You are on page 1of 4

CURSO H & MITAGS/PMI

JOINT VENTURE

BRAZILIAN PILOT SHIPHANDLING SIMULATOR TRAINING WITH BRIDGE RESOURCE MANAGEMENT

SUMRIO DO CURSO

1. MISSO Aprimorar as tcnicas de manobra de navio e organizao da equipe do passadio para os candidatos a Praticante de Prtico, de modo a aumentar sua probabilidade de sucesso na prova prtico-oral (PPO) do processo seletivo.

2. INTRODUO Este treinamento possui alto grau de especificidade, tendo sua origem na necessidade de moldar os cursos tradicionalmente oferecidos s peculiaridades do exame, empregando a experincia de seus instrutores brasileiros advinda da realizao de treinamentos em simuladores estrangeiros, de exames anteriores similares, bem como da expertise obtida na profisso de prtico e na conduo de treinamento de praticantes. A realizao do curso em completa imerso no idioma ingls presta um diferencial no nvel de compreenso das situaes a serem impostas pela banca examinadora, auxiliando na obteno de respostas mais elaboradas pelos candidatos. Espera-se que, ao final do curso, aps serem submetidos a diversas situaes de emergncia e terem adquirido experincia suficiente para enfrentar condies adversas, os candidatos se sintam seguros para realizar a prova prtico-oral, mantendo-se calmos e serenos diante das situaes similares que possivelmente sero criadas pela banca examinadora.

Sumrio

Pgina 1

3. ESCOPO DO TREINAMENTO O treinamento para a prova prtico-oral do processo seletivo para praticantes de prtico constitui-se de duas etapas distintas. A primeira uma preparao para a execuo da PPO a ser realizada em sala de aula, no Rio de Janeiro, onde sero transmitidas aos candidatos informaes detalhadas sobre este exame, complementando o treinamento em simulador de passadio, que constitui a segunda etapa. A segunda etapa um treinamento especfico realizado em simulador de passadio do tipo full mission, conduzido em um centro de excelncia em cursos para martimos nos Estados Unidos da Amrica. Assume-se que os candidatos possuem diferentes nveis de experincia, sendo necessrio, portanto, considerar que todos tm pouca vivncia prtica em manobra de navios. Ainda assim, o planejamento do treinamento foi realizado de forma bastante especfica e objetiva, buscando obter uma curva de aprendizado acelerada. As crticas dos instrutores por ocasio dos debriefings, bem como a observao das manobras de praticagem executadas pelos colegas candidatos, tambm contribuiro para a obteno do patamar de competncia desejado. O programa foi planejado para preparar os candidatos para lidar com situaes mais complexas que as normalmente experimentadas no mundo real; e mais complexas tambm que as situaes que possivelmente sero encontradas no dia da prova prtico-oral. Isto posto, os alunos devero esforar-se para evitar impor bloqueios ao aprendizado, por inferirem que as situaes simuladas so diferentes da realidade observada em sua experincia profissional. A parte prtica ter incio com exerccios controlados pelos instrutores que, inicialmente, iro almejar a familiarizao com os equipamentos e seus controles e com o ambiente da simulao. Os exerccios passaro a apresentar crescente grau de complexidade, permitindo ao candidato adquirir as competncias necessrias realizao de um bom exame, com enfoque na manobra de navios, na demonstrao de conhecimentos, nas reaes desejveis e na prtica do idioma ingls. Durante os exerccios, sero introduzidas pelos instrutores situaes de mau funcionamento de equipamentos, problemas de comunicao no Bridge Team e procedimentos de emergncia.
Sumrio Pgina 2

Tambm sero gerados incidentes de trfego em que os candidatos iro gerenciar situaes envolvendo ultrapassagens e cruzamento de navios, o que incluir o uso dos equipamentos de comunicao e a identificao de marcas e sinais nuticos. Os candidatos devero estar familiarizados com os procedimentos preconizados no International Regulations for Preventing Collisions at Sea, 1972 (COLREG 1972), Roteiro e NPCP do Porto do Rio de Janeiro, dentre outras publicaes nuticas. Os participantes de cada grupo se revezaro na funo de prtico, oficial de quarto (OOW), timoneiro e operador radar. Cada exerccio ser precedido de um briefing, a fim de que sejam identificados os objetivos a serem alcanados. Ao trmino, haver uma anlise do exerccio, ocasio em que os instrutores faro observaes e sugestes de melhoria de procedimentos. Desta forma, os candidatos estaro gradativamente adquirindo a confiana e as habilidades que contribuiro para reduzir a probabilidade de erros em seus julgamentos, decises e procedimentos de comunicao; e desenvolvero a capacidade de manter o navio sob controle, em segurana e operando dentro do conjunto de normas da Autoridade Martima.

Sumrio

Pgina 3

4. OBJETIVOS E CARGA HORRIA Primeira Etapa 2 a 3 horas Preparao para a prova prtico-oral (PPO) Compreender a cinemtica do exame. Avaliar o layout de um passadio. Reconhecer o layout do passadio que possivelmente ser empregado no exame. Compreender a funo e a postura do prtico no passadio. Interpretar o fluxo de informaes no mbito do Bridge Team. Analisar as informaes disponveis no passadio. Diferenciar as caractersticas de manobra dos diversos tipos de navios. Compreender os procedimentos tpicos de manobra. Compreender procedimentos de emergncia. Reconhecer as principais caractersticas do cenrio do Rio de Janeiro. Compreender a influncia das condies de vento e mar em uma manobra. Avaliar as possveis situaes a serem impostas pela banca examinadora. Planejar a apresentao do conhecimento terico durante o exame. Criar respostas para as situaes impostas pela banca examinadora. Planejar o uso de rebocadores.

Segunda Etapa mnimo de 28 horas Treinamento em Full Mission Bridge Simulator Reconhecer os equipamentos disponveis. Executar ajustes nos equipamentos para seu melhor emprego. Executar manobras Zig-Zag com diferentes tipos de navio. Observar, realizar e avaliar manobras de praticagem. Realizar navegao radar, identificando os principais pontos conspcuos. Organizar as informaes disponveis em uma manobra. Verificar a execuo das ordens dadas. Realizar procedimentos de emergncia. Produzir aes pr-planejadas. Manobrar em condies de baixa visibilidade no cenrio do Rio de Janeiro. Identificar visualmente os principais pontos notveis e perigos constantes das cartas 1511 e 1512. Avaliar a influncia das condies de vento e mar em uma manobra. Realizar plena comunicao, no idioma ingls, entre o Bridge Team. Realizar plena comunicao exterior, no idioma ingls. Rio de Janeiro, 01 de maio de 2012.
Sumrio Pgina 4

You might also like