You are on page 1of 8

O jogo de bzios (rindinlgun) uma das artes divinatrias das Religies Afro-brasileiras, que consiste no arremesso de um conjunto de 16 bzios

s sobre uma mesa previamente preparada, e na anlise da configurao que os bzios adoptam ao cair sobre ela. O adivinho, antes reza e sada todos os Orixs e durante os arremessos, conversa com as divindades e faz-lhes perguntas. Considera-se que as divindades afectam o modo como os bzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas s dvidas que lhes so colocadas. No Brasil os bzios (conchas pequenas de praia), (cawris na frica eram usados como dinheiro, foi moeda corrente) so usados pelos Babalorixs e Iyalorixs para comunicao com os Orixs, nas consultas ao jogo de bzios ou Merindelogun. Usado para consultar o futuro, de acordo com a religio Batuque, Candombl, Omoloko, Tambor de Mina, Umbanda, Xamb, Xang do Nordeste ou como adorno em roupas dos Orixs e para confeco de alguns fio-de-contas. Tambm usado em outras religies afro-descendentes em vrios pases. Sua origem mdio-oriental, mais precisamente a regio da Turquia. Penetrou na frica junto com as invases daqueles povos aos africanos. Adotado pelas mulheres pelo fato de que o Opele-Ifa e Opon-Ifa (jogos divinatrios originalmente africano) destinado somente aos homens. Entrou na vida e na cultura Yoruba e enraizou-se to profundamente que hoje o Merindilogun (jogo de buzios) mais conhecido que o verdadeiro orculo dos Babalawos (o Opele-Ifa e Opon-Ifa)tambm o mais utilizado aqui no brasil.

Mtodos de Jogo Alm dos bzios pode-se utilizar outros objetos para consulta dos Orixs: Ob, Orob, Alobaa (cebola), atar (pimenta da costa), ossos, vceras, e outros. O jogo com quatro bzios, mais utilizado nos rituais para perguntas, normalmente as cadas correspondem s cadas do jogo de Obi A quantidade de bzios pode vriar de acordo com a nao, o mais comum composto de 16 ou 17 bzios, mas o jogo com 21 bzios tambm muito comum. Alguns mtodos, no se baseiam em cadas por Od como no Merindilogun, usam outras configuraes e combinaes de bzios abertos e fechados dividindo-os em quatro grupos de quatro bzios (que chamam de barraco) e analisam as quatro cadas e a disposio que elas se encontram, nesse tipo de Orculo no se fala em Od.

Um outro mtodo de jogo feito com as vceras dos animais oferecidos aos Orixs, e um outro jogo que utiliza ossos de animais unicamente ou em combinao com bzios, em ambos casos tambm no so orientados por cadas de Od. Em alguns mtodos o olhador (adivinho) senta-se no cho e joga na prpria terra, sem toalhas e enfeites como era feito no passado, um jogo mais simples e rstico. Podem ser jogados apenas em uma toalha branca numa mesa, ou num crculo formado por fio-de-contas (colares) com vrios objetos representativos dos Orixs ou numa peneira tambm com fio-de-contas e objetos. Existem mesas de jogo simples ou sofisticadas, dependendo das posses podem conter at sinetas e objetos de ouro. diferente do (Opel-Ifa), (Opon-Ifa) e Merindilogun que so orientados por cadas de Od, antigamente mais utilizados pelos Babalawos sacerdotes de If, mas recentemente muitos Babalorixs e Iyalorixs j fazem uso desses orculos tambm. A considerao entre aberto e fechado do bzio tambm pode variar, a grande maioria dos Babalorixs utiliza a abertura natural do bzio como sendo o lado "aberto", mas vrias mulheres no culto do Candombl, principalmente na Nao de Keto, acostumaram a jogar como "aberto" o lado em que elas "abriam" o bzio, assim a fenda natural sendo o lado "fechado", afirmando que o verdadeiro segredo em um bzio fica guardado em seu estado natural, este revelado apenas aps sua abertura cerimonial arrancando-se esta parte at ento fechada, assim vrios Babalorixs e Iyalorixs que aprenderam por este mtodo fazem esta forma "invertida" de leitura, ao apresentado nas imagens. A grande verdade que ao sagrar um formato onde seja considerado aberto/fechado, este sacerdote no mais o inverte e passa aos seus filhos o conhecimento desta forma, assim sendo particular de cada casa o cenrio de leitura.

No instante em que nascemos e respiramos pela primeira vez, todas as

energias do universo material e imaterial ligam-se ao nosso corpo. Forma-se nesse instante, um padro de energias Divinas, Astrais e Numerologias que nico para cada indivduo. Nesse mesmo instante, traado o Od dessa pessoa. O termo Od, no Candombl, significa caminho ou destino Os Ods constituem por assim dizer os signos do If - o Deus da adivinhao no Candombl. Os Od demonstram as diversas tendncias da pessoa e dos acontecimentos que surgiro na vida da mesma, os Od podem tambm estar direta ou indiretamente ligado aos sonhos, devendo sempre o sacerdote perguntar ao consulente a respeito de sonhos recentes a data da consulta, e no instante em que o consulente estiver descrevendo o/os sonhos deve-se prestar bastante ateno, pois podem apresentar-se diversos detalhes em comum entre os sonhos e estes podero ajudar na soluo do problema da pessoa, seja na criao de um ebo ou em atitudes a serem tomadas.

Os od que utilizamos para o orculo dos bzios a interpretao dos 16 principais od, que nada mais so do que 16 caminhos interligados um com o outro, ou seja o primeiro caminho est interligado com todos os demais 15, e pr este motivo que em, determinadas situaes no somente um od que se apresenta para resolver o problema da pessoa, ou seja aquele determinado problema est sendo causado pr diversos motivos, sendo assim o mesmo exige diferentes solues, porm todas interligadas.

Quando agora a pouco comentamos que o orculo dos bzios a interpretao dos 16 principais od, estamos realmente afirmando que estamos estudando referente os 16 primeiros e principais od enviados terra pr rnml, e que desses 16 principais foi dado origem 256 omo od (od filhos), e que hoje j podemos dizer que existem cerca de 4098 od do mtodo de interpretao de If.

Todo od est ligado a diversos rs, porm aquele rs que se apresentar primeiro em um determinado od, ser ele um dos responsveis direto solucionar o problema do consulente.

1 OKANRAN-MEJI - A Insubordinao

Regente: Ex Elemento: Fogo As pessoas com este Od so inteligentes, versteis e passionais, com enorme potencial para a magia. O seu temperamento explosivo faz com que raras vezes actuem com a razo. Tm sorte nos negcios. No amor, extremamente sedutoras, so muito inconstantes e mentem com facilidade. As mulheres tm como ponto vulnervel o tero. 2 EJIOK-MEJI - A Dvida Regente: Ogum com influncias de Ibeji e de Obatal Elemento: Ar As pessoas com esse Od so intuitivas, joviais, sinceras e honestas. Revelam grande combatividade, mas no sabem conviver com derrota. Apesar de volveis no amor, so muito ciumentas. Devem controlar a obstinao e ter cuidado com a vescula e com o fgado, que so os seus pontos vulnerveis. 3 ETOGUND-MEJI- A Obstinao Regente: Obaluaiy com influncia de Ogum Elemento: Terra As pessoas com este Od, em geral, vem seus esforos recompensados. Costumam vencer na poltica e conseguem obter grandes lucros nos negcios, particularmente nas actividades agrcolas, mas podem sofrer desiluses no amor e traies dos amigos. Emocionalmente inconstantes, so propensas a ter problemas espirituais e fsicos, embora na maioria dos casos consigam recuperar-se com facilidade de qualquer doena. Os seus pontos vulnerveis so os rins, as pernas e os braos. 4 IROSUN-MEJI - A Calma Regente: Oxssi com influncia de Xang, Iemanj, Ians e Egun Elemento: Terra As pessoas com este Od so generosas, sinceras, sensveis, intuitivas e msticas. Tm grande habilidade manual e podem alcanar sucesso na rea de vendas. Entre os aspectos negativos esto a tendncia a sofrer traies amorosas e a propenso a acidentes. Muitas vezes so vtimas de calnias e da perseguio dos seus inimigos. Tambm precisam cuidar da alimentao, pois o seu ponto vulnervel o estmago. 5 OX-MEJI - O Brilho

Regente: Oxum com influncias de Iemanj e Omul Elemento: gua As pessoas com este Od tm mo de magia, fora e proteco espirituais, religiosidade e uma inclinao especial para o misticismo e as cincias ocultas. So ptimos professores e destacam-se em qualquer actividade que exija liderana, mas precisam aprender a controlar a sua vaidade e seu egocentrismo. Outro aspecto negativo a tendncia de se vingarem quando esto com raiva. Seus pontos vulnerveis so o aparelho digestivo e o sistema hormonal. 6 OBAR-MEJI - A Riqueza Regente: Xang com influncias de Ex, Ians, Oxssi, Ossaim e Logun Ed Elemento: Fogo As pessoas com este Od tm grande proteco espiritual e costumam vencer pela fora de vontade, especialmente em profisses relacionadas com a Justia. Mas so com frequncia vtimas de calnias e no tm sorte no amor. Devem aprender a silenciar-se sobre os seus projectos e a determinar por onde come-los. O seu ponto vulnervel o sistema linftico. 7 ODI-MEJI - A Violncia Regente: Obaluaiy com influncias de Ex, Oxaluf e Oxumar Elemento: Terra As pessoas com este Od so ambiciosas e costumam ser bem sucedidas na sua profisso, mas a indeciso leva-as a no concluir muitos dos seus projectos. Quando a f as impulsiona, porm, ultrapassam todas as barreiras. Sonham com o poder e adoram divertir-se, s vezes, provocam enormes confuses. No tm sorte no amor. Os seus pontos vulnerveis so os rins, a coluna e as pernas. 8 - EJI-ONLE-MEJI - A Intranquilidade Regente: Oxagui com influncias de Xang, Oxum e Oxssi Elemento: Ar As pessoas com este Od so dedicadas e honestas e levam uma vida quase sem sofrimentos. Mas esto sujeitas a acidentes graves. Amam com intensidade e tm amizades sinceras. Quando so repudiadas ou sofrem uma traio, podem-se tornar vingativas. Devem evitar o consumo de lcool e de carne vermelha e vestir-se de branco nas sextas-feiras. O seu ponto vulnervel

o sistema nervoso central. 9 OSS-MEJI - A Alienao Regente: Iemanj com influncias de Xang, Ossaim, Oxssi e Ians Elemento: gua As pessoas com este Od so lderes natos, mas o seu autoritarismo cria-lhes srios problemas, inclusive conjugais. O instinto protector e a religiosidade tambm as caracterizam. Os seus pontos vulnerveis so os conflitos psicolgicos e, no caso das mulheres, os problemas ginecolgicos. 10 OFUN-MEJI - A Doena Regente: Oxaluf com influncias de Xang e Oxum Elemento: Ar As pessoas com este Od so inteligentes, fiis e honestas, capazes de dedicar ateno total ao seu amor. Tm amigos sinceros e elevada espiritualidade. Em contrapartida, mostram-se muito teimosas e tendem a sofrer perseguies e desiluses amorosas. Os seus pontos vulnerveis so o estmago e a presso arterial. 11 - OWANRIN - A Pressa Regente: Ians com influncias de Ex, Ossaim e Egun Elemento: Fogo As pessoas com este Od tm imaginao frtil, boa sade e vida longa, mas as ms influncias e a falta de f levam-nas a enfrentar dificuldades materiais e a s alcanar o sucesso depois de grandes sacrifcios. So muito volveis no amor. As mulheres geralmente fracassam no primeiro casamento, mas acabam por encontrar a felicidade. Devem evitar a bebida e outros vcios. Os seus pontos vulnerveis so a garganta, o sistema reprodutor e o aparelho digestivo. 12 - EJI-LAXEBAR - A Justia Regente: Xang com influncias de Logun Ed e Iemanj Elemento: Fogo As pessoas com este Od tm o dom de convencer os outros. Dotadas de grandes qualidades espirituais, so bondosas, justas e prestveis, embora s vezes se mostrem arrogantes. Apaixonam-se com facilidade e so muito ciumentas. Devem evitar bebida e podem ter problemas judiciais ou

relacionados perda de bens. O seu ponto vulnervel a circulao sangunea. 13 EJIOLOGBAN-MEJI - A Meditao Regente: Nan com influncia de Obaluaiy Elemento: Terra As pessoas com este Od aceitam com resignao os sofrimentos fsicos, emocionais e espirituais, conscientes de que todas as situaes da vida so transitrias. Alm disso, a sua profunda f acaba por lhes assegurar vitria. No tm muita sorte no amor. Dotadas de mo de cura, destacam-se nos servios mdicos e de assistncia psicolgica e nas terapias alternativas. Os seus pontos vulnerveis so o bao e o pncreas. 14 - IK-MEJI - A Sabedoria Regente: Oxumar com influncias de Ossaim e Nan Elemento: gua Belas e sensuais, as pessoas com este Od tm aparncia juvenil e forte poder de seduo. Vivem paixes arrebatadoras mas passageiras e esto sempre em busca de novos amores. Possuem talento para a magia e enorme fora espiritual, que se manifesta atravs do olhar. Enriquecem com facilidade e destacam-se na vida profissional e social, mas so desconfiadas e propensas a ter conflitos psquicos. Os seus pontos vulnerveis so as articulaes que lhes podem causar problemas de locomoo. 15 - OGB-OGUNDA - O Discernimento Regente: Ob com influncias de Ew Elemento: gua As pessoas com este Od so valorosas, combativas e imparciais, mas costumam sofrer desiluses amorosas, o que acentua a sua a agressividade e o seu sentimento de rejeio. Tm sade frgil: esto sujeitas a problemas nos olhos, ouvidos e pernas e a distrbios do sistema neurovegetativo. 16 - ALAFIA - A Paz Regente: If Elemento: Ar Calmas, racionais e espirituais, as pessoas com este Od tm domnio sobre as suas paixes. So excelentes nas reas de vendas e de artesanato, mas

desistem facilmente dos seus projectos e perdem o interesse por aquilo que j conquistaram. Esto sujeitas a problemas cardiovasculares, psquicos e de viso. NOTA: Esses ltimos quatro od so muito pesados quanto ao seu lado negativo devendo sempre tomar muito cuidado na sua interpretao, e principalmente na criao e execuo de seus ebo, at mesmo o 16 od que normalmente traz notcias esplendidas e excelentes, vindo aparecer em um determinado jogo em uma situao negativa pode passar a trazer um recado muito perigoso ao consulente.

Esses quatro ltimos od esto completamente ligados feitios, doenas, tragdias, dramas, etc., porm os mesmos tambm podem se apresentar de maneira completamente positiva, podendo depender tambm da combinao dele com os demais e da sua colocao e situao no jogo em questo Existe tambm aqueles od que podemos chamar de confirmativos, que so os od 4, 6, 8, 10 e 12, porm de nossa inteira obrigao mencionar que esta observao depende no s da situao, colocao e combinao no jogo, mas tambm da ligao do sacerdote com If referente esses od e suas interpretaes em relao ao sistema divinatrio, pois If com certeza sabe o que se passa na cabea do sacerdote e do consulente no momento da pergunta para assim poder fornecer a sua devida resposta.

Deve-se ter no momento do jogo toda uma concentrao e total interao com os elementos que determinam o mesmo, isto feito com certeza o sacerdote alcanara a sensibilidade de visualizar e pressentir no decorrer do jogo quando que realmente um od traz um recado de soluo do problema da pessoa atravs de caminhos de ebo ou qualquer outro tipo de sacrifcio, alguns problemas que surgem na vida das pessoas esto realmente marcados para acontecerem, e se fizermos alguns trabalhos para modificarmos o rumo da situao poderemos fazer com que o consulente venha a ser prejudicado no futuro, pr isso a importncia de se cultuar o or, muitas vezes, diramos at na maioria dos casos vale-se muito mais um egbor (cerimonia de adorao a cabea) do que um ebo, admu ou etutu.

Ler mais: http://mundodasmagias.webnode.com.br/buzios/

You might also like