You are on page 1of 2

Ambiente Brasil.

O maior Portal de Meio Ambiente da Amrica Latina

Ambiente gua
Amb Contedo gua S.N.G.R.H.

Amazonas - Hidrovias e Portos


O rio Amazonas possui excelentes condies de navegabilidade, a maioria dos demais rios e canais sofrem alteraes pelo assoreamento.

A rede hidrogrfica, principalmente compreendida pela bacia Amaznica, constitui-se na opo de transporte mais vivel, fazendo com que a modalidade hidroviria seja a de maior aptido para a regio. A navegao na bacia Amaznica apresenta caractersticas muito particulares. Enquanto o rio Amazonas possui excelentes condies de navegabilidade, a maioria dos demais rios e canais sofrem alteraes pelo assoreamento. Os principais rios navegveis esto apresentados a seguir: Rio Amazonas O rio Amazonas reveste-se de grande importncia para a navegao da Amaznia, pois navegvel por navios ocenicos at Iquitos, no Peru. A navegao realizada, no perodo de guas altas, por navios com calado de 10 a 11 m e, na poca das guas baixas, com calado de at 8 m. Rio Tapajs navegvel regularmente por embarcaes de grande porte, desde a sua foz at a cidade de Itaituba, num estiro de 280 km. Apresenta profundidade mnima de 4,50 m no perodo de cheias e at 3 m no perodo de guas baixas. Rio Xingu Nesse rio, apenas o "baixo Xingu", no trecho de 236 km, compreendido entre a foz e Belo Monte, apresenta boas condies de navegabilidade, com profundidade mnima de 6 m no perodo de guas altas e de 2,70 m no perodo de guas baixas. Rio Trombetas O trecho navegvel desse rio pode ser subdividido em dois segmentos. O primeiro vai da foz at Porto Trombetas num estiro de 120 km e profundidade de 10 m nas cheias e de 7 m nas estiagens. No segundo, entre Porto Trombetas e Porteira, com 140 km, as profundidades variam entre 4 m e 1,50 m nas guas altas e baixas, respectivamente. Rio Jari navegvel da foz at Cachoeira de Santo Antnio num estiro de 110 km. Apresenta profundidades mnimas de 4 m no perodo de guas altas e de 2,40 m nas estiagens. Rios Tocantins/Araguaia No que concerne bacia do Tocantins/Araguaia, cabe observar que o rio Tocantins est integrado ao Sistema Hidrovirio da Amaznia, sendo navegvel de sua foz at a Usina Hidreltrica de Tucuru, onde ressente-se com a falta da eclusa, no sendo portanto utilizado para a navegao.

Localizao - A margem esquerda do rio Negro, na cidade de Manaus, distando 13 km da confluncia com o rio Solimes. Compreende quase todo o estado do Amazonas, excetuando-se os municpios das partes altas dos rios Madeira, Purus e Juru, e os

estados de Roraima e Rondnia.

Redao Ambiente Brasil.

Senior Sistema de controle para portos e recintos alfandegados


www.senior.com.br/recintos/

Hotis a partir de R$ 36 Hotis e pousadas com at 90% de desconto. Venha conferir!


www.hotelurbano.com.br

You might also like