You are on page 1of 13

2010-002-01 PE

Relatrio de Projeto - Veculo Tipo Fora-de-Estrada Mini Baja


Andr Luiz Rocha D Oliveira, Breno Moreira Costa, Ronaldo Horcio Cumplido Neto
Universidade Federal de Viosa

EQUIPE UFVbaja Universidade Federal de Viosa Minas Gerais, Brasil


Copyright 2007 Society of Automotive Engineers, Inc.

2010-002-01PE

Relatrio de Projeto - Veculo Tipo Fora-de-Estrada Mini Baja


Andr Luiz Rocha D Oliveira, Breno Moreira Costa, Ronaldo Horcio Cumplido Neto
Universidade Federal de Viosa

Copyright 2007 Society of Automotive Engineers, Inc.

1 - RESUMO: O projeto Baja SAE uma competio entre Instituies de Ensino Superior que desafia estudantes de engenharia a projetar e desenvolver veculos de competio monopostos off-road, denominados mini-bajas. Em 1995, a SAE Brasil introduziu essa competio no pas, tornando-se, desde ento, uma das mais importantes atividades extracurriculares para estudantes de engenharia. Em 2008 foi criada a equipe de Mini Baja da Universidade Federal de Viosa (UFV), a UFVbaja Pererecas. A equipe nasceu da iniciativa de alunos da primeira turma de Engenharia Mecnica da Universidade Federal de Viosa em parceria com o Departamento de Engenharia Agrcola. Alm de alunos da Eng. Mecnica e Agrcola, fazem parte da equipe graduandos de Engenharia Eltrica e Engenharia de Produo, que ajudam a fazer do UFVbaja um time multidisciplinar e robusto, com conhecimentos especficos em todas as reas necessrias para a execuo do projeto. A UFV considerada uma das melhores instituies de ensino do Brasil e de Minas Gerais. A universidade tem como misso exercer ao integrada das atividades de ensino, pesquisa e extenso. Desta forma, a equipe Mini Baja UFV, possui grande relevncia e contribuio para uma formao acadmica ampla dos alunos envolvidos com o projeto. Com este intuito, a equipe visa utilizar metodologias de projeto especficas, que enfatizam as necessidades prticas e tericas existentes em qualquer atividade de engenharia. Alm disso, a ideologia adotada pelos membros da equipe se baseia no princpio da interdisciplinaridade, ou seja, notvel a necessidade de vrias reas do conhecimento cientfico para a realizao do projeto.

Assim, a UFVbaja Pererecas desenvolveu uma metodologia de projeto especfica, visando a unio da teoria com a prtica e um profundo estudo das diversas reas tecnolgicas envolvidas na competio. Com isso, as metas da equipe podem ser concludas e seus objetivos alcanados. 2 - INTRODUO: A equipe UFVbaja Pererecas composta por alunos graduandos dos cursos de engenharias mecnica, eltrica, agrcola e produo da Universidade Federal de Viosa, totalizando 20 membros oficiais. Para a formao da equipe, visou-se focar em alunos que possussem um perfil dinmico e empreendedor, preparado para trabalhar com diversas equipes e reas do conhecimento. Alm disso, sempre compreendendo a importncia da atividade para o meio acadmico e sua formao como profissional. Para as etapas do desenvolvimento conceitual do projeto, primeiramente dividiu-se o veculo mini-baja em reas e sistemas distintos. Assim, para cada sistema, formaram-se grupos especficos, encarregados das melhores solues de projeto para as respectivas reas do veculo. Isso foi possvel adotando metodologias de projeto, utilizadas no meio acadmico e mercadolgico. Para o desenvolvimento tcnico e preliminar do projeto, foram usadas algumas ferramentas e mtodos de engenharia. Softwares matemticos, como o MATLAB da empresa MATHWORKS por exemplo, foram utilizados para obteno de alguns resultados. Alm deste, o CAD SolidWorks foi escolhido por apresentar as plataformas de simulaes de foras estticas, dinmicas e outras, fornecendo resultados que possibilitaram validar o projeto no que diz respeito sua eficincia e confiabilidade mecnica. Assim, a equipe visou adotar uma metodologia capaz de fornecer as tcnicas necessrias para projetar um veculo seguro, eficiente e de alta confiabilidade.

3 - OBJETIVOS: Os objetivos do prottipo mini-baja da equipe UFVbaja Pererecas so que este atenda todos os requisitos de segurana e performance automotiva proposto pela SAE. Em outras palavras, o veculo deve ser capaz de superar obstculos decorrentes de diversos tipos de terreno, sendo eficiente e resistente estruturalmente. Deve suportar vrios tipos de esforos provenientes das distintas condies de trabalho que podem ser impostas pelo usurio, sendo seguro e eficaz. Assim, sendo um produto com caractersticas mercadolgicas desejadas para consumidores em geral. Alm disso, o projeto visa a interao de alunos graduandos de engenharia com atividades prticas e dinmicas, fornecendo experincia e uma viso ampla do cotidiano de um profissional desta rea.

FUNO PROBLEMA

PRINCPIO

SOLUO

Figura 1: Utilizao problemas.

de

princpios

para

funes

Com todas as informaes em mos foi construda uma matriz morfolgica, que informa as funes e os possveis princpios de soluo encontrados.

4 - METODOLOGIA CONCEITUAL: O projeto da equipe UFVbaja seguiu todas as etapas de projeto, desde a fase conceitual at a fabricao do prottipo. A metodologia utilizada no projeto foi proposta por Pahl et al, 2005, com as etapas apresentadas no Apndice 1 - figura A.1. Antes de iniciar a fase conceitual, a equipe foi dividida em seis sub-equipes tcnicas, sendo estas as seguintes: Estrutura e Acabamento; Suspenso, Direo e Rodado; Transmisso e Motor; Freios e Acionamentos; Eletrnica, Instrumentao e Comunicao; Gesto e Marketing. Inicialmente, cada sub-equipe realizou uma pesquisa na literatura (livros tcnicos e artigos) para adquirir um embasamento tcnico sobre as respectivas reas estipuladas. Atravs disso, reuniram-se informaes suficientes para a elaborao de uma lista de requisitos, na qual foram expostas a maioria das caractersticas do veculo, como geometria, material, cinemtica e ergonomia. Alm disso, foi possvel a observao de certas variveis que, ao longo da fase conceitual, tiveram que ser determinadas para o andamento do projeto. Atravs dessa lista, aps discusses para o clareamento e otimizao das funes, foi possvel determinar uma estrutura de funes, na qual o prottipo foi reduzido a problemas. Assim, para o desenvolvimento do projeto, princpios de soluo foram elaborados para que as funes fossem atendidas, de acordo com as necessidades de cada sub-equipe. A figura 1 representa este processo esquematicamente.

Assim, aps finalizado a montagem da matriz morfolgica, deu-se incio a prxima fase do projeto conceitual, que a criao de variantes de soluo. Nessa fase, foram estabelecidas doze variaes de veculos mini-bajas. Em cada variao, podiam-se perceber caractersticas predominantes diferentes (alguns eram extremamente ousados em seus princpios de soluo, e outros eram conservadores). Aps o estabelecimento dessas variantes, restava avali-las, determinando a concepo final do prottipo UFVbaja Pererecas. Porm, para a avaliao dessas variantes, foi necessrio definir uma rvore de critrios, representada no Apndice 1 - figura A.2 que seria baseada em parmetros definidos pela equipe e exigidos pelo regulamento da competio Baja SAE Brasil. As variantes foram analisadas em trs principais caractersticas Eficincia, Confiabilidade e Segurana sendo essas subdividas em outros itens. Para todos os itens foram atribudos pesos, de acordo com sua importncia no projeto. Assim, aps a definio da rvore e a avaliao das variantes, aquela que obteve a maior pontuao foi definida como variante final, ou seja, aquela que representa as melhores configuraes para o veculo baja. Com o conceito definido, finalizou-se a fase conceitual do projeto, passando-se para a fase de projeto preliminar. Nesta, comeam a serem definidas as caractersticas de finalizao e construo propriamente ditas das funes do prottipo.

5 SISTEMAS DO VECULO: De acordo com a metodologia, foi possvel determinar cada rea do veculo de acordo com suas funes e necessidades conceituais. Para o desenvolvimento da fase preliminar do projeto, foram desenvolvidos, ento, os sistemas do veculo. So eles: 5.1 - Transmisso e Motor: O sistema de transmisso escolhido para este prottipo composto por um motor Briggs and Stratton de 10hp (motor padro), uma CVT (Transmisso de Variao Continua) de polias expansivas, representada na figura 2, e uma reduo secundria, feita atravs de uma caixa de engrenagens cilndricas de dentes retos. A partir da escolha do sistema citado, partiu-se para um detalhado estudo dos seus componentes.

Figura 3: Desenho esquemtico do Power train. A partir das caractersticas estabelecidas, foi possvel calcular a relao de transmisso secundaria da seguinte forma: primeiramente a velocidade terica mxima desejada do veiculo v estabelecida e, como conhecido o conjunto roda/pneu do veiculo, conseqentemente conhecido o raio deformado, ou de rolagem, do veculo Rd . Logo, a partir da equao 1 , pode-se calcular a velocidade angular wr da roda.

(1) A velocidade angular de sada no eixo do motor wm para esta velocidade terica conhecida, sendo de 3800rpm (limitao imposta pelo regulamento da competio). Sabendo a relao de reduo da CVT, pode-se calcular a velocidade angular na polia movida da CVT w p pela

Figura 2: Representao de uma CVT.

As caractersticas do motor necessrias ao projeto, como curvas de torque por giro e desenhos tcnicos do mesmo, foram estudadas visando auxiliar a construo e distribuio dos componentes do power train (conjunto dos elementos que transmitem potncia do motor), assim como a eficincia deste sistema. A partir da escolha da CVT como parte do sistema de transmisso do veiculo, foi feito um estudo das caractersticas fsicas e de funcionamento deste mecanismo. Para isso, alguns artigos e teses acadmicas foram analisados para estimar as relaes de transmisso da CVT. Assim, foi possvel estabelecer a reduo secundria de acordo com a CVT, j que a reduo total do carro foi estipulada visando que este atingisse velocidades altas e que possusse, tambm, trao e torque necessrios em baixas velocidades. A figura 3 mostra uma configurao conceitual do power train estabelecido para o prottipo.

equao 2. (2) Assim, possvel calcular a relao secundaria pela equao 3. (3) Com este resultado, partimos para o dimensionamento das engrenagens em funo dos dimetros primitivos necessrios das mesmas. De fato, para que no haja falhas mecnicas na caixa, foi determinadas as foras existentes nos contatos de engrenamento, em funo do torque necessrio existente nas rodas. O material adotado para as engrenagens foi o ao SAE 8620 e alguns dos critrios adotados foram: flexo nos dentes, fadiga e durabilidade superficial. Com isso, garante-se a confiabilidade desejada do sistema em funo dos esforos e solicitaes existentes.

5.2 - Suspenso, Direo e Rodado: De acordo com as etapas do projeto conceitual do Minibaja, foi eleito, tanto para suspenso dianteira quanto para a traseira, o tipo de amortecedor duplo A (braos triangulares sobrepostos). Essa escolha apresenta vantagens como alta resistncia, fcil clculo do movimento das rodas e a no necessidade do conjunto mola-amortecedor como elemento estrutural, eliminando o risco de flambagem do mesmo. A figura 4 mostra a configurao deste tipo de amortecedor, utilizado nas rodas dianteiras do veculo. Os amortecedores e molas so personalizados, feitos sob encomenda pela Offlimits, empresa parceira da equipe UFVbaja Pererecas.

momento produzido nas rodas dianteiras pela resistncia a rolagem dos pneus. Para nosso sistema, a inclinao do pino mestre foi de 4, 693. Outro parmetro relevante o ngulo de caster, gerado na fixao dos braos de suspenso no chassi. Para o mesmo, foi escolhido o valor de 1230. A manga de eixo foi concebida com o desenho simtrico ao plano horizontal, assim, sendo possvel intercambiar essa pea para todas as rodas. Para as rodas traseiras, as juntas esfricas sero substitudas por juntas que permitam apenas um grau de liberdade. Sero usados dois rolamento cnicos para que haja resistncia a esforos axiais, alm de retentores de rolamento. A configurao da manga de eixo est representada na figura 5.

Figura 5: Vista explodida da manga de eixo do veculo. Figura 4: Suspenso dianteira tipo duplo A.

A geometria e posicionamento dos braos da suspenso foi otimizada atravs de uma rotina no programa MATLAB, da empresa MATHWORKS. Essa rotina foi desenvolvida na Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, 2006 e est disponvel em domnio pblico, sendo modificada pela equipe UFVbaja Pererecas de forma a atender os requisitos de nosso projeto. Como dados de entradas, usa-se a caractersticas do veculo, como peso, bitola, comprimento entre outros. Os clculos realizados controlam as medidas dos braos, fixao na manga de eixo e no chassi, de forma que a variao de bitola e cambagem estejam dentro de um intervalo pr-estabelecido. No Apndice 2 - figura A.3 encontra-se o diagrama exibido pela rotina usada para a geometria otimizada da suspenso. Uma das modificaes feitas na rotina foi o fato do programa garantir que os braos estejam o mais prximos de serem paralelos, ou seja, de plo infinito. Desta forma consegue-se uma boa altura entre o assoalho do veculo (300 mm) e o solo, alm de um baixo roll center, diminuindo a rolagem do blido em curvas. Foi certificado tambm, que a inclinao do pino mestre (KPI) ficasse dentro de um valor de 4 a 9, reduzindo o

importante ressaltar que o brao de direo ser fixo em uma pea mvel. Desta forma, em projetos futuros, ser possvel mudar a geometria da direo sem substituir a manga de eixo. Em relao aos materiais escolhidos, o cubo ser feito de ao SAE 4340 e a manga de eixo de alumnio 6160. Pelo bom desempenho, baixo custo e facilidade de fabricao, a caixa de direo do veculo ser formada por um conjunto pinho-cremalheira. A mesma ser posicionada atrs do eixo dianteiro do veculo, com as respectivas dimenses do pino de direo, do brao e do ngulo entre eles. A figura 6 mostra a caixa de direo do veculo.

Figura 6: Caixa de direo do veculo.

Para obrigar o brao de direo a fazer o mesmo arco que as bandejas da suspenso quando estes estiverem trabalhando, (minimizando esforos sofridos pelo volante), o pino de direo ser paralelo roda e ortogonal ao pino mestre. O brao da direo ficar em um espao entre as balanas da suspenso duplo A, o que torna a direo mais leve, alm de possibilitar que a caixa de direo fique mais prxima do eixo dianteiro. A cremalheira terminar em um ponto situado no mesmo eixo onde sero colocados os pontos de fixao das bandejas da direo. Tanto para a cremalheira como para o pinho foram feitas verificaes para critrios de falha sob flexo, fadiga e desgaste. Os componentes obtiveram respostas satisfatrias e resistiro bem aos esforos solicitantes.

foi possvel caracterizar a matria-prima (ao ANSI 1020) atravs do tipo de processo mecnico utilizado. Assim, foi possvel definir a curva SN, necessria para fazer os clculos de fadiga no SolidWorks. Alm do teste de fadiga, tambm foi realizado o teste esttico, supondo uma situao mxima, onde o pedal seria solicitado ao extremo. Para a distribuio de presso no sistema de frenagem, foram utilizados tubos flexveis de Teflon PTFE, envolvidos por uma malha de ao inoxidvel. Esse tubo extremamente resistente temperatura e sua malha de ao inox lhe permite baixas perdas de presso durante a frenagem.

5.4 - Estrutura e Acabamento: 5.3 - Freios e Acionamentos: Mecanismos de frenagem possuem o objetivo de reduzir progressivamente a velocidade de um veculo, ou faz-lo parar travando as quatro rodas, e/ou conserv-lo imvel se j estiver parado. O sistema de freios do veculo mini-baja foi desenvolvido para travar as quatro rodas usando o tipo de freio a disco. Na soluo, foi adotado, no eixo dianteiro, um disco em cada roda, e no eixo traseiro apenas um disco. A pina, pastilha e disco, foram calculados devido s caractersticas globais do carro. Aps isso, foi feita uma pesquisa de mercado, onde foram encontradas peas semelhantes s dimensionadas, sendo tais j utilizadas em veculos tipo ATV All-Terrain vehicle. Assim, pela facilidade em se encontrar essas peas no mercado, as mesmas foram adotadas. As pinas so supridas por dois cilindros mestres simples da Wilwood, com de polegada de furo de sada. Os dois cilindros mestres so utilizados para aumentar a segurana do sistema de freios (como exigido no regulamento). Assim, a falha de um componente no implica que o sistema falhe de modo geral. Outro fator que implicou na escolha desse componente foi o tamanho, peso e a facilidade de montagem nos pedais. Na sada dos cilindros, consta uma vlvula de presso residual, que regula o fluxo de fluido de freio, permitindo regulagem de vazo do mesmo para as pinas, sendo a maior frenagem no sistema dianteiro. Os cilindros-mestre so montados nos pedais em um esquema de alavanca na sua haste. Com isso, a fora exercida pelo piloto multiplicada por quatro vezes ao chegar ao cilindro mestre, sendo necessrio menor esforo do condutor para parar o veculo. O projeto do pedal foi feito com o intuito de se obter vida infinita para a pea. Com o auxilio de um rotina no MATLAB, produzida pelos membros da equipe UFVbaja, Foram feitos estudos ergonmicos e de resistncia para o projeto da estrutura do veculo. Em termos ergonmicos, analisar a relao homem mquina tem sua importncia devido s condies em que o veculo ser submetido. Condies severas de uso carecem de uma preocupao maior com o piloto, pois este pode sofrer conseqncias caso esta relao no esteja adequada. O veculo baja proposto pelo nosso projeto passou por uma anlise ergonmica detalhada, enquadrando-se s normas de ergonomia automotiva e ao regulamento da competio Baja SAE. A definio da disposio do condutor do veculo se deu partindo-se do SgRP (Seating Reference Point Apndice 3 - figura A.4), ponto este definido sobre o quadril do modelo antropomtrico que abrange 95% da populao. Identificou-se, ento, a categoria em que o veculo se encontra, analisada pela altura do banco. De fato percebe-se que quanto mais baixo mais esportivo e quanto mais alto maior ser o carter utilitrio do veculo. De forma anloga, outros pontos propostos pelo modelo foram utilizados para estipular a posio dos pedais, da coluna de direo, curso do banco etc., sendo possvel determinar as principais dimenses necessrias do habitculo (em mm), mostradas na figura 7. A partir dos requisitos ergonmicos e dos requisitos de segurana (impostos pelo regulamento da competio), foi desenvolvido um chassi de forma a garantir boa relao entre rigidez, resistncia e peso da estrutura, chegando-se uma massa total de 37 kg. Alm dos aspectos estruturais foram considerados tambm aspectos referentes fabricao da estrutura, evitando-se acmulo de juntas soldadas em poucos pontos, reduzindo e padronizando as dobras. A figura 8 mostra a configurao final da gaiola (estrutura) do veculo mini-baja.

Tabela 1: Parmetros dos tubos de aos 1018 e 1020. Caractersticas AISI AISI 1018 1020 Mdulo de Young (E) 205 GPa 205 GPa Limite de escoamento (Sy) Dimetro (mm) Espessura parede(mm) Figura 7: Dimenses do habitculo do piloto. Externo de 370 MPa 25,4 3,05 1,362 10-8 2792,28 396,829 x 393MPa 31,75 1,60 1,699x 10-8 3540,1 424,24

Momento de Inrcia (m4) Produto E x I (N x m2) Momento Fletor (N x m)

O tubo selecionado para a fabricao da estrutura um tubo de ao SAE 1020 que apresenta uma densidade mssica linear cerca de 30% menor que a do tubo mnimo proposto pelo regulamento (1018).

Optou-se por analisar a estrutura quanto a cargas estticas equivalentes sob diferentes condies de solicitao. As condies adotadas foram as seguintes: Impacto frontal, impacto lateral, capotamento frontal, impacto sobre duas rodas, solicitao esttica sobre quatro rodas e rigidez torcional. As simulaes foram executas com o auxlio do pacote Simulation contido no software SolidWorks. Os resultados encontram-se no Apndice 3 - figuras A.5 a A.10 e, de fato, comprovam a alta confiabilidade e resistncia da estrutura. 5.5 Eletrnica: O veculo possui um sistema eletrnico de instrumentao com a utilizao de diversos sensores para a aquisio de dados, tornando possvel medir e monitorar as seguintes variveis: Velocidade; Rotao do motor; Temperatura do motor; Nvel de combustvel; Quilometragem percorrida pelo veculo; Tempo de funcionamento do motor; Posio do freio. O processamento dessas informaes feito atravs de um circuito microcontrolado (composto pelo Microchip PIC16F877A), que envia esses dados para os mostradores localizados no painel do veculo, permitindo ao piloto visualizar as condies de funcionamento. Alm disso, o sistema de telemetria envia, por ondas de radiofreqncia, as informaes para os membros da equipe nos boxes, onde so mostradas em displays em um painel alimentado por

Figura 8: Estrutura desenvolvida para o veculo.

Os elementos estruturais foram escolhidos por meio de clculo da rigidez flexional e pela resistncia a flexo do material. A tabela 1 mostra os valores obtidos pelas equaes 4 e 5 que representam a resistncia flexo e a rigidez flexional, respectivamente, alm das dimenses para cada tubo de ao.

Mf

Sy I c

(4)

EI

(5)

rede eltrica ou baterias. Esse painel possui funo de comunicao com o computador atravs da conexo USB, no qual, por meio de um software, possvel acessar, armazenar e gerar grficos em tempo real dos dados na tela do computador. A funo de armazenamento dos dados proporciona a equipe futuros estudos de comportamento e possveis melhoramentos no veculo. A figura 9 apresenta um fluxograma simplificado do processo. No circuito de instrumentao eletrnica, so utilizados os seguintes sensores: Sensor de presso analgico (combustvel); Sensor de presso on/off (freio); Sensor de temperatura analgico; Sensores indutivos digitais (velocidade e rotao).

Nos painis, tanto do veculo quanto dos boxes, so utilizados LEDs e displays de cristal lquido. Esses dispositivos so de fcil visualizao e de baixo consumo de energia. Nesses displays so mostrados em tempo real os valores de velocidade, rotao, temperatura do motor, nvel de combustvel, quilometragem e tempo de funcionamento do motor do veculo. A interface no computador (conexo USB) foi desenvolvida no programa MATLAB e possui um executvel (.exe). No sistema de Telemetria, utilizado um par de transceptores digitais presentes no veculo e nos boxes que comunicam entre si por radiofreqncia atravs do protocolo ZigBee. As informaes enviadas aos boxes so recebidas e recebem tratamento por outro circuito microcontrolado que faz a comunicao com o painel dos boxes e com o computador atravs da porta USB. Alm do circuito eletrnico de instrumentao e telemetria, h tambm mais dois sistemas eltricos independentes no veculo: para a luz de freio e o circuito de controle de funcionamento do motor (Kill Switches), esquematizados no Apndice 4 - figuras A.11 e A12. Para o sistema eltrico do freio optou-se por utilizar LEDs em vez de lmpadas incandescentes, devido seu baixo consumo de energia e melhor efeito visual. So 10 LEDs brancos ligados em paralelo, cada um com seu respectivo resistor limitador de corrente. Por cima dos LEDs brancos so adicionados filtros pitcos de cor vermelha. Para o controle de funcionamento do motor do veculo, so utilizadas duas chaves normalmente abertas (kill switches tipo soco: apertar para travar e girar para destravar). Essas duas chaves so ligadas em paralelo, de forma que pressionando qualquer uma delas, o motor do veculo desligado. Um desses botes ficar localizado no painel interno e o outro no lado externo do veculo.

Figura 9: Fluxograma da transmisso de dados do veculo. 6 - RESULTADOS: Esses sensores so conectados ao microcontrolador PIC16F877A, que por sua vez processa os dados obtidos e os envia para os mostradores do veculo e para a transmisso sem fio. A escolha do microcontrolador PIC16F877A foi baseada no fato desse componente conter os recursos exigidos pelo sistema, como: conversores analgico/digital, entradas digitais, comunicaes seriais, interrupes e memria EEPROM, alm de ser de fcil acesso, baixo custo e reprogramvel. Para a realizao das tarefas especficas do microcontrolador, necessrio a criao de um firmware. nesse firmware que esto as configuraes de funcionamento especficas da eletrnica do UFVbaja. A linguagem de programao utilizada foi a C, utilizando o programa CCS Compiler. partir da metodologia utilizada foi possvel adotar as melhores solues de projeto para cada funo do veculo (transmitir potncia, controlar movimento, absorver impacto etc.). A tabela 2 resume as principais caractersticas do prottipo em funo de cada sistema. Com as solues desenvolvidas e garantindo uma construo eficiente dos sistemas elaborados, o veculo da equipe UFVbaja Pererecas possui a confiabilidade e segurana necessrias para um bom desempenho na competio baja SAE.

Tabela 2: Configuraes desenvolvidas para os sistemas do veculo. PRINCIPAIS CARACTERSTICAS TRANSMISSO E MOTOR Motor Briggs and Stratton, 10 HP (definido por regulamento) Sistema de CVT e Caixa de transmisso Engrenagens SUSPENSO, DIREO E RODADO Suspenso dianteira e Tipo duplo A traseira FREIOS E ACIONAMENTOS Cilindro mestre Duas unidades tipo simples Disco de freio Trs unidades 2 dianteiras e 1 traseira Fluido Tipo DOT 5.1 ESTRUTURA E ACABAMENTO Material selecionado SAE 1020

5 - Nicolazzi, L. C. (Lauro C.), Uma Introduo Modelagem Quase-Esttica de Veiculos Automotores de Rodas, Florianpolis, SC; Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2008 6 - Fernandes, M. A. , Estudo em Sistemas de Direo Veicular, So Paulo, SP. Escola Politecnica da Universidade Federal de So Paulo, 2005 7 - PEREIRA, F. Microcontroladores PIC: Programao em C.So Paulo: rica, 2007; 8 - Manual: Microchip. PIC16F87XA Datasheet. USA: Microchip, 2001; 9 - SHIGLEY, J.E; MISCHKE, C.R; BUDYNAS, R.G. Mechanical Engineering Design. 7th Edition, McGraw Hill Professional. 10 - http://ruralwillys.tripod.com/ - acesso em 01/11/09.

7 - CONCLUSO: Seguindo a metodologia adotada, e tendo o auxlio de softwares e CADs de engenharia, foi possvel desenvolver o prottipo da equipe UFVbaja Pererecas. O mesmo atende a todos os requisitos de segurana, sendo capaz de vencer diversos tipos de obstculos e esforos, sendo eficiente e competitivo. Alm disso, o prottipo se enquadra nas normas de ergonomia automotiva existentes. O projeto ainda trouxe benefcios acadmicos e profissionais para os alunos envolvidos, visto que este possui como base a interdisciplinaridade, promovendo o crescimento profissional dos membros da equipe.

8 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: 1 - Behar, M. "Defying Gravity." Scientific American. vol. 286, No. 3 (Maro de 2002): 32 - 4. 2 - Peacock, B., Karwowski, W. Automotive Ergonomics. CRC, 1993. 3 - Linder, A., Avery , M. et al. Change of Velocity and Pulse Characteristics in Rear Impacts. Folksam Research, Sweden, No. 285 2002. 4 - Gillespie, T. D. (Thomas D.), Fundamentals of Vehicle Dynamics, Warrendale, PA: Society of Automotive Engineers, c1992.

9 - APNDICE: 9.1 Apndice 1:

Figura A.1: Etapas da metodologia definida por Pahl et. al. 2005

Figura A.2: rvore de Critrios

9.2 Apndice 2:

Figura A.3: Diagrama exibido pela rotina em MATLAB para a geometria da suspenso 9.3 Apndice 3:

Figura A.4: Modelo ergonmico de referncia utilizada no projeto. Fonte: PEACOCK et. al. 1993

Figura A.5: Distribuio de tenso sobre a estrutura para a condio de capotamento frontal.

Figura A.6: Deslocamento da estrutura para a condio de carregamento esttico sobre quatro rodas.

Figura A.7: Deslocamento da estrutura para a condio de carregamento de toro.

Figura A.8: Distribuio de tenso sobre a estrutura para a condio de impacto frontal.

Figura A.9: Distribuio de tenso sobre a estrutura para a simulao de impacto sobre duas rodas.

Figura A.10: Distribuio de tenso sobre a estrutura para a simulao de impacto lateral.

9.4 Apndice 4:

Figura A.11: Diagrama esquemtico do circuito da Luz de freios.

Figura A.12: Diagrama esquemtico do circuito de controle do motor (Kill Switches).

You might also like