You are on page 1of 6

4.3.

1 Ejectores de vapor

Atravs da passagem de um fludo (lquido ou vapor) por uma agulheta (tubagem convergente) a que se segue um ejector divergente, o que constitui um tubo de Venturi, possvel obter uma rarefaco na zona em que o tubo estreita. Na realidade, de acordo com o princpio de Bernoulli, que descreve o comportamento do fluido

sendo p a presso, a densidade e v a velocidade do fluido, na zona aonde a conduta estreita d-se um aumento de velocidade e consequentemente uma diminuio de presso. Uma abertura na zona do estrangulamento permite efectuar uma aspirao

Estes equipamentos podem operar com fludos pressurizados como seja: gua, ar comprimido ou vapor, sendo, neste caso, em geral, vapor de gua . Os sistemas operando com gua so designados por trompas de gua e tm particular aplicao, em laboratrios de qumica e biologia, em operaes de filtrao. Podem ser construdos em vidro ou em metal. No tem partes mveis e so bastante robustos. Como resultado da aspirao pode-se atingir cerca de 70 mbar sendo o seu limite a presso do respectivo fludo temperatura de trabalho. No caso da gua temos 24 mmHg a 25 C. Por vezes estes aspiradores esto equipados com uma vlvula anti-retorno. Com ar comprimido podem servir de bomba primria para o bombeamento a partir da atmosfera e substituir a primeira bomba de um conjunto de bombas de absoro por zeolites (ver bombas de absoro). Estes ejectores de ar so conhecidos por bombas de Venturi e trabalham em associao com dois ou trs estgios. Nos ejectores de vapor, na figura, o gs a bombear arrastado por um jacto de vapor, em geral vapor de gua, dando-se uma transferncia de momento linear entre a corrente de vapor e o gs. O vapor de gua, presso e temperatura adequadas, expande-se no ejector divergente, produzindo uma diminuio de presso, entrada da cmara de vcuo. Grande parte da energia trmica de agitao molecular convertida em energia cintica de translao.

O jacto de vapor, a alta velocidade, arrasta os gases que estejam na cmara de mistura para a parte convergente do difusor. Como as molculas do jacto tm uma pequena energia trmica, a temperatura baixa, e a presso devida aos vapores a correspondente presso do vapor de gua a esta temperatura e , portanto, inferior presso temperatura ambiente. A mistura vapor-gs entra no difusor convergente-divergente, onde diminui de velocidade e se expande at presso de descarga. Esta presso, que depende da presso inicial do vapor, do desenho do ejector, tem de ser suficiente para equilibrar a presso atmosfrica. Caso contrrio, no se manter o jacto no difusor e o gs reentra no sistema. A razo de compresso de um ejector da ordem de 7 para 1. Utilizando vrios andares de ejectores (quatro vulgar), podem-se atingir presses da ordem de 10-2 mbar, e velocidades de bombeamento muito elevadas podendo ir at cerca de 45 000 1s-1. Os ejectores de vapor so muito usados em instalaes industriais sempre que seja necessrio bombear sistemas muito sujos ou grandes quantidades de vapor. Trabalham na mesma zona de presso que as bombas rotativas de um andar.

Filtrao Com Funil de Buchner ou Cadinho de Gooch So as tpicas filtraes a vcuo, pois so realizadas com a aplicao de vcuo para permitir, seja por motivo de tempo, seja por viscosidade do lquido a ser filtrado, necessitar-se de um diferencial de presso (a prpria presso atmosfrica atua como fora) actuando sobre o lquido no filtro. Funil de Buchner efectuada com suco com auxlio de uma trompa de vcuo e Kitassato. No fundo do funil, sobre a placa plana perfurada adaptado o disco de papel filtro molhado, aderido devido suco. Filtrao a vcuo Substituindo-se o funil de Buchner por um cadinho de porcelana com fundo perfurado temos a filtrao com cadinho de Gooch. portanto, efectuada com suco e o meio filtrante polpa de papel de filtro quantitativo ou amianto.

Para a confeco do meio filtrante de amianto ou polpa de papel filtro, deve-se colocar o cadinho na alonga e adicionar com muito cuidado o amianto misturado com gua (ou polpa de papel filtro com gua). Bate-se levemente com a baguete deixa-se escorrer toda a gua atravs de suco. O meio filtrante no deve ser muito espesso. 4. Filtrao em Cadinhos Com Placas Porosas de Vidro ou Porcelana Neste caso, o cadinho j possui o meio filtrante fundido ao corpo do cadinho. Sofrem via de regia, ataque das solues alcalinas. Por isso so utilizados em aplicaes diversas, evitando-se apenas solues francamente alcalinas. 5. Filtrao Quente Quando a solubilidade permitir, a filtragem quente prefervel, por reduzir a viscosidade do lquido. Nas filtraes quente, evita-se o contacto do papel de filtro com as paredes do funil que resfriam o conjunto filtrante. Por isso, depois de feito o cone do papel, suas paredes so dobradas em pregas e aquece-se previamente o conjunto com gua quente. H tambm filtros com camisa de vapor e neste caso o papel filtro adaptado como nos casos comuns. Filtrao A filtrao utilizada para realizar a separao do lquido de uma mistura slido-lquido ou slido-gasoso. O equipamento mais utilizado o filtro de papel, usado para filtrar o caf (um exemplo bastante prtico do uso da filtrao). Ele funciona como uma peneira microscpica, somente o lquido passa pelos seus minsculos orifcios, acumulando a fase slida dentro do filtro. O nome dado substncia que passou pelo filtro filtrado. O filtro feito de fibras interlaadas, formando uma peneira microscpica. Num aspirador de p, o filtro utilizado para separar as partculas slidas (poeira) do ar. Ex: Os materiais slidos ficam e os lquidos passam.

Filtrao
Remoo de uma substncia slida em suspenso num lquido, fazendo passar a mistura por um material poroso que retm as partculas slidas. A filtrao um processo utilizado para separar os componentes de uma mistura heterognea contendo uma fase slida e uma fase lquida. Para tal, a mistura atravessa um material poroso que retm as partculas do slido. Este material pode ser papel de filtro, porcelana porosa, vidro especial ou fibra de vidro. Nos laboratrios o mais usado o papel de filtro. Existem papis de filtro de vrias porosidades e a escolha do papel feita tendo em conta o tamanho e a natureza das partculas do slido. A passagem da mistura atravs do papel de filtro (ou outro material poroso) pode ser efectuada por aco da gravidade (filtrao simples) ou a presso reduzida, como o auxlio de uma trompa de gua. Filtrao por aco da gravidade Utiliza-se um funil ao qual foi adaptado um cone de papel de filtro. Para conseguir melhor aderncia do papel de filtro ao funil, necessrio dobrar o papel com um certo cuidado. A forma mais simples de dobrar o papel est indicada a seguir: 1. Dobrar um crculo de papel de filtro ao meio e novamente ao meio, sem vincar as dobras. 2. Abrir o papel em forma de cone. O cone de papel de filtro deve ento ser ajustado ao funil.

3. Molhar o papel com um esguicho fino de gua para que o papel adira ao vidro. importante no deixar bolhas de ar entre o papel de filtro e as paredes do funil, para no diminuir a eficcia do processo de filtrao.

4. Usando uma vareta, transferir ento pequenas pores da mistura a filtrar, para que o lquido no ultrapasse 2/3 da altura do papel. Esta operao dever ser repetida at filtrao completa da mistura. 5. Dever ento lavar-se com pequenos jactos de solvente o gobel contendo a mistura inicial e filtrar ainda esta mistura, de forma a garantir que toda a mistura foi filtrada.

Filtrao a presso reduzida

Para realizar mais rapidamente uma filtrao, sobretudo quando na mistura a filtrar as partculas slidas so de dimenso muito pequena, usa-se a filtrao a presso reduzida. Nesta filtrao, o funil simples substitudo por um funil de Bchner, ajustado a um Kitassato por meio de uma rolha de borracha com um furo. O Kitassato ligado com tubo de borracha a um frasco de segurana vazio, que por sua vez ligado a uma trompa de gua ajustada a uma torneira.

You might also like