You are on page 1of 5

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN CMPUS CURITIBA BACHARELADO EM TEOLOGIA

LIVRO DE JOSU Anlise de alguns captulos

Trabalho semestral apresentado ao Curso de Bacharelado em Teologia da Pontifcia Universidade Catlica do Paran, como requisito obteno de nota na Disciplina de Livros Histricos e Profticos. Prof Antnio Quirino de Oliveira (Fr. Eduardo)

CURITIBA 2012

O livro de Josu faz parte da tradio deuteronomista, sendo dele a primeira parte. O ttulo do livro justamente pela proeminncia que Josu, sucessor de Moiss na liderana do Povo de Israel, possui no corpo do livro. Toda a temtica gira em torno da guerra de Israel em busca da conquista de Cana e a consequente partilha desta entre as doze tribos de Israel. Os fatos narrados no texto pretendem estar situados entre 1250 e 1225. Obviamente que estes textos foram escritos em poca posterior e em outra situao poltico-religiosa, o que faz compreender certas situaes que, na data mencionada, no poderiam ser viveis. Ao final do livro do Deuteronmio narrada a morte e o funeral de Moiss, juntamente com a sucesso que se d com Josu. O incio do livro de Josu menciona a morte de Moiss e o povo de Israel acampado nas plancies de Moab, preparando-se para levantar o acampamento em direo Cana, atravessando o rio Jordo. Este concatenamento com o livro do Deuteronmio ressalta esta sequncia histrica e realiza, tambm, uma ligao de forma didtica, uma vez que no livro de Josu a promessa divina do recebimento da Terra Prometida (que perpassa todo o Pentateuco) realiza-se. A tradio deuteronomista realiza um apanhado de vrias tradies a respeito da conquista de Cana e as apresentam no texto de Josu. Porm sobre este material recolhido realizam uma releitura da conquista a partir de um ideal toda a Terra Prometida conquistada, que acontece definitivamente somente com o rei Davi. Para os deuteronomistas a posse da Terra Prometida um evento teolgico e no blico. poca da redao do livro de Josu o reino do Norte j havia sido derrotado e o reino de Jud estava ameaado, intencionalmente, portanto, os compiladores expe o Povo de Israel sob a direo de um nico chefe realizando todas as conquistas. Este fato deseja mostrar a necessidade da unidade do povo que Deus mesmo ir realizar. Resumidamente o livro de Josu pode ser dividido em trs partes: I. A conquista de Cana (1-12); II. A diviso da Terra Prometida entre as doze tribos (13-21); III. O retorno das tribos da Transjordnia, a Assembleia de Siqum, a despedida de Josu e sua morte (22-24).

No o objetivo do presente trabalho realizar uma anlise de todo o livro de Josu, mas, a partir desta pequena introduo, destacar trs intervalos dentro do referido livro.

a) Js 2-8 Neste primeiro trecho temos relatos provenientes de tradies da tribo de Benjamin ligadas ao santurio de Guilgal. Logo no captulo dois temos o relato da ao dos espies de Israel que foram enviados Jeric. Deste relato surge a figura de Raab, uma prostituta de Jeric, que acoberta a presena dos espies na cidade. Raab torna-se famosa pelo sua unio com Salmon gerando Booz, mencionada na genealogia de Jesus (cfe. Mt 1,5). Obviamente que a conquista de Cana no se deu sem algum tipo de miscigenao com os povos ali residentes. No terceiro captulo predita a passagem pelo rio Jordo, profecia que se cumpre ainda neste mesmo terceiro captulo. Esta passagem se d semelhana de uma procisso litrgica, envolvendo os sacerdotes com a presena da Arca da Aliana. No quarto capitulo encerrada a travessia do Jordo e o Povo acampa em Guilgal onde erigido uma estela com as pedras do Jordo. No quinto captulo realizada o rito da circunciso dos hebreus em Guilgal e celebrada a Pscoa. O sexto captulo relata a tomada de Jeric. Do ponto de vista arqueolgico improvvel afirmar algo sobre a queda de Jeric. No versculo 18 deste captulo prenunciada a derrota dos israelitas em Hai (cfe. Js 7,2-5) quando Ac no obedeceu a ordem de votar ao antema os esplios de guerra. Este antema tinha a inteno de evitar o relacionamento dos israelitas com os cananeus a fim de que no cassem na idolatria. Mais uma vez vemos a presena dos sacerdotes, dos msicos, da Arca da Aliana que so decisivas no combate e na tomada de Jeric. O autor insiste na vinculao das vitrias decisivas do Povo de Israel com a bno e proteo de Deus.

Este trecho encerra-se com o captulo oito, com a tomada de Hai e a ereo de um altar a Iahweh sobre o monte Ebal. Neste local existe a renovao da Lei de Moiss com a sua deposio sobre este altar e a leitura para o todo o Povo feita por Josu.

b) Js 9-10 No captulo nove existe um acordo entre os israelitas e os gabaonitas que realizado devido a uma artimanha dos gabaonitas, que estavam amendrontados com a fora de Israel. Apesar de terem sido advertidos por Iahweh de no realizarem aliana com os habitantes de Cana, os israelitas, desobedecendo a ordem de Deus, a realizam. Este fato censurado pelo autor em 9,14 quando informa que no consultaram o orculo de Iahweh. Em razo da aliana com os gabaonitas, no captulo 10 os israelitas veem-se obrigados a defenderem seus aliados quando estes foram acossados por cinco reis (Jerusalm, Hebron, Jarmut, Laquis e Eglon). Ao final deste captulo temos o relato da conquista do sul de Cana. No interior deste relato temos um literatura potica (10,12-15) do milagre do Sol.

c) Js 11 Neste ltimo captulo objeto deste trabalho, temos a realizao da conquista do norte de Cana, por parte dos israelitas. Apesar de serem breves os relatos das conquistas, o autor intencionava relembrar alguns feitos de Israel e no todos eles e demonstrar como a mo de Iahweh estava com Israel. Neste texto temos tambm a demonstrao da sucesso em Israel como Iahweh ordenou Moiss, assim Moiss ordenou a Josu e este cumpriu exatamente a ordem de antema (cfe. 11,15).

REFERNCIAS

BBLIA sagrada. Traduo Bblia de Jerusalm. So Paulo: Paulus, 1985. 2166 p. ELLIS, Peter F. Os Homens e a Mensagem do Antigo Testamento. Aparecida: Santurio, 1985. 526 p. HARRINGTON, Wilfrid J. Chave para a Bblia. So Paulo: Paulinas, 1985. 644 p.

You might also like