You are on page 1of 3

(Magistratura de Minas Gerais/2006) Questo n 2 - Com relao s pessoas jurdicas, conforme dispe o Cdigo Civil, CORRETO afirmar que:

: A) as organizaes religiosas no tm personalidade jurdica; B) extinta a fundao, seu patrimnio ser revertido ao instituidor ou aos seus herdeiros; C) a fundao somente poder constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia; D) os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito pblico. (TRE-GO CESPE/2009) Quanto aos institutos da capacidade e da personalidade, assinale a opo de acordo com o Cdigo Civil. a) Os animais so dotados de personalidade civil. b) Os recm-nascidos possuem capacidade de fato desde seu nascimento com vida. c) Considera-se absolutamente incapaz o indivduo que no pode exprimir, mesmo que temporariamente, sua vontade. d) O indivduo que dispensa seu patrimnio torna-se absolutamente incapaz de exercer qualquer atos da vida civil. (Exame de n. 100 da OAB-SP) O incio da personalidade civil do homem se d: a) b) c) d) desde a concepo do nascituro a partir do nascimento com vida 24 horas aps o nascimento com vida a partir do nascimento, exigindo-se boa conformao fsica

(Exame de n. 102 da OAB-SP) A desconsiderao da personalidade jurdica, introduzida no direito positivo implica: a) a fuso de duas pessoas jurdicas b) a extino de uma pessoa jurdica c) a negao do princpio de que as pessoas jurdicas tm existncia distinta da de seus membros d) a dissoluo de uma pessoa jurdica, deliberada entre seus membros, salvo direito da minoria e terceiros (DEFENSOR/RN/2006) Examine as assertivas abaixo: I Os direitos do nascituro so ressalvados desde a concepo.

II relativamente incapaz aquele que por causa transitria no puder exprimir sua vontade. III A morte presumida no pode ser declarada sem a decretao de ausncia. IV Cessar a menoridade pela autorizao de um dos pais, na ausncia do outro, em documento pblico, independente de homologao judicial. V So registrados no registro pblico os casamentos e divrcios. Esto corretos os itens: a) b) c) d) I e III. I e IV. IV e V. III e IV.

(Exame de n. 111 da OAB-SP) Falecendo uma pessoa estrangeira, com ltimo domiclio no seu pas de origem, o imvel a ela pertencente, situado no Brasil, ser inventariado e partilhado no: a) Brasil b) Pas de origem da pessoa falecida, mas o imposto de transmisso dever ser pago aqui. c) Pas de origem da pessoa falecida, mas o imposto de transmisso dever ser pago aqui e a sentena homologatria de partilha dever ser submetido ao Supremo Tribunal Federal. d) Pas de origem da pessoa falecida e no Brasil, pois a sucesso hereditria pode obedecer a critrios totalmente diferentes nos dois pases. (Exame de n. 101 da OAB-SP) Comorincia significa morte: a) b) c) d) Conjunta das pessoas. Necessariamente simultnea de pessoas. Conjunta de pessoas, desde que parentes. Cuja causa no pode ser verificada.

(MP-SE, FCC Tcnico Judicirio 2009) De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, so consideradas pessoas jurdicas de direito pblico, dentre outras: a) os partidos polticos, as autarquias federais e os municpios. b) as autarquias federais, as associaes pblicas e as empresas pblicas. c) as organizaes religiosas, os partidos polticos e a Unio.

d) as associaes pblicas, os partidos polticos e as autarquias federais. e) as organizaes religiosas, as empresas pblicas e a Unio. (TRF 1 Regio, FCC Analista judicirio 2006) Considere as seguintes assertivas a respeito das pessoas naturais: I Os menores de dezesseis anos de idade podem ser proprietrios de bens mveis e imveis. II A lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro, mas a personalidade da pessoa comea do nascimento com vida. III Os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo, so absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil. IV Os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade so absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil. Em conformidade com o Cdigo Civil brasileiro, est correto o que se afirma somente em: a) b) c) d) e) II e IV. III e IV. I, II, e III. I, II e IV. II, III e IV.

(Exame de n. 86 da OAB/RJ) Podemos considerar que a personalidade da pessoa jurdica: a) passa a existir com a inscrio de seus atos constitutivos no registro competente. b) passa a existir mesmo sem a inscrio de seus atos constitutivos no registro competente. c) passa a existir com a inscrio de seus atos constitutivos no registro particular. d) passa a existir com a inscrio de seus atos informativos no registro competente.

You might also like