You are on page 1of 27

T E X T O S D E HISTRIA

v.4,n

1 (1996):

75-102

NARRATIVIDADE E O B J E T I V I D A D E NAS CINCIAS HISTRICAS


Jrn Rsen

/. O problema; 2. O que objetividade; 3. Narratividade como objeo objetividade; 4. Uma aproximao de um novo conceito de objetividade.

...A verdade cientfica justamente o que vlido para todos os que buscam a verdade. Max Weber
1

1. O problema 'Narratividade' e 'objetividade' parecem ser caracterizaes contraditrias dos estudos histricos. A categoria da narratividade aproxima os estudos histricos da literatura; ela proclama o carter literrio da historiografia e os procedimentos e princpios lingsticos que constituem a 'histria' como uma representao do passado, plena de sentido e de significado, nas prticas culturais da memria histrica. Objetividade, de outro lado, a categoria que proclama um determinado tipo de conhecimento histrico, obtido mediante procedimentos de pesquisa regulados metodicamente, e que, ao apresent-la revestida de slida validade, situa esta objetividade acima do campo da opinio arbitrria.
Max Weber. Sociolgica! Continuum, 1994, p. 259 Writings (ed. Wolf Heydebrand). Nova York:

JRN R S E N

O discurso metahistrico acerca de princpios do pensamento histrico e da historiografia, como objetividade e narratividade, pode ser organizado, historicamente, de acordo com as seguintes justaposies: na tradio pr-moderna da retrica, o trabalho dos historiadores era discutido como uma prtica literria da narrao, orientada por pretenses de verdade. No processo da racionalizao modernizadora, que fez da histria uma disciplina acadmica, essas pretenses de verdade foram elaboradas sob a forma de regras que fazem, da investigao histrica, uma garantia de objetividade. 'Objetividade' significava, pois, a validade geral do conhecimento histrico, baseada na relao com a experincia do passado e na racionalidade do tratamento cognitivo dessa experincia. O discurso ps-moderno criticou esta atitude como uma falsa conscincia, escamoteadora dos procedimentos lingsticos da narrao que constituem a natureza distintiva da histria, como um construto mental de representao do passado para finalidades culturais da vida atual. O discurso pr-moderno enfatizava a relao entre os historiadores e seu pblico. Concentrava-se nos princpios morais que faziam do passado algo importante para o presente e amoldava sua representao em uma mensagem moral, apta a habilitar seus destinatrios a entender e a operar as regras da vida humana. O discurso moderno sobre a histria criticou sua atitude moralista e enfatizou a relao entre os historiadores e a experincia do passado, dada no- material das fontes. A metahistria explicou, pela racionalidade do mtodo, a competncia dos historiadores profissionais em proclamar a experincia histrica. Palavras famosas de Ranke revelam essa alterao da nfase na autocompreenso dos estudos histricos: "A histria foi atribuda a funo de julgar o passado, de instruir os homens a tirar o

melhor proveito dos anos por vir. A tentativa atual no tem tamanha pretenso. Ela aspira, meramente, mostrar como as coisas efetivamente aconteceram."
2

Com a consagrao da pesquisa histrica como uma disciplina acadmica e com sua pretenso de estabelecer padres de cientificidade para o conhecimento histrico, a metahistria ganhou uma dupla funo: ela tem de legitimar o carter acadmico da profisso de historiador tanto pela nfase na natureza 'cientfica' do conhecimento histrico produzido pela pesquisa como pelo destaque da especificidade dessa disciplina, que a distingue das demais, sobretudo das cincias naturais. Malgrado inmeras tentativas de remodelar a pesquisa histrica seguindo o paradigma das cincias naturais, a maior parte dos historiadores continua cultivando sua autocompreenso como acadmicos e a identidade de sua disciplina com fundamento na especificidade do pensamento histrico. O princpio da narratividade teve conjuntura favorvel na metahistria, como critrio para delimitar tal especificidade e peculiaridade. Com o princpio da narratividade, pode-se pr s claras que o pensamento histrico obedece a uma estratgia explicativa diferente dos modos de pensar, cuja lgica esteja centrada na conformidade a leis (Gesetzmssigkeit). A conseqncia dessa nova reflexo sobre o pensamento histrico, tomando como referncia sua forma narrativa, acarretou uma mudana radical na atitude objetivista moderna, tradicional na pesquisa histrica. esta a razo por que os historiadores profissionais tm-se sentido pouco vontade com respeito reflexo metahistrica sobre a narratividade de suas
2

Leopold von Ranke. The Theory and Practice of History. Indianpolis, 1971. p. 137. - "Man hat der Historie das Amt. die Vergangenheit zu richten, die Mitwelt zum Nutzen zuknftiger Jahre zu belehren. beigemessen: so hoher mter unterwindet sich gegenwrtiger Versuch nicht: er will bloss zeigen. wie es eigentlich gewesen" (Geschichten de romanischen und germanischen Vlker von 1494 bis 1514, 2 ed., em Samtliche Werke 33/34, Leipzig. 1874, p. VII).
a

78

JRN R S E N

representaes cognitivas. Embora eles no tenham sido capazes de substituir esse princpio distintivo por outro que poderia legitimar, simultaneamente, a abordagem cientfica da histria e a especificidade metdica do pensamento e da cognio histricos, tampouco se deixaram convencer de que os avanos cognitivos de seu trabalho acadmico sejam suficientemente valorizados pelo tratamento metahistrico da narrativa histrica. Assim, a situao presente dos estudos histricos caracteriza-se por uma relao pouco clara: de um lado, h a limitao metahistrica da narratividade como princpio do pensamento histrico, que dificulta, logicamente, qualquer objetividade cientfica na representao do passado como histria; de outro lado, existem as atitudes e os procedimentos acadmicos bem estabelecidos dos historiadores profissionais, que os habilitam a realizar o trabalho de pesquisa e historiogrfico em obedincia imediata racionalidade metdica. E esta racionalidade do mtodo que dota , com a pretenso de objetividade, o conhecimento que se obteve pela pesquisa e que se apresenta como historiografia. Minha contribuio consiste em tentar conciliar essas duas atitudes. Ao faz-lo, seguirei primeiramente a argumentao que enfatiza a estrutura narrativa do conhecimento e a utiliza para criticar concepes inadequadas da objetividade histrica. Em um segundo momento, porm, buscarei demonstrar que a objetividade histrica pode ser resgatada, explicada e legitimada no contexto de uma teoria narrativista da pesquisa histrica.

NARRATIVIDADE E OBJETIVIDADE

79

2. O que objetividade? Objetividade fixa um limite interpretao histrica. Ela um critrio de validade que torna o pensamento histrico e a historiografia plausveis, isto , uma certa forma de pretenso de verdade, intimamente relacionada com a racionalizao do pensamento histrico e com seu carter acadmico, para no dizer cientfico. A verdade sempre foi o compromisso da historiografia. Na tradio retrica pr-moderna da metahistria, a verdade era concebida e prescrita aos historiadores como uma atitude moral de historigrafos e como um princpio retrico de sua historiografia. Ela estava direcionada contra os preconceitos e as deformaes das perspectivas histricas devidas parcialidade unilateral em benefcio de uma faco ou de um ator no passado apresentado, alm de estar igualmente voltada contra o uso de elementos ficcionais na apresentao do passado. Contar a verdade acerca do passado era visto principalmente como uma mera deliberao dos historigrafos em o fazer. Os limites da interpretao eram postos pelas regras morais como diretrizes tanto para o trabalho historiogrfico como para o entendimento do passado, aplicando o conhecimento assim obtido s situaes quotidianas atuais da vida humana e a suas perspectivas de futuro. Em seu livro Como escrever histria, Luciano de Samosata afirma que a histria possui uma nica misso e um nico fim, qual seja, o de ser til, e que o historiador somente pode alcanar esse objetivo se escrever a verdade. Essa utilidade da histria, decorrente de seu compromisso com a verdade, mo4 3

Cf. Jrn Rsen. Historische Vernunfi. Grundzge einer Historik I : Die Grundlagen der Geschichtswissenschafl. Gttingen, 1983, pp. 85 ss.; idem: Studies in Metahistory. Pretria: Human Science Research Council, 1993, pp. 49 ss. Allan Megill (ed.). Rethinking Objectivity I, II (Armais of Scholarship). vol. 8, Nr. 3 - 4, vol. 9, Nr. 1-2. Luciano. Wie man Geschichte schreiben soll, ed. H. Homeyer. Munique. 1965. 9, p. 107.

80

JRN R S E N

ral: historia vitae magistra. A histria dita as regras da vida humana mediante a acumulao de experincia para alm do horizonte de uma nica vida. A representao histrica tem de produzir prudncia (<t>povema, aax))pocTuve), isto , a competncia para organizar a vida prtica de acordo com regras gerais derivadas da experincia acumulada (em duas palavras: competncia normativa). A histria possui a aptido e tem a obrigao de o fazer para produzir essa competncia pragmtica e moral, ao organizar a experincia do passado em forma de uma narrativa que contenha a mensagem formuladora das regras gerais e dos princpios da atividade humana. A pretenso de verdade necessria, com vistas realizao dessa relao com a experincia. O paradigma desta relao a sabedoria dos ancios: na medida em que sejam depositrios, em suas mentes, da experincia acumulada devida durao de suas vidas, esto eles qualificados para dirigir e orientar o quotidiano atual de seu respectivo grupo social. Orientar significa: entender problemas prticos e lidar com eles com conhecimento dos problemas humanos acumulado na experincia de toda uma vida. A histria vista como um vetor de orientao da vida humana, e o historiador o especialista na experincia acumulada nos arquivos da memria coletiva. Assim, a histria poderia ser definida (Viperano no discurso humanstico) como rerum gestarum ad docendum usum rerum syncera illustrisque narratio (narrativa autntica e esclarecida das atividades humanas com o fito de ensinar como lidar com elas).
5

Eckhard Kessler. Theoretiker humanistischer Geschichtsschreibung. Munique, 1971, p. 19, nota 57; Viperano I, 7 a, pp. 13, 10 ss. Cf. A excelente introduo de Kessler. Geschichte, menschliche Praxis oder kritische Wissenschaft? Zur Theorie humanistischer Geschichtsschreibung, op. cit., pp. 7 - 47; idem: Das rhetorische Modell der Historiographie, em: Reinhardt Koselleck, Heinrich Lutz,

NARRATIVIDADE E OBJETIVIDADE

81

Objetividade , contudo, algo completamente diferente. Ela significa uma determinada relao da representao histrica com a experincia do passado. A citao de Ranke demonstra claramente que essa relao no est organizada, em primeiro lugar, pelo princpio moral da prudncia (competncia normativa), mas pelo princpio metdico da pesquisa como um procedimento cognitivo. Essa mudana fundamental na concepo da pretenso bsica de verdade, por parte da historiografia, faz parte de uma evoluo estrutural do pensamento histrico que ocorreu na segunda metade do sculo X V I I I . Comeou nesse momento sua modernizao, causada pela aplicao de dois princpios: (a) uma nova categoria de histria, entendida agora como uma mudana temporal abrangente do mundo humano, incluindo virtualmente o presente e o futuro, e (b) a racionalidade do mtodo como estratgia cognitiva ao lidar com a experincia do passado. A nova categoria 'a histria' define o contedo principal do pensamento histrico e da historiografia como o domnio especfico do mundo real: a histria o mundo humano real na perspectiva do tempo. Trata-se, pois, de mais do que uma mera narrativa a pr-figurao do mundo que permite aos historiadores apresentar o passado sob a forma de uma narrativa. Objetividade significa, por assim dizer, que a prudncia ditada, em tempos pr-modernos, pela 'histria ver6

Jrn Rsen, (eds.). Formen der Geschichtsschreibung (Beitrge zur Historik, vol. 4). Munique, 1982, pp. 37-85. Cf. Jrn Rsen: Konfigurationen des Historismus. Studien zur deutschen Wissenschaftskultur. Frankfurt, 1993, pp. 45 ss.; Koselleck, Reinhardt. Historia Magistra Vitae. ber die Auflsung des Topos im Horizont neuzeitlicher bewegter Geschichte, em: R. Koselleck. Vergangene Zukunft. Zur Semantik geschichtlicher Zeiten. Frankfurt, 1979, p. 38; Horst Walter Blanke. Historiographiegeschichte ais Historik (Fundamenta Histrica, vol. 3), Stuttgart-Bad Canstatt, 1991; Wolfgang Kttler; Jrn Rsen; Ernst Schulin (eds.). Geschichtsdiskurs, vol. 2: Anfnge modernen historschen Denkens. Franfkurt/Main, 1994.

82

JRN R S E N

dadeira' dos historiadores, tornou-se agora uma realidade previamente dada do prprio mundo humano. O aforisma de Ranke, que exprime essa pretenso de objetividade, pressupe uma determinada filosofia da histria: histria a realidade temporal do mundo humano, a conexo interna das mudanas temporais, previamente dadas no modo de experincia dos historiadores. O historiador, em sua historiografia, tem de representar essa estrutura histrica do mundo humano, previamente dada. Ele conta "como tudo efetivamente aconteceu". Essa realidade mais do que a seqncia de acontecimentos e mudanas no passado tal como relatados nas fontes; ela , em si mesma, uma corporificao de sentido. Essa histria 'real' tem de ser proclamada em um procedimento cognitivo que s pode ser efetuado por historiadores profissionais: pesquisa como tratamento metdico de fontes. A seqncia temporal de acontecimentos e mudanas no passado uma manifestao da estrutura histrica profunda do mundo humano. Essa estrutura, chamada 'a histria', produzida pelas assim chamadas "foras ativas da mudana temporal do mundo humano"; so essas foras ativas que constituem, ontologicamente, a realidade da histria. E essa realidade, previamente dada na experincia histrica, pode ser desvelada, nos vestgios do passado, pela pesquisa metdica. A categoria de histria e a racionalidade da pesquisa histrica esto, por conseguinte, intimamente relacionadas. A primeira pr-condio ontolgica do procedimento cognitivo da segunda. A prestigiosa pretenso de objetividade com que os historiadores exercem sua
7

Cf. Wilhelm Humboldt. Betrachtungen ber die bewegenden Ursachen der Weltgeschichte, em: W. Humboldt. Schriften zur Anthropologie und Geschichte (Werke in fiinf Bnden, ed. Andreas Flitner, Klaus Giel. Darmstadt, 1960, pp. 578-584 (Akademie-Ausgabe II, 360-366).

NARRATIVIDADE E OBJETIVIDADE

83

profisso, como 'sacerdotes da nao', fundava-se numa confiana quase-religiosa e metafsica de que, com determinados procedimentos racionais, a inteligncia humana seria capaz de descobrir a histria como a estrutura real do mundo humano, no curso temporal de acontecimentos e mudanas no passado.
9

Um documento renomado, relativo a essa pretenso de objetividade, o ensaio de Wilhelm von Humboldt intitulado Sobre a tarefa do historiador(\8\0). Nesse texto, Humboldt defende a pretenso de objetividade um sua concepo historicista, como 'fuso' entre o intelecto investigador e o objeto investigado." 'Fuso' significa que a histria, como o nico objeto do pensamento histrico a realidade temporal do mundo humano constituda pelas foras mentais ('idias') que agem mediante a intencionalidade (Sinnbestimmheit orientao pelo sentido) das aes humanas. Ora, a mesma 'fora mental' que, por outro lado, com seus interesses cognitivos, move a inteligncia humana em sua abordagem cognitiva do passado. A inteligncia da cognio, relacionada com a experincia, , pois, parte da inteligncia da realidade previamente dada na experincia. Os interesses da cognio so parte das
w

10

Wolfgang Weber. Priester der Clio. Historisch-sozialwissenschaftliche Sudien zur Herkunft und Karriere deutscher Historiker 1800-1970, 2 ed., Frankfurt, 1987. Cf. Jrn Rsen. Historische Methode und religiser Sinn - Vorberlegungen zu einer Dialektik der Rationalisierung des historischen Denkens in der Moderne, em: Wolfgang Kttler; Jrn Rsen; Ernst Schulin (eds.). Geschichsdiskurs, vol. 2: Anfnge modernen historischen Denkens. Frankfurt/Main, 1994, pp. 344-380. Wilhelm von Humboldt. ber die Aufgabe des Geschichtsschreibers. em: W. von Humboldt. Werke, ed. Andreas Flitner e Klaus Giel, vol. 1: Schriften zur Anthropologie und Geschichte. Darmstadt, 1960, pp. 585-606 (Gesammelte Schriften [Akademie-Ausgabe] IV, pp. 35-56). Traduo em ingls em History and Theory 6 (1967), pp. 57-71. Ver ainda Leopold von Ranke. The Theory and Practice of History, ed. Georg G. Iggers, Konrad Moltke. Indianpolis, 1973, pp. 5-23. " Iggers, p. 8.
a

84 V i '

JRN R S E N

foras mentais que constituem a histria como tema da cognio. Pode-se at dizer que a prpria histria fala, por intermdio do historiador, que a historiografia representa a realidade ntima da histria como uma forma abrangente, previamente dada, da vida humana. Isso o que objetividade quer dizer. Seu fundamento epistemolgico nas palavras de Humboldt " uma congruncia original prvia entre o sujeito e o objeto". Pesquisa, como procedimento cognitivo, baseada nessa congruncia. Ela guia os historiadores no trato com a experincia do passado, presente em seus vestgios, no material das fontes, nos quais a 'realidade da histria' proclamada.
12

Podemos ver aqui as implicaes filosficas desse tipo de objetividade histrica. Ele pe limites claros interpretao do material das fontes, tanto em obedincia s regras da pesquisa metdica quanto pela aplicao do conceito de histria como de um movimento temporal do mundo humano, constitudo pelas foras mentais da atividade humana. O conhecimento histrico, dotado de sua pretenso de objetividade, poderia funcionar como orientao cultural para a vida prtica sobretudo poltica: ele produz uma perspectiva do futuro em funo da mudana temporal do passado e a identidade coletiva do grupo a que se dirige, enquanto baseada nas foras ativas constitutivas da histria humana.
13

12

13

Iggers, p. 15 ("eine vorhergangige, ursprngliche bereinstimmung zwischen dem Subjket und Objekt'*, pp. 596 s.). Uma fonte importante para essa funo prtica da objetividade histrica (poderse-ia mesmo falar de seu carter ideolgico) a aula inaugural de Ranke: "ber die Verwandschaft und den Unterschied der Historie und der Politik". Smtliche Werke. vol 24. Leipzig. 1877. pp. 280-293.

NARRATIVIDADE E OBJETIVIDADE

$s&5 y

3. Narratividade como objeo objetividade \ V

Mesmo no contexto da concepo objetivistaa~"cognio histrica, sempre se esteve consciente dos elementos constitutivos da subjetividade, em oposio ao carter meramente reificado da histria. Muitos historiadores estavam conscientes do envolvimento de seu trabalho acadmico com a poltica, e chegavam mesmo a participar diretamente dela. Reconheciam esse envolvimento no como um acrscimo externo a suas tarefas acadmicas, mas como um fator constitutivo de sua prpria historiografia, como elemento conformador de sua estrutura cognitiva interna, como inseparvel da racionalidade metdica de sua disciplina. O termo utilizado para exprimir essa objeo de uma 'objetividade pobre' foi: parcialidade. Droysen polemizou contra o que chamava de 'objetividade de eunucos' nos estudos histricos, que intentavam neutralizar-se com respeito ao conflito poltico em torno da questo da identidade coletiva (sobretudo a nacional), na qual o argumento historiogrfico desempenhava um papel importante. O mesmo valia para Sybel, Gervinus e outros. Eles no consideravam o envolvimento e a parcialidade dos historiadores na luta poltica pela conformao da identidade coletiva, mediante a rememorao histrica, como opostos objetividade, mas, pelo contrrio, viam-nos como uma condio necessria objetividade histrica. E esta a posio do historiador dentro do embate poltico de seu tempo respectivo, o que abre a perspectiva com a qual as poderosas foras mentais,
14 15
14

15

Johann Gustav Droysen. Historik, edio histrico-crtica, ed. Peter Leyh, vol. 1, Stuttgar-Bad Canstatt. Sybel. Ober den Stand der neueren deutschen Geschichtsschreibung (1856). Kleine historische Schriften (1863), 3 ed., Stuttgart, 1880, pp. 355 s.; Georg Gottfried Gervinus. Grundzge der Historik (1837). Schriften zur Literatur, ed. G. Erler, Berlim, 1962, pp. 49-103. Cf. Jrn Rsen. Der Historiker ais 'Parteimann des Schicksals' - Georg Gottfried Gervinus, em: Jorn Rsen. Konfigurationen des Historismus. Studien zur deutschen Wissenschaftskultur. Frankfurt, 1993, pp. 157-225.
a

86

JRN R S E N

que constituem a histria como uma forma especfica da realidade humana, tornam-se acessveis e visveis, podendo assim ser enunciadas mediante uma abordagem cognitiva. A idia de que a objetividade constituda pela parcialidade obedece a uma filosofia idealista da histria, que identifica as foras mentais em ao no interesse histrico dos historiadores com as foras mentais da atividade humana, que constituem a histria como realidade temporal da vida humana. A concepo marxista-leninista de objetividade pela parcialidade segue uma filosofia da histria e uma epistemologia anlogas. A parcialidade na luta de classes condio necessria do conhecimento objetivo da sociedade humana, em geral, e de sua evoluo histrica, em particular. Em ambas as concepes de objetividade, a questo est, contudo, em que nem toda parcialidade leva objetividade, mas apenas aquela que for refletida, na qual o historiador emprega a aptido cognitiva da inteligncia humana de forma especfica: ele generaliza seu ponto de vista de tal modo que pode integrar, em um interesse abrangente, os interesses conflitantes no contexto poltico. Dessa maneira, as diversas perspectivas, derivadas dos diferentes pontos de vista, so integradas numa perspectiva abrangente. Nesta perspectiva, a mudana do mundo humano no passado indica uma direo para o futuro. E a apreenso dessa perspectiva abrangente e o direcionamento da evoluo que habilitam os historiadores a transcender a luta pelo poder e a assumir uma orientao comum. Para a concepo historicista clssica da pesquisa histrica, o ponto de vista abrangente e a perspectiva compreensiva realizaram-se no nacionalismo, mais ou menos mitigado por uma idia de humanidade como o princpio de comunicao internacional. A cognio histrica poderia ser vista, ento, como um procedimento mental com dois plos: de um lado, um objetivo, relativo experincia do passado previamente dado em seus

NARRATIVIDADE E OBJETIVIDADE

87

vestgios, i., o material das fontes, e, de outro lado, um subjetivo, referente a problemas de orientao da vida prtica. A garantia do objetivismo a crtica das fontes, e a do subjetivismo o engajamento do historiador na luta poltica pela identidade coletiva, no campo da rememorao histrica. Ambas so mediadas na operao cognitiva da interpretao histrica. E pela interpretao que a slida informao das evidncias empricas do passado recebe seu feitio histrico especfico e se integra na estrutura mental da narrao histrica, dentro da qual pode funcionar como fator de orientao cultural. Como procedimento metdico, a interpretao contribui para a objetividade. Ao realizar a perspectiva histrica na qual a evidncia do passado referida a problemas de orientao no presente, contudo, a interpretao pe a subjetividade, como operao constitutiva da cognio, na formao da narrativa. Ambas, porm, objetividade e subjetividade, so lados da mesma moeda. Por causa dessa funo, a interpretao histrica, malgrado ser um procedimento cognitivo decisivo na investigao histrica, continuou ambgua. No desenvolvimento dos estudos histricos, sempre ocorreram duas atitudes diferentes para superar essa ambigidade: (a) Uma atitude objetivista tenta estruturar a interpretao histrica usando um tipo de conhecimento no qual a subjetividade do historiador (i., seu interesse pelo passado) ultrapassada por uma certa concepo de histria. Essa concepo exprime, categorialmente, a mudana temporal e a evoluo do mundo humano no passado como uma entidade previamente dada a ser revelada por uma cognio que verdade, apesar de todo interesse, ponto de vista ou parcialidade prtica. Com freqncia, os historiadores tomaram emprestadas das cincias sociais as estruturas cognitivas desta histria 'objetiva', alm de partilhar com elas tanto a pretenso de seguir a lgica das cincias naturais quanto o prestgio cultural. Ao agir assim, os historiadores acreditavam numa base epistemologica-

88

JRN R S E N

mente segura para o carter cientfico dos estudos histricos. Exemplos dessa estratgia foram a tentativa de Karl Lamprecht de transmutar o historicismo em uma nova concepo de histria como cincia social, assim como as tentativas correlatas da primeira fase da escola dos Annales, para no falar do marxismo e das diversas tentativas positivistas de promover a histria ao status de cincia ('Erhebung der Geschichte in den Rang einer Wissenschaft').
16

(b) A outra estratgia uma reconstruo epistemolgica dos padres da interpretao histrica que admite ter seu fundamento no interesse e no envolvimento prtico, de que decorre um elemento de subjetividade inevitvel. Ao mesmo tempo, porm, ela enfatiza as regras metdicas e os recursos tericos de que lana mo como garantia da validade intersubjetiva do conhecimento histrico. O melhor exemplo conhecido dessa estratgia a interpretao da objetividade por Max Weber e sua metodologia dos tipos ideais.
17

A abordagem objetivista perdeu sua credibilidade. Seu impacto ideolgico no poderia ser negligenciado: o interesse subjetivo e a luta poltica pelo poder facilmente poderiam ser encontrados nas diversas idias da histrica reificada. O ltimo recuo da objetividade como idia constitutiva dos estudos histricos enquanto disciplina acadmica ficou evidente com a emergncia metahistrica da narrativa como forma constitutiva do conhecimento histrico e como procedimento mental de fazer
16

17

Essa uma frmula famosa de Johann Gustav Droysen. posta por ele como ttulo de sua recenso da "History of Civilization in England", de Thomas Buckle (Historik [Fn 14], pp. 451 ss.). Max Weber. "Die 'Objektivitt' sozialvvissenschaftlicher und sozdalpolitischer Erkenntnis", em: M, Weber. Gesammelte Aufstze zur Wissenschaftslehre. 3" ed., ed. Johannes Winckelmann. Tbingen, 1968, pp. 146-214. Trad. ingl.: M. Weber. The Methodology of Social Sciences, trad. e ed. Edward A. Shils e Henry A Finch. Nova York: Free Press, 1949; parcialmente em: M. Weber. "'Objectivity' in Social Science", em: M. Weber. Sociologial Writings (n 1), pp. 248 - 259.

N A R R A T I V I D A D E E OBJETIVIDADE

89

histria. Narratividade um conceito que explica a relao constitutiva do pensamento histrico para com as prticas culturais da memria e identidade coletivas. Ele mostra que a cognio histrica opera sua constituio especfica na vida prtica mediante sua forma narrativa. A interpretao histrica est diretamente vinculada a essa forma; ela traz a informao do passado, empiricamente evidente, para a narrativa. Somente nesta forma a informao quanto ao passado especificamente 'histrica', e somente nesta forma o conhecimento histrico pode desempenhar suas funes culturais. O conhecimento histrico, gerado pelo procedimento cognitivo da pesquisa metdica, deve narratividade qualificaes que so comumente entendidas como negaes da objetividade, especificamente: retro spectividade, perspectividade, seletividade e particularidade. Na retrospectividade, a abordagem da evidncia emprica do passado est sob influncia das projees para o futuro, que tendem a ultrapassar o horizonte da experincia do passado. A retrospectividade do conhecimento histrico pode ser considerada abertura pela qual elementos noempricos, interesses subjetivos, normas e valores, aspiraes e ameaas ingressam na relao histrica entre o passado e o presente e chegam mesmo a ter certo impacto sobre a estrutura cognitiva guiada pela racionalidade metdica. Perspectividade diz respeito relao constitutiva entre o passado e o presente, insere a perspectiva histrica nos problemas prticos de orientao da poca do historiador. Ela concretiza a dependncia do sentido e do significado histricos para com o ponto de vista dos historiadores na vida social de seu tempo. Seletividade indica as conseqncias da retrospectividade e da perspectividade para o
18

Cf. Klaus Fssmann. "Historische Formungen. Dimensionen der Geschichtsdarstellung", em: K. Fssmann; H. T. Grtter; J. Rsen (eds.). Historische Faszination. Geschichtskultur heute. Colnia, 1994, pp. 27 - 44, esp. pp. 32-35.

90

JRN R S E N

contedo emprico do conhecimento histrico. Somente um certo tipo de informao extrada do material das fontes torna-se relevante para a pesquisa, ou seja, aquele que vai ao encontro da operao subjetiva de produo de sentido, significado e significao do passado para os problemas de orientao do presente. Os critrios de seleo so normas e valores que amoldam o passado com o sentido, o significado e a significao histricos. Somente nas resultantes desse sentido significado e significao que o passado pode ser reconhecido como histria. Particularidade reflete as limitaes da abordagem, pela interpretao histrica, das evidncias empricas do passado. Fundamentalmente, ela relaciona o conhecimento histrico finalidade de construo da identidade mediante a memria histrica. Sendo a identidade logicamente particular ela sempre uma diferena para com os outros , o conhecimento histrico, como espelho criativo da formao da identidade, sempre particular. Exige, por conseguinte, uma pluralidade de abordagens do passado. Dessa forma, corresponde ele, pois, pluralidade de identidades e s dimenses da identidade, das diferenciaes e dos interesses conexos na vida prtica. Com sua restrospectividade, perspectividade, seletividade e particularidade, o conhecimento histrico faz parte do discurso cultural pelo qual a diferena e a distino so produzidas como resultantes essenciais da orientao cultural no mundo humano. Isso verdade especialmente para as relaes sociais e para a dominao poltica. Pode-se mesmo falar de um princpio de comunicabilidade, que faria do conhecimento histrico um elemento constitutivo desse discurso cultural. Ele transforma o discurso acadmico em parte da luta cultural pelo poder. Ele lida com o poder, ao tornar efetivos seus princpios na percepo e na interpretao do mundo humano no espelho da memria histrica. No contexto desta comunicao, a histria, como passado representado, ganha em vividez e poder, ao tornar-se parte

NARRATIVIDADE E OBJETIVIDADE

91

da vida quotidiana. Confrontada com essa integrao inevitvel da histria vida, a objetividade histrica aparece como seu contrrio, como um recurso cultural na luta poltica pelo poder, ao simbolizar as foras da cultura. Toda histria da historiografia uma prova emprica desse papel dos estudos histricos.
19

H um termo, no discurso recente da metahistria, que indica o recuo da objetividade no campo dos estudos histricos (pelo menos na perspectiva da reflexo metahistrica sobre seus princpios constitutivos): ficcionalidade. Ficcionalidade um contraconceito de objetividade no contexto semntico de uma epistemologia positivista. Objetividade significa o atributo epistemolgico de solidez emprica da informao obtida a partir do material das fontes, mediante o procedimento metdico de sua crtica. Essa informao consiste nos assim chamados 'fatos': eles asseveram que, num determinado tempo e em um determinado local, algo ocorreu de determinada forma por causa de determinadas razes. Um fato uma resposta questo sobre "quando-onde-o qu-como-por qu?". Um tal fato no possui sentido, significado ou significncia especificamente histricos em si prprio. Ele se reveste desse sentido 'histrico' apenas numa determinada relao temporal e semntica para com outros fatos. Essa relao produzida pela interpretao histrica. De modo a tornar efetiva essa 'historizao', a interpretao histrica recorre a princpios de sentido, significado ou significncia, cujo estatuto ontolgico diferente do estatuto dos prprios fatos. Levando-se em conta a mera facticidade da informao das fontes, h ainda algo mais do que apenas factual na relao narrativa temporal que qualifica os fatos como especificamente 'histricos'. De modo a determinar essa diferena, usa-se o termo 'ficcionalidade'. Na medida em que a interpreta-

Peter Novick. Tha Noble Dream. The 'Objectivity-Question' Historical Profession. Nova York: Cambridge, 1988.

and the American

92

JRN R S E N

o d uma forma narrativa relao 'histrica' entre fatos, o procedimento da interpretao est intimamente relacionado maneira de contar uma histria {tell a story). O termo 'ficcionalidade' exprime tambm essa situao. O processo instituidor de sentido da interpretao histrica aparece, sob o influxo desta categoria, como "um ato essencialmente potico", do mesmo tipo de gerao de sentido que se encontra na literatura e nas artes.
20

'Ficcionalidade' assinala ainda o estatuto ontolgico e epistemolgico daqueles elementos do conhecimento histrico e da historiografia que no provem diretamente da facticidade pura da informao das fontes. Esse termo s faz sentido com o pressuposto, no questionado, de uma epistemologia positivista. Ele confirma, ademais, um conceito amplo de mtodo histrico, em que este fica restrito aos mecanismos e tecnologia de crtica das fontes. A operao mental que transforma a informao das fontes numa seqncia narrativa com sentido e significado, numa narrativa histrica, pois, , por sua vez, explicada como narrativa. A metahistria, que investiga os princpios da narrativa, vai alm tanto da metodologia tradicional que se concentra na objetividade, quanto da potica e da retrica da historiografia, que se restringem subjetividade. Agora sim, os princpios constitutivos do constituio histrica de sentido so de natureza esttica e lingstica. Esta poetizao da cognio histrica correspondia falta de metodologia de interpretao histrica. A metahistria velou o fato de que os estudos histricos ainda utilizam uma rede de conceitos mais ou menos explicados teoricamente, ao

Hayden White. Melahistory. The Historical Europe. Baltimore, 1973, p. X.

Imagination in Nineteenth Century

N A R R A T I V I D A D E E OBJETIVIDADE

93

inserir os fatos numa relao historicamente significativa. O ato potico inclui, no mnimo, procedimentos cognitivos decorrentes das regras metdicas da pesquisa histrica. A nova conscincia das estratgias lingsticas para a produo de sentido em histria atraiu a ateno dos historiadores, novamente, para o ato de escrever histria. A historiografia nunca foi completamente esquecida na reflexo metahistrica sobre os estudos histricos que destacavam sua pretenso de objetividade e sua autodefinio e prestgio como 'cincia'. No entanto, ela sempre esteve conexa com a racionalidade metdica da pesquisa cientfica, tornou-se dependente dela e foi desprovida de seu papel constitutivo no processo de produo de sentido, ao lidar com a experincia do passado. Tem-se agora o percurso inverso: os recursos racionais da pesquisa, quando tematizados, parecem depender de procedimentos lingsticos bsicos de produo de sentido, ao modelar a informao da fonte numa narrativa significante. Como escapar dessa ambivalncia?

21

4. Uma aproximao de um novo conceito de objetividade De modo a tornar possvel a volta das pretenses de verdade do pensamento histrico, tem-se, antes de mais nada, de esclarecer o significado de objetividade. Esse significado pode ser visto de duas formas: primeiramente, objetividade significa uma relao constitutiva do pensamento histrico para com a experincia; existe algo na construo narrativa chamada 'histria' que no pode ser inventado, pois previamente dado e tem de ser reconhecido como tal pelos historiadores. Os procedimentos racionais da pesquisa histrica esto baseados nesta relao entre o pensamento histrico e o 'estar previamente

21

Cf. Jrn Rsen. Rekonstruktion der Vergangenheit. Grundzge einer Historik II: Die Prinzipien der historischen Forschung. Gttingen, 1986.

94

JRN R S E N

dado' da experincia, que se assemelha a um 'objeto' da interpretao histrica. A experincia um dos limites da experincia, i.., a interpretao histrica no pode ir alm dos contornos da experincia quando tenha por inteno enunciar o que ocorreu no passado quando, onde, como e por que alguma coisa aconteceu ou foi o caso. Essa relao com a experincia no impede, de forma alguma, acrscimos subjetivos constituidores de sentido por parte dos historiadores, ao lidarem empiricamente com o passado. Em seu segundo significado, 'objetividade' inclui at mesmo o lado 'subjetivo' da interpretao histrica: ela significa um modo da prpria subjetividade, ou seja, a validade intersubjetiva de uma interpretao histrica. Em poucas palavras, essa objetividade como intersubjetividade significa que a interpretao histrica no arbitrria ou descabida ao tratar os elementos subjetivos do sentido histrico que moldam a informao do material das fontes em uma narrativa com sentido e significado e constituem, assim, 'histria' como uma relao de sentido entre o passado e o presente (a qual tendencialmente referente ao futuro). Este significado de 'objetividade' refere-se relao da interpretao histrica com o discurso cultural e com a vida social, nos quais se constitui toda narrativa histrica, aos quais toda narrativa histrica se dirige e nos quais toda narrativa histrica desempenha o papel de orientadora da vida prtica. 'Objetividade' significa, pois, que a experincia histrica pode ser interpretada com relao a essas trs perspectivas, de tal forma que se dem boas razes para aceitar uma narrativa histrica e para recusar uma outra. O termo 'razo' indica a soluo: existem princpios de interpretao que todo historiador deve observar, na medida em que queira produzir uma narrativa histrica cuja validade esteja alm de uma subjetividade pobre, no sentido de arbitrria ou totalmente descabida.

NARRATIVIDADE E OBJETIVIDADE

95

A pretenso de objetividade no sentido de uma relao constitutiva com a experincia histrica pode ser facilmente legitimada pela referncia aos procedimentos de pesquisa consagrados para os estudos histricos. de se convir que o mtodo histrico sofre influncia da abordagem heurstica da experincia histrica, chegando mesmo a depender dela, que inclui, na relao especificamente histrica entre o passado e o presente, elementos constitutivos de subjetividade, como sentido, significado e significncia. No obstante, a racionalidade metdica da pesquisa alcanou uma validade que no pode ser posta de tal forma em dvida que a informao das fontes perca seu valor cognitivo como limite da interpretao.
22

No caso da subjetividade, as coisas so diferentes. aberta a questo de se saber se existe uma racionalidade metdica estrita, comparvel da objetividade, para os procedimentos pelos quais a informao do material das fontes moldada em um narrativa histrica significativa. No se deve negligenciar, todavia, que existem ao menos alguns critrios racionais ineg-

veis de intersubjetividade que garantem a consistncia de uma


narrativa histrica. Essa consistncia deve ser investigada, com respeito aos princpios da intersubjetividade, como uma condio necessria para a plausibilidade ou a 'verdade' de uma narrativa histrica. Convm distinguir duas dimenses desta consistncia: a coerncia terica e a coerncia prtica. A coerncia terica diz

Joyce Appleby; Lynn Hunt; Margaret Jacob. Telling the Trulh About History. Nova York: Norton. 1994; Lionel Gossman. Between History and Literature. Cambridge, Mass. 1990; Jrgen Kocka. Sozialgeschichte. BegriffEntwicklung Probleme. 2* ed., Gttingen. 1986. pp. 40 - 47: Objektivittskriterien in der Geschichtswissenschaft; Reinhardt Koselleck; Wolfgang J. Mommsen; Jrn Rsen (eds.). Objektivitt und Parteilichkeit (Beitrge zur Historik, vol. 1), Munique, 1977; Jrn Rsen (ed.). Historische Objektivitt. Aufsdtze zur Geschichtstheorie. Gttingen, 1975.

96

JRN RSEN

respeito aos conceitos e sua relao com a informao do material das fontes. O discurso ps-moderno da metahistria tratou, sobretudo, das metforas como elementos bsicos da produo histrica de sentido no ato de transformar a experincia do passado em uma histrica com significado para o presente. A racionalidade metdica dos estudos histricos j teve por resultado a transformao (ou mesmo a superao) das metforas em conceitos. Com essa conceitualizao, a interpretao histrica se qualifica para contribuir para sua validade intersubjetiva: uma qualidade que se pode chamar de reconstrutibilidade. Considero essa questo no sentido de a interpretao histrica ser dotada de transparncia e clareza que possibilitam, principalmente, construir e corroborar ou refutar a argumentao que apresenta. este o sentido da famosa passagem de Max Weber: "... e continua verdade que uma demonstrao cientfica metodicamente correta, no campo das cincias sociais, se quiser alcanar seu objetivo, tem de ser reconhecida como correta tambm por u m chins..." Essa transparncia pode ser expressa por uma regra metdica da interpretao histrica: esta ltima tem de ocorrer dentro de uma rede conceituai explcita. Com os recursos conceituais explcitos em forma mais ou menos terica, a interpretao histrica se reveste de um determinado grau de reflexibilidade, que refora o elemento de explanao racional que opera no 'contar uma histria do passado', embora lhe atribua sentido pela via argumentativa, dirigida s faculdades racionais daqueles aos quais a histria contada. Os processos mentais criativos da narratividade histrica adquirem a qualidade de estrutura narrativa e submetem a espontaneidade racional ao controle da evidncia emprica, da coerncia lgica e do vigor explanatrio, no jogo da produo histrica de sentido.
23 24

2 4

Cf. Frank R. Ankersmit. History and Tropology. The Rise and Fali of Metaphor. Berkeley, 1994. Cf. Weber. Objektivitt [nota 17], p. 155.

NARRATIVIDADE E OBJETIVIDADE

97

A coerncia prtica a qualidade da narrativa histrica que lhe confere plausibilidade quanto funo prtica que ela tem na orientao cultural da vida concreta. Ser possvel constatar e identificar coerncia e intersubjetividade isto , um indcio de razo mesmo nos abismos da vida, em que interesses, conflitos, vontade de poder e a avassaladora ambio de assegurar auto-estima e reconhecimento social desempenham um papel decisivo na modelagem das imagens do passado para as finalidades do presente e na perspectiva do futuro? A resposta simples e lmpida: sem os elementos discursivos da intersubjetividade, a vida humana prtica seria impossvel. Penso aqui em todos os elementos culturais que habilitam os seres humanos a superar seus conflitos de forma pacfica, de se ajustar experincia, de convencer-se uns aos outros mediante argumentos e no pela fora, de elaborar e aceitar razes para a orientao da vida prtica no tecido cultural da ao. Esses elementos podem ser especificados com relao mais sensvel e prtica das funes do pensamento histrico: seu papel na formao da identidade pessoal e social. Correspondentemente racionalidade metdica, que produz a coerncia terica da narrativa histrica, existem uma razo e uma racionalidade prticas universais na conciliao das diferenas e das tenses no processo de formao da identidade. Isso fica patente no embate poltico pelo poder e nas estratgias conflitantes na busca do equilbrio existencial entre auto-estima e reconhecimento social, com respeito identidade histrica. E ainda um recurso cultural poderoso para os indivduos e os grupos assumirem sua posio social no relacionamento com os demais. Penso ser a categoria de igualdade e o conceito de humanidade, a ela referente, o que serve de regra cultural para lidar com as diferenas.

98

JRN R S E N

Essa categoria a contrapartida prtica das foras tericas da gerao de sentido, que dota as narrativas histricas da transparncia argumentativa anteriormente mencionada. Com a categoria de igualdade, pode-se alcanar uma tal transparncia tambm no campo prtico da formao da identidade. Todo o sistema jurdico moderno est baseado nela. Isso parece ser extremamente terico, se comparado com os problemas prticos reais, mas podemos mostrar, facilmente, quo relevante , para a vida prtica, essa argumentao abstrata. Em que consiste a falta de intersubjetividade no processo de formao da identidade histrica? No dficit de reconhecimento, na marginalizao, na relao moral assimtrica entre similitude e alteridade. Igualdade uma idia regulativa para superar essa falta de intersubjetividade. Para a finalidade de construo da identidade pela memria histrica, porm, essa categoria da intersubjetividade totalmente insuficiente. Ela define uma universalidade abstrata que fica aqum da diversidade de diferenas, na qual a cultura constri a identidade humana. Tem-se necessidade de um princpio muito mais abrangente e profundo que leve em conta tal diversidade. No plano terico das idias regulativas, pode-se transformar facilmente a universalidade abstrata da igualdade numa universalidade concreta que corresponda aos desafios da diferenciao como procedimento cultural necessrio construo da identidade: na medida em que cada identidade particular, a intersubjetividade, relativamente diferena entre as particularidades, uma questo de como correlacionar essas particularidades. Deve-se atribuir regra metdica que todos os que se encontram nesse processo aceitem suas prprias diferen-

NARRATIVIDADE E OBJETIVIDADE

99

as e a respectiva alteridade. A idia regulativa da intersubjetividade torna-se, assim, conhecimento e reconhecimento mtuo.
25

Essa idia regulativa pode ser utilizada na interpretao histrica: ela se refere perspectividade de qualquer narrativa histrica. Ela relaciona a interpretao histrica a uma perspectiva que inclui ou a diferena dos pontos de vista relativamente s diversas identidades ou refora outras perspectivas, como complementares a pontos de vista diversos. A pluralidade de pontos de vista e de perspectivas no deve ser considerada um entrave objetividade, mas sua realizao no que diz respeito s necessidades da coerncia prtica. Mas a pluralidade pode ocorrer de dois modos: um, com fundamento lgico na negao estrita da objetividade, desacreditando-a como um 'sonho nobre', mas sem qualquer princpio regulador diante dos conflitos e embates entre as diversas perspectivas, resultando simplesmente um bellum omnium contra omnes ou um choque de civilizaes combatido com as armas da narrativa. A outra modalidade consiste em um conceito de pluralismo limitado por uma regra abrangente de complementaridade, pela crtica recproca sob a forma de uma argumentao transparente e razovel, bem como pelo conhecimento e reconhecimento mtuo. Penso no existir qualquer dvida sobre que tipo de pluralismo deve ser preferido. Uma tal idia regulativa da coerncia prtica tem conseqncias para a abordagem heurstica da experincia histrica. Essa abordagem sempre levada adiante pelas normas e valores que constituem o sentido histrico. A intersubjetividade prtica um desses valores, e tem seus efeitos, repercute na experincia
Cf. Charles Taylor. Mullikulturalismus und die Politik der Anerkennung. Frankfurt/Main, 1993; Jrn Rsen. "Vom Umgang mit den Anderen Zum Stand der Menschenrechte heute". Internationale Schulbuchforschung 15 (1993), pp. 167-178; J. Rsen. "Human Rights from the Perspective of an Universal History'*, em: W. Schmale (edj. Human Rights and Cultural Diversity. Europe Arabic-lslamic World - frica - China. Frankfurt/Main, 1993, pp. 28 - 46.

100

JRN R S E N

do prprio passado, na medida em que a histria pode ser concebida como um processo de busca de observar esse princpio nas formas da vida humana, nas constituies, nos sistemas jurdicos, no comportamento social, etc. Esta repercusso da experincia histrica reveste a intersubjetividade, como coerncia prtica e terica das narrativas histricas, da qualidade adicional de objetividade, no sentido de garantir uma relao verossmil com a experincia. Histria como experincia no se situa fora de ns mesmos. Experincia histrica no apenas dada previamente nos vestgios do passado com que os historiadores lidam, sob a forma de fontes. Histria dada previamente tambm em ns, e mesmo mais, na medida em que ns prprios somos resultados de desenvolvimentos temporais de longa durao. Antes de pensarmos em histria, e antes de a rememorarmos, j somos histria. Antes de pensarmos no passado como passado e esta uma condio necessria do construto cultural 'histria' como elemento de orientao cultural , o passado presente. Nessa presena do passado, intersubjetividade e objetividade, no sentido da experincia, so a mesma coisa. Na condio de previamente dado, o passado ainda no se tornou histria, nem mesmo , propriamente, passado; como histria e como passado, poder-se-ia dizer, invisvel. Para torn-lo visvel, temos de distinguir as trs diferentes dimenses temporais e colocar em ao os mecanismos mentais da conscincia histrica. A resultante dessa interao a representao histrica do passado. Ela somente pode desempenhar seu papel de orientao se no perder de vista essa 'histria invisvel' que ns mesmos somos. Somente a representao histrica do' passado, que nos traz mente essa histria, que possui a qualidade da objetividade em que esto sintetizados o aspecto da experincia e o da intersubjetividade, assim como as dimenses terica e prtica da produo de sentido histrico na relao entre passado e presente.

NARRATIVIDADE E OBJETIVIDADE

101

A pretenso de objetividade efetivada no procedimento acadmico da cognio histrica pensada, amide, como exalando um certo odor de mofo. Muitos historiadores profissionais consideram que seu servio verdade s pode ser prestado se isolarem sua representao do passado com relao aos embates de suas pocas. Essa neutralidade uma esperana v. Nenhuma narrativa histrica possvel sem uma perspectiva e os critrios de sentido histrico com ela relacionados. Esses critrios so derivados da orientao cultural da vida prtica. Eles tm de estar expressos numa forma conceituai tal que mantenham sua relevncia para a vida atual, mesmo se versam sobre coisas passadas. Assim, a objetividade histrica no exorciza, da representao histrica, a variegada multiplicidade da vida prtica, pelo contrrio: ela um princpio que organiza essa variedade. Emoo, imaginao, poder e vontade so elementos necessrios da produo histrica de sentido. A pretenso de objetividade no lhes subtrai o vigor da vida. Objetividade pode ser reconhecida como uma forma de sua vivacidade, na qual as narrativas histricas reforam a experincia e a intersubjetividade na orientao cultural. E assim fazendo, tornam o peso da vida quem sabe? um pouco mais suportvel.

You might also like