You are on page 1of 7

ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA ESA

ELAINE CRISTINA DE LIMA SILVA

A APLICAO DO ART. 739-A DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL S EXECUES FISCAIS


(artigo acrescentado pela Lei n 11.382/2006)

Macei AL 2011

ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA ESA

A APLICAO DO ART. 739-A DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL S EXECUES FISCAIS


(artigo acrescentado pela Lei n 11.382/2006)

Trabalho de avaliao do Mdulo Metodologia da Pesquisa Jurdica, ministrado pelo Professor Srgio Coutinho, apresentado ao Curso de Ps-Graduao em Direito Civil e Processo Civil, da Escola Superior de Advocacia ESA.

Macei AL 2011

Quase um ano aps significativa alterao da execuo de ttulo judicial, levada a efeito pela Lei n 11.232, de 22.12.2005, foi promulgada a Lei n 11.382, de 07.12.2006, cujo objetivo foi a aprimorao da execuo do ttulo extrajudicial. possvel afirmar que ambas as leis foram inspiradas nas mesmas garantias de efetividade e economia processual. Com a Lei n 11.232, por exemplo, desapareceu a ao de execuo de sentena, ou seja, eliminou-se a sistemtica da completa separao entre o processo de conhecimento e o processo de execuo, quando este tenha por base a sentena. Agora, no lugar de uma segunda e distinta ao, surge um simples incidente do processo em que a condenao foi pronunciada, o chamado cumprimento de sentena. Da mesma forma, a Lei n 11.382/2006 buscou aproximar os processos de execuo de ttulo extrajudicial, da garantia constitucional da efetividade da prestao jurisdicional e da facilidade do acesso justia (CF, art. 5, XXXV e LXXVIII), introduzindo procedimentos mais simples, eficientes e compatveis com um processo mais justo. De fato, foram muitas as mudanas trazidas a lume pela Lei n 11.382/2006. Entretanto, o presente estudo tem o objetivo primordial de discorrer acerca de uma das mais significativas alteraes: a do art. 739-A do Cdigo de Processo Civil, acrescentado pela referida lei, relativo aos efeitos dos embargos que no mais, via de regra, suspendem o curso da execuo. Pela sistemtica anterior, os embargos eram sempre recebidos pelo Juiz, com efeito suspensivo, ex vi do disposto no 1 do art. 739. Com a vigncia da nova lei, este pargrafo foi revogado, acrescentando-se o art. 739-A e 1, nos seguintes termos:
Art. 739-A. Os embargos do executado no tero efeito suspensivo. 1o O juiz poder, a requerimento do embargante, atribuir efeito suspensivo aos embargos quando, sendo relevantes seus fundamentos, o prosseguimento da execuo manifestamente possa causar ao executado grave dano de difcil ou incerta reparao, e desde que a execuo j esteja garantida por penhora, depsito ou cauo suficientes.

Assim, com esta nova dico, a regra geral passou a ser a de que o juiz receber os embargos execuo sem conferir-lhes efeito suspensivo execuo em curso, cabendo ao embargante requer-lo e demonstr-lo, de plano, atravs do periculum in mora, alm, por bvio, de garantir o juzo mediante penhora, depsito ou cauo.

No mbito das execues de ttulo extrajudicial, pacfico na doutrina e jurisprudncia que, diante dessa nova disposio do Cdigo, a execuo permanece com seu curso autnomo paralelamente aos embargos, dando-se continuidade a todos os atos executivos at o cumprimento da obrigao, independentemente de deciso final do processo dos embargos, em nome da efetividade do processo de execuo. A respeito, vale ressaltar a opinio de THEODORO JUNIOR:
O regime dos efeitos dos embargos foi totalmente alterado. Antes, todos os embargos eram, sempre, recebidos com efeito suspensivo, provocando a imediata paralisacao do processo executivo (art. 739, 1o, em seu texto primitivo). Com a reforma da Lei no 11.382/06, a regra e justamente em sentido contrrio: Os embargos do executado nao terao efeito suspensivo (art. 739-A, caput). Os embargos, de tal sorte, nao afetaro a sequncia dos atos executivos. ( THEODORO

JUNIOR, 2007, p.194) Entretanto, os questionamentos surgem quanto aplicao desse mesmo artigo (739-A) em relao s Execues Fiscais, reguladas pela Lei n 6.830/80, que institui procedimentos diferentes, uma vez que so distintas as relaes entre credor e devedor nos domnios civil e fiscal, bem como a dos ttulos executivos decorrentes. Tais questionamentos resultam do fato de que na Lei de Execues Fiscais no h previso expressa quanto aos efeitos dos embargos, sendo a regra do efeito suspensivo de tal instituto tirada do Cdigo de Processo Civil. Nos casos de omisso, execuo fiscal aplicam-se as normas do Cdigo de Processo Civil. Nery Jr. explica que "o CPC, como lei geral ordinria que versa sobre o direito processual civil, aplica-se a todos os processos regulados por lei especial, em que esta for omissa. (NERY JR, 2010). E exatamente neste sentido que dispe o art. 1 da Lei n 6.830/80: "A execuo judicial para cobrana da Dvida Ativa da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e respectivas autarquias ser regida por esta Lei e, subsidiariamente, pelo Cdigo de Processo Civil". Assim, considerando que a Lei de Execues Fiscais nada regula sobre o assunto tratado pelo art. 739-A do CPC, seriam aplicveis as disposies dessa nova regra do CPC ao procedimento de execuo fiscal? possvel equiparar as duas situaes, extinguindo o efeito suspensivo dos embargos execuo fiscal? Existem argumentos de que, ao se fazer uma interpretao sistemtica da Lei de Execues Fiscais (L. 6.830/80), possvel chegar concluso de que os embargos

execuo fiscal so dotados de efeito suspensivo automtico, ou seja, decorre de seu simples ajuizamento, uma vez que o rito previsto na lei j estabelece uma srie de privilgios Fazenda Pblica, no sendo possvel a extenso pelo CPC de mais um. Entretanto, a maioria da doutrina e tambm a Jurisprudncia tm entendido que os embargos execuo, igualmente, no tm mais o condo de suspender automaticamente a execuo fiscal. No seria possvel conceber o fato de que a execuo do particular fosse mais clere que a execuo promovida por um ente pblico. Alm disso, fazendo-se uma anlise coerente com a aplicao subsidiria de outros artigos do CPC Lei de Execuo Fiscal, possvel sustentar que somente em casos excepcionais os embargos suspendero a execuo. Aplicam-se aqui os mesmos princpios que justificaram a promulgao da nova lei: a efetividade e a celeridade processuais. Assim, a celeridade do executivo fiscal exige que a execuo prossiga independentemente do julgamento dos embargos, salvo se o juiz lhe conferir efeito suspensivo. Aplica-se, assim, na cobrana do crdito pblico o artigo 739-A do CPC. Em deciso do STF, temos:
PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS EXECUO FISCAL. EFEITO SUSPENSIVO. LEI 11.382/2006. REFORMAS PROCESSUAIS. INCLUSO DO ART. 739-A NO CPC. REFLEXOS NA LEI 6.830/1980. "DILOGO DAS FONTES". 1. Aps a entrada em vigor da Lei 11.382/2006, que incluiu no CPC o art. 739-A, os embargos do devedor podero ser recebidos com efeito suspensivo somente se houver requerimento do embargante e, cumulativamente, estiverem preenchidos os seguintes requisitos: a) relevncia da argumentao; b) grave dano de difcil ou incerta reparao; e c) garantia integral do juzo. 2. A novel legislao mais uma etapa da denominada "reforma do CPC", conjunto de medidas que vm modernizando o ordenamento jurdico para tornar mais clere e eficaz o processo como tcnica de composio de lides. 3. Sob esse enfoque, a atribuio de efeito suspensivo aos embargos do devedor deixou de ser decorrncia automtica de seu simples ajuizamento. Em homenagem aos princpios da boa-f e da lealdade processual, exige-se que o executado demonstre efetiva vontade de colaborar para a rpida e justa soluo do litgio e comprove que o seu direito bom. 4. Trata-se de nova concepo aplicada teoria geral do processo de execuo, que, por essa ratio, reflete-se na legislao processual esparsa que disciplina microssistemas de execuo, desde que as normas do CPC possam ser subsidiariamente utilizadas para o preenchimento de lacunas. Aplicao, no mbito processual, da teoria do "dilogo das fontes". 5. A Lei de Execues Fiscais (Lei 6.830/1980) determina, em seu art. 1, a aplicao subsidiria das normas do CPC. No havendo disciplina especfica a respeito do efeito suspensivo nos embargos execuo fiscal, a doutrina e a jurisprudncia sempre aplicaram as regras do Cdigo de Processo Civil. 6. A interpretao sistemtica pressupe, alm da anlise da

relao que os dispositivos da Lei 6.830/1980 guardam entre si, a respectiva interao com os princpios e regras da teoria geral do processo de execuo. Nessas condies, as alteraes promovidas pela Lei 11.382/2006, notadamente o art. 739-A, 1, do CPC, so plenamente aplicveis aos processos regidos pela Lei 6.830/1980. 7. No se trata de privilgio odioso a ser concedido Fazenda Pblica, mas sim de justificvel prerrogativa alicerada nos princpios que norteiam o Estado Social, dotando a Administrao de meios eficazes para a clere recuperao dos crditos pblicos. 8. Recurso Especial no provido. (REsp 1024128/PR, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 13/05/2008, DJe 19/12/2008).

Seguindo, ento, esse raciocnio, a reforma trazida pela Lei 11.382/2006 que, buscou, atravs da introduo do art. 739-A ao CPC, o reequilbrio das posies jurdicas ocupadas pelas partes processuais, aplica-se tambm aos executivos fiscais. Isto porque a certido de dvida ativa, com ainda mais nfase, goza da presuno de certeza e liquidez. Consequentemente, a execuo fiscal, igualmente, s dever ser suspensa quando o executado demonstrar relevantes fundamentos fticos e jurdicos em seu favor. Ademais, visando celeridade e eficcia do processo de execuo, o efeito suspensivo somente ser concedido se o juzo estiver integralmente garantido.

REFERNCIAS

CARNEIRO DA CUNHA, Leonardo Jos. A Lei n 11382/2006 e seus reflexos na execuo fiscal. Revista Dialtica de Direito processual n 49, abril 2007, p. 95/106. NERY JUNIOR, Nelson. Cdigo de Processo Civil Comentado e Legislao Extravangante / Nelson Nery Junior, Rosa Maria de Andrade Nery. 11.ed. rev., ampl. e atual. at 17.02.2010. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010. THEODORO JNIOR, Humberto. A reforma da execuo do ttulo extrajudicial. Rio de Janeiro: Forense, 2007. THEODORO JNIOR, Humberto. Lei de execuo fiscal: comentrios e jurisprudncia. 11.ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

You might also like