You are on page 1of 2

Modernismo

1 - Fernando Pessoa Pessoa foi gnio? Sim, mas note-se um gnio simples, amigo dos amigos. Gostava de beber, de escrever. Quem o visse no imaginava os sonhos que tinha e o que sofria. Sabia brincar consigo mesmo porque ele era assim. Nada impunha. Sua poesia que se impunha. E no era desatento ao que ocorria l fora. 1.2 - O processo da heteronmia Fernando Pessoa sentia certas emoes, para ele estranhas inquietaes - . e tamanha era a sua intensidade, que pensou serem vozes de outras pessoas. Por isso inventou outros poetas, a que chamou heternimos (= hteros + noma = outro nome). Estes so lvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, alm do prprio Fernando Pessoa (poeta ortnimo). H neles a conscincia de uma diviso ntima, entre o eu e o mundo, entre o eu e o eu. Multipliquei-me para me sentir Para me sentir, precisei sentir tudo, Transbordei-me, no fiz seno extravasar-me. 1.3 Tpicos de estilo Aspectos da mensagem pessoana: I) II) Conduta cnica da voz: Pessoa fala alto e claramente, como num palco e para uma platia universal. dramtico, no s pelos heternimos, que so como personagens de uma pea, mas por expor a sua voz a quem quiser ouvir. Recusa da realidade e do senso-comum: questionava as idias tradicionais.

III) Negao das aparncias pela afirmao das essncias: tudo o que parece verdadeiro vai-se mostrando cada vez menos verdadeiro, essencial 2 Os heternimos lvaro de Campos:

- Futurista, modernista, sensacionalista - Egocntrico, impaciente, insatisfeito - Poeta do NO - Pessimismo; inconformismo com a sociedade. - Linguagem coloquial, ritmos explosivos - Desiluso sobre a existncia

- Desprezo ao mito do herosmo - Tom de confisso Alberto Caeiro:

- o heternimo que menos se preocupa com a forma do poema. - o mestre de Ricardo Reis e lvaro de Campos (os outros heternimos) - Tornou-se o heternimo mais contraditrio de Pessoa. - Linguagem simples e fluente; quase em prosa. - Viso ingnua do mundo - Suas obras no seguem padres. - Aproxima-se do zen-budismo: ope-se busca de explicaes lgicas para os acontecimentos. - Paganismo oposio a ideologia crist - Versos livres e brancos (sem rimas) - Sua poesia mais racional que sentimental - Nega rigorosamente o misticismo e a filosofia defende que o homem pode alcanar a felicidade pelo caminho da simplicidade (prefere no pensar em o porqu das coisas; ope-se reflexo). Ricardo Reis:

- Tem grande controle emocional, por desconfiar na felicidade externa - Busca serenamente o prazer possvel - Paganismo - Racionalismo - Sereno, srio, busca fugir misria da vida - Usa os temas do Arcadismo: aproveitar o presente, dar valor vida campestre. - Temtica: transitoriedade da vida, irreversibilidade do tempo, necessidade de aproveitar o momento. - discpulo de Alberto Caeiro (outro heternimo). - Intelectualismo -Busca do equilbrio

You might also like