You are on page 1of 7

O DESPORTO DA LUTA

Antes de conhecer as formas de expresso, como o falar ou o escrever, o homem empregou a luta como expresso viva da sua espcie para demonstrar os seus sentimentos primitivos. Vista sob o prisma de natural via de aperfeioamento da agressividade humana, Luta atravessou grande evoluo passando atravs das varias ideologias e formas de vida dos povos pelos aspectos prticos, mstico, religioso e desportivo. Desde as primitivas manifestaes desportivas, passando pelos Jogos Olmpicos da antiguidade at aos nossos dias, a Luta tem figurado como modalidade obrigatria, confirmando a importncia que esta prtica, tem merecido do homem. A Luta ainda hoje faz parte dos programas Olmpicos com dois estilos diferentes: a Luta Greco-Romana e a Luta livre Olmpica. Tendo ambos por fulcro da ao o adversrio e por objetivo coloc-lo com as duas espduas no tapete, so proibidos os estrangulamentos, as chaves ou qualquer outra ao violenta. Os dois estilos diferem apenas porque na LIVRE OLMPICA permitida a utilizao das pernas nas aes de ataque e defesa o que interdito no estilo GRECO ROMANA, no qual os lutadores apenas se podem utilizar dos braos e do tronco para realizar as suas projees e prises. Em meados do sculo passado, para tornar possveis as competies internacionais, entre os especialistas das inmeras lutas regionais que proliferavam na Europa, os franceses fizeram uma codificao de regras e regulamento criando o estilo GRECO - ROMANA .Mais tarde, j no inicio do nosso sculo, aparece o estilo LIVRE OLMPICA que teve a sua origem nas Lutas da antiguidade e nas lutas nacionais. A prtica da Luta pode perfeitamente ser integrada no sistema educativo de um povo, partindo das simples formas jogadas de luta, at aos processos de treino mais avanados, encontramos uma gama enorme de fatores e situaes que podem contribuir para a formao dos seus praticantes. A estruturao do esquema corporal, as noes de espao, peso e relao eu- tapete, eu-companheiro, etc., so sem dvida algumas das aulas de educao fsica para determinadas escales etrios. A Luta quando praticada de uma forma organizada e sistematizada, ser um meio cheio de situaes ricas nas solicitaes que levam ao desenvolvimento e aquisio de estruturas importantes na formao da Juventude.

A LUTA DO MUNDO A prtica da luta encontra-se largamente difundida em todo o Mundo. Mas so os pases do Leste Europeu que repartem entre si a maioria das medalhas nas grandes competies internacionais. No so de fato as medalhas o mais importante, mas no nos podemos esquecer de que, nos sistemas polticos dos pases considerados, eles refletem a movimentao de grande nmero de praticantes. Nos ltimos anos a Unio Sovitica, a Bulgria e a Romnia tm demonstrado um grande avano tcnico em relao aos outros pases. Aps as suas revolues especialistas, estes pases aproveitando as suas tradicionais lutas regionais, fizeram desta modalidade um desporto popular, dando-lhe uma orientao e apoio, de modo a torn-la uma atividade Educativa. Hoje a luta faz parte dos programas escolares destes pases e a modalidade mais popular da Bulgria. O trabalho cientfico estudou e sistematizou todos os programas desde os escales etrios mais baixos at alta competio; ai no h mais lugar para o empirismo. Para melhor compreender a expanso da modalidade atravs do Mundo, suficiente observar o nmero de pases filiados na federao Internacional que representam largas centenas de milhares de praticantes dos cinco continentes. 1912 .................................................................................. 18 pases 1962 ................................................................................... 65 pases 1979 ................................................................................... 81 pases

O DESPORTO DA LUTA NA HISTRIA DO HOMEM Nos antigos Gregos, a luta representava um jogo atltico que se ensinava a todos os jovens na escola depois de mais de 30 sculos. Pobres e ricos, operrios e agricultores, filsofos, reis ou militares, todos aprendiam a luta nas palestras era sempre uma honra e sentiam-se felizes e orgulhosos se eram coroados vencedores nos estdios. A luta ORTHOPALI ou luta em p, citada por Homero no seu poema Ilada, tinha umas regras ligeiramente diferentes das usadas nos Jogos Olmpicos Clssicos. Durante a poca de Homero ( IX Sculo antes de cristo) lutava-se com um calo-cinta, enquanto que nos Jogos Olmpicos lutava-se com o corpo inteiramente nu. Para que um lutador fosse proclamado vencedor, ele devia atirar o seu adversrio trs vezes ao cho, mas durante os combates nos tempos de Homero contava-se como vitria tambm 3 quedas mas adversrio que ganhava tinha de projetar o seu antagonista duas vezes seguidas. Se nenhuma dos lutadores tinha conseguido uma queda, e se ele tinham cado trs vezes simultaneamente e ao mesmo tempo, o resultado era considerado nulo e os dois adversrios considerados iguais. Os lutadores, mesmo nesses tempos antigos de Homero, combatiam somente pelo prazer de vencer, para a sua gloria, para mostrar a sua fora e destreza para se divertirem e nunca por interesse material. Portanto era um hbito muito antigo oferecer prmios de valor simblico tanto ao vencedor como ao vencido. Nos jogos Olmpicos, clssicos, assim como nos Jogos Pan-helnicos, o primeiro vencedor recebia como recompensa uma coroa feita de ramos de oliveira ou de outra planeta. A Luta fez o seu aparecimento como competio desportiva nos XVIII Jogos Olmpicos da antiguidade. O Lutador era chamado nesta poca LUCTATOR. Como nota curiosa, passaremos a transcrever o relato mais antigo que se conhece dum combate de luta. Por muito que procurssemos, esta descrio de um combate, citada por Homero, a mais antiga de toda a Histria.

Particularmente interessante pelo seu suficientemente claro, ele mostra a maneira de se lutar da poca. Ele demonstra tambm a mentalidade e o esprito dos lutadores e a obstinao que eles empregavam para obter a vitria. Esta descrio de Homero citada na sua Ilada ( Canto XIII Linhas 700 e 735). Trata-se de combates duma organizao de Jogos Atlticos, realizados por Achiles em honra de seu amigo Patrocle, morto durante a guerra de Tria. CRONOLOGIA HISTRICA DA LUTA 5000 anos a.C. Os Sumricos j praticavam ( o arquelogo doutor Speiser descobre no ano 1938 no tempo de KHAFAJE MESOPOTNIA, perto de bagdad uma pea de bronze representado dois lutadores em aco).

3000 anos a.C. Luta comea a praticar-se no Egipto. Descobrem-se cenas de Luta esculpidas nos baixos relevos das sepulturas do povoado de Beni Hassan. 2600 anos a.C. desenhos encontrados na tumba do Fara PTAHOTEP. 1000 anos a.C. A luta introduzida na Grcia, procedendo do delta do Nilo e dos pases da sia. 708 anos a.C. A luta includa nos XVIII Jogos Olmpicos da antiguidade sendo EURIBATES o primeiro vencedor Ano 23 da Era Moderna A luta aparece no Japo, sendo SUKUNE o primeiro grande vencedor.

Ano 858 da Nossa Era A Sucesso do trono Japons resolvida atravs dum combate de luta entre BRONTOKE E KORES HITO. Foi vencedor este ltimo, que teve o seu reinado com o nome de SEIWA. Ano 1869 Aparece a Luta Livre Americana Ano 1875 Define-se a Luta GrecoRomana para haver definio da Livre Americana. Ano 1896 1. Jogos Olmpicos da Era Moderna realizados em Atenas na Grcia, por iniciativa do Baro Pierre de Coubein, nos quais se inclui a Luta. Proclamam-se 1. Campeo Olmpico o Alemo KARL SCHUMANA. Ano 1900 II Jogos Olmpicos realizados em Paris e onde no figuras a Luta. Ano 1904 III Jogos Olmpicos realizados em S. Lus U .S. A. nos quais se inclui pela primeira vez o estilo Livre- Olmpica. Os lutadores Americanos venceram em quais todas as categorias. Ano 1908 IV Jogos Olmpicos, realizados em Londres. Incluem-se pela primeira vez e de forma definitiva, os dois estilos Livre Olmpica e Greco- Romana. 1910 a 1920 Mximo esplendor do estilo Greco-Romana e decadncia do estilo Livre Olmpica. 1958 Profunda alteraes das regras, anulando-se o comeo obrigatrio da Segunda parte dum combate com a Luta no cho, quando a primeira parte tinha acabado nesta posio.

1963 introduzido nas regras, o assentamento controlado, para os dois estilos. At aos nossos dias A grande evoluo da tcnica e da preparao fsica dos lutadores, exigido grande esforo aos atletas. De forma a que se d inteiro cumprimento ao exigido pelas regras e que se define como LUTA TOTAL, a durao do combate vem sofrendo alteraes. Sendo constituda por 3 + 3 minutos com 1 minuto de intervalo. Muito mais haveria da Historia da Luta. Em futuros trabalhos sobre a modalidade procuraremos novos fontes de informao para enriquecer os conhecimentos histricos da Luta.

You might also like