You are on page 1of 16

NOVOS PARADIGMAS NA ASSISTNCIA AO IDOSO: O ENFOQUE DA PREVENO E PROMOO DE UM ENVELHECIMENTO SAUDVEL

Karin Alves do Amaral Escobar1

INTRODUO

Este trabalho tem por objetivo abordar as polticas sociais desenvolvidas para os idosos, especificamente as aes de promoo e preveno desenvolvidas pelo Centro de Preveno Sade do Idoso da Associao dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda. Entretanto faz-se necessrio um resgate histrico acerca da conquista de direitos de cidadania para esse segmento, que recentemente obteve reconhecimento atravs de polticas especficas para essa faixa etria. No Brasil a Constituio Federal de 1988 se constitui um importante instrumento de defesa dos direitos dos idosos. Prevendo o ideal maior de uma sociedade justa e fraterna, pluralista e sem preconceitos. Entretanto vivemos numa sociedade perpassada de muitas desigualdades, onde a populao experimenta as mais adversas condies de vida. Ainda existem muitos preconceitos e discriminaes e a populao de idosos vivencia essas desigualdades. Nessa perspectivas as aes de assistncia, preveno e promoo de um envelhecimento saudvel com melhores condies de vida ainda se constituem desafio para o Estado e Sociedade Civil. A 8 Conferncia Nacional de Sade realizada em 1986 e fruto do movimento de reforma sanitria no Brasil ampliou a compreenso da relao sade/doena como decorrncia das condies de vida e trabalho. Assegurou ainda o acesso igualitrio de todos aos servios de promoo, proteo e recuperao da sade. Colocando como
Assistente Social do Centro de Preveno Sade do Idoso da Associao dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, mestranda em Poltica Social pela UFF.
1

uma das questes fundamentais a integralidade da ateno sade e a participao social. Acreditamos que pensar a integralidade das aes destinadas a esse grupo etrio de fundamental importncia para desconstruir os lugares e os papis institudos historicamente que reservando lugares de segregao e excluso social dos idosos. As aes de promoo de um envelhecimento digno devem ter como premissas que estes sujeitos possuem direitos garantidos, que o envelhecimento um processo natural e que faz parte da vida de todos que um dia pretendem alcanar a longevidade. Devemos incentivar espaos de socializao, de valorizao e trocas de experincia, para que os idosos possam ser protagonistas desse processo de envelhecimento. Nesse sentido, o Centro de Preveno Sade do Idoso vm desenvolvendo suas aes a partir de algumas linhas de atuao que objetivam a ateno sade, ateno educativa, social e de incentivo a prtica de atividade fsica objetivando um envelhecimento ativo e promotor de vida.

1- BREVE HISTRICO DAS PRTICAS ASSISTENCIAIS DESTINADAS AO IDOSO

As prticas assistenciais dispensadas velhice so antigas e remontam o perodo do Cristianismo que foi o pioneiro no amparo aos velhos. Segundo Alcntara as primeiras instituies filantrpicas destinadas a abrigar idosos carentes surgiriam no imprio Bizantino, no sculo V da era Crist. Segundo h registro de que o primeiro asilo foi fundado pelo Papa Pelgio II, que transformou a sua casa em um hospital para velhos. (DEBERT, 1999 apud ALCNTARA, 2004, p. 31). A assistncia destinada velhice foi durante muito tempo dispensada em regime de abrigamento e vinculada a um carter religioso. No Brasil, desde o Quinhentismo, o Estado patrimonial portugus incorporou ao seu projeto de colonizao prticas assistencialistas atravs das Santas Casas de Misericrdias transportadas de Portugal para o Brasil. (HADDAD, 1998).

No perodo colonial existia a Casa dos Invlidos que dispensava alguma ateno velhice, inaugurada em 1794, mantida pelo V vice Rei. A idia era de que os soldados velhos mereciam uma velhice digna e descansada (ALCNTARA, 2004, p. 39). Entretanto a criao de instituies filantrpicas destinadas a prestar cuidados a velhos, denominadas de asilos tiveram sua origem no final do sculo XIX e incio do sculo XX. A segunda metade do sculo XX, no que se refere populao idosa, pode ser caracterizada pelo abrigamento dos idosos no mesmo espao destinado a mendigos, moribundos e leprosos. Refletindo assim uma postura da sociedade em manter o afastamento da pobreza. A caridade nesse mesmo perodo passou a ser alvo de crticas em razo da falta de organizao de seu mtodo de trabalho. nesse contexto que surgiram as experincias voltadas para o atendimento social, ainda permanecendo o carter filantrpico que marca essas aes. A medicina social considerada um marco desse perodo, contribuindo para a melhoria das condies de sade e estilo de vida dos pobres, uma vez que as condies anti-higinicas dos mesmos eram entendidas como de alto risco para a populao. Como se percebe a velhice j era considerada um problema social, mas era reunida a outras categorias sociais. Esse perodo pode ser denominado como a fase caritativa da assistncia social. Fase esta caracterizada nas aes paternalistas de ricos que esperavam merecer a salvao de suas almas, em parte, reconhecimento e status benemritos da sociedade. A questo da pobreza passa e ser redimensionada no final do sculo XIX quando surge uma instituio no Rio de Janeiro destinada a acolher exclusivamente a velhice, o asilo So Luis, para a velhice desamparada. Somente no incio do sculo XX as categorias sociais tiveram seus espaos ordenados as crianas em orfanatos, loucos em hospcios e os velhos em asilos. (ALCANTARA, 2004). Se no incio do sculo XX a velhice era exposta na mdia de forma inadequada, ao longo do sculo, ela foi tornando-se invisvel, embora instituies geritricas tenham se multiplicado. Para que a sociedade tivesse ateno com seus membros idosos, eles eram expostos como pessoas que precisavam de ajuda, largados a prpria sorte.

Como bem aborda Haddad (1998) as prticas assistenciais no so recentes na sociedade brasileira, reportando-se ao perodo colonial. Mais recente, sem dvida, a incorporao dessas prticas na trajetria das polticas sociais brasileiras. Embora durante a vigncia da Primeira Repblica a interveno do Estado na questo social ainda fosse tmida, j se anunciavam algumas iniciativas, notadamente no plano das relaes de trabalho, resultado inevitvel de presses decorrentes de um movimento sindical que se mostrava vigoroso nas primeiras dcadas do sculo XX.
(...) com a crise do capitalismo, nos primeiros anos da dcada de 30, que o Estado brasileiro assume um papel intervencionista. Para a histria da assistncia social brasileira, o perodo compreendido entre 1930 e 1937 marcado, sobretudo pelo enfrentamento da questo social e por intensas lutas em torno da conquista de direitos, violentamente reprimidos representou um momento importante de flexo entre a ao do Estado e as prticas assistenciais. (HADDAD, 1986, p. 27)

Os governos da Velha Repblica tentavam ignorar a questo social dando ao seu enfrentamento um tratamento repressivo. Entretanto o perodo histrico da Velha Repblica foi marcado pelo o enfraquecimento do discurso liberal com o trmino da primeira Guerra Mundial com a vitria do movimento socialista na Rssia em 1917. O movimento operrio exigia ento o cumprimento do Tratado de Versalhes (1919) do qual o Brasil era signatrio e tinha como uma de suas clusulas a necessidade de medidas sociais para o enfrentamento da questo social. Um importante direito conquistado neste perodo e que diz respeito populao idosa, se refere ao direito aposentadoria enquanto direito social do trabalho. A partir desse momento velhice e aposentadoria passaram a estar associadas. Entretanto esse direito se referia apenas aos trabalhadores formais. No Brasil at 1930 no existia a interveno do estado nas questes relativas ao envelhecimento, ao velho. Embora o Estado tenha, a partir de 1930, desenvolvido um papel cada vez mais intervencionista, no ocorreram investimentos nas obras pblicas para idosos mantidas sob sua responsabilidade direta. O atendimento velhice era feito pelo Estado por meio de auxlios e convnios com instituies particulares. Por um lado, amplia-se o escopo das prticas institucionais de mbito privado, por outro, prticas assistenciais passam a adquirir espao em instituies pblicas.

Na dcada de 1930, precisamente no ano de 1934, foi instituda uma constituio e nesta havia somente um artigo que se referia categoria idosa. Este Artigo era o n. 121 que dizia: instituio de previdncia, mediante atribuio igual da Unio, do empregador e do empregado, a favor da velhice, da invalidez, da maternidade e nos campos de acidente de trabalho ou por morte; assegurava alguns direitos para esta categoria, entretanto apenas para os que trabalhavam. O perodo de redemocratizao, entre 1946 e 1964, viu delinear-se definitivamente o perfil das polticas pblicas de assistncia social, manifesto quer no dispositivo constitucional, quer rede de servios disponveis. A mobilizao popular reclamou que o Estado promovesse programas sociais e, nessa medida, buscasse atuar como mediador de conflitos sociais. O perodo da ditadura Militar foi um perodo de expanso do Estado na rea social. O governo procurava ter apoio social da populao com certas medidas sociais.
Por sua vez, o golpe de 1964 significou, entre outras coisas, a inexorvel presena do Estado na questo social. As prticas assistenciais passaram a estar voltadas no apenas para equacionar a correlao de foras em confronto na sociedade civil, tendo por objetivo a consolidao da hegemonia de classe que se apossara do poder do Estado (...). Alm do mais, o golpe militar fez destacar, no plano das polticas pblicas de assistncia social, dois outros aspectos. Primeiro aquilo que era apenas latente, nas prticas assistenciais de natureza privada, tornou-se manifesto. De fato, a poltica social ganhou feio definitiva, com o binmio represso-assistncia. Segundo, a ao estatal espraiou-se pelas reas de sade, educao, habitao, alm de haver conferido nova configurao s tradicionais polticas de segurana, justia e promoo humanas. (HADDAD, 1998, p. 28)

Um exemplo desta abordagem no perodo militar, dcada de 1970,


(...) foi assinada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social a primeira medida normatizadora da assistncia aos idosos, restrita aos beneficirios do sistema previdencirio (Portaria 82, de 04 de Julho de 1974). A velhice despossuda, dependente historicamente da ao caritativa dos indivduos, das santas casas de misericrdia, foi contemplada, alguns meses aps, com a renda mensal vitalcia (Lei 6.179/74). Nesse mesmo ano, o Estado, separando a Previdncia do Trabalho, criou o Ministrio da Previdncia e Assistncia Social (Lei 6062/74). (HADDAD, 1998, p. 29).

No ano de 1979 a Portaria 82/74 foi revogada pela Portaria 25, de 09 de Novembro de 1979, quando, ento, os idosos no-previdencirios passam tambm a contar com a

assistncia social. Trs anos aps, quando as defasagens nos proventos dos aposentados e pensionistas tomavam propores insustentveis e a situao da pobreza impedia que se fechassem os olhos para a velhice no subsidiada pelo Estado, foi que a Portaria MPAS 2.864 veio somar-se anterior, ampliando os objetivos da assistncia aos idosos, os quais, na verdade, nunca foram atingidos. A partir disso, em meados da dcada de 1980, toma mpeto o movimento da sociedade civil com novos atores em cena, entre eles professores universitrios, associaes, idosos politicamente organizados e alguns parlamentares comprometidos com questes sociais, exigindo a valorizao e o respeito pessoa idosa. A dcada de 80 assistiu ao aumento do nmero de associaes e federaes de aposentados e pensionistas. Em 1985, com a criao da Confederao Brasileira de Aposentados e Pensionistas COBAP, o Movimento de Aposentados e Pensionistas ganhou grande visibilidade despertando nos aposentados e pensionistas a conscincia dos seus direitos (HADDAD, 2000). Como reflexo das defasagens nos proventos dos aposentados e pensionistas no ano de 1985, inicia-se um movimento social de idosos que iro se organizar posteriormente atravs da Confederao Brasileira de Aposentados e Pensionistas. Tal instituio desempenhou um importante papel no debate previdencirio brasileiro e se fortaleceu no momento em que os protestos contra a misria da populao encontram espao para a emergncia de novos atores sociais. Esse movimento conseguiu introduzir modificaes no plano de benefcios como recomposio dos valores de aposentadorias e penses que sero efetivados na constituio de 1988. Essa mobilizao influenciou a construo da Constituio Cidad (1988), primeira Constituio da Repblica Federativa do Brasil a versar sobre a proteo jurdica ao idoso, a qual impe famlia, sociedade e ao Estado o dever de amparar os idosos. A Constituio Federal, assinada em 05 de outubro de 1988, introduziu, com denominao de seguridade social, um conceito alargado de proteo social, compreendendo um conjunto integrado de iniciativas dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social (art. 194). No captulo da Seguridade Social so tratadas questes especficas a respeito da velhice. Essas disposies constitucionais favoreceram e incentivaram a elaborao de legislao complementar acerca do assunto.

A Lei Orgnica de Assistncia Social LOAS (Lei n 8.742/93) veio assegurar alguns dos direitos dos idosos. Dentre os benefcios mais importantes proporcionados por esta Lei, encontra-se o Benefcio de Prestao Continuada, regulamentado em seu artigo 20. Tal benefcio veio substituir a renda mensal vitalcia de 1974 passando a garantir um salrio mnimo mensal a pessoa portadora de deficincia e ao idoso com 65 anos ou mais e que comprovem no possuir meios de promover a prpria manuteno, nem de t-la provida por sua famlia. Segundo Lobato (2007) ainda na dcada de 80 a Associao Nacional de Gerontologia (ANG) realizou vrios seminrios para discutir a questo do idoso no Brasil, culminando num grande seminrio em Braslia que gerou um documento intitulado Polticas pblicas para a Terceira Idade nos anos 90 Posteriormente O documento subsidiou a formulao da Poltica Nacional do Idoso lei 8.842/94. No decorrer da dcada de 1990 foram realizados vrios encontros e fruns para discutir a implementao da Poltica Nacional do Idoso (PNI) fazendo presso sobre o governo a fim de se garantir o financiamento dessa poltica. Estes eventos contaram com a participao de vrios Ministrios e estava sob a coordenao da Secretaria de Assistncia Social do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. No ano de 1991 a aposentadoria por velhice passou a chamar-se oficialmente de aposentadoria por idade. Este ano foi institudo como o Ano Internacional do Idoso pela Organizao Mundial de Sade que elegeu princpios para o idoso como independncia, participao, assistncia, auto-realizao e dignidade. Cabe destacar que as autoridades governamentais brasileiras s iniciaram e intensificaram sua mobilizao em prol de polticas especficas para os idosos (at ento esquecidos) a partir de efeitos produzidos pela sua organizao scio-poltica. Apesar de conquistas e retrocessos, at 1994 no existia no Brasil uma poltica nacional para os idosos, o que havia era um conjunto de iniciativas privadas e algumas medidas pblicas consubstanciadas em programas destinados a idosos carentes.

2 - OS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

O ano de 1994 se constitui um marco na histria de direitos da populao idosa atravs da promulgao da Poltica Nacional do Idoso, Lei 8.842/94. Essa lei tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condies para promover sua autonomia, integrao e participao efetiva na sociedade (art. 1). Visa ainda garantir a melhoria da qualidade de vida dos idosos em todos os aspectos, por meio de parcerias entre organizaes governamentais e nogovernamentais. Objetiva promover aes setoriais integradas na viabilizao de programas sociais visando o bem-estar da populao idosa em todas as esferas, a sua integrao social, bem como dar agilidade a novas opes de atendimento s pessoas em processo de envelhecimento. A Poltica Nacional do Idoso cria ainda o Conselho Nacional do Idoso e conseqentemente os Conselhos Estaduais e Municipais. Seguindo a tendncia da ampliao e fortalecimento de direitos dos idosos no ano de 1998 foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) ao Congresso Nacional o projeto de Lei N. 10.741 que dispunha do Estatuto do Idoso. Este tramitou durante cinco anos no Congresso Nacional, sendo sancionado no dia 1 de outubro de 2003. O Estatuto do idoso veio para assegurar os direitos sociais do idoso regidos pelos princpios estabelecidos na Poltica Nacional do Idoso e visando regulamentao das garantias dos idosos, algumas delas j asseguradas pela Constituio Federal de 1988. Foi criado com intuito de garantir direitos, mas tambm prever responsabilidades s pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Este dispositivo destaca ainda a importncia da participao da famlia, prevendo que obrigao primeiramente desta seguida da comunidade, sociedade e poder pblico com absoluta prioridade assegurar os direitos fundamentais inerentes pessoa humana. Essa lei pode ser considerada um grande avano e uma conquista da sociedade como forma de fortalecer polticas e programas para a promoo de uma sociedade inclusiva reconhecendo o direito vida, a dignidade e a longevidade. A principal funo do Estatuto do Idoso se constituir como uma carta de direitos, que possa fortalecer o controle do Poder Pblico em relao ao melhor tratamento das pessoas com idade avanada, respeitando a sua dignidade, elevando-os a um lugar de

respeito, buscando alcanar a posio de cidado efetivo na sociedade aos idosos com participao ativa. O art.8 do Estatuto do idoso menciona que o envelhecimento um direito personalssimo e sua proteo, por conseguinte, constitui um direito social. J o art. 9 atribui ao Estado obrigao de "garantir pessoa idosa a proteo vida e sade, mediante efetivao de polticas sociais pblicas que permitam um envelhecimento saudvel e em condies de dignidade. Incontestavelmente, a aprovao do Estatuto do Idoso foi um avano para o sistema legal brasileiro. A Constituio Federal de 1988 no art. 230 em si j era o suficiente para garantir a proteo ao idoso, porque lhes assegura "a sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito vida". Concretizar direitos sempre uma forma de proporcionar benefcios sociedade, um avano legitimando reivindicaes. E esses direitos e conquistas no foram em vo, pois a realidade da categoria idosa vem se modificando, ganhando cada vez mais personagens, sendo cada vez mais esclarecidos na busca do exerccio de cidadania.

3- A EMERGNCIA DA POPULAO IDOSA NO CENRIO BRASILEIRO

O envelhecimento populacional um assunto que vem obtendo destaque no mundo e em nosso pas. Alm disso, a proporo da populao tambm est aumentando, ou seja, a populao considerada idosa tambm est envelhecendo. A longevidade da populao um fenmeno mundial e recente na histria da humanidade. (BERZINS, 2003). Segundo dados do IBGE do ano de 2000 existia no Brasil 14.569.029 idosos representando 8,6% da populao. Os motivos do crescimento de idosos encontram-se relacionados a reduo na taxa de fecundidade e mortalidade nos principais centros urbanos, em decorrncia da urbanizao, insero da mulher no mercado de trabalho. Existe uma predominncia de mulheres, caracterstica mais marcante deste grupo. O envelhecimento vem se manifestando de forma distinta no mundo repercutindo nos campos social, econmico e cultural. A adoo de medidas de promoo e preveno

10

sade vem sendo muito eficaz na busca de uma qualidade de vida para a populao idosa. Em 2005 foi realizada a VI Conferncia Global sobre Promoo da Sade em Bangkok, na Tailndia. Tal conferncia resultou na Carta de Bangkok, que identifica aes, compromissos e garantias requeridas para atingir os determinantes de sade no mundo globalizados por meio da promoo da sade, alm disso, afirma que as aes e estratgias de promoo da sade devem estar no centro do desenvolvimento nacional e global. Assim, a carta reconhece que todos os atores sociais governos, sociedade civil organizada, organizaes internacionais e comunidade de sade pblica devem participar dos empreendimentos de sade, pois s assim poder garantir ao ser humano o direito de desfrutar melhores condies de sade. A qualidade de vida uma construo global referenciada a diversos aspectos acerca do envelhecimento como fato individual e social. imprescindvel pensar o processo de envelhecimento transcendendo os fenmenos fisiolgicos e patolgicos. Esta etapa da vida deve ser compreendida em seus aspectos biopsicossociais e as alteraes sociais desempenham um importante papel e em muitas situaes a deflagrao destes problemas pode ser atenuada com medidas preventivas. As polticas de sade devem contemplar todo o ciclo da vida para contribuir no s que mais pessoas cheguem ltima etapa da vida, mas cheguem l de forma digna. No ano de 1991 as Naes Unidas tambm estabeleceu princpios para a ateno integral sade do idoso como independncia, participao, assistncia, auto-realizao e dignidade. A Poltica Nacional do Idoso, Lei 8.842 de 04 de janeiro de 1994, encontra-se em consonncia com os princpios das Naes Unidas visto que ambas se pautam na perspectiva de assegurar os direitos sociais do idoso, criando condies para promover sua autonomia, integrao e participao efetiva na sociedade. No Brasil enquanto a populao idosa era responsvel por 9% da populao brasileira, 25,2% dos gastos com sade feitos pela Rede SUS em 2003 foram dirigidos a ela. Medidas para a terceira idade visam melhoria a sade e a qualidade de vida para serem menos afetado por doenas crnicas.

11

O processo de envelhecimento ocorre de modo diferenciado entre homens e mulheres. As desiguladades por sexo alteram as condies sociais e econmicas alterando tambm condies de sade, renda e dinmica familiar. Para Veras (2003) os idosos so usurios dos servios de sade em taxa mais alta em funo da prevalncia de doenas crnicas, maior tempo de internao hospitalar, recuperao mais lenta, frequncia de reinternaes, invalidez, somado a isso temos a baixa resolutividade dos servios. Ainda segundo ao autor a maioria das doenas crnicas que acometem o indivduo idoso tem, na prpria idade, seu principal fator de risco. Envelhecer sem nenhuma doena crnica mais exceo do que regra. No entanto, a presena de uma doena crnica no significa que o idoso no possa gerir sua prpria vida e encaminhar o seu dia-a-dia de forma totalmente independente. A associao entre envelhecimento e dependncia pode ser minimizada por polticas sociais. (CAMARANO, 2005). Com base na Poltica Nacional do Idoso a poltica de sade deve garantir o acesso dos idosos aos servios e s aes voltadas promoo, proteo e recuperao da sade. Em seu artigo 10 aponta que o setor sade deve desenvolver a cooperao entre o nvel central, estadual e municipal e entre centros de referncia em geriatria e gerontologia para treinamento de equipes interprofissionais. Alm de prever a garantira de melhoria da qualidade de vida dos idosos em todos os aspectos, por meio de parcerias entre organizaes governamentais e no-governamentais. Nessa perspectiva no ano de 1999 foi criada a Poltica Nacional de Sade do Idoso, portaria 1.395/GM que tem como diretrizes a promoo do envelhecimento saudvel, a manuteno da capacidade funcional, a assistncia s necessidades de sade do idoso, a reabilitao da capacidade funcional comprometida, a capacitao de recursos humanos especializados, o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais e o apoio a estudos e pesquisas. Essa poltica assume que o principal problema que pode afetar o idoso a perda de sua capacidade funcional, compreendida como a perda das habilidades fsicas e mentais necessrias para realizao de atividades bsicas e instrumentais da vida diria. A promoo do envelhecimento saudvel e a manuteno capacidade funcional do indivduo significam a valorizao da autonomia ou autodeterminao e a preservao da

12

independncia fsica e mental do idoso. Tanto as doenas fsicas quanto as mentais podem levar dependncia e, conseqentemente, perda da capacidade funcional. A Poltica de Sade do Idoso tem como elemento central a premissa de despertar sobre a importncia de melhorar as habilidades funcionais, mediante a adoo precoce de hbitos saudveis de vida e a eliminao de comportamentos que trazem agravos sade. No que se refere manuteno da capacidade funcional, ao lado das medidas voltadas promoo de hbitos saudveis, sero promovidas aes que visem preveno de perdas funcionais, como a preveno de agravos sade e a deteco precoce de problemas de sade potenciais ou j instalados, cujo avano poder pr em risco as habilidades e a autonomia dos idosos. No ano de 2006 foi compactuado entre os gestores das trs instncias de gesto do Sistema nico de Sade um pacto de sade em defesa do SUS. Esse pacto contempla trs dimenses: pacto pela vida, pacto em defesa do Sus e o pacto de gesto. O pacto pela vida prev garantia de aes prioritrias sobre a situao de sade da populao brasileira. Dentre as seis2 metas compactuadas neste documento, a sade do idoso aparece como uma das prioridades sendo apresentada uma srie de aes que visam, em ltima instncia, implementao de algumas das diretrizes da Poltica Nacional de Ateno Sade do Idoso. Entretanto, muito h que se fazer para que respostas efetivas e eficazes s necessidades e demandas de sade da populao idosa brasileira sejam realizadas. O trabalho nessa rea deve promover o envelhecimento ativo e saudvel; a ateno integrada sade da pessoa idosa; estmulo s aes intersetoriais, visando integralidade da ateno; a implantao de servios de ateno domiciliar; acolhimento preferencial em unidades de sade, respeitando o critrio de risco; provimento de recursos capazes de assegurar qualidade de ateno sade da pessoa idosa; fortalecimento da participao social; formao e educao permanente dos profissionais de sade na rea de sade da pessoa idosa; divulgao e informao sobre a Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa para profissionais de sade, gestores e usurios do
2

Controle do Cncer do colo don tero e de mama, reduo da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de resposta s doenas emergenciais e endemias, com nfase na dengue, hansenase, tuberculose, malria e influenza, promoo sade e fortalecimento da ateno bsica. (PACTO PELA VIDA, EM DEFESA DO SUS E DE GESTO, 2006).

13

Sus; promoo da cooperao nacional e internacional das experincias na ateno sade da pessoa idosa e apoio e desenvolvimento de estudos e pesquisas. E importante refletir acerca do conceito de sade que deve ser compreendido como o resultado do gerenciamento adequado das reas fsica, espiritual, profissional, intelectual, emocional e social. Uma vida saudvel requer uma vida com sade, em harmonia no dia-a-dia consigo, com o outro e com o meio, em um estado de completo bem-estar fsico, social e mental, e no somente a ausncia de doenas. A Organizao Mundial de Sade entende que o termo sade corresponde ao bem-estar fsico, mental, social e, intelectual e social. A Organizao Mundial de Sade elaborou uma poltica para o envelhecimento ativo no ano de 2002. O envelhecimento ativo entendido como o processo de otimizao das oportunidades de sade, participao e segurana, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida medida que as pessoas ficam mais velhas. Para Kalache o termo envelhecimento ativo procura superar o termo envelhecimento saudvel, pois implicar reconhecer que alm dos cuidados com a sade, outros fatores afetam o modo como os indivduos e as populaes envelhecem. A abordagem do envelhecimento ativo se articula a concepo de reconhecimento dos direitos dos idosos igualdade de oportunidades e tratamento em todos os aspectos da vida apoiando a responsabilidade dos idosos no exerccio de sua participao nos processos polticos e em outros aspectos da vida em comunidade (BRASIL, 2005).

4- O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO CENTRO DE PREVENO SADE DO IDOSO DA ASSOCIAO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

Partindo da premissa de que sociedade civil organizada tambm tem o dever de garantir aos idosos, participao social e comunitria, que a Associao dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, entidade de utilidade pblica e filantrpica, passou a desenvolver um trabalho especificamente para os idosos. A instituio foi criada no ano de 1973 e surgiu da unio e da organizao da classe dos aposentados e pensionistas e hoje a maior Associao de Aposentados da

14

Amrica Latina, prestando assistncia mdica, odontolgica e social aos associados e aos seus dependentes. Hoje a AAP-VR conta com aproximadamente 45 mil associados. Em maio de 2009 inaugurou o Centro de Preveno Sade do Idoso ampliando as aes j existentes atravs de projetos scio-educativos e de sade na rea da gerontologia. Estruturado como um Centro de preveno, assistncia, educao, reabilitao, capacitao e socializao o Centro de Preveno Sade do Idoso tem um compromisso em promover e garantir o direito de uma velhice digna dos aposentados, pensionistas no processo de envelhecimento. O trabalho considera fundamentos da Gerontologia e conceitos de promoo da sade, abordando informaes relacionadas com a sade fsica, mental e social. Nessa perspectiva a insero nas aes oferecidas pelo servio ocorre atravs da participao do idoso no grupo de acolhimento. O grupo de acolhimento foi pensado com o objetivo de sondar as necessidades sociais e de sade dos idosos que procuram os servios da AAPVR, experincia iniciada em fevereiro de 2006. Possibilitando assim a construo de uma ateno integral de sade. Este projeto vem sendo desenvolvido por equipe multidisciplinar composta por uma assistente social, uma enfermeira e uma psicloga. O grupo tem por objetivo acolher, conhecer e encaminhar os idosos s aes scio-educativas, de atividade fsica, de convivncia e teraputicas do Programa Vida com Qualidade, estimulando a participao social. Este programa encontra-se estruturado a partir de quatro linhas de ao: ateno educativa e cultural, ateno sade, ateno prtica de atividade fsica e integrao comunitria. A ateno educativa consiste a ao que objetiva a Alfabetizao e Escolarizao de Adultos e Idosos, de CA (Classe de Alfabetizao) a 4 srie do Ensino Fundamental oferecido aos aposentados, pensionistas e idosos, associados ou no da AAP-VR, que no tiveram oportunidade de estudar na idade certa e que desejam abandonar o grupo de excluso. Do ano de 2003 ao ano de 2008 tivemos 116 idosos alfabetizados. Na ateno cultural temos o Coral Alvorada formado h 10 dez anos integrado por aposentados e pensionistas. A msica desempenha papel significativo no desenvolvimento de projetos scio-educativos com idosos, proporcionando alteraes positivas no estado de nimo, na auto-estima, garantindo recursos pessoais para enfrentamento de situaes estressantes e desafiadoras do cotidiano.

15

A ateno sade formada pela assistncia domiciliar realizada por equipe interdisciplinar composta por Assistente Social, Mdico Geriatra, Psiclogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Fonoaudilogo, Nutricionista, Odontlogo e Tcnico de Enfermagem. Assistncia atravs de grupos teraputicos com profissionais da psicologia, grupos interdisciplinares, grupo de apoio ao cuidador, oficina da memria, grupo de ao voluntria. A instituio oferece ainda auxlio com medicaes, exames e outros atendimentos necessrios promoo da sade do idoso como assistncia de fisioterapia e acupuntura. A ateno prtica de atividade fsica se efetiva atravs de atividades como ginstica, ioga, tai chi chuan, oficina de dana e hidroginstica. As aes objetivam o atendimento das necessidades especficas do idoso atravs de aes que garantam um envelhecimento saudvel, dando nfase especial qualidade de vida, autonomia, sade e a participao social. As aes do Programa de Integrao Comunitria atuam fortalecendo

organizaes sociais congneres, especialmente as Instituies de Longa Permanncia para Idosos. Nesse sentido acreditamos na necessidade de construo de uma ateno integral de sade, personalizada e promotora de vida. Sabemos que viver mais no sinnimo de viver melhor, as polticas sociais devem contemplar direitos, necessidades, reconhecimento das capacidades dos idosos que promovam envelhecimento digno e sustentvel.

CONSIDERAES FINAIS

A busca pela qualidade de vida permanente e depende no s dos servios oferecidos ou da equipe de suporte tcnico mais principalmente do idoso que representa o principal sujeito da mudana. As aes objetivam proporcionar atividades que incentivem a participao ativa do idoso na sociedade; resgatar a individualidade e dignidade do idoso para uma atuao social junto famlia e a comunidade; desenvolver aes que possibilite ao idoso ser

16

agente das suas prprias transformaes decorrentes do exerccio da cidadania e desenvolver atividades que visam a promoo do envelhecimento saudvel. Acreditamos que as equipes ainda tm grandes desafios a serem enfrentados no diaa-dia de trabalho: ajustar-se s realidades da velhice abrindo novas possibilidades de interveno.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALCNTARA, Adriana de Oliveira. Velhos institucionalizados e famlia: entre abafos e desabafos. Campinas: Alnea, 2004. BERZINS, M. A. V. S. Envelhecimento populacional: uma conquista a ser celebrada. Revista Servio Social e Sociedade. N.75, So Paulo, 2003. BRASIL. Estatuto do Idoso. Lei 10.741, 2003. ______ . Poltica Nacional do Idoso. Lei 8.842, 1994. ______ Ministrio da Sade. Envelhecimento ativo: uma poltica de sade. Braslia, 2005. ______. Diretrizes dos pactos pela vida, em defesa do SUS e de gesto, Braslia, 2006. CAMARANO, A. A. Muito alm dos 60: em que condies a vida se alonga no Brasil? Rio de Janeiro: IPEA 2004. HADDAD. Eneida Gonalves de Macedo. Idosos. do assistencialismo ao direito. Revista Inscrita. Braslia, 1998. _______. Polticas setoriais por segmento: Idoso. In: capacitao de polticas sociais. Braslia: CEFESS/ ABEPSS/CEAD/NED/ UnB, 2000. LOBATO, Alzira Tereza Garcia. Servio social e envelhecimento: perspectivas de trabalho do assistente social na rea da sade. In: BRAVO, Maria Ins Souza et al. (org). Sade e servio social. 3.ed. - So Paulo: Cortez,Rio de Janeiro: UERJ, 2007 VERAS, R. A longevidade da populao: desafios e conquistas. Revista Servio Social e Sociedade. n. 75, So Paulo, 2003.

You might also like