You are on page 1of 32

COLGIO TCNICO IMEC

CURSO TCNICO EM SEGURNA DO TRABALHO 4 MDULO 1 SEMESTRE DE 2012

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO TRABALHO PROFESSOR: TALO MAZONI

SEGUNDA UNIDADE (01/06 a 13/07)

A SADE DO TRABALHADOR COMO CAMPO DE ATUAO DO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO

A SADE DO TRABALHADOR COMO POLTICA PBLICA

O QUE UMA POLTICA PBLICA?


O conjunto de aes coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso pblico que visa dar conta de determinada demanda, em diversas reas. Expressa a transformao daquilo que do mbito privado em aes coletivas no espao pblico (Guareschi, Comunello, Nardini & Hoenisch, 2004, pg. 180).

O QUE UMA POLTICA PBLICA?


Polticas Pblicas so aes coordenadas, com objetivo pblico, isto , coletivo. So polticas de Estado e no de governo e pressupe uma capacidade de impacto no sentido da construo da cidadania. Existem para garantir os direitos humanos. Em sociedades desiguais, como a nossa, devem promover transformaes sociais que trabalhem diretamente com promoo de cidadania e provoquem a participao ativa da sociedade com a execuo e efetividade ( Silvia Giugliani, revista do CRP)
5

O QUE UMA POLTICA PBLICA?


Poltica pblica: envolve mais do que uma deciso e requer diversas aes estrategicamente selecionadas para implementar as decises tomadas. Deciso poltica: corresponde a uma escolha dentre um leque de alternativas, conforme a hierarquia das preferncias dos atores envolvidos, expressando em maior ou menor grau - uma certa adequao entre os fins pretendidos e os meios disponveis. Embora uma poltica pblica implique deciso poltica, nem toda deciso poltica chega a constituir uma poltica pblica.
6

A demanda pela Sade do Trabalhador


No incio do anos 70 o Brasil estava entre os pases do mundo com maior ndice de acidentes de trabalho Por imposio legal do governo militar foram criados os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMTsdimensionados de acordo com o grau de risco e o nmero de trabalhadores das empresas.
7

A demanda pela Sade do Trabalhador


Os SESMTs adotavam um modelo tcnico subordinado ao setor empresarial. Preocupava-se exclusivamente com os acidentes do trabalho pela repercusso econmica (graves prejuzos aos cofres pblicos) e pelo destaque dado em toda a mdia: "Brasil, campeo mundial de acidentes de trabalho". Pouca ou nenhuma ateno era conferida s ditas doenas do trabalho.
8

A demanda pela Sade do Trabalhador


Em 78 o governo publica a portaria 3.214 com as Normas Regulamentadoras - NR - do Captulo V, Ttulo II, da Consolidao das Leis do Trabalho, relativas a Segurana e Medicina do Trabalho
A NR adota como referencial terico a Sade Ocupacional Prevalece uma legislao previdenciria- acidentria Prevalece a prtica medicalizada de cunho individual e, contemplando exclusivamente os trabalhadores segurados, ou formalmente engajados no mercado de trabalho.
9

A demanda pela Sade do Trabalhador


Diante dos atos governamentais pautados basicamente no interesse do patronal e na lgica individualizante e no social, acaba por se consolidar a demanda por uma Sade do trabalhador. A organizao desta demanda se deu no incio da dcada de 80 atravs de dois movimentos surgidos no campo da sade, dentro do processo de Redemocratizao do pas.
MOVIMENTO SANITRIO MOVIMENTO SINDICAL
10

Da demanda Poltica Pblica


Com os movimentos de reivindicao na poca da luta pela redemocratizao do pas, a sade teve grande destaque tanto na organizao das demandas, quanto na mobilizao da populao. Estes movimentos comeam a obter conquistas na esfera municipal e em meados da dcada de 80 so criados por alguns municpios os primeiros Programas de Sade do Trabalhador (PST), no mbito da rede pblica de sade, em resposta demanda dos sindicalistas.
11

Da demanda Poltica Pblica


O modelo de ateno sade do trabalhador materializado nos PST, com a Assemblia constituinte, levou ao reconhecimento na CF, no artigo 200, em seus incisos II e VIII, do

trabalho como o como fator determinante da sade da populao e, conseqentemente, responsabilizou o Estado pela execuo das aes de sade do trabalhador.
12

Da demanda a Poltica Pblica


Em 1990 promulgada a Lei Orgnica da Sade (Lei n 8080/90) que cria o SUS. Os principais princpios do SUS so:
Universalidade Integralidade Participao social Descentralizao poltico-administrativa

13

Da demanda Poltica Pblica


no artigo 6, pargrafo 3, que a Lei Orgnica da Sade regulamenta a Sade do Trabalhador: Entende-se por sade do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, atravs das aes de vigilncia epidemiolgica e vigilncia sanitria, promoo e proteo da sade dos trabalhadores, assim como visa recuperao e reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho, abrangendo:
14

Da demanda Poltica Pblica


I - assistncia ao trabalhador vtima de acidentes de trabalho ou portador de doena profissional e do trabalho; III - participao, no mbito de competncia do Sistema nico de Sade, da normatizao, fiscalizao e controle das condies de produo, extrao, armazenamento, transporte, distribuio e manuseio de substncias, de produtos, de mquinas e de equipamentos que apresentam riscos sade do trabalhador;
15

Da demanda Poltica Pblica


IV - avaliao do impacto que as tecnologias provocam na sade; V - informao ao trabalhador e sua respectiva entidade sindical e s empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, doena profissional e do trabalho bem como sobre os resultados de fiscalizaes, avaliaes ambientais e exames de sade, de admisso, peridicos e de demisso, respeitados os preceitos da tica profissional;
16

Da demanda a Poltica Pblica


VI - participao na normatizao, fiscalizao e controle dos servios de Sade do Trabalhador nas instituies e empresas pblicas e privadas; VII - reviso peridica da listagem oficial de doenas originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaborao a colaborao das entidades sindicais; e VIII - a garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao rgo competente a interdio de mquina, de setor de servio ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposio a risco iminente para a vida ou sade dos trabalhadores
17

Atual estratgia do para Sade do Trabalhador


Para efetivar a poltica pblica para a sade do trabalhador o Ministrio da sade criou a Rede Nacional de Ateno Integral Sade do Trabalhador RENAST (Portarias MS: 1.679/02; 2.437/05, 2.728/09) O RENAST tem como objetivo integrar a rede de servios do SUS, voltados para a assistncia e a vigilncia, para o desenvolvimento das aes de Sade do Trabalhador
18

Atual estratgia do para Sade do Trabalhador


Os Centros de Referncia em Sade do Trabalhador CERESTs compe o RENAST e so responsveis por:
Desempenhar a funo de suporte tcnico, de coordenao de projetos e de educao em sade para a rede do SUS da sua rea de abrangncia. Os CERESTs no so porta de entrada da sade pblica centros articuladores e organizadores no seu territrio de abrangncia de aes intra e intersetoriais de Sade do Trabalhador. Tem funo de retaguarda tcnica.
19

Atual estratgia do para Sade do Trabalhador


Os Centros de Referncia em Sade do Trabalhador CERESTs compe o RENAST e so responsveis por:
A rede sentinela: refere instituio e indicao de servios de sade do trabalhador de retaguarda, de mdia e alta complexidade, j instalados e qualificados para garantir a gerao de informao, a fim de viabilizar a vigilncia em sade.

So compostos por uma equipe mnima com a seguinte distribuio de profissionais:


20

Atual estratgia do para Sade do Trabalhador


Os Centros de Referncia em Sade do Trabalhador CERESTs compe o RENAST e so responsveis por:
Desempenhar a funo de suporte tcnico, de coordenao de projetos e de educao em sade para a rede do SUS da sua rea de abrangncia.

So compostos por uma equipe mnima com a seguinte distribuio de profissionais:

21

Atual estratgia do para Sade do Trabalhador

O RENAST EM MINAS

No Estado de Minas Gerais, a Coordenao de Vigilncia em Sade do Trabalhador (CVST) est inserida na Superintendncia de Vigilncia Sanitria/Subsecretaria de Vigilncia em Sade. H em Minas Gerais, 16 Centros de Referencia em Sade do Trabalhador e um Centro de Referncia Estadual em Sade do Trabalhador localizado no Ambulatrio Bias Fortes - Complexo do Hospital das Clinicas da UFMG. 22

Atual estratgia do para Sade do Trabalhador

A SAUDE MENTAL E O CEREST


Prevalncia

dos agravos sade mental relacionados ao trabalho (30%, segundo a OMS) dos relacionados ao trabalho transtornos mentais

Transversalidade

Assim a Sade mental estruturadora do trabalho

no RENAST

23

Sade do Trabalhador e o Tcnico de Segurana do Trabalho


Antes de ser uma teoria, a Sade do trabalhador deve ser pensada como uma prtica, decorrente de um processo social e histrico de lutas Atuando no SUS ou nas empresas a perspectiva do tcnico em segurana do trabalho deve ser crtica quanto aos determinantes da sade, e voltada para prioritariamente para o trabalhador Adotar a Sade do trabalhador como princpio de trabalho significa considerar o trabalhador como sujeito do processo de produo de bens e no como objeto de trabalho.
24

Sade do Trabalhador e o Tcnico de Segurana do Trabalho


COMO PODE O TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO AGIR DE ACORDO COM A SADE DO TRABALHADOR:
Adotar um enfoque menos individual e mais social na avaliao dos riscos sade do trabalhador No considerar somente as relao causa-efeito das doenas e sempre procurar disseminar as informaes os riscos para o conjunto dos trabalhadores Considerar as evidencias epidemiolgicas Solicitar do mdico do trabalho estudos epidemiolgicos sobre o estado de sade do conjunto dos trabalhadores da empresa
25

Sade do Trabalhador e o Tcnico de Segurana do Trabalho


COMO PODE O TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO AGIR DE ACORDO COM A SADE DO TRABALHADOR:
No concentrar o poder nas suas mos, o sade do trabalhador pressupes que o poder de decidir deve ser compartilhado entre os sujeitos do processo Lutar para que os resultados de exames sejam informados aos trabalhadores e no sirvam para promover demisses No permitir que o saber tcnico se sobreponha as observaes e reclamaes dos trabalhadores. A sade do trabalhador deve ser uma prtica interdisciplinar.
26

Sade do Trabalhador e o Tcnico de Segurana do Trabalho


COMO PODE O TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO AGIR DE ACORDO COM A SADE DO TRABALHADOR:
Estar sempre atendo para que a sade no seja abordada estritamente de um ponto de vista mdico No deixar de considerar os fatores relacionados sade mental como determinantes da sade No supervalorizar os Limites de tolerncia. Pessoas no so nmeros. Quem deve dizer se um ambiente bom ou ruim no so somente os aparelhos de medio. A percepo e o sentimento dos trabalhadores devem sempre ser 27 considerados

Sade do Trabalhador e o Tcnico de Segurana do Trabalho


COMO PODE O TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO AGIR DE ACORDO COM A SADE DO TRABALHADOR:
Lutar para que os trabalhadores possam ter participao nas decises sobre o ambiente ou o processo de trabalho nocivo, que os afetam diretamente Manter os trabalhares sempre informados sobre os riscos. No informar de maneira genrica, no omitir nada inclusive os efeitos de longo prazo sade. Se fosse a sua sade em riscos voc iria ficar grato por ser informado. O tcnico empregado da empresa, mas no deve permitir que a sade dos trabalhadores esteja 28 subordinada aos interesses da empresa

Sade do Trabalhador e o Tcnico de Segurana do Trabalho


COMO PODE O TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO AGIR DE ACORDO COM A SADE DO TRABALHADOR:
Lutar por autonomia: se um trabalhador doente precisa ser afastado este deve ser o parecer do tcnico. Nunca deixar de emitir a CAT. Isso gera subnotificao e agrava as condies de trabalho em geral No participar das reunies da CIPA para desqualificar as reivindicaes dos trabalhadores com seu suposto saber cientfico.

29

Sade do Trabalhador e o Tcnico de Segurana do Trabalho


COMO PODE O TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO AGIR DE ACORDO COM A SADE DO TRABALHADOR:
No valorizar somente os riscos ambientais como calor, rudo, iluminao etc., Os riscos relacionados organizao do trabalho (ritmo da produo; presso das chefias; horas extras; etc.), tambm so assuntos de sua responsabilidade, j que causam adoecimento e podem matar.

30

31

Bibliografia
FRIAS JUNIOR, Carlos Alberto da Silva. Marcos histricos e paradigmticos da sade do trabalhador in: A sade do trabalhador no Maranho: uma viso atual e proposta de atuao. [Mestrado] Fundao Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Sade Pblica; 1999. 135 p. MENDES, R.; DIAS, E.C. Da medicina do trabalho sade do trabalhador. Rev. Sade Pblica, v. 25, n. 5, p. 341-349, 1991. DOMINGOS, Lino; PIANTA, Ftima. Sade e Trabalho: Conceitos Gerais Manual Contedos Bsicos para uma ao sindical editado pela CUT e Cadernos de Sade do Trabalhador Manual do Delegado Sindical Disponvel em: http://www.itcilo.org/actrav/english/calendar/2002/A1_2744/recurosos/ word_documents/01_Conceitos.doc> Acesso em 28 jun. 2012

32

You might also like