You are on page 1of 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FSICA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ENSINO DE CINCIAS NATURAIS

MARCELO LUIZ DA SILVA

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Cuiab Julho/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FSICA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ENSINO DE CINCIAS NATURAIS

MARCELO LUIZ DA SILVA

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado ao Programa de psgraduao em Ensino de Cincias, como requisito parcial da disciplina Teorias de Aprendizagem sob a orientao dos Professores Carlos Rinaldi e Sergio Roberto de Paulo.

Cuiab Julho/2011

SUMRIO

METODOLOGIA................................................................................................ 04 INTRODUO .................................................................................................. 05 1. TEORIAS DE APRENDIZAGEM ................................................................... 06 1.1 Teorias ....................................................................................................... 06 1.1.1 Comportamentalismo................................................................................ 06 1.1.2 Cognitivismo ............................................................................................. 06 1.1.3 Humanismo .............................................................................................. 06 1.2 Aplicao em sala ....................................................................................... 07 1.2.1 Aplicao da Teoria Comportamentalista ................................................ 07 1.2.2 Aplicao da Teoria Cognitivista .............................................................. 08 1.2.3 Aplicao da Teoria Humanista ............................................................... 08 1.3 Evidencias em sala ..................................................................................... 09 1.3.1 Evidencias da Teoria Comportamentalista............................................... 09 1.3.2 Evidencias da Teoria Cognitivista ............................................................ 10 1.3.3 Evidencias da Teoria Humanista ............................................................. 11 CONCLUSO ................................................................................................... 13 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................. 14

METODOLOGIA O desenvolvimento deste trabalho baseado em discusses realizadas durante e aps os seminrios apresentados pelo autor e demais discentes da disciplina de Teorias de aprendizagem. Aps a concluso das aulas de tal disciplina iniciou-se uma pesquisa bibliogrfica para aprimoramento do texto apresentado.

INTRODUO As teorias de aprendizagem buscam relacionar os atos de ensinar e aprender, tornando-se indispensvel no ambiente escolar, pois o conhecimento de tais teorias crucial para formao do professor. A aplicao diria de uma nica teoria no garante o sucesso da aprendizagem, afinal, o mesmo mtodo nem sempre funciona, tornando-se necessrio transitar entre diferentes teorias. A necessidade de uma formao contnua dos professores evidenciado pelas inmeras adversidades encontradas em sua prtica, ensinar no apenas transmitir informaes para o aluno, mas desenvolver sua capacidade de transformao do meio em que vive. Para que tal objetivo seja alcanado necessrio um amplo conhecimento de sua prtica. Este trabalho busca apresentar diferentes teorias de aprendizagem a fim de que o leitor possa se identificar com sua prtica em sala e at mesmo repens-la. Sero apresentadas teorias, suas aplicaes e evidncias em sala utilizando alguns dos principais tericos de cada segmento.

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

1.1 Teorias Segundo o dicionrio Aurlio, teoria um conjunto de regras, de leis sistematicamente organizadas, que servem de base a uma cincia e do explicao a um grande nmero de fatos. Logo, uma Teoria de Aprendizagem um conjunto de regras que buscam interpretar a rea do conhecimento chamada de Aprendizagem. Cada Teoria de Aprendizagem representa o ponto de vista de determinado autor, buscando compreender a relao entre os atos de ensinar e aprender. Cada Terico/Pesquisador trs consigo uma viso de mundo diferente, de tal forma que sua teoria pode se encaixar em diferentes filosofias subjacentes como o Comportamentalismo, o Cognitivismo e o Humanismo. 1.1.1 Comportamentalismo Para os comportamentalistas, o comportamento deve ser explicado por meio de experimentos e no por processos mentais, ou seja, suas teorias esto fundamentadas nas respostas dadas aos estmulos externos. Para eles, no h a necessidade de explicar quaisquer atividades mentais entre o estmulo aplicado e a resposta dada (estimulo/resposta). 1.1.2 Cognitivismo Os cognitivistas enfatizam o ato de conhecer focando-se nas variveis entre o estimulo e a resposta. Logo, a essa filosofia trata dos processos mentais como a compreenso, o armazenamento e o uso de um conceito. 1.1.3 Humanismo Para os humanistas, o importante o crescimento pessoal, onde a aprendizagem no esta limitada ao aumento de conhecimento. Para esses tericos,
6

os pensamentos, os sentimentos e as aes esto integrados. Comportamento e cognio por si s no faz sentido, necessrio levar em considerao os sentimentos do aprendiz. 1.2 Aplicao em sala Sabendo-se da importncia de compreender como as pessoas aprendem e qual o papel do professor no processo de aprendizagem do seu aluno, as teorias de aprendizagem se tornam indispensveis, pois podem demonstrar caminhos, atitudes e habilidades que permitiro ao professor desenvolver melhor as suas aulas. 1.2.1 Aplicao da teoria comportamentalista. Como para os comportamentalistas o conhecimento resultado direto da experincia e estruturado individualmente, a educao ser diretamente ligada transmisso cultural do meio para o individuo, alm de ser a responsvel por transmitir a tica e habilidades bsicas para que o indivduo possa estabelecer o controle sobre o ambiente. A escola se torna um local onde as atitudes sero tomadas de acordo com os comportamentos que se pretende ensinar e manter. O que se ensina e aprende na verdade uma prtica comportamental resultante de inmeros reforos at que se atinja o objetivo almejado pelo educador. Ao Professor cabe o controle do processo de aprendizagem, onde o mesmo se torna responsvel por planejar e desenvolver um sistema onde o desempenho de seu aluno seja otimizado de acordo com conceitos socioeconmicos vigente. Assim como o meio pode ser controlado e manipulado, o homem tambm pode ser controlado e manipulado. De tal forma que a avaliao neste modelo terico ser conduzida em pequenos passos, verificando se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos sem cometer erros, caso o objetivo tenha sido alcanado ser iniciado uma nova etapa, caso contrrio o aluno ser submetido a novos reforos almejando a aprendizagem de um conceito ainda no aprendido.

1.2.2 Aplicao da teoria cognitivista. Para os cognitivistas o conhecimento um produto da interao entre o homem e o mundo, assim a educao ser ligada a organizao do conhecimento e comportamentos relativos tomada de decises. Como os fatores sociolgicos tais como regras, valores e normas mudam de acordo com as pessoas que constituem o grupo o processo de ensino-aprendizagem tambm deve mudar. O conhecimento considerado como uma construo contnua e para que o indivduo passe de um estado de desenvolvimento para outro necessrio que ocorra a formao de novas estruturas que no existiam anteriormente. Espera-se que a educao provoque situaes desequilibradoras (adequadas a cada nvel) para o aluno. Nesta viso, a escola se torna um lugar de observaes, buscando priorizar as atividades do indivduo. Ao professor cabe criar situaes onde o mesmo possa estabelecer uma relao de reciprocidade com seu aluno propiciando condies de cooperao, pois para os cognitivistas, a inteligncia se constri a partir da troca do organismo com o meio, por meio de aes do indivduo. Como tudo o que se aprende assimilado por uma estrutura j existente e provoca uma reestruturao, a avaliao dever verificar se o aluno j adquiriu noes, realizou operaes e estabeleceu relaes com sua estrutura preliminar. Assim, o rendimento poder ser avaliado atravs da utilizao de algumas ferramentas heursticas que sero apresentadas em breve neste trabalho.

1.2.3 Aplicao da teoria humanista. Os humanistas tratam o indivduo como principal elaborador do conhecimento humano, levando em considerao sua personalidade e sua capacidade de viver em sociedade. Para estes tericos no existem modelos prontos, nem regras rgidas a serem seguidas. O objetivo do ser humano o uso pleno de suas capacidades para experimentar, pois ao experimentar o homem conhece e o conhecimento inerente atividade humana. A educao centrada no aluno, buscando condies que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento tanto intelectual como emocional, ou seja, buscando condies onde os alunos possam tornar-se pessoas de iniciativas e de

responsabilidade. A auto-descoberta e a auto-determinao so caractersticas desse processo, onde o aluno busca seus prprios motivos para aprender. A escola deve respeitar a criana e oferecer condies para que a mesma possa se desenvolver de maneira autnoma. No se enfatiza uma tcnica ou mtodo para facilitar a aprendizagem, cada professor ir desenvolver a sua aula de forma nica, estando ligada ao seu carter e a forma com que ele se relaciona com seus alunos. Nesta viso o professor assume a funo de facilitador da aprendizagem e dever ter um contato maior com a viso de mundo de seus alunos a fim de possibilitar a liberdade para aprender. Considerando-se o fato de que s o indivduo pode conhecer a sua experincia, cabe ao aluno assumir formas de controle de sua aprendizagem, definir e aplicar os critrios de sua avaliao, verificando se esto sendo atingidos os objetivos que se pretende. Esse processo de auto-avaliao exige muita responsabilidade por parte dos alunos.
1.3

Evidncias em sala Inmeras atitudes em sala podem deixar transparecer a utilizao de

determinada teoria de aprendizagem, ou ainda, evidenciarem a utilizao de mais de um modelo na tentativa de suprir as deficincias de uma teoria no contexto aplicado, afinal no existe uma receita correta para todas as situaes, cabe ao professor escolher a melhor teoria para a sua prtica.
1.3.1

Evidncias da Teoria Comportamentalista A utilizao de estmulos que levem a um comportamento desejado uma

evidncia da utilizao de uma aprendizagem comportamentalista, estes estmulos podem ser positivos como aumentar o tempo de atividade recreativa, dar doces, pontos extras em avaliaes ou fazer elogios, ou ainda, estmulos negativos como descontar pontos, retirarem o recreio e segurar o aluno por mais tempo depois da aula - tais atos so definidos como punio por Skinner. Sem dvida alguma, a punio um tema muito polmico no ambiente escolar, e alguns efeitos podem ser evidenciados devido aplicao de uma punio arbitrria (inibio temporria do
9

comportamento indesejado, inibio apenas na presena do agente punidor e a extenso da inibio para outros atos correlacionados ao ato inibido). Os estmulos so definidos por Skinner como reforo, podendo ser positivo ou negativo. Todo reforo positivo tem por finalidade fazer com que o comportamento desejado venha a se repetir por mais vezes, em contrapartida, todo reforo negativo tem por finalidade fazer com que certo comportamento no torne a ser apresentado. Um exemplo o elogio de um professor a uma tarefa realizada pelo aluno, este refora positivamente a atividade realizada condicionando o aluno a realizar o seu dever. Por outro lado, quando o professor da ateno ao aluno que fica conversando durante a aula, este pode estar reforando o comportamento do aluno. Logo, para que a teoria comportamentalista seja aplicada em sala de aula, o professor deve reforar positivamente as atitudes desejadas de seus alunos e no dar ateno as atitudes indesejadas, ou refor-las negativamente tomando-se o devido cuidado para que este reforo no se estenda a uma punio. As aulas devem ser baseadas em conceitos que devem ser repetidos inmeras vezes garantindo um pequeno grau de evoluo dos conceitos mais simples para os mais complexos.
1.3.2

Evidncias da Teoria Cognitivista A aula dialogada uma prtica constante em sala, prtica essa que se baseia

em perguntas e no apenas em respostas prontas (pr-elaboradas). Debates e discusses a cerca de um assunto extremamente importante para se descobrir o que aluno sabe sobre determinado tema. Para Ausubel, o fator mais importante de aprendizagem o que o aluno j sabe, assim, se torna indispensvel descobrir o que o aluno conhece sobre o que se pretende ensinar e ento ensinar de acordo. Ainda segundo Ausubel, a aprendizagem ocorre quando uma nova informao ancora-se em conceitos ou proposies relevantes preexistentes (subsunores) que se tornam cada vez mais elaborados e capazes de ancorar mais informaes, tal condio refora a necessidade de introduzir um novo contedo atravs de questionamentos. A tentativa de despertar o interesse do aluno para o aprendizado outra evidncia de uma prtica cognitivista, pois necessrio que o aprendiz desperte o desejo de aprender de forma no-arbitrria um novo conceito. No importa o quanto o material utilizado seja potencialmente significativo se o aluno estiver simplesmente
10

disposto a memoriz-lo, caso isso ocorra aprendizagem ser mecnica. Para verificar se aprendizagem obtida pelo aluno foi significativa e no-mecnica sugere-se a utilizao de problemas novos em avaliaes (problemas com contextos diferentes daqueles originalmente aprendido), aplicao de avaliaes com contedos acumulativos a fim de verificar se o conceito abordado em bimestres anteriores tenha sido aprendido ou simplesmente memorizado temporariamente. A utilizao de atividades em grupos coordenadas pelo professor mais uma evidncia da prtica cognitivista. Para Vygotsky, diferentemente de outros tericos cognitivistas, a interao social fundamental para a transmisso de conhecimento. Assim, em sala a interao deve ocorrer entre o aluno, o professor e os demais alunos, tal interao implica que todos os envolvidos no processo de ensinoaprendizagem tenham a oportunidade de falar a fim de compartilhar conceitos e significados. Logo, para que a teoria cognitivista seja aplicada em sala de aula, o professor deve conhecer melhor seus alunos para que possa despertar neles o interesse de aprender novos conceitos, para tal, necessrio conhecer o que o aluno j sabe sobre o tema a ser abordado, pois no basta dispor de material significativo para o professor se este no for significativo para o aluno. A prtica coletiva ou individual fica a critrio do professor, sendo interessante mesclar ambas as prticas ao longo do ano letivo.
1.3.3

Evidncias da Teoria Humanista A organizao de grupos facilitadores da aprendizagem e, o uso de simulaes

como atividades experimentais, os contratos de aprendizagem alunos/professor e as auto-avaliaes so evidncias de utilizao da teoria humanista. Para Rogers, o mais conhecido autor humanista, todo ser humano intrinsecamente bom e orientado para o crescimento: sob condies favorveis, no ameaadores, procurar desenvolver suas potencialidades ao mximo. Assim, Rogers v a facilitao da aprendizagem como objetivo maior da educao. A aprendizagem significante, definida por Rogers, vai alm do acmulo de fatos, essa aprendizagem provoca modificaes quer seja no comportamento, na ao futura, nas suas atitudes e na sua personalidade. Assim, quando o aluno
11

percebe que determinado contedo importante para que o mesmo venha a atingir um objetivo, sua aprendizagem muito mais rpida e eficaz. Para que ocorra a aprendizagem o professor deve ser autntico, confivel e compreensivo, quando todas essas qualidades so encontradas em um professor aumenta-se a probabilidade de uma aprendizagem significante. Entretanto, existe a necessidade de que o aluno, de alguma maneira, perceba que o professor realmente apresenta estas qualidades. Alguns mtodos no devem ser empregados em sala para que se obtenha sucesso nesta prtica: No se devem determinar leituras, no se deve deixar dever de casa, no se faz crticas, no se aplica provas obrigatrias, no se trabalha com aulas expositivas (a no ser que sejam solicitadas pelos alunos). A adoo de uma abordagem humanista, (rogeriana), implicaria uma mudana radical em toda estrutura escolar. Esta abordagem poder ocorrer aos poucos, iniciando pela aproximao do professor com seus alunos, ao passo em que o aluno passe a lidar responsavelmente com a liberdade em seus estudos.

12

CONCLUSO Ensinar no apenas despejar informaes para uma ou mais pessoas, para se ensinar necessrio conhecer os alunos, compreend-los, e acima de tudo estabelecer uma relao de reciprocidade. O professor no apresenta um nico papel na aprendizagem, ele deve se reinventar a cada aula, partindo do pressuposto de que o aluno possui um conhecimento prvio, assim deve-se descobrir o que ele j sabe e ensinar de acordo. No existe uma resposta pronta para todas as perguntas, no existe uma nica forma de se aprender, sendo assim, tambm no existe uma nica forma de se ensinar. Cada aluno requer um tipo de aprendizagem, cabendo ao professor adequar a sua prtica aos anseios de seus alunos. Teorias Comportamentalistas, cognitivistas e humanistas so aportes tericos para o desenvolvimento de uma boa aula, mas no significa que tais teorias devam ser aplicadas isoladamente, tambm no significa que ao serem aplicadas isoladamente iro falhar. Conhecer as teorias e visualizar sua prtica dentro das mesmas torna-se uma atividade satisfatria e compensatria, ao passo que tal aprendizado leva o professor ao aprimoramento de suas atividades, visando o desenvolvimento dos alunos.

13

BIBLIOGRAFIA MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. So Paulo: EPU, 1999. MOREIRA, M. A. A teoria de aprendizagem significativa e sua implementao em sala de aula. Braslia: Editora UNB, 2006. JUNIOR, W. A. Apostila - Psicologia aplicada educao. FAMA, 2008. Disponvel em: http://famanet.br/pdf/cursos/semipre/psicologia_educacao_md4_weber.pdf

14

You might also like