You are on page 1of 14

MINISTRIO DA JUSTIA (MJ) / DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL (DPF)

ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA (ANP) / DIVISO DE RECRUTAMENTO E SELEO (DRS)

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002

CARGO: DELEGADO DE

POLCIA FEDERAL

Nas questes de 21 a 60, marque, de acordo com o comando de cada uma delas: itens CERTOS na coluna C; itens ERRADOS na coluna E. Na Folha de Respostas, a indicao do campo SR servir somente para caracterizar que o candidato desconhece a resposta correta; portanto, a sua marcao no implicar apenao ao candidato. Use a Folha de Rascunho para as devidas marcaes e, posteriormente, a Folha de Respostas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 21 QUESTO 22

No mbito da jurisdio constitucional das liberdades, a proscrio da prova ilcita no processo tema recorrente, seja porque o aparelho policial brasileiro ainda se entremostra arbitrrio, seja porque h dificuldades, em certos casos, de avaliar-se a extenso dos efeitos que a inadmisso da prova tida por ilcita acarreta para a investigao e persecuo criminal. Na esteira da doutrina dominante e das decises do Supremo Tribunal Federal (STF), julgue os itens abaixo, relativos a esse assunto.

Art. 186 do Cdigo de Processo Penal (CPP) Antes de iniciar o interrogatrio, o juiz observar ao ru que, embora no esteja obrigado a responder s perguntas que lhe forem formuladas, o seu silncio poder ser interpretado em prejuzo da prpria defesa. Art. 5., inciso LXIII, da Constituio da Repblica de 1988 O preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de

1 Por no se tratar de hiptese de interceptao telefnica sem autorizao judicial, a conversa informal mantida pelo indiciado com policiais, na delegacia, pode ser gravada por estes, e a eventual confisso de prtica delituosa constante na gravao tida por prova vlida para sustentar pedido de priso temporria do confesso. 2 O habeas corpus meio processual idneo impugnao de provas ilcitas j realizadas, bem assim para postular-se seu desentranhamento de autos de investigao, mesmo quando desta no possa resultar condenao pena privativa de liberdade. 3 O privilgio contra a auto-incriminao (nemo tenetur se detegere) impe ao inquiridor o dever de advertir o interrogado do seu direito ao silncio; a falta dessa advertncia faz ilcita a prova que, contra si mesmo, fornea o acusado, ainda quando observadas as formalidades procedimentais do interrogatrio. 4 Em se tratando de crimes hediondos, tem plena aplicao o princpio da proporcionalidade na valorao da admissibilidade da prova, pois a busca da verdade real tem prevalncia constitucional. Disso resultam constantes mitigaes, pelo STF, garantia constitucional segundo a qual so inadmissveis no processo as provas obtidas por meios ilcitos. 5 A doutrina dos frutos da rvore envenenada (fruits of the poisonous tree) est relacionada questo da contaminao gerada pela prova ilcita em face das provas dela derivadas.

permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado. A partir do contedo das normas acima transcritas, julgue os itens a seguir. 1 A norma transcrita do CPP no foi inteiramente recepcionada pela Constituio de 1988. Assim, a parte final deve ser declarada inconstitucional pelo STF, no mbito de processo objetivo, para ser definitivamente expurgada do sistema jurdico. 2 O aparente conflito entre as normas transcritas pode ser solucionado no mbito da eficcia temporal da lei processual, considerando ter havido sua derrogao, o que dispensaria o juiz ou tribunal de, no caso concreto, declarar incidenter tantum a inconstitucionalidade apontada. 3 As comisses parlamentares de inqurito, posto que detenham poderes instrutrios prprios das autoridades judiciais, no podem processar nem julgar. Logo, nelas no h acusados, de modo que a norma citada do CPP mantm-se hgida e aplicvel integralmente aos seus procedimentos. 4 Tem pertinncia, no caso da norma transcrita do CPP, a aplicao, pelo STF, da tcnica da declarao de inconstitucionalidade parcial sem reduo de texto. 5 A correo da norma transcrita do CPP pode ser levada a efeito pelo Poder Legislativo por meio de lei ordinria com validade nacional, cuja iniciativa facultada tambm ao povo.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 1 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 23

QUESTO 25

A administrao pblica no Brasil evoluiu para contemplar diversas formas de descentralizao dos servios pblicos, por meio da criao de entes para prest-los, ora com personalidade de direito pblico, ora com personalidade de direito privado, trazendo, em conseqncia, problemas relacionados ao regime jurdico a que devam estar subordinados. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. 1 Os crimes praticados em detrimento de bens das agncias reguladoras criadas pela Unio devem ser apurados pela Polcia Federal. 2 A agncia reguladora pode ter capacidade tributria, nunca competncia tributria, e pode executar seu crdito fiscal por meio de procuradoria prpria. 3 Tendo em vista que a competncia absoluta deve ser examinada de ofcio, ento nula a sentena proferida por juiz federal sempre que uma das partes for entidade da administrao pblica indireta, com personalidade de direito privado. 4 O INSS, autarquia federal, est submetido competncia da justia federal. Porm, quando figurar como ru em ao de acidente de trabalho, estar sujeito competncia da justia estadual. 5 As empresas pblicas federais no possuem o privilgio de prazos processuais especiais.
QUESTO 24

Julgue os itens abaixo, relativos improbidade administrativa, conforme disciplinada na Lei n. 8.429, de 2/6/1992. 1 A ao pblica de improbidade administrativa de natureza civil e com legitimao ativa atribuda privativamente ao Ministrio Pblico (MP) objetiva punir os responsveis e ressarcir o errio por danos sofridos pela conduta de agentes mprobos. 2 Entende-se por agentes pblicos, para os fins legais, alm dos servidores investidos em cargos ou empregos, tambm aqueles que, transitoriamente, com ou sem remunerao, exeram funes em entidades da administrao direta ou indireta. 3 O MP pode efetuar transao ou acordo com o ru, desde que no dispense a integral reparao do dano. 4 Entre as sanes abstratamente cominadas aos agentes condenados por improbidade administrativa, esto a perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos. 5 A ao de improbidade administrativa comporta pedido de antecipao de tutela, especialmente quando se postula a nulidade de ato administrativo cuja ilegalidade seja de plano comprovada.
QUESTO 26

Em consonncia com a classificao de Celso Antnio Bandeira de Mello, os agentes pblicos formam uma categoria a que pertencem os agentes polticos, os servidores pblicos e os particulares em atuao colaboradora com o poder pblico. Com relao ao regime jurdico a que esto subordinados os agentes pblicos, julgue os seguintes itens. 1 A prevaricao crime prprio de funcionrio pblico com vnculo efetivo. Assim, caso seja praticada por ocupante de emprego pblico, a mesma conduta incidir em tipo penal diverso. 2 Os estrangeiros podem ocupar funo ou emprego pblico no Brasil. 3 A Constituio de 1988 prev, em carter obrigatrio, o regime de remunerao na forma de subsdio para todos os policiais federais. 4 O direito de greve dos servidores pblicos ainda no foi regulado por lei especfica, a qual poder instituir o direito de os respectivos sindicatos ajuizarem dissdios coletivos perante a justia do trabalho, na hiptese de serem frustradas as tentativas de negociao direta. 5 Os atos lesivos a terceiros praticados em razo dos servios pblicos prestados por empregados de empresas concessionrias ou permissionrias no geram a responsabilidade objetiva do Estado.

A Emenda Constitucional n. 35, de 20/12/2001, promoveu sensvel modificao nas imunidades parlamentares, sobretudo porque restringiu a imunidade processual, permitindo que deputados e senadores possam ser processados criminalmente, sem a necessidade de prvia licena da Casa respectiva. Considerando o regime em vigor antes desta emenda, julgue os itens a seguir. 1 O afastamento do deputado federal ou senador do exerccio do mandato, para investir-se no cargo de ministro ou de secretrio de Estado, suspende-lhe a imunidade formal, mas no o foro por prerrogativa de funo. 2 A imunidade parlamentar material estende-se divulgao, pela imprensa, por iniciativa do congressista, de fato coberto pela inviolabilidade. 3 A circunstncia de deputado federal encontrar-se entre co-autores de crime comum impe, como regra geral, que a competncia do STF se prorrogue em relao aos demais, no podendo o juiz de primeiro grau determinar o desmembramento do inqurito para efeito de deslocar o julgamento do parlamentar ao STF e prosseguir contra os demais. 4 O suplente de parlamentar, ainda quando no seja convocado para o exerccio das funes do titular, goza das mesmas imunidades a que fazem jus os congressistas. 5 A competncia do STF para julgamento de parlamentar federal somente cessa, depois de findo o mandato desse, se o crime fora cometido anteriormente ao mandato.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 2 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 27

QUESTO 29

No que concerce ao exerccio e aos limites dos poderes da administrao pblica, julgue os itens subseqentes. 1 O abuso de poder de um delegado federal pode ser controlado por meio de mandado de segurana individual, desde que no haja necessidade de dilao probatria. 2 A funo de polcia judiciria no exclui da Polcia Federal o poder de polcia administrativa. 3 O poder disciplinar impe ao superior hierrquico o dever de punir o subordinado faltoso. 4 O Congresso Nacional tem competncia para controlar o poder regulamentar do presidente da Repblica. 5 Se invalidada por sentena judicial a demisso de policial, decorrente de condenao administrativa por abuso de autoridade, ter ele direito reintegrao na vaga que antes ocupava.
QUESTO 28

O art. 15 da Declarao Universal dos Direitos do Homem (ONU 1948) prescreve o direito nacionalidade, tema acerca do qual os Estados soberanos so livres para conferir-lhe disciplina legal. A propsito da condio jurdico-constitucional de brasileiros e estrangeiros, luz da Constituio da Repblica vigente, julgue os seguintes itens. 1 A extradio, processo de entrega de um indivduo por um Estado a pedido de outro para, neste, responder processo penal ou cumprir pena, no se aplica ao brasileiro nato. 2 Os cargos de policiais federais so privativos de brasileiros natos. 3 Os crimes de ingresso ou permanncia irregular de estrangeiros em territrio nacional sero julgados pela justia federal. 4 O naturalizado por sentena judicial definitiva no poder perder a nacionalidade brasileira, ainda que venha a praticar atos terroristas em territrio nacional. 5 O estrangeiro no pode ajuizar ao popular em defesa do patrimnio pblico nacional.
QUESTO 30

Dispe a Constituio da Repblica que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. A respeito desse direito, julgue os itens a seguir. 1 Uma lei que venha a ser editada, autorizando a realizao de evento conhecido como briga de galos, poder ter sua inconstitucionalidade declarada em ao direta, por afrontar o artigo da Constituio que atribui ao poder pblico a incumbncia de proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que submetam os animais a crueldade. 2 O presidente da Repblica pode lograr provimento de ao declaratria de constitucionalidade de medida provisria que venha a ser editada para agravar a pena dos crimes contra o meio ambiente, haja vista tratar-se de ato normativo federal. 3 Compete justia comum o julgamento de ao penal contra acusado da prtica de crime previsto na Lei n. 9.605/1998, consistente no fato de possuir em depsito, sem autorizao ou licena do rgo competente, madeira nativa proveniente da Mata Atlntica, uma vez que, na espcie, no h violao de interesse direto e especfico da Unio. 4 inconstitucional, por ofensa ao princpio da legalidade estrita, que rege o direito tributrio, dispositivo por meio do qual o Ministrio do Meio Ambiente, sem lei que o autorize, institua taxa para inspeo de importaes e exportaes de produtos da indstria pesqueira, a ser cobrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA). 5 O estudo prvio de impacto ambiental necessrio, quando a obra ou atividade seja potencialmente causadora de significativa degradao ambiental.

Considere que a Constituio da Repblica de 1988, em relao a determinada matria, tenha passado a exigir regulao por lei complementar, ao passo que a Constituio anterior previa que a mesma matria fosse disciplinada por lei ordinria, que fora editada e encontrava-se vigente e eficaz ao tempo da promulgao da nova Constituio. luz dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir, relativos ao direito constitucional. 1 Enquanto as leis ordinrias so aprovadas por maioria absoluta, as leis complementares o so por dois teros. 2 Dependendo da matria, as leis ordinrias podem ser modificadas por medida provisria a ser convertida em lei no prazo mximo de sessenta dias, vedada qualquer prorrogao ou reedio. 3 Na hiptese proposta, a incompatibilidade formal da legislao preexistente com a nova constituio tanto pode ser analisada no controle concentrado quanto no controle difuso de constitucionalidade. 4 Na hiptese proposta, no h possibilidade de recepo formal da lei ordinria, porque o qurum qualificado da lei complementar maior. 5 Em hiptese inversa a Constituio anterior requerendo lei complementar e a atual exigindo lei ordinria , poderia ser recepcionada a legislao preexistente, mas as alteraes posteriores deveriam ser procedidas por meio de lei complementar.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 3 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 31

QUESTO 32

Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica relativa Lei de Entorpecentes (Lei n. 6.368/1976), seguida de uma assertiva a ser julgada. 1 Diniz era proprietrio de um barco, no qual foram encontrados e apreendidos cerca de oitenta quilos de cocana, apanhada em Belm PA para ser levada para o Suriname, onde parte seria vendida; a outra parte do entorpecente seguiria para os Estados Unidos da Amrica e a Europa. A substncia entorpecente pertencia a Diniz. Nessa situao, Diniz responder pelo crime de trfico internacional de entorpecente, com circunstncia especial de aumento de pena, sendo a justia federal competente para processar e julgar a ao penal. 2 Pedro efetuou a postagem, nos correios, de dois embrulhos contendo cinqenta gramas de maconha, que seriam remetidos a Miguel para consumo. A droga foi interceptada ainda na agncia dos correios e apreendida antes da remessa ao destinatrio. Nessa situao, e conforme entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ), Pedro responder pelo crime de trfico ilcito de entorpecente, na forma consumada. 3 Cludio adquiriu, no comrcio da cidade argentina de Paso de Los Libres, quinhentos frascos do produto conhecido como lana-perfume, cuja composio contm a substncia cloreto de etila, introduzindo-os no territrio nacional com a finalidade de revenda. No momento em que adentrava no municpio de Luzinia GO transportando o entorpecente, Cludio foi preso em flagrante. Nessa situao, e de acordo com o entendimento majoritrio do STJ, Cludio responder perante a justia federal pelo crime de trfico internacional de entorpecente. 4 Sinval, agente de polcia, tomou conhecimento, por meio de um informante, que Joo, traficante, detinha no interior de sua residncia, em depsito, grande quantidade de cocana para ser comercializada no municpio. Sem mandado de busca e permisso dos moradores, Sinval adentrou na residncia e apreendeu dez quilos de cocana, acondicionada em pequenos sacos, efetuando a priso em flagrante de Joo. Nessa situao, a apreenso da droga e a priso de Joo foram lcitas, uma vez que a diligncia prescindia de mandado judicial. 5 Adauta foi denunciada pelo MP pela prtica do crime de trfico ilcito de entorpecente, em razo de ter sido presa em flagrante, no dia 18/6/2000, trazendo consigo, para fins de difuso ilcita, setecentos frascos da substncia entorpecente denominada cloreto de etila, vulgarmente conhecida como lana-perfume, proibida em todo o territrio nacional pela Portaria n. 344, de 12/5/1998, da Secretaria de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade (SVS/MS), alterada pela Resoluo n. 480, de 23/9/1999, da ANVISA. A Resoluo RDC n. 104, publicada no DOU de 7/12/2000, excluiu o cloreto de etila da lista das substncias psicotrpicas de uso proscrito no Brasil (lista F2 da Portaria SVS/MS n. 344/1998) para inclu-la na lista D2 (insumos qumicos utilizados como precursores da fabricao e sntese de entorpecentes). Posteriormente, em 15/12/2000, foi republicada a Resoluo RDC n. 104, com a incluso do cloreto de etila na lista de substncias de uso proscrito (lista B1). Nessa situao, em relao a Adauta, verificou-se a abolitio criminis, que causa de extino da punibilidade.

Em cada um dos itens abaixo, apresentada uma situao hipottica concernente competncia no processo penal, seguida de uma assertiva a ser julgada. 1 Maria, diretora de um hospital privado vinculado por convnio assistncia mdica da seguridade social, exigiu do genitor de um paciente internado em estado grave na unidade de terapia intensiva (UTI), sem recursos financeiros, um depsito a ttulo de cauo, no valor de R$ 600,00, e a importncia de R$ 1.500,00, por ocasio da baixa hospitalar, a ttulo de despesas da UTI. Nessa situao, e de acordo com os entendimentos do STF e do STJ, a justia federal ser competente para processar e julgar a infrao penal praticada por Maria. 2 talo, mediante grave ameaa exercida com o emprego de uma arma de fogo, subtraiu do cofre de uma agncia da Caixa Econmica Federal (CAIXA) a importncia de R$ 60.000,00 em dinheiro. Nessa situao, ser da justia federal a competncia para processar e julgar talo pela prtica do crime de roubo. 3 Sebastio, funcionrio pblico da Secretaria de Sade, desviou da repartio municipal a importncia de R$ 200.000,00 de que tinha a posse em razo do cargo, verba proveniente do oramento da Unio Federal, fiscalizada pelo Ministrio da Sade e destinada ao Sistema nico de Sade (SUS), mediante o convnio FAE/PNAE com as prefeituras. Nessa situao, por terem os valores desviados integrado o patrimnio municipal, caber justia comum processar e julgar Sebastio pelo crime de peculato. 4 La fez uso de histrico escolar e de guia de transferncia falsos, de estabelecimento de ensino superior particular sediado no municpio de Goinia GO, perante entidade de ensino superior privada com sede em Braslia DF, visando, com isso, ao ingresso nesta. Nessa situao, e de acordo com o entendimento do STF, a competncia para processar e julgar La ser da justia federal. 5 Renato, aps arrombar a porta e adentrar em uma agncia franqueada da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT), de propriedade privada, subtraiu em proveito prprio a importncia de R$ 5.000,00. Nessa situao, caber justia federal processar e julgar Renato pelo crime de furto qualificado.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 4 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 33

QUESTO 35

Acerca dos crimes contra o meio ambiente e de lavagem de dinheiro, julgue os itens a seguir. 1 O depsito de cheques de terceiros recebidos pelo agente, como produto de concusso, em contas-correntes de pessoas jurdicas s quais contava ele ter acesso, basta para caracterizar a figura de lavagem de capitais mediante ocultao da origem, da localizao e da propriedade dos valores respectivos. 2 Considere a seguinte situao hipottica. Paulo, cortando clandestinamente vrias madeiras de lei, promoveu um desmatamento com queimada e cozimento de carvo em mata localizada em sua propriedade rural, sem a devida autorizao legal. Nessa situao, Paulo praticou crime contra a flora e dever ser processado e julgado perante a justia federal. 3 Considere a seguinte situao hipottica. Slvio e Henrique, representantes legais da sociedade comercial denominada Madeireira Brasil Ltda., determinaram que os empregados da empresa cortassem rvores em uma floresta considerada de preservao permanente, sem autorizao da autoridade competente, para que as madeiras fossem posteriormente comercializadas. Nessa situao, a pessoa jurdica poder ser responsabilizada penalmente e, na hiptese de condenao, ser imposta pena de prestao de servios comunidade. 4 Considere a seguinte situao hipottica. Em uma blitz, Tiago foi preso em flagrante por ter em cativeiro, para a venda, trinta canrios-da-terra. Nessa situao, e de acordo com o atual entendimento do STJ, Tiago responder por crime contra a fauna perante a justia federal. 5 Considere a seguinte situao hipottica. Instaurou-se inqurito policial contra Jorge, sendo ele indiciado pela prtica de crime contra a flora (art. 46, pargrafo nico, da Lei n. 9.605, de 12/2/1998), por haver sido flagrado, em 23/9/1997, transportando uma partida de toras de madeira com uma autorizao de transporte de produto florestal invlida. Por ocasio da infrao penal, estava em vigor a Lei n. 4.771/1965, que previa como mera contraveno penal o transporte de madeira sem licena vlida. Nessa situao, em face do princpio da irretroatividade da lei penal mais gravosa, a Lei n. 9.605/1998 no poder ser aplicada.
QUESTO 34

Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica relativa ao inqurito policial, seguida de uma assertiva a ser julgada. 1 A autoridade policial federal recebeu uma delatio criminis contra um magistrado federal, imputando-lhe a prtica de crime de corrupo passiva. Nessa situao, em face do requerimento da vtima, a autoridade policial dever instaurar inqurito policial e, aps relat-lo com a concluso das investigaes, encaminhar os autos ao Tribunal Regional Federal (TRF). 2 O rgo do Ministrio Pblico Federal requereu o arquivamento de inqurito policial relatado, sob o fundamento de que o fato suficientemente apurado no constitua crime, era atpico. O juiz federal acolheu o pedido e determinou o arquivamento dos autos. Nessa situao, e de acordo com o STF, a deciso que deferiu o arquivamento faz coisa julgada, no podendo serem desarquivados os autos e ser instaurada ao penal, mesmo diante de outros elementos de prova que venham a surgir posteriormente. 3 A autoridade policial recebeu uma notitia criminis annima imputando a um indivduo a prtica de crimes de concusso. Nessa situao, apesar do princpio da obrigatoriedade, caber autoridade policial preliminarmente proceder com cautela s investigaes preliminares, no sentido de apurar a verossimilhana das informaes recebidas, para, havendo indcios da ocorrncia dos ilcitos penais, instaurar o procedimento regular (inqurito policial). 4 Manoel foi preso em flagrante pela prtica do crime de latrocnio, identificando-se civilmente por ocasio da lavratura do auto de priso por meio da apresentao da cdula de identidade, regularmente expedida pela Secretaria de Segurana Pblica. Nessa situao, a autoridade policial no poder submeter Manoel a identificao criminal. 5 Instaurado inqurito policial para apurar crime de homicdio e a sua autoria, o rgo do MP requereu ao juiz a reproduo simulada da infrao penal, diligncia que foi deferida com a devoluo dos autos delegacia. Nessa situao, caber autoridade policial notificar o suposto autor do ilcito penal a participar da reconstituio simulada dos fatos, sob pena de ser autuado em flagrante pela prtica do crime de desobedincia.

No que concerne ao auto de priso em flagrante, julgue os seguintes itens. 1 Havendo autoridade policial na circunscrio, a lavratura de auto de priso em flagrante em local diverso da priso ocasiona a sua nulidade, em face da incompetncia ratione loci. 2 Na lavratura do auto de priso em flagrante, para integrar o mnimo legal, a autoridade policial poder ouvir o condutor do preso como testemunha, considerando-o como testemunha numerria. 3 No invalida a priso em flagrante a audincia do conduzido no leito de hospital, subseqentemente lavratura do auto na delegacia, quando impossibilitado de ser interrogado por ter sido baleado durante perseguio policial. 4 A ausncia de comunicao da priso em flagrante imediatamente autoridade judiciria competente ocasiona a nulidade do auto. 5 O juiz, aps receber a comunicao do flagrante, est obrigado a fundamentar o despacho homologatrio.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 5 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 36

QUESTO 38

A respeito das prises preventiva e temporria, julgue os itens a seguir. 1 A falta de inqurito policial impede a decretao da priso preventiva, mesmo que embasada em peas informativas da existncia do crime e em indcios da autoria apresentados pelo rgo do MP. 2 Considere a seguinte situao hipottica. Marina foi denunciada perante a justia comum pela prtica do crime de peculato, tendo sido decretada a sua priso preventiva em atendimento a representao da autoridade policial. Cumprido o mandado de priso, a r foi interrogada, tendo, no prazo da defesa prvia, argido a incompetncia do juiz ratione materiae. O juiz acatou a exceo e remeteu os autos justia federal. Nessa situao, presentes os requisitos legais, o juiz federal dever renovar o despacho da custdia cautelar. 3 Justifica-se a decretao da priso temporria de pessoa envolvida em crimes de roubo e homicdio qualificado que, por se encontrar foragida, impede a autoridade policial de concluir o inqurito policial. 4 De acordo com a jurisprudncia majoritria, a priso preventiva pode ser decretada para garantir a ordem pblica em face da periculosidade do agente, demonstrada pela gravidade, pela violncia ou pelas circunstncias em que o crime foi perpetrado. 5 A simples fuga do acusado do distrito da culpa, to logo descoberto o crime, no justifica o decreto de priso preventiva para garantir a aplicao da lei penal e a convenincia da instruo criminal.
QUESTO 37

A respeito da prova no processo penal, julgue os itens a seguir. 1 Deixando o crime vestgios materiais, indispensvel o exame de corpo de delito direto elaborado por peritos para se comprovar a materialidade do crime, sob pena de nulidade. A falta desse exame, entretanto, no impede a propositura da ao penal. 2 Considere a seguinte situao hipottica. Um indivduo adentrou em uma agncia da CAIXA e, mediante ameaa exercida com o emprego de uma metralhadora, subtraiu do caixa a importncia de R$ 10.000,00 em espcie. Ao sair da agncia, ele foi preso em flagrante, tendo a arma de fogo sido extraviada no caminho para a delegacia. Nessa situao, em face da no-apreenso da arma e da no-realizao de percia nela, no ser cabvel o reconhecimento da causa de aumento do crime de roubo (roubo qualificado com o emprego de arma). 3 O laudo pericial assinado por dois peritos oficiais no qual somente uma das assinaturas est legvel nulo de pleno direito. 4 Considere a seguinte situao hipottica. Marta foi indiciada em inqurito policial instaurado para apurar o crime de estelionato, na modalidade de fraude no pagamento por meio de cheque. A autoridade policial, visando submeter a crtula a exame grafotcnico, notificou Marta para comparecer delegacia a fim de fornecer padres grficos do prprio punho. Nessa situao, como o objetivo do exame pericial proporcionar a comparao entre o escrito comprovadamente feito pelo punho da indiciada e aquele cuja autoria est sendo pesquisada e que constitui o corpo de delito, a autoridade policial no poder compelir Marta a comparecer delegacia e a lanar as assinaturas. 5 Considere a seguinte situao hipottica. Ana foi agredida fisicamente por Marcos com socos e pontaps, sofrendo leses corporais de natureza leve. Passados dois meses do evento, Ana compareceu perante a autoridade policial e apresentou representao contra o agressor. Na ocasio, entretanto, os vestgios das leses tinham desaparecido. Nessa situao, ser possvel o exame de corpo de delito de forma indireta por meio da prova testemunhal.

Acerca da priso em flagrante e seus desdobramentos, julgue os itens que se seguem. 1 Considere a seguinte situao hipottica. Roberto, funcionrio pblico, desviou, em proveito prprio, a importncia de R$ 50.000,00 de que tinha a posse em razo do cargo que exercia. No mesmo dia, arrependido, Roberto compareceu espontaneamente perante a autoridade policial e comunicou a ocorrncia e a autoria da infrao penal. Nessa situao, em face da quase-flagrncia, caber autoridade policial efetuar a priso em flagrante de Roberto. 2 Considere a seguinte situao hipottica. Tomando conhecimento de que uma grande quantidade de cocana estava em depsito em determinada residncia para difuso ilcita, agentes de polcia passaram-se por eventuais compradores de droga e, ao terem acesso ao interior da casa visada, efetuaram a priso em flagrante de vrios traficantes, apreendendo vinte quilos da substncia entorpecente. Nessa situao, pelo fato de a ao delituosa ter sido provocada e induzida pelos agentes disfarados, ocorreu flagrante preparado. 3 cabvel a priso em flagrante em crime de ao penal privada. 4 Considere a seguinte situao hipottica. Um deputado federal foi surpreendido e detido por agentes de polcia, em um restaurante, no momento em que efetuou seis disparos de revlver contra um desafeto, ceifando-lhe a vida. A autoridade policial autuou o parlamentar em flagrante delito, remetendo os autos, em dezesseis horas, Cmara dos Deputados. Nessa situao, a Cmara dos Deputados, pelo voto secreto da maioria de seus membros, resolver sobre a priso e autorizar, ou no, a formao de culpa. 5 Considere a seguinte situao hipottica. Intimado para prestar declaraes em um inqurito policial, um cidado desacatou a autoridade policial que o presidia, rasgando peas dos autos e atirando-as ao cho, alm de proferir palavras de baixo calo sua pessoa. Nessa situao, a autoridade policial poder presidir a lavratura do auto de priso em flagrante.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 6 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 39

QUESTO 41

Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica relativa aplicao da lei penal no espao, seguida de uma assertiva a ser julgada. 1 Em guas territoriais do Brasil, a bordo de um navio mercante que ostentava a bandeira da Argentina, um brasileiro praticou um homicdio contra um argentino, ambos tripulantes da embarcao. Nessa situao, aplicar-se- a lei penal argentina. 2 Em alto-mar, a bordo de uma embarcao de recreio que ostentava a bandeira do Brasil, Jlio praticou um crime de latrocnio contra Lauro. Nessa situao, aplicar-se- a lei penal brasileira. 3 Um navio mercante que ostentava a bandeira do Brasil naufragou em alto-mar. Sobre os destroos da embarcao, Leonardo ceifou a vida de Bento. Nessa situao, aplicar-se- a legislao do primeiro pas em que Leonardo descer terra aps o homicdio (preveno). 4 Whesley, cnsul honorrio no Brasil do pas BBB, exasperou-se com a secretria no consulado daquela Repblica por causa de um ex-namorado dela, tendo-a constrangido, mediante violncia, a manter com ele conjuno carnal e cpula anal. Nessa situao, pelo fato de o autor dos eventos ser funcionrio consular, aplicarse- a lei do pas BBB. 5 Augusto, diplomata em servio na embaixada do Brasil no pas CCC, exigiu de alguns fornecedores estrangeiros a importncia de US$ 1.200 para agilizar o pagamento de servios prestados e de mercadorias adquiridas pela embaixada. Nessa situao, Augusto ficar sujeito lei penal brasileira.
QUESTO 40

Em cada um dos itens que se seguem, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 1 Em um lugar ermo, Jos, mediante grave ameaa exercida por meio da simulao de porte de arma de fogo, subtraiu de Benedito, seu vizinho, uma bicicleta. Benedito no levou o fato ao conhecimento da autoridade policial e presenciava, diariamente, a utilizao da res furtiva por Jos. Nessa situao, Benedito perder a posse civil da bicicleta, caso no promova a ao de reintegrao em tempo hbil (ano e dia). 2 Andr, legtimo possuidor e proprietrio de uma gleba de terra localizada no municpio de Formosa GO, efetuou disparos de arma de fogo contra dez pessoas que tentaram invadir a sua propriedade rural, em noite muito escura, tendo causado leses corporais em um dos invasores, que foi atingido por um projtil no brao. Nessa situao, Andr utilizou-se do desforo imediato, conduta essa amparada pela lei civil. 3 Dimas, psicopata com interdio decretada, matou Jair, fato esse presenciado por um agente de polcia. Nessa situao, o agente de polcia dever efetuar a priso de Dimas, em face do flagrante prprio. 4 Jofre, empregado do Banco do Brasil S.A. (BB), apropriouse da importncia de R$ 20.000,00 de que tinha a posse em razo da funo. Nessa situao, e de acordo com o STF, Jofre praticou o crime de apropriao indbita. 5 Dorival alienou a Joaquim uma quitinete de que era proprietrio, recebendo, no ato da lavratura da escritura de compra e venda, a importncia de R$ 50.000,00 em dinheiro. Por estar passando por srias dificuldades financeiras, Dorival, no mesmo dia, vendeu a mesma quitinete a Magda, recebendo, pela transao, a importncia de R$ 40.000,00. Magda dirigiu-se ao cartrio de registro de imveis e providenciou a transcrio da escritura de compra e venda. Joaquim, quando tentou registrar a sua escritura, verificou que tinha sido vtima de uma fraude e dirigiu-se autoridade policial, apresentando uma delatio criminis. A autoridade policial instaurou inqurito policial e indiciou Dorival pela prtica do crime de estelionato, na modalidade de disposio de coisa alheia como prpria. Sabendo que, para ocorrer a aquisio da propriedade imvel, necessria a transcrio do ttulo de transferncia no registro de imveis, ento, nessa situao, Dorival no praticou a infrao penal pela qual a autoridade policial o indiciou.

Acerca dos crimes contra o patrimnio e a administrao pblica, julgue os itens abaixo. 1 Considere a seguinte situao hipottica. Nardel, assistente de transporte do Ministrio da Sade, previamente ajustado com Leandro, seu primo, que estava desempregado, parou em um estacionamento pblico um veculo oficial que transportava R$ 20.000,00 em medicamentos, deixando-o aberto e com a chave na ignio. Leandro, valendo-se da facilidade, estacionou uma caminhonete ao lado do veculo oficial e subtraiu todo o medicamento. Nessa situao, Leandro responder pelo crime de furto. 2 Considere a seguinte situao hipottica. Slvio interceptou o veculo de Mariana e, mediante grave ameaa exercida com o emprego de um revlver, privou-a de sua liberdade de locomoo. O fato ocorreu em Braslia DF. Oito horas aps a abordagem, Slvio entrou em contato com a famlia de Mariana e exigiu como condio para libert-la a importncia de R$ 150.000,00 em dinheiro, a ser entregue na cidade de Goinia GO. No dia seguinte, enquanto Mariana permaneceu no cativeiro em Braslia, Slvio deslocou-se at a cidade de Goinia, onde foi preso em flagrante no momento em que iria receber o dinheiro do resgate. Nessa situao, Slvio responder pelo crime de extorso mediante seqestro, na forma consumada. 3 Por ser a concusso crime prprio, inadmissvel a participao de pessoa estranha ao quadro do funcionalismo pblico (particular). 4 O advogado que designado pelo juiz, em audincia, para exercer a defesa de algum (ad hoc) e, nessa condio, solicita vantagem indevida da parte adversa para deixar de praticar algum ato no processo no perpetra, de acordo com o STJ, o crime de corrupo passiva. 5 Considere a seguinte situao hipottica. Luiz, empregado da ECT, empresa pblica federal, apropriouse da importncia de R$ 2.000,00 referente venda de selos, numerrio de que tinha a posse em razo da funo. Nessa situao, Luiz praticou o crime de apropriao indbita.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 7 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 42

QUESTO 43

Em cada um dos seguintes itens, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada.

luz dos direitos penal, processual penal e previdencirio, julgue os itens a seguir.

1 Marilcia ingressou com uma ao de perdas e danos em face de Letcia, que foi distribuda para tramitar perante a 2. Vara Cvel. A juza titular do juzo era inimiga capital de Marilcia e, por animosidade e desejo de vingana contra a desafeta, retardou o andamento regular do processo, no despachando e retendo indevidamente os autos em uma gaveta de seu gabinete. Nessa situao, a magistrada praticou o crime de prevaricao. 2 Em uma ao reivindicatria, Rui foi arrolado como testemunha da parte autora. Saneado o processo e fracassada a tentativa de conciliao, o magistrado designou a audincia de instruo e julgamento, sendo expedidos os mandados de intimao das testemunhas. Devidamente intimado do dia, hora e local da audincia, Rui deixou de comparecer,

1 Considere a seguinte situao hipottica. Pablo foi denunciado em dezembro de 1.999 pela prtica de crime contra a seguridade social, consistente em deixar de recolher, na poca prpria, contribuio ou outra importncia devida seguridade social e arrecadada dos segurados ou do pblico (art. 95, d, da Lei n. 8.212/1991). Sabendo que o art. 3. da Lei n. 9.983, de 14/7/2000, revogou as alneas do art. 95 da Lei n. 8.212/91, acrescentando Parte Especial do Cdigo Penal (CP) o seguinte dispositivo: Art. 168-A. Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional, ento, nessa situao, e de acordo com o STJ, ocorreu a abolitio criminis em favor de Pablo, que causa de extino da punibilidade. 2 O sindicato no enquadrado como empresa, associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade para fins previdencirios, uma vez que no realiza atividade com fins lucrativos. 3 Considere a seguinte situao hipottica. Flvio deixou de recolher contribuies por ele devidas seguridade social, que integraram custos relativos venda de produtos. Antes do incio de qualquer ao fiscal e do oferecimento de denncia, Flvio, espontaneamente, declarou e confessou, perante a autarquia previdenciria, os valores no-repassados, efetuando o integral pagamento das contribuies apropriadas e prestando as informaes devidas. Nessa situao, o juiz dever declarar a extino da punibilidade. 4 No caso de prtica de crime de estelionato contra autarquia da previdncia social, aplica-se a circunstncia especial de aumento prevista no CP, ou seja, a pena aumenta-se de um tero. 5 Compete justia federal processar e julgar crime de estelionato praticado mediante a falsificao de guias de recolhimento de contribuies previdencirias, independentemente da ocorrncia de leso patrimonial autarquia da previdncia social.

injustificadamente. Nessa situao, Rui responder pelo crime de desobedincia. 3 Proposta uma ao de prestao de contas, o juiz deferiu a prova pericial pugnada pelas partes e nomeou Antnio como perito, fixando o prazo para a entrega do laudo. Expirado o prazo assinalado, Antnio, que no se escusou do encargo, deixou de apresentar o laudo sem motivo legtimo. Nessa situao, Antnio responder pelo crime de desobedincia. 4 Libnio constituiu um advogado para propor uma ao negatria de paternidade, alegando sua impotncia generandi ou concipiendi. Antes de ingressar com a petio inicial, a fim de induzir em erro o juiz e o perito, Libnio submeteu-se a uma operao destinada esterilizao. Nessa situao, Libnio responder pelo crime de fraude processual. 5 O advogado da parte r em uma ao de indenizao em tramitao em Braslia DF retirou os autos do cartrio mediante termo de vista, pelo prazo de cinco dias. Ultrapassados trinta dias da retirada, o diretor da secretaria do juzo entrou em contato telefnico com o procurador e solicitou a devoluo dos autos, no prazo de 24 horas. Com a expirao do prazo, a reteno dos autos foi comunicada ao juiz. Nessa situao, para a configurao do crime de sonegao de papel ou objeto de valor probatrio, ser necessrio que o advogado seja intimado no Dirio de Justia para devolver os autos no prazo fixado e deixe de faz-lo.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 8 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 44

QUESTO 46

A respeito dos direitos penal, processual penal e constitucional, julgue os itens subseqentes. 1 A incomunicabilidade do indiciado no inqurito policial, decretada por despacho fundamentado do juiz, encontra-se revogada pela atual Constituio da Repblica. 2 So inadmissveis no processo as provas obtidas por meios ilcitos. Adicionalmente, segundo entendimento majoritrio do STF, decreta-se a nulidade das provas subseqentes obtidas com fundamento na ilcita (prova ilcita por derivao). 3 Por ter fora de lei, no viola o princpio da legalidade a medida provisria que define crimes e comina sanes penais. 4 Considere a seguinte situao hipottica. O MP ofereceu denncia contra um deputado federal pela prtica de infrao penal durante o exerccio funcional, tendo o STF, antes do recebimento, solicitado da respectiva Casa Legislativa licena para que fosse processado. A Cmara dos Deputados no se pronunciou a respeito do pedido de licena, tendo o mandato do parlamentar expirado. Nessa situao, como o crime foi perpetrado durante o exerccio funcional, mesmo com a sua cessao prevalece a competncia especial por prerrogativa de funo. 5 O delegado de polcia pode determinar o arquivamento de inqurito policial iniciado de ofcio, desde que no reste comprovada a materialidade do delito ou a autoria imputada ao indiciado.
QUESTO 45

Com fulcro nos direitos administrativo, constitucional, penal e processual penal, julgue os itens a seguir.

1 Considere a seguinte situao hipottica. A promotoria de justia do patrimnio pblico instaurou, por portaria, inqurito civil para apurar atos de improbidade administrativa atribudos a deputado federal, que teriam causado danos ao errio. Nessa situao, uma vez que compete originariamente ao STF processar e julgar parlamentar federal por crime, em virtude da prerrogativa de foro, qualquer medida investigatria de carter pr-processual deve ser adotada perante o rgo judicirio competente, o STF, sob pena de configurar constrangimento ilegal passvel de habeas corpus a ser impetrado perante a referida corte. 2 Considere a seguinte situao hipottica. O MP ingressou com uma ao civil pblica em face de Jorge, por ele ter praticado atos de improbidade administrativa que ocasionaram danos ao errio. Pelos mesmos fatos, foi instaurada uma ao penal contra Jorge, sendo-lhe imputada a prtica do crime de concusso. A pretenso deduzida na ao civil pblica foi julgada improcedente, estando o processo em grau de recurso. Nessa situao, em sede de habeas corpus, ser possvel o trancamento da ao penal por falta de justa causa. 3 Considere a seguinte situao hipottica. Um indivduo foi denunciado pela prtica do crime de peculato. Aps receber a notificao prvia, ele apresentou a defesa preliminar, tendo o juiz, em despacho acusatria. Nessa situao, poder o juiz criminal, aps o recebimento da denncia e a requerimento do MP, determinar o afastamento do ru do exerccio do cargo. 4 Compete justia federal processar e julgar o crime de porte ilegal de arma de fogo de procedncia estrangeira. 5 No crime de contrabando ou descaminho, a competncia para processar e julgar a ao penal do juzo federal do local onde foram apreendidos os objetos introduzidos ilegalmente no pas. fundamentado, recebido a vestibular

luz dos direitos penal e tributrio, julgue os itens abaixo. 1 O parcelamento do dbito causa de excluso do crdito tributrio. 2 Considere a seguinte situao hipottica. Um indivduo foi denunciado pela prtica de crimes contra a ordem tributria, em continuidade delitiva. Algumas das condutas delituosas foram perpetradas na vigncia da Lei n. 4.729/1965 (lex mitior) e, outras, sob a gide da Lei n. 8.197/1990 (lex gravior). Nessa situao, pelo fato de a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru, ser reconhecida a ultra-atividade da Lei n. 4.729/1965. 3 Consoante entendimento do STF, os emolumentos judiciais so tributos da espcie taxa. 4 Os gerentes de pessoas jurdicas de direito privado so pessoalmente responsveis pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato social ou estatutos. 5 Consoante entendimento do STF, a sonegao fiscal de lucro advindo de atividade criminosa trfico de entorpecentes , envolvendo sociedades comerciais organizadas, com lucros vultosos subtrados contabilidade regular das empresas e declarao de rendimentos, caracteriza, em tese, crime contra a ordem tributria.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 9 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 47

QUESTO 48

Jonas props ao de investigao de paternidade contra Tlio, alegando que o ru e sua me mantiveram relaes sexuais que resultaram em sua concepo. Com base na farta prova testemunhal colhida, o juiz julgou procedente o pedido do autor e reconheceu a paternidade questionada. O ru, apesar de inconformado com a deciso, no interps nenhum recurso contra ela, mas dirigiu-se a um laboratrio mdico onde, juntamente com Jonas, submeteu-se coleta de sangue com a finalidade de realizar exame de DNA para a determinao do vnculo de parentesco biolgico entre eles. O exame concluiu pela excluso da paternidade de Tlio, que, sabendo que jamais havia mantido qualquer relacionamento ntimo com a me de Jonas, requereu a instaurao de inqurito policial para apurar a prtica do delito de falso testemunho por parte das testemunhas arroladas pelo autor que depuseram no processo, especialmente porque a sentena que julgou procedente a ao baseou-se nos depoimentos de tais testemunhas. Os rus foram condenados pela prtica do crime de falso testemunho. Embasado na sentena penal condenatria e no resultado negativo do exame de DNA, Tlio props, no prazo legal, ao rescisria da sentena que reconhecera a paternidade em relao a Jonas. Com relao a essa situao hipottica, julgue os itens que se seguem. 1 Falta ao autor interesse de agir para a rescisria porque, no havendo recorrido da sentena rescindenda, demonstrou haver com ela se conformado. Alm disso, ele no atendeu ao requisito de exaurimento das instncias, exigvel para a admissibilidade da rescisria. 2 O juzo que prolatou a sentena rescindenda em primeiro grau, na hiptese, est prevento para conhecer e julgar a rescisria, tendo em vista a clara conexo existente entre ambas as aes. 3 Se o ru da rescisria houver mudado de endereo, poder opor exceo de incompetncia relativa, pleiteando que a rescisria tramite no foro de seu domiclio, j que o investigante conserva o foro privilegiado tambm para a rescisria. 4 A partir da prolao da sentena cvel, no mais se poderia instaurar a persecutio criminis relativa ao falso testemunho, eis que a lei penal prev expressamente a possibilidade de o agente vir a retratar-se do depoimento prestado perante o juiz cvel antes que este prolate sentena, ficando, desse modo, isento de pena. Assim, como corolrio da garantia da ampla defesa, a prolao da sentena cvel fato impeditivo instaurao da ao penal relativa ao falso testemunho. 5 Com a deciso penal transitada em julgado, na ao rescisria j no mais se poder discutir a existncia da falsidade, devendo a defesa do ru, de meritis, cingir-se demonstrao de que a sentena rescindenda no se haja fundada na prova declarada falsa, ou seja, comprovao de que houvera outro fundamento suficiente para a deciso.

Aldo subtraiu um talonrio de cheques pertencente sua mulher, Laura, emitindo vrios cheques a pessoas diversas. Apresentados ao sacado, os cheques foram devolvidos por falta de proviso de fundos. Instaurado inqurito policial contra Laura, pela prtica de estelionato, constatou-se, por percia grafotcnica, que os cheques haviam sido firmados por seu marido. Remetidos os autos ao MP, este requereu o arquivamento do referido inqurito. A autoridade policial, com base na prova pericial, instaurou, ento, inqurito policial contra Aldo, que foi objeto de novo pedido de arquivamento do MP. Diante de tal situao hipottica, julgue os itens seguintes. 1 O MP agiu acertadamente ao requerer o arquivamento dos inquritos instaurados contra Laura, por no ser autora do fato, e contra Aldo, j que a lei penal dispe ser isento de pena quem pratica crime contra o patrimnio em prejuzo do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal. 2 Se um dos prejudicados com o recebimento do cheque falsificado propuser ao de cobrana, Laura ser parte legtima para figurar no plo passivo da demanda, j que, como titular da conta, objetivamente responsvel pelos danos causados a terceiro. 3 Laura, desejando precaver-se de prejuzos que eventualmente suportar com a procedncia da ao de cobrana contra si proposta, dever, no prazo de resposta, denunciar a lide a Aldo para que, na mesma sentena, o juiz fixe a responsabilidade deste em relao ao objeto da ao. 4 Se Aldo for demandado por um dos que receberam cheque falsificado, dever nomear Laura autoria, tendo em vista ser ela a titular da conta bancria. 5 Caso o banco haja notificado o Servio de Proteo ao Crdito para que l conste o nome de Laura como emitente de cheque sem fundo, poder esta, com base nas normas que regem o direito do consumidor, pleitear contra aquela instituio bancria indenizao por danos morais.
QUESTO 49

Em relao competncia, julgue os itens subseqentes. 1 No sendo acatada, no foro federal, a denunciao da lide feita Unio, incumbe ao juiz federal to-somente devolver os autos ao juiz estadual de origem, uma vez cessada a causa que determinara a sua competncia. 2 Tramitando o processo no foro do domiclio do ru, se este mudar de endereo no curso da ao, poder, no prazo de quinze dias, e desde que no tenha sido prolatada sentena, opor exceo, pleiteando a remessa dos autos ao foro do seu novo domiclio. 3 O tribunal de justia, reconhecendo a incompetncia do juzo estadual em relao ao feito objeto do recurso, dever anul-lo, promovendo sua remessa ao juzo federal competente, em vez de remeter os autos ao TRF para a apreciao do recurso interposto. 4 Em ao de reintegrao de posse, a assistncia simples de empresa pblica federal desloca a competncia para a justia federal. 5 Sendo o TRF competente, originariamente, para processar e julgar determinado mandado de segurana, ento haver recurso de ofcio para o STJ em face de acrdo concessivo da ordem mandamental requerida.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 10 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 50

QUESTO 53

Em relao a recursos, julgue os itens que se seguem. 1 Em face do princpio do dispositivo, que rege o processo civil brasileiro, o juzo de admissibilidade dos recursos pelo tribunal no pode ser feito de ofcio, dependendo sempre de requerimento da parte contrria, salvo quando se tratar de questo relativa tempestividade ou ao preparo. 2 O pedido de reconsiderao feito ao juiz pela parte prejudicada pela deciso suspende o prazo para a interposio do recurso cabvel, que somente voltar a correr a partir da intimao da deciso judicial acerca da reconsiderao requerida. 3 A parte que, sendo vencedora na demanda, desejar argir preliminar de inadmissibilidade do recurso da parte contrria dever faz-lo nas contrarazes, e no interpor recurso adesivo. 4 De regra, o princpio da fungibilidade recursal s aplicvel no mbito dos recursos ordinrios, pois os recursos especial e extraordinrio tm seus requisitos rigidamente elencados no texto constitucional. 5 Com a nova sistemtica processual relativa aos recursos, ainda que o agravo de instrumento seja interposto diretamente perante o rgo ad quem, subsiste a possibilidade do juzo de retratao do rgo prolator da deciso recorrida.
QUESTO 51

Julgue os itens a seguir, relativos s condies da ao e aos pressupostos processuais. 1 O Distrito Federal (DF) parte ilegtima ativa para postular direito possessrio, se o bem objeto da reintegrao de posse encontrar-se sob domnio e responsabilidade de empresa pblica cuja maior participao societria pertence ao DF. 2 juridicamente impossvel o pedido de reparao por danos morais formulado por pessoa jurdica, j que esta no possui honra, atributo exclusivo da pessoa natural. 3 O Estado responde por danos morais e materiais em relao famlia de detento que se encontrava sob a sua custdia, falecido em decorrncia de incndio provocado por agente penitencirio em estabelecimento prisional, ainda que no fique comprovado que este agiu com culpa para o evento danoso. 4 O pai, representante legal do filho menor, no parte na relao jurdica processual e no age em juzo em seu prprio nome para defender direito do representado. 5 Toda ao movida contra esplio constitui hiptese de litisconsrcio passivo necessrio, devendo constar no plo passivo da demanda o inventariante e cada um dos herdeiros, sob pena de nulidade do feito.
QUESTO 52

Clia foi vtima de erro decorrente de impercia do mdico em cirurgia plstica a que se submetera para a correo do abdome, o que lhe deixou grave seqela esttica e funcional. Com a condenao do mdico por crime de leses corporais culposas, o MP pleiteou, no juzo cvel, o ressarcimento do dano em favor de Clia, juridicamente pobre, pleiteando a condenao do mdico ao pagamento de R$ 35.000,00, a ttulo de danos materiais, e de R$ 60.000,00, por danos morais. O mdico contestou a ao, alegando a ilegitimidade ativa do MP, argindo para tanto a inconstitucionalidade do art. 68 do Cdigo de Processo Penal (CPP) que confere ao MP a legitimidade para promover a ao civil ex delito diante da nova ordem constitucional vigente, j que a promoo de ao civil, nesses moldes, no est entre as atribuies previstas no art. 129 da Constituio da Repblica. No mrito, o cirurgio contestou os valores pleiteados. O juiz cvel acatou a argio de inconstitucionalidade e decretou a extino do feito por ilegitimidade ativa do MP para a causa. Irresignado com a deciso, o MP interps apelao da sentena, sustentanto sua legitimidade para promover a ao. Diante dessa situao hipottica, julgue os itens subseqentes. 1 Tratando-se de apelao interposta contra sentena que indeferiu a inicial por ilegitimidade ativa, o apelado no ser intimado para ofertar resposta, tendo em vista a nova sistemtica processual introduzida com a reforma de 1994. 2 O tribunal de justia dever, se quiser manter a sentena de ilegitimidade do parquet, fundada na inconstitucionalidade do art. 68 do CPP, instaurar o incidente previsto para tais hipteses, remetendo os autos ao pleno ou ao rgo especial do tribunal, em observncia ao princpio da reserva de plenrio. 3 Se o tribunal entender ser o MP parte legtima para propor a ao, ao dar provimento ao apelo, dever cassar a sentena recorrida e determinar o retorno dos autos instncia inferior, para prosseguimento do feito, no podendo julgar o mrito da causa, ainda que entenda que o dano est devidamente comprovado pela prova produzida no processo penal. 4 O entendimento do STF no sentido de que ainda vigora o art. 68 do CPP, detendo o MP legitimidade para a propositura da ao civil ex delito, desde que, na localidade, no haja defensoria pblica organizada, de direito e de fato, nos moldes previstos na Constituio da Repblica. 5 Se o tribunal, por maioria, der provimento ao recurso, no poder o apelado interpor contra o acrdo recurso extraordinrio ou especial, sem que antes interponha embargos infringentes, atendendo ao requisito do exaurimento de instncia.

Julgue os itens seguintes. 1 Sendo denegada a ordem em mandado de segurana por falta de direito lquido e certo do impetrante, pode este renovar o pedido, fazendo uso das vias ordinrias, uma vez que, no ensejando o rito do mandado de segurana a ampla cognio judicial, a sentena nele proferida no faz coisa julgada material. 2 Sabendo que a Lei n. 9.278/1996 disciplinou as conseqncias de natureza patrimonial no caso de unies estveis condomnio em partes iguais dos bens adquiridos na constncia da unio estvel , correto afirmar que ela tem aplicao retroativa, atingindo todas as unies existentes a partir da promulgao da Constituio da Repblica de 1988. 3 As aes que tenham por objeto direito do consumidor tramitam sempre pelo rito sumrio, independentemente do valor da causa. 4 O cheque prescrito perde o atributo da executoriedade dos ttulos executivos, mas pode ser cobrado por outras vias, inclusive pela ao monitria. 5 O gestor de sociedade de economia mista no pode responder a mandado de segurana, na condio de autoridade coatora.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 11 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

Texto CE questes 54 e 55 A Agncia Nacional de Telecomunicaes (ANATEL), uma autarquia federal vinculada ao Ministrio das Comunicaes, sediada no DF, mas, por exercer atividades em todo o territrio nacional, possui unidades regionais em vrios pontos do pas. Para estabelecer sua unidade no municpio Beta, no Esprito Santo (ES), a ANATEL decidiu adquirir um imvel localizado no centro da cidade. Porm, o nico imvel disponvel e adequado era o edifcio Serra Negra, que ainda estava em construo e somente ficaria pronto em um ano. Frente a essa dificuldade, a autarquia optou por adquirir o prdio em construo e, provisoriamente, instalar sua unidade regional em um imvel alugado. Assim, em agosto de 2000, a ANATEL alugou, pelo prazo de quinze meses, metade das salas de um edifcio comercial de propriedade de Douglas Gonalves, sendo que a outra metade desse imvel era locada por Douglas ao Banco do Brasil S.A. (BB). Nesse mesmo ms, a ANATEL estabeleceu com a Incorporadora e Construtora Real Ltda. contrato de compromisso de compra e venda do edifcio Serra Negra, que deveria ser entregue Agncia em 5/8/2001. Na celebrao do compromisso de compra e venda, foi exigido da ANATEL o pagamento do imposto sobre a transmisso inter vivos de bens imveis e de direitos a eles relativos (ITBI), imposto cujo fato gerador definido no Cdigo Tributrio Nacional (CTN) como a transmisso, a qualquer ttulo, da propriedade ou do domnio til de bens imveis, bem como de direitos reais sobre imveis, exceto os direitos reais de garantia. No mbito de Beta, o ITBI foi institudo pela Lei n. 12/1999, uma lei ordinria municipal que estabelece como fato gerador do ITBI apenas a transmisso da propriedade por ato inter vivos, no definindo, como fato gerador, a transmisso do domnio til nem de qualquer outro direito real. Embora essa lei disponha expressamente que o contrato de promessa de compra e venda no fato gerador do ITBI, ela determina que o promitente comprador deve recolher o imposto relativo futura transmisso da propriedade, garantindo-lhe o direito de restituio do valor pago, caso o contrato definitivo de compra e venda no seja celebrado. Alm disso, a referida lei municipal define como contribuintes do ITBI o adquirente ou o cessionrio do bem ou direito alienado e tambm determina que o transmitente ou o cedente respondem solidariamente pelo pagamento do imposto devido pelo contribuinte inadimplente. Entendendo ser inconstitucional a cobrana desse imposto, a ANATEL decidiu contest-la judicialmente. Em fevereiro de 2001, o municpio Beta cobrou do BB o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre as salas alugadas de Douglas. A Receita Municipal argumentou que Douglas estava em atraso e que, como o CTN define como contribuinte do IPTU o proprietrio do imvel, o titular do seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo, texto esse que repetido pela lei municipal que regula esse imposto, o tributo poderia ser cobrado do BB, dado que o locatrio detentor da posse direta do bem e, portanto, enquadra-se no conceito de possuidor a qualquer ttulo.

QUESTO 54

Considerando a situao hipottica descrita no texto CE e as informaes nele contidas, julgue os itens a seguir. 1 inconstitucional o municpio Beta exigir da ANATEL o pagamento do ITBI, pois pessoa jurdica de direito pblico que faz parte da administrao federal indireta, tais como as autarquias, fundaes pblicas e empresas pblicas, no pode ser sujeito passivo de impostos municipais. 2 A Lei n. 12/1999 inconstitucional, pois a Constituio da Repblica veda aos municpios a instituio, mediante lei ordinria, de tributo referente a fato gerador que no tenha efetivamente ocorrido. 3 Apesar de a ANATEL ser imune ao pagamento do ITBI relativo aquisio do edifcio Serra Negra, ela no poderia ingressar com ao direta de inconstitucionalidade perante o STF, postulando a declarao da inconstitucionalidade da Lei n. 12/1999, sem reduo de texto, para fixar a exegese segundo a qual o municpio Beta no poderia cobrar ITBI relativo a patrimnio de autarquias. 4 Caso a ANATEL decida impugnar judicialmente a cobrana do ITBI, ela dever ingressar com ao perante a justia federal de primeira instncia, pois, no caso em exame, o critrio pessoal de determinao da competncia deveria prevalecer sobre o critrio material. 5 Caso o Poder Judicirio declare inconstitucional que o municpio Beta exija da ANATEL pagamento do ITBI referente aquisio do edifcio Serra Negra, esse imposto poder ser exigido da Incorporadora e Construtora Real Ltda., pois a Lei n. 12/1999 estabelece responsabilidade solidria do alienante pelo recolhimento desse tributo, o que significa que o valor do imposto pode ser cobrado tanto do contribuinte quanto do responsvel, no cabendo invocao de benefcio de ordem.
QUESTO 55

Ainda considerando a situao hipottica descrita no texto CE e as informaes nele contidas, julgue os itens que se seguem. 1 Embora a lei tributria municipal no possa contrariar as definies do CTN acerca de fato gerador e contribuintes do ITBI, no invlida a Lei n. 12/1999 pelo motivo de definir o fato gerador do ITBI de maneira mais restrita que o CTN. 2 Em Beta, tanto os contratos de promessa de compra e venda como os contratos de constituio de hipoteca so isentos do pagamento do ITBI. 3 Lei federal ordinria no pode alterar o CTN no tocante definio do contribuinte do ITBI, mas pode modificar esse cdigo no tocante ao estabelecimento dos requisitos relativos ao termo de inscrio da dvida ativa, pois essa matria no especificamente reservada lei complementar pela Constituio da Repblica. 4 Embora o direito civil considere o locatrio como detentor da posse direta do bem alugado, a inadimplncia de Douglas no autoriza o municpio a exigir do BB o pagamento do IPTU relativo s salas que aluga de Douglas. E ainda que o BB houvesse estabelecido, no contrato de locao com Douglas, que o banco se responsabilizaria pelo pagamento do IPTU relativo ao tempo de locao, isso no o tornaria sujeito passivo do imposto nem lhe traria responsabilidade alguma no campo tributrio. 5 Caso o BB comprasse as salas que lhe eram alugadas por Douglas, esse banco tornar-se-ia responsvel pelo pagamento da dvida tributria relativa ao IPTU incidente sobre esses imveis, mesmo que Douglas houvesse declarado expressamente, no contrato de compra e venda dos referidos bens, que ele havia quitado todos os dbitos tributrios e previdencirios pendentes sobre os imveis.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 12 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 56

QUESTO 57

Alex e seu irmo Daniel constituram a microempresa Pizzaria Domin Ltda. (PD), uma sociedade comercial que visa atuar na produo e entrega de pizzas. Nessa pessoa jurdica, ambos os irmos so remunerados pelas suas atividades na pizzaria, mas enquanto Daniel simplesmente scio cotista, Alex o scio-gerente. Para iniciar a produo, a microempresa alugou uma sala onde foi instalada uma cozinha industrial, sendo que, para construir os balces da pizzaria, estabeleceram contrato de empreitada com o marceneiro Isaas. Para promover o servio de entrega, a sociedade comprou duas motocicletas e contratou dois empregados, para proceder s entregas, Eva e lder, tendo sido a primeira contratada por prazo indeterminado e o segundo, por prazo determinado de um ano. Em contraprestao a seu trabalho, cada um recebe um salrio de R$ 500,00, alm das gorjetas recebidas dos clientes, que nunca ultrapassam, se somadas, R$ 400,00 por ms para cada um. Para fins tributrios e previdencirios, a PD optou pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (SIMPLES), inscrevendo-se como microempresa no Cadastro Geral de Contribuintes do Ministrio da Fazenda (CGC/MF). Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue os seguintes itens. 1 Isaas, Daniel e lder so segurados obrigatrios do INSS, os dois primeiros na qualidade de contribuintes individuais e o ltimo na qualidade de empregado. 2 Considerando que Eva tem como nica fonte de renda o seu trabalho na PD, correto afirmar que o seu salrio-decontribuio ser a totalidade dos rendimentos auferidos durante o ms, incluindo o dcimo terceiro salrio, as gorjetas recebidas dos clientes e, se for o caso, o salriomaternidade. 3 Caso Eva seja demitida e interrompa o recolhimento de contribuies previdencirias, conservar ela a qualidade de segurada por trs meses, perodo dentro do qual ter direito aos mesmos benefcios a que faria jus se continuasse empregada. Porm, se findo esse prazo Eva no conseguir outro emprego e desejar continuar mantendo a sua qualidade de segurada da previdncia, ela ter de filiar-se como segurada facultativa. 4 Por ser optante do SIMPLES, a PD no precisaria recolher de forma especfica a contribuio para financiamento da seguridade social (COFINS), pois essa contribuio est includa entre os tributos pagos de forma unificada pelo optante do SIMPLES. Porm, a opo pelo SIMPLES no desonera a PD do dever de arrecadar e recolher ao INSS a contribuio para a seguridade social relativa a lder. 5 Em adio situao hipottica acima, considere que Alex, julgando excelente o trabalho prestado por Isaas PD, convidou o marceneiro para reformar os armrios da casa em que ele vive com sua famlia, proposta essa que foi prontamente aceita. Alex e Isaas estabeleceram, ento, contrato civil de empreitada de lavor, por meio da qual Alex comprometeu-se a comprar os materiais necessrios e pagar a Isaas a quantia de R$ 500,00 pela mo-de-obra. Nesse caso, incorreto afirmar que Alex enquadra-se no conceito previdencirio de empresa, pois no atua com finalidade lucrativa; porm, correto afirmar que ele se enquadra no conceito previdencirio de empregador domstico e que, portanto, tem a obrigao de recolher ao INSS a contribuio previdenciria respectiva.

Agentes pblicos da Secretaria da Receita Federal (SRF) e do INSS realizaram operao conjunta de fiscalizao na Viaes Areas Matrix S.A. (VAM), com o objetivo de apurar sua situao fiscal e previdenciria. Durante a fiscalizao, os agentes pblicos no apenas descobriram uma srie de irregularidades previdencirias e fiscais, mas tambm identificaram que a situao econmicofinanceira da VAM era precria, estando a empresa beira da falncia. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue os itens a seguir. 1 Caso as informaes prestadas pela VAM acerca da remunerao paga aos empregados no coincidam com a realidade efetivamente constatada pelos fiscais, o INSS poder lanar, de ofcio, a importncia que reputar devida, cabendo VAM o nus da prova em contrrio. 2 Se a fiscalizao identificar que, nos ltimos nove anos, a VAM no recolheu a contribuio a cargo da empresa, incidente sobre dcimo terceiro salrio pago aos seus empregados, o INSS poder cobrar todo o valor sonegado, corrigido monetariamente e acrescido de juros de mora e multa, pois a constituio de crditos previdencirios sujeita a prazo prescricional de dez anos. 3 Em adio situao hipottica proposta, considere que Lus, um dos fiscais da SRF envolvidos na fiscalizao da VAM, tenha exigido R$ 10.000,00 de Srgio, o presidente da empresa, para no tornar pblica a informao de que a VAM estava prxima da falncia. Nesse caso, correto afirmar que a conduta de Lus configura crime de corrupo passiva e que, caso Lus viesse a tornar pblicas as informaes acerca do estado da VAM, ele cometeria crime de violao de sigilo profissional, alm de violar a regra administrativa que determina que os agentes da SRF no podem divulgar informaes sobre a situao econmica ou financeira das entidades, obtidas em razo do ofcio, nem mesmo a outros rgos da administrao pblica. 4 No configuraria eliso fiscal o fato de a VAM reduzir fraudulentamente o valor do imposto de importao por meio de falsificao dos contratos de compra e venda de alguns avies importados. 5 Em adio situao hipottica acima, considere que, inicialmente, os empregados da VAM franquearam livre acesso aos fiscais, exibindo-lhes todos os documentos pedidos. Porm, quando os agentes pblicos entraram na sala de Srgio, presidente da empresa, e solicitaram que fosse examinado o contedo de um cofre que ali havia, Srgio negou-se a abri-lo, argumentando que nele estavam guardadas apenas informaes acerca do seu patrimnio pessoal, bem como dados sigilosos relativos aos planos de expanso da empresa e s promoes previstas para o ms seguinte, informaes essas que no tinham nenhuma relao com a matria tributria e previdenciria e que, portanto, ele no tinha o dever de exibi-las aos fiscais. Inconformados, os agentes deram ordem expressa a Srgio para que o cofre fosse aberto, ao que ele respondeu que os agentes poderiam solicitar a exibio de qualquer documento pertinente s suas reas de fiscalizao e esse documento lhes seria mostrado, mas reafirmou sua inteno de no abrir o cofre. Nesse caso, correto afirmar que a recusa de Srgio em abrir o cofre possibilita que os fiscais solicitem auxlio de agentes da Polcia Federal para garantir o devido cumprimento das suas funes, podendo os policiais prender Srgio em flagrante delito pelo crime de desacato autoridade.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 13 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

QUESTO 58

QUESTO 59

Bartolomeu e Adriana, ambos segurados obrigatrios da previdncia social na qualidade de contribuintes individuais, constituem uma unio estvel e tm dois filhos, ambos estudantes economicamente dependentes dos pais: Flvia, de doze anos de idade, e Gustavo, de dezesseis. Alm dos filhos, tambm vive na residncia do casal a me de Adriana, Irene, que depende economicamente da filha. Para auxiliar a famlia nos servios domsticos, o casal contratou, em julho de 2000, Rosana como empregada, pagandolhe remunerao mensal de R$ 500,00, regularmente registrada em sua carteira de trabalho e previdncia social (CTPS). Adriana envolveu-se em um acidente automobilstico em agosto de 2001, tendo sofrido traumatismos mltiplos que exigiram a sua internao em hospital por trs meses, mas, felizmente, os ferimentos no deixaram seqelas que limitassem quaisquer de suas atividades habituais. Na mesma semana em que ocorreu o acidente, foi requerida perante o INSS a concesso de auxlio-doena para Adriana. Findo o perodo de internao, Adriana voltou para casa, mas, por determinao mdica, permaneceu em repouso por mais dois meses, antes de retomar suas atividades profissionais. Em face da situao hipottica apresentada, julgue os itens seguintes. 1 Considerando que Adriana era segurada da previdncia social h apenas seis meses, correto afirmar que mesmo assim ela teria o direito de receber benefcio de auxlio-doena durante todo o tempo em que permaneceu impossibilitada de trabalhar, a contar da data em que ocorreu o acidente. 2 Caso Adriana viesse a falecer em virtude do acidente, os seus dependentes teriam direito ao benefcio de penso por morte, cuja renda mensal corresponderia ao valor total da aposentadoria a que Adriana teria direito se estivesse aposentada por invalidez na data de sua morte, quantia essa que deveria ser dividida igualmente entre Bartolomeu, Gustavo, Flvia e Irene. 3 Caso Rosana viesse a ser demitida sem justa causa em agosto de 2001, teria direito ao aviso prvio e percepo do seguro-desemprego. 4 Adicionalmente situao hipottica apresentada, considere que, para diminuir os encargos previdencirios, Rosana acertou com seus patres que, na CTPS, seria registrada remunerao de apenas R$ 300,00, sendo que os outros R$ 200,00 da remunerao seriam pagos informalmente, sem o recolhimento da contribuio previdenciria devida. Nessa hiptese, correto afirmar que o registro na CTPS de salrio menor que o efetivamente pago configura crime de sonegao previdenciria e que, portanto, Rosana tem direito a exigir judicialmente que Bartolomeu e Adriana promovam o recolhimento da contribuio previdenciria incidente sobre a diferena entre o salrio registrado na CTPS e a remunerao efetivamente paga. 5 Ao contrrio de Flvia, Gustavo tem direito a filiarse ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo; porm, caso Gustavo proceda sua filiao, o que deve ser feito mediante a inscrio na previdncia social e recolhimento da primeira contribuio, ele perder a qualidade de dependente de seus pais perante o direito previdencirio.

Vanessa, que tem 24 anos de idade e reside em Belo Horizonte, professora particular de msica desde janeiro de 2000, atuando nessa rea como profissional autnoma, e, h seis meses, exerce a funo de sndica do prdio em que mora, recebendo remunerao pelo exerccio de ambas as atividades. Contudo, at o presente momento, Vanessa no se inscreveu na previdncia social nem recolheu nenhuma contribuio previdenciria. Alm disso, Vanessa nunca pagou imposto de renda (IR) nem o imposto sobre servios de qualquer natureza (ISS) que incide sobre a remunerao recebida na qualidade de trabalhadora autnoma. Julgue os itens subseqentes, relativos situao hipottica apresentada. 1 Apesar de no se ter inscrito no regime geral de previdncia social, Vanessa filiada previdncia desde o momento em que passou a exercer a atividade de professora de msica e, portanto, tem o dever jurdico de recolher ao INSS as contribuies em atraso, corrigidas monetariamente, contribuies essas que tm como base de clculo a soma das remuneraes mensais recebidas em ambas as suas atividades, at o limite do salrio-decontribuio mximo definido na legislao previdenciria. 2 Caso Vanessa decida regularizar sua situao perante a previdncia e, para esse fim, confesse ao INSS as suas dvidas previdencirias, antes de iniciada qualquer ao fiscal, ela poder saldar todos os seus dbitos pagando o valor devido, corrigido monetariamente e acrescido de juros moratrios, mas sem o acrscimo de multa. 3 Se, em Belo Horizonte, houvesse lei municipal isentando os professores de msica do pagamento de ISS, e essa norma houvesse sido revogada em maro de 2001, ento a lei revogadora no teria efeitos imediatos, cessando a iseno apenas em 1./1/2002, uma vez que as normas que revogam isenes, diferentemente das leis que as concedem, submetem-se ao princpio constitucional tributrio da anterioridade. 4 Caso Vanessa venha a recair em insolvncia civil, a cobrana dos crditos tributrios por ela devidos no se submetero ao concurso de credores e tero preferncia frente a todos os outros crditos, com exceo dos trabalhistas, tendo preferncia inclusive frente aos crditos previdencirios e aos dotados de garantia real. 5 Caso uma lei municipal isente os professores de msica de Belo Horizonte do pagamento do ISS, ocorrer excluso tanto do crdito tributrio referente a Vanessa quanto das obrigaes acessrias que a legislao municipal lhe atribuir, pois, de acordo com o princpio tributrio da subsidiariedade, a dispensa da obrigao principal implica a dispensa das obrigaes acessrias.
QUESTO 60

Acerca do direito tributrio, julgue os itens a seguir. 1 Considere que um tratado internacional celebrado entre Brasil, Argentina e Uruguai estabeleceu em 5% o valor do imposto de importao incidente sobre carne bovina comercializada entre os pases signatrios do acordo; porm, em virtude de alteraes na conjuntura econmica brasileira, foi editada lei complementar federal fixando em 11% a alquota do imposto de importao sobre carne bovina importada de qualquer procedncia. Nessa situao, a lei que majorou a alquota do imposto de importao inconstitucional porque, de acordo com a Constituio da Repblica, as convenes internacionais acerca de matria tributria so fonte formal de direito positivo com patamar hierrquico superior ao das leis internas e, portanto, devem ser observadas pela legislao federal que lhe sobrevenha. 2 Na exegese das normas que estabelecem fatos geradores de tributos, admitida a interpretao extensiva, mas vedada a utilizao de analogia que resulte em exigncia de tributo no-previsto em lei. 3 A Constituio da Repblica estabelece que defeso taxas terem base de clculo prpria de impostos, mas no probe que dois impostos tenham a mesma base de clculo nem a mesma alquota. 4 Como o imposto sobre propriedade de veculos automotores (IPVA) somente pode ser institudo pelos estados e pelo DF, tratados internacionais e leis federais, sejam elas ordinrias ou complementares, no podem conceder isenes relativamente a esse tributo. 5 A constituio do crdito tributrio relativo a impostos federais, tais como o imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR) e o imposto sobre as operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios (IOF), d-se por meio do ato administrativo que inscreve o valor devido na dvida ativa da Unio, pois apenas nesse momento que o sujeito passivo do tributo pode ser executado judicialmente pelo no-pagamento do dbito fiscal.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Delegado de Polcia Federal 14 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 20/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

w ww.pciconcursos.com.br

You might also like