You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAP PLANO NACIONAL DE FORMAO DE PROFESSORES DA EDUCAO BSICA PARFOR COLEGIADO DE HISTRIA

GENILSON LIMA ALBUQUERQUE

HISTORIA E HISTORIOGRAFIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (Avaliao Final)

MACAP 2011

1 Os objetivos da Lei 10.639/03, assim, as Diretrizes Curriculares estabelecidas pela Resoluo de Junho de 2004 pressupem a divulgao e produo de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidados quanto pluralidade tnicorracial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorizao de identidade, na busca da consolidao da democracia brasileira A partir do pressuposto acima, faa, o que se pede: a) Justifique a necessidade de, no Brasil, atualmente vivermos um processo de implementao de Aes Afirmativas. Com o inicio da expanso colonialista europeia em meados do sculo XIX, iniciou-se o advento das relaes raciais, onde, sob uma pretensa superioridade biolgica e intelectual os europeus disseminaram o mito da misso civilizadora do homem branco para dar sustentculo a politica das metrpoles europeias e a escravizao desses povos colonizados, durante as Idades moderna e Contempornea. O escravismo passou, ento, a ser legitimado no s pela afirmativa de ser indispensvel prosperidade econmica das naes europeias, mas pela formulao de teorias que apresentavam os negros e outros povos de cor como seres inferiores, incapazes de sentimentos morais, o que desobrigava os brancos de trata-los como homens comuns. No Brasil, o sistema escravista foi implantado pelos portugueses e, por mais de trezentos anos vigorou, deixando sequelas sociais e psicolgicas, estruturando um racismo apoiado em praticas sistemticas de descriminao econmica, social, ideolgica, cultural e religiosa, criando uma segregao real, como atesta Santo (2005):
A escravido foi a mais extrema das formas de opresso racial na histria brasileira. A profunda desigualdade racial entre negros e brancos em praticamente todas as esferas sociais brasileiras fruto de mais de quinhentos anos de opresso e/ou discriminao racial contra os negros, algo que no somente os conservadores brasileiros, mas uma parte significativa dos progressistas recusam-se a admitir (...). (SANTOS, 2005, p. 13)

Neste sentido, cobra-se do Estado brasileiro politicas pblicas para reparar as perdas provocadas pelos danos sofridos pelos negros no passado e estabelecer uma sociedade mais igualitria, multicultural e democrtica, onde, as Aes Afirmativas se fazem necessrias para equalizar as oportunidades e, portanto, de combater desigualdade social, rompendo o legado de excluso tnico-racial, que compromete no s a plena vigncia dos direitos humanos, mas a prpria democracia no pas - sob pena de termos democracia sem cidadania. (PIOVESAN, 2005, P. 42)

b) Que tipo de questes so analisadas, pelos autores, sobre a Escola e seu aparato didtico-pedaggico que necessitam de reformulao para uma real Educao das Relaes tnicorraciais?

Os autores reconhecem que a educao relevante para reforar e ampliar as aes desenvolvidas pelos setores comprometidos com a transformao da sociedade e com a incluso social, porem, enfatizam que as prticas educativas, nas escolas, continuam excluindo o negro da histria (ou includo de maneira estereotipada) e da cultura deste pas (SILVA & SILVA, 2009, P. 10). Para eles, a Lei 10.639/03, por si s, no o suficiente pra mudar prticas historicamente constitudas de desvalorizao da histria e da cultura do povo negro nas salas de aula, mesmo porque a maioria dos professores desconhecem a Lei, e por consequncia no abordam a temtica, o enfoque dado pelos professores pode at reforar ainda mais a situao de excluso do povo negro do sistema oficial de ensino (idem, p. 11). necessrio sensibilizar os professores sobre a importncia de trabalhar o tema das questes tnicorraciais na sala de aula construindo estratgias e instrumentos para essa ao. 2 - O Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorizao da identidade, histria e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorizao das razes africanas da nao brasileira, ao lado das indgenas, europeias e asiticas. Analisando o enunciado acima, responda: a) Conceitue identidade, diversidade e discriminao racial em sua relao com os objetivos do Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Identidade um conceito que no comporta uma definio nica, ou seja, ele mltiplo, fala-se em identidades de gnero, identidades etrias, identidades raciais, entre outras. Portanto, h diversas definies, conforme o enfoque que se lhe d, podendo ainda haver uma identidade individual ou coletiva, falsa ou verdadeira, presumida ou ideal, perdida ou resgatada. O termo diversidade diz respeito variedade e convivncia de ideias, caractersticas ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situao ou ambiente. A ideia de diversidade est ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ngulos de viso ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. Geralmente empregamos o termo em relao a cultura, porem, a diversidade cultural no diz respeito apenas ao reconhecimento do outro. Significa pensar a relao entre o eu e o outro, ou seja, falamos o tempo inteiro em semelhanas e diferenas. Discriminao a prtica que consiste em negar iguais oportunidades, uma atitude injusta e negativa em relao a um grupo ou a uma pessoa, tratar algum de uma forma diferente, exprimindo-se atravs da adoo de padres de preferncia em relao aos membros do prprio grupo e/ou de rejeio em relao aos membros dos grupos externos.

b) Analise uma experincia realizada no universo escolar que relaciona identidade tnicorracial e prticas didtico-pedaggicas na Educao Infantil, no Ensino Fundamental e/ou na educao quilombola. Aplicao de atividades A atividade desenvolvida para incitar os alunos a analisarem e criticarem as referncias culturais e tnicas do local e de sua memria afetiva1. 1 Primeiro Olhar A atividade consistiu em evidenciar o nvel de identificao do aluno com os diferentes fentipos, para isso, foram apresentadas doze fotografias diversificadas para que eles as ordenassem. Tratou-se de uma atividade de curta durao, pois o objetivo era apreender os sentimentos de impacto, ento eles no puderam analisar com critrio as ilustraes, deveriam olhar e rapidamente compor a lista. Obtivemos como resultado, com o mesmo percentual de indicao, 27%, as fotografias de uma jovem, com fortes caractersticas etnicorraciais negras da raa e da cultura, uma jovem branca e a fotografia de um casal intertnico. Analisando a disposio das fotografias na lousa, foto 1, foto 3 e foto 6, podemos inferir que a escolha foi impregnada de identificao esttica, ou seja, aquilo que se tinham por beleza. (localizao da figura1, figura 2 e figura 3)

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Na aplicao da atividade, denominada Primeiro Olhar, ao elegerem a fotografia de uma mulher negra, com traos marcantes de sua raa, ao lado de uma de fentipo europeu, constatamos que diferentemente da hiptese inicial, ocorreu a identificao dos alunos com os traos fenotpicos da raa negra. Nossa tese inicial de que havia invisibilidade da influncia da cultura negra foi refutada, pelo menos, em referncia identificao individual sem associao ao espao escolar. A eleio da fotografia de um casal interracial em terceiro lugar, possibilita-nos inferir que a questo da mistura de raa algo naturalizado e de valor positivo para os alunos.
1

Disponvel no site: http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/downloadSuppFile/96/35

c) Discuta a noo construda de que a frica e os africanos no tm histria. A verso construda sobre a histria da frica e dos africanos advm do desconhecimento e principalmente da falta de incentivo e interesse em saber a histria que eles construram, como era sua cultura, como era o desenvolvimento social, poltico e econmico antes do contato com o europeu, a sua histria no passava de um mero apndice, e acrescento histria do pas colonizador (KIZERBO, 1972, p. 09). Por um longo perodo de tempo, essa construo se alicerou em teorias como as de Hegel em sua obra Curso sobre a Filosofia da Histria, dizia que a frica no uma parte Histrica do mundo, Livingstone dizia que os africanos permaneceram ,por tempos imemoriais, mergulhados na barbrie, no avanaram ou recuaram, permanecendo estagnados.
E isso por conta de teorias que classificavam os seres humanos segundo as raas a que pertenciam, estabelecendo, entre elas, gradaes que, em escala descendente, iam daquelas mais capacitadas, por razoes biolgicas, para o progresso e a civilizao, at as consideradas como totalmente incapacitadas para qualquer tipo de avano. Assim era, para esse racismo ento visto como cincia, o caso dos povos negros da frica. (LOPES, 2008, p. 11)

O povo africano tem uma historia riqussima, comeando por ser o bero da humanidade e de grandes civilizaes, sendo o palco de muitas expresses culturais que se espalharam pelo mundo. Porem, as fontes documentais so raras dentro do continente africano. Segundo Ki-Zerbo (1972), h um grande numero de documentao sobre a frica fora de suas fronteiras, so fontes europeias ou soviticas, rabes, asiticas ou americanas. O autor questiona o uso da uso da ilada de Homero como fonte bsica para conhecimento da historia grega e o no reconhecimento da oralidade dos gritos africanos como Bala Fasek. Porem no h nenhuma duvida que a frica tenha histria e os africanos no so selvagens e sem cultura. As convices de Ki-Zerbo, passaram a fazer parte, recentemente, universo educacional brasileiro, por conta da Lei 10.639/03, esse atraso deveu-se a, principalmente, pela ausncia da histria da frica na sala de aula, o que reforou o preconceito em relao cultura do povo africano, prolongando a discriminao racial presente no convvio da sociedade brasileira que se reflete em graves problemas enfrentado por crianas, jovens, adolescentes e adultos no cotidiano escolar e no mbito onde vivenciam. 3 - Os esteretipos raciais sobre os africanos e seus descendentes espalhados pelo mundo foram construdos a partir de uma ideia de hierarquizao entre as raas. Utilizando esse pressuposto, responda: a) O que raa e o que racismo? As questes raciais vm servindo como pano de fundo para situaes conflituosas entre os povos. O conceito de raa tem mltiplos significados, que so

manipulados como instrumento capaz de gerar confrontos ou dominao politica entre os homens. Raa refere-se a uma subdiviso das espcies conhecidas, membros de uma herana fsica, a qual visa distinguir-se de outras populaes da mesma espcie, ou seja, as pessoas que possuem os mesmos ancestrais, ou compartilham com as mesmas crenas ou valores, mesma linguagem ou qualquer outro trao social ou cultural so considerados como uma raa. Geralmente o termo raa e utilizado para caracterizar preconceito e discriminao. O racismo, teoricamente uma ideologia que postula a diviso da humanidade em grandes grupos chamados raas que tm caractersticas fsicas hereditrias comuns, ou seja, uma crena na existncia das raas naturalmente hierarquizadas pela relao entre o fsico, o intelecto e o cultural, sendo esses elementos considerados naturalmente inferiores ao grupo a qual se pertena. b) Utilizando um contedo do seu Programa de Curso o que voc ministra em sua sala de aula analise como os esteretipos se manifestam em prticas didtico-pedaggicas que desconhecem as questes tnicorraciais existentes em nossa sociedade. Tive a experincia de ministrar uma aula sobre a colonizao das amricas, onde o objetivo primordial era desconstruir a historiografia cria da pelo europeu, onde a existncia dos povos da amrica pr-colombiana esto desprovidos de historia, assim como aconteceu com a frica. Essa historia passa a existir, a partir da chegada do colonizador e vista sobre a tica do mesmo. Neste sentido, temos uma viso estereotipada dos nativos que aos olhos do europeu eram desprovidos de civilidade, no tinham uma cultura relevante e, pela resistncia imposta ao colonizador mediante sua escravizao, passaram a ter uma imagem de fracos, amigos do cio, da bebida e da luxuria (FIGUEIRA, 2005, p. 46). O mesmo ocorreu com os negros quando se iniciou o trafico deles para a Amrica. Tambm tiveram sua imagem associada a malandragem e outros esteretipos que, em uma aula de 50 minutos no foi possvel desmitificar essa ideia, pois inconscientemente, no falei uma virgula sobre a resistncia indgena e negra nas amricas e, segundo as pessoas que assistiram, disseram que repassei o que estava no livro didtico, ou seja, explanei a conquista dos europeus e as dificuldades que eles encontraram para se fixar nas amricas. Neste contexto, fica evidente que a falta de uma abordagem acerca da Histria negra e sua continua presena na sala de aula, desde o ensino infantil at o ensino superior, relevante para que se vena essa ideologia que nos venda a sculos e nos impede de viver em uma harmonia num pas pluritnico como o Brasil, acabando com o mito da peseudo democracia racial brasileira.

REFERENCIAS SILVRIO, Valter Roberto. Aes Afirmativas e Diversidade tnico-Racial. In: SANTOS, Sales Augusto dos. Org. Aes afirmativas e combate ao racismo nas Amricas. Braslia: MEC, 2005. ARANTES, Adiene Silva, SILVA, Fabiana Cristina. Histria e cultura africana e afrobrasileira: repercusso da Lei 10.639 nas escolas municipais da cidade de Petrolina PE. In: AGUIAR, MarciaAngela da S. (org.). Recife: Vasconcelos Editora, 2009. FIGUEIRA, Divalte Garcia. Histria: volume nico. 1 ed. So Paulo: tica, 2005.

You might also like