You are on page 1of 84

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS

ENSINO BSICO 1., 2. E 3. CICLOS

PROPOSTAS PELA EQUIPA DE PORTUGUS:

HELENA C. BUESCU, JOS MORAIS, MARIA REGINA ROCHA, VIOLANTE F. MAGALHES

AGOSTO DE 2012

NDICE
INTRODUO METAS DO 1. CICLO 1. ANO Oralidade Leitura e Escrita Iniciao Educao Literria Gramtica METAS DO 1. CICLO 2. ANO Oralidade Leitura e Escrita Iniciao Educao Literria Gramtica METAS DO 1. CICLO 3. ANO Oralidade Leitura e Escrita Educao Literria Gramtica METAS DO 1. CICLO 4. ANO Oralidade Leitura e Escrita Educao Literria Gramtica METAS DO 2. CICLO 5. ANO Oralidade Leitura e Escrita Educao Literria Gramtica METAS DO 2. CICLO 6. ANO Oralidade Leitura e Escrita Educao Literria Gramtica
2

4 7 7 8 11 12 13 13 14 18 19 20 20 21 24 25 27 27 28 31 33 35 35 36 39 40 42 42 43 46 47

METAS DO 3. CICLO 7. ANO Oralidade Leitura Escrita Educao Literria Gramtica METAS DO 3. CICLO 8. ANO Oralidade Leitura Escrita Educao Literria Gramtica METAS DO 3. CICLO 9. ANO Oralidade Leitura Escrita Educao Literria Gramtica ANEXO LISTA DE OBRAS E TEXTOS Lista de obras e textos para Iniciao Educao Literria 1. Ano Lista de obras e textos para Iniciao Educao Literria 2. Ano Lista de obras e textos para Educao Literria 3. Ano Lista de obras e textos para Educao Literria 4. Ano Lista de obras e textos para Educao Literria 5. Ano Lista de obras e textos para Educao Literria 6. Ano Lista de obras e textos para Educao Literria 7. Ano Lista de obras e textos para Educao Literria 8. Ano Lista de obras e textos para Educao Literria 9. Ano

49 49 50 51 53 54 56 56 57 59 60 61 63 63 64 66 67 69 70 71 72 73 74 75 76 77 79 82

INTRODUO
Consigna-se no Despacho n. 5306/2012, de 18 de abril de 2012, que o desenvolvimento do ensino ser orientado por Metas Curriculares cuja definio organiza e facilita o ensino, pois fornece uma viso o mais objetiva possvel daquilo que se pretende alcanar, permitindo que os professores se concentrem no que essencial e ajudando a delinear as melhores estratgias de ensino. As Metas ora definidas constituem-se como o documento de referncia para o ensino e a aprendizagem e para a avaliao interna e externa. A elaborao das Metas Curriculares de Portugus obedeceu aos seguintes princpios: definio dos contedos fundamentais que devem ser ensinados aos alunos; ordenao sequencial e hierrquica dos contedos ao longo dos anos de escolaridade; definio dos conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos; estabelecimento de descritores de desempenho dos alunos que permitam avaliar a consecuo dos objetivos. As Metas Curriculares de Portugus apresentam quatro caractersticas essenciais: tendo como texto de referncia o Programa de Portugus do Ensino Bsico, homologado em maro de 2009, centram-se no que desse programa considerado essencial que os alunos aprendam, ao abrigo do consignado no Despacho n. 17169/2011, de 23 de dezembro de 2011: as metas so documentos clarificadores das prioridades nos contedos fundamentais dos programas; esto definidas por ano de escolaridade; contm quatro domnios de referncia no 1. Ciclo e no 2. (Oralidade, Leitura e Escrita, Educao Literria, Gramtica) e cinco no 3. (os mesmos, mas com separao dos domnios da Leitura e da Escrita); em cada domnio, so indicados os objetivos pretendidos e respetivos descritores de desempenho dos alunos. Segue-se a clarificao destas quatro caractersticas. O Programa homologado em 2009 foi acompanhado de formao de docentes e da produo de materiais de apoio, que continuam vlidos. Em muitos casos, os objetivos e respetivos descritores foram nas Metas Curriculares retomados ipsis verbis, outros foram objeto de especificao, outros, ainda, foram considerados como no integrando os contedos essenciais, que o presente documento define. Assim, selecionou-se o fundamental, de modo a
4

que, no que ao ensino imputvel, os alunos possam atingir e revelar os desempenhos aqui enunciados. A definio das metas por ano de escolaridade teve em vista a clarificao dos contedos de aprendizagem em cada ano, a responsabilizao pelo seu ensino em um momento determinado do percurso escolar (naturalmente sem prejuzo da sua consolidao nos anos seguintes), e a opo por formas de continuidade e de progresso entre os diferentes anos de um ciclo e tambm entre os vrios ciclos. Estes trs objetivos determinaram, em casos pontuais, uma nova arrumao de alguns contedos, de modo a reforar a coerncia dos contedos de aprendizagem por ano e por ciclo. Foram globalmente respeitados os domnios existentes (Oralidade, Leitura, Escrita e Conhecimento Explcito da Lngua, agora designado Gramtica) e foi acrescentado um outro, relativo Educao Literria. Salienta-se que, conquanto cada domnio tenha a sua especificidade, fundamental, sob o ponto de vista metodolgico, a no compartimentao do tratamento das respetivas rubricas. Das opes feitas, segue-se a fundamentao. A Oralidade contempla a Compreenso do Oral e a Expresso Oral. No prprio Programa se nota, por vezes, a interpenetrao dos dois domnios, sendo at realizada, no 3. Ciclo, a sua juno. A especificidade de um e de outro expressa nos objetivos enunciados e respetivos descritores de desempenho dos alunos. Considera-se que a juno no domnio Oralidade refora a interdependncia entre Compreenso e Expresso. Leitura e Escrita surgem associadas nos dois primeiros ciclos de ensino. Sendo funes distintas, elas apoiam-se em capacidades que lhes so em grande medida comuns. No 1. Ciclo, em particular nos dois primeiros anos, a Leitura e a Escrita constituem a novidade anteriormente j a criana desenvolveu capacidades de oralidade, gramaticais e at de exposio a textos por via da escuta e a pea fundamental do ensino, pelas suas consequncias em todas as reas disciplinares. O caderno de apoio intitulado Aprendizagem da leitura e da escrita, para alm de evocar os fundamentos tericos dessa aprendizagem, explica a motivao subjacente aos descritores de desempenho e oferece sugestes para a verificao do seu cumprimento pelo aluno. No 3. Ciclo, a complexidade dos objetivos associados Leitura e Escrita determinou a sua manuteno enquanto domnios separados. Foi criado o domnio da Educao Literria, que congregou vrios descritores que antes estavam dispersos por diferentes domnios. Tal corresponde a uma opo de poltica da lngua e de poltica de ensino. Por um lado, a Literatura, como repositrio de todas as possibilidades histricas da lngua, veicula tradies e valores e , como tal, parte integrante
5

do patrimnio nacional; por outro, a Educao Literria contribui para a formao completa do indivduo e do cidado. Especificamente para o domnio da Educao Literria, foi criada uma lista de obras e textos literrios para leitura anual, vlida a nvel nacional, garantindo assim que a escola, a fim de no reproduzir diferenas socioculturais exteriores, assume um currculo mnimo comum de obras literrias de referncia para todos os alunos que frequentam o Ensino Bsico. Para o 1. e o 2. Ciclos, foram, neste domnio da Educao Literria, definidos como mnimo, respetivamente, sete e oito ttulos. Para o 3. Ciclo, as listas respeitam globalmente os referenciais textuais indicados no Programa. A elaborao de todas elas em torno de opes corresponde ao objetivo de anualizao dos contedos que presidiu elaborao das Metas. disponibilizado tambm um caderno de apoio, intitulado Textos literrios Poesia (3. Ciclo), em que so integradas todas as sugestes de textos poticos includas na lista de leitura, para facilitar a opo entre as diferentes alternativas sugeridas. Para a promoo da leitura autnoma, foram mantidas as listagens do Plano Nacional de Leitura (PNL). No domnio da Gramtica, pretende-se que o aluno adquira e desenvolva a capacidade para sistematizar unidades, regras e processos gramaticais da nossa lngua, de modo a fazer um uso sustentado do portugus padro nas diversas situaes da Oralidade, da Leitura e da Escrita. O ensino dos contedos gramaticais deve ser realizado em estreita sintonia com atividades inerentes consecuo dos objetivos dos restantes domnios. Os descritores de desempenho dos diferentes objetivos foram selecionados e elaborados no sentido de permitirem que cada um deles seja objeto de ensino formal que proporcione: a observao das ocorrncias de natureza lingustica e literria; a sua problematizao, sempre adequada ao nvel de ensino; a clarificao da informao e a exercitao por parte do aluno, que conduzam a uma slida aprendizagem. Os objetivos e descritores de desempenho indicados em cada ano de escolaridade so todos eles obrigatrios, sendo, naturalmente, mobilizveis em anos posteriores. Considera-se, assim, que estas Metas Curriculares de Portugus, incidindo objetivamente nos desempenhos que, de forma imprescindvel, os alunos devero revelar e exigindo da parte do professor o ensino formal de cada um deles, contribuiro para uma maior eficcia do ensino em Portugal.

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS 1. CICLO 1. ANO


Domnios de Referncia, Objetivos e Descritores de Desempenho
Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

___________________________________________________________________________

Oralidade O1
1. Respeitar regras da interao discursiva. 1. 2. Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Respeitar o princpio de cortesia.

2.

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. 1. 2. 3. 4. Reconhecer padres de entoao e ritmo (exemplo: perguntas, afirmaes). Assinalar palavras desconhecidas. Cumprir instrues. Referir o essencial de um pequeno texto ouvido.

3.

Produzir um discurso oral com correo. 1. 2. 3. 4. Falar de forma audvel. Articular corretamente palavras. Usar vocabulrio adequado ao tema e situao. Construir frases com graus de complexidade crescente.

4.

Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situao e o interlocutor. 1. 2. 3. Responder adequadamente a perguntas. Formular perguntas e pedidos. Partilhar ideias e sentimentos.
7

___________________________________________________________________________

Leitura e Escrita LE1


5. Desenvolver a conscincia fonolgica e operar com fonemas. 1. 2. Discriminar pares mnimos. Repetir imediatamente depois da apresentao oral, sem erros de identidade ou de ordem, palavras e pseudo-palavras constitudas por pelo menos 3 slabas: CV (consoante vogal) ou CCV (consoante consoante vogal). 3. 4. 5. Contar o nmero de slabas numa palavra de 2, 3 ou 4 slabas. Repetir uma palavra ou pseudo-palavra dissilbica sem dizer a primeira slaba. Decidir qual de duas palavras apresentadas oralmente mais longa (referentes de diferentes tamanhos, por exemplo co borboleta). 6. 7. Indicar desenhos de objetos cujos nomes comeam pelo mesmo fonema. Repetir uma slaba CV (consoante vogal) ou CVC (consoante vogal consoante) pronunciada pelo professor, sem o primeiro fonema. 8. Repetir uma slaba V (vogal) ou VC (vogal consoante), juntando no incio uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma slaba CV (consoante vogal) ou CVC (consoante vogal consoante), respetivamente. 9. Reunir numa slaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, lpis usado > lu), demonstrando alguma capacidade de segmentao e de integrao de consoante e vogal.

6.

Conhecer o alfabeto e os grafemas. 1. Nomear a totalidade das letras do alfabeto e pronunciar os respetivos segmentos fnicos (realizao dos valores fonolgicos). 2. Fazer corresponder as formas minscula e maiscula da maioria das letras do alfabeto. 3. 4. Recitar o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posio relativa. Escrever as letras do alfabeto, nas formas minscula e maiscula, em resposta ao nome da letra ou ao segmento fnico que corresponde habitualmente letra. 5. Pronunciar o(s) segmento(s) fnico(s) de, pelo menos, cerca de dos grafemas com acento ou diacrtico e dos dgrafos e ditongos.
8

6.

Escrever pelo menos metade dos dgrafos e ditongos, quando solicitados pelo valor fonolgico correspondente.

7.

Ler em voz alta palavras, pseudo-palavras e textos. 1. Ler pelo menos 45 de 60 pseudo-palavras monossilbicas, dissilbicas e trissilbicas (em 4 sesses de 15 pseudo-palavras cada). 2. Ler corretamente, por minuto, no mnimo, 25 pseudo-palavras derivadas de palavras. 3. Ler pelo menos 50 em 60 palavras monossilbicas, dissilbicas e trissilbicas regulares e 5 de uma lista de 15 palavras irregulares. 4. Ler corretamente, por minuto, no mnimo 40 palavras de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. 5. Ler um texto com articulao e entoao razoavelmente corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 55 palavras por minuto.

8.

Ler textos diversos. 1. Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda desenhada.

9.

Apropriar-se de novos vocbulos. 1. Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, reas de interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, casa, famlia, alimentao, escola, vesturio, festas, jogos e brincadeiras, animais, jardim, cidade, campo).

10.

Organizar a informao de um texto lido. 1. Identificar, por expresses de sentido equivalente, informaes contidas explicitamente em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 100 palavras. 2. Relacionar diferentes informaes contidas no mesmo texto, de maneira a pr em evidncia a sequncia temporal de acontecimentos e mudanas de lugar. 3. 4. Identificar o tema ou o assunto do texto (do que trata). Referir, em poucas palavras, os aspetos nucleares do texto.
9

11.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. 1. Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informao contida num texto curto, de 30 a 50 palavras, lido anteriormente. 2. Interpretar as intenes e as emoes das personagens de uma histria.

12.

Monitorizar a compreenso. 1. Sublinhar no texto as frases no compreendidas e as palavras desconhecidas e pedir esclarecimento e informao ao professor e aos colegas.

13.

Desenvolver o conhecimento da ortografia. 1. Escrever corretamente a grande maioria das slabas CV, CVC e CCV, em situao de ditado. 2. Escrever corretamente mais de metade de uma lista de pelo menos 60 pseudo-palavras monossilbicas, dissilbicas e trissilbicas. 3. Escrever corretamente cerca de 45 de uma lista de 60 palavras e 5 de uma lista de 15 palavras irregulares, em situao de ditado. 4. Escrever corretamente os grafemas que dependem do contexto em que se encontram. 5. Elaborar e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondncia fonema-grafema. 6. Detetar eventuais erros ao comparar a sua prpria produo com a frase escrita corretamente.

14.

Mobilizar o conhecimento da pontuao. 1. Identificar e utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuao: ponto final e ponto de interrogao.

15.

Transcrever e escrever textos. 1. Transcrever um texto curto apresentado em letra de imprensa em escrita cursiva legvel, de maneira fluente ou, pelo menos, slaba a slaba, respeitando acentos e espaos entre as palavras. 2. Transcrever em letra de imprensa, utilizando o teclado de um computador, um texto de 5 linhas apresentado em letra cursiva.
10

3. 4.

Legendar imagens. Escrever textos de 3 a 4 frases (por exemplo, apresentando-se, caracterizando algum ou referindo o essencial de um texto lido).

___________________________________________________________________________

Iniciao Educao Literria IEL1


16. Ouvir ler e ler textos literrios. (v. Lista em anexo) 1. Ouvir ler e ler obras de literatura para a infncia e textos da tradio popular.

17.

Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. (v. Lista em anexo) 1. 2. 3. 4. Antecipar contedos com base nas ilustraes e no ttulo. Antecipar contedos, mobilizando conhecimentos prvios. Identificar, em textos, palavras que rimam. Recontar uma histria ouvida.

18.

Ler para apreciar textos literrios. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. 2. Ouvir ler e ler obras de literatura para a infncia e textos da tradio popular. Exprimir sentimentos e emoes provocados pela leitura de textos.

19.

Ler em termos pessoais. (v. Listagem PNL) 1. 2. Ler, por iniciativa prpria, textos disponibilizados na Biblioteca Escolar. Escolher, com orientao do professor, textos de acordo com interesses pessoais.

20.

Dizer e contar, em termos pessoais e criativos. 1. 2. 3. 4. Dizer trava-lnguas e pequenas lengalengas. Dizer pequenos poemas memorizados. Contar pequenas histrias inventadas. Recriar pequenos textos em diferentes formas de expresso (verbal, musical, plstica, gestual e corporal).

11

___________________________________________________________________________

Gramtica G1
21. Descobrir regularidades no funcionamento da lngua. 1. Formar femininos e masculinos de nomes e adjetivos de flexo regular (de ndice temtico -o ou -a). 2. Formar singulares e plurais de nomes e adjetivos que seguem a regra geral (acrescentar -s ao singular), incluindo os que terminam em -m e fazem o plural em -ns (fim, bom, etc.).

22. 1.

Compreender formas de organizao do lxico. A partir de atividades de oralidade, verificar que h palavras que tm significado semelhante e outras que tm significado oposto.

12

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS 1. CICLO 2. ANO


Domnios de Referncia, Objetivos e Descritores de Desempenho
Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

___________________________________________________________________________

Oralidade O2
1. Respeitar regras da interao discursiva. 1. Respeitar o princpio de cortesia e usar formas de tratamento adequadas.

2.

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. 1. 2. Assinalar palavras desconhecidas. Apropriar-se de novas palavras, depois de ouvir uma exposio sobre um tema novo. 3. Referir o essencial de textos ouvidos.

3.

Produzir um discurso oral com correo. 1. 2. Falar de forma audvel. Articular corretamente palavras, incluindo as de estrutura silbica mais complexa (grupos consonnticos). 3. 4. Utilizar progressivamente a entoao e o ritmo adequados. Usar vocabulrio adequado ao tema e situao e progressivamente mais variado. 5. Construir frases com grau de complexidade crescente.

4.

Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situao e o interlocutor. 1. Responder adequadamente a perguntas.

13

2. 3. 4. 5.

Formular adequadamente perguntas e pedidos. Partilhar ideias e sentimentos. Recontar e contar. Desempenhar papis especficos em atividades de expresso orientada (jogos de simulao e dramatizaes), ouvindo os outros, esperando a sua vez e respeitando o tema.

___________________________________________________________________________

Leitura e Escrita LE2


5. Desenvolver a conscincia fonolgica e operar com fonemas. 1. Repetir, sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma slaba CV ou CVC pronunciada pelo professor. 2. Repetir, sem cometer nenhum erro, uma slaba V ou VC, juntando no incio uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma slaba CV ou CVC, respetivamente. 3. Reunir numa slaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, cachorro irritado > ki), cometendo poucos erros.

6.

Conhecer o alfabeto e os grafemas. 1. 2. Associar as formas minscula e maiscula de todas as letras do alfabeto. Recitar todo o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posio relativa. 3. Escrever todas as letras do alfabeto, nas formas minscula e maiscula, em resposta ao nome ou ao segmento fnico que corresponde habitualmente letra. 4. Pronunciar o(s) segmento(s) fnico(s) de todos os grafemas com acento ou diacrtico e dos dgrafos e ditongos. 5. Escrever todos os dgrafos e ditongos, de uma das maneiras possveis em portugus, quando solicitados pelo(s) segmento(s) fnico(s) correspondente(s).

14

7.

Ler em voz alta palavras, pseudo-palavras e textos. 1. Ler pelo menos 50 de uma lista de 60 pseudo-palavras monossilbicas, dissilbicas e trissilbicas (4 sesses de 15 palavras cada). 2. Ler corretamente, por minuto, no mnimo, 35 pseudo-palavras derivadas de palavras. 3. Ler quase todas as palavras monossilbicas, dissilbicas e trissilbicas regulares encontradas nos textos lidos na escola e pelo menos 12 de 15 palavras irregulares escolhidas pelo professor. 4. Decodificar palavras com fluncia crescente: bom domnio na leitura das palavras dissilbicas de 4 a 6 letras e mais lentamente na das trissilbicas de 7 ou mais letras. 5. Ler corretamente, por minuto, no mnimo 65 palavras de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. 6. Ler um texto com articulao e entoao razoavelmente corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 90 palavras por minuto.

8.

Ler textos diversos. 1. Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda desenhada.

9.

Apropriar-se de novos vocbulos. 1. Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, reas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, profisses, passatempos, meios de transporte, viagens, frias, clima, estaes do ano, fauna e flora).

10.

Organizar a informao de um texto lido. 1. Identificar, por expresses de sentido equivalente, informaes contidas explicitamente em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 200 palavras. 2. Relacionar diferentes informaes contidas no texto, de maneira a pr em evidncia a sequncia temporal de acontecimentos, mudanas de lugar, encadeamentos de causa e efeito.
15

3.

Identificar o tema ou referir o assunto do texto (do que trata), exprimindo-o oralmente e escrevendo-o de maneira concisa.

4.

Indicar os aspetos nucleares do texto de maneira rigorosa, respeitando a articulao dos factos ou das ideias assim como o sentido do texto e as intenes do autor.

11.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreend-lo. 1. Inferir o sentido de uma palavra desconhecida a partir do contexto frsico ou textual. 2. Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informao contida num texto curto, de 50 a 80 palavras, lido anteriormente. 3. Escolher entre diferentes interpretaes, propostas pelo professor, de entre as intenes ou os sentimentos da personagem principal, a que a mais apropriada s intenes do autor do texto, tendo em conta as informaes fornecidas, justificando a escolha.

12.

Monitorizar a compreenso. 1. Sublinhar no texto as frases no compreendidas e as palavras desconhecidas, sem omitir nenhum caso, e pedir informao e esclarecimentos ao professor, procurando avanar hipteses.

13.

Elaborar e aprofundar conhecimentos. 1. Procurar informao sobre temas predeterminados atravs da consulta de livros da biblioteca. 2. Procurar informao na internet, a partir de palavras-chave fornecidas pelo professor ou em stios selecionados por este, para preencher, com a informao pretendida, grelhas previamente elaboradas.

14.

Desenvolver o conhecimento da ortografia. 1. Escrever corretamente todas as slabas CV, CVC e CCV, em situao de ditado. 2. Escrever corretamente pelo menos 50 de um conjunto de 60 pseudo-palavras monossilbicas, dissilbicas e trissilbicas.
16

3.

Escrever corretamente pelo menos 55 palavras de uma lista de 60, em situao de ditado.

4.

Elaborar e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondncia fonema-grafema e utilizando corretamente as marcas do gnero e do nmero nos nomes, adjetivos e verbos.

5.

Detetar eventuais erros ao comparar a sua prpria produo com a frase escrita corretamente, e mostrar que compreende a razo da grafia correta.

15.

Mobilizar o conhecimento da pontuao. 1. 2. Identificar e utilizar os acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til. Identificar e utilizar adequadamente a vrgula em enumeraes e coordenaes.

16.

Transcrever e escrever textos. 1. Transcrever um texto curto, apresentado em letra de imprensa, em escrita cursiva legvel, de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupo, respeitando acentos e espaos entre as palavras. 2. Transcrever em letra de imprensa, utilizando o teclado de um computador, um texto de 10 linhas apresentado em letra cursiva e mostrar que capaz de utilizar algumas funes simples do tratamento de texto. 3. Escrever um pequeno texto, em situao de ditado, respeitando as regras posicionais e contextuais relativas grafia de c/q; c/s/ss//x; g/j; e m/n, em funo da consoante seguinte. 4. Escrever textos, com um mnimo de 50 palavras, parafraseando, informando ou explicando. 5. Escrever pequenas narrativas, a partir de sugestes do professor, com identificao dos elementos quem, quando, onde, o qu, como.

17.

Planificar a escrita de textos. 1. Formular as ideias-chave (sobre um tema dado pelo professor) a incluir num pequeno texto informativo.

18.

Redigir corretamente. 1. Respeitar as regras de concordncia entre o sujeito e a forma verbal.


17

2. 3. 4.

Utilizar, com coerncia, os tempos verbais. Utilizar sinnimos e pronomes para evitar a repetio de nomes. Cuidar da apresentao final do texto.

___________________________________________________________________________

Iniciao Educao Literria IEL2


19. Ouvir ler e ler textos literrios. (v. Lista em anexo) 1. 2. 3. 4. Ouvir ler e ler obras de literatura para a infncia e textos da tradio popular. Praticar a leitura silenciosa. Ler pequenos trechos em voz alta. Ler em coro pequenos poemas.

20.

Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. (v. Lista em anexo) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Antecipar contedos com base no ttulo e nas ilustraes. Descobrir regularidades na cadncia dos versos. Interpretar as intenes e as emoes das personagens de uma histria. Fazer inferncias (de sentimento atitude). Recontar uma histria ouvida ou lida. Propor alternativas distintas: alterar caractersticas das personagens. Propor um final diferente para a histria ouvida ou lida.

21.

Ler para apreciar textos literrios. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. 2. Ouvir ler e ler obras de literatura para a infncia e textos da tradio popular. Exprimir sentimentos e emoes provocados pela leitura de textos.

22.

Ler em termos pessoais. (v. Listagem PNL) 1. 2. Ler, por iniciativa prpria, textos disponibilizados na Biblioteca Escolar. Escolher, com orientao do professor, textos de acordo com interesses pessoais.

23.

Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. 1. Dizer lengalengas e adivinhas rimadas.


18

2. 3. 4.

Dizer pequenos poemas memorizados. Contar pequenas histrias inventadas. Recriar pequenos textos em diferentes formas de expresso (verbal, musical, plstica, gestual e corporal).

5.

Escrever pequenos textos (em prosa e em verso rimado) por proposta do professor ou por iniciativa prpria.

___________________________________________________________________________

Gramtica G2
24. Explicitar regularidades no funcionamento da lngua. 1. 2. 3. 4. Identificar nomes. Identificar o determinante artigo (definido e indefinido). Identificar verbos. Identificar adjetivos.

25. 1.

Compreender formas de orgnizao do lxico. A partir de atividades de oralidade e de leitura, verificar que h palavras que tm significado semelhante e outras que tm significado oposto.

19

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS 1. CICLO 3. ANO


Domnios de Referncia, Objetivos e Descritores de Desempenho
Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

___________________________________________________________________________

Oralidade O3
1. Escutar para aprender e construir conhecimentos. 1. 2. 3. Descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas. Identificar informao essencial. Pedir esclarecimentos acerca do que ouviu.

2.

Produzir um discurso oral com correo. 1. 2. Usar a palavra com um tom de voz audvel, boa articulao e ritmo adequados. Mobilizar vocabulrio cada vez mais variado e estruturas frsicas cada vez mais complexas.

3.

Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situao e o interlocutor. 1. 2. 3. 4. Adaptar o discurso s situaes de comunicao. Recontar, contar e descrever. Informar, explicar. Fazer uma apresentao oral (cerca de 3 minutos) sobre um tema, com recurso eventual a tecnologias de informao. 5. Fazer um pequeno discurso com inteno persuasiva (por exemplo, com o exerccio mostra e conta: por solicitao do professor, o aluno traz um objeto e apresenta turma as razes da sua escolha). 6. Desempenhar papis especficos em atividades de expresso orientada, respeitando o tema, retomando o assunto e justificando opinies.
20

___________________________________________________________________________

Leitura e Escrita LE3


4. Desenvolver a conscincia fonolgica e operar com fonemas. 1. Reunir numa slaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, cachorro irritado > ki), cometendo erros s ocasionalmente e apresentando um nmero significativo de respostas determinadas por uma codificao ortogrfica (si).

5.

Ler em voz alta palavras e textos. 1. Ler todas as palavras monossilbicas, dissilbicas e trissilbicas regulares e, salvo raras excees, todas as palavras irregulares encontradas nos textos utilizados na escola. 2. Decodificar palavras com fluncia crescente: bom domnio na leitura das palavras dissilbicas de 4 a 6 letras e trissilbicas de 7 ou mais letras, sem hesitao e quase to rapidamente para as trissilbicas como para as dissilbicas. 3. Ler corretamente um mnimo de 80 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. 4. Ler um texto com articulao e entoao corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 110 palavras por minuto.

6.

Ler textos diversos. 1. Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, notcias, cartas, convites e banda desenhada.

7.

Apropriar-se de novos vocbulos. 1. Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, reas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, relaes de parentesco, naturalidade e nacionalidade, costumes e tradies, desportos, servios, livraria, biblioteca, sade e corpo humano).

21

8.

Organizar os conhecimentos do texto. 1. Identificar, por expresses de sentido equivalente, informaes contidas explicitamente em textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 300 palavras. 2. 3. 4. Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas. Pr em relao duas informaes para inferir delas uma terceira. Referir, em poucas palavras, o essencial do texto.

9.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e comprend-lo. 1. Formular questes intermdias e enunciar expectativas e direes possveis durante a leitura de um texto. 2. Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informao contida num texto curto, de cerca de 100 palavras, lido anteriormente. 3. Relacionar intenes e emoes das personagens com finalidades da ao.

10.

Monitorizar a compreenso. 1. Sublinhar as palavras desconhecidas, inferir o significado a partir de dados contextuais e confirm-lo no dicionrio.

11.

Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos. 1. Estabelecer uma lista de fontes pertinentes de informao relativas a um tema, atravs de pesquisas na biblioteca e pela internet. 2. Procurar informao na internet para preencher esquemas anteriormente elaborados ou para responder a questes elaboradas em grupo. 3. Exprimir de maneira apropriada uma opinio crtica a respeito de um texto e compar-lo com outros j lidos ou conhecidos. 4. Exprimir uma opinio crtica a respeito de aes das personagens ou de outras informaes que possam ser objeto de juzos de valor.

12.

Desenvolver o conhecimento da ortografia. 1. Indicar, para as relaes fonema-grafema e grafema-fonema mais frequentes, as diferentes possibilidades de escrever os fonemas que, segundo o cdigo
22

ortogrfico do portugus, podem corresponder a mais do que um grafema, e para cada grafema indicar, quando o caso, as diferentes possibilidades de leitura (em ambos os casos exemplificando com palavras). 2. Escrever corretamente no plural as formas verbais, os nomes terminados em -o e os nomes ou adjetivos terminados em consoante. 3. Escrever um texto, em situao de ditado, quase sem cometer erros.

13.

Mobilizar o conhecimento da representao grfica e da pontuao. 1. 2. Identificar e utilizar o hfen. Identificar e utilizar os seguintes sinais auxiliares de escrita: travesso (no discurso direto) e aspas. 3. Utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuao: ponto de exclamao; dois pontos (introduo do discurso direto). 4. Fazer a translineao de palavras no final das slabas terminadas em vogal e em ditongo e na separao dos dgrafos rr e ss.

14.

Planificar a escrita de textos. 1. Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as.

15.

Redigir corretamente. 1. 2. 3. Utilizar uma caligrafia legvel. Usar vocabulrio adequado. Trabalhar um texto, amplificando-o atravs da coordenao de nomes, de adjetivos e de verbos.

16.

Escrever textos narrativos. 1. Escrever pequenas narrativas, incluindo os seus elementos constituintes: quem, quando, onde, o qu, como. 2. Introduzir dilogos em textos narrativos.

17.

Escrever textos informativos. 1. Escrever pequenos textos informativos, a partir de ajudas que identifiquem a introduo ao tpico, o desenvolvimento do tpico com factos e pormenores, e a concluso.
23

18.

Escrever textos dialogais. 1. Escrever dilogos, contendo a fase de abertura, a fase de interao e a fase de fecho.

19.

Escrever textos diversos. 1. 2. Escrever convites e cartas. Escrever falas, dilogos ou legendas para banda desenhada.

20.

Rever textos escritos. 1. 2. 3. Verificar se o texto contm as ideias previamente definidas. Verificar a adequao do vocabulrio usado. Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.

___________________________________________________________________________

Educao Literria EL3


21. Ler e ouvir ler textos literrios. (v. Lista em anexo) 1. 2. 3. 4. Ler e ouvir ler obras de literatura para a infncia e textos da tradio popular. Praticar a leitura silenciosa. Ler em voz alta, aps preparao da leitura. Ler poemas em coro ou em pequenos grupos.

22.

Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. (v. Lista em anexo) 1. 2. 3. 4. Reconhecer regularidades versificatrias (rima, sonoridades, cadncia). Confrontar as previses feitas sobre o texto com o assunto do mesmo. Identificar, justificando, as personagens principais. Fazer inferncias (de tempo atmosfrico, de estaes do ano, de instrumento objeto). 5. 6. Recontar textos lidos. Propor alternativas distintas: alterar caractersticas das personagens e mudar as aes, inserindo episdios ou mudando o desenlace. 7. Propor ttulos alternativos para textos.
24

8. 9.

Interpretar sentidos da linguagem figurada. Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questes sobre os textos.

23.

Ler para apreciar textos literrios. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. 2. Ler e ouvir ler obras de literatura para a infncia e textos da tradio popular. Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas histrias ouvidas.

24.

Ler em termos pessoais. (v. Listagem PNL) 1. Ler, por iniciativa prpria ou com orientao do professor, textos diversos, nomeadamente os disponibilizados na Biblioteca Escolar. 2. Apresentar turma livros lidos, justificando a escolha.

25.

Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. 1. 2. 3. Memorizar e dizer poemas, com clareza e entoao adequadas. Dramatizar textos (treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoao). Escrever pequenos textos em prosa, mediante proposta do professor ou por iniciativa prpria. 4. Escrever pequenos poemas, recorrendo a poemas modelo.

___________________________________________________________________________

Gramtica G3
26. Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do portugus. 1. 2. 3. Classificar palavras quanto ao nmero de slabas. Distinguir slaba tnica da tona. Classificar palavras quanto posio da slaba tnica.

27.

Conhecer propriedades das palavras. 1. 2. 3. Identificar nomes prprios e comuns. Identificar as trs conjugaes verbais. Identificar pronomes pessoais (forma tnica).
25

4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

Identificar os determinantes possessivos e os demonstrativos. Identificar o quantificador numeral. Identificar advrbios de negao e de afirmao. Distinguir palavras variveis de invariveis. Reconhecer masculinos e femininos de radical diferente. Formar o plural dos nomes e adjetivos terminados em -o. Formar o feminino de nomes e adjetivos terminados em -o. Flexionar pronomes pessoais (nmero, gnero e pessoa). Conjugar os verbos regulares e verbos irregulares mais frequentes (por exemplo, dizer, estar, fazer, ir, poder, querer, ser, ter, vir) no presente do indicativo.

13. 14. 15. 16.

Identificar radicais de palavras de uso mais frequente. Identificar afixos de uso mais frequente. Produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos. Reconhecer palavras que pertencem mesma famlia.

28.

Analisar e estruturar unidades sintticas. 1. 2. 3. 4. Identificar os seguintes tipos de frase: declarativa, interrogativa e exclamativa. Distinguir frase afirmativa de negativa. Identificar marcas do discurso direto no modo escrito. Expandir e reduzir frases, substituindo e deslocando palavras e grupos de palavras.

29.

Compreender formas de organizao do lxico. 1. Identificar relaes de significado entre palavras: sinnimos e antnimos.

26

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS 1. CICLO 4. ANO


Domnios de Referncia, Objetivos e Descritores de Desempenho
Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

___________________________________________________________________________

Oralidade O4
1. Escutar para aprender e construir conhecimentos. 1. 2. 3. 4. 5. Distinguir informao essencial de acessria. Identificar informao implcita. Diferenciar facto de opinio. Identificar ideias-chave de um texto ouvido. Identificar diferentes graus de formalidade em discursos ouvidos.

2.

Utilizar tcnicas para registar e reter a informao. 1. Preencher grelhas de registo.

3.

Produzir um discurso oral com correo. 1. Usar a palavra de forma audvel, com boa articulao, entoao e ritmo adequados, e olhando o interlocutor. 2. Mobilizar vocabulrio cada vez mais variado e preciso, e estruturas frsicas cada vez mais complexas.

4.

Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situao e o interlocutor. 1. Adaptar o discurso s situaes de comunicao e natureza dos interlocutores. 2. 3. Informar, explicar. Formular avisos, recados, perguntas, convites.
27

4. 5.

Fazer perguntas sobre a apresentao de um trabalho de colegas. Fazer uma apresentao oral (cerca de 3 minutos) sobre um tema, previamente planificado, e com recurso eventual a tecnologias de informao.

6. 7.

Fazer um pequeno discurso com inteno persuasiva. Debater ideias (por exemplo, por solicitao do professor, apresentar prs e contras de uma posio).

5.

Participar em atividades de expresso oral orientada, respeitando regras e papis especficos. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Assumir diferentes papis (entrevistador, entrevistado, porta-voz). Interpretar pontos de vista diferentes. Retomar o assunto, em situao de interao. Justificar opinies, atitudes, opes. Acrescentar informao pertinente. Precisar ou resumir ideias.

___________________________________________________________________________

Leitura e Escrita LE4


6. Ler em voz alta palavras e textos. 1. Decodificar palavras com fluncia crescente (no s palavras dissilbicas de 4 a 6 letras como trissilbicas de 7 ou mais letras): decodificao altamente eficiente e identificao automtica da palavra. 2. Ler corretamente um mnimo de 95 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. 3. Ler um texto com articulao e entoao corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 125 palavras por minuto.

7.

Ler textos diversos. 1. Ler textos narrativos, descries, retratos, notcias, cartas, convites, avisos, textos de enciclopdias e de dicionrios, e banda desenhada.

28

8.

Apropriar-se de novos vocbulos. 1. Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, reas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, pases e regies, meios de comunicao, ambiente, geografia, histria, smbolos das naes).

9.

Organizar os conhecimentos do texto. 1. Identificar, por expresses de sentido equivalente, informaes contidas explicitamente em textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 400 palavras. 2. Identificar o tema ou assunto do texto (do que trata) e distinguir os subtemas, relacionando-os, de modo a mostrar que compreendeu a organizao interna das informaes. 3. Realizar ao longo da leitura, oralmente ou por escrito, snteses parciais (de pargrafos ou seces).

10.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreend-lo. 1. Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informao contida num texto de cerca de 150 palavras, lido anteriormente. 2. Propor e discutir diferentes interpretaes, por exemplo sobre as intenes ou sobre os sentimentos da personagem principal, num texto narrativo, tendo em conta as informaes apresentadas.

11.

Monitorizar a compreenso. 1. 2. Identificar segmentos de texto que no compreendeu. Verificar a perda da compreenso e ser capaz de verbaliz-la.

12.

Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos. 1. Procurar informao em suportes de escrita variados, segundo princpios e objetivos de pesquisa previamente definidos. 2. Preencher grelhas de registo, fornecidas pelo professor, tirar notas e identificar palavras-chave que permitam reconstituir a informao.

29

13.

Desenvolver o conhecimento da ortografia. 1. Escrever um texto em situao de ditado sem cometer erros, com especial ateno a homfonas mais comuns.

14.

Mobilizar o conhecimento da representao grfica e da pontuao. 1. Utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuao: dois pontos (introduo de enumeraes); reticncias; vrgula (deslocao de elementos na frase). 2. 3. Utilizar os parnteses curvos. Fazer a translineao de palavras em consoantes seguidas pertencentes a slabas diferentes e em palavras com hfen.

15.

Planificar a escrita de textos. 1. Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as e hierarquizando-as.

16.

Redigir corretamente. 1. 2. 3. 4. Utilizar uma caligrafia legvel. Escrever com correo ortogrfica e de pontuao. Usar vocabulrio adequado e especfico dos temas tratados no texto. Escrever frases completas, respeitando relaes de concordncia entre os seus elementos. 5. Redigir textos, utilizando os mecanismos de coeso e coerncia adequados: retomas nominais e pronominais; adequao dos tempos verbais; conectores discursivos.

17.

Escrever textos narrativos. 1. Escrever pequenas narrativas, integrando os elementos quem, quando, onde, o qu, como e respeitando uma sequncia que contemple: apresentao do cenrio e das personagens, ao e concluso. 2. Introduzir descries na narrativa.

30

18.

Escrever textos informativos. 1. Escrever pequenos textos informativos com uma introduo ao tpico; o desenvolvimento deste, com a informao agrupada em pargrafos; e uma concluso.

19.

Escrever textos dialogais. 1. Escrever dilogos, contendo a fase de abertura, a fase de interao e a fase de fecho, com encadeamento lgico.

20.

Escrever textos descritivos. 1. Escrever descries de pessoas, objetos ou paisagens, referindo caractersticas essenciais.

21.

Escrever textos diversos. 1. 2. Escrever avisos, convites e cartas. Escrever falas, dilogos ou legendas para banda desenhada.

22.

Rever textos escritos. 1. 2. 3. Verificar se o texto respeita o tema proposto. Verificar se o texto obedece tipologia indicada. Verificar se o texto inclui as partes necessrias e se estas esto devidamente ordenadas. 4. Verificar se as frases esto completas e se respeitam as relaes de concordncia entre os seus elementos; proceder s correes necessrias. 5. Verificar a adequao do vocabulrio usado e proceder s reformulaes necessrias. 6. Identificar e corrigir os erros de ortografia e de pontuao.

___________________________________________________________________________

Educao Literria EL4


23. Ler e ouvir ler textos literrios. (v. Lista em anexo) 1. Ler e ouvir ler obras de literatura para a infncia e textos da tradio popular.
31

2. 3.

Fazer a leitura expressiva de pequenos textos, aps preparao da mesma. Ler poemas em coro ou em pequenos grupos.

24.

Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. (v. Lista em anexo) 1. Reconhecer caractersticas essenciais do texto potico: estrofe, verso, rima e sonoridades. 2. 3. Reconhecer onomatopeias. Identificar, justificando, personagens principais e coordenadas de tempo e de lugar. 4. Delimitar os trs grandes momentos da ao: situao inicial, desenvolvimento e situao final. 5. Fazer inferncias (de agente ao, de causa efeito, de problema soluo, de lugar e de tempo). 6. Recontar histrias lidas, distinguindo introduo, desenvolvimento e concluso. 7. Propor alternativas distintas: alterar caractersticas das personagens; sugerir um cenrio (temporal ou espacial) diferente. 8. 9. 10. Recontar uma histria a partir do ponto de vista de uma personagem. Interpretar sentidos da linguagem figurada. Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questes sobre os textos.

25.

Ler para apreciar textos literrios. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. 2. Ler e ouvir ler obras de literatura para a infncia e textos da tradio popular. Manifestar sentimentos e ideias suscitados por histrias e poemas ouvidos.

26.

Ler em termos pessoais. (v. Listagem PNL) 1. Ler, por iniciativa prpria ou com orientao do professor, textos diversos, nomeadamente os disponibilizados na Biblioteca Escolar. 2. Apresentar turma livros lidos, justificando a escolha e recomendando a sua leitura.

32

27.

Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. 1. 2. Memorizar e dizer poemas, com clareza e entoao adequadas. Dramatizar textos (treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoao e da expresso facial). 3. Escrever pequenas narrativas, a partir de ajudas, que identifiquem a sequncia: apresentao do cenrio (tempo e lugar); das personagens, acontecimento desencadeador da ao; ao; concluso; emoes ou sentimentos provocados pelo desfecho da narrativa. 4. Escrever pequenos poemas rimados (por exemplo, recorrendo a poemas modelo, a jogos poticos, como o poema fenda, ou a frmulas, como o acrstico). 5. Reescrever um texto, escolhendo as diferentes perspetivas das personagens.

___________________________________________________________________________

Gramtica G4
28. Conhecer propriedades das palavras e explicitar aspetos fundamentais da sua morfologia e do seu comportamento sinttico. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Formar o plural dos nomes e adjetivos terminados em consoante. Formar o feminino de nomes e adjetivos terminados em consoante. Identificar os graus dos adjetivos e proceder a alteraes de grau. Fazer variar os nomes em grau (aumentativo e diminutivo). Identificar pronomes pessoais (forma tona), possessivos e demonstrativos. Conjugar verbos regulares e verbos irregulares muito frequentes no indicativo (pretrito perfeito, pretrito imperfeito e futuro) e no imperativo. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Substituir nomes pelos correspondentes pronomes pessoais. Relacionar os pronomes pessoais com os nomes que substituem. Identificar radicais. Identificar prefixos e sufixos de utilizao frequente. Distinguir palavras simples e complexas. Produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos. Organizar famlias de palavras.

33

29.

Reconhecer classes de palavras. 1. Integrar as palavras nas classes a que pertencem: a) b) c) d) e) nome: prprio e comum (coletivo); adjetivo: qualificativo e numeral; verbo; advrbio: de negao, de afirmao, de quantidade e grau; determinante: possessivo; f) g) h) pronome: pessoal, demonstrativo e possessivo; quantificador numeral; preposio. artigo (definido e indefinido), demonstrativo e

30.

Analisar e estruturar unidades sintticas. 1. 2. 3. 4. Identificar as seguintes funes sintticas: sujeito e predicado. Identificar o tipo de frase imperativa. Distinguir discurso direto de discurso indireto. Expandir e reduzir frases, acrescentando, substituindo e deslocando palavras e grupos de palavras.

34

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS 2. CICLO 5. ANO


Domnios de Referncia, Objetivos e Descritores de Desempenho
Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

___________________________________________________________________________

Oralidade O5
1. Interpretar discursos orais breves. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Indicar a inteno do locutor. Referir o tema. Explicitar o assunto. Distinguir o essencial do acessrio. Distinguir facto de opinio. Fazer dedues. Manifestar a reao pessoal ao texto ouvido. Reformular enunciados ouvidos com recurso ao reconto ou parfrase.

2.

Utilizar procedimentos para registar e reter a informao. 1. 2. 3. Preencher grelhas de registo. Tomar notas. Pedir informaes ou explicaes complementares.

3.

Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerncia. 1. Usar oportunamente a palavra, de modo audvel, com boa dico e olhando para o interlocutor. 2. 3. Informar, explicar. Planificar um discurso oral definindo alguns tpicos de suporte a essa comunicao.

35

4.

Fazer uma apresentao oral (mximo de 3 minutos) sobre um tema, com recurso eventual a tecnologias de informao.

5. 6.

Fazer perguntas sobre a apresentao de um trabalho de colegas. Respeitar princpios reguladores da interao discursiva, na produo de enunciados de resposta e na colocao de perguntas.

7. 8.

Usar um vocabulrio adequado ao assunto. Controlar as estruturas gramaticais correntes: concordncias, adequao de tempos verbais e expresses adverbiais de tempo.

4.

Apresentar argumentos. 1. Construir uma argumentao simples (por exemplo, em 2 a 3 minutos, breve exposio de razes para uma opinio ou atitude). 2. Enunciar argumentos em defesa de duas opinies contrrias (dois argumentos para cada posio) sobre um mesmo tema, proposto pelo professor.

___________________________________________________________________________

Leitura e Escrita LE5


5. Ler em voz alta palavras e textos. 1. Ler corretamente, por minuto, um mnimo de 110 palavras, de uma lista de palavras de um texto, apresentadas quase aleatoriamente. 2. Ler um texto com articulao e entoao corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 140 palavras por minuto.

6.

Ler textos diversos. 1. Ler textos narrativos, descritivos, retratos, cartas, textos de enciclopdias e de dicionrios, notcias, entrevistas, roteiros, sumrios e texto publicitrio.

7.

Compreender o sentido dos textos. 1. Realizar, ao longo da leitura de textos longos, snteses parciais (de pargrafos ou seces), formular questes intermdias e enunciar expectativas e direes possveis.

36

2.

Detetar o foco da pergunta ou instruo em textos que contm instrues para concretizao de tarefas.

3.

Detetar e distinguir entre informao essencial e acessria, tomando notas.

8.

Fazer inferncias a partir da informao contida no texto. 1. Identificar pela estrutura interna o sentido de palavras, expresses ou fraseologias desconhecidas, incluindo provrbios. 2. 3. Pr em relao duas informaes para inferir delas uma terceira. Pr em evidncia relaes intratextuais de semelhana ou de oposio entre acontecimentos e entre sentimentos.

9.

Organizar a informao contida no texto. 1. 2. Parafrasear perodos de textos lidos. Indicar os aspetos nucleares do texto, respeitando a articulao dos factos ou das ideias, assim como o sentido do texto. 3. Indicar a inteno do autor, justificando a partir de elementos do texto.

10.

Avaliar criticamente textos. 1. Exprimir uma opinio crtica a respeito de aes das personagens ou de outras informaes que possam ser objeto de juzos de valor. 2. Exprimir uma breve opinio crtica a respeito de um texto e compar-lo com outros j lidos ou conhecidos.

11.

Desenvolver o conhecimento da ortografia. 1. 2. 3. Desenvolver e aperfeioar uma caligrafia legvel. Escrever sem erros de ortografia. Explicitar e aplicar as regras de ortografia e acentuao.

12.

Planificar a escrita de textos. 1. Registar ideias relacionadas com o tema, hierarquiz-las e articul-las devidamente.

37

13.

Redigir corretamente. 1. 2. Respeitar as regras de ortografia e de acentuao. Aplicar regras de uso de sinais de pontuao para representar tipos de frase e movimentos sintticos bsicos (enumerao, delimitao do vocativo, encaixe, separao de oraes). 3. 4. Utilizar e marcar adequadamente pargrafos. Controlar as estruturas gramaticais correntes: concordncias, adequao de tempos verbais e expresses adverbiais de tempo. 5. Construir dispositivos de encadeamento (crono)lgico, de retoma e de substituio que assegurem a coeso e a continuidade de sentido: a) b) c) d) e) 6. 7. repeties; substituies por pronomes pessoais; substituies por sinnimos e expresses equivalentes; referncia por possessivos; uso de conectores adequados.

Utilizar vocabulrio especfico do assunto que est a ser tratado. Cuidar da apresentao final do texto.

14.

Escrever textos narrativos. 1. Escrever pequenas narrativas, integrando os elementos quem, quando, onde, o qu, como, porqu e respeitando uma sequncia que contemple: apresentao do cenrio (tempo e lugar) e das personagens; acontecimento desencadeador da ao; ao; concluso; emoes ou sentimentos provocados pelo desfecho da narrativa.

15.

Escrever textos informativos. 1. Escrever pequenos textos informativos com uma introduo ao tpico; o desenvolvimento deste, com a informao agrupada em pargrafos; e uma concluso.

16.

Escrever textos descritivos. 1. Escrever descries de pessoas, objetos ou paisagens, referindo caractersticas essenciais e encadeando logicamente os elementos selecionados.
38

17.

Escrever textos de opinio. 1. Escrever um texto de opinio com a tomada de uma posio e apresentando, pelo menos, duas razes que a justifiquem e uma concluso coerente.

18.

Escrever textos diversos. 1. 2. Escrever convites e cartas. Escrever o guio de uma entrevista.

19.

Rever textos escritos. 1. 2. 3. 4. Verificar se o texto respeita o tema proposto. Verificar se o texto obedece tipologia indicada. Verificar se os textos escritos contm as ideias previstas na planificao. Verificar se os textos escritos incluem as partes necessrias e se estas esto devidamente ordenadas. 5. 6. Verificar se h repeties que possam ser evitadas. Corrigir o que se revelar necessrio, suprimindo ou mudando de stio o que estiver incorreto. 7. Verificar a correo lingustica.

___________________________________________________________________________

Educao Literria EL5


20. Ler e interpretar textos literrios. (v. Lista em anexo) 1. Ler e ouvir ler textos da literatura para crianas e jovens, da tradio popular, e adaptaes de clssicos. 2. Identificar marcas formais do texto potico: estrofe (terceto, quadra, quintilha) e verso (rimado e livre). 3. Distinguir slaba mtrica de slaba gramatical e segmentar versos por slaba mtrica, reconhecendo o contributo desta para a construo do ritmo do verso. 4. 5. Identificar temas dominantes do texto potico. Reconhecer a estrutura e elementos constitutivos do texto narrativo: personagens (principal e secundrias); narrador; contextos temporal e espacial,

39

ao (situao inicial, desenvolvimento da ao peripcias, problemas e sua resoluo). 6. 7. 8. Compreender relaes entre personagens e entre acontecimentos. Fazer inferncias. Aperceber-se de recursos utilizados na construo dos textos literrios (linguagem figurada; recursos expressivos onomatopeia, enumerao, personificao, comparao) e justificar a sua utilizao. 9. 10. Distinguir, a partir de critrios dados, os seguintes gneros: fbula e lenda. Responder, de forma completa, a questes sobre os textos.

21.

Tomar conscincia do modo como os temas, as experincias e os valores so representados nos textos literrios. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. Identificar relaes, formais ou de sentido, entre vrios textos, estabelecendo semelhanas ou contrastes.

22.

Ler e escrever para fruio esttica. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. Ler e ouvir ler textos da literatura para crianas e jovens, da tradio popular, e adaptaes de clssicos. 2. 3. Ler, memorizar e recitar poemas, com ritmo e entoao adequados. Expressar sentimentos, ideias e pontos de vista provocados pela leitura do texto literrio. 4. 5. Selecionar e fazer a leitura autnoma de obras, por iniciativa prpria. Reescrever um texto, mudando de pessoa (narrao de 1. para 3. pessoa e vice-versa) ou escolhendo as diferentes perspetivas das personagens. 6. Compor textos (por exemplo, poemas, histrias), por imitao criativa, para expressar sensibilidade e imaginao.

___________________________________________________________________________

Gramtica G5
23. Explicitar aspetos fundamentais da morfologia. 1. Deduzir o significado de palavras complexas a partir dos elementos constitutivos (radical e afixos).
40

2.

Detetar processos de derivao de palavras por afixao (prefixao e sufixao).

3. 4.

Reconhecer e sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares. Identificar e usar os seguintes modos e tempos dos verbos regulares e de verbos irregulares de uso mais frequente: a) formas finitas indicativo (presente, pretrito perfeito, pretrito imperfeito, pretrito mais-que-perfeito composto e futuro) e imperativo; b) formas no finitas infinitivo (impessoal) e particpio.

24.

Reconhecer e conhecer classes de palavras. 1. Integrar as palavras nas classes a que pertencem: a) b) c) d) nome: prprio e comum (coletivo); adjetivo: qualificativo e numeral; verbo: principal e auxiliar (dos tempos compostos); advrbio: valores semnticos de negao, de afirmao, de quantidade e grau, de modo, de tempo e de lugar; funes interrogativo; e) f) g) h) determinante: artigo (definido e indefinido), demonstrativo, possessivo; pronome: pessoal, demonstrativo, possessivo; quantificador numeral; preposio.

25.

Analisar e estruturar unidades sintticas. 1. Aplicar regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal, colocando corretamente os pronomes tonos em frases afirmativas e negativas. 2. Identificar as seguintes funes sintticas: sujeito (simples e composto), vocativo, predicado, complemento direto, complemento indireto.

26.

Reconhecer propriedades das palavras e formas de organizao do lxico. 1. Identificar e estabelecer relaes de significado entre palavras: sinonmia e antonmia. 2. Identificar e organizar famlias de palavras.

41

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS 2. CICLO 6. ANO


Domnios de Referncia, Objetivos e Descritores de Desempenho
Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

___________________________________________________________________________

Oralidade O6
1. Interpretar discursos orais breves. 1. 2. 3. 4. 5. Distinguir a informao explcita da informao implcita. Fazer dedues e inferncias. Explicitar o significado de expresses de sentido figurado. Manifestar, justificando, a reao pessoal ao texto ouvido. Sistematizar enunciados ouvidos.

2.

Utilizar procedimentos para registar e reter a informao. 1. 2. Preencher grelhas de registo. Tomar notas e registar tpicos.

3.

Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerncia. 1. Planificar um discurso oral, definindo alguns tpicos de suporte a essa comunicao e hierarquizando a informao essencial. 2. Fazer uma apresentao oral (mximo de 4 minutos) sobre um tema, distinguindo introduo e fecho, com recurso eventual a tecnologias de informao. 3. Captar e manter a ateno de diferentes audincias (com adequao de movimentos, gestos e expresso facial, do tom de voz, das pausas, da entoao e do ritmo).

42

4.

Respeitar princpios reguladores da interao discursiva, na formulao de pedidos (com uso apropriado dos modos imperativo, indicativo e conjuntivo), na apresentao de factos e opinies.

5. 6.

Tratar um assunto com vocabulrio diversificado e adequado. Controlar as estruturas gramaticais correntes e algumas estruturas gramaticais complexas (pronominalizaes; uso de marcadores discursivos).

4.

Compreender e apresentar argumentos. 1. 2. 3. Identificar argumentos que fundamentam uma opinio. Justificar pontos de vista. Construir uma argumentao em defesa de uma posio e outra argumentao em defesa do seu contrrio (dois argumentos para cada posio) sobre um mesmo tema, proposto pelo professor.

___________________________________________________________________________

Leitura e Escrita LE6


5. Ler em voz alta palavras e textos. 1. Ler corretamente, por minuto, um mnimo de 120 palavras, de uma lista de palavras de um texto, apresentadas quase aleatoriamente. 2. Ler um texto com articulao e entoao corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 150 palavras por minuto.

6.

Ler textos diversos. 1. Ler textos narrativos, descries, retratos, cartas, textos de enciclopdias e de dicionrios, notcias, entrevistas, roteiros, sumrios e texto publicitrio.

7.

Compreender o sentido dos textos. 1. Realizar, ao longo da leitura de textos longos, snteses parciais (de pargrafos ou seces), formular questes intermdias e enunciar expectativas e direes possveis. 2. Detetar informao relevante, factual e no factual, tomando notas (usar ttulos intermdios, colocar perguntas, retirar concluses).
43

8.

Fazer inferncias a partir da informao prvia ou contida no texto. 1. Antecipar o assunto, mobilizando conhecimentos prvios com base em elementos paratextuais (por exemplo, deteo de ttulo, subttulo, autor, ilustrador, captulos, configurao da pgina, imagens). 2. Identificar, pelo contexto e pela estrutura interna, o sentido de palavras, expresses ou fraseologias desconhecidas, incluindo provrbios e expresses idiomticas. 3. 4. Pr em relao duas informaes para inferir delas uma terceira. Extrair o pressuposto de um enunciado.

9.

Organizar a informao contida no texto. 1. Procurar, recolher, selecionar e organizar informao, com vista construo de conhecimento (de acordo com objetivos pr-definidos e com superviso do professor). 2. 3. 4. 5. Parafrasear perodos ou pargrafos de um texto. Relacionar a estrutura do texto com a inteno e o contedo do mesmo. Distinguir relaes intratextuais de causa efeito e de parte todo. Indicar os aspetos nucleares do texto de maneira rigorosa, respeitando a articulao dos factos ou das ideias assim como o sentido do texto e as intenes do autor. 6. Explicitar, de maneira sinttica, o sentido global de um texto.

10.

Avaliar criticamente textos. 1. Exprimir uma opinio crtica a respeito de aes das personagens ou de outras informaes que possam ser objeto de juzos de valor. 2. Fazer apreciaes crticas sobre os textos lidos (por exemplo, se o tema e o assunto so interessantes e porqu; se a concluso lgica; se concorda com o desenlace ou discorda e porqu; que alternativa sugere). 3. Exprimir uma opinio crtica a respeito de um texto e compar-lo com outros j lidos ou conhecidos.

11.

Planificar a escrita de textos. 1. Estabelecer objetivos para o que se pretende escrever.


44

2. 3.

Organizar informao segundo a tipologia do texto. Registar ideias, organiz-las e desenvolv-las.

12.

Redigir corretamente. 1. Respeitar as regras de ortografia, de acentuao, de pontuao e os sinais auxiliares de escrita. 2. 3. Controlar e mobilizar as estruturas gramaticais mais adequadas. Construir dispositivos de encadeamento lgico, de retoma e de substituio que assegurem a coeso e a continuidade de sentido: a) b) c) 4. substituies por pronomes (pessoais, demonstrativos); ordenao correlativa dos tempos verbais; uso de conectores adequados.

Utilizar unidades lingusticas com diferentes funes na cadeia discursiva: ordenao, explicitao e retificao, reforo argumentativo e concretizao.

5.

Usar vocabulrio especfico do assunto que est a ser tratado, tendo em ateno a riqueza vocabular, campos lexicais e semnticos.

13.

Escrever textos narrativos. 1. Escrever textos narrativos, integrando os seus elementos numa sequncia lgica, com nexos causais, e usando o dilogo e a descrio.

14.

Escrever textos informativos. 1. Escrever pequenos textos informativos com uma introduo ao tpico; o desenvolvimento deste, com a informao agrupada em pargrafos, apresentando factos, definies e exemplos; e uma concluso.

15.

Escrever textos de opinio. 1. Escrever um texto de opinio com a tomada de uma posio, e apresentao de, pelo menos, trs razes que a justifiquem, com uma explicao dessas razes, e uma concluso coerente.

16.

Escrever textos diversos. 1. Escrever textos biogrficos.


45

2. 3. 4. 5.

Escrever cartas. Fazer sumrios. Fazer relatrios. Resumir textos informativos e narrativos.

17.

Rever textos escritos. 1. Verificar se o texto respeita o tema, a tipologia e as ideias previstas na planificao. 2. Verificar se os textos escritos incluem as partes necessrias, se estas esto devidamente ordenadas, e se a informao do texto avana. 3. Corrigir o que, no texto escrito, se revelar necessrio, condensando, suprimindo, reordenando e reescrevendo o que estiver incorreto. 4. Verificar a correo lingustica.

___________________________________________________________________________

Educao Literria EL6


18. Ler e interpretar textos literrios. (v. Lista em anexo) 1. Ler textos da literatura para crianas e jovens, da tradio popular, e adaptaes de clssicos. 2. Identificar marcas formais do texto potico: estrofe, rima (toante e consoante) e esquema rimtico (rima emparelhada, cruzada, interpolada). 3. Relacionar partes do texto (modos narrativo e lrico) com a sua estrutura global. 4. 5. 6. 7. Reconhecer, na organizao estrutural do texto dramtico, ato, cena e fala. Expor o sentido global de um texto dramtico. Fazer inferncias. Aperceber-se de recursos expressivos utilizados na construo dos textos literrios (anfora, perfrase, metfora) e justificar a sua utilizao. 8. Manifestar-se em relao a aspetos da linguagem que conferem a um texto qualidade literria (por exemplo, vocabulrio, conotaes, estrutura). 9. 10. Distinguir os seguintes gneros: conto, poema (lrico e narrativo). Comparar verses de um texto e explanar diferenas.
46

11.

Responder, de forma completa, a questes sobre os textos.

19.

Tomar conscincia do modo como os temas, as experincias e os valores so representados nos textos literrios. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. Identificar os contextos a que o texto se reporta, designadamente os diferentes contextos histricos, e a representao de mundos imaginrios. 2. Relacionar a literatura com outras formas de fico (cinema, teatro).

20.

Ler e escrever para fruio esttica. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. Ler textos da literatura para crianas e jovens, da tradio popular, e adaptaes de clssicos. 2. 3. Fazer leitura dramatizada de textos literrios. Expressar, oralmente ou por escrito, ideias e sentimentos provocados pela leitura do texto literrio. 4. 5. Selecionar e fazer leitura autnoma de obras, por iniciativa prpria. Fazer uma breve apresentao oral (mximo de 3 minutos) de um texto lido.

___________________________________________________________________________

Gramtica G6
21. Explicitar aspetos fundamentais da morfologia. 1. Distinguir regras de formao de palavras por composio (de palavras e de radicais). 2. 3. Distinguir derivao de composio. Identificar e usar os seguintes modos e tempos verbais: a) formas finitas condicional e conjuntivo (presente, pretrito imperfeito e futuro); b) formas no finitas infinitivo (impessoal e pessoal) e gerndio.

22.

Conhecer classes de palavras. 1. Integrar as palavras nas classes a que pertencem: a) verbo: principal (intransitivo e transitivo), copulativo e auxiliar (dos tempos compostos e da passiva);
47

b) c) d)

determinante interrogativo; pronome indefinido; interjeio.

23.

Analisar e estruturar unidades sintticas. 1. Aplicar regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal, colocando-o corretamente nas seguintes situaes: em frases que contm uma palavra negativa; em frases iniciadas por determinantes e advrbios interrogativos. 2. Identificar as seguintes funes sintticas: predicativo do sujeito, complemento oblquo, complemento agente da passiva, e modificador. 3. 4. 5. Substituir o complemento direto e o indireto pelos pronomes correspondentes. Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa. Transformar discurso direto em discurso indireto e vice-versa, quer no modo oral quer no modo escrito. 6. Distinguir frase complexa de frase simples.

48

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS 3. CICLO 7. ANO


Domnios de Referncia, Objetivos e Descritores de Desempenho
Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

___________________________________________________________________________

Oralidade O7
1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. 1. 2. 3. 4. Identificar o tema e explicitar o assunto. Distinguir o essencial do acessrio. Fazer dedues e inferncias. Distinguir diferentes intencionalidades comunicativas (informar, narrar, descrever, exprimir sentimentos, persuadir). 5. Manifestar ideias e pontos de vista pertinentes relativamente aos discursos ouvidos.

2.

Registar, tratar e reter a informao. 1. 2. 3. Identificar ideias-chave. Tomar notas. Reproduzir o material ouvido, recorrendo sntese.

3.

Participar oportuna e construtivamente em situaes de interao oral. 1. 2. 3. 4. Respeitar as convenes que regulam a interao verbal. Pedir e dar informaes, explicaes, esclarecimentos. Retomar, precisar ou resumir ideias, para facilitar a interao. Apresentar propostas e sugestes.

49

4.

Produzir textos orais corretos, usando vocabulrio e estruturas gramaticais diversificados e recorrendo a mecanismos de coeso discursiva. 1. 2. Planificar o texto oral a apresentar, elaborando tpicos. Utilizar informao pertinente, mobilizando conhecimentos pessoais ou dados obtidos em diferentes fontes, com a superviso do professor. 3. Usar a palavra com fluncia e correo, utilizando recursos verbais e no verbais com um grau de complexidade adequado s situaes de comunicao. 4. 5. Diversificar o vocabulrio e as estruturas utilizadas no discurso. Utilizar pontualmente ferramentas tecnolgicas como suporte adequado de intervenes orais.

5.

Produzir textos orais (4 minutos) de diferentes tipos e com diferentes finalidades. 1. 2. 3. Narrar. Fazer a apresentao oral de um tema. Apresentar e defender ideias, comportamentos, valores, justificando pontos de vista.

___________________________________________________________________________

Leitura L7
6. Ler em voz alta. 1. Ler expressivamente em voz alta textos variados, aps preparao da leitura.

7.

Ler textos diversos. 1. Ler textos narrativos, textos biogrficos, retratos e autorretratos, textos informativos, textos expositivos, textos de opinio, crticas, comentrios, descries, cartas, reportagens, entrevistas, roteiros, texto publicitrio.

8.

Interpretar textos de diferentes tipologias e graus de complexidade. 1. 2. 3. 4. Formular hipteses sobre os textos e comprov-las com a respetiva leitura. Identificar temas e ideias principais. Identificar pontos de vista e universos de referncia. Identificar causas e efeitos.
50

5. 6. 7. 8.

Fazer dedues e inferncias. Distinguir facto de opinio. Reconhecer a forma como o texto est estruturado (diferentes partes). Detetar elementos do texto que contribuem para a construo da continuidade e da progresso temtica e que conferem coerncia e coeso ao texto: a) b) c) d) e) f) repeties; substituies por pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos); substituies por sinnimos e expresses equivalentes; referncia por possessivos; conectores; ordenao correlativa de tempos verbais.

9.

Explicitar o sentido global do texto.

9.

Utilizar procedimentos adequados organizao e tratamento da informao. 1. 2. Tomar notas e registar tpicos. Identificar ideias-chave.

10.

Ler para apreciar textos variados. 1. Expressar, de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista e apreciaes crticas suscitados pelos textos lidos em diferentes suportes.

___________________________________________________________________________

Escrita E7
11. Planificar a escrita de textos. 1. Utilizar, com progressiva autonomia, estratgias de planificao (por exemplo, recolha de informao e discusso em grupo). 2. 3. Estabelecer objetivos para o que pretende escrever e registar ideias. Organizar a informao segundo a tipologia do texto.

12.

Redigir textos com coerncia e correo lingustica. 1. Utilizar uma caligrafia legvel.

51

2.

Ordenar e hierarquizar a informao, tendo em vista a continuidade de sentido, a progresso temtica e a coerncia global do texto.

3. 4.

Organizar a informao, estabelecendo e fazendo a marcao de pargrafos. Dar ao texto a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grficas estabelecidas.

5. 6. 7.

Adequar os textos a pblicos e a finalidades comunicativas diferenciados. Diversificar o vocabulrio e as estruturas sintticas utilizadas nos textos. Utilizar adequadamente os sinais auxiliares da escrita e os seguintes sinais de pontuao: o ponto final, o ponto de interrogao, o ponto de exclamao, os dois pontos (em introduo do discurso direto e de enumeraes) e a vrgula (em enumeraes, datas, deslocao de constituintes e uso do vocativo).

8.

Respeitar os princpios do trabalho intelectual: identificao das fontes utilizadas.

13.

Escrever para expressar conhecimentos. 1. 2. 3. Responder por escrito, de forma completa, a questes sobre um texto. Responder com eficcia e correo a instrues de trabalho. Elaborar resumos e snteses de textos informativos.

14.

Escrever textos informativos. 1. Escrever textos informativos contemplando o seguinte: uma introduo ao tpico; o desenvolvimento deste, com a informao agrupada em pargrafos e apresentando factos, definies, pormenores e exemplos; e uma concluso.

15.

Escrever textos argumentativos. 1. Escrever textos argumentativos com a tomada de uma posio; a apresentao de razes que a justifiquem; e uma concluso coerente.

16.

Escrever textos diversos. 1. 2. 3. 4. Escrever textos narrativos. Escrever textos biogrficos. Fazer retratos e autorretratos. Escrever comentrios.
52

5. 6. 7.

Escrever cartas. Escrever o guio de uma entrevista. Fazer relatrios.

17.

Rever os textos escritos. 1. 2. Avaliar a correo e a adequao do texto escrito. Reformular o texto escrito, suprimindo, mudando de stio e reescrevendo o que estiver incorreto.

___________________________________________________________________________

Educao Literria EL7


18. Ler e interpretar textos literrios. (v. Lista em anexo) 1. Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de diferentes pocas e de gneros diversos. 2. Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referncia, justificando. 3. 4. 5. 6. Explicitar o sentido global do texto. Sistematizar elementos constitutivos da poesia lrica (estrofe, verso, refro, rima, esquema rimtico). Detetar a forma como o texto est estruturado (diferentes partes). Identificar e reconhecer o valor dos seguintes recursos expressivos: enumerao, personificao, comparao, anfora, perfrase, metfora, aliterao, pleonasmo e hiprbole. 7. 8. Reconhecer o uso de sinais de pontuao para veicular valores discursivos. Comparar textos de diferentes gneros, estabelecendo diferenas e semelhanas (temas e formas).

19.

Apreciar textos literrios. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de diferentes pocas e de gneros diversos. 2. 3. Reconhecer valores culturais presentes nos textos. Exprimir, oralmente e por escrito, ideias pessoais sobre os textos lidos ou
53

ouvidos. 4. Escrever um pequeno comentrio (cerca de 100 palavras) a um texto lido.

20.

Ler e escrever para fruio esttica. (v. Listagem PNL) 1. Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extenso e complexidade dos textos selecionados. 2. Fazer leitura oral (individualmente ou em grupo), recitao e dramatizao de textos lidos. 3. Escrever, por iniciativa e gosto pessoal, textos diversos.

___________________________________________________________________________

Gramtica G7
21. Explicitar aspetos fundamentais da morfologia. 1. Identificar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos. 2. Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1., da 2. e da 3. conjugao. 3. Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais). 4. Sistematizar padres de formao de palavras complexas: derivao (afixal e no-afixal) e composio (por palavras e por radicais). 5. 6. Formar o plural de palavras compostas. Explicitar o significado de palavras complexas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do portugus.

22.

Reconhecer e conhecer classes de palavras. 1. Integrar as palavras nas classes a que pertencem: a) b) c) nome: prprio e comum (coletivo); adjetivo: qualificativo e numeral; verbo principal (intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto), copulativo e auxiliar (dos tempos compostos e da passiva);
54

d)

advrbio: valores semnticos de negao, de afirmao, de quantidade e grau, de modo, de tempo, de lugar, de incluso e de excluso; funes interrogativo e conectivo;

e)

determinante: artigo (definido e indefinido), demonstrativo, possessivo, indefinido, relativo, interrogativo;

f) g) h) i)

pronome: pessoal, demonstrativo, possessivo, indefinido, relativo; quantificador numeral; preposio; conjuno coordenativa: copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva e explicativa;

j) k) l)

conjuno subordinativa: causal e temporal; locuo: prepositiva e adverbial; interjeio.

23.

Analisar e estruturar unidades sintticas. 1. Aplicar regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal: em frases afirmativas; em frases que contm uma palavra negativa; em frases iniciadas por pronomes e advrbios interrogativos; com verbos antecedidos de certos advrbios (bem, mal, ainda, j, sempre, s, talvez). 2. Consolidar o conhecimento sobre as funes sintticas estudadas no ciclo anterior: sujeito, vocativo, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, modificador. 3. 4. 5. 6. Identificar o sujeito subentendido e o sujeito indeterminado. Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa (consolidao). Transformar discurso direto em indireto e vice-versa (todas as situaes). Identificar processos de coordenao entre oraes: oraes coordenadas copulativas (sindticas e assindticas), adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas. 7. Identificar processos de subordinao entre oraes: a) b) 8. subordinadas adverbiais causais e temporais; subordinadas adjetivas relativas.

Identificar orao subordinante.


55

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS 3. CICLO 8. ANO


Domnios de Referncia, Objetivos e Descritores de Desempenho
Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

___________________________________________________________________________

Oralidade O8
1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. 1. 2. 3. 4. Identificar o tema e explicitar o assunto. Identificar os tpicos. Distinguir informao objetiva e informao subjetiva. Distinguir diferentes intencionalidades comunicativas em diversas sequncias textuais (informar, narrar, descrever, explicar e persuadir). 5. Manifestar ideias e pontos de vista pertinentes relativamente aos discursos ouvidos.

2.

Registar, tratar e reter a informao. 1. 2. 3. Identificar ideias-chave. Tomar notas, organizando-as. Reproduzir o material ouvido, recorrendo sntese.

3.

Participar oportuna e construtivamente em situaes de interao oral. 1. 2. 3. 4. Retomar, precisar ou resumir ideias, para facilitar a interao. Solicitar informao complementar. Estabelecer relaes com outros conhecimentos. Debater e justificar ideias e opinies.

56

4.

Produzir textos orais corretos, usando vocabulrio e estruturas gramaticais diversificados e recorrendo a mecanismos de organizao e de coeso discursiva. 1. Planificar o texto oral a apresentar, elaborando tpicos a seguir na apresentao. 2. Utilizar informao pertinente, mobilizando conhecimentos pessoais ou dados obtidos em diferentes fontes, com a superviso do professor, citando-as. 3. Usar a palavra com fluncia e correo, utilizando recursos verbais e no verbais com um grau de complexidade adequado ao tema e s situaes de comunicao. 4. 5. Diversificar o vocabulrio e as estruturas utilizadas no discurso. Utilizar pontualmente ferramentas tecnolgicas como suporte adequado de intervenes orais.

5.

Produzir textos orais (5 minutos) de diferentes tipos e com diferentes finalidades. 1. 2. 3. Informar, explicar. Fazer a apresentao oral de um tema, justificando pontos de vista. Apresentar e defender ideias, comportamentos, valores, argumentando e justificando pontos de vista.

6.

Reconhecer a variao da lngua. 1. Identificar, em textos orais, a variao nos planos fonolgico, lexical e sinttico. 2. Distinguir contextos geogrficos em que ocorrem diferentes variedades do portugus.

___________________________________________________________________________

Leitura L8
7. Ler em voz alta. 1. Ler expressivamente em voz alta textos variados, aps preparao da leitura.

57

8.

Ler textos diversos. 1. Ler textos narrativos, textos biogrficos, pginas de um dirio e de memrias, textos expositivos, textos de opinio, crticas, comentrios, descries, cartas de apresentao, currculos, reportagens, entrevistas, roteiros.

9.

Interpretar textos de diferentes tipologias e graus de complexidade. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Identificar temas e ideias principais, justificando. Identificar pontos de vista e universos de referncia, justificando. Identificar causas e efeitos. Fazer deduces e inferncias, justificando. Reconhecer elementos de persuaso. Reconhecer a forma como o texto est estruturado (diferentes partes e subpartes). 7. Identificar relaes intratextuais: semelhana, oposio, parte todo, causa consequncia e genrico especfico. 8. Explicitar o sentido global do texto.

10.

Utilizar procedimentos adequados organizao e tratamento da informao. 1. 2. Tomar notas, organizando-as. Identificar ideias-chave.

11.

Ler para apreciar textos variados. 1. Expressar, de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista e apreciaes crticas suscitados pelos textos lidos em diferentes suportes. 2. Reconhecer o papel de diferentes suportes (papel, digital, visual) e espaos de circulao (jornal, internet) na estruturao e receo dos textos.

12.

Reconhecer a variao da lngua. 1. 2. Identificar, em textos escritos, a variao nos planos lexical e sinttico. Distinguir contextos histricos e geogrficos em que ocorrem diferentes variedades do portugus.

58

___________________________________________________________________________

Escrita E8
13. Planificar a escrita de textos. 1. Fazer planos: estabelecer objetivos para o que se pretende escrever, registar ideias e organiz-las; organizar a informao segundo a tipologia do texto.

14.

Redigir textos com coerncia e correo lingustica. 1. Ordenar e hierarquizar a informao, tendo em vista a continuidade de sentido, a progresso temtica e a coerncia global do texto. 2. Dar ao texto a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grficas estabelecidas. 3. 4. 5. Adequar os textos a pblicos e finalidades comunicativas diferenciados. Diversificar o vocabulrio e as estruturas sintticas utilizadas nos textos. Utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuao: os dois pontos (em introduo de citaes e de uma sntese ou consequncia do anteriormente enunciado) e o ponto e vrgula. 6. 7. Respeitar os princpios do trabalho intelectual: normas para citao. Utilizar com critrio as potencialidades das tecnologias da informao e comunicao na produo, na reviso e na edio de texto.

15.

Escrever para expressar conhecimentos. 1. 2. Responder por escrito, de forma completa, a questes sobre um texto. Responder com eficcia e correo a instrues de trabalho, detetando rigorosamente o foco da pergunta. 3. Elaborar planos, resumos e snteses de textos informativos e expositivos.

16.

Escrever textos expositivos. 1. Escrever textos expositivos sobre questes objetivas propostas pelo professor, respeitando: a) b) o predomnio da funo informativa; a estrutura interna: introduo ao tema; desenvolvimento expositivo, sequencialmente encadeado e corroborado por evidncias; concluso;
59

c)

o uso predominante da frase declarativa.

17.

Escrever textos argumentativos. 1. Escrever textos argumentativos com a tomada de uma posio; a apresentao de razes que a justifiquem, com argumentos que diminuam a fora das ideias contrrias; e uma concluso coerente. 2. Escrever textos de argumentao contrria a outros propostos pelo professor.

18.

Escrever textos diversos. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Escrever textos biogrficos. Escrever pginas de um dirio e de memrias. Escrever cartas de apresentao. Fazer roteiros. Fazer relatrios. Escrever comentrios subordinados a tpicos fornecidos.

19.

Rever os textos escritos. 1. Avaliar a correo e a adequao do texto e proceder a todas as reformulaes necessrias.

___________________________________________________________________________

Educao Literria EL8


20. Ler e interpretar textos literrios. (v. Lista em anexo) 1. Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de diferentes pocas e de gneros diversos. 2. Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referncia, justificando. 3. 4. Explicitar o sentido global do texto. Sistematizar elementos constitutivos do texto dramtico (ato, cena, fala e indicao cnica). 5. 6. Distinguir dilogos, monlogos e apartes. Analisar o ponto de vista de diferentes personagens.
60

7. 8.

Detetar a forma como o texto est estruturado (diferentes partes e subpartes). Identificar e reconhecer o valor dos recursos expressivos j estudados e, ainda, dos seguintes: anttese, perfrase, eufemismo, ironia.

9. 10.

Distinguir a novidade de um texto em relao a outro(s). Estabelecer relaes de intertextualidade.

21.

Apreciar textos literrios. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de diferentes pocas e de gneros diversos. 2. 3. Reconhecer valores culturais e ticos presentes nos textos. Exprimir opinies e problematizar sentidos, oralmente e por escrito, como reao pessoal audio ou leitura de um texto ou de uma obra. 4. Escrever um pequeno comentrio crtico (cerca de 120 palavras) a um texto lido.

22.

Ler e escrever para fruio esttica. (v. Listagem PNL) 1. Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extenso e complexidade dos textos selecionados. 2. Fazer leitura oral (individualmente ou em grupo), recitao e dramatizao de textos lidos. 3. Analisar recriaes de obras literrias com recurso a diferentes linguagens (por exemplo: msica, teatro cinema, adaptaes a sries de TV). 4. 5. Escrever, por iniciativa e gosto pessoal, textos diversos. Desenvolver projetos e circuitos de comunicao escrita.

___________________________________________________________________________

Gramtica G8

23.

Conhecer classes de palavras. 1. Integrar as palavras nas classes a que pertencem: a) conjuno subordinativa: condicional, final, comparativa, consecutiva, concessiva e completiva; b) locuo conjuncional.
61

24.

Explicitar aspetos fundamentais da sintaxe do portugus. 1. Aplicar as regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal: em oraes subordinadas; na conjugao do futuro e do condicional. 2. 3. Identificar as funes sintticas de modificador do nome restritivo e apositivo. Identificar processos de subordinao entre oraes: a) subordinadas adverbiais condicionais, finais, comparativas,

consecutivas e concessivas; b) 4. subordinadas substantivas completivas (funo de complemento direto).

Estabelecer relaes de subordinao entre oraes, identificando os elementos de que dependem as oraes subordinadas.

5.

Dividir e classificar oraes.

25.

Reconhecer propriedades das palavras e formas de organizao do lxico. 1. 2. 3. 4. Identificar neologismos. Identificar palavras polissmicas e seus significados. Distinguir palavras polissmicas de monossmicas. Determinar os significados que dada palavra pode ter em funo do seu contexto de ocorrncia: campo semntico. 5. Reconhecer e estabelecer as seguintes relaes semnticas: sinonmia, antonmia, hiperonmia e holonmia.

62

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS 3. CICLO 9. ANO


Domnios de Referncia, Objetivos e Descritores de Desempenho
Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

___________________________________________________________________________

Oralidade O9
1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. 1. 2. 3. 4. Identificar o tema e explicitar o assunto. Identificar os tpicos. Distinguir informao objetiva e informao subjetiva. Manifestar ideias e pontos de vista pertinentes relativamente aos discursos ouvidos.

2.

Consolidar processos de registo e tratamento de informao. 1. 2. Identificar ideias-chave. Reproduzir o material ouvido recorrendo sntese.

3.

Participar oportuna e construtivamente em situaes de interao oral. 1. 2. 3. 4. Retomar, precisar ou resumir ideias, para facilitar a interao. Estabelecer relaes com outros conhecimentos. Debater e justificar ideias e opinies. Considerar pontos de vista contrrios e reformular posies.

4.

Produzir textos orais corretos, usando vocabulrio e estruturas gramaticais diversificados e recorrendo a mecanismos de organizao e de coeso discursiva. 1. Planificar o texto oral a apresentar, elaborando tpicos a seguir na apresentao.

63

2.

Utilizar informao pertinente, mobilizando conhecimentos pessoais ou dados obtidos em diferentes fontes, citando-as.

4.

Usar a palavra com fluncia e correo, utilizando recursos verbais e no verbais com um grau de complexidade adequado ao tema e s situaes de comunicao.

5. 6.

Diversificar o vocabulrio e as estruturas utilizadas no discurso. Utilizar ferramentas tecnolgicas com adequao e pertinncia como suporte adequado de intervenes orais.

5.

Produzir textos orais (5 minutos) de diferentes tipos e com diferentes finalidades. 1. 2. 3. Fazer a apresentao oral de um tema, justificando pontos de vista. Argumentar, no sentido de persuadir os interlocutores. Fazer apreciaes crticas.

6.

Reconhecer a variao da lngua. 1. Identificar, em textos orais, a variao nos planos fonolgico, lexical e sinttico. 2. Distinguir contextos geogrficos em que ocorrem diferentes variedades do portugus.

___________________________________________________________________________

Leitura L9
7. Ler em voz alta. 1. Ler expressivamente em voz alta textos variados, aps preparao da leitura.

8.

Ler textos diversos. 1. Ler textos narrativos, textos expositivos, textos de opinio, textos argumentativos, textos cientficos, crticas, recenses de livros, comentrios, entrevistas.

64

9.

Interpretar textos de diferentes tipologias e graus de complexidade. 1. Reconhecer e usar em contexto vocbulos clssicos, lxico especializado e vocabulrio diferenciado da esfera da escrita. 2. 3. 4. Explicitar temas e ideias principais, justificando. Identificar pontos de vista e universos de referncia, justificando. Reconhecer a forma como o texto est estruturado, atribuindo ttulos a partes e subpartes. 5. Analisar relaes intratextuais: semelhana, oposio, parte todo, causa consequncia, genrico especfico. 6. Relacionar a estruturao do texto com a construo da significao e com a inteno do autor. 7. Explicitar o sentido global do texto, justificando.

10.

Utilizar procedimentos adequados organizao e tratamento da informao. 1. 2. Identificar ideias-chave. Organizar em tpicos a informao do texto.

11.

Ler para apreciar textos variados. 1. Expressar, de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista e apreciaes crticas suscitados pelos textos lidos em diferentes suportes. 2. Reconhecer o papel de diferentes suportes (papel, digital, visual) e espaos de circulao (jornal, internet) na estruturao e receo dos textos.

12.

Reconhecer a variao da lngua. 1. Identificar, em textos escritos, a variao nos planos fonolgico, lexical, e sinttico. 2. Distinguir contextos histricos e geogrficos em que ocorrem diferentes variedades do portugus.

65

___________________________________________________________________________

Escrita E9
13. Planificar a escrita de textos. 1. Consolidar os procedimentos de planificao de texto j adquiridos.

14.

Redigir textos com coerncia e correo lingustica. 1. Ordenar e hierarquizar a informao, tendo em vista a continuidade de sentido, a progresso temtica e a coerncia global do texto. 2. Dar ao texto a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grficas estabelecidas. 3. 4. 5. Adequar os textos a pblicos e finalidades comunicativas diferenciados. Diversificar o vocabulrio e as estruturas sintticas utilizadas nos textos. Consolidar as regras de uso de sinais de pontuao para delimitar constituintes de frase e para veicular valores discursivos. 6. 7. Respeitar os princpios do trabalho intelectual: produo de bibliografia. Utilizar, com progressiva autonomia, estratgias de reviso e aperfeioamento de texto, no decurso da redao. 8. Utilizar com critrio as potencialidades das tecnologias da informao e comunicao na produo, na reviso e na edio de texto.

15.

Escrever para expressar conhecimentos. 1. 2. Responder por escrito, de forma completa, a questes sobre um texto. Responder com eficcia e correo a instrues de trabalho, detetando rigorosamente o foco da pergunta. 3. Elaborar planos, resumos e snteses de textos expositivos e argumentativos.

16.

Escrever textos expositivos. 1. Escrever textos expositivos sobre questes objetivas propostas pelo professor, respeitando: a) b) o predomnio da funo informativa documentada; a estrutura interna: introduo ao tema; desenvolvimento expositivo, sequencialmente encadeado e corroborado por evidncias; concluso;
66

c) d) 17.

o raciocnio lgico; o uso predominante da frase declarativa.

Escrever textos argumentativos. 1. Escrever textos argumentativos com a tomada de uma posio; a apresentao de razes que a justifiquem, com argumentos que diminuam a fora das ideias contrrias; e uma concluso coerente. 2. Escrever textos de argumentao contrria a outros propostos pelo professor.

18.

Escrever textos diversos. 1. 2. Fazer um guio para uma dramatizao ou filme. Escrever comentrios subordinados a tpicos fornecidos.

19.

Rever os textos escritos. 1. Reformular o texto de forma adequada, mobilizando os conhecimentos de reviso de texto j adquiridos.

___________________________________________________________________________

Educao Literria EL9


20. Ler e interpretar textos literrios. (v. Lista em anexo) 1. Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de diferentes pocas e de gneros diversos. 2. Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referncia, justificando. 3. Reconhecer e caracterizar elementos constitutivos da narrativa (estrutura; ao e episdios; personagens, narrador da 1. e 3. pessoa; contextos espacial e temporal). 4. 5. Analisar o ponto de vista das diferentes personagens. Reconhecer a forma como o texto est estruturado, atribuindo ttulos a partes e a subpartes. 6. Identificar processos da construo ficcional relativos ordem cronolgica dos factos narrados e sua ordenao na narrativa.
67

7.

Identificar e reconhecer o valor dos recursos expressivos j estudados e, ainda, dos seguintes: anfora, smbolo, alegoria e sindoque.

8.

Reconhecer e caracterizar textos de diferentes gneros (epopeia, romance, conto, crnica, soneto, texto dramtico).

21.

Apreciar textos literrios. (v. Lista em anexo e Listagem PNL) 1. 2. Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de gneros variados. Reconhecer os valores culturais, ticos, estticos, polticos e religiosos manifestados nos textos. 3. Expressar, oralmente e por escrito, e de forma fundamentada, pontos de vista e apreciaes crticas suscitados pelos textos lidos. 4. Escrever um pequeno comentrio crtico (cerca de 140 palavras) a um texto lido.

22.

Situar obras literrias em funo de grandes marcos histricos e culturais. 1. Reconhecer relaes que as obras estabelecem com o contexto social, histrico e cultural no qual foram escritas. 2. Comparar ideias e valores expressos em diferentes textos de autores contemporneos com os de textos de outras pocas e culturas. 3. Valorizar uma obra enquanto objeto simblico, no plano do imaginrio individual e coletivo.

23.

Ler e escrever para fruio esttica. (v. Listagem PNL) 1. Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extenso e complexidade dos textos selecionados. 2. Mobilizar a reflexo sobre textos literrios e sobre as suas especificidades, para escrever textos variados, por iniciativa e gosto pessoal, de forma autnoma e fluente.

68

___________________________________________________________________________

Gramtica G9
24. Explicitar aspetos da fonologia do portugus. 1. Identificar processos fonolgicos de insero (prtese, epntese e paragoge), supresso (afrese, sncope e apcope) e alterao de segmentos (reduo voclica, assimilao, dissimilao, mettese).

25.

Explicitar aspetos fundamentais da sintaxe do portugus. 1. Sistematizar as regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal em todas as situaes. 2. 3. 4. Consolidar o conhecimento de todas as funes sintticas. Identificar oraes substantivas relativas. Dividir e classificar oraes.

26.

Reconhecer propriedades das palavras e formas de organizao do lxico. 1. Identificar neologismos e arcasmos.

69

ANEXO
LISTA DE OBRAS E TEXTOS
1., 2. E 3. CICLOS DO ENSINO BSICO

70

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA INICIAO EDUCAO LITERRIA 1. ANO


1 Alice Vieira Corre, Corre, Cabacinha in O Menino da Lua e Corre, Corre, Cabacinha 2 3 Alves Redol Antnio Torrado A Flor Vai Ver o Mar O Coelhinho Branco
OU

Vamos Contar um Segredo e outra Histria 4 Eugnio de Andrade OU Matilde Rosa Arajo O Livro da Tila
OU (escolher 8 poemas)

Aquela Nuvem e outras

(escolher 8 poemas)

As Canezinhas da Tila 5 Lusa Ducla Soares (rec. e sel.) Destrava Lnguas


OU

(escolher 8 poemas)

(escolher 10 rimas)

Mais Lengalengas 6 7 Maria Alberta Menres Beatrix Potter OU Elizabeth Shaw A Ovelhinha Preta Dez Dedos, Dez Segredos A Histria do Pedrito Coelho

(escolher 10 rimas)

(escolher 5 contos)

71

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA INICIAO EDUCAO LITERRIA 2. ANO


1 Adolfo Coelho Histria da Carochinha, O rabo do Gato; O Pinto Borrachudo, O Prncipe com Orelhas de Burro in Contos Populares Portugueses 2 Alves Redol OU Papiniano Carlos 3 4 Lusa Dacosta Manuel Antnio Pina A Menina Gotinha de gua O Elefante Corderosa A revoluo das Letras; O tpluqu; Giges e anantes in O Tpluqu 5 Sidnio Muralha Bichos, Bichinhos e Bicharocos
OU

Uma Flor Chamada Maria

O Rouxinol e sua Namorada OU Violeta Figueiredo 6 7 Ceclia Meireles Jos Eduardo Agualusa Fala Bicho Ou isto ou aquilo A Girafa que Comia Estrelas
OU

(escolher 8 poemas)

(escolher 8 poemas)

(escolher 8 poemas)

Estranhes e Bizarrocos

(escolher 2 contos)

72

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAO LITERRIA 3. ANO


1 Alice Vieira OU lvaro Magalhes 2 Antnio Torrado O Senhor do seu Nariz e outras Histrias Trinta por uma Linha
OU (escolher 6 contos)

A Arca do Tesouro Um Pequeno Conto Musical

O Mercador de Coisa Nenhuma 3 Guerra Junqueiro Boa sentena, O fato novo do Sulto, Joo Pateta in Contos para a Infncia OU Irene Lisboa A Pata Rainha, O Vento, Os Prncipes Gmeos in Queres Ouvir? Eu Conto 4 5 Lusa Dacosta Lusa Ducla Soares OU Verglio Alberto Vieira 6 7 Matilde Rosa Arajo Perrault OU Carlo Collodi As Aventuras de Pinquio (trad. Jos Colao Barreiros) A Cor das Vogais As Fadas Verdes
(escolher 8 poemas)

Robertices Poemas da Mentira e da Verdade


(escolher 8 poemas)

(escolher 8 poemas)

Contos de Perrault (trad. Maria Alberta Menres)

73

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAO LITERRIA 4. ANO


1 Antnio Botto O menino recompensado in Histrias do Arco da Velha OU Hans Christian Andersen A Princesa e a ervilha; O Rouxinol; Os Sapatos Vermelhos in Contos de Andersen (preferencialmente na trad. Silva Duarte) 2 3 4 Antnio Manuel Couto Viana Versos de Cacarac Antnio Torrado Lusa Dacosta OU Jos Saramago 5 6 Matilde Rosa Arajo Mia Couto A Maior Flor do Mundo Mistrios O Beijo da Palavrinha
OU (escolher 8 poemas) (escolher 2 contos)

(escolher 8 poemas)

Teatro s Trs Pancadas Histria com Recadinho

(escolher 3 peas)

O Gato e o Escuro 7 Oscar Wilde O Gigante Egosta


OU

O Prncipe Feliz

74

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAO LITERRIA 5. ANO


1 lvaro Magalhes OU Lusa Ducla Soares 2 3 4 Alves Redol Ilse Losa Gentil Marques A Cavalo no Tempo A Vida Mgica da Sementinha O Prncipe Nabo A lenda do milagre das rosas; A lenda das trs mouras encantadas; A lenda da Batalha de Ourique; A lenda da Serra da Estrela; A lenda da Senhora da Nazar; A lenda das amendoeiras OU Joo Pedro Msseder e Isabel Ramalhete (sel., adapt., reconto) Contos e Lendas de Portugal e do Mundo 5 Sophia de M. B. Andresen A Fada Oriana
OU (escolher 3 contos/lendas) (escolher 3 lendas) (escolher 8 poemas)

O Limpa-Palavras e outros Poemas (escolher 4 poemas)

O Rapaz de Bronze 6 7 Manuel Antnio Pina La Fontaine O Pssaro na Cabea A Cigarra e a Formiga, O Lobo e a Raposa, A Raposa e as Uvas; A Raposa e a Cegonha, O Leo e o Rato, O Velho, o Rapaz e o Burro, A Galinha dos Ovos de Oiro, A Lebre e a Tartaruga in Fbulas
(escolher 6 fbulas)

OU Esopo 8 Virginia Woolf Fbulas de Esopo A Viva e o Papagaio


(escolher 6 fbulas)

75

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAO LITERRIA 6. ANO


1 Alice Vieira Rosa, minha Irm Rosa
OU

Chocolate Chuva OU Antnio Mota 2 3 Almeida Garrett Antnio Srgio OU Maria Alberta Menres 4 5 6 Manuel Alegre Manuel Antnio Pina Ulisses As Naus de Verde Pinho. Viagem de Bartolomeu Dias Os Piratas Teatro Pedro Alecrim A Nau Catrineta; A Bela Infanta in Romanceiro Contos Gregos

Sophia de Mello Breyner Andresen (sel.) Primeiro Livro de Poesia (escolher 8 poemas
de autores portugueses e 8 poemas de autores lusfonos)

Irmos Grimm

Contos de Grimm (trad. Graa Vilhena ou Maria Jos Costa ou Teresa Aica Bairos)
(escolher 3 contos)

Daniel Defoe OU

Robinson Cruso (adapt. John Lang)

Ali Bab e os Quarenta Ladres (adapt. Antnio Pescada)

76

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAO LITERRIA 7. ANO


Obs. Confrontar referenciais constantes do Programa.

ESCOLHER UM MNIMO DE:


3 NARRATIVAS DE AUTORES PORTUGUESES Alexandre Herculano Raul Brando Miguel Torga Manuel da Fonseca Teolinda Gerso O Castelo de Faria in Lendas e Narrativas A pesca da baleia in As Ilhas Desconhecidas Mira ou Ladino in Bichos Mestre Finezas in Aldeia Nova Av e neto contra vento e areia in A Mulher que Prendeu a Chuva e outras Histrias Lusa Costa Gomes A Pirata

1 CONTO TRADICIONAL Tefilo Braga Trindade Coelho Contos Tradicionais do Povo Portugus As trs mazinhas de oiro ou A parbola dos 7 vimes in Os meus Amores

1 TEXTO DRAMTICO DE AUTOR PORTUGUS Alice Vieira Maria Alberta Menres Leandro, Rei da Helria Beira do Lago dos Encantos

1 CONTO (A SELECIONAR) DE AUTOR DE PAS DE LNGUA OFICIAL PORTUGUESA Jos Eduardo Agualusa A Substncia do Amor e outras Crnicas

1 NARRATIVA DE AUTOR ESTRANGEIRO Lus Seplveda Histria de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar (trad. Pedro Tamen) Robert Louis Stevenson Michel Tournier A Ilha do Tesouro (adapt. Antnio Pescada) Sexta-Feira ou a Vida Selvagem

77

2 TEXTOS DE LITERATURA JUVENIL Irene Lisboa Uma Mo cheia de nada, outra de coisa nenhuma

Sophia de Mello Breyner Andresen O Cavaleiro da Dinamarca Agustina Bessa-Lus Dentes de Rato

Odisseia Contada a Jovens por Frederico Loureno

ESCOLHER 16 POEMAS DE PELO MENOS 10 AUTORES DIFERENTES Florbela Espanca Jos Rgio Eu quero amar, amar perdidamente!; Ser poeta in Sonetos Cntico negro in Poemas de Deus e do Diabo; O Papo in As Encruzilhadas de Deus; Tenho ao cimo da escada, de maneira in Mas Deus Grande Vitorino Nemsio A concha, Five oclock tea in O Bicho Harmonioso; Meu corao como um peixe cego in Eu, Comovido a Oeste Antnio Ramos Rosa No posso adiar o amor; Para um amigo tenho sempre um relgio in Viagem atravs duma Nebulosa Antnio Gedeo Impresso digital; Pedra filosofal; Lgrima de preta; Poema do fecho clair in Obra Completa Miguel Torga Histria antiga, Ariane in Dirio I; Segredo in Dirio VIII; A espera in Poemas Ibricos Manuel da Fonseca O vagabundo do mar; Maria Campania; Mataram a tuna in Obra Potica Eugnio de Andrade Sebastio da Gama As palavras; Cano; urgente o amor O sonho in Pelo sonho que vamos; O papagaio in Itinerrio Paralelo Ruy Cinatti Meninos tomaram coragem, Quando eu partir, quando eu partir de novo in Ns no Somos deste Mundo; Linha de rumo in O Livro do Nmada Meu Amigo; Morte em Timor, Anlise in Uma Sequncia Timorense Alexandre ONeill David Mouro-Ferreira Amigo; Gaivota; Auto-retrato in Poesias Completas Barco negro; Maria Lisboa; Capital; E por vezes in Obra Potica Percy B. Shelley Correm as fontes ao rio [Loves Philosophy] (trad. Lus Cardim) in Horas de Fuga
78

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAO LITERRIA 8. ANO


Obs. Confrontar referenciais constantes do Programa.

ESCOLHER UM MNIMO DE:


3 NARRATIVAS DE AUTORES PORTUGUESES Alexandre Herculano Jos Gomes Ferreira A abbada in Lendas e Narrativas Parece impossvel mas sou uma nuvem in O Mundos dos outros Miguel Torga Jorge de Sena Mrio Dionsio Sophia de M. B. Andresen Mrio de Carvalho Vicente in Bichos Homenagem ao Papagaio Verde in Os Gro-capites Assobiando vontade in O Dia Cinzento e Outros Contos Saga in Histrias da Terra e do Mar A inaudita guerra da Av. Gago Coutinho in A Inaudita Guerra da Av. Gago Coutinho e outras Histrias

2 TEXTOS DRAMTICOS DE AUTORES PORTUGUESES Antnio Gedeo Manuel Antnio Pina Lusa Costa Gomes Hlia Correia (adapt.) Histria Breve da Lua Aquilo que os Olhos Vem ou o Adamastor Vanessa Vai Luta A Ilha Encantada (A Tempestade, de W. Shakespeare)

1 CONTO (A SELECIONAR) DE AUTOR DE PAS DE LNGUA OFICIAL PORTUGUESA Mia Couto Mar me Quer

1 TEXTO DE AUTOR ESTRANGEIRO J. R. R. Tolkien Anne Frank Roald Dahl O Hobbit O Dirio de Anne Frank Contos do Imprevisto

2 TEXTOS DE LITERATURA JUVENIL A Eneida de Virglio Contada s Crianas e ao Povo (adapt. Joo de Barros)
79

Ilse Losa lvaro Magalhes Vasco Graa Moura

O Mundo em que Vivi O ltimo dos Grimm Os Lusadas para Gente Nova

ESCOLHER 8 POEMAS 1 de S de Miranda Cantiga Comigo me desavim; "O Sol grande, caem co'a calma as aves" in Obras Completas 5 de Lus de Cames Redondilhas: Endechas a Brbara escrava, Descala vai para a fonte; Esparsa: Os bons vi sempre passar; Sonetos: Alma minha, gentil, que te partiste, Amor fogo que arde sem se ver, Aquela triste e leda madrugada, Busque amor novas artes, novo engenho, Erros meus, m fortuna, amor ardente, O cu, a terra, o vento sossegado, Quando de minhas mgoas a comprida imaginao in Lrica 2 de Almeida Garrett As minhas asas in Flores sem Fruto; Barca Bela, Seus olhos in Folhas Cadas

ESCOLHER 8 POEMAS DE 8 AUTORES DIFERENTES Cantiga Estava eu na ermida de So Simeo, Ergue-te amigo, que dormes nas manhs frias, Pelo souto de Crescente, Os provenais que bem sabem trovar in Cantares dos Trovadores Galego-Portugueses (verso de Natlia Correia) Joo Roiz de Castel Branco Senhora partem to tristes in Cancioneiro Geral Nicolau Tolentino Chaves na mo, melena desgrenhada, De bolorentos livros rodeado in Obras Poticas Bocage Magro, de olhos azuis, caro moreno, O cu de opacas sombras abafado in Rimas Joo de Deus Antero de Quental Boas noites in Campo de Flores As fadas in Tesouro Potico da Infncia; O Palcio da Ventura, Na mo de Deus in Sonetos Guerra Junqueiro Cesrio Verde A Moleirinha, Regresso ao lar in Os Simples De tarde, Eu, que sou feio, slido, leal in O Livro de Cesrio Verde/ Cnticos do Realismo
80

Antnio Nobre

Fala ao corao; Menino e moo; Na praia l da Boa Nova, um dia; Aqui, sobre estas guas cor de azeite in S 132 (Se amor no , qual meu sentimento?) (trad. Vasco Graa Moura) in As Rimas de Petrarca Soneto XCVIII (De ti me separei na Primavera) (trad. Lus Cardim), Colquio Letras n. 168/169 (Imagens da Poesia Europeia II)

Petrarca

Shakespeare

81

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAO LITERRIA 9. ANO


Obs. Confrontar referenciais constantes do Programa.

PASSOS DE OS LUSADAS, DE LUS DE CAMES, COM INCIDNCIA NOS SEGUINTES EPISDIOS


E ESTNCIAS

Canto I estncias 1-3, 19-41; Canto III estncias 118-135; Canto IV estncias 84-93; Canto V estncias 37-60; Canto VI estncias 70-94; Canto IX estncias 18-29 e 75-84; Canto X estncias 142-144, 145-146 e 154-156.

ESCOLHER UM MNIMO DE:


1 PEA TEATRAL DE GIL VICENTE Farsa chamada Auto da ndia Auto da Barca do Inferno

2 NARRATIVAS DE AUTORES PORTUGUESES Pero Vaz de Caminha Ea de Queirs Camilo Castelo Branco Verglio Ferreira Carta a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil A aia ou O suave milagre ou Civilizao in Contos Maria Moiss in Novelas do Minho A galinha ou A palavra mgica in Contos

2 CRNICAS Maria Judite de Carvalho Histria sem palavras, Os brbaros, Castanhas assadas, As marchas in Este Tempo Antnio Lobo Antunes Elogio do subrbio, A consequncia dos semforos in Livro de Crnicas; Subsdios para a biografia de Antnio Lobo Antunes, Um silncio refulgente in Segundo Livro de Crnicas

1 CONTO DE AUTOR DE PAS DE LNGUA OFICIAL PORTUGUESA Machado de Assis Clarice Lispector Histria comum ou O alienista Felicidade clandestina
82

1 TEXTO DE AUTOR ESTRANGEIRO Oscar Wilde Gabriel Garca Marquez John Steinbeck O Fantasma de Canterville A sesta de 3. feira ou Um dia destes in Contos Completos A Prola

1 TEXTO DE LITERATURA JUVENIL Peregrinao de Ferno Mendes Pinto (adapt. Aquilino Ribeiro) Jos Gomes Ferreira Aventuras de Joo sem Medo

Jos Mauro de Vasconcelos Meu P de Laranja Lima ESCOLHER 4 POEMAS Fernando Pessoa Se estou s, quero no estar; O menino de sua me; sino da minha aldeia in Obra Potica; Mar portugus, O Mostrengo in Mensagem

ESCOLHER 12 POEMAS DE PELO MENOS 10 AUTORES DIFERENTES Camilo Pessanha Floriram por engano as rosas bravas; Quando voltei encontrei meus passos; in Clepsidra Mrio de S-Carneiro Irene Lisboa Recreio in Indcios de Oiro; Quasi in Disperso Monotonia, Escrever in Outono Havias de Vir Latente, Triste Almada Negreiros Lus, o poeta, salva a nado o poema in Obras Completas Poesia Jos Gomes Ferreira V (Nunca encontrei um pssaro morto na floresta) in Poeta Militante I; XXV (Aquela nuvem parece um cavalo) in Poeta Militante II; III (O tempo parou), XIX (Errei as contas no quadro) in Poeta Militante III Jorge de Sena Uma pequenina luz, Cames dirige-se aos seus contemporneos, Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya in Poesia II Sophia de M. B. Andresen As pessoas sensveis, Meditao do Duque de Gandia sobre a morte de Isabel de Portugal, Porque, Cames e a tena in Obra Potica
83

Carlos de Oliveira

Vilancete castelhano de Gil Vicente, Quando a harmonia chega in Terra da Harmonia Os estivadores; E tudo era possvel; Algumas proposies com pssaros e rvores in Obra Potica No sei como dizer-te que minha voz te procura in A Colher na Boca Ode coragem, A cotovia , Tinha deixado a

Ruy Belo

Herberto Helder

Gasto Cruz

soneto

torpe arte dos versos in Os nomes Nuno Jdice Escola, Fragmentos in Meditao sobre Runas; O conceito de metfora com citaes de Cames e Florbela, Contas, in Rimas e Contas Federico Garca Lorca Romance sonmbulo (trad. Jos Bento) in Obra Potica Carlos Drummond de Andrade Receita de Ano Novo in Discurso da Primavera e Algumas Sombras

84

You might also like