You are on page 1of 18

A Grande tica de Nietzsche

Jelson Oliveira
PUC-PR

RESUMO: Trataremos de avaliar a possibilidade de pensar o problema da tica em Nietzsche a partir da compreenso do uso instrumental do adjetivo grosse (grande). Para tanto, iniciaremos por uma anlise da filosofia como arte da transliterao para a criao de contra-conceitos. Consideraremos, a ttulo de exemplo, o uso feito pelo filsofo do adjetivo grosse em expresses como grande sade, grande poltica, grande razo e grande homem, pelo qual se pode descobrir pistas que remetem s noes de auto-supresso, diferena, conflito e hierarquia. Essas noes se ligam ideia de uma grande tica, cuja referncia passa a ser o pathos e no mais simplesmente o ethos. PALAVRAS-CHAVE: Nietzsche. Transliterao. Grande tica. Pathos. ABSTRACT Well try to assess the possibility of considering the problem of ethics in Nietzsche from the understanding of the instrumental use of the adjective grosse (great). To this end, we will start with an analysis of philosophy as the art of transliteration for the creation of counter-concepts. We will consider, in terms of example, the use made by the philosopher of the grosse adjective in expressions such as "great health", "great politics", "great reason" and "great man", by which one can discover "clues" that refer to the notions of self-suppression, difference, conflict and hierarchy. These notions refer to the idea of a great ethics, whose reference is the pathos and no longer simply the ethos. KEYWORDS: Nietzsche. Transliteration. Great ethics. Pathos.

Introduo
Nietzsche tem, como prtica filosfico-literria, aquilo que poderamos chamar de transliterao conceitual. Trata-se de uma tcnica que evoca o afastamento do texto e do conceito de uma verdade nica e leva abertura de um procedimento interpretativo que no pretende transcrever o sentido, mas transliterar, ou seja, provocar uma substituio de sentido que leva imploso conceitual e que d aos termos um significado diferente do usual. Nesse processo, o conceito perde sua estabilidade e tanto o escritor quanto o leitor passam a interagir num campo sempre novo de significados. Esse procedimento ser tanto mais fiel ao texto nietzscheano quanto mais se deixar envolver na trama re-interpretativa de sua prpria
Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

112

A Grande tica de Nietzsche formulao. Nesses termos, dizer, para Nietzsche, transliterar sentidos antes considerados unvocos, colocando na palavra, em seu des-limite, mais do que a palavra tem. Escrever criar sentidos. Filosofar re-interpretar e superar a semntica habitual e, por isso, todo conceito reconhecido como valorao, ou seja, no seu sentido exato remete a uma avaliao, apreciao, opinio, juzo, emisso de parecer. Como consequncia dessa estratgia, a filosofia passa a ser entendida como experimental (e no dogmtica), na qual o nomear considerado, no horizonte dos afetos, como regulao interpretativa da dinmica de foras constituintes da vida. Como se v, essa maneira de praticar a filosofia ope-se frontalmente busca de uma validade universal para as ideias e teorias aquilo que Nietzsche chama, no aforismo 26 de Sentenas e setas, do Crepsculo dos dolos, de vontade de sistema, e que no mais do que uma busca por consenso e/ou acordo simplificador capaz de dar conta da realidade de forma universal e unvoca. Trata-se de uma vontade de garantir uma compreenso mtua da vida, independentemente das suas circunstncias, temporalidades, processos e vivncias mais individuais e incomunicveis. Para Nietzsche, essa tendncia de pacificao exercida pelo conceito, pela linguagem, pela filosofia e pela cultura em geral, no passa de um processo de enfraquecimento, falsificao e aniquilamento daquilo que a vida tem de mais ntimo e mltiplo, mais rico e benfazejo e que, por isso mesmo, permaneceria nas raias do incomunicvel. Por tratar o que diferente como igual (GC 1, 111), essa tendncia constituiria um processo de embotamento da existncia e conduziria a um processo de des-individualizao do humano e de esquecimento do vir-a-ser de todas as coisas: esse seria, no geral, o defeito hereditrio dos filsofos, a sua total falta de sentido histrico (HH I, 2). A radicalizao do gesto de transliterao como prtica filosfica, ao invs de conduzir aeterna veritas da metafsica, conduz a uma filosofia histrica que reconhece cada conceito no como proteo e segurana, mas como resultado de processos de cognio absolutamente temporais e temporalizveis, algo que se aproxima mesmo da incompreensibilidade: Nietzsche, com sua filosofia transliteral, por inverter o sentido do que se diz, abre um campo de incompreenso apenas suportvel para determinados tipos grandes ou nobres. Nesse sentido, enquanto o conceito rene os fracos sob a tentativa de fornecimento de alguma segurana, a
1

Neste artigo usaremos as siglas convencionais para citao dos escritos de Nietzsche: HH I (Humano, Demasiado Humano, vol. I); OS (Humano, Demasiado Humano II: Opinies e sentenas diversas); AS (Humano, Demasiado Humano II: O andarilho e sua sombra); A (Aurora); GC (A Gaia Cincia); BM (Alm de Bem e Mal); GM (Para a Genealogia da Moral); EH (Ecce Homo); CI (Crepsculo dos dolos); ZA (Assim Falou Zaratustra); KSA (Smtliche Werke. Kritische Studienausgabe - edio crtica em 15 volumes organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari a sigla ser seguida do nmero do volume, nmero do fragmento, ano de escrita e pgina da edio).

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

113

Jelson Oliveira interpretao/transliterao rene aqueles para os quais o perigo da existncia no proscreve nenhuma necessidade de simplificao, abreviatura ou familiarizao - os fortes suportam o sem sentido e o incompreendido caracterstico da vida. por a que se deve entender a questo do valor de uma filosofia, na medida em que ela no passa de um sintoma fisio-psicolgico de seu engendrador.

O uso do adjetivo Grosse como meio de transliterao


Para efetivar esse processo de contraveno dos sentidos comuns e doar uma nova carga semntica aos conceitos, Nietzsche faz uso, de forma instrumental, do adjetivo grosse (grande) em expresses como grande arte (Grosse Kunststufen), grande sade (grosse Gesundheit), grande poltica (grosse Politik2), grande razo (grosse Vernunft) e grandes homens (Grosse Mnner). Ainda que Nietzsche no tenha usado a expresso, a partir desses conceitos transliterados (a ponto de se tornarem contra-conceitos), seria possvel falar, de forma extra-textual, de uma grande tica em Nietzsche. Partimos da hiptese de que essas noes, amparadas pelo adjetivo aumentativo, expressam a ideia de um para alm, no num sentido metafsico e transcendente radicalmente avesso a toda a filosofia nietzscheana mas de uma superao a partir da radicalizao das vivncias tidas como hostis vida. Ou seja, o que grosse aparece como resultado da radicalizao daquilo que kleine e de sua superao. O uso desse procedimento faz com que a filosofia de Nietzsche se apresente como um inflexvel exerccio de pensar para alm da moralidade: o que grande, no geral, expresso daquilo que superou o que pequeno, vivenciado de forma to absoluta e incondicional que conquistou a sua suplantao e ultrapassamento. Entretanto, essa tarefa no parte de uma posio que se coloca fora da vida, mas fora da moral, j que, desde o final dos anos 1870, Nietzsche afirma que a vida o valor que no pode ser avaliado 3, sob pena de se evocar algum lugar ideal ou metafsico fora da vida a partir de onde essa avaliao deveria ser conjugada. Nada menos nietzscheano do que interpretar esse para alm, portanto, com algum resqucio metafsico: sua inteno , sempre, ir alm da moralidade, mas mantendo-se no limite daquilo que ele entende por vida.

2 3

Cf. HH I, 481; BM, 241; Essa concepo remonta aos primeiros escritos de Nietzsche, principalmente influncia do ensaio Experincia, de Ralph Waldo Emerson, que traduz a ideia de que o valor da vida inescrutvel. No fragmento KSA VIII 32 [15], de 1878, Nietzsche parafraseia um trecho desse ensaio. Essa ideia reaparece em vrios momentos de sua obra, a comear pelos aforismos 32, 34 e 107 de Humano, demasiado humano.

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

114

A Grande tica de Nietzsche Outra caracterstica do inqurito filosfico impetrado por Nietzsche contra a moral ocidental, em sua marca socrtico-platnico-crist, a exigncia paradoxal de se pensar o alm desde o lugar aqum, ou seja, preciso vivenciar aquilo que deve ser superado e essa a condio mesma da superao. A filosofia, assim, seria um processo de convalescena rumo transvalorao de todos os valores. por ter vivenciado o que a moral engendrou de mais negativo, degenerado e baixo, que o filsofo alcana as foras para provocar uma transliterao na concepo valorativa, reposicionando a vida em seu valor acima da moralidade. De um lado, est a negao da vida, o instinto de rebanho e o enfraquecimento das foras; de outro, a afirmao, a expanso e o crescimento, a capacidade de suportar a falta de um sentido para a vida, um dizer sim incondicional ao imperscrutvel, mutvel e selvagem, profundo e misterioso (cf. ZA, O canto da dana) que caracterizam a existncia. Com a anlise dos conceitos citados acima, como forma de exemplo do uso desse mecanismo de transliterao representado pelo adjetivo grosse, acredita-se regatar algumas caractersticas comuns desse processo que possibilite, de forma extra-textual, aplic-las noo de tica, com a inteno de caracterizar uma grande tica em Nietzsche. Essa anlise faz emergir dessas expresses que fazem uso do adjetivo grosse algumas caractersticas comuns, entre as quais se pode inventariar, a ttulo antecipatrio: [1] a noo de autossupresso ou autossuperao (s da vivncia mais prpria dos valores vigentes possvel fazer emergir, pelo seu esgotamento e decadncia, a transvalorao); [2] a diferena como aceitao das oposies (rompendo, assim, com a tradio metafsica 4 dualista que afastou os opostos negando a possibilidade que um nasa
4

Essa crtica de Nietzsche aos valores metafsicos apresentada de forma direta a partir de seu rompimento com Richard Wagner e com as teses de Schopenhauer, no ano de 1876. O resultado dessa ruptura a publicao, em 1878, do primeiro volume de Humano, demasiado humano, no qual o filsofo evidencia o seu mtodo histrico como contraposio ao mtodo metafsico (HH I, 1). Nesse sentido, o projeto de uma filosofia histrica (que, no limite, remete ao uso procedimental da fisiologia e da psicologia) pode ser apontado como projeto de reviso ou inverso da posio anterior, presente em obras como O Nascimento da Tragdia, em que Nietzsche se faz devedor da chamada metafsica de artista. Esse projeto pode ser apontado, outrossim, como uma tentativa de ultrapassamento da posio anterior que segue os mesmos passos do projeto de transliterao discutido nesse artigo: ao se apropriar da metafsica do artista pela via wagneriana e schopenhauriana, Nietzsche promove uma reinterpretao de sua posio e dela retira novas perspectivas. PONTON (2007, p. 59) define esse projeto como uma forma de inverso do platonismo, contraponto a genealogia metafsica. Se compreendermos o procedimento histrico de Humano, demasiado humano como precursor da genealogia, podemos concordar plenamente com Ponton. Para Michel Haar (1993), o ultrapassamento da metafsica estaria associado ao pensamento de Nietzsche como um todo, desde sua tentativa de inverso do platonismo at o anncio do Eterno retorno (p. 7). Entre as posies que ainda veem um tom metafsico em Nietzsche, certamente se destaca a de Heidegger (2007, p. 38), que aponta o uso de conceitos como vontade de poder, niilismo, transvalorao dos valores e eterno retorno como ainda tentativas de dizer o todo. Essa posio fora contestada por Muller-Lauter (2000) no seu texto sobre A doutrina da vontade de poder. Sobre esse tema da metafsica nos primeiros escritos de Nietzsche, cf. ainda: NABAIS, 1997 e CAVALCANTI, 2005. Sobre a diviso da obra de Nietzsche, ainda que no haja consenso a respeito, costuma-se dividi-la em trs perodos: o primeiro compreenderia os anos de 1870 a 1876 e seria marcado pelo pessimismo romntico ou pela metafsica do artista; o segundo incluiria os escritos

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

115

Jelson Oliveira do outro [HHI, 1], Nietzsche expressa a doena como exigncia da cura, a destruio como exigncia da criao, a alma como sintoma do corpo etc.); [3] a valorizao do conflito como crtica unilateralidade e hegemonia de uma interpretao ou fora sobre a multiplicidade e perspectividade existencial (o que ocorreria em mbito vital em geral e no humano em particular, j que o corpo passa a ser entendido como arena das pulses e, por isso, o campo mais rico para a filosofia que se estabelece como crtica hipertrofia da razo); [4] a noo de hierarquia como resultado da valorizao do pathos, enquanto mbito dos afetos e medida de estabelecimento das distncias e sobreposies de foras interpretativas. No limite, so essas quatro questes que explicam a noo de elevao, autosuperao e alcance de um terreno para alm. Autossupresso, diferena, conflito e hierarquia formam o mbito de prticas filosfico-morais consideradas por Nietzsche atravs do adjetivo grande. No toa, grande est associado a nobre, como aquele que consegue vivenciar essas condies sem definhar, ao contrrio, nelas encontrando razes para seu prprio fortalecimento. isso o que faz da grande tica de Nietzsche uma tica aristocrtica no para muitos porque para ningum, ainda que seja para todos (como nos sugere o subttulo de Assim Falou Zaratustra: um livro para todos e para ningum). Essa grande tica, assim como a grande poltica, a grande sade e a grande razo so condies existenciais e culturais marcadas pela exigncia da nobreza, como expresso da elevao do homem ao grande homem.

Um adjetivo de grandeza
A noo de grande sade (Die grosse Gesundheit) frequente nos escritos tardios de Nietzsche. Nas obras publicadas, a referncia mais contundente encontrada no aforismo 382 de A Gaia Cincia, no qual se l: [...] para isso necessita mais e antes de tudo uma coisa, a grande sade uma tal que no apenas se tem, mas constantemente se adquire e preciso adquirir, pois sempre de novo se abandona e preciso abandonar. Invertendo a perspectiva daquilo que comumente se entende como sade (ou seja, ausncia de doena), Nietzsche faz ver que, superando as dicotomias vigentes, seria possvel entender a sade como um estado de experimentao e teste no qual no se permanece decididamente, mas se passa (GC, Prefcio, 3). Trata-se de um estado mutvel (e no durvel) no qual os estados saudveis e os doentios so reconhecidos como perspectivas das quais o pensador pode retirar sempre novos aprendizados: Da tica do
dos anos 1876 a 1882 e seria marcado por um positivismo ctico ou mesmo por certo iluminismo cientfico; e o ltimo abrangeria os escritos a partir de 1882 at o colapso final em 1889 e seria marcado pelos conceitos de maturidade, ou aquilo que se chama de reconstruo da obra.

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

116

A Grande tica de Nietzsche doente, ver conceitos e valores mais sos e, inversamente, da plenitude e certeza da vida rica, descer os olhos ao secreto lavor do instinto de dcadence (EH, Por que sou to sbio, 1). Agora, a sabedoria advm da capacidade de retirar de cada perspectiva a sua riqueza, de cada experimento vital, como de um longo exerccio, a sua capacidade de superao e elevao. No toa, nesse pargrafo de Ecce Homo, Nietzsche declara a capacidade de deslocamento de perspectivas como a razo primeira porque somente para mim seja possvel uma transvalorao dos valores (Por que sou to sbio, 1). Ou seja, a capacidade de vivenciar as diferenas como jogo de perspectivas que conduz ao processo de transvalorao. Essa perspectiva nasce da experimentao com as morais do passado - atividade descrita como uma curiosidade cientfica e psicolgica para com a doena (GC, Prefcio) - da vivncia de todos os valores at ento existentes para, a partir deles, como faz um artista, recriar e reinventar valores perante as aventuras da vivncia mais sua (GC, 382), fazendo com que os antigos ideais deem lugar s mais ousadas aventuras e mais transbordantes experincias. No se trata de pensar a partir da doena, mas a partir da sade, daquilo que vulgarmente se considera saudvel e a detectar, j, sintomas de doena. Bem, verdade, alma, moral: todos esses conceitos considerados saudveis so detectados como patolgicos e doentios porque so resultado da ascenso de formas de avaliao decadente que criaram estados ideais a partir da fraqueza e do medo da vida. Por isso, a sade (lato sensu) agora no serve mais para dizer o que , em sentido nietzscheano, a sade, porque ela uma inveno da doena em forma de idealizao de um estado de conforto e fuga. preciso transliterar o sentido e, para isso, Nietzsche recorrer ao adjetivo grande: a dinmica da nova compreenso semntica oferece uma possibilidade de repensar o conceito a partir de dentro, numa configurao capaz de reunir extremos tais como vida e morte, num mesmo requisito de fora. por isso que o pensamento da grande sade , em si mesmo, um pensamento que conduz grande seriedade (GC, 382), aquela que, por tornar dignas de seriedade as coisas humanas, acaba por reconhec-las como risveis por intermdio de uma gaia cincia um conhecimento tal que, por levar to a srio a vida, acaba desvelando a sua condio alegre e burlesca. essa, segundo a expresso de Nietzsche, uma verdadeira interrogao que faz com que o destino da alma d a volta, o ponteiro avance (GC, 382), pois s ento o processo se completa e o que h de novo recomea: a tragdia comece, afirma Nietzsche nesse que o penltimo aforismo de A Gaia Cincia. Como se v, Nietzsche se serve aqui do paradoxo para expressar um tipo de pensamento que pretende explicitar a ideia de um para alm.

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

117

Jelson Oliveira Mas quem o personagem desse tipo de procedimento? Justamente, esse aforismo 382 de A Gaia Cincia, cujo ttulo A Grande sade, comea com a enigmtica assertiva: Ns, os novos, sem nome, de difcil compreenso, ns, rebentos prematuros de um futuro ainda no provado [...]. Nesse ns reside o dstico breve e oracular de todo o projeto tico e filosfico de Nietzsche cuja remisso no outra seno noo de amizade, posto que o pronome plural evoca a busca por relaes possveis que permanecem, entretanto, impossveis. Como indivduos experimentados, os que se incluem nesse ns adquirem a possibilidade de uma nova sade que uma grande sade na medida em que favorece a reunificao dos processos de destruio e de criao perante as novas aventuras que se abrem a partir das vivncias mais prprias de cada um. A, os pares que se adicionam no ns, representam a superao do humano tal como ele vem sendo compreendido at ento (Como poderamos ns, aps tais vises, e com tal voracidade de cincia e conscincia, satisfazermo-nos com o homem atual?, GC, 382). Em outras palavras: a grande sade oferece a oportunidade no s para a manuteno do conflito e da instabilidade, como tambm para a criao de hierarquia, j que ela seleciona indivduos nobres e grandes capazes de tolerar esse tipo de procedimento. Ele conduz para o grande homem que o personagem cuja expresso relacional foge da gregariedade da tradicional tica da compaixo e se d pela via de uma nova tica, que uma tica da amizade (entendida como grande tica) 5. Outra plataforma de compreenso dessa atividade paradoxal de transliterao em Nietzsche est ligada ao conceito de grande poltica (der Grossen Politik), tal como ele se apresenta, por exemplo, em Alm de bem e mal, 208: O tempo da pequena poltica chegou ao fim: j o prximo sculo traz a luta pelo domnio da Terra a compulso grande poltica. Nesse aforismo, o mundo europeu descrito como sofrendo de uma doena da vontade manifestada numa multiplicidade de ambies (no sentido de uma desintegrao e des-hierarquizao) que tem como motor principal a ascenso do niilismo pela via da negao da luta atravs da unilateral e hegemnica posio que remonta ao socratismo e ao cristianismo, alcanando, segundo a

O tema da amizade, frequente no segundo perodo da produo de Nietzsche, est ligado crtica daquilo que Nietzsche chama de tica da compaixo e para a qual, como um complemento superior, ele apresenta, num fragmento de 1876, o seu projeto de uma tica da amizade: A congratulao faz o amigo (o que se congratula), a compaixo faz o companheiro de penas. - Uma tica da compaixo precisa do complemento de uma superior tica da amizade (KSA 8, 19[9], de 1876, p. 333). Esse projeto, que no foi ajustado de forma direta ou sistemtica pelo filsofo alemo, poderia ser esboado a partir de dois dispositivos que remetem noo de uma grande tica: a exigncia da liberdade do esprito e a partilha da alegria. A amizade o caminho pelo qual os indivduos nobres que praticam a grande tica alcanam as condies de elevao. Sua liberdade a condio para a superao e o desprendimento em relao moral vigente e sua alegria a partilha de um pathos afirmativo frente existncia. Nesse sentido, tambm a tica da amizade tambm deve ser entendida como um exemplo de transliterao conceitual. Sobre esse assunto, cf. minha tese de doutorado (OLIVEIRA, 2009).

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

118

A Grande tica de Nietzsche interpretao nietzscheana, toda a modernidade, principalmente atravs do ideal da igualdade para todos6. Como nivelamento, estabilizao do conflito e anulao do jogo de poder, a pequena poltica contraposta grande poltica, esta marcada pela criao de um campo de confronto de alternativas e interpretaes, arena sobre a qual as contraposies se efetivam e do origem a sempre novas posies, sem uma consonncia final. Trata-se de um campo de foras que no se efetiva a no ser como fora-contra-fora e, nesse pleito, perfaz o caminho como processo de subordinao e assenhoramento sem que haja ao cabo uma meta determinada. a manuteno do conflito que gera a perspectiva do crescimento (GM, III, 12). No aforismo 241 de Alm de Bem e mal, Nietzsche cria um dilogo entre dois velhos patriotas (metfora para o povo alemo e o francs) que gritam suas verdades e avaliam a ao de um estadista (supostamente Bismarck), com o fim de definir se possvel consider-lo grande. Ao final do pargrafo, Nietzsche toma posio ao afirmar que aquele que considerado grande ou forte ser, em breve, dominado por um mais forte e que o achatamento espiritual de um povo depende do aprofundamento de outro, ou seja, o que caracteriza a situao atual da Europa justamente um processo de nivelamento que impede a disputa em nome do processo de homogeneizao dos europeus atravs do movimento democrtico (BM, 242) que esconde, na verdade, processos fisiolgicos que negam a fora, a ascenso supranacional e nmade em nome da determinao de um tipo a partir da fraqueza. Essa seria, para Nietzsche, a expresso decadencial da pequena poltica: aquela que homogeneza e, consequentemente, leva ao nivelamento e mediocrizao do homem (BM, 242). Em outras palavras: a pequena poltica, ao impedir a manuteno do conflito, anula a diferena e impede a hierarquia. A grande poltica, ao contrrio, no outra coisa seno a permanncia da possibilidade do jogo e, como tal, constante processo de transvalorao e autossupresso, j que, como afirma Nietzsche, todas as grandes coisas perecem por obra de si mesmas, por um ato de autossupresso: assim quer a lei da vida, a lei da necessria autossuperao que h na essncia da vida [...] (GM, III, 27). do esgotamento das foras niilistas elevadas ao seu extremo, ou seja, a vivncia do niilismo at sua radicalidade, que nasce a possibilidade de superao do niilismo. Sendo doente que se alcana a cura. Sendo niilista que se obtm a nova possibilidade de afirmao da existncia. do terreno niilista que se alcana, pois, um para alm do niilismo, a sua
6

A esse respeito, cf. o trabalho do Prof. Jorge L. Viesenteiner, A Grande poltica em Nietzsche (So Paulo: Annablume, 2006).

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

119

Jelson Oliveira superao como auto-superao. Paradoxalmente, mais uma vez o novo extrado necessariamente do velho, nele e a partir dele. Veja-se agora ao conceito de grande razo (grosse Vernunft) contraposto ao de pequena razo (kleine Vernunft). Para essa anlise, preciso recorrer ao captulo Dos desprezadores do corpo, da segunda parte de Assim Falou Zaratustra. A grande razo, ali, associada ao corpo, como uma multiplicidade com um nico sentido, uma guerra e uma paz, um rebanho e um pastor e no qual a pequena razo (o esprito ou o intelecto) no passa de um pequeno instrumento e brinquedo (ZA, Dos desprezadores do corpo). Nietzsche faz ver que o corpo, enquanto grande razo, uma arena dinmica de pulses que vm-a-ser a partir do jogo e s existe e se efetiva por ele. O corpo seria, assim, apenas uma consequncia secundria desse jogo, uma organizao provisria muito mais rica do que a conscincia, a alma ou o esprito. Enquanto o corpo est ligado ao princpio no-teleolgico da vontade de poder, a conscincia representa a razo dominadora que anula as diferenas, impede o jogo e, consequentemente, atrofia as foras pela imposio de um nico sentido. Como processo de dominao, a razo exclui a possibilidade de expanso das foras e nega o valor cognitivo do corpo como algo muito mais rico: o corpo um pensamento mais espantoso do que a velha alma (KSA 11, 3 [269], de 1885, p. 565). Como lugar da pulso (Trieb) e do instinto (Instinkt), o corpo lugar de foras em constante atrito e a partir dele se formam todas as coisas a partir de mltiplas formulaes e da pluralidade de oposies. No h, portanto, nada que possa ser recolhido como algo definitivo porque no h uma essncia, mas processos plurvocos jamais captveis por conceitos racionais. Como tal, as pulses formam a carga de energia vital donde advm todas as coisas e fenmenos, seja do mundo orgnico, inorgnico, afetivo ou mesmo social. Segundo Nietzsche, o ser humano, como toda criatura viva, pensa continuamente, mas no o sabe; o pensar que se torna consciente apenas a parte menor, a mais superficial, a pior, digamos (GC, 354). Ou seja, se de um lado a conscincia nasce da necessidade de comunicao devido fragilidade do humano sobre a terra, de outro, ela se efetiva como enfraquecimento e mnima parte de algo que muito mais rico e dinmico. Como condio do mundo e ao efetiva no seu meio, a conscincia no outra coisa que um mecanismo biolgico falsificador do mundo na medida em que acessa apenas um mundo, carregada que est com bagagens de irregularidades, falsas representaes, grandes incapacidades. Por negar o intercmbio constante da vida, a conscincia acaba fundando um limitado reino prprio e anulando as imensas possibilidades que permanecem atuantes no mbito do querer e do sentir. Todo o horizonte dos afetos, portanto, na
Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

120

A Grande tica de Nietzsche medida em que esto interligados e engendram processos de riqueza indizvel, permaneceriam ausentes da conscincia. A grande razo, assim, mais uma noo usada por Nietzsche para expressar a condio paradoxal de algo que se efetiva a partir do seu contrrio. E justamente nesse sentido que o uso da expresso grande razo se apresenta como paralela grande tica, fornecendo-lhe a caracterstica de uma revalorizao dos afetos que impedem os programas de conceitualizao frequentes na linguagem filosfica, moral e cultural do ocidente. A grande razo evoca com clareza o limite da linguagem conceitual e denuncia a sua efetivao como sinnimo de fraqueza. Todos esses elementos remetem imagem do gnio, aos grandes homens representados por Nietzsche como aqueles que adquiriram grandeza atravs de um rigoroso e variado exerccio (e no como algo inato, portanto) que d seriedade a seu ofcio (HH I, 163). Os gnios, afirma Nietzsche nos aforismos que tratam da alma dos artistas e escritores em Humano, demasiado humano, no so de origem sobre-humana ou mesmo portadores de faculdades maravilhosas (HH I, 164), mas sua genialidade est justamente ligada afirmao das qualidades puramente humanas que neles confluram (HH I, 164). O grande homem (grosse Mnner), portanto, seria derivado da afirmao das caractersticas humanas mais prprias e que, no limite, incluem aquilo que se chama, no mbito moral, de desumano. Trata-se da radicalizao do humano como condio de conquista do alm-do-humano. No aforismo 542 de Aurora, o grande homem associado ao filsofo na velhice, aquele que perigosamente acredita no seu prprio gnio: sua fraqueza fisiolgica acaba por dar-lhe um arriscado sentimento de fora e genialidade e seu risco seria justamente a canonizao de si mesmo. Paradoxalmente, portanto, essa pode ser a sua fraqueza: a falsa crena em sua prpria fora. Esse engano retomado do primeiro livro de Assim Falou Zaratustra, no pargrafo intitulado Das moscas da feira: o povo identifica os grandes homens como os senhores da hora, mas esses no passam de comediantes e palhaos que ditam valores e alardeiam as grandes causas. Em torno deles gira o povo e a fama. O grande homem, entretanto, conforme anuncia Zaratustra, vive e nasce, experimenta-se e adquire grandeza na solido: longe da feira e da fama que se passa tudo o que grande. Como criaturas do momento, entusiasmados, sensuais, pueris, levianos e impulsivos no confiar e desconfiar, esses grandes homens so venerados pela massa, mas no passam de criaes ruins, como Nietzsche tematiza no pargrafo 269 (do captulo O que nobre?) de Alm de Bem e Mal. A nobreza do grande homem faz dele um homem superior porque se desliga da venerao do povo e da vulgaridade. Aquele que aparece como grande aos olhos da multido (o homem que segue as normas aceitas como desejveis
Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

121

Jelson Oliveira por todos, que se deixa domesticar pelos modelos pr-estabelecidos de uma natureza moral encontrada nele mesmo) no passaria de um humano adoecido, mutilado, enfraquecido, adestrado e doente. isso o que Nietzsche escreve no captulo Os "melhoradores da humanidade, do Crepsculo dos dolos ( 3). Quanto mais a cultura tenta coibir a manifestao da fora, paradoxalmente mais ela faz acumular, nesses grandes homens, o poder que, ocasionalmente, pode se manifestar de forma desordenada e desumana. Nesse indivduo, a fora de expanso muito maior do que a de conservao, e nisso que reside o seu grande valor (a sua genialidade criadora) para a espcie como um todo: esse tipo de indivduo leva para frente, eleva, impulsiona e sua grande preocupao com o amanh da espcie lhe d direito a to extraordinrio egosmo (KSA 13, 14[29], de 1888, p. 231). Nele, o indivduo se sacrifica pela espcie. Sua grandeza estaria ligada justamente capacidade de usufruir dessas foras vitais abundantes (KSA 12, 9[139], de 1887, p. 414): A grandeza do grande homem reside na margem de liberdade de seus apetites e na ainda maior potncia com a qual ele sabe tomar a seu servio esses monstros esplndidos. Ou seja, se de um lado para Nietzsche esse humano traduz a fora, de outro lado ele vem sendo enfraquecido pela civilizao (e seus mecanismos culturais e morais) que tenta coibir e domar a manifestao dessa energia poderosa. A caracterstica dessa cultura moderna, mais uma vez, aquela desconjuno que apontamos anteriormente, e nisso que ela se torna herdeira do movimento socrtico.

Pathos: o terreno de uma grande tica


A partir desses exemplos, pode-se afirmar que h, em Nietzsche, a recuperao de outro patamar desde o qual se pode pensar alguns dos principais temas da histria da tica. Trata-se de um lugar para alm dos lugares vigentes, mas nascido a partir deles, como uma radicalizao de suas prprias perspectivas. Esse lugar exigira a reformulao conceitual para o que Nietzsche usufrui da riqueza do adjetivo grande. Mas qual seria esse novo patamar a partir do qual se poderia pensar essa grande tica? preciso recorrer, aqui, noo de pathos, cuja importncia permanece transversal no pensamento de Nietzsche. Em Ecce Homo, a noo paradoxal de um pensamento que cria e que destri aproximada, por Nietzsche, de um prazer prprio do pathos dionisaco da existncia e a transposio do dionisaco em pathos filosfico (EH, O nascimento da tragdia, 3) como uma das mais importantes tarefas da sua filosofia. Contraposto ao ethos, o pathos se apresenta no mbito do que patolgico,
Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

122

A Grande tica de Nietzsche portanto tambm fisiolgico e, por vezes, doentio. Essa noo vista por Kant, por exemplo, como o que prprio das inclinaes humanas naturais, ligada ao desejo e sensibilidade 7. Se o ethos, na tradio filosfica, remete perspectiva do alcance de um bem pela via da razo e da prtica virtuosa que ela possibilita, modelo segundo o qual a conduta guiada pela universalidade dos imperativos e conduz afirmao do carter individual, o pathos, por sua vez, remete ao mbito dos afetos, do apetite, do excesso, da vontade, enfim, do humano em sua plenitude, no sentido da quebra do tradicional dualismo que manteve o pensamento tico atrelado tarefa de estabelecimento dos meios para atingir o fim da vida humana ou de definio da melhor conduta para se chegar a esse fim, usando como requisito a imposio da racionalidade como condio disciplinadora dessa conduo. Sendo assim, o pathos est ligado transitoriedade da existncia e ao sentimento, enquanto o ethos remeteria quilo que duradouro porque marcado pela racionalidade (GC, 317). O pathos remete, pois, ao exerccio paradoxal daquilo que Nietzsche entende como nobre e elevao do humano para-alm-do-humano como resultado de exerccios de valorao tpicos de sociedades aristocrticas o que est ligado ao grande homem. por isso que o filsofo liga o termo justamente elevao, superao e auto-superao do tipo homem no aforismo 257 de Alm de bem e mal, remetendo, ainda, noo de hierarquia, diferena e conflito caractersticas daquilo que ele entende como nobre ou aristocrtico. Sua formulao para isso pathos de distncia8: Sem o pathos de distncia, tal como nasce da entranhada diferena entre as classes, do constante olhar altivo da casta dominante sobre os sditos e instrumentos, e do seu igualmente constante exerccio em obedecer e comandar, manter abaixo e ao longe, no poderia nascer aquele outro pathos ainda mais misterioso, o desejo de sempre aumentar a distncia no interior da prpria alma, a elaborao de estados sempre mais elevados, mais raros, remotos, amplos, abrangentes, em suma, a elevao do tipo homem, a contnua auto-superao do homem, para usar uma frmula moral num sentido supra-moral. (BM, 257) A distncia, aqui, tratada como distanciamento da moralidade vigente que , sobretudo, uma moral de rebanho, porque est baseada no nivelamento das caractersticas individuais, da
7 8

Cf. KANT, I. Crtica da razo prtica, 3, I. O termo Pathos der Distanz utilizado por Nietzsche principalmente no ltimo perodo de sua produo como associada concepo do tipo nobre e da gerao de uma moral do futuro, que , como defendemos aqui, uma moral que nasce da auto-superao da moral. Alm de BM, 257, a expresso retomada em GM, I, 2 e 10; III, 14.

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

123

Jelson Oliveira compaixo e da auto-abnegao em favor do prximo. O pathos de distncia representa a possibilidade de reconhecimento da atividade da grande tica, qual seja: a disposio para o conflito que cria sempre novas hierarquias de valores. esse primeiro tipo de pathos que conduz ao segundo tipo: se o primeiro estabelece uma distncia em relao aos demais indivduos, o segundo faz aumentar a distncia no interior de cada alma na qual se efetivam processos de subjugao e crescimento que possibilitam ao homem superar a si mesmo. assim que Nietzsche explicita de que forma a noo de pathos serve como melhor expresso para seu projeto de uma grande tica: ele que promove e possibilita a auto-superao do humano. Ora, essa expresso usada, paradoxalmente, em sentido moral para superar a moral: o pathos conduz supresso da moral, que nada mais do que se colocar num territrio supramoral, extra-moral, alm da moral. assim que, pela via do pathos, em Nietzsche o criar e o destruir no se consolidam como posies contrrias, mas, pela via do pensamento trgico, efetivam-se numa reunio complementar, no qual um se apresenta como condio para o outro, como possibilidade da diferena: o negar e o destruir so condies para o afirmar (EH, Por que sou um destino, 4). Isso porque no jogo que se efetivam essas foras afirmativas e negativas, e preciso que elas discordem e destruam para que outras foras da provenham. Trata-se, pois, da ideia de fluxo que marca a herana recebida por Nietzsche de Herclito, legado por ele reinterpretado a ponto de fazer dessa uma noo de extrema relevncia para a compreenso de seu pensamento 9. essa concepo que explicita a inteno de Nietzsche em fazer de seu imoralismo a possibilidade de afirmao de uma nova moralidade, aquela que Nietzsche prenuncia como uma moral do futuro. O que Dioniso ensina a possibilidade do paradoxo, ou seja, a vigncia de um exerccio que estabelece um elo entre a destruio do terreno, estando no terreno e fazendo dele o solo de uma nova edificao. Dessa forma, da crtica moral que nasce uma nova moral que se coloca para alm, no sentido de ultrapassar a moral para afirmar a vida. Se a moral, em seu sentido estrito, representa a condenao da vida, a filosofia de Nietzsche faz ver que a sua tarefa seria afirmar as condies da existncia. Para isso preciso um exerccio tico que destrua o critrio da subjetividade, da responsabilidade, da racionalidade, da abnegao de si e da compaixo para efetivar um novo edifcio no qual a afirmao da vida pode ser reconhecida como atitude tica. No que a resida algum tipo de novo fundamento tico; justamente o contrrio, pois submetida

A esse respeito, conferir o trabalho da Prof. Vnia Dutra de Azeredo, Nietzsche e a aurora de uma nova tica (So Paulo: Humanitas; Iju: Uniju, 2008), principalmente o captulo Do trgico ao tico: o percurso de uma afirmao (p. 103-160).

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

124

A Grande tica de Nietzsche vida, a tica tambm se submete vontade de poder e ao jogo trgico que marca a existncia em seu eterno vir-a-ser inocente. Quanto ao sujeito tico que da deriva, ele no outro seno tambm aquele que se efetiva num para alm, como um para-alm-do-humano, como um bermensch, aquele que recebe em si a pluralidade de foras ordenadas segundo uma hierarquia (KSA 34 [123], de 1885) e que acontece como vivncia da plenitude orgnica que integra polos costumeiramente tidos como antagnicos e irreconciliveis. Portanto, como um no-sujeito. Esse seria o resultado da utilizao do pathos como ocorrncia principal do projeto filosfico nietzscheano: a conquista da possibilidade trgica da afirmao a partir da negao, a assero de uma filosofia afirmativa e positiva a partir de um projeto negativo e destrutivo. esse o pensamento mais fundamental de Zaratustra, cujas palavras revelam a caracterizao da prpria filosofia nietzschiana: um pathos afirmativo par excellence, por mim chamado o pathos trgico, me era em sumo grau inerente (EH, Assim Falou Zaratustra, 1). Agora, o pathos remete vivncia mais ntima, aquela que permaneceria incomunicvel e no-enquadrvel no modelo tico tradicional que busca padres e impe regras de conduta em vista da delimitao de um carter. Pelo pathos, Nietzsche introduz em sua filosofia o requisito primordial de uma grande tica: a afirmao incondicional da vida nas suas mltiplas perspectivas e inmeras possibilidades de experimentos. a partir da vida que se efetivam as avaliaes e os julgamentos de valor e que surge a noo de um sentido extramoral (BM, 32) que reconhece a impossibilidade de julgar a vida a partir da moral. Trata-se de uma inverso e de um deslocamento de sentido que envolve a atividade dos imoralistas (ns, imoralistas, escreve Nietzsche nesse pargrafo de Alm de bem e mal, retomando a frmula enigmtica de A Gaia Cincia) que passam a reconhecer a nointencionalidade como base dos processos de valorao das aes algo que nega o valor da conscincia e da responsabilidade como fundamentos da moralidade. Para Nietzsche, a inteno apenas sinal e sintoma que exige primeiro a interpretao e que toda moral at ento no fora seno uma moral das intenes e nisso mesmo no passou de um preconceito, uma precipitao, algo provisrio talvez, uma coisa da mesma ordem da astrologia e da alquimia, mas, em todo caso, algo a ser superado (BM, 32). a esse ns, o grupo dos pares impossveis, que Nietzsche parece reservar essa tarefa de superao ou de autosuperao da moral, nome para o longo e secreto lavor que esses indivduos tm pela frente. A nova tica seria uma grande tica na medida em que sugere outro espao para a efetivao dos processos valorativos que no a conscincia de um sujeito responsvel pelos seus atos. Ao apontar o pathos como esse novo lugar e os impulsos orgnico-corporais como foras geradoras
Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

125

Jelson Oliveira de significados-no-significantes, Nietzsche rompe com a condicionalidade das normas a tal ponto de demonstrar a sua completa ineficcia e falsidade. Agora, o agir no pensado mais a partir do campo da conscincia e no se deixa aprisionar nos meandros do costume ou do carter, nem sequer nas corriqueiras apreenses de culpabilizaes e responsabilidades. A grande tica aquela que reconhece que os julgamentos de valor so inspirados e regrados por nossa vontade de poder (KSA, 26 [414], de 1884). Todos os sentidos agora se efetivam a partir da provisoriedade e inocncia das interpretaes e no podem ser compreendidos a no ser como partes do jogo hierrquico exigido pela vida, ela mesma reconhecida como fenmeno moral, na medida em que no existem vivncias que no sejam morais (GC, 114), ou seja, viver j avaliar. E como tal, todo processo de avaliao moral no pode se dar a no ser individualmente, singularmente, guiado unicamente pelo requisito da necessidade (ou seja, no mais pela liberdade). como necessria que a vida se apresenta como inocente: quando no h escolha porque no h liberdade, resta a impossibilidade de determinao de culpas ou responsabilidades. A grande tica instaura, assim, o tempo da grande inocncia. A nova relao entre pathos e ethos mostra que Nietzsche rompe com o modelo que pensa a formao do carter a partir dos hbitos: Em Nietzsche, no so os hbitos que determinam o carter, mas o carter que determina os hbitos (AZEREDO, 2008, p. 271). Isso porque o carter no formado mais pelo mbito da conscincia: tendo esta sido reduzida e sua condio reconhecida como extremamente limitada e limitadora, a grande razo em sua multiplicidade de afetos, que forma o hbito. a que o pathos se transforma num pathos de distncia, ou seja, pelo reconhecimento de que cada carter (re-entendido agora a partir da noo de grande razo) responsvel pelos seus hbitos e no mais pelo erro da igualdade e da universalidade dos valores que seriam, numa tradio tica que remonta a Aristteles, responsveis pela manuteno de um carter nico para o humano. A crtica mesmo moris, enquanto aquisio de costumes, faz ver que aquilo que Nietzsche critica como moral o acmulo de hbitos pela via da sublevao e da tirania de valores que so resultados de avaliaes. Esses hbitos se apresentam como repetio constante e necessidade engendradora de um nico sentido que impe certa contumcia no agir e se contrape natureza, aquela que no pode ser previsvel. Trata-se de uma crtica viso tradicional do ethos como disposio permanente que anula a criatividade para exaltar a repetio consuetudinria. Se o ethos, em sentido aristotlico10, entendido por Nietzsche como
10

Essa referncia tambm citada por Schopenhauer no 55 de O mundo como vontade e como representao: Os gregos denominavam o carter e a exteriorizao do mesmo, isto , os costumes, . Esta palavra,

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

126

A Grande tica de Nietzsche estados durveis do homem (Co. Ext. IV, 9), algo ligado aos estados de alma institudos por escolha, ele ser tratado criticamente em contraposio ao pathos, que est ligado ao que h de involuntrio, irracional e imprevisvel.

Concluso
Nietzsche promove uma transliterao do conceito de tica tornando-o um ambiente de cultivo de condutas que favoream a afirmao do indivduo 11 enquanto experimento de si mesmo, insistindo num carter experimental que acaba por negar a possibilidade de se falar mesmo em tica. Por isso, a grande tica pensada a partir de Nietzsche como uma forma experimental de cultivo do indivduo forte. Se for possvel afirmar que, nessa medida, o filsofo alemo se insere na tradio do pensamento tico por afianar como primeira virtude justamente a criao ou afirmao de si prprio, atravs das aes que o indivduo opera sobre si mesmo ainda que no vise realizao de nenhum fim ou bem ltimo; tambm possvel asseverar que essa autoafirmao no se efetiva a no ser pelas relaes que cada indivduo mantm com seus pares num terreno extra-moral. Diferentemente da tradio, em cuja domesticao de si Nietzsche identifica a incorporao dos valores cristos em busca de um homem morigerado, ou seja, um mero incorporar dos costumes impostos a partir dos idealismos religiosos, seu projeto visa potencializar as resistncias entre as foras que ocorrem como um longo exerccio e tm como resultado um crescimento da prpria fora. Esse carter de resistncia e obstinao ativa das foras reconhecido como a forma privilegiada de seu cultivo nos espcimes humanos: o indivduo se faz na medida em que testa a si prprio, que se experimenta, que possui e provoca resistncias e, portanto, que cultiva a si mesmo.

Referncias

todavia, vem de , hbito, escolhida para expressar metaforicamente a constncia do carter pela constncia do hbito. E acrescenta ainda, citando Aristteles em grego: Pois a palavra (carter) obtm o seu nome de (hbito): pois a tica obtm seu nome de habitual, diz Aristteles (Eth. Magna, I, 6, p. 1186; Eth. Eud., p. 1220; Eth. Nic., p. 11103, ed. Ber.). 11 Steinmann (2000) destaca como a tica de Nietzsche deve ser entendida como uma tica experimental de cultivo do indivduo forte.

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

127

Jelson Oliveira AZEREDO, Vnia Dutra de. Nietzsche e a aurora de uma nova tica. So Paulo: Humanitas; Iju: Uniju, 2008.] CAVALCANTI, Anna Hartmann. Smbolo e alegoria: a gnese da concepo de linguagem em Nietzsche. So Paulo: Annablume; Fapesp. Rio de Janeiro: DAAD, 2005. HAAR, Michel. Nietzsche et la metaphysique. Paris: Gallimard, 1993. HEIDEGGER, Martin. Nietzsche. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Forense, 2007. 2 v. KANT. Immanuel. Crtica da Razo Prtica. Traduo de Valrio Rohden. So Paulo: Martins Fontes, 2003. NABAIS, Nuno. Metafsica do Trgico. Lisboa: Relgio dgua, 1997. NIETZSCHE, Friedrich. Smtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). Herausgegeben von Giorgio Colli und Mazzino Montinari. Mnchen/Berlin/New York: dtv/Walter de Gruyter & Co., 1988. (15 Einzelbnden) _____. A Grande Poltica Fragmentos. Introduo, seleo e traduo de Oswaldo Giacia Jr. Clssicos da Filosofia: Cadernos de Traduo n. 3; IFCH/UNICAPM, setembro de 2002. _____. Alm do Bem e do Mal. Preldio a uma Filosofia do Futuro. Trad. de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Cia. das Letras, 2. ed., 2002. _____. Assim Falou Zaratustra. Um livro para todos e para ningum. 15 ed. Trad. de Mrio da Silva. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. _____. Aurora. Reflexes sobre os preconceitos morais. Trad. de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Cia. das Letras, 2004. _____. A Gaia Cincia. Trad. de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Cia. das Letras, 2002. _____. Crepsculo dos dolos (ou como filosofar com o martelo). Trad. de Marco Antnio Casa Nova. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2 ed., 2000. (Conexes, 8). _____. Ecce Homo. Como algum se torna o que ; Trad., notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. 2 ed.; 3 reimpresso. _____. Fragmentos Finais. Trad. Flvio R. Kothe. Braslia: Ed. Universidade de Braslia, So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002. _____. Fragmentos Pstumos. Textos Didticos. Trad. Oswaldo Giacia Jr. IFCH/UNICAMP, n 22, junho de 2002. _____. Genealogia da Moral. Uma polmica. Trad. de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Cia. das Letras, 2002.

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

128

A Grande tica de Nietzsche _____. Humano, Demasiado Humano (I). Um livro para espritos livres. Trad. de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Cia. das Letras, 2000. _____. Humano, Demasiado Humano (II). Um livro para espritos livres. Trad. de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Cia. das Letras, 2008. _____. O Nascimento da Tragdia. Ou helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg (Coord. Paulo C. de Souza). So Paulo: Cia. das Letras, 1992. _____. Obras incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Col. Os Pensadores). OLIVEIRA, Jelson R. de. Para uma tica da amizade em Friedrich Nietzsche. Tese (doutorado). Universidade Federal de So Carlos. So Carlos: UFSCar, 2009. 386 f. OTTMANN, Henning; METZLER, Verlag J.B (Org.) Nietzsche Handbuch. Leben-Werk-Wirkung Stuttgard/Weimar: Metzler, 2000. PONTON, Olivier. Nietzsche Philosophie de la lgret. Berlin; New York: Walter de Gruyter, 2007. (Monographien und Texte zur Nietzsche-Forschung, Band 53) SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representao. 1. tomo. Traduo, apresentao, notas e ndices de Jair Barboza. So Paulo: Editora UNESP, 2005. STEINMANN, Michael. Die Ethik Friedrich Nietzsches. Berlim; New York: de Gruyter, 2000. (Monographien und Texte zur Nietzsche-Forschung; Bd 43) VIESENTEINER, Jorge L. A Grande poltica em Nietzsche. So Paulo: Annablume, 2006.

Revista ndice [http://www.revistaindice.com.br], vol. 03, n. 01, 2011/ 1

129

You might also like