penso alimentcia em face das normas do Direito de Famlia, quando em cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente, inclusive a prestao de alimentos provisionais; o valor correspondente deduo anual por dependente;

44

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


as contribuies para a Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, cujo nus tenha sido do prprio contribuinte e desde que destinadas ao seu prprio benefcio; as contribuies para as entidades de previdncia privada domiciliadas no Brasil, destinadas a custear benefcios complementares assemelhados aos da Previdncia Social e para os Fundos de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), cujo nus tenha sido do prprio contribuinte e desde que destinadas a seu prprio benefcio bem assim de seus dependentes: a) excetuam-se da condio nele previsto os beneficirios de aposentadoria ou penso concedidas por regime prprio de previdncia ou pelo RGPS, mantido, entretanto, o limite de 12% do total dos rendimentos computados na determinao da base de clculo do imposto devido na Declarao de Sada Definitiva do Pas; b) as contribuies para planos de previdncia complementar e para Fapi, cujo titular ou quotista seja dependente, para fins fiscais, do declarante, podem ser deduzidas desde que o declarante seja contribuinte do RGPS ou, quando for o caso, para regime prprio de previdncia social dos servidores titulares de cargo efetivo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios; c) na hiptese do item b, a deduo de contribuies efetuadas em benefcio de dependente com mais de 16 anos fica condicionada, ainda, ao recolhimento, em seu nome, de contribuies para o RGPS, observada a contribuio mnima, ou, quando for o caso, para regime prprio de previdncia social dos servidores titulares de cargo efetivo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios as despesas mdicas e as despesas com instruo, prprias e dos dependentes, sendo que referidas despesas, quando realizadas pelo alimentante em virtude de cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente, podem ser deduzidas a tais ttulos na determinao da base de clculo do imposto na declarao do alimentante, observados os limites e condies fixados na legislao pertinente. as despesas escrituradas em livro Caixa.

As dedues referentes a pagamentos efetuados em moeda estrangeira so convertidas em dlares dos Estados Unidos da Amrica, pelo valor fixado pela autoridade monetria do pas no qual as despesas foram realizadas para a data do pagamento e, em seguida, em reais pela cotao do dlar fixada, para venda, pelo Banco Central do Brasil para o ltimo dia til da primeira quinzena do ms anterior ao do pagamento.
Ateno: Declarao de Sada Definitiva do Pas dever ser elaborada em computador mediante a utilizao de programa gerador prprio, no havendo modelo simplificado para sua apresentao, cabendo ainda a especificao da data da aquisio da condio de no residente, sendo registrados na declarao de bens, os bens por seus valores correspondentes ao dia anterior ao da aquisio da referida condio.

3.3.6 Declarao de Bens e Direitos A declarao de bens e direitos foi criada em 1963, por meio do art. 51 da Lei n 4.069/62. Com relao ao ano exerccio de 2009 todos os bens e direitos devem ser informados na referida declarao, com exceo de bens mveis e direitos de valor inferior a R$ 5.000,00 (exceto veculos automotores, embarcaes e aeronaves); saldos em conta bancria de valor inferior a R$ 140,00; conjunto de aes, quotas ou quinho de capital, de uma mesma empresa, com valor de aquisio ou constituio inferior a R$ 1.000,00, assim como ouro considerado ativo financeiro, tambm limitado a esse valor; e dvidas e nus reais cujo valor no ltimo dia do ano calendrio anterior seja igual ou inferior a R$ 5.000,00.

45

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

A forma de declarar bens e direitos dos cnjuges, vivos, companheiros e co-proprietrios pode ser resumida pelo esquema abaixo. Os dependentes devem ter seus rendimentos informados na declarao do declarante. Os bens privativos ou prprios de A e B constam de suas respectivas declaraes. Os bens comuns podem constar (todos) ou da declarao de A ou da declarao de B. Os bens prprios de A e B constam de suas respectivas declaraes. Os bens comuns constam 50%, nas declaraes de A e B Os bens em co-propriedade ou condomnio constam 50%, nas declaraes de A e B, salvo se outro percentual for especificado no documento de aquisio do bem. Os bens privativos ou prprios de B constam de sua declarao. Os bens comuns (que devem estar relacionados no inventrio ou no arrolamento) constam (todos) da declarao de A

Cnjuge A

Cnjuge B

Companheiro A

Companheiro B

Co-proprietrio A

Co-proprietrio B

Esplio A

Meeiro B

Considerando bens ou direitos adquiridos de forma financiada, mediante pagamento de apenas parte do valor no primeiro ano calendrio, no devem ser informado o saldo remanescente como dvida, tendo em vista que o valor pago significa patrimnio positivo. O valor no pago no pode ser considerado dvida, mas sim parcela do bem que ainda no pertence ao patrimnio positivo do contribuinte. Caso Prtico Determinado sujeito adquiriu em 30 de junho de 2010 automvel no valor total de R$ 100.000,00, com entrada de R$ 50.000,00 mais 50 parcelas mensais de R$ 1.000,00, iguais e sucessivas. Este contribuinte deve informar em sua declarao o bem pelo valor em 31 de dezembro de 2010, ou seja, por R$ 56.000,00, equivalentes a R$ 50.000,00 + 6 x R$ 1.000,00. A regra geral da declarao de bens a do valor original, ou seja, do custo de aquisio, que deve ser comprovado mediante apresentao do documento de aquisio (nota fiscal para bens mveis e escritura para bens imveis). Saldos de contas bancrias no Brasil ou exterior (conta corrente, caderneta de poupana, qualquer espcie de aplicao financeira ou investimento) devem constar de documentos fornecidos pelas instituies financeiras. Importante se orientar acerca de algumas regras especficas referentes declarao de bens e direitos: bens adquiridos at 31/12/91: a Lei n 8.383/91 permitiu que na declarao de bens do ano exerccio 1992, o contribuinte pudesse avaliar seus bens e direitos pelo valor de mercado no ltimo dia do ano calendrio 1991. Sendo realizado tal procedimento pelo contribuinte, este ser o valor a ser observado pelas declaraes subsequentes. bens adquiridos at 31/12/95: o custo de aquisio o valor do bem, constante do documento aquisitivo, convertido para R$ (aplicao de correo monetria) mediante utilizao do anexo nico IN SRF 84/2001.

46

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

Caso Prtico Determinado sujeito adquiriu em 10 de outubro de 1970, determinado bem por Cr$ 1.000.000,00 (um milho de cruzeiros). Realizando a converso do valor para a moeda vigente, mediante a aplicao da correo monetria, tem-se que o bem equivale a R$ 235.012,10 (Cr$1.000.000,00 / 4,2551) pagamento antecipado por bens, cuja propriedade somente adquirida ao final (imveis financiados junto ao incorporador ou a bancos, consrcios e leasing com opo de compra no final do contrato): o valor do bem o valor das parcelas j pagas. aquisio antecipada de bens, com pagamentos posteriores (leasing com opo de compra no incio do contrato): o valor do bem o seu valor integral. Nesta modalidade registra-se o valor das parcelas a pagar na Declarao de Dvidas e nus Reais. heranas, legados, meaes, doaes e bens recebidos em razo da dissoluo da sociedade conjugal ou unio estvel: o custo de aquisio dos bens adquiridos pelos herdeiros, legatrios, meeiro, donatrio e ex-cnjuge ou ex-companheiro, deve ser idntico ao que constava da declarao do esplio, do doador ou do ex-cnjuge. Sendo superior tal valor, deve haver apurao do ganho de capital para incidncia do imposto de renda. bens adquiridos em moeda estrangeira: o custo de aquisio de bens em moeda estrangeira deve ser apurado a partir da converso da moeda estrangeira para dlares norte-americanos, conforme tabela de converso do pas onde o bem foi adquirido, na data de pagamento pela aquisio do bem; em seguida, converte-se o valor em dlares para a moeda nacional, pela cotao do dlar fixada, para venda, pelo BACEN, tambm na data do pagamento.

3.3.7 Declarao de Dvidas e nus Reais A declarao de dvidas e nus reais deve representar o patrimnio negativo (passivo) do contribuinte do imposto de renda sobre pessoas fsicas. As dvidas podem ter como credores, instituies financeiras (bancos, sociedades de crdito, de financiamento ou de investimento), pessoas jurdicas (vinculadas ou no ao contribuinte), ou pessoas fsicas (independentemente do parentesco), situadas no

47

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Brasil ou no exterior. Dessa forma, se o contribuinte tem saldo credor em conta bancria em 31/12/2010, no valor de R$ 12.000,00 e saldo devedor, nesta mesma conta, em 31/12/2011, no valor de R$ 13.000,00, deve inform-los na declarao de bens e direitos em 31/12/2010 e na de dvidas e nus reais, em 31/12/2011, respectivamente. Os nus reais de garantia so direitos de terceiros sobre bens de propriedade do contribuinte: penhor, hipoteca e anticrese. A alienao fiduciria em garantia no faz parte dos nus reais. Caso o contribuinte esteja adquirindo um bem em prestaes (bem mvel por meio de consrcios, ou imvel, por meio de financiamento junto ao incorporador ou ao sistema financeiro de habitao) e j mantenha a posse sobre o bem, e ele tenha sido dado como garantia do dbito remanescente, a dvida no deve ser declarada neste campo, apenas os valores pagos, nesses casos, devem ser informados na declarao de bens e direitos.

4. RENDIMENTOS TRIBUTVEIS E NO TRIBUTVEIS Os rendimentos auferidos pelas pessoas fsicas classificam-se em tributveis, isentos ou notributveis, sendo que existem diversas formas por meio dos quais os rendimentos do trabalho se sujeitam incidncia do imposto: a) no momento de seu recebimento, quando sujeitos reteno e recolhimento a cargo de uma fonte pagador, e com ajuste anual da DIRPF; b) no momento de seu recebimento, quando sujeitos recolhimento pelo prprio contribuinte, e com ajuste anual da DIRPF; c) exclusivamente na fonte, no momento do seu recebimento, quando sujeitos reteno e recolhimento a cargo de uma fonte pagadora; d) definitivamente, no momento do seu recebimento, quando sujeitos a recolhimento pelo prprio contribuinte; e) apenas no ajuste anual.

48

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

4.1 Rendimentos Isentos e No-Tributveis A regra geral da incidncia tributria do imposto de renda a generalidade, sendo que as excees a esta caracterstica (isenes) devem ser expressamente previstas em lei. Inicialmente, as isenes foram relacionadas no art. 6 da Lei n 7.713/88, com alteraes posteriores.
Art. 6 Ficam isentos do imposto de renda os seguinte rendimentos percebidos por pessoas fsicas: I - a alimentao, o transporte e os uniformes ou vestimentas especiais de trabalho, fornecidos gratuitamente pelo empregador a seus empregados, ou a diferena entre o preo cobrado e o valor de mercado; II - as dirias destinadas, exclusivamente, ao pagamento de despesas de alimentao e pousada, por servio eventual realizado em municpio diferente do da sede de trabalho; III - o valor locativo do prdio construdo, quando ocupado por seu proprietrio ou cedido gratuitamente para uso do cnjuge ou de parentes de primeiro grau; IV - as indenizaes por acidentes de trabalho; V - a indenizao e o aviso prvio pagos por despedida ou resciso de contrato de trabalho, at o limite garantido por lei, bem como o montante recebido pelos empregados e diretores, ou respectivos beneficirios, referente aos depsitos, juros e correo monetria creditados em contas vinculadas, nos termos da legislao do Fundo de Garantia do Tempo de Servio; VI - o montante dos depsitos, juros, correo monetria e quotas-partes creditados em contas individuais pelo Programa de Integrao Social e pelo Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico; VII - os seguros recebidos de entidades de previdncia privada decorrentes de morte ou invalidez permanente do participante. (Redao dada pela Lei n 9.250, de 1995) VIII - as contribuies pagas pelos empregadores relativas a programas de previdncia privada em favor de seus empregados e dirigentes; IX - os valores resgatados dos Planos de Poupana e Investimento - PAIT, de que trata o Decreto-Lei n 2.292, de 21 de novembro de 1986, relativamente parcela correspondente s contribuies efetuadas pelo participante;

49

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

X - as contribuies empresariais a Plano de Poupana e Investimento - PAIT, a que se refere o art. 5, 2, do Decreto-Lei n 2.292, de 21 de novembro de 1986; XI - o peclio recebido pelos aposentados que voltam a trabalhar em atividade sujeita ao regime previdencirio, quando dela se afastarem, e pelos trabalhadores que ingressarem nesse regime aps completarem sessenta anos de idade, pago pelo Instituto Nacional de Previdncia Social ao segurado ou a seus dependentes, aps sua morte, nos termos do art. 1 da Lei n 6.243, de 24 de setembro de 1975; XII - as penses e os proventos concedidos de acordo com os Decretos-Leis, ns 8.794 e 8.795, de 23 de janeiro de 1946, e Lei n 2.579, de 23 de agosto de 1955, e art. 30 da Lei n 4.242, de 17 de julho de 1963, em decorrncia de reforma ou falecimento de ex-combatente da Fora Expedicionria Brasileira; XIII - capital das aplices de seguro ou peclio pago por morte do segurado, bem como os prmios de seguro restitudos em qualquer caso, inclusive no de renncia do contrato; XIV os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em servio e os percebidos pelos portadores de molstia profissional, tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao, sndrome da imunodeficincia adquirida, com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada depois da aposentadoria ou reforma; (Redao dada pela Lei n 11.052, de 2004) XV - os rendimentos provenientes de aposentadoria e penso, de transferncia para a reserva remunerada ou de reforma pagos pela Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, por qualquer pessoa jurdica de direito pblico interno ou por entidade de previdncia privada, a partir do ms em que o contribuinte completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, sem prejuzo da parcela isenta prevista na tabela de incidncia mensal do imposto, at o valor de: (Redao dada pela Lei n 11.482, de 2007) (...) d) R$ 1.566,61 (mil, quinhentos e sessenta e seis reais e sessenta e um centavos), por ms, para o anocalendrio de 2011; (Includa pela Lei n 12.469, de 2011) XVI - o valor dos bens adquiridos por doao ou herana; XVII - os valores decorrentes de aumento de capital: a) mediante a incorporao de reservas ou lucros que tenham sido tributados na forma do art. 36 desta Lei; b) efetuado com observncia do disposto no art. 63 do Decreto-Lei n 1.598, de 26 de dezembro de 1977, relativamente aos lucros apurados em perodos-base encerrados anteriormente vigncia desta Lei; XVIII - a correo monetria de investimentos, calculada aos mesmos ndices aprovados para as Obrigaes do Tesouro Nacional - OTNs, e desde que seu pagamento ou crdito ocorra em intervalos no inferiores a trinta dias; XVIII - a correo monetria de investimentos, calculada aos mesmos ndices aprovados para os Bnus do Tesouro Nacional - BTN, e desde que seu pagamento ou crdito ocorra em intervalos no inferiores a trinta dias; (Redao dada pela Lei n 7.799, de 1989) XIX - a diferena entre o valor de aplicao e o de resgate de quotas de fundos de aplicaes de curto prazo; XX - ajuda de custo destinada a atender s despesas com transporte, frete e locomoo do beneficiado e seus familiares, em caso de remoo de um municpio para outro, sujeita comprovao posterior pelo contribuinte. XXI - os valores recebidos a ttulo de penso quando o beneficirio desse rendimento for portador das doenas relacionadas no inciso XIV deste artigo, exceto as decorrentes de molstia profissional, com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada aps a concesso da penso. (Includo pela Lei n 8.541, de 1992) (Vide Lei 9.250, de 1995)

50

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

XXII - os valores pagos em espcie pelos Estados, Distrito Federal e Municpios, relativos ao Imposto sobre Operaes relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao - ICMS e ao Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza - ISS, no mbito de programas de concesso de crdito voltados ao estmulo solicitao de documento fiscal na aquisio de mercadorias e servios. (Includo pela Lei n 11.945, de 2009. Pargrafo nico. O disposto no inciso XXII do caput deste artigo no se aplica aos prmios recebidos por meio de sorteios, em espcie, bens ou servios, no mbito dos referidos programas. (Includo pela Lei n 11.945, de 2009).

Algumas consideraes acerca dos rendimentos isentos ou no-tributveis: valores recebidos a ttulo de penso e de proventos de aposentadoria, reserva remunerada ou reforma, por contribuinte maior de 65 anos: somente esto isentos a penso e os proventos da inatividade pagos pela Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, por pessoa jurdica de direito pblico interno ou por entidade de previdncia privada, a partir do ms em que o pensionista ou inativo completar 65 anos de idade, at o valor de R$ 1.566,61 por ms, para o ano-calendrio de 2011, sem prejuzo da parcela isenta prevista na tabela de incidncia mensal do imposto. O valor excedente a esse limite est sujeito incidncia do imposto sobre a renda na fonte e na declarao. pessoa fsica com 65 anos ou mais que recebe proventos de aposentadoria ou penso de mais de um rgo pblico ou previdencirio: em relao aos rendimentos tributveis na Declarao de Ajuste Anual o contribuinte deve observar que: a) do valor mensal correspondente soma dos proventos de aposentadoria ou penso pagos por todas as fontes pagadoras, somente considerada isenta a parcela de at R$ 1.566,61, por ms, para o ano calendrio de 2011; b) na declarao de ajuste anual, somente deve ser informada como rendimento isento a soma dos valores mensais isentos mencionados na alnea a;

51

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


c) compe os rendimentos tributveis na declarao de ajuste a diferena positiva entre o total dos proventos de aposentadoria ou penso recebidos no ano-calendrio e o valor mencionado na alnea b. iseno de pensionista ou aposentado pela previdncia oficial ou privada, maior de 65 anos, dependente do declarante: o fato de o pensionista ou aposentado ser includo como dependente no modifica a natureza do rendimento devendo, nesse caso, o declarante incluir os rendimentos recebidos a esse ttulo, at a soma dos limites de iseno mensal da tabela progressiva, inclusive a parcela isenta do 13 salrio, em rendimentos Isentos e Notributveis.
Ateno: se o declarante for maior de 65 anos, os seus rendimentos de aposentadoria ou penso tambm fazem jus parcela isenta mensal de at R$ 1.566,61, por ms, no ano-calendrio de 2011.

compensao de valor inferior parcela isenta de rendimentos de aposentadoria de maior de 65 anos recebida em determinado ms com valor superior parcela isenta recebida em outro: caso em um determinado ms o contribuinte maior de 65 anos recebeu valor inferior parcela isenta e em outro ms valor superior, no pode compensar os valores recebidos para se beneficiar na Declarao de Ajuste Anual, pois o limite de iseno definido na tabela progressiva. tratamento tributrio das penses e dos proventos de aposentadoria, reserva remunerada ou reforma percebidos no Brasil por no-residente: os rendimentos de beneficirio no-residente esto sujeitos tributao exclusiva na fonte, alquota de 25%, prevista nos artigos 682, inciso I, e 685 do Decreto n 3.000/99, no fazendo jus iseno de que trata o art. 39 do referido diploma legal, ressalvada a existncia de tratado ou acordo internacional. Cabe ao beneficirio comunicar fonte pagadora tal condio. rendimentos recebidos a ttulo de bolsa de estudos: so considerados isentos desde que caracterize doao, ou seja, quando recebidos exclusivamente para proceder a estudo ou pesquisa e o resultado dessas atividades no represente vantagem para o doador e no caracterize contraprestao de servios. Os rendimentos isentos recebidos a ttulo de bolsa de estudos no justificam acrscimo patrimonial. tratamento tributrio aplicvel ao Programa de Demisso Voluntria (PDV) recebido por empregado j aposentado pela previdncia oficial ou que possua o tempo necessrio para requerer a aposentadoria: as verbas especiais indenizatrias recebidas a ttulo de adeso ao PDV no se sujeitam incidncia do imposto sobre a renda na fonte nem na declarao, independentemente de o funcionrio j estar aposentado pela previdncia oficial, ou possuir o tempo necessrio para requerer a aposentadoria pela previdncia oficial ou privada. valor recebido em restituio do imposto sobre a renda tributvel: esse valor no se caracteriza como rendimento tributvel, devendo ser informado como rendimento no tributvel na declarao. doenas graves: so rendimentos isentos os relativos a aposentadoria, reforma ou penso (inclusive complementaes) recebidos por portadores de tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao, sndrome da imunodeficincia adquirida (Aids), hepatopatia grave e fibrose cstica (mucoviscidose).

52

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Ateno: para efeito de reconhecimento de iseno, a doena deve ser comprovada mediante laudo pericial emitido por servio mdico oficial da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios, devendo ser fixado o prazo de validade do laudo pericial, no caso de doenas passveis de controle. Ateno: A iseno decorrente de molstia grave aplica-se aos rendimentos recebidos a partir: i) do ms da concesso da aposentadoria ou penso, quando a doena for preexistente; ii) do ms da emisso do laudo pericial que reconhecer a molstia, se esta for contrada aps a concesso da aposentadoria ou penso; iii) da data em que a doena foi contrada, identificada no laudo pericial, para os j aposentados e pensionistas.

pagamentos efetuados a scios ou acionistas das empresas a titulo de lucros ou dividendos: so considerados isentos, quer ocorram por meio da distribuio em dinheiro, ou sob a forma de aumento de participao societria, pela distribuio de quotas ou aes (aumento do capital social da empresa). (ver Lei n 9.249/95)
Ateno: requisito para caracterizao da iseno, a tributao regular, na pessoa jurdica da receita de que se originaram os lucros. Sem haver a devida contabilizao e tributao dos resultados da empresa, no se pode falar em distribuio de lucros com iseno para os scios ou acionistas beneficirios. Ateno: valores pagos a scios ou acionistas e no informados como pr-labore podem ser caracterizados como remunerao indireta (rendimentos tributveis na fonte e no ajuste anual) ou como juros sobre o capital prprio (tributveis exclusivamente na fonte). Ateno: em relao s atividades comerciais e de prestao de servios, que no ensejam equiparao da pessoa fsica pessoa jurdica (leiloeiros, cartrios, profissionais liberais) no se pode falar em distribuio de lucros, pois os rendimentos so tributados na prpria pessoa fsica.

a) pessoas jurdicas optantes do Simples Nacional: as ME e as EPP optantes podem distribuir lucros isentos, ao scio ou ao titular da firma individual, at o limite do lucro apurado no Livro-Caixa. b) pessoas jurdicas tributadas pelo Lucro Presumido: pode ser distribudo o lucro com isenes at o limite do lucro presumido apurado no Livro-Caixa, aps deduo dos impostos e contribuies. Se o lucro contbil comprovado for maior, o lucro distribudo, at esse limite apurado, ainda que maior que o lucro presumido, ser isento para a pessoa fsica beneficiria. c) pessoas jurdicas tributadas pelo Lucro Real: a empresa pode distribuir com iseno para o beneficirio, o lucro trimestral ou anual, at o limite apurado no balano. Se o lucro distribudo for maior, ser imputado s contas Lucros Acumulados e Reservas de Lucros e ser isento. Se o lucro distribudo ainda assim for excedente ser tributado. d) pessoas jurdicas tributadas pelo Lucro Arbitrado: considerado isento o lucro distribudo at o limite do lucro arbitrado, aps deduo do IRPJ, CSLL, COFINS e PIS. rendimentos de titular de empresa optante pelo Simples Nacional, na condio de Microempreendedor Individual (MEI): so considerados isentos do imposto sobre a renda, na fonte e na declarao de ajuste do beneficirio, os valores efetivamente pagos ou distribudos ao Microempreendedor Individual MEI, optante pelo Simples Nacional, exceto os que corresponderem a pr-labore ou alugueis. A iseno fica limitada ao valor resultante da aplicao, sobre a receita bruta mensal, no caso de antecipao de fonte, ou da receita bruta

53

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


total anual, tratando-se de Declarao de Ajuste Anual, dos percentuais de apurao do Lucro Presumido, mencionados no artigo 15, da Lei n 9.249/1995. O limite acima no se aplica na hiptese de o microempreendedor individual manter escriturao contbil que evidencia lucro superior quele limite. 4.2 Rendimentos Tributveis A regra que todos os rendimentos so considerados tributveis com exceo: i) daqueles com relao aos quais h imunidade, a exemplo do ganho de capital sobre a indenizao recebida em razo de desapropriao para fins de reforma agrria; ii) daqueles mencionados em lei como isentos, tais como rendimentos de aposentados e pensionistas portadores de molstias graves. Segundo a sistemtica de apurao do IRPF, existem rendimentos que se sujeitam incidncia apenas no prprio ms em que auferida a disponibilidade (tributao exclusivamente na fonte ou definitiva), ou apenas no ajuste anual como os rendimentos da atividade rural (includos rendimentos que se sujeitam a tributao no ms do recebimento e tambm no ajuste anual, seja com recolhimento a cargo da fonte pagadora ou do prprio contribuinte). A reteno na fonte uma antecipao do pagamento do imposto, efetuada pela fonte pagadora, sobre a renda do contribuinte, instituda pela Lei n 2.534/54, sendo que, poca, incidia apenas sobre os rendimentos do trabalho assalariado. Importante considerar que tanto na reteno pela fonte pagadora quanto no carn-leo, utiliza-se a tabela mensal progressiva. Em razo da natureza complexiva do imposto, o contribuinte no decorrer do ano calendrio aufere rendimentos e sofre retenes ou realiza antecipaes. No ltimo dia do ano calendrio, todos os rendimentos tributveis sujeitos ao ajuste devem ser somados, assim como todo o imposto pago antecipadamente que seja passvel de compensao no ajuste. Na elaborao da declarao de ajuste anual, tomando como data do fato gerador o ltimo dia do ano calendrio, deve ser levada tributao a soma de todos os rendimentos, diminudos das dedues legais ou do desconto simplificado. Sobre o referido valor, que representa a base de clculo do IRPF apura-se o imposto devido. Este imposto devido (imposto devido 1) pode ainda sofrer reduo caso o contribuinte haja aplicado recursos em incentivos legais, alcanando o novo imposto devido (imposto devido 2) j reduzido do imposto pago durante o ano calendrio (soma das antecipaes e retenes), que permite a verificao da necessidade de recolhimento ou de restituio de imposto. Clculo da Base de Clculo do IRPF rendimentos tributveis sujeitos ao ajuste dedues legais = base de clculo

Clculo do IRPF mediante aplicao da Tabela Anual imposto devido 1 redues de incentivo = imposto devido 2 imposto devido 2 compensao imposto retido = saldo de imposto a pagar / restituir 4.2.1 Rendimentos sujeitos Reteno no recebimento e ao Ajuste Anual As regras para reteno do imposto de renda na fonte em relao ao ano calendrio de 2011 constam da IN RFB 1.117/2010, sendo que na reteno devem ser somados todos os valores pagos no ms ao contribuinte e aplicada a tabela progressiva mensal conforme a faixa em que o rendimento total se situar.

54

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

Podem ser objeto de deduo na apurao da base de clculo do imposto de renda, as seguintes despesas desde que efetuadas no ms da respectiva reteno: contribuies para a Previdncia Social da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios; contribuio para a previdncia privada, caso o contribuinte apresente fonte pagadora o comprovante do recolhimento; quantia dedutvel por dependente; importncias pagas em dinheiro a ttulo de penso alimentcia conforme as regras do Direito de Famlia.

Caso o rendimento pago pela fonte pagadora se refira a penso ou aposentadoria, e o beneficirio tenha idade superior a 65 anos, tambm deve ser observada a parcela isenta, correspondente a faixa de iseno do ano calendrio. O IRRF decorre de obrigao acessria atribuda fonte pagadora, sendo estas consideradas pela legislao como responsveis tributrios pelos rendimentos pagos a pessoas fsicas, consideradas contribuinte do imposto. So hipteses de rendimentos percebidos e sujeitos reteno pela fonte pagadora e declarao no ajuste anual pelo contribuinte: rendimentos do trabalho assalariado (IRPF-RF e IRPF-AJ): salrios, vencimentos, soldos, vantagens, frias e adicional constitucional, comisses e corretagens, licenas especiais, licena-prmio (no indenizadas), percentagens, bolsas com contraprestao laboral, gorjetas espontneas e compulsrias; a) o valor pago a ttulo de frias, acrescido do tero constitucional, deve ser tributado no ms de seu pagamento e em separado de qualquer outro rendimento pago no ms. Para determinao da base de clculo mensal podem ser efetuadas as dedues dos valores correspondentes a penso alimentcia, dependentes e contribuies previdncia oficial, s entidades de previdncia privada domiciliadas no Brasil e aos Fundos de Aposentadoria Programada Individual (Fapi). Na Declarao de Ajuste Anual, as frias so tributadas em conjunto com os demais rendimentos.

55

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

Ateno: no so tributados pelo imposto sobre a renda na fonte, nem na declarao de ajuste anual, os pagamentos efetuados sob as rubricas de frias no-gozadas (integrais, proporcionais ou em dobro) convertidas em pecnia, e do adicional do tero constitucional quando agregado a pagamento de frias, por ocasio da resciso do contrato de trabalho, aposentadoria, ou exonerao. Tambm no so tributados os pagamentos efetuados sob as rubricas de abono pecunirio relativo converso de 1/3 do perodo de frias.

gratificaes e participaes pagas aos empregados ou quaisquer outros beneficirios (IRPFRF e IRPF-AJ): a participao dos empregados nos lucros das empresas tributada na fonte, em separado dos demais rendimentos recebidos no ms, como antecipao do imposto sobre a renda devido na declarao de rendimentos da pessoa fsica, competindo pessoa jurdica a responsabilidade pela reteno e recolhimento do imposto; rendimentos do trabalho sem vnculo empregatcio (honorrios) recebidos de pessoas jurdicas (IRPF-RF e IRPF-AJ); proventos de aposentadoria, de reserva e de reforma e penses civis e militares (IRPF-RF e IRPF-AJ): tributvel a penso especial concedida a ex-combatente ou a seus dependentes, por fora da Lei n 8.059/90. Somente as penses e os proventos concedidos aos excombatentes da Fora Expedicionria Brasileira (FEB) so isentos do imposto sobre a renda. Essa iseno no substitui nem impede a iseno referente a rendimentos recebidos de outra fonte pagadora, como os de aposentadoria ou penso de maior de 65 anos; penso e aposentadoria complementar, bem assim as importncias correspondentes ao resgate de contribuies em PGBL (IRPF-RF e IRPF-AJ), salvo se o contribuinte tiver optado pelo regime de tributao exclusivo na fonte nos termos do art. 1 da Lei n 11.053/04 (IRPFRF): a) para os no-optantes pelo regime de tributao de que trata o art. 1 da Lei n 11.053/04, os benefcios pagos por essas entidades sujeitam-se incidncia do imposto sobre a renda na fonte, aplicando a tabela mensal, e na Declarao de Ajuste Anual. Os resgates de contribuies, parciais ou totais, em virtude de desligamento do participante do plano de benefcios da entidade, sujeitam-se incidncia de imposto de renda na fonte alquota de 15%, calculado sobre os valores de resgate, no caso de planos de previdncia, inclusive Fapi, e na Declarao de Ajuste Anual. b) para os optantes pelo regime de tributao de que trata o art. 1 da Lei n 11.053, de 2004, o pagamento de valores a ttulo de benefcios ou resgates de valores acumulados, relativos a planos de carter previdencirio, por entidade de previdncia complementar ou sociedade seguradora, estruturados nas modalidades de contribuio definida ou contribuio varivel, bem como seguro de vida com clusula de cobertura por sobrevivncia e Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), aos participantes ou assistidos, esto sujeitos tributao exclusiva na fonte c) fica excludo da incidncia do imposto sobre a renda, na fonte e na declarao de ajuste, quando do desligamento do plano, o valor do resgate das contribuies de previdncia privada recebido a partir de 01/01/1996, que corresponder s parcelas de contribuies efetuadas no perodo de 01/01/1989 a 31/12/1995, cujo nus tenha sido da pessoa fsica.

rendimentos de aluguis (j deduzidos as despesas referentes a taxas de administrao e os encargos relativos ao imvel quando o nus seja imputado ao proprietrio, tal como despesas de condomnio, tributos, entre outros), royalties e arrendamento de bens ou direitos, recebidos de pessoas jurdicas (IRPF-RF e IRPF-AJ);

56

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

rendimentos do trabalho assalariado (25%) recebido em moeda estrangeira por residentes no Brasil que estejam ausentes no exterior a servio do Pas, de autarquias e reparties do Governo Brasileiro situadas no exterior (IRPF-RF e IRPF-AJ); rendimentos pagos aos titulares, scios, dirigentes, administradores e conselheiros de pessoas jurdicas, a titulo de remunerao mensal por prestao de servios, de gratificao ou participao no resultado (IRPF-RF e IRPF-AJ): so computados, para fins de apurao do imposto sobre a renda na fonte, todos os pagamentos efetuados em carter de remunerao pelos servios efetivamente prestados a pessoa jurdica, inclusive as despesas de representao e os benefcios e vantagens concedidos pela empresa a ttulo de salrios indiretos, tais como despesas de supermercado e cartes de crdito, pagamento de anuidades escolares, clubes, associaes, entre outros. Integram ainda a remunerao desses beneficirios, como salrio indireto, as despesas pagas ou incorridas com o aluguel de imveis e com os veculos utilizados para o seu transporte, quando de uso particular, computando-se, tambm, a manuteno, conservao, consumo de combustveis, encargos de depreciao e respectiva correo monetria, valor do aluguel ou do arrendamento dos veculos. Se o beneficirio no for identificado, a tributao definitiva e alquota de 35% sobre o rendimento reajustado; rendimentos efetivamente pagos a scios ou titular de ME ou EPP, correspondentes ao prlabore, aluguis ou servios prestados (IRPF-RF e IRPF-AJ): so considerados isentos do imposto sobre a renda, na fonte e na declarao de ajuste do beneficirio, os valores efetivamente pagos ou distribudos ao titular ou scio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pr-labore, aluguis ou servios prestados. A iseno fica limitada ao valor resultante da aplicao dos percentuais de presuno do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas (IRPJ) sobre a receita bruta mensal, no caso de antecipao de fonte, ou da receita bruta total anual, tratando-se de declarao de ajuste, subtrado do valor devido na forma do Simples Nacional no perodo, relativo ao IRPJ. O limite no se aplica na hiptese de a microempresa ou empresa de pequeno porte manter escriturao contbil e evidenciar lucro superior quele limite; rendimentos provenientes de profisses, ocupaes e prestao de servios no-comerciais, recebidos de pessoas jurdicas (IRPF-RF e IRPF-AJ), corretagens e comisses de leiloeiros e despachantes, recebidos de pessoas fsicas ou jurdicas; valores recebidos em dinheiro a ttulo de alimentos e penses em cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente, inclusive a prestao de alimentos provisionais, recebidos de pessoas jurdicas (IRPF-RF e IRPF-AJ); rendimentos recebidos em razo de decises da Justia Federal e da Justia do Trabalho (IRPF-RF e IRPF-AJ); adicionais de insalubridade, periculosidade, noturno e de transferncia (IRPF-RF e IRPF-AJ); horas extras (IRPF-RF e IRPF-AJ); licena paternidade e salrio maternidade (IRPF-RF e IRPF-AJ); saldos de salrios, pagos quando da resciso do contrato de trabalho, recebidos de pessoas jurdicas (IRPF-RF e IRPF-AJ); participao dos trabalhadores nos lucros (IRPF-RF e IRPF-AJ); rendimentos apurados de forma indireta (IRPF-RF e IRPF-AJ): juros dissimulados, cesso gratuita de imveis, remunerao indireta, sinais exteriores de riqueza, acrscimo patrimonial a descoberto e depsitos bancrios de origem no comprovada;

4.2.1.1 Adiantamento de rendimentos O adiantamento de rendimentos recebidos em um ms (ms 1) correspondente a ms posterior (ms 2), ter o seguinte tratamento:

57

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


a) o adiantamento deve se sujeitar reteno no ms em que houver o pagamento ms 1 (art. 3 da Lei n 9.250/95); salrio integral de julho/2008 = R$ 3.000,00 a ser pago em 02/08/2008 adiantamento de salrio em 10/07/2008 = R$ 2.000,00 clculo do IRPF: imposto = (2.000,00 x 0,15) 205,92 = 94,08 recolhimento = R$ 94,08 b) se houver mais de um adiantamento, dentro do ms, pela mesma fonte pagadora, somam-se os pagamentos, aplica-se a alquota referente ao total, compensando-se o imposto j retido no mesmo ms (art. 7 da Lei n 7.713/88, 1 e art. 3 da Lei n 8.134/90); 1 adiantamento de salrio em 10/07/2008 = R$ 2.000,00 2 adiantamento de salrio em 20/07/2008 = R$ 801,00 Clculo sobre 1 adiantamento = (2.000,00 x 0,15) 205,92 = R$ 94,08 1 recolhimento = R$ 94,08 Clculo sobre 2 adiantamento = (2.801,00 x 0,275) 548,82 = R$ 221,45 1 recolhimento = R$ 221,45 R$ 94,08 = R$ 127,37 c) exceo: se o adiantamento se referir a rendimentos que sero quitados dentro do mesmo ms, fica dispensada a reteno sobre o adiantamento, mas deve ser feita a reteno sobre o total, quando da quitao (art. 18 da IN SRF 15/2001); salrio integral de julho de 2008 a ser pago em 02/08/2008 = R$ 3.000,00 adiantamento de salrio em 01/08/2008 = R$ 2.000,00 no h reteno sobre o adiantamento quitao do salrio em 02/08/2008 = R$ 1.000,00 clculo do IRRF: imposto = (3.000,00 x 0,275) 548,82 = R$ 276,18 recolhimento = R$ 276,18

d) para o 13 salrio no h reteno relativamente aos adiantamentos, sendo a reteno e o recolhimento efetuados quando da quitao da verba trabalhista, regra geral em dezembro de cada ano (art. 638 do Decreto n 3.000/99). So considerados adiantamentos quaisquer valores fornecidos ao empregado, mesmo a ttulo de emprstimo, se no houver previso de cobrana de encargos financeiros, e estipulao da forma e prazo de pagamento. Se tais adiantamentos forem feitos a ttulo diferentes (aluguel e servios prestados) deve ser utilizado o cdigo de reteno correspondente ao rendimento de maior valor pago no ms. 4.2.2 Rendimentos tributveis exclusivamente na Fonte So rendimentos que sofrem a incidncia do imposto de renda apenas no momento da percepo. A reteno e o recolhimento devem ser efetuados pela mesma fonte pagadora, na qualidade de responsvel tributrio. So exemplos: o dcimo terceiro salrio, os rendimentos de aplicaes financeiras (renda fixa, fundos de investimento financeiro, fundos de aplicao em quotas de fundos de investimento, fundos de aes ou de investimento em quotas de fundos de aes e operaes de swap), prmios no meritrios, juros recebidos a ttulo de remunerao de capital prprio, VGBL, entre outros.

58

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

O IRRF incidente sobre o dcimo terceiro salrio calculado de acordo com as regras previstas no art. 638 do Regulamento do Imposto de Renda:
Decreto n 3.000/1999 Art. 638. Os rendimentos pagos a ttulo de dcimo terceiro salrio (CF, art. 7, inciso VIII) esto sujeitos incidncia do imposto na fonte com base na tabela progressiva (art. 620), observadas as seguintes normas: I - no haver reteno na fonte, pelo pagamento de antecipaes; II - ser devido, sobre o valor integral, no ms de sua quitao; III - a tributao ocorrer exclusivamente na fonte e separadamente dos demais rendimentos do beneficirio; IV - sero admitidas as dedues previstas na Seo VI.

No caso de pagamento de complementao do 13 salrio posteriormente ao ms de quitao, o imposto dever ser recalculado sobre o valor total dessa gratificao, utilizando-se a tabela do ms da quitao; do imposto assim apurado ser deduzido o valor do imposto retido anteriormente, sempre em separado dos demais rendimentos (art. 16 da Lei n 8.134/90). Os juros sobre capital prprio so rendimentos pagos a scios ou acionistas de pessoas jurdicas tributadas com base no lucro real e sofrem incidncia do imposto de renda exclusivamente na fonte, alquota de 15%. A caracterizao desses juros depende de haver lucros apurados pela sociedade, antes da deduo dos juros ou da existncia de lucros acumulados e de reservas de lucros, em valor igual ou superior a duas vezes os juros pagos ou creditados. Consideraes acerca de algumas situaes especficas referentes a tributao do imposto de renda exclusivamente na fonte pagadora: dcimo terceiro salrio (IRPF-EX): os rendimentos pagos acumuladamente, a ttulo de 13 salrio e eventuais acrscimos, so tributados exclusivamente na fonte, em separado dos demais rendimentos acumulados, sujeitando-se ao imposto sobre a renda com base na tabela

59

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


progressiva mensal vigente no ms do pagamento acumulado, que se considera, no caso, ms de quitao para efeito de tributao na fonte; prmios obtidos em concursos e sorteios (IRPF-EX): os prmios distribudos sob a forma de bens e servios, mediante concursos e sorteios de qualquer espcie, esto sujeitos incidncia do imposto, exclusivamente na fonte. Considera-se como custo de aquisio o valor de mercado do bem, acrescido do imposto retido. O pagamento do imposto correspondente compete pessoa jurdica que proceder distribuio de prmios; a) incidncia do imposto no caso de aposta conjunta em loteria, quando o apostador, em cujo nome pago o prmio, distribui ou doa aos demais apostadores a parte que lhes cabe: os lucros decorrentes de prmios em dinheiro obtidos em loterias so rendimentos sujeitos incidncia exclusiva na fonte, alquota de 30%, devendo o valor recebido constar na declarao como rendimento tributvel exclusivamente na fonte. Em conseqncia, o que o beneficirio dos prmios recebe apenas o rendimento lquido, isento de qualquer outro nus tributrio. Assim, o premiado pode distribuir aos outros apostadores a parte do prmio que couber a cada um deles, sem que isso configure nova incidncia tributria. Todavia, todos os beneficirios devem munir-se de meios idneos de prova que confirmem a aposta conjunta, de forma a comprovar a origem e a natureza jurdica dos rendimentos. Essas operaes (pagamento, distribuio, recebimento etc.) devem ser informadas nas declaraes de bens dos apostadores; b) tributao dos prmios em dinheiro, distribudos por loterias, concursos ou sorteios: os lucros decorrentes de prmios em dinheiro obtidos em loterias, concursos desportivos em geral (exceto os de amortizao e resgate das aes das sociedades annimas), os prmios em concursos de prognsticos desportivos e a distribuio, mediante sorteio, de benefcios aos aplicadores em ttulos de capitalizao, nos casos em que no h amortizao antecipada dos referidos ttulos, so tributados exclusivamente na fonte alquota de 30%. Os benefcios lquidos pagos aos aplicadores em ttulos de capitalizao, mediante sorteio, nos casos em que h amortizao antecipada dos referidos ttulos, sujeitam-se incidncia do imposto sobre a renda exclusivamente na fonte alquota de 25%. Os prmios em dinheiro, distribudos por intermdio de jogos de bingo sujeitam-se incidncia do imposto sobre a renda exclusivamente na fonte alquota de 30%; c) tributao dos prmios em bens e servios distribudos por meio de concursos e sorteios: os prmios distribudos sob a forma de bens e servios, por meio de concursos e sorteios de qualquer espcie so tributados exclusivamente na fonte alquota de 20%. O imposto incide sobre o valor de mercado do prmio, na data da distribuio, sem necessidade de reajustamento da base de clculo, sendo irrelevante que o seu recebimento, pelo contemplado, ocorra em outra data; rendimentos de aplicaes financeiras, inclusive em planos VGBL (IRPF-EX); juros sobre o capital prprio (IRPF-EX): os juros pagos ou creditados, a ttulo de remunerao do capital prprio, devem ser tributados exclusivamente na fonte alquota de 15%, na data do pagamento ou crdito. O imposto retido no pode ser compensado na Declarao de Ajuste Anual;

4.2.3 Rendimentos sujeitos a Tributao Definitiva Em relao aos rendimentos sujeitos tributao de forma definitiva, a incidncia do imposto de renda se d apenas no momento da percepo da renda. Os valores auferidos no so levados apurao do imposto no ajuste anual. Tampouco o imposto pago antecipadamente pode ser compensado. Tais

60

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


rendimentos so: os ganhos de capital, o valor dos bens recebidos em devoluo de pessoas jurdicas imunes ou isentas. Sujeita-se a incidncia do imposto alquota de 15% a diferena entre o valor em dinheiro ou o valor dos bens e direitos recebidos de instituio isenta ou imune, por pessoa fsica, a ttulo de devoluo de patrimnio da pessoa jurdica, a que aquela houver entregue para a formao do referido patrimnio (art. 17 da Lei n 9.532/97). Sujeita-se incidncia do imposto alquota de 25% o valor dos bens de qualquer natureza, inclusive financeiros e ttulos e valores mobilirios, pertencentes a pessoas fsicas residentes ou domiciliadas no pas, repatriados em virtude de convnio celebrado entre o Brasil e o pas onde se encontravam os bens (art. 10, pargrafo nico da Lei n 8.021/90). 4.2.4 Rendimentos sujeitos ao Carn-Leo e ao Ajuste Anual So rendimentos em relao aos quais o dever de efetuar o recolhimento prvio do imposto de renda do prprio contribuinte que os recebeu, tratando-se dos rendimentos pagos por outras pessoas fsicas ou por fontes pagadoras situadas no exterior. As regras de tributao pelo carn-leo para o ano calendrio de 2011 constaram da IN RFB 1.117/2010. No clculo do carn-leo devem ser somados todos os valores recebidos no ms pelo contribuinte para a aplicao da tabela progressiva mensal conforme a faixa em que o rendimento total se situar. Podero ser objeto de deduo para a apurao da base de clculo do imposto as despesas com contribuio previdenciria oficial, dependentes, penso alimentcia judicial e livro-caixa. A falta de recolhimento do imposto devido a ttulo de carn-leo implica imposio da multa de ofcio no percentual de 50% sobre o valor do imposto no pago, mesmo que haja direito a restituio no ajuste anual, ou que no seja apurado saldo de imposto a pagar na declarao de ajuste. Consideraes acerca de algumas situaes especficas referentes a tributao do imposto de renda sujeita recolhimento antecipado pelo Carn-Leo e apresentao na declarao de Ajuste Anual: rendimentos recebidos do exterior (IRPF-CL e IRPF-AJ); rendimentos do trabalho sem vnculo empregatcio, tais como honorrios, recebidos de pessoas fsicas (IRPF-CL e IRPF-AJ); rendimentos de aluguis (j deduzidos as despesas referentes a taxas de administrao e os encargos relativos ao imvel quando o nus seja imputado ao proprietrio, tal como despesas de condomnio, tributos, entre outros), royalties e arrendamento de bens ou direitos, recebidos de pessoas fsicas (IRPF-CL e IRPF-AJ); rendimentos provenientes de profisses, ocupaes e prestao de servios no-comerciais, recebidos de pessoas fsicas (IRPF-CL e IRPF-AJ), corretagens e comisses de leiloeiros e despachantes, recebidos de pessoas fsicas ou jurdicas; valores recebidos em dinheiro a ttulo de alimentos e penses em cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente, inclusive a prestao de alimentos provisionais, recebidos de pessoas fsicas (IRPF-CL e IRPF-AJ); saldos de salrios, pagos quando da resciso do contrato de trabalho, recebidos de pessoas fsicas (IRPF-CL e IRPF-AJ);

61

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

5. DEDUES LEGAIS Na determinao da base de clculo sujeita incidncia mensal do imposto podem ser deduzidos do rendimento tributvel: no caso de IMPOSTO COM RETENO NA FONTE: a) importncias pagas a ttulo de penso alimentcia em face das normas do Direito de Famlia, quando em cumprimento de deciso ou acordo judicial ou por escritura pblica, inclusive a prestao de alimentos provisionais; b) a quantia de R$ 150,69 por dependente no ano-calendrio de 2011 de janeiro a maro, e R$ 157,47 de abril a dezembro; c) as contribuies para a Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; d) as contribuies para as entidades de previdncia privada domiciliadas no Brasil, cujo nus tenha sido do contribuinte, destinadas a custear benefcios complementares assemelhados aos da Previdncia Social, observadas as condies e limite estabelecidos no art. 11 da Lei n 9.532/97; e) as contribuies aos Fundos de Aposentadoria Programada Individual (FAPI), cujo nus tenha sido do contribuinte, destinadas a custear benefcios complementares assemelhados aos da previdncia social, cujo titular ou cotista seja trabalhador com vnculo empregatcio ou administrador, observadas as condies e limite estabelecidos no art. 11 da Lei n 9.532/97; f) valor de at R$ 1.566,61 por ms, para o ano-calendrio de 2011, relativo parcela isenta de aposentadoria, penso, transferncia para a reserva remunerada ou reforma, paga pela previdncia oficial, ou privada, a partir do ms em que o contribuinte completar 65 anos de idade;

62

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


no caso de recolhimento mensal (Carn-Leo): a) as despesas escrituradas em livro Caixa, quando permitidas; b) importncias pagas a ttulo de penso alimentcia em face das normas do Direito de Famlia, quando em cumprimento de deciso ou acordo judicial ou por escritura pblica, inclusive a prestao de alimentos provisionais, quando no utilizadas como dedues para fins de reteno na fonte; c) a quantia de R$ 150,69 por dependente no ano-calendrio de 2011 entre janeiromaro, e R$ 157,47 entre abril-dezembro, quando no utilizada essa deduo para fins de reteno na fonte; d) as contribuies para a Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; Na declarao de Ajuste Anual e no caso de recolhimento complementar (mensalo) podero ser deduzidas do total dos rendimentos recebidos no ano-calendrio de 2010: despesas mdicas previstas na Lei n 9.250/95, art. 8, inciso II, alnea a, pagas para tratamento do contribuinte, de seus dependentes, e de alimentandos em virtude de deciso judicial; soma dos valores mensais relativos a: a) despesas escrituradas em Livro-Caixa, quando permitidas; b) as contribuies para a Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; c) as importncias pagas em dinheiro a ttulo de penso alimentcia em face das normas do Direito de Famlia, quando em cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente ou por escritura pblica, inclusive a prestao de alimentos provisionais; d) as contribuies para as entidades de previdncia privada domiciliadas no Pas, desde que o nus tenha sido do prprio contribuinte, em beneficio deste ou de seu dependente, destinadas a custear benefcios complementares assemelhados aos da Previdncia Social, observadas as condies e limite estabelecidos no art. 11 da Lei n 9.532/97; e) as contribuies aos Fundos de Aposentadoria Programada Individual (FAPI), desde que o nus tenha sido do prprio contribuinte, em beneficio deste ou de seu dependente, observadas as condies e limite estabelecidos no art. 11 da Lei n 9.532/97; f) a soma das parcelas isentas de at R$ 1.566,61 por ms, para o ano-calendrio de 2011, relativas aposentadoria, penso, transferncia para a reserva remunerada ou reforma, pagas pela previdncia oficial, ou privada, a partir do ms em que o contribuinte completar 65 anos (valores sujeitos a alteraes); g) limite anual de R$ 1.889,64 por dependente (valores sujeitos a alteraes); h) despesas pagas com instruo do contribuinte, de alimentandos em virtude de deciso judicial e de seus dependentes, observadas as condies previstas na legislao, at o

63

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


limite anual individual de R$ 2.708,94 para o ano calendrio de 2010 (valores sujeitos a alteraes). Quando a fonte pagadora no for responsvel pelo desconto das contribuies a entidades de previdncia privada e Fundos de Aposentadoria Programada Individual, os valores pagos a esse ttulo podem ser considerados para fins de deduo da base de clculo sujeita ao imposto mensal, desde que haja anuncia da empresa e que o beneficirio lhe fornea o original do comprovante de pagamento. O somatrio das contribuies a entidades de previdncia privada e aos Fundos de Aposentadoria Programada Individual (FAPI) destinadas a custear benefcios complementares, assemelhados aos da previdncia oficial, cujo nus tenha sido do participante, est limitado a 12% do total dos rendimentos tributveis computados na determinao da base de clculo do imposto devido na declarao (contribuies feitas a partir de 01/01/2005)
Decreto n 3.000/1999 Art. 641. Para determinao da base de clculo sujeita incidncia mensal do imposto na fonte (art.620), sero permitidas as dedues previstas nesta Seo (Lei n 9.250, de 1995, art. 4, incisos II a VI). Art. 642. Na determinao da base de clculo sujeita incidncia mensal do imposto, poder ser deduzida a quantia de R$ 90,00 (noventa reais) por dependente, observado o disposto nos pargrafos do art. 77 (Lei n 9.250, de 1995, art. 4, inciso III). 1 Caber ao contribuinte, no caso de rendimentos do trabalho assalariado, informar fonte pagadora os dependentes que sero utilizados na determinao da base de clculo do imposto, devendo o documento comprobatrio ser mantido pela fonte, disposio da fiscalizao. 2 No caber ao empregador responsabilidade sobre as informaes prestadas pelos empregados, para efeito de desconto do imposto na fonte (Lei n 2.354, de 1954, art. 12). 3 Os dependentes comuns ao casal podero ser considerados na determinao da base de clculo do imposto relativa a um ou outro cnjuge, vedada a concomitncia da deduo correspondente a um mesmo dependente (Lei n 9.250, de 1995, art. 35, 2 e 4). 4 Na hiptese do pargrafo anterior, a declarao prevista no 1 dever ser subscrita por ambos os cnjuges. Art. 643. Na determinao da base de clculo sujeita incidncia mensal do imposto, podero ser deduzidas as importncias pagas a ttulo de penso alimentcia em face das normas do Direito de Famlia, quando em cumprimento de deciso ou acordo judicial, inclusive a prestao de alimentos provisionais (Lei n 9.250, de 1995, art. 4, inciso II). 1 A partir do ms em que se iniciar essa deduo vedada a dedutibilidade, relativa ao mesmo beneficirio, do valor correspondente a dependente. 2 O valor da penso alimentcia no utilizado, como deduo, no prprio ms de seu pagamento, poder ser deduzido nos meses subseqentes. 3 Caber ao prestador da penso fornecer o comprovante do pagamento fonte pagadora, quando esta no for responsvel pelo respectivo desconto. Art. 644. Na determinao da base de clculo sujeita incidncia mensal do imposto, podero ser deduzidas (Lei n 9.250, de 1995, art. 4, incisos IV e V): I - as contribuies para a Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; II - as contribuies para as entidades de previdncia privada domiciliadas no Pas, cujo nus tenha sido do contribuinte, destinadas a custear benefcios complementares assemelhados aos da Previdncia Social.

64

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Pargrafo nico. A deduo permitida pelo inciso II aplica-se exclusivamente base de clculo relativo a rendimentos do trabalho com vnculo empregatcio, ou de administradores, assegurada, nos demais casos, a deduo dos valores pagos a esse ttulo, por ocasio da apurao da base de clculo do imposto devido no anocalendrio (Lei n 9.250, de 1995, art. 4, pargrafo nico). Art. 645. Na determinao da base de clculo sujeita incidncia mensal do imposto, poder ser deduzida a quantia de novecentos reais, correspondente parcela isenta (art. 39, XXXIV) dos rendimentos provenientes de aposentadoria e penso, transferncia para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, por qualquer pessoa jurdica de direito pblico interno, ou por entidade de previdncia privada, a partir do ms em que o contribuinte completar 65 anos de idade (Lei n 9.250, de 1995, art. 4)

No so dedutveis as despesas com aluguis, seguros de vida ou acidentes, com juros decorrentes de dvidas, nem tampouco com os diversos tributos pagos pela pessoa fsica (IPTU, IPVA e taxas). Todas as despesas devem ser comprovadas, sendo que no caso das despesas mdicas a comprovao deve ser feita mediante a apresentao de documentos que contenham os seguintes requisitos: especificao da causa da despesa; indicao do nome, CPF e endereo do beneficirio do pagamento (Lei n 9.250/95, art. 8).
Ateno: em relao a quaisquer dedues pode a administrao pblica exigir outras formas de comprovao, como a prova da efetividade da prestao do servio e do pagamento efetuado (Decreto Lei n 5.844/43). Documentos emitidos por empresas inaptas no so idneos para fins de comprovao das dedues (Lei n 9.430/96, art. 82).

65

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


5.1 Quadro de dedues admitidas para a tributao pelo imposto de renda

Apurao do IRPF no ajuste anual e na Complementao

Apurao do IRPF sobre rendimentos do trabalho com vnculo, frias, 13 salrio e rendimentos dos administradores

Apurao do IRPF sobre rendimentos do trabalho sem vnculo empregatcio (no assalariado)

Apurao do IRPF a ttulo de Carn-Leo

Cont. Previdncia Oficial

Cont. Previdncia Oficial

Cont. Previdncia Oficial

Cont. Previdncia Oficial

Cont. Previdncia Privada / FAPI

Cont. Previdncia Privada / FAPI

Dependente

Dependente

Dependente

Dependente

Despesa mdica

Despesa instruo

Penso alimentcia

Penso alimentcia

Penso alimentcia

Penso alimentcia

Livro-Caixa

Livro-Caixa

65 anos

65 anos

5.2 Dependentes Podem ser dependentes, para efeito do imposto sobre a renda: a) companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva h mais de 5 anos, ou cnjuge; b) filho(a) ou enteado(a), at 21 anos de idade, ou, em qualquer idade, quando incapacitado fsica ou mentalmente para o trabalho; c) filho(a) ou enteado(a), se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola tcnica de segundo grau, at 24 anos de idade; d) irmo(), neto(a) ou bisneto(a), sem arrimo dos pais, de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, at 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado fsica ou mentalmente para o trabalho;

66

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


e) irmo(), neto(a) ou bisneto(a), sem arrimo dos pais, com idade de 21 anos at 24 anos, se ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola tcnica de segundo grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial at os 21 anos; f) pais, avs e bisavs que, em 2008, tenham recebido rendimentos, tributveis ou no, at R$ 17.989,80; g) menor pobre at 21 anos que o contribuinte crie e eduque e de quem detenha a guarda judicial; h) pessoa absolutamente incapaz, da qual o contribuinte seja tutor ou curador.
Ateno: o fato de os dependentes receberem no ano-calendrio rendimentos, tributveis ou no, no descaracteriza essa condio, desde que os rendimentos sejam informados pelo declarante de acordo com a sua natureza. Ateno: no caso de dependentes comuns e declarao em separado, cada declarante pode deduzir os valores relativos a qualquer dos dependentes comuns, desde que nenhum deles conste simultaneamente na declarao do outro declarante. obrigatria a informao do nmero de inscrio no CPF para dependente com dezoito anos ou mais, completados at 31/12/2010.

Importante mencionar algumas situaes especficas quanto caracterizao dos dependentes: Filho de pais separados: a) o contribuinte pode considerar como dependentes os filhos que ficarem sob sua guarda, em cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente; deve oferecer tributao, na sua declarao os rendimentos recebidos pelos filhos, inclusive a importncia recebida do ex-cnjuge a ttulo de penso alimentcia; b) o filho somente pode constar como dependente na declarao daquele que detm a sua guarda judicial; caso o filho apresentar declarao em separado, no pode constar como dependente na declarao do responsvel; c) o responsvel pelo pagamento da penso alimentcia pode deduzir o valor efetivamente pago a este ttulo, sendo vedada a deduo do valor correspondente ao dependente, exceto no caso de separao judicial ocorrida em 2010, quando podem ser deduzidos, nesse ano, os valores relativos a dependente e a penso alimentcia judicial paga. Filho(a) ou enteado(a) cursando escola de ensino mdio ou tcnica (2 grau): o filho(a) ou enteado(a) cursando escola de ensino mdio pode ser considerado(a) dependente at os 21 anos; j aquele(a) que esteja cursando escola tcnica de segundo grau pode ser considerado(a) dependente at os 24 anos. Dependente admitido pela lei previdenciria: a pessoa qualificada como dependente pelas leis previdencirias no tem a mesma qualificao na legislao do imposto sobre a renda, devendo o contribuinte observar o disposto nas leis tributrias, no que concerne s condies para a qualificao de dependncia.
Ateno: documentao para comprovar a dependncia: para o cnjuge e filhos, a prova desta relao feita por meio de certido de casamento e de nascimento; no que concerne a menor pobre que o contribuinte crie e eduque, esse somente considerado dependente, para os efeitos do imposto sobre a renda, se obedecidos os procedimentos

67

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


estatudos na Lei n 8.069/90 (ECA) quanto guarda, tutela ou adoo. Em relao ao companheiro, necessria a prova de coabitao e, a irmos, netos e bisnetos, o termo de guarda judicial e a prova de incapacidade fsica ou mental para o trabalho, em sendo o caso.

Dependente no-residente no Brasil: a legislao tributria brasileira, em regra geral, no faz distino em relao residncia dos dependentes. Assim, desde que provadas as condies necessrias para figurarem como tal, essa deduo pode ser efetuada pelo contribuinte. Dependente prprio, declarado pelo outro cnjuge: para efeito de deduo, os dependentes prprios de um dos cnjuges ou companheiros no podem ser considerados na declarao do outro cnjuge ou companheiro. O contribuinte pode efetuar apenas as dedues correspondentes a seus dependentes prprios. Assim, somente se um cnjuge ou companheiro apresentar declarao em conjunto onde estejam sendo tributados rendimentos de ambos os cnjuges ou companheiros, seus dependentes prprios podem ser includos na declarao apresentada em nome do outro cnjuge ou companheiro. Contudo, se o cnjuge ou companheiro apresentar declarao em separado, os seus dependentes prprios s podem constar em sua declarao de rendimentos. Penso Alimentcia - relao de dependncia: o contribuinte que paga penso alimentcia judicial a ex-cnjuge e filhos no pode consider-los dependentes na declarao. Entretanto, excepcionalmente, no ano em que se iniciar o pagamento da penso, o contribuinte pode efetuar a deduo correspondente ao valor total anual, caso os filhos tenham sido considerados seus dependentes nos meses que antecederam o pagamento da penso naquele ano. Na Relao de Pagamentos e Doaes Efetuados, da Declarao de Ajuste Anual, devem ser informados o nome e o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) de todos os beneficirios da penso e o valor total pago no ano, ainda que tenha sido descontado pelo seu empregador em nome de apenas um dos beneficirios. Dependncia - mudana no ano: como regra geral, no podem constar dependentes nas declaraes de mais de um contribuinte simultaneamente. Todavia, constitui exceo a essa regra a hiptese de ocorrer incio ou trmino, durante o ano-calendrio, da condio de dependncia, como, por exemplo, filho dependente do pai ou me, que se casa e passa a ser dependente do cnjuge; ou casal que se separa e, at determinado ms, os filhos eram dependentes de um dos cnjuges, que depois passa a pagar penso alimentcia aos filhos. Nesses casos, ambos os contribuintes podem utilizar o valor total anual da deduo correspondente ao dependente, na declarao de rendimentos relativa a esse ano-calendrio, mas as demais despesas e rendimentos do dependente, so declarados relativamente ao perodo de dependncia. No caso do ex-cnjuge ou ex-companheiro que passou a pagar penso alimentcia judicial, tambm pode ser deduzido o valor da penso no ano-calendrio em que se deu a separao. (IN SRF 15/2001, art. 38, 5) Dependente - falecimento no ano-calendrio: podem ser considerados dependente o filho que nasce e morre no ano-calendrio, cnjuge e outros dependentes que faleam durante o anocalendrio, sendo admissvel a deduo pelo valor total anual da deduo de dependente. Dependncia durante parte do ano: o contribuinte que passa a ter rendimentos prprios no curso do ano-calendrio e que apresenta declarao em separado no pode ser dependente em outra declarao nesse mesmo ano, exceto quando a relao de dependncia iniciar ou terminar durante o ano-calendrio (ex.: filho que completa 25 anos e passa a declarar o imposto de renda), neste caso, a pessoa fsica pode, simultaneamente, constar como dependente em uma declarao e apresentar declarao em separado. Ressalte-se que os rendimentos e despesas devem ser declarados pelo valor correspondente ao perodo de dependncia, com exceo do valor de dependente, que pode ser deduzido pelo valor total (R$ 1.808,28 para o ano calendrio de 2010). Observe-se que o cnjuge ou companheiro que passou a ter rendimentos prprios no curso do ano-calendrio e que apresenta declarao em

68

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


separado no pode constar como dependente na declarao apresentada pelo outro cnjuge ou companheiro. Filho universitrio que faz 25 anos no incio do ano: o filho universitrio que completou 25 anos durante o ano de 2010 pode ser considerado dependente. De acordo com a legislao tributria pode ser considerado dependente a filha, o filho, a enteada ou o enteado, at 21 anos, ou de qualquer idade quando incapacitado fsica ou mentalmente para o trabalho. Podem ainda ser assim considerados, quando maiores at 24 anos de idade, se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola tcnica de segundo grau. O fato de ter completado 25 anos durante o ano no ocasiona a perda a condio de dependncia. Dependente com CPF: a pessoa inscrita no CPF pode ser dependente de outra pessoa fsica, a inscrio no CPF, por si s, no acarreta a perda da qualidade de dependente. Se a pessoa cadastrada reunir as condies legais necessrias para ser considerada como tal, pode ser includa na declarao do responsvel. obrigatria a informao do nmero de inscrio no CPF para dependente com dezoito anos ou mais, completados at 31/12/2010. Crdito Educativo: pessoa que passe a receber o crdito educativo pode ser considerada dependente, o fato de o dependente receber crdito educativo no descaracteriza a condio de dependncia. Se o beneficiado preencher as condies legais pode ser considerado dependente para fins de deduo. Dependente que recebe herana ou doao: o simples recebimento de herana ou doao no acarreta a perda da qualidade de dependente, observados os requisitos legais. Os bens ou direitos devem ser includos na declarao do responsvel. O valor correspondente deve ser informado como rendimento isento e no-tributvel e os rendimentos produzidos por esses bens ou direitos so tributados na declarao do responsvel. Nora e Genro: o casal sem rendimentos prprios sustentado pelos pais de um deles no pode ser considerado dependente, apenas o filho ou filha, ainda que casados, podem ser dependentes dos pais desde que se enquadrem em uma das condies da legislao. Caso o filho ou filha, considerados dependentes na declarao dos pais, estejam declarando em conjunto com estes, seus cnjuges, desde que no estejam declarando em separado, tambm podem ser dependentes na mesma declarao. Irmo, Neto ou Bisneto: podem ser considerados como dependentes o irmo, o neto ou o bisneto que estiverem em uma das seguintes situaes admitidas pela legislao (Lei n 9.250/95): a) com idade de at 21 anos, desde que o contribuinte detenha a guarda judicial; b) com idade de 21 at 24 anos, se ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola tcnica de segundo grau; nesse caso, necessrio que o responsvel tenha detido a guarda judicial at a idade de 21 anos; c) de qualquer idade, quando incapacitado fsica ou mentalmente para o trabalho.
Ateno: a guarda judicial s exigida para aqueles com idade de at 21 anos. A condio de no ter arrimo dos pais, por outro lado, necessria para todas as situaes acima.

Sogro(a): a sogra ou sogro no podem ser considerados dependentes na declarao do genro ou nora. De acordo com o art. 35 da Lei n 9.250/95 os pais podem ser considerados dependentes na declarao dos filhos, desde que no aufiram rendimentos, tributveis ou no, superiores ao limite de iseno anual. O sogro ou a sogra no podem ser dependentes, salvo se seu filho ou filha estiver declarando em conjunto com o genro ou a nora, e desde que o sogro

69

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


ou a sogra no aufiram rendimentos, tributveis ou no, superiores ao limite de iseno anual, nem estejam declarando em separado. Menor Emancipado: a emancipao transforma o menor em plenamente capaz para todos os atos da vida civil (Cdigo Civil, art. 9, inciso II). Em princpio, o emancipado deve declarar em separado, com o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) prprio. Entretanto, se o emancipado ainda se enquadrar nas condies que autorizem a dependncia para fins de imposto sobre a renda, pode figurar como tal na declarao de um dos pais. Menor pobre que no viva com o contribuinte: contribuinte que eduque menor pobre, parente ou no, mas que no viva em sua companhia, pode consider-lo dependente, desde que o contribuinte crie e eduque o menor pobre e detenha a guarda judicial, nos termos da Lei n 8.069/90, independentemente de que o menor viva em companhia do contribuinte.

5.3 Penso alimentcia paga pelo contribuinte Penso Judicial dedutvel: so dedutveis da base de clculo mensal e na declarao de ajuste apenas as importncias pagas a ttulo de penso alimentcia, inclusive a prestao de alimentos provisionais, conforme normas do Direito de Famlia, sempre em decorrncia de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente ou por escritura pblica. As despesas com instruo e as despesas mdicas pagas pelo alimentante, em nome do alimentando, em razo de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente, podem ser deduzidas somente na declarao de rendimentos, em seus campos prprios, observado o limite anual relativo s despesas com instruo. Na Relao de Pagamentos e Doaes Efetuados da Declarao de Ajuste Anual, devem ser informados o nome e o nmero de inscrio no CPF de todos os beneficirios da penso e o valor total pago no ano, mesmo que tenha sido descontado pelo empregador em nome de apenas um dos beneficirios. (Lei n 9.250/95, artigos 4, inciso II, e 8, inciso II, alnea f; Decreto n 3.000/99, art. 78; IN RFB 867/2008) Pagamentos em Sentena Judicial que excedam a penso alimentcia: no so dedutveis os pagamentos estipulados em sentena judicial que excedam a penso alimentcia, somente dedutvel o valor pago como penso alimentcia. As quantias pagas decorrentes de sentena judicial para cobertura de despesas mdicas e com instruo, destacadas da penso, so

70

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


dedutveis sob a forma de despesas mdicas e despesas com instruo dos alimentandos, desde que obedecidos os requisitos e limites legais. Os demais valores estipulados na sentena, tais como aluguis, condomnio, transporte, previdncia privada, no so dedutveis. Penso paga por liberalidade: as penses pagas por liberalidade, ou seja, sem deciso judicial ou acordo homologado judicialmente no so dedutveis por falta de previso legal. Penso descontada de rendimentos isentos: a penso alimentcia paga em cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente, ou por escritura pblica, em face das normas do Direito de Famlia, descontada de rendimentos isentos, pode ser deduzida dos rendimentos tributveis na Declarao de Ajuste Anual. Penso Alimentcia - Sentena Estrangeira: o contribuinte pode deduzir a penso alimentcia paga em cumprimento de sentena estrangeira, alm do efetivo pagamento da penso alimentcia, exige a lei que a penso seja paga em cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente. Assim, a penso alimentcia paga em virtude de sentena proferida no exterior pode ser deduzida do rendimento bruto, desde que o contribuinte faa prova de sua homologao no Brasil pelo Superior Tribunal de Justia (STJ), conforme determina o art. 105, inciso I, alnea i, da Constituio Federal, includo pela Emenda Constitucional n 45/2004.

5.4 Dedues contabilizadas no Livro-Caixa O contribuinte que receber rendimentos do trabalho no-assalariado, o titular de servios notariais e de registro e o leiloeiro podem deduzir da receita decorrente do exerccio da respectiva atividade as seguintes despesas escrituradas em livro Caixa: a remunerao paga a terceiros, desde que com vnculo empregatcio, e os respectivos encargos trabalhistas e previdencirios; os emolumentos pagos a terceiros, assim considerados os valores referentes retribuio pela execuo, pelos serventurios pblicos, de atos cartorrios, judiciais e extrajudiciais; as despesas de custeio pagas, necessrias percepo da receita e a manuteno da fonte produtora.

No so despesas dedutveis: as quotas de depreciao de instalaes, mquinas e equipamentos, bem como as despesas de arrendamento (leasing); as despesas de locomoo e transporte, salvo no caso de representante comercial autnomo, quando correrem por conta deste; as despesas relacionadas prestao de servios de transporte e aos rendimentos auferidos pelos garimpeiros.

As despesas de custeio escrituradas em Livro-Caixa podem ser deduzidas independentemente de as receitas serem oriundas de servios prestados como autnomo a pessoa fsica ou jurdica. (Lei n 9.250/95, art. 4, inciso I; Decreto n 3.000/99, art. 75; IN SRF 15/2001, art. 51). Despesas de Custeio: considera-se despesa de custeio aquela indispensvel percepo da receita e manuteno da fonte produtora, como aluguel, gua, luz, telefone, material de expediente ou de consumo. O valor das despesas dedutveis, escrituradas em livro Caixa, est limitado ao valor da receita mensal recebida de pessoa fsica ou jurdica.

71

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

No caso de as despesas escrituradas no livro Caixa excederem as receitas recebidas por servios prestados como autnomo a pessoa fsica e jurdica em determinado ms, o excesso pode ser somado s despesas dos meses subseqentes at dezembro do ano-calendrio. O excesso de despesas existente em dezembro no deve ser informado nesse ms nem transposto para o prximo ano-calendrio. Servios prestados a Pessoas Fsicas e Jurdicas: as despesas de custeio escrituradas no livro Caixa podem ser deduzidas independentemente de as receitas serem oriundas de servios prestados como autnomo a pessoa fsica ou jurdica. O profissional autnomo pode escriturar o livro Caixa para deduzir as despesas de custeio, necessrias percepo da receita e manuteno da fonte produtora. Receita e despesa devem manter correlao com a atividade, independentemente se a prestao de servios foi feita para pessoas fsicas ou jurdicas. O excesso de dedues apurado no ms pode ser compensado nos meses seguintes, at dezembro. O excedente de que trata o pargrafo anterior, porventura existente no final do anocalendrio, no pode ser transposto para o ano seguinte. Servios Notariais e de Registro: o alcance da expresso "servios notariais e de registro", inserida no caput do art. 11 da Lei n 7.713/88 abrange apenas os titulares dos servios notariais e de registros em geral, exercidos em carter privado, por delegao do Poder Pblico, no se estendendo s pessoas que para eles trabalham, assalariados ou autnomos.

O Livro-Caixa pode ser escriturado em formulrio contnuo, sendo permitida a escriturao fiscal do livro Caixa pelo sistema de processamento eletrnico, em formulrios contnuos, com suas subdivises numeradas em ordem seqencial ou tipograficamente. Aps o processamento, os impressos devem ser destacados e encadernados em forma de livro, lavrados os termos de abertura e de encerramento em que conste, no termo de abertura, o nmero de folhas j escrituradas, no contendo intervalo em branco, nem entrelinhas, borraduras, raspaduras ou emendas. A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza o programa Carn-leo que permite a escriturao do Livro-Caixa pelo sistema de processamento eletrnico no stio http://www.receita.fazenda.gov.br Quanto a comprovao das despesas lanadas no Livro-Caixa tem-se que no podem ser aceitos tquetes de caixa, recibos no identificados e documentos semelhantes para comprovar despesas no livro Caixa, para que tais despesas sejam dedutveis, o documento fiscal deve conter a perfeita identificao do adquirente e das despesas realizadas, sendo que estas devem ser necessrias e indispensveis manuteno da fonte produtora dos rendimentos. Despesas com transporte, locomoo, combustvel: as despesas com transporte, locomoo, combustvel, estacionamento e manuteno de veculo prprio no so consideradas necessrias percepo da receita e dedutveis no livro Caixa, referidas despesas no so dedutveis, com exceo das efetuadas por representante comercial autnomo quando correrem por conta deste. Aquisio de bens ou direitos: apenas o valor relativo s despesas de consumo dedutvel no livro Caixa. Deve-se, portanto, identificar quando se trata de despesa ou de aplicao de capital. So despesas dedutveis as quantias despendidas na aquisio de bens prprios para o consumo, tais como material de escritrio, de conservao, de limpeza e de produtos de qualquer natureza usados e consumidos nos tratamentos, reparos, conservao. Considera-se aplicao de capital o dispndio com aquisio de bens necessrios manuteno da fonte produtora, cuja vida til ultrapasse o perodo de um exerccio, e que no sejam consumveis, isto , no se extingam com sua mera utilizao. Por exemplo, os valores despendidos na instalao de escritrio ou consultrio, na aquisio e instalao de mquinas, equipamentos, instrumentos, mobilirios etc. Tais bens devem ser informados na Declarao de Bens e Direitos da declarao de rendimentos pelo preo de aquisio e, quando alienados, deve-se apurar o ganho de capital.

72

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Arrendamento Mercantil e Depreciao de Bens: no podem ser deduzidos os gastos com arrendamento mercantil e com depreciao de bens, o art. 34 da Lei n 9.250/95 veda a deduo dessas despesas. Imvel utilizado para profisso e residncia: podem ser deduzidas a quinta parte das despesas com aluguel, energia, gua, gs, taxas, impostos, telefone, telefone celular, condomnio, quando o imvel utilizado para a atividade profissional tambm residncia, quando no se possa comprovar quais as oriundas da atividade profissional exercida. No so dedutveis os dispndios com reparos, conservao e recuperao do imvel quando este for de propriedade do contribuinte. Em relao ao telefone, esse critrio aplica-se tambm quando a assinatura for comercial. (Parecer Normativo CST n 60/1978) Benfeitorias em imvel locado: as despesas com benfeitorias e melhoramentos efetuadas pelo locatrio profissional autnomo, que contratualmente fizerem parte como compensao pelo uso do imvel locado, so dedutveis no ms de seu dispndio, como valor locativo, desde que tais gastos estejam comprovados com documentao hbil e idnea e escriturados em livro Caixa. Livros, jornais, revistas, roupas especiais: o profissional autnomo pode deduzir as despesas com aquisio de livros, jornais, revistas, roupas especiais. Caso o profissional exera funes e atribuies que o obriguem a comprar roupas especiais e publicaes necessrias ao desempenho de suas funes e desde que os gastos estejam comprovados com documentao hbil e idnea e escriturados em livro Caixa. (Parecer Normativo CST n 60/1978) Contribuio a Sindicatos e Associaes: as contribuies a sindicatos de classe, associaes cientficas e outras associaes podem ser deduzidas desde que a participao nas entidades seja necessria percepo do rendimento e as despesas estejam comprovadas com documentao hbil e idnea e escrituradas em livro Caixa. Pagamentos efetuados a terceiros: so dedutveis os pagamentos efetuados por profissional autnomo a terceiros. O profissional autnomo pode deduzir no livro Caixa os pagamentos efetuados a terceiros com quem mantenha vnculo empregatcio. Podem tambm ser deduzidos os pagamentos efetuados a terceiros sem vnculo empregatcio, desde que caracterizem despesa de custeio necessria percepo da receita e manuteno da fonte produtora.

O autnomo que prestou servios exclusivamente a pessoa jurdica e escriturou o livro Caixa deve incluir o rendimento recebido no quadro Rendimentos Tributveis Recebidos de Pessoas Jurdicas, da Declarao de Ajuste Anual. As dedues, limitadas ao valor dos rendimentos de trabalho no assalariado recebidos, devem ser includas na coluna C do quadro Rendimentos Recebidos de Pessoas Fsicas e do Exterior, deixando em branco as demais colunas desse quadro. Servios pagos a terceiros prestados em anos anteriores: os pagamentos efetuados por profissional autnomo a terceiros correspondentes a servios prestados em anos anteriores podem ser deduzidos no ms de sua quitao, no obstante se referirem a servios prestados em anos anteriores, desde que escriturados em livro Caixa. Propaganda da atividade profissional: as despesas com propaganda da atividade profissional so dedutveis desde que a propaganda se relacione com a atividade profissional da pessoa fsica e estes gastos estejam escriturados em livro Caixa e comprovados com documentao idnea. (Parecer Normativo Cosit 358/1970) Congressos e Seminrios: os gastos relativos a participao em congressos e seminrios por profissional autnomo so dedutveis. As despesas efetuadas para comparecimento a encontros cientficos, como congressos, seminrios, entre outros, se necessrias ao

73

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


desempenho da funo desenvolvida pelo contribuinte, observada, ainda, a sua especializao profissional, podem ser deduzidas, tais como os valores relativos a taxas de inscrio e comparecimento, aquisio de impressos e livros, materiais de estudo e trabalho, hospedagem, transporte, desde que esses dispndios sejam escriturados em livro Caixa, comprovados por documentao hbil e idnea e no sejam reembolsados ou ressarcidos. O contribuinte deve guardar o certificado de comparecimento dado pelos organizadores desses encontros. 5.5 Dedues com instruo do declarante e de seus dependentes Tais despesas foram limitadas, individualmente a R$ 2.830,94 para o ano calendrio de 2010, ano exerccio de 2011, no havendo ainda informao da SRF acerca dos limites para o ano calendrio 2011, ano exerccio 2012, imagina-se que passe a ser equivalente a R$ 2.958,23 Despesas com instruo Deduo: so dedutveis os pagamentos de despesas com instruo do contribuinte e de seus dependentes, efetuados a estabelecimentos de ensino, relativamente educao infantil, compreendendo as creches e as pr-escolas; ao ensino fundamental; ao ensino mdio; educao superior, compreendendo os cursos de graduao e de psgraduao (mestrado, doutorado e especializao); educao profissional, compreendendo o ensino tcnico e o tecnolgico. Despesas com instruo Limite: as dedues de despesas com instruo esto sujeitas ao limite anual individual de R$ 2.958,23 para o ano-calendrio de 2011. O valor dos gastos que ultrapassar esse limite no pode ser aproveitado nem mesmo para compensar gastos de valor inferior efetuados com o prprio contribuinte ou com outro dependente ou alimentando. Mensalidades e Anuidades: o limite global para a deduo de despesas com instruo compreende somente o pagamento de mensalidade e anuidade escolar, no se enquadram no conceito de despesas com instruo, por exemplo, as efetuadas com uniforme, transporte, material escolar e didtico, com a aquisio de mquina de calcular e microcomputador. (IN SRF 15/2001, art. 40) Educao Infantil: a educao infantil aquela que precede o ensino fundamental obrigatrio, oferecida em creches ou entidades equivalentes e pr-escolas, compreendendo as despesas efetuadas com a educao de menores na faixa etria de zero a seis anos de idade. Curso de Especializao: considera-se curso de especializao aquele que se realiza aps a graduao em curso superior e atende s exigncias de instituies de ensino. Nesse conceito enquadram-se, por exemplo, os cursos de psgraduao lato sensu. (IN SRF 15/2001, art. 41, 4, inciso II) Curso Profissionalizante - Tcnico: a educao profissional compreende os seguintes nveis: a) tcnico, destinado a proporcionar habilitao profissional a alunos matriculados ou egressos de ensino mdio, e cuja titulao pressupe a concluso da educao bsica de 11 anos; b) tecnolgico, corresponde a cursos de nvel superior na rea tecnolgica, destinados a egressos do ensino mdio e tcnico. (IN SRF 15/2001, art. 41, 5) Creche: as despesas com creche podem ser deduzidas como instruo, esses gastos so considerados despesas com instruo, obedecidos aos limites e condies legais.

O contribuinte pode deduzir despesas de instruo com filho ou enteado dependente, com idade at 21 anos, ou 24 anos se estiver cursando estabelecimento de nvel superior ou escola tcnica de segundo grau. Caso o dependente tenha rendimentos prprios, estes devem ser somados aos do responsvel na apresentao da declarao anual.

74

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

Ocorrendo o divrcio ou separao judicial durante o ano-calendrio, o contribuinte que no detm a guarda dos filhos pode deduzir as despesas com instruo com eles efetuadas antes do divrcio desde que os filhos figurem como dependentes na declarao do ano-calendrio relativo ao divrcio. Importante considerar algumas situaes especficas acerca da deduo de despesas com instruo: Neto, Bisneto, Irmo, Primo, Sobrinho: o contribuinte que pague instruo de neto, bisneto, irmo, primo ou sobrinho no pode deduzir essas despesas tendo em vista que o lao de parentesco, bem como o efetivo pagamento das despesas com a instruo dessas pessoas, no so condies suficientes para permitir sua deduo pelo parente que suporta o encargo. Esta s permitida quando o beneficiado possa ser enquadrado na condio de dependente do contribuinte. Podem ser dedutveis as despesas com instruo de irmo, neto ou bisneto, sem arrimo dos pais, at 21 anos, desde que o contribuinte detenha a guarda judicial, ou de qualquer idade, quando incapacitado fsica ou mentalmente para o trabalho. No caso de irmo, neto ou bisneto sem arrimo dos pais, com idade de 21 a 24 anos, a deduo possvel se o dependente ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola tcnica de 2 grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial at os 21 anos. No caso de primo ou sobrinho, pode ser feita a deduo somente quando esse se enquadrar como menor pobre e desde que o contribuinte o crie e eduque, at que complete 21 anos e detenha sua guarda judicial. Menor Pobre: as despesas com instruo de menor pobre podem ser deduzidas desde que o contribuinte crie e eduque o menor pobre, at que este complete 21 anos, e detenha a guarda judicial nos termos da Lei n 8.069/90 (ECA). (IN SRF n 15/2001, art. 39, 2) Despesas com instruo - Sentena Judicial: as despesas com instruo pagas em face das normas do Direito de Famlia, em virtude de sentena judicial, esto sujeitas ao limite anual de deduo com instruo. Dissertaes e Teses: as despesas relativas elaborao de dissertao de mestrado ou tese de doutorado tais como contratao de estagirios, computao eletrnica de dados, papel, fotocpia, datilografia, traduo de textos, impresso de questionrios e de tese elaborada, gastos postais, no so consideradas despesas de instruo no podem ser deduzidas como gastos com instruo. (IN SRF 15/2001, art. 40, inciso I) Enciclopdias, Livros, Publicaes e Materiais Tcnicos: as despesas com a aquisio de enciclopdias, livros, publicaes e materiais tcnicos no podem ser deduzidas na Declarao de Ajuste Anual. (IN SRF 15/2001, art. 40, inciso II) Cursos Preparatrios para concursos ou vestibulares: os pagamentos de cursos preparatrios para concursos ou vestibulares, bem como as respectivas taxas de inscrio, no podem ser deduzidos como despesas de instruo por falta de previso legal. Idioma, Msica, Dana, Esporte, Corte e Costura: os pagamentos de aulas de idioma estrangeiro, msica, dana, natao, ginstica, dico, corte e costura, aulas de trnsito, tnis ou pilotagem no podem ser deduzidos como despesas com instruo por falta de previso legal.(IN SRF 15/2001, art. 40, incisos III e V) Menor em Instituio Beneficente: as despesas efetuadas com instruo de menor internado em instituio que crie e eduque desvalidos e abandonados no podem ser deduzidas, ainda que sejam destinados ao custeio de sua educao. (IN SRF 15/2001, art. 40, inciso VI; Parecer Normativo n 172/1974)

75

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Contribuio Associao de Pais e Mestres: as contribuies pagas s Associaes de Pais e Mestres no so consideradas despesas com instruo, no se enquadrando no referido conceito. (IN SRF 15/2001, art. 40, inciso VII) Despesas de Instruo - Remessa para o Exterior: o valor dos recursos remetidos para dependente que estude no exterior pode ser deduzido como despesas de instruo na declarao do contribuinte, sendo que podem ser deduzidos apenas os valores relativos a despesas de instruo, em estabelecimentos de ensino regular, comprovadas por meio de documentao hbil, realizadas no exterior com dependentes, observados os requisitos e o limite previstos na legislao. Os pagamentos efetuados em moeda estrangeira devem ser convertidos em dlares dos Estados Unidos da Amrica, pelo seu valor fixado pela autoridade monetria do pas no qual as despesas foram realizadas, na data do pagamento e, em seguida, em reais mediante utilizao do valor do dlar dos Estados Unidos da Amrica, fixado para venda pelo Banco Central do Brasil para o ltimo dia til da primeira quinzena do ms anterior ao do pagamento. O valor do imposto sobre a renda retido sobre a remessa no pode ser computado como despesa com instruo nem pode ser considerado para fins de compensao na declarao de rendimentos da pessoa que suporta o encargo. (IN SRF 15/2001, art. 42; Parecer Normativo CST n 31/1977) Viagens e Estadas para estudo: no so dedutveis como instruo os gastos com viagens e estadas feitos pelo contribuinte, com ele prprio ou com seus dependentes, a fim de estudar ou estagiar no Brasil ou no exterior. Tais despesas no so dedutveis por falta de previso legal. (IN SRF 15/2001, art. 42, 1) Filho que trancou matrcula na Faculdade: o art. 35 da Lei n 9.250/95 dispe que o filho pode ser considerado dependente at 24 anos, quando estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola tcnica de 2 grau; assim, o filho que manteve a matrcula trancada durante todo o ano de 2010 no pode ser considerado dependente na declarao. Despesas com Instruo Auxlio: contribuinte assalariado que recebe do empregador ou de entidade a que esteja filiado, auxlio para pagar despesas com instruo prpria e de seus dependentes, pode deduzir o total das despesas efetivamente realizadas, mas as importncias recebidas para esse fim se constituem em rendimento tributvel, qualquer que tenha sido a designao adotada pelo empregador para intitular essas vantagens, inclusive na hiptese de a empresa optar pelo reembolso diretamente aos empregados e filhos destes dos seus gastos com educao. (Decreto n 3.000/99, art. 43, inciso I) Despesas com instruo Ressarcimento: no dedutveis os valores ressarcidos pelo empregado, por motivo de resciso contratual, ao empregador que patrocinava suas despesas com instruo. No se consideram despesas com instruo as importncias pagas a ttulo de indenizao por perdas e danos, por no cumprimento de clusula contratual, no sendo, portanto, dedutveis na declarao da pessoa fsica que efetua o ressarcimento. Crdito Educativo: o pagamento do valor do crdito educativo no pode ser deduzido como despesa com instruo por falta de previso legal. O crdito educativo caracteriza-se como emprstimo oneroso, com nus e encargos prprios desses contratos. Observe-se que o valor pago instituio de ensino, ainda que com recursos do crdito educativo, pode ser deduzido como despesa com instruo, no ano do efetivo pagamento dessa despesa. Construo de escola em imvel rural: os gastos com construo de escola em imvel do contribuinte, onde este exerce atividade rural, assim como os dispndios com pagamento de professor, para atender ao funcionamento dessa escola no podem ser deduzidos como despesas de instruo de menores pobres. Essas despesas integram os gastos ligados percepo dos rendimentos da atividade rural e so consideradas despesas para efeito de apurao do resultado dessa atividade.

76

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

5.6 Dedues com despesas mdicas As despesas mdicas ou de hospitalizao dedutveis restringem-se aos pagamentos efetuados pelo contribuinte para o seu prprio tratamento ou o de seus dependentes relacionados na declarao de Ajuste Anual, incluindo-se os alimentandos, em razo de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente, ou por escritura pblica. Consideram-se despesas mdicas ou de hospitalizao os pagamentos efetuados a mdicos de qualquer especialidade, dentistas, psiclogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudilogos, hospitais, e as despesas provenientes de exames laboratoriais, servios radiolgicos, aparelhos ortopdicos e prteses ortopdicas e dentrias. No caso de despesas com aparelhos ortopdicos e prteses ortopdicas e dentrias, exige-se a comprovao com receiturio mdico ou odontolgico e nota fiscal em nome do beneficirio. Consideram-se tambm despesas mdicas ou de hospitalizao: os pagamentos efetuados a empresas domiciliadas no Brasil destinados cobertura de despesas com hospitalizao, mdicas e odontolgicas, bem como a entidades que assegurem direito de atendimento ou ressarcimento de despesas da mesma natureza; as despesas de instruo de deficiente fsico ou mental, desde que a deficincia seja atestada em laudo mdico e o pagamento efetuado a entidades destinadas a deficientes fsicos ou mentais.
Ateno: a deduo dessas despesas condicionada a que os pagamentos sejam especificados, informados na Relao de Pagamentos e Doaes Efetuados da Declarao de Ajuste Anual, e comprovados, quando requisitados, com documentos originais que indiquem o nome, endereo e nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) de quem os recebeu. Admite-se que, na falta de documentao, a comprovao possa ser feita com a indicao do cheque nominativo com que foi efetuado o pagamento.

As despesas mdicas ou de hospitalizao realizadas no exterior tambm so dedutveis, desde que devidamente comprovadas com documentao idnea. Os pagamentos efetuados em moeda estrangeira devem ser convertidos em dlares dos Estados Unidos da Amrica, pelo seu valor fixado pela autoridade monetria do pas no qual as despesas foram realizadas, na data do pagamento e, em seguida, em reais mediante utilizao do valor do dlar dos Estados Unidos da Amrica, fixado para venda pelo Banco Central do Brasil para o ltimo dia til da primeira quinzena do ms anterior ao do pagamento. No so dedutveis as despesas referentes a acompanhante, inclusive de quarto particular utilizado por este. As despesas de internao em estabelecimento geritrico so dedutveis a ttulo de hospitalizao apenas se o referido estabelecimento se enquadrar nas normas relativas a estabelecimentos hospitalares editadas pelo Ministrio da Sade e tiver a licena de funcionamento aprovada pelas autoridades competentes. No so admitidas dedues de despesas mdicas ou de hospitalizao que estejam cobertas por aplices de seguro ou quando ressarcidas, por qualquer forma ou meio, por entidades de qualquer espcie, nacionais ou estrangeiras. Exame de DNA: os gastos com exame de DNA para investigao de paternidade no so dedutveis como despesa mdica na Declarao de Ajuste Anual, o exame de DNA para investigao de paternidade no considerado despesa mdica para fins tributrios.

77

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

Internao hospitalar em residncia: dedutvel a despesa com internao hospitalar efetuada na residncia do paciente somente se essa despesa integrar a fatura emitida por estabelecimento hospitalar. Aparelhos e Prteses Ortopdicas: consideram-se aparelhos ortopdicos e prteses ortopdicas pernas e braos mecnicos, cadeiras de rodas, andadores ortopdicos, palmilhas e calados ortopdicos, e qualquer outro aparelho ortopdico destinado correo de desvio de coluna ou defeitos dos membros ou das articulaes. (IN SRF 15/2001, art. 43, 7) Marcapasso: as despesas com o marcapasso dedutvel desde que o seu valor esteja includo na conta hospitalar ou na conta emitida pelo profissional. Parafusos e Placas: so considerados dedutveis os gastos com parafusos e placas nas cirurgias ortopdicas ou odontolgicas, contanto que integrem a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar, ou pelo profissional. Prtese Dentria: enquadram-se no conceito de prtese dentria os aparelhos que substituem dentes, tais como dentaduras, coroas, pontes. Colocao e manuteno de aparelhos ortodnticos: o gasto com colocao e manuteno de aparelho ortodntico dedutvel como despesa mdica desde que comprovado. Entretanto, o gasto com a aquisio do aparelho ortodntico somente dedutvel se integrar a conta emitida pelo profissional. Lente intra-ocular: o gasto com colocao de lente intra-ocular em cirurgia de catarata pode ser considerado como despesa mdica. O valor referente lente dedutvel se integrar a conta emitida pelo profissional ou estabelecimento hospitalar. (Parecer Normativo CST n 36/1977) Transfuso de sangue e Exames laboratoriais: so dedutveis os gastos com transfuso de sangue, bem como os pagamentos feitos a laboratrios de anlises clnicas e radiolgicas, correspondentes a servios prestados ao contribuinte e seus dependentes, desde que tais servios sejam prestados por profissionais legalmente habilitados (mdicos e dentistas) ou por empresas especializadas constitudas por esses profissionais. Assistente Social, Massagista e Enfermeiro: podem ser deduzidos os pagamentos feitos a assistente social, massagista e enfermeiro desde que por motivo de internao do contribuinte ou de seus dependentes e integrem a fatura emitida pelo estabelecimento hospitalar. Seguro-sade: no existe limite para deduo dos pagamentos efetuados pelo contribuinte a instituies que oferecem cobertura de despesas mdico-hospitalares, comumente denominadas de seguro-sade. Pode ser deduzido o total dos valores das prestaes mensais pagas para participao em planos de sade que assegurem direitos de atendimento ou ressarcimento de despesas de natureza mdica, odontolgica ou hospitalar, prestado por empresas domiciliadas no Brasil, em benefcio prprio ou de seus dependentes relacionados na Declarao de Ajuste Anual. Essa deduo pode ser usufruda pelo contribuinte pessoa fsica, quer o contrato de prestao de planos de sade seja efetuado diretamente entre o participante e a empresa prestadora ou entre esta e a empresa empregadora do participante, desde que os pagamentos sejam desembolsados pelo contribuinte. A deduo a esse ttulo condicionada a que os pagamentos sejam especificados, informados na Relao de Pagamentos e Doaes Efetuados da Declarao de Ajuste Anual, e, quando requisitados, comprovados com documentao contendo o nome, o endereo e o nmero de inscrio no CNPJ da empresa, podendo, na sua falta, ser feita indicao do cheque nominativo com que se efetuou o pagamento.

78

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


Despesas mdicas ressarcimento: empregados que tenham despesas mdicas pagas pelos empregadores e sofrem desconto parcelado dessas despesas em seus salrios podem deduzir os valores descontados. Os desembolsos relativos despesa mdica ou dentria ocorridos no ano podem ser deduzidos pelo contribuinte que suporta o encargo, desde que os descontos venham devidamente discriminados no documento da fonte pagadora. Despesas mdicas reembolso: informao na declarao de rendimentos as despesas mdicas pagas pelo contribuinte, mas reembolsadas pelo empregador ou empresa de segurosade: se o reembolso for parcial, o valor a ser lanado como despesa mdica a diferena entre o valor gasto e o reembolsado. Na Relao de Pagamentos e Doaes Efetuados da declarao deve sempre ser informado o valor total da despesa paga. Portador de Deficincia - despesas com instruo: as despesas com instruo de portador de deficincia fsica ou mental devem ser declaradas como despesas mdicas. Para o portador de deficincia fsica ou mental, exigido laudo mdico atestando o estado de deficincia, e os pagamentos devem ser feitos a entidades especializadas para esse fim. (IN SRF 15/2001, art. 44) Medicamentos: os gastos com medicamentos no podem ser deduzidos como despesas mdicas, a no ser que integrem a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar. Deduo de despesa com parto na declarao do marido: as despesas mdico-hospitalares, em decorrncia de parto, podem ser deduzidas pelo marido quando a mulher faz declarao em separado no podem ser deduzidas pelo outro quando este apresenta declarao em separado. Contudo, como se trata de despesas necessrias ao parto de filho comum, as importncias despendidas podem ser deduzidas por qualquer dos dois. Plano de Sade - declarao em separado: o contribuinte, titular de plano de sade, no pode deduzir o valor integral pago ao plano, incluindo os valores referentes ao cnjuge e aos filhos quando estes declarem em separado, pois somente so dedutveis na declarao os valores pagos a planos de sade de pessoas fsicas consideradas dependentes perante a legislao tributria e includas na declarao do responsvel em que forem consideradas dependentes. Filho no dependente na Declarao: so dedutveis as despesas mdicas e com instruo de filho no includo como dependente na declarao de ajuste de quem efetuou o pagamento dessas despesas. Como regra geral, somente so dedutveis na declarao as despesas mdicas e com instruo de pessoas fsicas consideradas dependentes perante a legislao tributria e includas na declarao do responsvel em que for considerado dependente, contudo, podem ser deduzidas na declarao as despesas mdicas e com instruo: a) pagas pelo declarante referentes a alimentandos desde que em cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente, ou por escritura pblica, observados os limites legais; b) referentes a filho que esteja sendo declarado como dependente por um dos cnjuges ainda que os recibos tenham sido emitidos em nome de outro cnjuge. Passagem e Hospedagem para tratamento mdico: no so dedutveis os gastos efetuados com passagem e hospedagem no Brasil ou no exterior para fins de tratamento mdico ou hospitalar pelo contribuinte ou dependente, por falta de previso legal. Mdico no exterior: so dedutveis os gastos efetuados com mdico no-residente no Brasil, desde que tais despesas sejam comprovadas.

79

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


5.7 Dedues aplicveis aos rendimentos de aluguis Nos termos da legislao aplicvel, podem ser excludos do valor do aluguel recebido, quando o encargo tenha sido exclusivamente do locador, as quantias relativas a: impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento; aluguel pago pela locao de imvel sublocado; despesas pagas para cobrana ou recebimento do rendimento; e despesas de condomnio.

Admite-se tambm, desde que o encargo tenha sido do locador, a deduo das quantias relativas ao pagamento do IPTU relativo ao imvel locado, independentemente se a percepo dos rendimentos ocorreu durante todo o ano ou somente em parte dele, ou ainda, que o imposto tenha sido pago vista ou parcelado, desde que dentro do ano-calendrio em que o rendimento de aluguel foi recebido. possvel que o proprietrio que aluga seu imvel e por sua vez paga aluguis como locatrio reduza do montante dos aluguis recebidos o valor dos aluguis pagos a terceiros. Contudo, em razo da ausncia de previso normativa, no so admitidas as seguintes dedues: despesas com advogado para retirar inquilino; despesas com a realizao de reformas no imvel para futura locao;

5.8 Outras dedues Dedues no Servio de Transporte: o contribuinte que auferir rendimentos da prestao de servios de transporte de carga ou de passageiros, em veculo prprio, no pode tributar rendimentos em percentual inferior a 40% e 60%, respectivamente, utilizando como deduo do livro Caixa o percentual excedente, pois constitui rendimento mnimo a ser tributado 40% do rendimento total decorrente do transporte de carga e 60% do rendimento total decorrente do transporte de passageiros. O valor no tributado considerado renda consumida, no podendo justificar acrscimo patrimonial, nem ser considerado despesa dedutvel escriturada em livro Caixa, tendo em vista a vedao legal. Doaes para Partidos Polticos e para Campanhas Eleitorais: as doaes efetuadas a candidatos a cargos eletivos, a comits financeiros de partidos polticos e a partidos polticos, no ano-calendrio de 2008, no podem ser deduzidas, por falta de previso legal. No entanto, o doador dever relacionar na Declarao de Ajuste Anual todas as doaes efetuadas, informando o nmero de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) e o nome empresarial do candidato a cargo eletivo, do comit financeiro de partido poltico ou do partido poltico a quem efetuou doaes e o valor doado. As doaes para campanhas eleitorais, efetuadas por pessoas fsicas a candidatos a cargos eletivos e a comits financeiros de partidos polticos, ficam limitadas a 10% dos rendimentos brutos auferidos no ano anterior eleio. (Lei n 9.096/95, art. 39; Lei n 9.504/97, arts. 23, caput e 1, inciso II e 27; Resoluo TSE n 22.250/2006, art. 14; Portaria Conjunta SRF/STE n 74/2006; IN Conjunta SRF/TSE n 609/2006 e IN Conjunta SRF/TSE n 685/2006) Advogados e Despesas Judiciais: os honorrios advocatcios e as despesas judiciais podem ser diminudos dos rendimentos tributveis, no caso de rendimentos recebidos acumuladamente, desde que no sejam ressarcidas ou indenizadas sob qualquer forma. Da mesma maneira, os gastos efetuados anteriormente ao recebimento dos rendimentos podem ser diminudos quando

80

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


do recebimento dos rendimentos. Os honorrios advocatcios e as despesas judiciais pagos pelo contribuinte devem ser proporcionalizados conforme a natureza dos rendimentos recebidos em ao judicial, isto , entre os rendimentos tributveis, os sujeitos a tributao exclusiva e os isentos e no-tributveis. O contribuinte deve informar como rendimento tributvel o valor recebido, j diminudo do valor pago ao advogado, independentemente do modelo de formulrio utilizado. Caso utilize a Declarao de Ajuste Anual no modelo completo, deve preencher a Relao de Pagamentos e Doaes Efetuados, informando o nome, o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) e o valor pago ao beneficirio do pagamento. Honorrios Advocatcios pagos em outros exerccios: os honorrios advocatcios devem ser deduzidos no anocalendrio em que os rendimentos decorrentes de deciso judicial foram recebidos, e informados na Relao de Doaes e Pagamentos Efetuados da Declarao de Ajuste Anual nos anos-calendrio em que tais honorrios forem pagos. Doaes - Entidades Filantrpicas de Educao: no so dedutveis as doaes efetuadas a entidades filantrpicas, de educao, de pesquisa cientfica ou de cultura, por falta de previso legal.

5.9 Redues do Imposto As redues do imposto configuram-se como verdadeiros incentivos fiscais para as pessoas fsicas. Enquanto as dedues representam recursos aplicados pelo contribuinte para atendimento de suas necessidades pessoais e familiares (dedues de despesas mdicas) e profissionais (despesas do LivroCaixa), as redues do imposto calculado caracterizam-se como recursos empregados, pelo cidado, para atendimento aos interesses da coletividade, a exemplo do auxlio aos menores. As regras sobre incentivos fiscais da pessoa fsica constam do Decreto n 6.180/2007 e Decreto n 2.259/1997, assim como da IN SRF 258/2002. Podem ser deduzidas do imposto calculado, as contribuies, doaes, patrocnios e investimentos efetuados pelo contribuinte, relativos a atividades de cunho social ou cultural, como forma de incentivo efetivao de tais atividades. Essas dedues so cabveis na apurao anual do imposto de renda e seu somatrio limitado a 6% do valor do imposto calculado. Observe-se que mesmo que haja direito restituio, pode-se efetuar a doao, pois a restituio vir a maior. Entre as referidas redues do imposto de renda podem ser mencionadas as contribuies para apoio criana e aos adolescentes; contribuies para apoio cultura; contribuies para apoio s atividades audiovisuais, contribuies para apoio ao desporto e ao paradesporto; e contribuio patronal ao INSS relativa ao empregado domstico. Determinado contribuinte apurou no ano calendrio de 2010, ano exerccio de 2011, rendimentos tributveis no importe de R$ 100.000,00. Neste mesmo perodo efetuou contribuies regulares em apoio s crianas e adolescentes, cultura, s atividades audiovisuais e ao desporto, no valor anual total de R$ 1.000,00. Recolheu ainda contribuio patronal em benefcio de sua empregada domstica regularmente no valor total anual de R$ 777,60. A apurao do imposto devido observar o que segue:

Imposto Devido 01 = (base de clculo x alquota) (parcela a deduzir) Imposto Devido 01 = (100.000,00 x 27,5%) (8.313,86) Imposto Devido 01 = 27.500,00 - 8.313,86 = 19.186,14 Imposto Devido 01 = R$ 19.186,14 Imposto Devido 02 = (imposto devido 01) (redues de incentivo) (redues INSS patronal)

81

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

Redues de Incentivo = (6% x imposto devido 01) Redues de Incentivo = (6% x 19.186,14) = 1.151,17 Incentivos praticados = 1.000,00 (deduo admitida) Reduo INSS patronal pretendida = R$ 777,60 Limite legal admitido (6%) = 1.151,17 1.000,00 = 151,17 Redues INSS patronal admitida = 151,17 Imposto Devido 02 = (19.186,14) (1.000,00) (151,17) = 18.034,97 5.10 Compensaes do imposto de renda Podem ser compensados do imposto devido os impostos j pagos durante o ano calendrio relativos a imposto retido na fonte sobre rendimentos sujeitos ao ajuste anual; imposto pago atravs do CarnLeo; imposto pago no exterior conforme regra de limite (diferena entre o valor devido com os rendimentos do exterior e o devido sem os rendimentos do exterior); e recolhimentos complementares. No possvel a compensao na declarao de ajuste anual do saldo de imposto a pagar com crditos tributrios existentes em seu favor (saldo a restituir apurado em exerccios anteriores), pois no h previso legal para esta compensao. As compensaes so efetuadas pelo valor original pago sem qualquer atualizao e sem cmputo das multas, quando houver. Esse procedimento no se considera injusto para o sujeito passivo, pois os rendimentos auferidos tambm no sofrem atualizao.

6. TRIBUTAO DOS GANHOS DE CAPITAL O ganho de capital, anteriormente denominado lucro imobilirio, a diferena positiva entre o valor de alienao de bens e direitos e seu custo de aquisio; havendo ganho de capital tributvel o contribuinte deve apurar e recolher o imposto quando da percepo do rendimento, em separado dos demais rendimentos porventura auferidos.

82

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

As informaes sobre o ganho de capital havido no ano calendrio devem ser prestadas na declarao de Ajuste Anual, mas no sofrem tributao no ajuste, nem tampouco o imposto pago pode ser compensado com o devido na declarao, tendo em vista que a tributao do ganho de capital definitiva. Todas as alienaes de bens e direitos so passveis de tributao, sejam onerosas (compra e venda, permuta, adjudicao desapropriao, dao em pagamento, promessa de compra e venda, cesso de direitos ou promessa de cesso de direitos) ou gratuitas (por sucesso causa mortis ou doao); tais operaes permitem pressupor que o alienante seja proprietrio do bem ou direito alienado ou prometido em alienao. Quando a lei estipula como fato gerador do ganho de capital a cesso de direitos, no est se referindo cesso de quaisquer direitos do bem, mas cesso do direito de propriedade. O ganho de capital uma tributao que incide sobre essas alienaes, paralelamente e de forma autnoma incidncia dos demais impostos de competncia dos demais entes polticos. A matria regida pela IN SRF 118/2000; IN SRF 84/2001; e IN SRF 599/2005. O transmitente ou alienante (vendedor, doador, esplio) do bem ou direito o titular do ganho de capital, mesmo se for pessoa no residente no Brasil. A exceo ocorre no caso de dissolues da sociedade conjugal (separao judicial ou divrcio) ou da unio estvel, em que o sujeito passivo o adquirente do bem ou direito, ou seja, o ex-cnjuge ou ex-conivente que recebe o bem. ganho de capital = valor de alienao custo de aquisio imposto devido = 15% x ganho de capital O imposto de renda incidente sobre o ganho de capital deve ser pago at o ltimo dia do ms subsequente quele em que o ganho houver sido apurado. Existem trs modos de apurao do ganho de capital: i) na alienao de bens e direitos adquiridos em moeda nacional; ii) na alienao de bens e direitos adquiridos em moeda estrangeira; e iii) na alienao de moeda estrangeira mantida em espcie. Nos termos da IN SRF 118/2000, esto sujeitas tributao dos ganhos de capital as operaes que importem: alienao, a qualquer ttulo, de bens ou direitos ou cesso ou promessa de cesso de direitos sua aquisio, tais como as realizadas por compra e venda, permuta, adjudicao, desapropriao, dao em pagamento, procurao em causa prpria, promessa de compra e venda, cesso de direitos ou promessa de cesso de direitos e contratos afins; transferncia a herdeiros e legatrios na sucesso causa mortis, a donatrios na doao, inclusive em adiantamento da legtima, ou atribuio a ex-cnjuge ou ex-convivente, na dissoluo da sociedade conjugal ou unio estvel, de direito de propriedade de bens e direitos adquiridos por valor superior quele pelo qual constavam na Declarao de Ajuste Anual do de cujus, do doador, do ex-cnjuge ou ex-convivente pelos valores informados na ltima declarao de quem os declarava; alienao de bens ou direitos e liquidao ou resgate de aplicaes financeiras, de propriedade de pessoa fsica, adquiridos, a qualquer ttulo, em moeda estrangeira.

So consideradas ISENTAS da tributao sobre o ganho de capital as seguintes operaes: indenizao da terra nua por desapropriao para fins de reforma agrria, conforme o disposto no 5 do art. 184 da CF/88;

83

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


indenizao por liquidao de sinistro, furto ou roubo, relativo ao objeto segurado; alienao, por valor igual ou inferior a R$ 440.000,00, do nico bem imvel que o titular possua, individualmente, em condomnio ou em comunho, independentemente de se tratar de terreno, terra nua, casa ou apartamento, ser residencial, comercial, industrial ou de lazer, e estar localizado em zona urbana ou rural, desde que no tenha efetuado, nos ltimos cinco anos, outra alienao de imvel a qualquer ttulo, tributada ou no, sendo o limite considerado em relao: a) parte de cada condmino ou co-proprietrio, no caso de bens possudos em condomnio, inclusive na unio estvel; b) ao imvel possudo em comunho, no caso de sociedade conjugal. ganho apurado na alienao de imveis adquiridos at 1969; a partir de 16/06/2005, o ganho auferido por pessoa fsica residente no Pas na venda de imveis residenciais, desde que o alienante, no prazo de 180 dias contado da celebrao do contrato, aplique o produto da venda na aquisio de imveis residenciais localizados no Pas.
Ateno: a opo pela iseno de que trata este item irretratvel e o contribuinte dever inform-la no respectivo demonstrativo da apurao dos ganhos de capital da declarao de Ajuste Anual. No caso de venda de mais de um imvel, o prazo de 180 dias ser contado da data de celebrao do contrato relativo primeira operao. A aplicao parcial do produto da venda implicar tributao do ganho proporcionalmente ao valor da parcela no aplicada. Ateno: no caso de aquisio de mais de um imvel, a iseno aplicar-se- ao ganho de capital correspondente apenas parcela empregada na aquisio de imveis residenciais, sendo que o contribuinte somente poder usufruir do benefcio de que trata este item uma vez a cada cinco anos, contados a partir da data da celebrao do contrato relativo operao de venda com o referido benefcio.

a) nas vendas a prestao e nas aquisies vista, aplica-se a iseno soma dos valores recebidos dentro do prazo de 180 dias, contado da data da celebrao do primeiro contrato de venda e at a data da aquisio do imvel residencial; b) nas vendas vista e nas aquisies a prestao, aplica-se a iseno aos valores recebidos vista e utilizados nos pagamentos dentro do prazo de 180 dias, contado da data da celebrao do primeiro contrato de venda; c) nas vendas e aquisies a prestao, aplica-se a iseno soma dos valores recebidos e utilizados para o pagamento das prestaes, ambos dentro do prazo de 180 dias, contado da data da celebrao do primeiro contrato de venda.
Ateno: no integram o produto da venda, para efeito do valor a ser utilizado na aquisio de outro imvel residencial, as despesas de corretagem pagas pelo alienante. Considera-se imvel residencial a unidade construda em zona urbana ou rural para fins residenciais, segundo as normas disciplinadoras das edificaes da localidade em que se situar. Ateno: a iseno aplica-se: i) aos contratos de permuta de imveis residenciais com torna; ii) a venda ou aquisio de imvel residencial em construo ou na planta. Contudo, o benefcio no aplicado: i) na hiptese de venda de imvel residencial com o objetivo de quitar, total ou parcialmente, dbito remanescente de aquisio a

84

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


prazo ou prestao de imvel residencial j possudo pelo alienante; ii) venda ou aquisio de terreno; iii) aquisio exclusiva de vaga de garagem.

alienao de bens ou direitos de pequeno valor (R$ 35.000,00), considerado em relao: a) ao valor do bem ou do conjunto dos bens ou direitos da mesma natureza, alienados em um mesmo ms, tais como automveis e motocicletas, imvel urbano e terra nua, quadros e esculturas; b) parte de cada condmino ou co-proprietrio, no caso de bens possudos em condomnio, inclusive na unio estvel; c) ao valor de cada um dos bens ou direitos possudos em comunho e ao valor do conjunto dos bens ou direitos da mesma natureza, alienados em um mesmo ms, no caso de sociedade conjugal.

transferncia a pessoas jurdicas, a ttulo de integralizao de capital, de bens ou direitos pelo valor constante na declarao de rendimentos. alienao de moeda estrangeira mantida em espcie, cujo total de alienaes, no anocalendrio, seja igual ou inferior ao equivalente a cinco mil dlares dos Estados Unidos da Amrica (MP n 2.158-35/2001, art. 24, 6, inciso II; IN SRF 118/2000, art. 14, inciso III).

Importante considerar algumas situaes especficas acerca da tributao sobre o ganho de capital: dissoluo da sociedade conjugal ou da unio estvel em que ocorre a transferncia de bens: na transferncia do direito de propriedade em decorrncia de dissoluo de sociedade conjugal ou da unio estvel, os bens e direitos podem ser avaliados pelo valor constante na ltima declarao de Bens e Direitos de quem os declarou, atualizado monetariamente at 31/12/1995, ou por valor superior quele declarado, observando-se que: a) se a transferncia dos bens ou direitos ao ex-cnjuge ou ex-convivente a quem foram atribudos os bens ou direitos foi em valor superior quele pelo qual constavam na ltima declarao antes da dissoluo da sociedade conjugal ou unio estvel, a diferena positiva tributada alquota de 15%. Para o clculo do ganho de capital em futura alienao deve ser considerada a data desta transferncia; b) se a transferncia foi pelo valor constante na ltima declarao de Bens e Direitos apresentada antes da dissoluo da sociedade conjugal ou unio estvel, no h ganho de capital no ato da transferncia, no havendo tributao.
Ateno: para as dissolues ocorridas a partir do ano calendrio de 1999 o imposto deve ser pago at o ltimo dia til do ms subseqente ao do trnsito em julgado da deciso judicial da partilha, sobrepartilha ou da lavratura da escritura pblica. O Darf do pagamento do imposto deve ser preenchido em nome do ex-cnjuge ou exconvivente ao qual o bem ou direito for atribudo e este deve pagar o imposto.

heranas ou legados em que ocorre a transferncia de bens: na transferncia do direito de propriedade por sucesso, nos casos de herana ou legado, os bens e direitos podem ser avaliados pelo valor constante na ltima Declarao de Bens e Direitos do de cujus, atualizado monetariamente at 31/12/1995, ou por valor superior quele declarado, observado o seguinte: a) se os bens ou direitos forem transferidos por valor superior ao anteriormente declarado, a diferena positiva entre o valor de transmisso e o valor constante na ltima Declarao de Bens e Direitos do de cujus ou o custo de aquisio, tributada

85

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO


alquota de 15%; nessa hiptese o contribuinte do imposto o esplio e o Darf do pagamento do imposto deve ser preenchido em nome do prprio esplio; b) se a transferncia for pelo valor constante na ltima Declarao de Bens e Direitos do de cujus, no existe ganho de capital no ato da transferncia; c) se a transferncia for pelo valor constante na ltima Declarao de Bens e Direitos do de cujus, no existe ganho de capital no ato da transferncia;
Ateno: a opo pelo valor constante na ltima declarao de Bens e Direitos do de cujus ou por valor superior a este ser feita em relao a cada um dos bens transferidos; cabendo ao herdeiro ou legatrio incluir os bens ou direitos em sua declarao de Bens e Direitos, pelo valor de transmisso, o qual constitui custo para efeito de apurao de ganho de capital numa eventual alienao futura.

doaes a terceiros de bens e direitos: a doao de bens ou direitos caracteriza alienao e sujeita-se apurao do ganho de capital, se efetuada por valor superior ao constante na ltima Declarao de Bens e Direitos do doador. A doao efetuada em dinheiro no caracteriza alienao, sendo que esta espcie de doao est sujeita comprovao da sua efetivao, bem como da disponibilidade econmico-financeira para tal liberalidade. tributao de bens e direitos alienados a prazo com quitao antecipada da dvida e concesso de desconto: o desconto obtido no constitui rendimento para o beneficirio e, de forma alguma, enseja ao alienante motivo para restituio de imposto caso tenha havido incidncia do imposto sobre a renda sobre o ganho obtido na alienao. alienao de bens e direitos com recebimento parcelado do valor do negcio: o ganho de capital apurado como alienao vista e o imposto deve ser pago de acordo com o recebimento das parcelas, at o ltimo dia til do ms subseqente ao do recebimento. O ganho de capital diferido calculado aplicando-se o percentual resultante da relao entre o ganho de capital total e o valor total da alienao sobre o valor de cada parcela recebida.

6.1 Bens considerados de pequeno valor Para fins de excluso da tributao do imposto de renda sobre o ganho de capital, a legislao pertinente (Lei n 11.196/2005; IN SRF 599/2005) dispe sobre o que pode ser considerado como bem de pequeno valor: para as alienaes efetuadas a partir de 16/06/2005, os bens e direitos de pequeno valor passaram a ter os seguintes limites: a) R$ 20.000,00, no caso de alienao de aes negociadas no mercado de balco; b) R$ 35.000,00, nos demais casos.
Ateno: na determinao do limite deve ser observado que: i) no caso de alienao de diversos bens ou direitos da mesma natureza, deve ser considerado o valor do conjunto dos bens ou direitos alienados em um mesmo ms, tais como automveis e motocicletas, imvel urbano e terra nua, quadros e esculturas; sendo ultrapassado esse limite, o ganho de capital deve ser apurado em relao a cada um dos bens; ii) no caso da sociedade conjugal, o limite de iseno aplica-se em relao ao valor de cada um dos bens ou direitos possudos em comunho e ao valor do conjunto dos bens ou direitos da mesma natureza, alienados em um mesmo ms; iii) na alienao de bens ou direitos em condomnio, inclusive na unio estvel, o limite aplica-se em relao parte de cada condmino ou co-proprietrio; iv) o limite de R$ 35.000,00 aplica-se de alienao de aes em bolsa no exterior, por residente no Brasil sujeita a apurao de Ganho de Capital em Moeda Estrangeira..

86

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

7. CONFERNCIA DE INFORMAES ANTES DO ENVIO DA DECLARAO

8. DECLARAO DE RETIFICAO DE INFORMAES O contribuinte pode retificar sua declarao de rendimentos, desde que no esteja sob procedimento de ofcio; se entregue aps o prazo final, a declarao retificadora deve ser entregue no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declarao original, sendo vedada sua apresentao em formulrio. Cabe ao contribuinte dever informar o nmero do recibo de entrega da declarao imediatamente anterior, sendo que esse nmero obrigatrio e pode ser obtido: i) na parte inferior do recibo ou por meio do menu Declarao, caso a declarao anterior tenha sido entregue mediante a utilizao do PGD; ii) na etiqueta afixada pelos Correios, se o modelo da declarao foi o simplificado; ou do recibo de entrega, se foi o modelo completo, caso a declarao anterior tenha sido entregue em formulrio. Extingue-se em cinco anos o direito de o contribuinte retificar a declarao de rendimentos, inclusive quanto ao valor dos bens e direitos declarados. At o ltimo dia previsto para a entrega da declarao de ajuste, a declarao retificadora deve ser enviada pela internet ou entregue nas agncias do Banco do Brasil ou Caixa Econmica Federal, localizadas no pas, durante seu expediente bancrio, em disquete. Aps a referida data a declarao retificadora deve ser enviada pela internet ou entregue nas unidades da SRFB, em disquete, sem interrupo do pagamento do imposto. A escolha do modelo de declarao uma opo do contribuinte, a qual se torna definitiva mediante a entrega da mesma. No permitida a retificao da declarao de rendimentos visando troca de modelo, aps a data final de entrega da declarao de ajuste anual. retificao - exerccios anteriores: o contribuinte deve apresentar declarao preenchida no PGD correspondente ao exerccio que deseja retificar, no sendo admitida a retificao que tenha por objetivo a troca de modelo. pagamento do imposto: quando a retificao resultar reduo do imposto declarado, observar o seguinte procedimento:

87

bcgontijo@yahoo.com.br

BRUNO CUNHA GONTIJO

a) calcular o novo valor de cada quota, mantendo-se o nmero de quotas em que o imposto foi parcelado na declarao retificada, desde que respeitado o valor mnimo; b) os valores pagos a maior relativos s quotas vencidas, bem assim os acrscimos legais referentes a esses valores, podem ser compensados nas quotas vincendas, ou ser objeto de pedido de restituio; c) sobre o montante a ser compensado ou restitudo incidiro juros equivalentes taxa Selic, tendo como termo inicial o ms subseqente ao do pagamento a maior e como termo final o ms anterior ao da restituio ou da compensao, adicionado de 1% no ms da restituio ou compensao. Quando da retificao resultar aumento do imposto declarado, observar o seguinte procedimento: a) calcular o novo valor de cada quota, mantendo-se o nmero de quotas em que o imposto foi parcelado na declarao retificadora; b) sobre a diferena correspondente a cada quota vencida incidem acrscimos legais, calculados de acordo com a legislao vigente. mudana na opo de pagamento: a pessoa fsica que tenha optado pelo pagamento do imposto em quota nica dever retificar a declarao caso deseje recolher o imposto de forma parcelada. aposentado com 65 anos ou mais: o contribuinte que conte com 65 anos ou mais e que no utilizou na declarao apresentada a parcela de iseno mensal relativa aos proventos de aposentadoria ou penso a que tem direito, pode retificar a sua declarao para se utilizar desse benefcio a fim de se beneficiar da iseno legal sobre os proventos de aposentadoria ou penso, at o valor permitido na legislao. erros contidos na declarao de Bens e Direitos / Dvidas e nus: os erros constatados na declarao de Bens e Direitos ou na Declarao de Dvidas e nus Reais devem ser retificados mediante a apresentao de declarao retificadora relativa ao ano-calendrio correspondente.

88

bcgontijo@yahoo.com.br

You might also like