You are on page 1of 6

DISLEXIA

Por: Ainzara Rossi Salles Fonoaudiloga 08/04/10

A Dislexia uma palavra utilizada para definir um tipo de distrbio de leitura e escrita que ocorre em crianas consideradas normais. Os dislxicos processam informaes em rea diferente de seu crebro, apresentando falhas nas conexes cerebrais.

Uma criana aprende a ler, memorizando as letras e seus sons, ela passa ento a analisar as palavras dividindo-as em slabas e relacionando as letras a seus respectivos sons.

A medida que a criana adquire a habilidade de ler com mais facilidade, outra parte de seu crebro passa a se desenvolver, parte esta que tem por funo construir uma memria permanente reconhece que palavras imediatamente que lhe so

familiares. A medida que a criana progride no aprendizado da leitura est parte do crebro passa a dominar o processo e, consequentemente, a leitura passa a exigir menos esforos.

O crebro dos dislxicos devido s falhas nas conexes cerebrais no funciona desta forma. No processo de leitura, os dislxicos recorrem somente rea cerebral que processa as letras. A conseqncia disso que eles tem dificuldade em diferenciar letras de slabas, pois sua regio cerebral responsvel pela anlise de palavras permanece inativa. Suas ligaes cerebrais no incluem a rea responsvel pela identificao de palavras e, portanto, a criana dislxica no consegue reconhecer palavras que j tenha lido ou estudado. A leitura se torna um grande esforo para ela, pois toda palavra que ela l apresenta ser nova e desconhecida.

Que este artigo sirva para alertar pais e profissionais que trabalham com a infncia a respeito desses aspectos e da importncia do diagnstico precoce, popularizando assim as informaes sobre os avanos da fonoaudiologia no diagnstico e no tratamento, com sucesso, deste distrbio que coloca crianas inteligentes e com bom potencial em verdadeiros becos sem sada.

A seguir um exemplo extrado de um livro de Leitura do Terceiro Grau, de como poderia perceber o texto uma pessoa que apresenta dislexia:

Diante de tudo, segue abaixo orientaes que iro contribuir para um bom desempenho do aluno com dislexia em sala de aula:

1. Coloc-lo de frente e no centro da lousa, preferencialmente na primeira carteira;

2. T-lo sempre perto da professora, que supervisiona seus trabalhos, principalmente na organizao e seqncia das atividades;

3. Escrever claro e espaado na lousa, delimitando as partes da lousa ( 2 ou 3 partes no mximo) com uma linha divisria vertical bem forte;

4. Escrever cada parte da lousa com uma cor de giz. Ex: esquerda com branco, centro com amarelo e direita com azul claro;

5. Explicar que essas divisrias so feitas somente na lousa, para facilitar a leitura e no devem ser reproduzidas no caderno das crianas;

6. Exigir disciplina e concentrao no contedo abordado, permitindo interrupes e opinies espontneas desde que pertinentes ao assunto. Dizer ao aluno caso sua colocao esteja fora de contexto. 7. Valorizar sempre o contedo trabalhado e tolerar as dificuldades gramaticais, como letra maiscula, pargrafo, pontuao, acentuao,

caligrafia irregular, etc. Diminuir a tolerncia medida que os anos escolares se sucedem.

8. O dislxico geralmente tem dificuldades com a orientao espaciais. Pode, sem perceber, pular folhas do caderno, pular linhas indevidamente, escrever no livro trocado, fazer anotaes em locais inadequados. Mostrar sempre o certo, no punir o erro e no critic-lo pela falta de ateno. Diminuir a tolerncia medida que os anos escolares se sucedem.

9. O dislxico geralmente tem dificuldade em ficar sentado na carteira por muito tempo seguido. Permitir que levante - se, aponte o lpis, v lousa, ou outro movimento que o relaxe, exigindo que retorne ao lugar em seguida.

10. Ser sempre clara e sucinta nas explicaes das ordens dadas oralmente, preferencialmente dando exemplos e mostrando onde quer que faa a atividade. Ex.: do lado direito superior da folha, mostrar o lado e a orientao.

11. Em lugar de dizer o que no deve ser feito, diga sempre o que esperado que se faa e como para se feito. Repetir a ordem se necessrio.

12. Elaborar aulas com material visual, claro, criativo, que chame ateno.

13. Usar sempre mais de um canal de aprendizagem e informao, com diferentes recursos udio - visuais. Ex.: entonao na voz, dramatizao, sons, desenhos, texturas, luzes, msicas, descobertas, retro projetor,data show, etc.

14. Estar sempre em contato com o profissional que atende a criana.

15. No trabalhar no limite, esperando que com o tempo vai passar. Sempre entrar em contato com a coordenao, com os pais, com os profissionais que assistem o dislxico. O stress do professor s piora o quadro, traz frustraes e afeta a motivao de todos. Mantenha o bom humor e confiana de que haver sucesso.

16. Trabalhar sempre com o erro como possibilidade de aprendizado e nunca como meio de punio. Ex.: se trocou letras, mostrar o erro, produzir o erro e estimular a classe a corrigi-lo, sem estigmatizar o aluno. 17. Produzir erros de propsito para que os alunos descubram. S aquele que aprendeu pode corrigir.

18. Estimular atividades conjuntas, onde um comea, o outro continua e viceversa. Ex.: troca de cadernos, o aluno o professor, trocam os lugares etc.

19. No dar muitos exerccios repetidos. O dislxico no aprende pela repetio, ao contrrio, cansa-se mais facilmente e se desmotiva.

20. Criar novas formas de ensinar a mesma coisa, pedir que as crianas elaborem exerccios, tornado-se co-autoras do aprendizado.

21. Em um texto espontneo, valorizar as idias, o contedo. Dar notas separadas para a idia e para a escrita.

22. Em provas de outras disciplinas, como cincias, histria, etc., corrigir pelo contedo e no descontar nota por erros de portugus. Aumentar a exigncia medida que avanam os anos escolares.

23. Em avaliaes, sublinhar se possvel o que se est pedindo, destacando-se do enunciado da pergunta. Ensinar a criana a destacar as palavras - chave do texto.

You might also like