You are on page 1of 3

TRIBU NAL DE CONTAS DO ESTAD O

PROCESSO JURISDICIONADO AUTORIDADE RESPONSVEL ASSUNTO

07699/12 SECRETARIA DE ADMINISTRAO DO ESTADO DA PARABA LIVNIA MARIA DA SILVA FARIAS Representao em face do Edital do Prego Presencial n. 041/2012 feita pela Service Car Comrcio Varejista de Peas e Acessrios Ltda ME, representada pelo Senhor Petrucio Santos de Almeida. No conhecimento da representao falta de amparo legal.

DECISO

ACRDO -AC2 TC - 01196/2012


Trata o presente processo TC 07699/12 de Representao formulada em tese pela Empresa SERVICE CAR COMRCIO VAREJISTA DE PEAS E ACESSRIOS LTDA-ME junto ao Tribunal interpondo uma possvel impugnao ao Edital do Prego Presencial n. 041/2012 da Secretaria de Estado da Administrao. Alega o representante que o edital encontra-se eivado de ilegalidades, motivo pelo qual solicita alterao do prazo de abertura do certame. A Auditoria ao analisar a documentao verificou a falta de amparo legal, pois a mesma no preenche os termos de admissibilidade tendo em vista no estar assinada pelo representante legal, nem acompanhada de instrumento procuratrio, tampouco endereada a esta Corte de Contas. Mesmo assim, procedeu anlise da denncia, tendo diligentemente verificado junto ao sitio da Central de Compras o Edital do Prego Presencial n. 041/2012 e constatou que concernente aos fatos contestados na representao, nenhuma razo assiste ao denunciante, pelos motivos a seguir transcritos:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


a). Edital, subitem 6.33 exigncia nica do ndice de solvncia geral.
A Lei das Licitaes no determina, mas, faculta ao Administrador estabelecer comprovao de qualificao econmico-financeira que pode ser traduzida atravs de ndices econmico-financeiros. No existe a obrigatoriedade do nmero ou quais a ser pedido ao licitante.

b). Exigncia de estufa para a execuo dos servios de pintura sem especificar as caractersticas da estufa, ou seja, sem as normas de segurana.
Verifica-se que o Edital no anexo I Termo de Referncia - item 8 Das condies Exigidas para Execuo dos Servios, no caput e alnea h e i A oficina dever atender aos seguintes requisitos: h) Apresentar Certificado de Licena de Operao, com autorizao de funcionamento emitida pelo rgo Estadual responsvel pelo Meio Ambiente; j) Apresentar autorizao de regularidade de funcionamento emitida pelo Corpo de Bombeiros do Estado da Paraba. Portanto, no h necessidade de especificao na estrutura da estufa, quanto ao item segurana.

c). Exigncia de um nico percentual de desconto para os dois itens de compra e servios.
De acordo com o Edital item 7.4 Do Julgamento das Propostas, subitem 7.4.1, afirma taxativamente que para julgamento e classificao das propostas ser adotado o critrio de maior percentual de desconto por item, o que leva abaixo o argumento da defesa. E, ao final, concluiu que os itens questionados no impedem a continuidade do procedimento licitatrio em questo e opinou pelo no conhecimento da representao.

VOTO DO RELATOR Considerando que a representao no preenche os termos de admissibilidade, porquanto no est assinada pelo representante legal, nem acompanhada de instrumento procuratrio, bem como no foi endereada a este Tribunal, o Relator vota pelo no conhecimento da denncia e arquivamento do processo, dando-se conhecimento desta deciso aos interessados.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

DECISO DA 2 CMARA DO TCE-PB

Vistos, relatados e discutidos os autos do processo supra indicado e considerando o relatrio da Auditoria e o parecer oral do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, os membros da 2a CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, na sesso realizada nesta data, ACORDAM em no conhecer da representao protocolada neste Tribunal por meio do Documento TC 14985/12 e, determinar o arquivamento do Processo, dando-se conhecimento desta deciso aos interessados.
Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se. Sala das Sesses da 2 Cmara do TCE/PB Mini Plenrio Cons. Adalton Colho Costa. Joo Pessoa, 24 de julho de 2012.

________________________________________________________ Conselheiro ARNBIO ALVES VIANA - Presidente da 2 Cmara

________________________________________________________ Conselheiro NOMINANDO DINIZ Relator

________________________________________________________ Representante do Ministrio Pblico junto ao Tribunal

You might also like