You are on page 1of 3

Conhea as Partes do ODJ A chegada A chegada um momento de orao pessoal e de silncio para reunir o corao e constituir uma assemblia

a em orao. O ambiente de orao bem preparado, acolhedor, belo e simples, arrumado de forma harmoniosa com velas, flores, bblia, cones ajuda a criar um clima de recolhimento. Tambm o refro meditativo, repetido vrias vezes com intensidades diferentes, possibilita este clima de silncio, unificando, reunindo, apaziguando e harmonizando as pessoas para a orao comunitria. Enquanto o refro cantado, pode-se acender uma vela ou Crio Pascal (segundo a tradio e costume). Tambm pode ser feita uma entrada solene da luz acesa. Abertura O ofcio comea sem nenhum comentrio. Depois do momento de silncio, da orao pessoal com o corao aquecido a assemblia se pe em p e quem coordena entoa os versos e todos/todas repetem. So versos bblicos de invocao de Deus, expressando a gratuidade da orao e a iniciativa de Deus, expressando a gratuidade da orao e a iniciativa de Deus ou de convite para o seu louvor. bom variar a melodia (mais calma para os dias comuns e mais vibrante nos dias de festa). Recordao da vida Na recordao da vida, faz-se memria da pscoa de Cristo presente em nossa realidade, social e cotidiana. Lembramos os fatos que so sinais de morte e ressurreio, de tristezas e alegrias, sinais da pscoa de Jesus acontecendo no hoje da vida, da comunidade, dos povos, da historia, das Igrejas e da natureza. A vida est latente em toda a celebrao, mas a recordao da vida o momento em que explicitamos mais claramente a relao entre a celebrao e a vida. Nesse momento, que coordena pode perguntar: O que aconteceu de importante nestes dias que gostaramos de recordar? Ou: H alguma lembrana que as irms e os irmos gostariam de partilhar? Ou ainda: Quais foram os fatos, os acontecimentos, as situaes e as pessoas que marcaram a nossa vida nesta semana? Hino No ofcio o hino um canto diferente do salmo, que tem a funo de expressar de forma orante, potica e popular a relao entre o mistrio pascal de Jesus, a hora do dia, a hora da vida (que foi lembrada na recordao da vida) e ou do tempo litrgico. Em cada ofcio se encontra um hino, mas o grupo tem a liberdade de escolher outros hinos, valorizando os hinos da juventude, os hinos da caminhada latino-americana e os hinos da msica popular brasileira, sem perder o sentido de explicitar o sentido do mistrio celebrado.

Samo

O salmo um dos elementos centrais no Ofcio Divino. Os salmos so poemas, cnticos, preces que acompanham o povo de Deus em busca da terra prometida e foram a orao de Maria, de Jesus e das primeiras comunidades crists. Por um lados eles so smbolos de tudo o que o ser humano carrega em seu corao: alegrias e sofrimentos, angstias e esperanas, docilidade e indignao, amor e dio Por outro lado, eles so smbolos que revelam o prprio Deus, atento ao grito dos pobres. Na tradio das Igrejas crists, um salmo sempre rezado a partir de Jesus e da sua vitria pascal. Com esta chave somos convidados a entrar na orao do salmo fazendo dele nossa prpria orao. Por isso, no Ofcio os salmos esto em verso popular para serem cantados. Depois do hino, algum introduz o salmo. O cantor ou a cantora entoa e a assemblia entra alternando com vozes de mulheres e homens, ou de cantor(a) e comunidade. No final do salmo h um tempo de silencio e de repetio de alguma palavra que tocou em nossa experincia pessoal para curtir a palavra de Deus e deixar que elas se tornem a palavra da nossa orao.

Leitura bblica Alm do salmo h no ofcio uma leitura bblica que pode ser dos evangelhos ou de outros livros do Antigo ou do Novo Testamento. Se for do evangelho pode ser precedido por uma aclamao que pode ser repetida depois do evangelho. Se for outra leitura seguida de versos bblicos de meditao. Neste ofcio sugerimos alguns textos bblicos que esto impressos no esquema do ofcio, ou a leitura do dia, mas anda impede que o grupo possa escolher outra leitura bblica.

Meditao Depois da leitura, h um tempo para meditao. Este tempo para deixar que a palavra caia mais profundamente no corao e se encontre com a nossa experincia de vida. Aps um tempo de silncio, pode haver partilha de sentimentos, compromissos e apelos que a boa nova do Senhor fez surgir em ns. Para ajudar neste momento de meditao sugerimos a leitura de um texto da carta de Ir. Roger: Juntos s fontes da alegria.

Cntico Evanglico O cntico evanglico entoado aps o momento da meditao. Ao despertar de cada dia, no ofcio do amanhecer, a comunidade entoa o cntico de Zacarias (Lucas 1, 68-79), o sol da justia nos veio visitar; no entardecer a comunidade cheia de gratido, com o cntico de Maria (Lucas 1, 46-55), d graas ao Pai pelas maravilhas que Ele realiza na histria, e, noite, a comunidade canta o canto de Simeo (Lucas 2 19-32) na grata e serena alegria de quem viu a salvao acontecer. costuma cant-la de p, acompanhado ao som de instrumentos, com

danas e oferta do incenso expressando o alegre louvor pascal e ao de graas pela redeno, na esperana e justia.

Preces, Pai-Nosso e Orao Aps o cntico evanglico temos o momento das preces, do Pai-Nosso e da orao final. Nas preces a comunidade louva, agradece, pede, suplica, intercede ao Pai por toda a humanidade. Algum faz o convite e prope a resposta, de preferncia cantada. Alm das preces que constam no texto do livro, as pessoas podem acrescentar espontaneamente as suas preces. No final das preces, que coordena faz um breve convite orao do Pai-nosso, para que todos possam iniciar Juntos: Pai-nosso, acompanhado da doxologia, pois vosso o Reino, o poder e a glria para sempre, ou cantar a verso ecumnica. A seguir conclui com a orao final , podendo, para isso, usar as palavras que esto no livro, ou fazer uma outra espontnea.

Beno O ofcio termina com a beno. Quem coordena o ofcio convida a assemblia a prolongar o louvor, bendizendo o Senhor ao longo do dia, em nossos trabalhos, ou no descanso da noite. A juventude gosta de terminar o oficio com um canto ou uma dana ou um abrao de paz, a equipe poder encontrar um refro que funcione como saideira, ligando o ofcio da manh ou da noite com o ofcio que continua ao longo do dia ou da noite. Neste momento poderia danar uma ciranda ou outra dana.

You might also like