You are on page 1of 3

Atividade III Pertenas

As pertenas, previstas no art. 93 do Cdigo Civil, podem ser considerados bens acessrios, levandose em conta sua afetao em relao ao bem principal? As pertenas, previstas no art. 93 do Cdigo Civil, podem ser considerados bens acessrios, levandose em conta sua afetao em relao ao bem principal? Responda luz da doutrina. O conceito de bens e coisas no ordenamento jurdico e na doutrina no pacfico, sendo o entendimento da maioria dos doutrinadores definido bens como gnero e coisas como espcie. Seguindo o inteligncia de Fiuza, 1 bem tudo que seja til s pessoas, enquanto coisa alm de ter como requisito a utilidade deve ainda conter em si trs caractersticas: a. Interesse econmico, representar interesse na ordem econmica. b. Gesto financeira, se passvel de individualizao e valorao pecuniria. c. Subordinao jurdica, ter a capacidade de pertencer a uma pessoa. Ainda conforme o doutrinador o Cdigo Civil de 2002 utiliza o termo bem seguindo os critrios descritos, portanto assim ficaria a definio: Coisa til pessoa, que possa ser economicamente representada, com valor pecunirio individualizvel e passvel de ser possuda juridicamente. Os bens so classificados dentro do atual Cdigo Civil de acordo com diferentes critrios. Dentro deste leque esta a classificao de bens moveis, semoventes e imveis. Os bens imveis de acordo com Fiuza2 podem ser classificados em: a. Bens imveis por natureza; estes so os que por sua origem natural no podem ser deslocados, solo, arvores e frutos, espao areo, subsolo. b. Bens imveis por acesso fsica so os bens que o homem incorpora permanentemente ao solo, sementes edifcios. c. Bens imveis por acesso intelectual so todos os que se mantm intencionalmente no imvel para a sua explorao, so considerados bens imveis ligados ao imvel. O C.C. de 2002 no prestigiou tal categoria, prevista no Cdigo de 1916, substituindo-lhe pelo conceito de pertenas. Estas ganharam uma amplitude maior, no estando restritas a bens imveis podendo ser moveis tambm. d. Bens imveis por fora de lei so aqueles que por sua natureza so moveis porem a lei os classifica como imveis. Os bens imveis so aqueles que no podem ser removidos sem que sua essncia seja destruda3. Os bens reciprocamente considerados devem ser considerados uns em relao aos outros, estes so: Principal que o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; Acessrio que o bem cuja existncia depende do bem principal, aquele cuja existncia supe a do principal, art. 92 C.C. Os bens acessrios no entendimento de Diniz gnero cujas espcies so sendo a seguinte sua classificao: Frutos so as utilidades que a coisa produz periodicamente.

1 2

Fiuza, Cesar. Direito Civil Curso Completo, 9 ed. Belo Horizonte, 2006, p. 183. Fiuza, Cesar. Direito Civil Curso Completo, 9 ed. Belo Horizonte, 2006, p. 185. 3 Fiuza, Cesar. Direito Civil Curso Completo, 9 ed. Belo Horizonte, 2006, p. 185.

Produtos so utilidades que se ao serem retiradas das coisas, alteram a sua substancia, com a diminuio ate seu esgotamento, pois no se reproduzem periodicamente. Rendimentos so prestaes peridicas em dinheiro decorrentes da concesso do uso e gozo de um bem, que uma pessoa concede outra. Benfeitorias so as obras ou despesas que se fazem em um bem mvel ou imvel para conservalo, melhora-lo ou embeleza-lo. Pertenas so espcie de coisa sui generes destinadas, de modo duradouro a conservar ou facilitar o uso, ou prestar servio, ou ainda servir de adorno do bem principal sem dele ser parte integrante. Por no ser parte integrante do bem principal, no alcanada pelo negocio jurdico que o envolve, a no ser que haja imposio legal, ou manifestao das partes..., ou pela circunstancia do caso, puder inferir que o ato negocial tambm envolva a pertena, que deve acompanhar o bem principal 4. As pertenas, portanto podem ser bens moveis ou imveis por acesso intelectual, ligadas a outro bem a que prestam sua utilidade, sendo, portanto, dentro desse entendimento bens acessrios. As pertenas so suscetveis de domnio autnomo, no estando necessariamente ligadas ao destino jurdico da coisa principal5. O que diferencia as pertenas dos bens acessrios que estas tem autonomia econmico funcional no dependendo do bem principal para serem consideradas bem em si, diferentemente dos bens acessrios que s podem ser considerados quando aplicados fazendo parte do bem principal. Os bens acessrios so absorvidos em sua individualidade e autonomia pelos bens principais6, o que no ocorre com as pertenas. Os bens acessrios por sua prpria constituio seguem os principais no negocio jurdico. Diferentemente as pertenas no seguem o bem principal, a no ser que haja acordo prvio. Tal diferena tem resultados prticos importantes pois alm de conferir independncia econmica s pertenas isenta as mesma do avido apetite do fisco, pondo a salvo os bens que so albergados por este instituto. Assim o Cdigo Civil de 2002 inovou criando o instituto, pertenas que acolhe o anseio da doutrina para, instituto antes preconizado pela doutrina e agora expressamente reconhecido pelo novo Cdigo Civil, que traz inclusive a sua definio7. Portanto as pertenas vm preencher a lacuna de um instituto que melhor delineia a fronteira entre bens imveis e moveis, e suas aplicabilidades no caso concreto em especial na ordem tributria.

4 5

Diniz, Maria Helena. Curso de Direito Civil Vol. I, 22 ed. So Paulo, 2005, p. 335. Moreira, Rogrio de Meneses Fialho. A supresso da categoria dos bens imveis, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_41/artigos/Art_Rogerio.htm, acessado em 06/08/12. 6 Fiuza, Cesar. Direito Civil Curso Completo, 9 ed. Belo Horizonte, 2006, p. 190. 7 Moreira, Rogrio de Meneses Fialho. A supresso da categoria dos bens imveis, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_41/artigos/Art_Rogerio.htm, acessado em 06/08/12.

You might also like