You are on page 1of 15

Jones Camilo Soares Whekslay Viana Leal Elvio J.

Bortolucci

ENGENHARIA DE PETRLEO E GS 7 Semestre

PROPRIEDADES DO PETRLEO (leo Cru)

ORIENTADOR: PROF. FBIO ESPER

So Paulo 2011
1. Definio de Petrleo e suas propriedades Petrleo: Palavra originada do Latim Petra (pedra) + Oleum (leo) O petrleo bruto uma complexa mistura lquida de compostos orgnicos e inorgnicos em que predominam os hidrocarbonetos, desde simples at os aromticos mais complexos. De acordo com a ASTM - American Society for Testing and Materials: O petrleo uma mistura de ocorrncia natural, consistindo predominantemente de hidrocarbonetos e derivados orgnicos sulfurados, nitrogenados e/ou oxigenados, o qual , ou pode ser, removido da terra no estado lquido. O petrleo encontrado em muitos lugares da crosta terrestre e em grandes quantidades, e desse modo o seu espontneo. Trata-se de uma mistura inflamvel, de colorao varivel entre amarela e preta, encontrada nas rochas de bacias sedimentares e originada da decomposio da matria orgnica depositada no fundo de mares e lagos que sofreu transformaes qumicas pela ao de temperatura, presso, pouca oxigenao e bactrias. Tais transformaes prosseguem em maior ou menor grau at o momento da descoberta da jazida e extrao do petrleo nela contido. Dessa forma, virtualmente impossvel a obteno de amostras de petrleo com a mesma composio qumica, at mesmo em um mesmo campo produtor. processo de formao deve ser os alcanos mais

Quase todos os petrleos conhecidos mostram atividade tica, sendo a maioria dextrgira. Conseqentemente, ele deve ser oriundo de organismos vivos, pois apenas estes so oticamente ativos. No petrleo bruto esto presentes compostos que se decompem acima de 200C, dos quais a porfirina o mais conhecido. Isto nos leva a admitir que ao longo de seu processo de formao, a temperatura no tenha sido superior a este valor. Com a ao de temperatura e presso e ainda com a ao de bactrias ao longo o tempo, a massa de detritos se transformaria em gases e compostos solveis em gua e em material slido remanescente, que continuaria a sofrer a ao das bactrias at passar para um estado semi-slido (pastoso). Atravs de um processo de craqueamento catalisado por minerais contidos na rocha-matriz, este material slido passaria para o estado lquido. Esta substncia lquida separar-se-ia da gua do mar que restava nestes sedimentos, e flutuaria em funo de sua menor densidade. Com a presso das camadas da rocha-matriz, o leo fluiria no sentido da presso mais baixa atravs dos poros da rocha, at encontrar uma posio de equilbrio em que a presso por ele presente nos poros. O petrleo se esconderia nestes poros e ainda poderia sofrer pequenas variaes em sua composio atravs de processos fsicos, at sua descoberta na fase exploratria. No se sabe quando a ateno do homem foi despertada, mas o fato que o petrleo, assim como o asfalto e o betume, eram conhecidos desde os primrdios das civilizaes. 3 exercida seja igual da gua tambm

Nabucodonosor, por exemplo, usou o betume como material de liga nas construes dos clebres Jardins Suspensos da Babilnia. Betume foi tambm utilizado para impermeabilizar a Arca de No. Os egpcios o usaram para embalsamar os mortos e na construo de pirmides, enquanto gregos e romanos o empregaram com fins blicos. S no sculo XVIII, porm, que o petrleo comeou a ser usado comercialmente, na indstria farmacutica e na iluminao. At a metade do sculo XIX, no havia ainda a idia, ousada para a poca, de perfurao de poos petrolferos. As primeiras tentativas aconteceram nos Estados Unidos, com Edwin L. Drake, que enfrentou diversas dificuldades tcnicas. Aps meses de perfurao, Drake encontra o petrleo, a 27 de agosto de 1859. Aps cinco anos, achavam-se constitudas, nos Estados Unidos, nada menos que 543 companhias entregues ao novo e rendoso ramo de atividade de explorao de petrleo. Na Europa, paralelamente fase de Drake, desenvolveu-se uma reduzida indstria de petrleo, que sofreu a dura competio do carvo, linhita, turfa e alcatro. Naquela poca, as zonas urbanas usavam velas de cera, lmpadas de leo de baleia e iluminao por gs e carvo. Enquanto isso, a populao rural no dispunha de iluminao noturna, despertando com o sol e dormindo ao escurecer. Os hidrocarbonetos formam cerca de 80% de sua composio. Complexos organometlicos e sais de cidos orgnicos respondem pela constituio em elementos orgnicos. Gs sulfdrico (H2S) e enxofre elementar respondem pela maior parte de sua constituio em elementos inorgnicos. Geralmente, gases e gua tambm acompanham o petrleo bruto. O petrleo cru tem uma composio centesimal com pouca variao, base de hidrocarbonetos de srie homlogas. As diferenas em suas propriedades fsicas so explicadas pela quantidade relativa de cada individual. srie e de cada componente

Os hidrocarbonetos formam cerca de 80% de sua composio. Complexos organometlicos e sais de cidos orgnicos respondem pela constituio em elementos orgnicos. Gs sulfdrico (H2S) e enxofre elementar respondem pela maior parte de sua constituio em elementos inorgnicos. Geralmente, gases e gua tambm acompanham o petrleo bruto.

Os compostos que no so classificados como hidrocarbonetos concentramse nas fraes mais pesadas do petrleo. A composio elementar mdia do petrleo estabelecida da seguinte forma:

Os hidrocarbonetos podem ocorrer no petrleo desde o metano (CH4) at compostos com mais de 60 tomos de carbono. Os tomos de carbono podem estar conectados atravs de ligaes simples, duplas ou triplas, e os arranjos moleculares so os mais diversos, abrangendo estruturas lineares, ramificadas ou cclicas, saturadas ou instauradas, alifticas ou aromticas. Os alcanos tm frmula qumica geral CnH2n+2 e so conhecidos na indstria de petrleo como parafinas. So os principais constituintes do petrleo leve, encontrando-se nas fraes de menor densidade. Quanto maior o nmero de tomos de carbono na cadeia, maior ser a temperatura de ebulio.

As olefinas so hidrocarbonetos cujas ligaes entre carbonos so realizadas atravs de ligaes duplas em cadeias abertas, podendo ser normais ou ramificadas (Frmula qumica geral CnH2n). No so encontradas no petrleo bruto; sua origem vem de processos fsico-qumicos realizados e durante o refino, como o craqueamento. Possuem caractersticas propriedades diferentes dos

hidrocarbonetos saturados. Os hidrocarbonetos acetilnicos so compostos que possuem ligao tripla (Frmula qumica geral CnH2n-2).

Os ciclanos, de frmula geral CnH2n, contm um ou mais anis saturados e so conhecidos na indstria de petrleo como compostos naftnicos, por se concentrarem na frao de petrleo denominada nafta. So classificados como cicloparafinas, de cadeia do tipo fechada e saturada, podendo tambm conter ramificaes. As estruturas naftnicas que predominam no petrleo so os derivados do ciclopentano e do ciclohexano. Em vrios tipos de petrleo, podem-se encontrar compostos naftnicos com 1, 2 ou 3 ramificaes parafnicas como constituintes principais. Em certos casos, podem-se ainda encontrar compostos naftnicos formados por dois ou mais anis conjugados ou isolados.

Os cortes de petrleo referentes nafta apresentam uma pequena proporo de compostos aromticos de baixo peso molecular (benzeno, tolueno e xileno). Os derivados intermedirios (querosene e gas leo) contm compostos aromticos com ramificaes na forma de cadeias parafnicas substituintes. Podem ser encontrados ainda compostos mistos, que apresentam ncleo aromticos e naftnicos.

Assim, os tipos de hidrocarbonetos presentes ou originrios do petrleo so agrupados da seguinte forma:

O quadro seguinte resume as principais propriedades fsico-qumicas de alguns hidrocarbonetos presentes no petrleo. Observe-se, em especial, a larga faixa de valores de seus pontos de ebulio.

Todos

os

tipos

de

petrleos

contm

efetivamente

os

mesmos

hidrocarbonetos, porm em diferentes quantidades. A quantidade relativa de cada classe do hidrocarboneto presente muito varivel de petrleo para petrleo. Como conseqncia, as caractersticas dos tipos de petrleo sero diferentes, de acordo com essas quantidades. No entanto, a quantidade relativa dos compostos individuais dentro de uma mesma classe de hidrocarbonetos apresenta pouca variao, sendo aproximadamente da mesma ordem de grandeza para diferentes tipos de petrleos.

Uma forma simples de separar os constituintes bsicos do petrleo promover uma destilao da amostra. Com isso, obtm-se curvas de destilao caractersticas, que so grficos de temperatura versus volume percentual de material evaporado. Determinam-se, assim, os tipos de hidrocarbonetos presentes na amostra analisada, em funo das faixas de temperatura dos materiais destilados. A amostra poder ento ser classificada em termos de cortes ou fraes. Por exemplo, podemos ter:

A destilao atmosfrica normalmente a etapa inicial de transformao realizada em uma refinaria de petrleo, aps dessalinizao e pr-aquecimento. O

diagrama abaixo oferece uma listagem dos tipos de produtos esperados e seu destino.

Uma amostra de petrleo e mesmo suas fraes podem ser ainda caracterizadas pelo grau de densidade API (API), do American Petroleum Institute, definida por:

A densidade especfica do material calculada tendo-se como referncia a gua. Obviamente, quanto maior o valor de API, mais leve o composto. Por exemplo, podem-se ter:

10

Petrleos Leves: acima de 30API ( < 0,72 g / cm3 ) Petrleos Mdios: entre 21 e 30API Petrleos Pesados: abaixo de 21API ( > 0,92 g / cm3 ) Petrleos Doces (sweet): teor de enxofre < 0,5 % de sua massa Petrleos cidos (sour): teor de enxofre > 0,5 % em massa Em especial, o ndice de acidez naftnica expressa a quantidadede KOH, em

miligramas, necessria para retirar a acidez de uma amostra de 1 g de leo bruto. Dessa forma, uma amostra de petrleo pode ser classificada segundo o grau de densidade API, como segue: Segundo o teor de enxofre da amostra, tem-se a seguinte classificao para o leo bruto: 1. leos Parafnicos: Alta concentrao de hidrocarbonetos parafnicos, comparada s de aromticos e naftnicos; 2. leos Naftnicos: Apresentam teores maiores de hidrocarbonetos naftnicos e aromticos do que em amostras de leos parafnicos; 3. leos Asflticos: Contm uma quantidade relativamente grande de compostos aromticos polinucleados, alta concentrao de asfaltenos e menor teor relativo de parafinas. E tambm, segundo a razo dos componentes qumicos presentes no leo, pode-se estabelecer a seguinte classificao:

11

leos Parafnicos: Alta concentrao de hidrocarbonetos parafnicos, comparada s de aromticos e naftnicos; leos Naftnicos: Apresentam teores maiores de hidrocarbonetos naftnicos e aromticos do que em amostras de leos parafnicos; leos Asflticos: Contm uma quantidade relativamente grande de compostos aromticos polinucleados, alta concentrao de asfaltenos e menor teor relativo de parafinas.

Outras grandezas tambm definem um tipo de leo bruto. Entre elas, citam-se: Teor de sal: Podendo ser expresso em miligramas de NaCl por litro de leo, indica a quantidade de sal dissolvido na gua presente no leo em forma de emulso; Ponto de fluidez: Indica a menor temperatura que permite que o leo flua em determinadas condies de teste; Teor de cinzas: Estabelece a quantidade de constituintes metlicos no leo aps sua combusto completa. Os principais derivados do petrleo e seus usos so mostrados na tabela abaixo:

12

O petrleo encontrado em equilbrio com excesso de gs natural (gs associado ou livre), gua e impurezas, e contm certa quantidade de gs dissolvido (gs em soluo) e gua emulsionada. A quantidade relativa dessas fases determina o tipo de reservatrio.

13

A relao entre os volumes de gs associado e leo em um reservatrio define a razo gs/leo, denotada por RGO.

14

Bibliografia

1. Hebert de O. Lopes, Eddy MTODOS DE ELEVAO, material didtico do Centro Universitrio da Bahia, Salvador-2009 2. Rosa, Adalberto Jos, Carvalho, ENGENHARIA DE RESERVATRIO DE PETRLEO, Editora Intercincia: PETROBRAS, Rio De Janeiro,2006 3. Thomas, Jos Eduardo, FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE PETRLEO Rio de Janeiro: Intercincia: PETROBRAS, 2001.

15

You might also like