You are on page 1of 12

ESCOLA DE APERFEIOAMENTO DE OFICIAIS CURSO DE PS-GRADUAO NO NVEL LATO SENSU DE ESPECIALIZAO EM CONHECIMENTOS MILITARES

Cap QEM EDMILSON MAGALHES DE DEUS

GESTO DAS MANUTENES DE QUARTEIS E RESIDNCIAS SEGUNDO A NORMANQ COM A UTILIZAO DE SOFTWARE LIVRE PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Salvador

2012

EDMILSON MAGALHES DE DEUS

GESTO DAS MANUTENES DE QUARTEIS E RESIDNCIAS SEGUNDO A NORMANQ COM A UTILIZAO DE SOFTWARE LIVRE PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Projeto de pesquisa apresentado Escola de Aperfeioamento de Oficiais como requisito parcial para a obteno do Grau Especializao em Conhecimentos Militares.

Orientador: Cap. Glauco do Valle Lonthfranc

Salvador 2012

SUMRIO
1 INTRODUO...............................................................................................5 2 REVISO DE LITERATURA..............................................................................8 3 METODOLOGIA.............................................................................................9 4 REFERENCIAL OPERATIVO...........................................................................10

1 INTRODUO

As Organizaes Militares da Guarnio de Salvador tm carecido de manuteno preventiva em suas instalaes prediais e prprios residncias sob suas responsabilidades., Tais descuidos vem acarretando gastos considerados com recuperao, reformas e, em alguns casos, intervenes que requerem demolies e reconstrues do bem depreciado, conforme levantamento do arquivo de vistorias tcnicas realizadas pelo Servio Regional de Obras do Comando da 6 Regio Militar.

1.1 PROBLEMA

1.1.1 Antecedentes do Problema

notria a preocupao de organizaes militares com a construo de novas benfeitorias, deixando de lado a manuteno predial de rotina, levando a gastos de servios corretivos, bem superiores ao necessrio em servios preventivos.

1.1.2 Formulao do Problema

Como os fiscais administrativos poderiam colocar em prtica o prescrito nas NORMAS DE MANUTENO DE QUARTIS E RESIDNCIAS (NORMANQ), aprovada pelo Comandante do Exrcito desde 2003 e no utilizada na maioria dos quartis da Fora?

1.2 QUESTES DE ESTUDO

Algumas questes de estudo podem ser formuladas no entorno deste questionamento: a. Como montar uma equipe de manuteno? b. Como distribuir a equipe nos servios e no tempo? c. A partir de quais condicionantes uma Organizao Militar (OM) precisaria de um tcnico em sua equipe de manuteno? E quando caberia a terceirizao de alguns servios? d. Qual software para planejamento da manuteno mais adequado? Como posso utiliz-lo?

1.3 OBJETIVO

1.3.1 Objetivo Geral

O presente estudo pretende auxiliar os Fiscais Administrativos das Organizaes Militares do Exrcito Brasileiro a colocar em prtica a NORMANQ, a fim de melhorar a aplicao de recursos destinados aos servios de engenharia.

1.3.2 Objetivos Especficos

A fim de viabilizar a consecuo do objetivo geral de estudo, foram formulados objetivos especficos, de forma a encadear logicamente o raciocnio descritivo apresentado neste estudo. a. Levantar e elucidar os principais conceitos relativos a manuteno de quartis e residncias presentes na NORMANQ. b. Pesquisar novas tcnicas de manuteno e ou preveno de gastos de recursos em edificaes. c. Pesquisa de software para utilizao dos fiscais para auxilio na manuteno predial.

d. Apresentar memento de utilizao do software para implementao dos servios necessrios e particulares das OM e dimensionamento das equipes.

1.4 JUSTIFICATIVA

O Exrcito Brasileiro apesar de possuir normatizao para manuteno de suas instalaes prediais, esta conhecida por poucos e de difcil implementao devido falta de tcnicos da rea nas OM responsveis por tais servios. A falta de manuteno pode indisponibilizar parte da edificao e consequentemente o dispndio de recursos financeiros e materiais no previstos e planejados para tal. Neste sentido, o presente estudo justifica-se pela falta de planejamento nas OM na rea de manuteno.

1.5 CONTRIBUIES

O presente estudo pretende dar condies suficientemente claras aos fiscais para utilizar a norma elaborada pelo corpo tcnico da Fora e sancionada pelo nosso Comandante. Alem disto, sabendo tambm da desatualizao da citada norma (publicada em Boletim do Exrcito N. 47, de 21 de novembro de 2003) com relao NBR 14.037 Manual de operao, uso e manuteno das edificaes, 2011) este estudo pretende dar embasamento para outros estudos que visam atualiz-la com a utilizao de novas tcnicas e conceitos presentes na atualidade. Pretende-se tambm, a conscientizao dos comandantes de OM e Fiscais Administrativos acerca da importncia da manuteno para o sucesso da Administrao de sua OM e dos recursos disponveis para a edificao.

2 REVISO DE LITERATURA

2.1 SEES DO DESENVOLVIMENTO

No desenvolvimento pretende-se abordar as seguintes sees secundrias: 2.1.1 Normas de manuteno de quartis e residncias (NORMANQ) Levantar os principais servios de manuteno presentes na maioria dos quartis do EB. 2.1.2 Software para planejamento de projetos Levantar no mercado o software mais adequado para planejamento dos servios de manuteno e montagem das equipes. 2.1.3 Manuais para Eficincia Energtica de Edificaes Pesquisar manuais pblicos que orientam a melhor utilizao energtica em edificaes e incluir no manual de utilizao do software para junto com a menuteno predial se conseguir melhor aproveitamento dos recursos energticos disponveis.

3 METODOLOGIA

3.1 POPULAO O presente estudo utilizar as OM da Guarnio de Salvador como parmetro para definir os principais servios a serem analisados.

3.1 TIPO E NATUREZA DA PESQUISA O presente estudo tem como objetivo tornar a normatizao sobre manuteno do sistema de obras militares simples de ser planejada e executada pelas organizaes militares abrangidas.

3.2 ESPAO DA PESQUISA O presente estudo pretende atingir todas as OM com prdios sob sua responsabilidade. Estar focado nos principais servios de manuteno dos quartis, presentes na NORMANQ, de responsabilidade dos administradores e fiscais administrativos das OM. Contudo, a partir deste estudo, os responsveis podero incluir servios no previstos e com isto ter o planejamento real do seu quartel.

3.3 GRUPO DE PESQUISA Estudo da NORMANQ-2003. 3.4 CRITRIO DE AMOSTRAGEM Para a definio dos principais servios ser realizada uma anlise juntos aos administradores e fiscais administrativos das OM da guarnio de Salvador, com equipe do Servio Regional de Obras do Comando da 6 Regio Militar. a. Fontes de busca b. Estratgia de busca para as bases de dados eletrnicas c. Critrios de incluso: d. Critrios de excluso:

10

3.5 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS PARA ANLISE DO ESTUDO O estudo ser apresentado de forma experimental para analisar sua utilizao pelos usurios fins, atravs de visitas tcnicas e elaborao de um guia tcnico e questionrio de avaliao.

4 REFERENCIAL OPERATIVO

4.1 PLANILHA DE CUSTOS Elemento do Oramento Equipamento e material permanente Valor Unitrio 10,00 2.000,00 600,00 2,50 10,00 80,00 Valor Total 10,00 2.000,00 600,00 5,00 10,00 80,00

Especificaes Grampeador Microcomputador Impressora Caneta esferogrfica

Quantidade 1 1 1 2 1 1

Material de Papel A4 (500 folhas) Consumo Cartucho de tinta para impressora Remunerao servio pessoal Encadernao

20,00

20,00

2.725,00

4.2 CRONOGRAMA DE EXECUO DO PROJETO DE PESQUISA

Atividade

Jul Ago Set Out Nov

11

Incio do projeto Estruturao das sees do projeto Elaborao do projeto Aplicao de questionrio sobre a aplicabilidade do projeto e reviso, caso necessrio Reviso para entrega ao Orientador Envio da 1 verso do TCC Finalizao do TCC Entrega do TCC para 1 Avaliao Entrega TCC para ltima Avaliao Remessa do TCC para ltima Avaliao

24 X X X X

03 14 X X 15 25 05

12

REFERNCIAS
_ Decreto n. 4.059, de 19 de dezembro de 2001. Regulamenta a Lei no 10.295, de 17 de outubro de 2001, que dispe sobre a Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia, e d outras providncias. Lex: Dirio Oficial da Unio, Braslia, 2001b. BRASIL. Lei n. 10295, de 17 de outubro de 2001. Dispe sobre a Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia. Lex: Dirio Oficial da Unio, Braslia, 2001a.

BRASIL. Estado Maior do ExrcitoPortaria n. NORMANQ: Normas de Manuteno de Quartis e Residncias, 2003. ASSOSSIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 5674: Manuteno de edificaes. Rio de Janeiro, 1999.

You might also like