You are on page 1of 4

SALMO 16 (um dos preferidos do pr. Joaquim) I- OS SINAIS DO VERDADEIRO CRENTE (V.1-4) (RC)1 Guarda-me, Deus, porque em ti confio.

. Deus o objeto nico da sua confiana, da sua esperana. O salmista se refugia em Deus porque ele digno de toda confiana. Por isso, ele pede: Guarda-me, Deus. 2 A minha alma disse ao SENHOR: Tu s o meu Senhor; no tenho outro bem alm de ti. Reconhece Deus como seu nico Senhor, suficiente em tudo. Uma conversa entre espirituais: A minha alma disse ao Senhor. Um relacionamento que apenas o crente tem (Rm 8.16). Outro bem. Uma palavra de vrios significados como: riqueza, prazer, alegria, satisfao. Se o salmista conhece cantaria: Satisfao ter a Cristo, no melhor prazer j visto. 3 Digo aos santos que esto na terra e aos ilustres em quem est todo o meu prazer: 4 As dores se multiplicaro queles que fazem oferendas a outro deus; eu no oferecerei as suas libaes de sangue, nem tomarei o seu nome nos meus lbios. O salmista agrada-se nos que temem a Deus, e os escolhe como seus amigos. Mesmo assim, no lhes deixa sem uma advertncia, conforme o versculo quatro.

Os que se apegam aos deuses falsos tero um preo a pagar: tero as dores multiplicadas. O Senhor no admite a idolatria. Despreza os cultos falsos, as coisas que o mundo adora: Eu no oferecerei as suas libaes de sangue. Libao: clice de sangue que era derramado (xodo 29.40,41) Ver Mt 26.27,28; Fp 2.17. Nem tomarei o seu nome nos meus lbios. O salmista seguiria risca a Lei (xodo 23.13). II- AS BNOS QUE O VERDADEIRO CRENTE RECEBE NESTE MUNDO(V.5-8) 5 O SENHOR a poro da minha herana e o meu clice; tu sustentas a minha sorte. O Senhor a melhor poro. O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e no ser do Senhor, ou no ter o Senhor como bem. (Tu, Deus Eterno, s tudo o que tenho. O meu futuro est nas tuas mos; tu diriges a minha vida BLH). Do Senhor vem satisfao plena. Em um primeiro momento o po e a gua (Sl 23.2). 6 As linhas caem-me em lugares deliciosos; sim, coube-me uma formosa herana. O Senhor o perfeito topgrafo, o que faz do salmista um homem satisfeito com as divisas da sua herana; nada a reclamar. O que vem do Senhor belo e satisfatrio, principalmente para aqueles que O amam e por Ele so amados. 7 Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; at o meu corao me ensina de noite.

Conselho e correo da parte de Deus. Davi o louvaria; tambm do Senhor falaria bem. noite, ele faria reflexo com os conselhos escondidos no corao. 8 Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele est minha mo direita, nunca vacilarei. Nada como pensar no salmo 23.4. A presena constante do Senhor representa livramento contra os inimigos. Nada moveria Davi dos seus propsitos, pois o Senhor o seu mentor, o seu tutor, Aquele que lhe dirige os passos.

III O QUE O VERDADEIRO CRENTE TEM NO SEU FUTURO 9 Portanto, est alegre o meu corao e se regozija a minha glria; tambm a minha carne repousar segura. A certeza, a confiana, faz do crente algum com um corao alegre e uma lngua exultante (At 2.25,26). Pedro aplica o salmo de Davi a Cristo (Salmo Messinico) (Atos 2.22-28). Aps a morte, o salmista confia no Senhor que lhe dar um lugar seguro. Podemos pensar no que Jesus disse a um dos ladres na cruz: Hoje mesmo estars comigo no paraso(Lc 23.43). 10 Pois no deixars a minha alma no inferno, nem permitirs que o teu Santo veja corrupo. O crente no ficar, como alguns, esquecido em uma vala comum (Sheol): Os mortos em Cristo ressuscitaro primeiro (1 Ts 4.16).

Sendo um salmo messinico, devemos lembrar o que o apstolo Paulo fala a respeito de Cristo e da ressurreio (1 Co 15). A certeza do salmista estava na anteviso do Messias, aplicada a si mesmo. 11 Far-me-s ver a vereda da vida; na tua presena h abundncia de alegrias; tua mo direita h delcias perpetuamente. Far-me-s ver. Os que so de Deus tm uma viso diferenciada da vida, porque o Senhor conhece o caminho dos justos (Sl 1.6). O crente devidamente orientado como deve proceder em todos os seus caminhos. A idia principal a de adquirir conhecimento; sabendo discriminar, distinguir entre o certo e o errado. Na tua presena.... Estar diante de Deus motivo de alegria completa, plena. Devamos cantar sempre: Alegrei-me quando me disseram, vamos, vamos casa do Senhor. Embora, podemos estar na presena do Senhor em todos os lugares. tua mo direita. O crente, glorificado, estar para sempre com o seu Senhor; com Aquele que est destra de Deus (Atos 7.56), conforme Ele mesmo prometeu (Joo 14.3). Pr. Eli da Rocha Silva LITERATURA DE APOIO: 1. Bblia Shedd (Esboo e notas) 2. NCB

You might also like