You are on page 1of 19

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

Administrao Rural
Blog sobre Administrao Rural e Temas Afins

A importncia da gesto de custos em empresas rurais


Autora: Maira Lopes O processo de modernizao da agricultura, durante o sculo XX, trouxe consigo a idia de eficincia produtiva, ou seja, necessidade de maximizar o uso dos fatores de produo, a fim de obter maiores nveis de produtividade e rentabilidade. Nos ltimos anos, cada vez mais a agricultura e a pecuria intensificam-se, o que possibilita melhoria significativa do aumento de produtividade. Por outro lado torna-se necessrio o desembolso de quantias vultosas para o empreendimento. H ainda, uma tendncia de reduo de preos dos produtos agropecurios associada elevao dos custos de produo resultante do aumento dos encargos de financiamentos bancrios, diminuio dos volumes de financiamentos oficiais, elevao da carga tributria e dos encargos sociais, e elevao dos preos dos insumos bsicos. Diante desta situao, h a necessidade de adoo, por parte dos empreendimentos agropecurios, de modelos administrativos que busquem a reduo dos custos de produo e o aumento do faturamento atravs da adequada insero do empreendimento na cadeia produtiva e, pela definio correta do produto, do processo de produo, das tcnicas de gesto e escoamento de produo. Nesse sentido, a administrao rural se tornou uma alternativa para se identificarem os principais gargalos dentro dos sistemas produtivos, levantando informaes que possam gerar intervenes a fim de aumentar a sua eficincia. No entanto, observa-se que ainda hoje boa parte dos produtores rurais adota decises condicionadas apenas sua experincia, tradio, potencial da regio e disponibilidade de recursos financeiros e de mo-de-obra. Quando a rentabilidade baixa, o produtor percebe, mas tem dificuldade em quantificar e identificar os pontos de estrangulamento do processo produtivo. Da a importncia de uma boa gesto de custos que auxilie o produtor na tomada de decises estratgicas em seu empreendimento. Quando se busca, dentro do arcabouo da administrao, verificar a rentabilidade e quantificar os centros de gastos de uma atividade produtiva, desenvolve-se uma anlise de custos de produo. Existem vrias finalidades para a determinao do custo dentro de uma empresa rural atravs de critrios gerenciais que buscam uma maior capacidade gerencial por meio do suprimento de informaes relevantes sobre seus diversos produtos, servios ou atividades operacionais. O controle dos custos parciais de cada atividade poder orientar o gestor destas empresas da seguinte maneira:

1 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

mostra os gastos dos diferentes empreendimentos; possibilita calcular os rendimentos das diversas culturas e criaes; permite a determinao do volume do negcio; indica as melhores pocas para a venda e aquisio de produtos; permite o clculo dos custos da produo; e permite o clculo das medidas de resultado econmico. Entretanto, os custos de produo, importante ferramenta de anlise econmica, so variveis desconhecidas pela imensa maioria dos produtores brasileiros, sendo esse desconhecimento um importante ponto de estrangulamento da cadeia produtiva pecuria, j que essas informaes so imprescindveis para o processo de tomada de decises. As propriedades rurais que no tm controle dos seus custos e oramentos apresentam certos riscos dentre eles: desconhecimento do resultado do negcio, aumento ou diminuio das atividades exploradas, investimentos desnecessrios, facilidade de endividar-se e perda de ganhos obtidos por produtividade. Alguns dos elementos que criam necessidade de reestruturao na gesto da propriedade so: o alto endividamento, descapitalizao, aumento do custo financeiro, margens de lucros declinantes, escassez ou aumento dos custos dos insumos e servios e falta de crdito. O objetivo mais importante dos registros agropecurios em uma empresa rural, sob o ponto de vista da administrao, a avaliao financeira e a determinao de seus lucros e prejuzos durante um determinado perodo, fornecendo subsdios para diagnosticar a situao da empresa e realizar um planejamento eficaz. Obter essas informaes passa a ser mais importante quando inserimos essa organizao dentro do contexto complexo e dinmico do mercado de nossos dias, que exige maior competitividade de seus produtos e servios. Deste modo, vemos que fundamental que o produtor rural esteja bem informado sobre a composio e o comportamento de seus custos para elaborar estratgias de ao fundamentadas em dados confiveis, ponderadas e que busquem as melhores alternativas possveis, alm de possibilitar a visualizao antecipada de restries e dificuldades impostas pelas mudanas nos nveis de preo de mercado dos elementos componentes do custo rural. Para finalizar, como argumenta Peter Drucker (2003), a administrao deve colocar o desempenho econmico em primeiro lugar, pois uma empresa s justifica a sua existncia mediante os resultados econmicos que produz, independente dos demais resultados que obtiver. Fonte: http://www.bigma.com.br/artigos.asp?id=25 Referncias Pesquisadas ARAJO. M. J. Fundamentos de Agronegcios. So Paulo: Atlas, 2003. CALLADO, Aldo Leonardo Cunha. Custos: um desafio para a gesto no agronegcio. 2004. Disponvel em: . Acesso em 26 set 2009. . Acesso em 26 set 2009. CALLADO, Antnio Andr Cunha; CALLADO, Aldo Leonardo Cunha. Gesto e custos para empresas rurais. 2005. Disponvel em: . Acesso em 26 set 2009. DRUCKER, Peter Ferdinand. A Administrao na prxima sociedade. So Paulo: Nobel, 2003.

2 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

HOFFMANN, Rodolfo; ENGLER, Joaquim de Camargo; SERRANO, Ondalva; THAMER, Antonio C. de Menezes; NEVES, Evaristo Marzabal. Administrao de Empresa Agrcola. So Paulo: Pioneira, 1984. IRRIBARREM, Cilotr Clovis. Gesto da propriedade rural. Disponvel em: . Acesso em 26 set 2009. NANTES, Jos Flvio Diniz; SCARPELLI, Moacir. Gesto da Produo Rural no Agronegcio. In BATALHA, Mario Otvio (Coord.). Gesto Agroindustrial: GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais. Vol. 1. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2001. p. 556 584 [7]. OLIVEIRA, T. B. A., et al. ndices tcnicos e rentabilidade da pecuria leiteira. Scientia agrcola. Piracicaba, v.58, n.4, p.687-692, 2001. VIANA, J. G. A; Silveira, V. C. P. Custos de produo e indicadores de desempenho: Metodologia aplicada a sistemas de produo de ovinos. Custos e @gronegcio on line v. 4, n. 3 Set/Dez 2008. Disponivel em: www.custoseagronegocioonline.com.br. Acesso em 26 set 2009.
Categoria Administrao Financeira Rural | 4 Comentrios

Administrador Rural Desafios da Crise para o profissional


Entrevista concedida para a Revista Brasileira de Administrao (http://www.rbaonline.org.br). 1 Em tempos de crises econmicas, globalizao, como v a questo da administrao rural em relao sobrevincia e ou o sucesso de empreendimentos e instituies, sejam eles pblicos ou privados, cooperativas, organizaes de agricultores familiares, grandes empresas de agronegcios e para demais organismos que lidam com a difuso de informaes para esses segmentos? Crises so inerentes ao sistema capitalista neo-liberalista que vivemos. Ou seja, crises fazem parte do ciclo dos negcios de qualquer setor, tercirio, secundrio ou do setor primrio, extrativista. Esta crise passageira, e sem dvida no a nica. O agronegcio no Brasil tem apresentado nmeros positivos no que tange reas cultivveis, tecnificao, e inclusive distribuio de renda. Os grandes produtores esto a para ficar, e vai crise, vem crise, continuaro produzindo. Os agricultores familiares (organizados ou no cooperativas) passam por uma situao complicada, mas ainda garantem sua subsistncia. As grandes empresas de agronegcios, por andarem muito alavancada (financiamento representando grande parte de seu patrimnimo), sofrem mais (em termos de volume de capital), mas com algumas redues em sua estrutura, e pacotes multinacionais, conseguem conter qualquer sinal de falncia. Os organismos que lidam com a difuso de informao aproveitam a oportunidade para se consolidarem como centros de gerao e distribuio de conhecimento para estas empresas, e a crise mais uma pauta do dia-a-dia. 2 - Agrnomos, veterinrios, zootecnistas, engenheiros florestas etc, que atuam no ou para o meio rural, esto preparados para a questo vital da administrao rural? Se considermos o aspecto da gesto como sendo crucial para a obteno de bons resultados, a formao bsica (universitria) destas reas passa apenas perto das questes de gesto, e a formao mais tecnicista no permite que estes profissionais se aprofundem nos conhecimentos de administrao. A nica formao destes profissionais como gestores vem da experincia do dia-a-dia da lida no campo, o que com certeza no traz os conhecimentos necessrios para que estes possam crescer no mercado. A formao na rea de administrao permite uma viso mais global (holstica), permitindo a elaborao de estratgias que fazem sentido para atingir os objetivos das empresas. 3 - H espao para administradores especializados no agronegcios e empreendimentos agropecurios? Sem dvida alguma!! No s as grandes organizaes que precisam de gestores com capacidade

3 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

operacional e principalmente formao gerencial, mas tambm os pequenos produtores, que esto se associando e que precisam de direcionamento. O administrador com foco no agronegcio tem tido bastante espao, principalmente com novos softwares de controle, ou mesmo dispositivos financeiros (como o hedge agrcola, que serve para garantir o preo de venda do commodity), mostram a importncia do gestor para o resultado final. Com certeza ainda existem desafios no convencimento da importncia deste profissional, mas o grau de especializao exigido na gesto tem feito com que as empresas (novas ou no) busquem mais o trabalho do administrador. 4 - Que recomendao faz aos alunos que cursam Administrao em relao Administrao Rural? A palavra da vez a especializao! Escolha uma grande rea, finanas, produo, recursos humanos ou marketing, e seja extremamente competente em uma delas. So reas com foco bastante diferente, e que o seu diferencial vai ser o quanto voc entende do assunto que escolher acompanhar. importante que se tenha uma formao generalista, entendendo como funciona cada uma das outras 3 reas, mas hoje em dia impossvel acompanhar a evoluo das quatro grandes reas. Participe de projetos na sua Universidade, atravs da Empresa Junior (j existem empresas juniores que trabalham s com o foco rural). Esta experincia vai contar muito, se aliada com uma formao slida, e muito estudo, mas muito, muito trabalho.
Categoria Empreendedorismo Rural | 2 Comentrios

Como calcular a depreciao


O mtodo mais simples de calcular a depreciao de um bem consiste na sua desvalorizao, durante a sua vida til, de forma constante. o chamado mtodo linear. A seguinte frmula pode ser aplicada:

Onde:

Vi o valor inicial do bem; ou seja, o valor pelo qual ele foi adquirido, ou at mesmo o seu valor atual. Vf valor final ou valor de sucata do bem; ou seja, ao trmino da vida til, qual o seu valor? Tratando-se de uma mquina (trator, por exemplo), qual seria o valor pago pelo ferro velho? Esse valor, pago pelo ferro velho, seria o valor de sucata. n o nmero de perodos de vida til estimada do bem. Caso tenha se considerado o valor atual, devero ser considerado como vida til os anos restantes (vida total menos anos j utilizados).

Vejamos um exemplo:

Como calcular a depreciao de um determinado implemento?

Vamos considerar que o produtor adquiriu esse implemento, que tem uma vida til estimada em 5 anos,

4 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

por R$2.000,00. Depois de 5 anos, esse implemento ser vendido, como sucata, por R$100,00.

A depreciao ser, ento, calculada assim:

Depreciao = Vi Vf n

Ou seja, a depreciao anual do implemento comprado por R$2.000,00, cuja vida til de 5 anos, ser de R$ 380,00. Esse valor dever ser considerado no custo de produo.

Depreciao = 2.000,00 100,00 = 380,00 5


Categoria Administrao Financeira Rural | 25 Comentrios

Custos Fixos e Variveis na Agropecuria


Todas as despesas e gastos mensurveis necessrios para a produo agropecuria devem ser considerados na determinao do custo de produo. A seguir, so relacionados os itens que compem o custo de produo do gado de corte.

a.

Mo-de-obra

Devem ser considerados os gastos com mo-de-obra contratada, encargos sociais, assistncia (agronmica, contbil, veterinria, zootcnica), consultorias ocasionais, mo-de-obra eventual, mo-de-obra familiar, alm de outras. No caso da mo-de-obra familiar que trabalha na atividade e no recebe um salrio, deve-se computar um valor correspondente ao de um trabalhador que desenvolveria a mesma funo.

b.

Alimentao

Devem ser considerados os gastos com todos os tipos de alimentos (gros, farelos, aditivos, capineiras, pastagens, fenos, silagens, ncleos, suplementos, minerais, etc.)

5 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

c.

Sanidade

So exemplos de itens que se enquadram neste grupo de despesa: gua oxigenada, agulhas para aplicao de medicamentos, lcool, anestsicos, antibiticos, antiinflamatrios, antimastticos, antitrmico, antitxicos, bernicidas, carrapaticidas, cat gut, complexos vitamnicos e minerais, formol, hormnios, mata-bicheiras, vacinas, seringas, vermfugo e outros.

d.

Insumos modernos

Consideram-se os gastos realizados pelos produtores na aquisio de sementes, fertilizantes e de defensivos, cujas quantidades variam em funo das recomendaes tcnicas para cultura e de acordo com o nvel de tecnologia adotado;

e.

Reproduo

Devem ser considerados os gastos com smen e aplicador, bainhas, luvas, nitrognio lquido e pipetas.

f.

Impostos

Devem ser computados os impostos cujos valores independem da quantidade de carne produzida. Impostos como IPVA (Imposto de Propriedade de Veculos Automotores) e territorial rural (ITR) devem ser considerados.

g.

Despesas Diversas

Como despesas diversas, devero ser registrados os itens que no se enquadram nos grupos acima. Como exemplo, podem-se citar: brincos (identificao), combustvel, contribuio rural, material de escritrio, encargos financeiros (juros), energia eltrica, frete / carreto, horas de trator, alguns impostos que variam em funo da quantidade de carne produzida (PIS, COFINS, IRPJ,), lubrificantes, materiais de limpeza, reparo e manuteno (de benfeitorias, de equipamentos, de mquinas e de veculos), taxas (associao de produtores, por exemplo).

h.

Depreciao

6 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

A depreciao o custo necessrio para substituir os bens quando esses se tornam inteis pelo desgaste fsico ou obsoletismo. Representa a reserva em dinheiro que a empresa faz durante o perodo de vida til provvel do bem (benfeitorias, animais destinados reproduo e servios, mquinas, implementos, equipamentos etc.), para sua posterior substituio. A depreciao usada para estimar a perda de valor de todo bem com vida til superior a um ciclo produtivo. Somente tm depreciao os bens que possuem vida til limitada; portanto, a terra no tem depreciao.
Categoria Administrao Financeira Rural | 2 Comentrios

Custos e Despesas na Agropecuria


Acreditamos ser oportuno um rpido comentrio sobre a diferena entre custo da cultura e a despesa do perodo para a atividade agrcola. Por conveno, e para facilitar a comunicao deste assunto, consideram-se custos de cultura todos os gastos identificveis direta ou indiretamente com a cultura (ou produto), com sementes, adubos, servios, etc. Como despesa do perodo entendem-se todos os gastos no identificveis com a cultura, no sendo, portanto, acumulados no estoque (culturas temporrias), mas apropriados como despesas do perodo. So as despesas de venda (propaganda, comisso de vendedores) despesas administrativas (honorrios dos diretores, pessoal de escritrio) e despesas financeiras (juros, multas).

i.CUSTO DE ARMAZENAGEM

Quando o produto agrcola estiver pronto para a venda, totalmente acabado, no devendo sofrer mais nenhuma alterao, comum, em alguns casos, armazen-lo, no sentido de vend-lo em momento oportuno, esperando-se o preo oscilar para cima. Estes gastos so normalmente tratados como Despesas de Vendas, no grupo Despesa Operacional, e no como Custo do Produto. Dessa forma, so considerados custos do perodo e no do produto.

ii.CULTURAS PERMANENTES

So aquelas que permanecem vinculadas ao solo e proporcionam mais de uma colheita ou produo. Normalmente atribui-se s culturas permanentes uma durao mnima de quatro anos. Do nosso ponto de vista basta apenas cultura durar mais de um ano e propiciar mais de uma colheita para ser permanente. Exemplos: Cana-de-acar, citricultura (laranjeira, limoeiro), cafeicultura, silvicultura (essncias florestais, plantaes arbraceas), oleicultura (oliveira), praticamente todas as frutas arbraceas (maa, pra, jaca, jabuticaba, goiaba, uva). No caso de cultura permanente, os custos necessrios para a formao da cultura sero considerados bens

7 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

permanente da empresa Imobilizado. Os principais custos so: adubao, formicidas, forragem, fungicidas, herbicidas, mo de obra avulsa e tcnica, encargos sociais, arrendamento de equipamento, terras, seguro, preparo do solo, sementes, mudas, irrigao, qumicos, depreciao equipamento etc. importante ressaltar que as despesas administrativas, de vendas e financeiras no compem o gasto de formao da cultura, mas so apropriadas diretamente como despesa do perodo e no so, portanto, ativadas.

iii.CULTURAS TEMPORRIAS

Culturas temporrias so aquelas sujeitas ao replantio aps a colheita. Normalmente, o perodo de vida curto. Aps a colheita, so arrancadas do solo para que seja realizado novo plantio. Exemplos: soja, milho, trigo, arroz, feijo, batata, amendoim, girassol, legumes etc. Esse tipo de cultura tambm conhecido como anual. Esses produtos so bens circulantes, como se fossem um Estoque de Andamento em uma indstria. Os custos que compem estas culturas so: sementes, fertilizantes, mudas, demarcaes, mo de Obra, encargos diversos, energia eltrica, combustvel, seguros, servios profissionais, defensivos agrcolas, depreciao e outros imobilizados na cultura em apreo. Outra forma de controlar estes custos do plantio relacionar como despesas, cada cultura e atravs de sub-contas (sub-itens), alocar as despesas decorrentes da semeadura at a colheita, incluindo o transporte at o local de armazenagem, quando ento se far o zeramento das sub-contas relativos a estes investimentos e cujos valores sero lanados na conta Estoque da colheita temporria. Esta forma permite que o administrador mensalmente visualize os gastos despendidos at a data, analisando somente as Receitas e Despesas, desta forma podendo fazer provises futuras de gastos a fim determinar sua venda futura em relao a seus desembolsos presentes. Quando ocorrer simultaneamente o plantio de diversas culturas, dever ser feito o rastreamento dos gastos na proporo para cada cultura, como: equipamentos, mo de obra avulsa ou tcnica, despesas de manuteno das mquinas e das lavouras, a fim de determinar os custos para cada uma na percentagem de utilizao, com o fim de no distorcer os custos e o conseqente desmotivao de plantar determinada semente, pois somente gera prejuzo.
Categoria Administrao Financeira Rural | Sem Comentrios

Controles Econmicos dos Custos Agropecurios


Para entendermos melhor como realizar o controle econmico dos custos de nossa empresa rural, necessrio inicialmente classificarmos as principais modalidades de entradas e gastos existentes, para que posteriormente seja possvel calcular separadamente e finalmente avaliar o resultado econmico.

RECEITA: A receita representa o resultado da atividade gado de corte em valores monetrios, sendo, portanto, a multiplicao do preo de mercado da arroba pela quantidade produzida. Em muitas atividades agrcolas, o processo de produo produz vrios produtos. Nesse caso, a receita representa o valor correspondente ao produto principal e dos demais produtos ou at mesmo subprodutos.
8 de 19 14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

Todas as receitas da atividade devem ser consideradas. Em se tratando da atividade gado de corte, as receitas so provenientes da venda dos animais e do esterco produzido por eles.

CUSTO: correspondem aos valores gastos com a produo de produtos, envolvendo tambm gastos com a criao de animais e cultivo de culturas temporrias e permanentes.

DESPESA: so valores gastos com a comercializao e administrao das atividades empresariais (rurais). Normalmente, so gastos mensais.

INVESTIMENTO: so valores aplicados na aquisio de bens utilizados nas atividades empresariais por vrios perodos. Exemplos: equipamentos, veculos, culturas permanentes, gado reprodutoretc.

PERDAS EXTRAORDINRIAS: so aquelas decorrentes de incndios, geadas, inundao, granizo, tempestades, secas, doenas e outros eventos desta natureza.
Categoria Administrao Financeira Rural | Sem Comentrios

Modelo de Balano para Controle Financeiro Pessoal


Podemos elaborar tambm um balano pessoal dos bens e direitos e das obrigaes circulantes no perodo de um ano.

1.1. Demonstrao Financeira Pessoal Ativo Caixa Poupana Automveis Imvel Prprio Outros imveis /terrenos Outros investimentos R$ Passivo Saldo a pagar/compra em loja Saldo Devedor Imvel Saldo Devedor Carro Dvidas Cheque especial Dvidas carto de crdito Dvidas com financeira R$

9 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

Seguros a receber Emprstimos a receber

Dvidas crdito direto banco Dvidas com familiares Dvidas com amigos

Total Ativo (A)

0,00Total Passivo (B) Saldo Final: (A) (B)

0,00 0,00

Categoria Administrao Financeira Rural | Sem Comentrios

Modelo de Fluxo de Caixa Pessoal


Como exemplo relacionamos logo abaixo os itens que compe o fluxo de caixa do proprietrio ou pessoa fsica, classificando a receita ou renda pessoal e suas respectivas despesas pessoais.

Projeo de Resultados Pessoais atuais e para os prximos 12 meses Item Renda Salrio lquido Frias 13o. Salrio Prmio Penso Aposentadoria Renda de aluguel Receita Receita Receita Anual R$

Mensal R$ Espordica R$

10 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

Outras Total de Renda

Em seguida sero expostas as principais despesas pessoais para que seja possvel entender melhor a diferena entre as despesas pessoais e da empresa. Entendemos que desta forma o controle financeiro pessoal deve ser a parte e tanto as despesas pessoais como da famlia devem ser controladas a parte, nestes relatrios que se seguem:

Item Despesas Moradia (resid.) Aluguel ou prestao Obra/manuteno Despesas com Transporte. nibus e metr (extra c/ch) Combustvel Mecnica / consertos Despesas com Educao Mensalidade Escolar Cursos (ingls, computador) Livros e material escolar Despesas Pessoais Roupas/calados/acessrios

Despesa

Despesa

Despesa Anual R$

Mensal R$ Espordica R$

Mensal R$ Espordica R$ Anual R$

Mensal R$ Espordica R$ Anual R$

Mensal R$ Espordica R$ Anual R$

11 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

Cigarro/charuto Cabeleireiro Despesas com Sade Plano de Sade Mdicos sem reembolso Dentista Despesas Lazer Passeios Restaurante/lanchonete Hobbies (jogo, diverses) 9. Dvidas/prestaes/IR Juros do cheque especial Prestao da financeira Prest. Emprstimo bancrio Total Despesas Gerais Mensal R$ Espordica R$ Anual R$ Mensal R$ Espordica R$ Anual R$ Mensal R$ Espordica R$ Anual R$

Fluxo de Caixa Renda Despesa

Categoria Administrao Financeira Rural | Sem Comentrios

12 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

Modelo de Fluxo de Caixa Mensal


Segue agora o modelo de fluxo de caixa mensal:

FLUXO DE CAIXA PREVISES SALDO INICIAL ENTRADAS VENDA A VISTA RECEBIMENTO A PRAZO RESGADE DE APLICAO TOTAL ENTRADA SAIDA FORNECEDORES PESSSOAL ENCARGOS SOCIAIS MATERIAL DE CONSUMO TOTAL SADAS SALDO ATUAL

SEMANA 1

SEMANA 2

SEMANA 3

PREVISTOREALIZADOPREVISTOREALIZADOPREVISTOREALIZADO

13 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

SALDO ANTERIOR Caso a tabela no carregue corretamente, temos tambm a verso imagem do modelo de fluxo de caixa mensal.

Baixar Sertanejo Gusttavo Lima


Categoria Administrao Financeira Rural | 1 Comentrio

Modelo de Fluxo de Caixa Dirio


Segue modelo de fluxo de caixa dirio:

FLUXO DE CAIXA PREVISES SALDO INICIAL ENTRADAS VENDA A VISTA RECEBIMENTO A PRAZO RESGADE DE APLICAO TOTAL ENTRADA

SEGUNDA

TERA

QUARTA

PREVISTOREALIZADOPREVISTOREALIZADOPREVISTOREALIZADO

14 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

SAIDA FORNECEDORES PESSSOAL ENCARGOS SOCIAIS VALE TRANSPORTE ALUGUEL HONORRIOS PR-LABORE FRETES IMPOSTOS MATERIAL DE CONSUMO AQUA/LUZ TELEFONE PUBLICIDADE VALE EMPREGADOS INVESTIMENTOS TOTAL SADAS SALDO ATUAL

15 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

SALDO ANTERIOR Caso a tabela no carregue corretamente, temos tambm a verso imagem do modelo de fluxo de caixa dirio.

Categoria Administrao Financeira Rural | 4 Comentrios

Previous Entries

16 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

Links
Bonito Ecoturismo Otimizao para buscadores e SEO Gesto Ativa SEO e Sites Mergulho em Bonito Pantanal Fazenda San Francisco Teste de Personalidade MBTI Pantanal Ecoturismo Bonito MS Tutorar Educao Distncia Implante e Prtese Campo Grande Administrao e Gesto Traduo de Artigos Cientficos Petroleum Institute diHITT - Notcias

17 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

Formspring - admegestao

Envie aqui suas perguntas sobre administrao de organizaes


Ask Administrao e Gesto a question

Pesquisar

Pginas
Contato O autor

Categorias
Administrao Financeira Rural (15) Empreendedorismo Rural (12) Estratgia Rural (8)

Textos Recentes
A importncia da gesto de custos em empresas rurais Administrador Rural Desafios da Crise para o profissional Como calcular a depreciao Custos Fixos e Variveis na Agropecuria Custos e Despesas na Agropecuria Controles Econmicos dos Custos Agropecurios Modelo de Balano para Controle Financeiro Pessoal Modelo de Fluxo de Caixa Pessoal Modelo de Fluxo de Caixa Mensal Modelo de Fluxo de Caixa Dirio

18 de 19

14/08/2012 23:58

Administrao Rural - Administrao e Gesto Empresarial

http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/

Lista de Links
Administrao Rural Gesto de Projetos Investimentos Marketing Global Pesquisa de Clima Organizacional Planejamento Estratgico Portal Administrao e Gesto CopyLEFT Administrao Rural - Textos de autoria de Kenneth Corra Site desenvolvido e otimizado por Gesto Ativa WebDesign.

19 de 19

14/08/2012 23:58

You might also like