You are on page 1of 5

Arquitetura Sustentvel - O que um projeto sustentvel

Hoje os edifcios so os principais responsveis pelos impactos causados natureza, pois consomem mais da metade de toda a energia usada nos pases desenvolvidos e produzem mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima.

O projeto de arquitetura sustentvel contesta a idia do edifcio como obra de arte e o compreende como parte do habitat vivo , estreitamente ligado ao stio, sociedade, ao clima, a regio e ao planeta. Se compromete a difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem contudo, ser invivel economicamente.

A elaborao de um projeto de arquitetura na busca por uma maior sustentabilidade deve considerar todo o ciclo de vida da edificao, incluindo seu uso, manuteno e sua reciclagem ou demolio. O caminho para a sustentabilidade no nico e muito menos possui receitas, e sim depende do conhecimento e da criatividade de cada parte envolvida.

extremamente importante que o profissional tenha em mente que todas as solues encontradas no so perfeitas, sendo apenas uma tentativa de busca em direo a uma arquitetura mais sustentvel. Com o avano tecnolgico sempre surgiro novas solues mais eficientes. (YEANG,1999)

Veja recomendaes bsicas para projeto de arquitetura sustentvel segundo a ASBEA Pdf - Projetos sustentveis

Alguns princpios bsicos devem nortear o projeto:

Avaliao do impacto sobre o meio em toda e qualquer deciso, buscando evitar danos ao meio ambiente, considerando o ar, a gua, o solo, a flora, a fauna e o ecossistema; Implantao e anlise do entorno; Seleo de materiais atxicos, reciclveis e reutilizveis;

Minimizao e reduo de resduos; Valorizao da inteligncia nas edificaes para otimizar o uso; Promoo da eficincia energtica com nfase em fontes alternativas; Reduo do consumo de gua; Promoo da qualidade ambiental interna; Uso de arquitetura bioclimtica. Quais as Vantagens de um projeto sustentvel

O projeto sustentvel, por ser interdisciplinar e ter premissas mais abrangentes, garante maior cuidado com as solues propostas, tanto do ponto de vista ambiental quanto dos aspectos sociais, culturais e econmicos.

O resultado final dessa nova arquitetura ecolgica, verde e sustentvel, proporciona grande vantagem para seus consumidores. Quem no quer ter uma casa saudvel, clara, termicamente confortvel e que gaste menos gua e energia?

A casa ecolgica, alm de beneficiar o meio ambiente, garante o bem estar de seu usurio (faz bem para a sade, para o bolso e para o planeta.)

J a prtica da arquitetura sustentvel em empreendimentos imobilirios pode ser ainda mais vantajosa, uma oportunidade que no pode ser desperdiada. Esse nicho de mercado hoje um diferencial, mas no futuro se tranformar em requisito, pois est dentro da necessidade urgente de melhores indicativos de qualidade de vida.

Os principais benefcios so:

reduo dos custos de investimento e de operao; imagem, diferenciao e valorizao do produto; reduo dos riscos; mais produtividade e sade do usurio; novas oportunidades de negcios;

satisfao de fazer a coisa certa. Conhea alguns dos nossos projetos sustentveis

Eco-Banheiro Escola Edifcio Verde Escritrio Ambiental Sala de Descanso Construo sustentvel custa mais caro?

A adoo de solues ambientalmente sustentveis na construo no acarreta em um aumento de preo, principalmente quando adotadas durante as fases de concepo do projeto. Em alguns casos, podem atreduzir custos. Ainda que o preo de implementao de alguns sistemas ambientalmente sustentveis em um edifcio verde gere um custo cerca de 5% maior do que um edifcio convencional, sua utilizao pode representar uma economia de 30% de recursos, durante o uso e ocupao do imvel.

Um sistema de aquecimento solar, por exemplo, se instalado em boas condies de orientao das placas, pode ser pago, pela economia que gera, em apenas um ano de uso. Edifcios que empregam sistema de reuso de gua (a gua dos chuveiros e lavatrios, aps tratamento, volta para abastecer os sanitrios e as torneiras das reas comuns) podem ter uma economia de gua da ordem de 35%. Por princpio, a viabilidade econmica uma das trs condies para a sustentabilidade.

O estudo ingls Costing sustainability, How much does it cost to achieve BREEAM and EcoHomes ratings (2004), concluiu que em alguns casos a adoo de estratgias avanadas de sustentabilidade podem inclusive reduzir custos.

A construo sustentvel no custa mais caro, desde que integrada na etapa de concepo do edifcio, ou seja, desde a fase de projeto. Antnio Setin (presidente da construtora Setin)

Alm de gerar economia, a construo sustentvel vai se valorizar. Ou seja, os imveis sustentveis tero maior valor de venda e revenda, em poucos anos

ASBEA Alguns conceitos bsicos devem nortear a elaborao de um projeto de arquitetura na busca de melhores condies de sustentabilidade. -A sustentabilidade, baseada em trs aspectos: o ambiental, o econmico e o social, tem que mant-los em equilbrio

- Principios bsicos de uma construo sustentvel:


USO EFICIENTE DA ENERGIA 1- Especificao de equipamentos com menor consumo e melhor eficincia possvel na 2-Automatizao de transporte vertical com otimizao de carga e menor consumo energtico possvel; 3-e baixo consumo energtico em todo o edifcio nas reas comuns de uso contnuo e iluminao incandescente com acionadores por sensor de presena nas reas de uso espordico ou intermitente. Este princpio, com maior tolerncia, tambm vlido para as unidades privadas; 4- Planejamento do consumo energtico e utilizao de equipamentos para gerar energia em perodos de pico; 5- Melhor aproveitamento possvel da iluminao natural, levando em conta a necessidade do seu controle; 6- Melhor condio de conforto trmico evitando a incidncia da radiao solar direta atravs da adoo de solues arquitetnicas tipo brises-soleil, venezianas, telas termo-screen externas, prateleiras de luz, vidros especiais que dispensam o uso de brises, etc.; 7- Implementao e otimizao de ventilao natural; 8- Adoo preferencial de acabamentos claros nas reas de grande incidncia de luz solar; 9- Tratamento das coberturas do edifcio analisando a possibilidade de implementao de reas verdes ou, caso esta soluo no seja possvel, utilizar pinturas reflexivas para diminuir a absoro de calor para o edifcio; 10- Uso de solues alternativas de produo de energia como a elica ou a solar, de acordo com as condies locais. A indstria brasileira est se tornando cada vez mais forte na produo de equipamentos para estes fins, tornando viveis estes projetos.

USO DE MATERIAIS CERTIFICADOS E RENOVVEIS 1- Maximizao na especificao de materiais sustentveis objetivando o maior volume possvel de utilizao de materiais certificados, de manejo sustentvel e reciclveis. 2- Planejamento para maior durabilidade possvel nas especificaes visando alta performance e evitando obsolescncia prematura. 3- Utilizao de materiais cujos processos de extrao de matrias primas, beneficiamento, produo, armazenamento e transporte causem menor ndice de danos ao meio ambiente nem estejam baseados em condies indignas para os trabalhadores. QUALIDADE AMBIENTAL INTERNA E EXTERNA 1- Projetar utilizando tcnicas que permitam uma construo mais econmica, menos poluente e que impacte de forma menos agressiva o meio ambiente; 2- Evitar ao mximo a impermeabilizao do solo; 3- 3- Evitar, danos a fauna, flora, eco-sistema local e ao meio ambiente; 4- 4- Planejar toda a obra e futura operao do edifcio procurando minimizar a gerao de lixo e resduos; 5- Evitar todo e qualquer tipo de contaminao, degradao e poluio de qualquer natureza,

visual, sonora, ar, luminosa, etc; 5- Promover a segurana interna e externa do edifcio e seus usurios; 6- 7- Implantao e otimizao de todos os recursos para a correta coleta seletiva do lixo visando a reciclagem de materiais e a menor gerao de resduos descartveis; 8- Evitar grandes movimentos de terra, preservando sempre que possvel a conformao original do terreno; 9- Elaborar um plano eficiente de drenagem do solo para durante e aps a execuo das obras, evitando-se danos como eroso ou rebaixamento de lenol fretico. UTILIZAO CONSCIENTE DOS EQUIPAMENTOS E DO EDIFCIO PELO USURIO. 1- O arquiteto deve procurar elaborar o projeto sempre com o apoio de quem ir operar o edifcio, criando espaos e sistemas racionalizados, de baixo custo operacional e com mnimo impacto ambiental. Quando se entrega uma obra, no importa a escala ,esta deveria ser acompanhada de Manual de Operao , Gesto e Manuteno; 2- Orientar a criao e promover o curso de gestor ambiental do edifcio; 3- Amparar todo corpo de funcionrios com treinamento adequado visando a educao, desenvolvimento intelectual e criatividade; 4- Difuso para o corpo de funcionrios e todos os usurios do edifcio dos princpios de sustentabilidade e conservao do meio ambiente. SOLUES QUE PERMITAM FLEXIBILIDADE e DURABILIDADE 1- Adotar solues construtivas que permitam maior flexibilidade na construo, permitindo a fcil adaptao s mudanas de uso do ambiente ou de usurio, no decorrer do tempo, evitando reformas que causem grande impacto ambiental pela produo do entulho ; 2- Adoo de materiais que sejam durveis no somente pelas suas caractersticas tcnicas, mas tambm em funo do seu desempenho e comportamento ao longo do tempo resultando em longevidade para o edifcio. Uso eficiente da gua 1- Captao, armazenamento e tratamento de guas pluviais para reutilizao na irrigao, limpeza, refrigerao, sistemas de combate a incndio e demais usos permitidos para gua no potvel; 2- Utilizao de bacias acopladas e vlvulas especiais com o fluxo opcional por descarga, ou de sistemas a vcuo; 3- Reaproveitamento das guas de lavagem, com tratamento local, para utilizao sanitria. 4- Utilizao de torneiras com acionamento eletrnico ou temporizador por presso em todas as aplicaes passiveis.

5CONSIDERAES FINAIS 1- Ilustrar e difundir que a implementao das aes descritas neste documento, alm dos ganhos ambientais implicaro em menor custo operacional, economia de recursos e extenso da vida til do edifcio. 2- Estes fatores, alm de cumprir sua funo ambiental podero constituir importante fator diferencial mercadolgico no apenas do ponto de vista de marketing, mas tambm como processo de endo-marketing, conscientizando e disciplinando seus usurios no sentido de respeito ao meio ambiente e na sua contribuio para com as geraes futuras.

You might also like