You are on page 1of 18

Laboratrio Engenharia qumica III OBJETIVO: Fixao dos conceitos abordados nas disciplinas: Engenharia das Reaes Qumicas,

Anlise, Simulao e Controle de Processos e Engenharia Bioqumica. So realizados experimentos envolvendo: determinao de constante cintica de reao de primeira ordem; distribuio de tempo de residncia e converso em reatores tubular e de mistura perfeita; preparao e caracterizao de catalisadores bem como a realizao de testes catalticos com os mesmos em reator de leito fixo; determinao da atividade e estabilidade trmica de enzimas na forma solvel e imobilizada; fermentao alcolica; dinmica de medidores e elementos finais; controladores PID discretos e resposta de freqncia experimental. EQUIPAMENTOS INSTALADOS: Mdulo de cintica: curva padro de Violeta Genciana; Mdulo de cintica: Reao de 1 ordem e Lei de Arrhenius; Mdulo de cintica: DTR e Converso no PFR; Mdulo de cintica: DTR e Converso no CSTR; Mdulo de cintica: preparao de catalisadores; Modulo de cintica: pelletizao e caracterizao de catalisadores; Mdulo de cintica: teste cataltico em reator integral de leito fixo: desidratao do Etanol; Mdulo de cintica: teste cataltico em reator diferencial de leito fixo: reforma do Metanol; Mdulo de cintica enzimtica: atividade da enzima Invertase livre e imobilizada; Mdulo de cintica enzimtica: determinao da estabilidade trmica da enzima Invertase livre e imobilizada; Mdulo de cintica enzimtica: efeito de transferncia de massa; Mdulo de cintica enzimtica: Fermentao Alcolica; Mdulo de controle: dinmica de medidores e elementos finais; Mdulo de controle: resposta de freqncia experimental; Mdulo de controle: controladores PID discretos. Equipamentos Instalados Mdulo de cintica: curva padro de Violeta Genciana; Mdulo de cintica: reao de primeira ordem e lei de Arrhenius; Mdulo de cintica:DTR e converso no PFR; Mdulo de cintica:DTR e converso no CSTR; Mdulo de cintica enzimtica: atividade da enzima Invertase livre e imobilizada; Mdulo de cintica enzimtica: determinao da estabilidade trmica da enzima invertase livre e imobilizada; Mdulo de controle: dinmica de medidores e elementos finais; Mdulo de controle: resposta de freqncia experimental; Mdulo de controle: controladores PID discretos.

Equipamentos Auxiliares Espectrofotmetro, Calormetro, Agitadores mecnicos, banhos termostticos, Agitadores magnticos, Estufas de secagem, Muflas, Balanas eletrnicas de prato superior, balanas semi-analticas, balanas analticas, autoclave, pH-metros, compressor de ar, caldeira eltrica, centrifugas, bombas de vcuo, Integrador e processador, microcomputadores.

EQUIPAMENTOS AUXILIARES:: Espectrofotmetros, Agitadores mecnicos, Banhos Termosttico, Agitadores magnticos, Estufas de secagem, Muflas, Balanas eletrnicas de prato

superior, Balanas semi analticas, Balana analtica, Autoclave, pH-Metros, Compressor de ar, Caldeira eltrica, Centrfugas, Bomba de vcuo, Cromatgrafo gasoso, Integrador e processador, Microcomputadores, Unidade tiristorizada de comando de potncia.

Laboratrio de Engenharia Qumica I


Objetivo Fixar e aprimorar os fundamentos das disciplinas de termodinmica e fenmenos de transporte atravs da realizao de experimentos. As prticas experimentais desta disciplina envolvem: i)- calibrao de rotmetros; ii)- determinao de propriedades fsicas e termodinmicas tais como: condutividade trmica, viscosidade, coeficiente de difuso molecular, capacidade calorfica e calor de vaporizao; iii)- determinao de perfis de temperatura e de velocidade; iv)determinao dos coeficientes de transferncia de massa e de conveco de calor em dutos circulares. rea fsica disponvel O LAB I, est situado dentro do prdio de Engenharia Qumica, e tem uma rea de 76m2. Equipamentos Instalados Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo de de de de de de de de de de de medies: Vazo, Presso e Temperatura; detreminao de viscosidade, efeito da concentrao; determinao de viscosidade, efeito da temperatura; determinao da condutividade trmica em materiais; determinao da difusividade em gases; perfis de temperaura em slidos; determinao do coeficiente de descarga; coeficiente de atrito para escoamento em dutos circulares; coeficiente de transferencia de massa em dutos circulares; coeficiente de transferencia de calor em dutos circulares; perfil de velocidade no escoamento turbulento.

Equipamentos Auxiliares Espectrofotmetro, Calorimetro, Agitadores mecnicos, banhos termostticos, Agitadores magnticos, Estufas de secagem, Muflas, Balanas eletronicas de proto superior, balanas semi analiticas, balanas analiticas, autoclave, pH-metros, compressor de ar, caldeira eltrica, centrifugas, bombas de vcuo, Integrador e processador, microcomputadores.

Laboratrio de Engenharia Qumica II


Objetivo Fixar e aprimorar os fundamentos das disciplinas de Operaes Unitrias atravs da realizao de experimentos que permitem aliar o conhecimento terico aplicao prtica. As prticas experimentais desta disciplina envolvem: i)-Secagem; ii)- Leito Fixo; iii)- Leito Fluidizado; iv)- Peneiramento; v)- Sedimentao; vi)- Bombas centrfugas e perdas de carga em acessrios; vii)- Filtrao; viii)- Trocadores de Calor, Destilao e Condensao.

rea fsica disponvel O LAB II, est situado dentro do prdio de Engenharia Qumica. Equipamentos Instalados Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo de de de de de de de Secagem; Leito Fixo; Leito fluidizado; Peneiramento; Sedimentao batelada; Perdas de Carga na Tubulao; Filtrao;

Normas do Laboratrio / Seminrios / Avaliao


1. Os trabalhos experimentais sero realizados por grupos de alunos com nmero de elementos fixados para cada turma, que sero formados na primeira aula, no sendo permitidas alteraes ao longo do semestre. 2. A presena nas aulas de laboratrio, devidamente trajado (cala comprida, sapato e avental), ser tomada pelos professores responsveis pelas disciplinas. 3. As aulas de laboratrio versaro sobre os experimentos dos Roteiros, aps realizao dos Seminrios 4. Nos Seminrios, os grupos sero avaliados em duas formas: Grupo Orador a) Fundamentos tericos b) Processos e Projeto c) Aplicao e/ou Estudo de Casos d) Procedimento Experimental e) Resultados Esperados e Clculos Grupo Debatedor a) Participao nas discusses b) Relato das discusses

Recomenda-se que todos os componentes do grupo leiam os roteiros do experimento referente ao seminrio antes da sua apresentao. 5. Cada grupo ir dispor de 30 minutos para o seminrio, sendo 20 minutos de apresentao oral e 10 minutos de discusso e arguio. A apresentao oral poder ser feita da maneira que o grupo achar mais conveniente. Durante a discusso todos os membros do grupo devero participar. 6. As experincias sero iniciadas no horrio devidamente estabelecido com a presena e a autorizao do professor responsvel pelas mesmas, no se admitindo atraso de nenhum elemento do grupo. 7. Ao fim de cada aula, os alunos devero indicar, na folha de dados, se a experincia foi terminada ou no. Em caso negativo, ela deve ser terminada na aula reservada para tal.

8. Aps ter sido considerada pelos alunos como concluda uma determinada experincia, ela somente poder ser repetida dentro das aulas previstas para sua realizao, desde que tal repetio seja convenientemente justificada pelo grupo. 9. No caso de um aluno no comparecer em nenhum dos dias marcados para a realizao de uma determinada experincia, ser atribudo a este aluno nota zero no respectivo relatrio. 10. Dvidas sobre a elaborao dos relatrios devero ser esclarecidas com os respectivos professores nas horas da respectiva disciplina. Os professores atendero aos alunos para esclarecimentos de outras dvidas em outros horrios combinados. 11. Os relatrios devero ser impreterivelmente entregues no incio da aula da data marcada para entrega dos mesmos nos mapas de distribuio de trabalhos; caso contrrio, ser atribuda nota zero neste relatrio. Os alunos devero providenciar cpias dos relatrios ANTES de sua entrega. 12. Aps a realizao de todos os trabalhos experimentais e entregues os respectivos relatrios, ser realizada uma prova escrita individual em data definida. 13. A prova escrita individual constar de assuntos relativos s experincias realizadas e respectivos relatrios. 14. O aluno ser avaliado em funo do seu desempenho atravs da mdia dos SEMINRIOS, dos RELATRIOS e de seu DESEMPENHO INDIVIDUAL na PROVA ESCRITA, seguindo o seguinte critrio: Para a aprovao, a mdia das notas dos relatrios (MR), a mdia das notas dos Seminrios (MS) e a nota da prova individual (PI) devero ser individualmente maiores do que 5,0. A mdia final ser dada por: MF = 0,35 MS + 0,25 MR + 0,40 PI 15. Os alunos que no obtiverem classificao superior ou igual a 5,0 (cinco) na mdia da nota dos relatrios, na mdia das notas dos seminrios e na prova individual, faro exame final constitudo por uma prova escrita individual. Sero aprovados no exame os alunos que obtiverem nota do exame igual ou superior a 5,0 (cinco) e sua nota final ser 5,0 (cinco). A nota final dos alunos reprovados ser a nota do exame.

OBSERVAES
1. No caso de no estar junto montagem experimental todo o material necessrio, os alunos devero pedir ao professor responsvel tal material, no o retirando de junto s outras montagens experimentais.

2. As tcnicas entregues constituem apenas um roteiro para a preparao dos seminrios e a elaborao dos relatrios, no constituindo assim o nico meio a ser utilizado na elaborao dos mesmos. Portanto, os alunos devero, por intermdio das tcnicas, das informaes dadas na literatura disponvel, das caractersticas dos materiais e equipamentos experimentais, dos conhecimentos adquiridos nos cursos anteriores e usando a imaginao criativa e sentido crtico, preparar seminrios concisos e elaborar relatrios objetivos.

ATENO

O relatrio a ser entregue dever seguir as Normas para Elaborao dos Relatrios da disciplina. Devero ser apresentados os clculos detalhados, anlise de resultados e concluses que explorem ao mximo os dados obtidos e observados durante o experimento, assim como a parte de simulao associada.

Normas para Elaborao dos Relatrios Experimentais


A elaborao dos relatrios deve necessariamente obedecer ao roteiro descrito a seguir:

1 - Capa

Instituio; Disciplina e turma; Experimento; Autores; Local e data.

2 - Sumrio (ndice) 3 - Introduo (10%) [At 02 pginas]


Motivao para a realizao do experimento; - Objetivos.

4 - Reviso terica (20%) [At 04 pginas]

Apresentar resumidamente a teoria envolvida no experimento e as equaes utilizadas na manipulao dos dados experimentais. Referenciar as obras consultadas atravs de nmeros entre colchetes [1].

5 - Materiais e mtodos (10%) [At 02 pginas]

Descrio do experimento e do procedimento de coleta de dados.

6 - Resultados e discusso (40%) [Sem limite de pginas]

Avaliar a qualidade dos resultados (preciso, problemas operacionais, etc)

Comparar e criticar os resultados frente a teoria estudada, confrontando os com os esperados

7 - Concluses e sugestes (10%) [At 02 pginas] 8 - Referncias bibliogrficas

Listadas e numeradas em ordem de citao.

9 - Memria de clculo (10%)

Incluir neste item os clculos efetuados para a obteno dos resultados; caso tenham sido feitos utilizando uma planilha eletrnica, inclu-la, explicando em seguida como foi calculada cada coluna.

ATENO: CABEALHO DE FIGURAS E TABELAS ENTREGA DO RELATRIO: 02 SEMANAS APS O EXPERIMENTO - INCIO DA AULA

Linha de amarao

1. Temas dos seminrios

Seminrios: Descrio do experimento Efeito na T e P no ELL Efeito salino no ELL Ternrio Extrao lquido-lquido Sistemas industriais com ELL

Turma A Grp 5 Grp 4 Grp 3 Grp 2 Grp 1

Turma B Grp 4 Grp 3 Grp 2 Grp 1

2. Algumas Referncias Bibliogrficas


Alders, L. "Liquid-liquid Extraction" Elsevier, 1955

Francis, A.W. "Liquid-liquid equilibriums" Interscience Publishers, 1963 Novk J. P et al. "Liquid-liquid equilibria", Elsevier 1987 Santos, G. R. "Equilbrio liquido-lquido em sistemas eletrolticos aquosos" Tese de mestrado, FEQ, Unicamp, 1999 Thornton, J. D. "Science and Practice of Liquid-Liquid Extraction" Vol.2, Oxford Science Publications, 1992 Treybal, R. E. "Liquid Extaction" McGraw-Hill , 1963, 2nd edition Vianna, Regina Ferreira."Efeitos da adio de eletrolitos no equilibrio liquido-liquido" tese, unicamp 1991

Curva Binodal

1. Temas dos seminrios

Seminrios Descrio do experimento Tipos de Curvas de ELL Determinao experimental do ELL Modelagem do ELL Projeto de extratores lquido-lquido

Turma A Turma B Grp 5 Grp 4 Grp 3 Grp 2 Grp 1 Grp 4 Grp 3 Grp 2 Grp 1

2. Algumas Referncias Bibliogrficas


Alders, L. "Liquid-liquid Extraction" Elsevier, 1955

Francis, A.W. "Liquid-liquid equilibriums" Interscience Publishers, 1963 Novk J. P et al. "Liquid-liquid equilibria", Elsevier 1987 Santos, G. R. "Equilbrio liquido-lquido em sistemas eletrolticos aquosos" Tese de mestrado, FEQ, Unicamp, 1999 Thornton, J. D. "Science and Practice of Liquid-Liquid Extraction" Vol.2, Oxford Science Publications, 1992 Treybal, R. E. "Liquid Extaction" McGraw-Hill , 1963, 2nd edition Vianna, Regina Ferreira."Efeitos da adio de eletrolitos no equilibrio liquido-liquido" tese, unicamp 1991

Equilbrio Lquido-Vapor do Sistema Ciclohexano-Tolueno

1. Temas dos seminrios

Seminrios Teste de Consistncia - Teste de Herington - Teste Fredenslund Mtodos Analticos para determinar concentraes. Segurana e Toxicologia Aplicabilidade Industrial / Terica - Procurar processos que contenha o binrio estudado Sistemas com Azeotropos/ Reativos

Turma A Grp 4 Grp 3 Grp 2 Grp 1 Grp 5

Turma B Grp 4 Grp 3 Grp 2 Grp 1

2. Algumas Referncias Bibliogrficas

FREDENSLUND, A.; GMEHLING, J. E RASMUSSEN, P. Vapor-liquid equilibria using UNIFAC, a group-contribution method. Amsterdam: Elsevier scientifc Publishing Company, 1977. HLA, E., PICK, J.; FRIEND, V.; VILIM, O. Vapor-liquid equilibrium. 2.ed., Oxford: Pergamon, 1967. PRAUNITZ, J. M.; LICHTENTHALER, R. M.; AZEVEDO, E. G. Molecular thermodynamics of fluid phase equilibria. 2.ed. New Jersey: Prentice Hall, 1986. REID, R. C., PRAUSNITZ, J. M.; POLING, B. E. The properties of gases and liquids. 4.ed. New York: McGraw-Hill, 1988. J. WISNIAK; Ind. Eng. Chem. Res, 33 (1994) SIMOIU et al. J Thermal Analysis, 52 (1998) MANAHAN, STANLEY E., Toxicological chemistry : a guide to toxic substances in chemistry OLIVEIRA, WILSON PINTO DE., Segurana em laboratorios quimicos

Adsoro em Carvo Ativo

1. Temas dos seminrios

Seminrios: Tipos de isotermas de adsoro Utilizao industrial de adsoro Usos de carvo ativo como adsorvente Preparao e caracterizao de carvo ativo Estrutura do carvo ativo

Turma A Turma B Grp 1 Grp 5 Grp 4 Grp 3 Grp 2 Grp 1 Grp 4 Grp 3 Grp 2

2. Algumas Referncias Bibliogrficas


[1] Carbon 1999, 37(12), 1919-28; [2] Carbon 2000, 38(8), 1163-68;

[3] Introduction to Carbon Technologies, ed. H. Marsh, E. Heitntz, F. RodriguezReinoso, Publicaciones Alicante, 1997; [4] L. Radovic, F. Rodriguez-Reinoso, Chemistry and Physics of Carbon, ed. P. Thrower, Marcel Dekker, NY, 25, 243, 1997; [5] R. Bansal, J. Donnet, H. Stoeckli, Active Carbon, ed. MarcelDekker, 1988. Obs: Os perodicos Carbon, podem ser encontrado na BIQ e tem vrios artigos, alm dos mencionados, que podem ser teis.

Cintica da Hidrlise do Acetato de Etila em Reator Tanque Descontnuo

1. Temas dos seminrios

Seminrios Preparao e aplicao de Acetato de Etila Aplicao industrial e preparao de steres Hidrlise cida de steres: homognea e heterognea Reaes autocatalticas Reaes industriais de transesterificao

Turma A Grp 2 Grp 1 Grp 5 Grp 4 Grp 3

Turma B Grp 2 Grp 1 Grp 4 Grp 3

2. Algumas Referncias Bibliogrficas


Kirk-Othmar, Ewayclopedic of Chemical Technology Ullmmanais, Ewayclopedic of Chemistry

Distribuio de Tempos de Residncia em Reatores

1. Temas dos seminrios

Seminrios Tipos de indicadores (traadores): caracterizao, aplicao, etc Mtodos de injeo dos indicadores (tipos de perturbao) Modelagem de reatores utilizando a DTR Interpretao da Funo de Distribuio de Tempos de Residncia (grau de mistura, dead space, bypassing, etc)

Turma Turma A B Grp 3 Grp 2 Grp 3 Grp 2 Grp 1 Grp 4

Aplicaes prticas (artigos, estudos, etc) da DTR Grp 1 Grp 5 Grp 4

2. Algumas Referncias Bibliogrficas


FOGLER, H. S., "Elements of Chemical Reaction Engineering", 2nd Edition, Prentice Hall, New Jersey, 1992. SMITH, J. M., "Chemical Engineering Kinetics", 3rd Edition, McGraw-Hill, New York, 1981. LEVENSPIEL, O., "Patterns of Flow in Chemical Process Vessels", in Adv Chem. Eng. 4, 95, 1963. FROMENT G.F. & K.B. BISCHOFF, "Chemical Reactor Analysis and Design", John Wiley & Sons, New York, 1979. LEVENSPIEl, "Engenharia das Reaes Qumicos", Vols. 1 e 2 , Edgard Blucher Ltda, So Paulo, 1972. HIMMELBLAU, D.M., BISCHOFF, K.B., "Process Analysis and Simulation Deterministic Systens", John Wiley & Sons, New York.

Distribuio de Tempos de Residncia em Reatores

1. Objetivo
Estudar o comportamento de escoamentos no ideais, determinar a distribuio de tempos de residncia (DTR) e comparar as distribuies experimentais com as de alguns modelos de reatores.

2. Aspectos Tericos 2.1. Escoamento No Ideal


Dois tipos de escoamento ideais so conhecidos e empregados em projetos: o tubular empistonado ("plug flow") e o de mistura perfeita ("backmix flow"). Os mtodos de projeto baseados nestes modelos de escoamento so relativamente simples, e em grande parte dos casos, o escoamento se aproxima com erro desprezivel do comportamento ideal. Por outro lado, os projetos que levam em conta os desvios da idealidade so mais complexos e ainda no esto bem desenvolvidos (Froment e Bischoff, 1979). Os desvios podem ser causados pela formao de canais, pelo reciclo de fludo, pelo aparecimento de regies estagnantes no recipiente ou por outros fenmenos no considerados nas hipteses dos modelos ideais. Os problemas de escoamento no ideal esto intimamente ligados ao aumento de escala, pois a questo de se partir ou no para as unidades piloto reside em grande parte em possuir o controle de todas as variveis mais importantes envolvidas no processo. Geralmente, o fator no controlado no aumento de escala a grandeza da no idealidade do escoamento, e esta, frequentemente, muito diferente para unidades pequenas ou grandes. Portanto, o desconhecimento desde fator pode levar a erros grosseiros no projeto (Levenspiel, 1972). No projeto do reator com escoamento no ideal necessrio saber o que esta acontecendo dentro do vaso. O ideal se ter um mapa completo da distribuio de velocidade para o fludo, o que muito difcil de ser obtido. Para superar estas dificuldades, existe um nmero mnimo de parmetros que devem ser determinados a fim de que o projeto seja possvel. Em muitos casos, o conhecimento do tempo em que as molculas individuais permanecem no recipiente, isto , qual a distribuio do tempo de residncia do fludo que est escoando, suficiente para o projeto.

2.2. Distribuio do Tempo de Residncia

evidente que elementos de fludo que percorrem diferentes caminhos no reator podem gastar tempos diferentes para passarem atravs do recipiente. A distribuio destes tempos para a corrente que deixa o recipiente chamado de distribuio do tempo de residncia (DTR) do fludo. conveniente representar a funo DTR de tal maneira que a rea sob a curva seja unitria, isto , (1) onde E a funo DTR do fluido de sada do recipiente. Este procedimento chamado de normalizao da distribuio. Com essa representao, a frao da corrente de sada com tempo de residncia ou idade entre t e t+dt :,
(2)

e a frao da corrente com tempo de residncia ou idade inferior a t1 :


(3)

enquanto que a frao com tempo de residncia ou idade superior a t1 :


(4)

Tem-se ainda que:


(5)

2.3. Mtodos Experimentais


A forma mais simples e direta de se encontrar a distribuio de tempo de residncia utilizar um traador fsico ou no reativo, empregando a tcnica de estmulo e resposta. Vrios tipos de experimentos podem ser usados com estmulos do tipo pulso, degrau, perodico ou randmico. Entre estes, o pulso e o degrau so os mais fceis de serem interpretados.

2.3.1.Estmulo Tipo Degrau Negativo


O estmulo tipo degrau negativo, equivalente ao "wash-out", se caracteriza pelo deslocamento de um traador inicialmente presente no reator. Se a concentrao inicial de traador no reator Co, o registro da concentrao na sada do recipiente medida

como C/Co em funo do tempo corresponde frao de fluido com tempo de residncia superior a t, ou 1 - F(t).

2.3.2. Tempo Mdio de Residncia


O tempo mdio de residncia dado por: ou em dados discretos: (7) A disperso da distribuio medida pela variancia, dada por:

(8)

Na forma discreta:

(9)

Se a densidade do fluido escoando no reator se mantiver constante (10) onde o tempo espacial, V o volume do reator e vo a vazo volumtrica na entrada do reator.

3. Instalao Experimental
Esta prtica consiste em experincias com dois tipos de reatores: tubular e vaso agitado. empregada como traador uma soluo de corante de alimentos.

3.1. Reator Tanque Agitado de Fluxo Contnuo


A figura 1 mostra o esquema da instalao experimental do reator tanque agitado de fluxo contnuo. O volume do reator ser de cerca de 1500 ml. A alimentao emprega o mesmo sistema do reator tubular e a retirada de amostras realizada na sada do reator. A agitao feita por um agitador mecnico com rotao ajustvel e posio da p regulvel atravs de deslocamento vertical.

. Figura 1 - esquema da instalao experimental do reator agitado

3.2. Reator Tubular


A figura 2 mostra o esquema da instalao experimental do reator tubular. O comprimento do reator de 1,95 m e seu dimetro interno de 5 cm. O volume total interno de cerca de 2000 ml. A alimentao constante e contnua por diferena de nvel controlado por uma bia. A vlvula agulha V3 usada para ajustar a vazo de lquido. A vlvula V2 permite a entrada de traador no reator a partir de um reservatrio em nvel mais elevado. A vlvula V4 usada para eliminar bolhas de ar do tubo.

Figura 2 - Esquema da instalao do reator tubular

3.3. Materiais

Corante de alimentos (traador) Tubos de Ensaio de 10 ml Cronmetro Proveta de 100 ml Espectrofotmetro Balana eletrnica

4. Procedimento Experimental 4.1. Reator tanque agitado de fluxo contnuo


Preparao: a) Ajustar a p do agitador a cerca da metade da altura do contedo e ligar a agitao em uma velocidade qualquer. b) Ajustar as vazes de gua de entrada para 130 ml/min, abrindo totalmente a torneira e utilizando a vlvula V0 para efetuar o ajuste da vazo. c) Aps o reator ficar completamente cheio (gua fluindo pela sada), fechar completamente a torneira, desligar o agitador e determinar o volume do reator atravs

do volume de lquido presente no reator (No mexer na vlvulas de controle de vazo, V0). d) Esvaziar o tanque e ench-lo com traador. Experincia: e) Abrir completamente a torneira para a entrada de gua e acionar o cronmetro. f) Retirar amostras em tubos de ensaio nos tempos 0, 20'', 40'', 1'00",1'30", 2'00", 2'30", 3'00", 4'00", 5'00", 6'00", 8'00", 10'00", 12'00", 15'00", 20'00", 25'00", 35'00", 45'00". g) Analisar as amostras com auxlio do espectrofotmetro (a 512 nm). h) Repetir o experimento adicionando um segundo tanque agitado em srie com o primeiro, e dobrando a vazo de gua na entrada do primeiro tanque. Obs.: Verifique a vazo no decorrer do experimento.

4.2. Escoamento Tubular


Preparao: a) Encher completamente o reator com gua, abrindo a torneira e a vlvula V0. A vlvula V2 e a presilha P2 devem estar fechadas. Aps o reator ficar cheio, ajustar a vazo de gua para 100 ml/min atravs da vlvula V3. A vlvula V1 e a presilha P1 devem permanecer abertas. b) Fechar a presilha P1 e abrir P2 para esvaziar o tubo. Colete o lquido para determinar o volume do reator. c) Fechar a presilha P2 e abrir a vlvula V2 para permitir o enchimento do tubo com o traador. d) Aps o enchimento do tubo fechar a vlvula V2. Experincia: e) Com o traador ocupando todo o tubo, abrir a presilha P1 e acionar o cronmetro. f) Coletar amostras com tubos de ensaio nos tempos 0; 1; 3; 5; 7; 9; 11; 13; 14; 15; 16; 17; 17,5; 18; 18,5; 19; 19,5; 20; 20,5; 21; 21,5; 22; 22,5; 23; 23,5; 24; 24,5; 25; 25,5; 26; 26,5; 27; 28; 29; 30; 32; 35; 38; 40 minutos. g)Analisar as amostras com o espectrofotmetro (a 512 nm). Obs.: Verifique a vazo no decorrer do experimento.

5. Anlise dos Dados


5.1. A partir dos dados obtidos, construir as curvas C/Co, F = 1 - C/Co e versus t. 5.2. Calcular o tempo mdio de residncia e o tempo espacial para cada caso. 5.3. Obter as curvas E e F para os seguintes modelos de reatores: CSTR ideal, CSTR com canalizao e volume morto, PFR ideal, escoamento laminar segregado e N tanques CSTR em srie; comparar com as curvas experimentais. 5.4. Discutir os resultados levando em conta os seguintes pontos:

grau de desvio da idealidade de cada caso apontar as provveis causas da no idealidade em funo das caractersticas das curvas e dos modelos; comparar o tempo mdio de residncia calculado a partir dos dados experimentais com o tempo espacial calculado a partir do volume do vaso e da vazo de lquido.Discutir as diferenas; discutir a aplicao dos modelos utilizados nos reatores testados.

6. Bibliografia
Fogler, H. S., "Elements of Chemical Reaction Engineering", 2nd Edition, Prentice Hall, New Jersey, 1992. Smith, J. M., "Chemical Engineering Kinetics", 3rd Edition, McGraw-Hill, New York, 1981. Levenspiel, O., "Patterns of Flow in Chemical Process Vessels", in Adv Chem. Eng. 4, 95, 1963. Froment G.F. & K.B. Bischoff, "Chemical Reactor Analysis and Design", John Wiley & Sons, New York, 1979. Levenspiel, "Engenharia das Reaes Qumicos", Vols. 1 e 2 , Edgard Blucher Ltda, So Paulo, 1972.

You might also like