You are on page 1of 3

AULA PROGRAMADA 2: CICLOS BIOGEOQUMICOS Ciclo do Carbono: Principal fonte: CO2 atmosfrico. Fixao de carbono atravs da fotossntese.

e. Transferncia de carbono atravs dos nveis trficos pela predao. Devoluo de carbono (CO2) atravs da respirao e decomposio. Queima de combustveis fsseis liberam CO2. Com o aumento do uso de combustveis fossis a quantidade de CO2 liberada aumentou nos ltimos anos, causando o agravamento do efeito estufa.

Ciclo do Oxignio: Interdependente ao aciclo do carbono. assimilado pelos seres vivos atravs da respirao aerbia e liberado na fotossntese. Fitoplncton marinho: verdadeiro pulmo do mundo, pois liberam mais O2 na fotossntese do que consomem na respirao. Ciclo da gua: 97% da gua encontrada nos oceanos e mares (gua salgada); 2.6% encontrada em rios e lagos e 0.4% encontrada nos lenis freticos. Pequeno Ciclo: Evaporao da H2O presente em rios, lagos, oceanos... Formao de nvens. Precipitao (chuva) Parte dessa gua volta aos rios, oceanos e outra parte infiltra no solo. Grande Ciclo: A H2O absorvida pelosseres vivos, participa do seu metabolismo e devolvida para o ambiente.

Absoro da H2O pelas razes das plasntas. Essa gua participa da fotossntese. Durante a respirao e a transpirao as plantas liberam H2O. Os animais ingerem H2O (pura ou em alimentos) que vai ser utilizado em seu metabolismo. Eles liberam H2O atravs da respirao, transpirao e excreo (urina, fezes). O restante da H2O devolvida ao ambiente atravs de decompositores.

Ciclo do Nitrognio: Fonte: atmosfera (79% de N2). O nitrognio importante pporque faz parte das protenas e cidos nucleicos. Fixao (Rhizobium sp.): fixam o N2 transformando-o em NH4+ (amnia). Os decompositores transformam matria orgnica em NH4+. Nitrificao (bactrias nitrificantes): transformao da amnia em nitrito (pelas bactrias Nitrosomona sp.) e posteriormente em nitrato (pelas bactrias Nitrobacter sp.). Incorporao do nitrato pelas plantas. A predao leva o nitrognio atravs da cadeia alimentar. Com a formaao de compostos nitrogenados pelos animais (amnia, cido rico e reia) o nitrognio volta para o ambiente. Desnitrificao: reotrno do nitrognio para a atmosfera atravs das bactrias desnitrificantes (Pseudomonas sp.). Elas transformam nitrato e amnia em N2.

Resumo/biologia - Os ciclos biogeoqumicos ANTONIO CARLOS OSSE Ciclos biogeoqumicos. O nome j diz tudo. Ciclo, pois os elementos em estudo realizam uma volta, uma ciclagem, que envolve a participao de organismos vivos ("bio"), etapas abiticas de escala planetria ("geo") e diversas transformaes ou reaes qumicas. Um pequeno esforo de memria e os quatro ciclos mais importantes aparecem em sua mente: o da gua, o do gs carbnico, o do oxignio e o do nitrognio. O da gua quase pode ser resumido na palavra evapotranspirao. S falta a chuva para completar o ciclo. No ciclo do carbono, devemos lembrar a possibilidade de fixao do elemento nos organismos vivos, sobretudo nas plantas, que fazem uma primeira fixao atravs da fotossntese. A respirao, a decomposio e a queima dos organismos devolvem atmosfera o carbono (no CO2). A queima de combustveis fsseis tambm entra nessa categoria de retorno. Lembre-se tambm de que o CO2 um grande vilo na questo do efeitoestufa. O ciclo do oxignio depende do equilbrio entre fotossntese e respirao. No fosse a questo do oznio (nosso filtro solar natural), esse ciclo provavelmente seria ignorado. Nesse caso, o vilo mais famoso o CFC, que nas altas camadas da atmosfera (onde est o oznio) se quebra em Cl+CF. O cloro (Cl) combina-se com o oznio (O3) e forma O2+ClO. Finalmente, o ciclo que aparece em 99% das questes de vestibular: o do nitrognio. E o motivo simples: o que apresenta maior dificuldade por envolver mais etapas e a participao de diferentes tipos de organismo. O nitrognio corresponde a 79% da atmosfera. Ns o usamos nas nossas protenas, s que no conseguimos retirar nitrognio (gasoso) diretamente da atmosfera. S as bactrias fixadoras fazem isso, produzindo amnia, que ento transformada em nitrito e depois em nitrato por outras bactrias (Nitrosomonas e Nitrobacter), sendo este absorvido pelas plantas. O fim do ciclo, com o retorno do N2 atmosfera, d-se pela excreo de compostos nitrogenados e pela decomposio dos organismos, seguidas da ao das bactrias desnitrificantes (amnia-N2).

You might also like