You are on page 1of 6

Noes de Oramento

Professora:
rica Albuquerque

Exerccios Noes de Oramento TST

1. Prova: FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) Analista Judicirio - rea Administrativa -Com relao ao Oramento Pblico no Brasil, considere as afirmativas abaixo. I. A Lei Oramentria Anual inclui o oramento fiscal, o oramento da seguridade social e o oramento de investimento das empresas estatais, direta ou indiretamente, controladas pela Unio. II. A lei dos oramentos anuais o instrumento utilizado para a consequente materializao do conjunto de aes e objetivos que foram planejados visando ao atendimento e bem-estar da coletividade. III. A Lei de Diretrizes Oramentrias compreender as metas e prioridades plurianuais da administrao pblica. IV. A Lei de Diretrizes Oramentrias tem a finalidade de nortear a elaborao dos oramentos anuais de forma a adequ-los s diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica, estabelecidos no Plano Plurianual. V. O Plano Plurianual um plano de mdio prazo, atravs do qual procura-se ordenar as aes do governo que levem realizao dos objetivos e metas fixadas para um perodo de quatro anos. Esto corretas SOMENTE a) b) c) d) e) II, III e IV. I e V. I, II, IV e V. I e III. II, III, IV e V.

constitucional de planejamento que estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administrao Pblica para as despesas de capital, e outras delas decorrentes, e para os programas de durao continuada, denomina-se a) b) c) d) e) Lei de Diretrizes Oramentrias. Lei Oramentria Anual. Oramento Fiscal. Oramento de Investimento. Plano Plurianual.

4- Com relao Lei de Diretrizes Oramentrias LDO, considere as afirmativas a seguir: I. Uma das funes bsicas da LDO estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. II. Na LDO so definidas prioridades na forma de programas e aes, os quais tero precedncia na alocao dos recursos no projeto e na Lei Oramentria Anual e na sua execuo, no se constituindo, todavia, em limite programao da despesa. III. A LDO no pode dispor sobre alteraes na legislao tributria. IV. A LDO estabelece diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para programas de durao continuada, sendo componente bsico de planejamento estratgico governamental. V. A LDO deve orientar a elaborao da Lei Oramentria Anual, bem como sua execuo. Est correto o que se afirma APENAS em a) b) c) d) e) I, II e III e IV. I, II e V. I, III e IV. II, III, IV e V. II, III e V.

2- Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa - o plano de mdio prazo, por meio do qual procura-se ordenar as aes do governo que levem ao atingimento dos objetivos e metas fixados para um perodo de quatro anos, ao nvel do governo federal, estadual e municipal: a) de oramento anual. b) de Diretrizes Oramentrias. c) plurianual. d) de Responsabilidade Fiscal e) de Oramento Fiscal.

5-

Definindo o oramento como um ato de previso da receita e fixao da despesa, a elaborao do Projeto de Lei Oramentria de iniciativa a) do Poder Executivo. b) da Administrao Direta e Indireta do ente pblico. c) do Poder Legislativo. d) do Poderes Executivo e Legislativo. e) do Poder Executivo e da Administrao Direta e Indireta do ente pblico.

3- Prova: FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio Contadoria O instrumento

Noes de Oramento
6- Prova: FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) Analista Judicirio - rea Administrativa - Uma importante inovao introduzida pela Constituio Federal de 1988 no processo oramentrio foi a a) prerrogativa exclusiva do Legislativo para proposio de lei em matria oramentria. b) modernizao do processo oramentrio, atravs da criao dos oramentos Monetrio, Fiscal e Social. c) unificao de todo o ciclo oramentrio na Lei Oramentria Anual (LOA). d) eliminao das peas oramentrias setoriais, unificando-as no Oramento Fiscal. e) integrao entre plano e oramento por meio da criao do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO).

Professora:
rica Albuquerque

III. no existia dotao especfica para a construo da escola na Lei Oramentria Anual. IV. a realizao da despesa com a construo somente poderia ser feita com a anulao de outras dotaes. De acordo com as disposies constitucionais, os impedimentos para a realizao da despesa so aqueles listados nos itens a) b) c) d) e) I, II, III e IV. I, II e III, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. II, III e IV, apenas.

9 - Em relao s vedaes existentes no art. 167, podemos afirmar: 7 - Prova: FCC - 2010 - TCM-PA - Tcnico em Informtica - De acordo com a Constituio Federal de 1988, no processo de estudo e aprovao da Lei Oramentria pelo Poder Legislativo, existe a possibilidade de o parlamentar propor emendas de despesa desde que, entre outras regras constitucionais, sejam indicados os recursos para viabiliz-las. Uma das fontes de recursos a) o excesso de arrecadao do exerccio da apresentao da proposta oramentria. b) a anulao de despesa com pessoal e encargos sociais do projeto de lei oramentria. c) o supervit financeiro do exerccio anterior proposta oramentria. d) o supervit corrente do exerccio de apresentao da proposta oramentria. e) a anulao de despesas com material de consumo do projeto de lei oramentria. 8- Prova: FCC - 2010 - SEFAZ-SP - Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas Prova 2 - Durante o processo eleitoral, o ento candidato a prefeito do municpio de WCL prometeu aos cidados que, caso fosse eleito, daria incio, no primeiro dia do seu mandato, construo de uma escola em um bairro da periferia. Aps tomar posse no cargo, tentou cumprir o prometido, mas o secretrio de planejamento disse que isso no seria possvel, porque: I. a despesa no estava includa no Plano Plurianual. II. a construo no havia sido definida como prioridade, para aquele exerccio, na Lei de Diretrizes Oramentrias. O incio de programas ou projetos no includos na lei de diretrizes oramentrias. A realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais; A realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; A vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo; A abertura de crdito suplementar ou extraordinrio sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes; A transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa;

Noes de Oramento
A concesso ou utilizao de crditos limitados; A utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da Investimentos para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, 5; A instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa. A transferncia constitucional de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por antecipao de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituies financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios 9 - Prova: FCC - 2012 - TRT - 11 Regio (AM) Analista Judicirio - rea Administrativa - Os crditos adicionais cuja autorizao para abertura pode constar da prpria Lei Oramentria Anual so denominados crditos a) b) c) d) e) especiais. contingentes. extraordinrios. com prescrio interrompida. suplementares.

Professora:
rica Albuquerque

estranho previso da receita e fixao da despesa, decorre da aplicao do princpio oramentrio da a) b) c) d) e) Publicidade. Especificao. Anualidade. No Afetao da Receita. Exclusividade.

12- Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista Administrativo - O princpio oramentrio que estabelece que todas as receitas e despesas do ente pblico devem compor o oramento pblico o princpio da a) b) c) d) e) No afetao. Unidade. Exclusividade. Especificao. Universalidade.

13- Prova: FCC - 2007 - TRE-MS - Analista Judicirio - rea Administrativa - A determinao "cada entidade de Governo deve possuir um oramento", est contida no Princpio da a) b) c) d) e) Unidade. Universalidade. Singularidade. Exclusividade. Competncia.

10- Prova: FCC - 2011 - TRE-RN - Analista Judicirio - Contabilidade - Os crditos adicionais so autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na lei de oramento. Em relao aos crditos extraordinrios, a abertura somente ser admitida para atender a despesas a) insuficientemente dotadas na lei de oramento, com vigncia no exerccio em que forem autorizados. b) imprevisveis e urgentes, com vigncia at o trmino do exerccio seguinte independentemente do ms de autorizao. c) imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. d) para as quais no haja dotao oramentria especfica, com vigncia at o trmino do exerccio seguinte. e) para as quais no haja dotao oramentria especfica, com vigncia no exerccio em que forem autorizados. 11 - Prova: FCC - 2011 - TRT - 24 REGIO (MS) Analista Judicirio - rea Administrativa - A proibio de inserir, na lei oramentria, dispositivo

14 - Prova: FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO Tcnico Judicirio - Contabilidade - O Princpio Oramentrio que estabelece que seja vedada a vinculao de impostos a rgo, fundo ou despesa denominado Princpio da a) b) c) d) e) Unidade. Universalidade. Exclusividade. No-afetao das receitas. Especificao ou da Discriminao.

15 - Prova: FCC - 2006 - TRF - 1 REGIO Analista Judicirio - rea Administrativa - Os gastos de custeio e de manuteno das atividades dos rgos da administrao pblica so classificados como a) Gasto Nominal. b) Despesas Correntes. c) Despesas de Capital. d) Despesas Financeiras. e) Necessidades de Financiamento do Setor Pblico.

Noes de Oramento
16 - Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista Administrativo - exemplo de despesa corrente: a) b) c) d) e) Aquisio de imveis. Juros da dvida pblica. Inverses financeiras. Amortizao de emprstimos recebidos. Participao no capital de empresas.

Professora:
rica Albuquerque

a) b) c) d) e)

planejamento, execuo e controle empenho, liquidao e pagamento fixao, empenho e controle previso, empenho e controle planejamento, execuo e liquidao

17 - Prova: FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) Analista Judicirio - rea Administrativa - classificada como uma despesa de capital o gasto com a) b) c) d) aquisio de material de consumo. juros da dvida pblica interna. restos a pagar do exerccio anterior. subvenes destinadas manuteno de outras entidades de direito pblico ou privado. e) execuo de obras.

20 - Prova: CESPE - 2009 - ANATEL - Analista Administrativo - Contabilidade Supondo que determinada despesa estivesse inscrita em restos a pagar, com posterior cancelamento, por no se ter habilitado o credor no momento oportuno, e que, mais adiante, esse pagamento, para o qual j fora aprovada dotao no exerccio correspondente, seja reclamado, o respectivo pagamento dever ser feito mediante reinscrio do compromisso, sem necessidade de nova autorizao oramentria. 20 - Prova: FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Administrao De acordo com a Lei no 4.320/64, a fase de execuo da despesa que consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito, denominada a) b) c) d) e) recolhimento. liquidao. empenho. licitao. pagamento.

18 - Prova: FCC - 2012 - TRT - 11 Regio (AM) Analista Judicirio - rea Administrativa - Segundo a Lei n 4.320/1964, a) a despesa liquidada por meio de despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. b) salvo as excees nela previstas, para cada empenho, dever ser extrado um documento denominado nota de empenho que indicar o nome do credor, a representao e a importncia da despesa bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. c) o regime de adiantamento aplicvel aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerrio a servidor, dispensado o prvio empenho na dotao prpria, para o fim de realizar despesas que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao. d) o pagamento da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. e) a liquidao da despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. 19 - Prova: CEPERJ - 2012 - PROCON-RJ Tcnico em Contabilidade - De acordo com as normas vigentes aplicadas ao setor pblico, a realizao de uma despesa oramentria se processa atravs dos seguintes estgios:

Prova: CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados Analista - Tcnico em Material e Patrimnio BSICOS 21 - A despesa de pessoal s poder ser liquidada aps o seu efetivo pagamento. 22 - Como se trata de despesa de pessoal de carter interno entidade, portanto , essa despesa pode ser realizada sem prvio empenho. 23 - Prova: FCC - 2010 - MPE-RS - Agente Administrativo - No incio do exerccio financeiro, rgo da Administrao Pblica precisa fazer empenho de despesa para pagamento de energia eltrica durante o exerccio. Esse empenho ser na modalidade a) b) c) d) e) sub-empenho. parcelada. ordinrio. global. estimativa.

Noes de Oramento
24 - Os restos a pagar a) processados so as despesas empenhadas no liquidadas e no pagas no exerccio financeiro correspondente ao do empenho. b) no processados so as despesas empenhadas liquidadas, mas que no tenham sido pagas no exerccio financeiro correspondente ao do empenho. c) sero inscritos por meio de autorizao por escrito do ordenador da despesa, o qual dever, ainda, elaborar relatrio tambm por escrito sobre o motivo da inscrio, no encerramento do exerccio financeiro de emisso da Nota de Empenho. d) representam dvidas passivas do ente pblico e prescrevem em trs anos a contar do ano-calendrio do empenho da despesa respectiva. e) inscritos na condio de no processados e no liquidados posteriormente tero validade at 31 de dezembro do ano subsequente ao de sua inscrio. 25 - Prova: FCC - 2007 - TRE-PB - Analista Judicirio - rea Administrativa - Restos a Pagar decorrem de a) despesas oramentrias empenhadas, mas no pagas at o trmino do exerccio financeiro. b) obrigao de despesa contrada entre maio e dezembro do ltimo ano do mandato. c) despesas extra-oramentrias, regularmente empenhadas, mas no quitadas at 31 de novembro de cada ano civil. d) dvidas assumidas em anos anteriores, ainda no empenhadas. e) valor principal das operaes de crdito por antecipao da receita oramentria (ARO). 26 - Prova: CEPERJ - 2012 - PROCON-RJ Tcnico em Contabilidade - Aps um ano de inscrio de uma determinada despesa em Restos a Pagar, foi efetuado o seu cancelamento. Caso o credor do Estado venha a reclamar o seu recebimento, o ente pblico poder efetuar o pagamento conta de dotao destinada a: a) b) c) d) e) despesa extraoramentria despesa oramentria do exerccio vigente despesas de exerccios anteriores obrigaes de exerccios anteriores reserva de contingncia

Professora:
rica Albuquerque

a) Restos a pagar processados e pagos no exerccio subsequente ao do empenho. b) Despesas correspondentes a perodos anteriores e pagas no presente exerccio com dotao oramentria especfica para tal fim. c) Restos a pagar cuja prescrio no tenha sido interrompida. d) Despesas pagas em exerccios anteriores correspondentes a servios prestados no corrente exerccio. e) Despesas correspondentes a servios prestados no corrente exerccio mas cujo empenho foi feito em exerccios anteriores. 28 - Prova: FCC - 2010 - TRE-AM - Analista Judicirio - rea Administrativa - Em 01/12/X8, a Secretaria de Educao empenhou des- pesa em dotao oramentria prpria para a aquisio de microcomputadores. No dia 31/12/X8, os equipamentos ainda no haviam sido entregues e a administrao pblica municipal resolveu cancelar o empenho e no inscrev-lo em Restos a Pagar. Todavia, no incio do exerccio seguinte, o fornecedor entregou a mercadoria conforme havia contratado com a prefeitura. Neste caso, o ordenador de despesa deveria a) solicitar a reverso do registro da anulao da despesa ao setor de contabilidade. b) solicitar a inscrio de restos a pagar de exerccios anteriores e, posteriormente, o pagamento ao credor. c) empenhar despesa com material permanente e, posteriormente, solicitar o pagamento ao credor. d) empenhar despesa de exerccios anteriores no oramento de capital e, posteriormente, solicitar o pagamento ao credor. e) empenhar despesa de exerccios anteriores no oramento corrente e, posteriormente, solicitar o pagamento ao credor. 30- Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judicirio - rea Administrativa - Considerando que um setor administrativo necessita pagar ajuda de custo para transporte a seus servidores que realizaro um curso em outro municpio, a despesa dever ser realizada mediante o regime a) de adiantamento, no qual, aps a emisso do prvio empenho na dotao prpria, o recurso ser entregue a um servidor designado que se responsabilizar pelos pagamentos aos demais servidores e pela respectiva prestao de contas. b) de adiantamento aos servidores em alcance, que sero posteriormente reembolsados por seus gastos.

27 - Prova: FCC - 2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Administrativa - As Despesas de Exerccios Anteriores so

Noes de Oramento
c) normal de aplicao da despesa, realizando-se licitao para contratao dos servios de transporte. d) de adiantamento, cujo empenho ser emitido aps a prestao de contas, no exato valor despendido pelos servidores. e) normal de aplicao, sendo elaborada uma nota de empenho para cada servidor beneficirio, aps a liquidao da despesa. 31 -Prova: FCC - 2008 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias - Referente ao pagamento da despesa correto afirmar que: a) Pressupe o despacho da autoridade competente e s ser efetuado aps a sua regular liquidao. b) Independe de despacho autorizativo. c) Depende de despacho da autoridade competente e de ratificao pelo Secretrio da Fazenda. d) Pode ser feito antes da sua liquidao, desde que dentro do exerccio financeiro em que foi realizada a despesa. e) Independe de previso oramentria quando feito em razo de sentena judicial.

Professora:
rica Albuquerque

b) ao regime de adiantamento e aos restos a pagar. c) aos crditos extraordinrios e dvida consolidada. d) aplicao reservada de valores e despesa sem prvio empenho. e) aos restos a pagar e s inverses financeiras. 34 - Prova: FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judicirio - rea Administrativa - correto afirmar que: a) Os restos a pagar com prescrio interrompida so despesas cuja inscrio em restos a pagar foi cancelada, mas ainda vigente o direito do credor. b) O suprimento de fundos, devido ao seu carter de financiamento de servios que exijam o pronto pagamento em espcie, podem ser efetuados sem prvio empenho da despesa na dotao prpria. c) Os restos a pagar no processados so despesas empenhadas e liquidadas no exerccio, mas que ainda no foram pagas, porque o credor ainda no efetuou a prestao do servio ou o fornecimento do material. d) Despesas de exerccios anteriores correspondem aos restos a pagar que foram processados no exerccio anterior, mas liquidados apenas no exerccio corrente. e) O suprimento de fundos no pode ser efetuado caso se trate de despesas que devam ser feitas em carter sigiloso.

32 - Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista Oramento - Consiste na entrega de numerrio a servidor para realizao de despesa que, por sua natureza ou urgncia, no possa subordinar-se ao processo normal da execuo oramentria e financeira. Trata-se de a) empenho por estimativa. b) suprimento de fundos. c) restos a pagar. d) dirias. e) empenho global. 33 - Prova: FCC - 2006 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Administrativa- Considere as assertivas: I. A entrega de numerrio a servidor, sempre precedida de empenho na dotao prpria, para o fim de realizar despesas que possam subordinar-se ao processo normal de aplicao. II. As despesas assumidas pela Administrao Pblica por empenhos efetuados durante o exerccio financeiro e no liquidado at o ltimo dia do ano (31 de dezembro). Tais situaes dizem respeito, respectivamente, a) s operaes de crdito e dvida mobiliria.

You might also like