You are on page 1of 3

A Laranjoca Indstria e Comrcio de Produtos de Mandioca LTDA uma empresa alimentcia que produz farinha de mandioca, com destaque

e para a farofa colorida com nutrientes como o betacaroteno, vitaminas A, C e complexo B. Fica localizada na cidade de Maring-PR. Tem como scios: Joo Paulo Pereira Mendes Eduardo Garofano dos Santos Maedra Benini Natalia Moreira Borin

Estratgia corporativa
A Laranjoca Ltda, empresa de farinha de mandioca ir atuar no mercado alimentcio especificamente com um novo produto. Uma farofa de colorao laranja que surge como uma oportunidade para o aumento no numero de vendas por ser um produto de apelo infantil devido a sua colorao e tambm ao publico adulto j que juntamente com o a colorao a farofa tambm traz nutrientes importantes para a alimentao. Com trabalhadores constantemente treinados, com grande trabalho em equipe e com atitude a Laranjoca pode dar a garantia aos clientes que nosso produto feito com o mximo de qualidade possvel, garantindo assim um possvel valor agregado ao mesmo. A Laranjoca almeja primeiramente negociar com mercados menores para conquistar o gosto dos clientes e se estabelecer no mercado, e, aos poucos alcanar mercadores maiores juntamente com o lanamento novos produtos igualmente inovadores transformando-se em lder de vendas.

Estratgia de produo
A estratgia de produo um conjunto de planos e polticas atravs dos quais a empresa objetiva obter vantagens sobre seus competidores e inclui planos para a produo e venda de produtos para um conjunto particular de consumidores. A Laranjoca tem definida como estratgia competitiva uma abordagem de diferenciao devido a colorao diferente da farofa e sua alta quantidade de nutrientes. Por esse tipo de estratgia a empresa ir utilizar como critrio competitivos a grande qualidade do produto que nico no mercado e tambm a Inovatividade (muito considerada por vrios autores como um critrio competitivo) j que a empresa tem intenes de lanar novos tipos de farofas coloridas. Aps os critrios competitivos definidos as decises a serem tomadas sero as seguintes: Estrutural Aumento da capacidade de produo da emrpesa. Infra-estruturais Melhorar cada vez mais a relao com os fornecedores, buscando a melhor matria prima.

Por ser um produto pouco sazonal, a demanda de produo deve ficar praticamente constante no exigindo assim uma grande mudana na produo durantes os trimestres. Esse tipo de produo foi escolhida tambm porque apesar da matria prima ter pouco tempo de validade o produto, farinha de mandioca, pode durar um bom tempo em estoque.
30

Quantidades

25 20 15 10 5 0 Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Vendas Set. Out. Nov. Dez.

Perodos
Produo

Estratgia de finanas
A rea de finanas da Laranjoca vai estar sempre extremamente ligada a todas as reas da empresa para poder alocar os recursos financeiros da empresa conforme cada rea tiver necessidade sempre recorrendo aos oramentos da empresa para nunca ocorrer um erro de administrao e a empresa acabar devendo. Organizao da compra de matria-prima, novos equipamentos para o futuro crescimento da empresa tambm faro parte da estratgia de finanas da empresa, j que o plano um grande crescimento de participao no mercado e com novos produtos, para isso exigido uma boa relao com novos e bons fornecedores e com novas maquinas. 8) O sistema de produo praticamente todo mecanizado. Partindo desde a lavagem num lavador de 8 metros com ps para descascar a mandioca. Em seguida a mandioca selecionada e moda por um ralador de motor de 15cv. A massa moda vai para a prensa hidrulica e aps a prensa vai para a peneira. A massa peneirada vai diretamente para os fornos automatizados que iro torrar a massa at a forma de biju, em seguida o biju vai para um classificador para ser modo e se transformar em farinha. A farinha segue para o balaio de tempero aonde sero adicionadas as essncias de cenoura, pimento, abbora e sua cor. Aps a adio dos temperos a farofa vai para a empacotadeira e distribuda em pacotes de 1 kg e 500g e depois alocadas em fardos de 20 unidades para ento seguir para o estoque.

Estratgia de Marketing

A demanda linear ao longo do ano com um leve aumento em perodos de festividades como a Pscoa e as festas de final de ano. O pblico alvo foi convidado a testes de palatabilidade com feedback alm de promoes de degustao em provveis futuros clientes. A publicidade em torno do produto ser feita sobretudo na televiso. Alm de merchandising em programas de culinria especializados na grade aberta de televiso, teremos tambm, propagandas veiculadas nos intervalos de programas infantis e nos horrios em que as pessoas esto mais suscetveis a propagandas desse tipo, os intervalos do dia em que geralmente so feitas as refeies.

You might also like