You are on page 1of 3

Enquanto isso, no spa da Espanha...

Neste comeo de semana, novas descargas gigantescas de adrenalina espalharam o pnico pelas bolsas da Europa, e do mundo. Os bnus espanhis atingiram a marca dos 7,5%/ano para serem renovados. Aqui na Alemanha, houve um abalo ssmico: a Agncia Moodys, o espectro das economias, dos devedores e, em certa medida, tambm dos credores menos acreditados, trocou o sinal de + que vinha depois da classificao AAA do pas pelo de -. O que significa isso? Em primeiro lugar, que a Moodys entrou em ressonncia com os dados de uma outra agncia, a Markit, que avalia a circulao de finanas, servios, bens e mercadorias do setor privados nos pases. Pois bem o ndice da Markit, relativo Alemanha, caiu, em relao ao ms passado, de 48,1 para 47,3 neste ms. Ou seja, a circulao caiu e pelo terceiro ms consecutivo. De novo: o que significa tudo isso? Significa que a inundao ou a seca recessiva bateu s portas da Alemanha, prevista para por o p na porta pelo final do ano. O mesmo a troca do sinalzinho + pelo aconteceu com a Holanda e Luxemburgo outras cerejas do abatumado bolo europeu. Na Frana a situao oscila. Houve um crescimento geral do ndice Markit, de 47,3 em junho para 48 em julho. Mas o setor das manufaturas caiu de 45,5 para 43,6. Mais uma vez: o que significa isso? Significa que, certamente, haver mais cassetetes nas ruas de Madri nos prximos meses, seno anos; haver mais presso e chantagem para que a Grcia oprima mais seus trabalhadores e pensionistas. Haver tambm mais ardor nas acusaes de que a culpa por tudo cabe ao desregramento do estado do bem estar social, que queima reservas distribuindo benesses descabidas por seus aposentados, e favorecendo salrios absurdos que tiram a

competitividade dos pases que no aplicaram a guilhotina ortodoxa sobre investimentos sociais e proventos do trabalho. Mas essa turbulncia catastrfica no vale para todos os lugares e espaos. Vejam s um exemplo cabal e edificante, em nota do International Herald Tribune de 23/07, cujo ttulo diz: As Madrid reels, Spanish executives prosper, Enquanto Madri derrapa, os executivos espanhis prosperam, de Fiona Maharg-Bravo. O diretor executivo da Telefnica (Csar Alierta) ganhou 10,2 milhes de euros em 2011, em salrio-base, abonos, outros benefcios e penses. Em comparao: os mesmos postos da Telecom na Frana e na Alemanha foram remunerados com 1,6 e 3,9 milhes, respectivamente, o que, convenhamos, j no uma bagatela. Ao lado, no setor bancrio em crise, o problemtico BBVA sofreu uma queda de 50% no valor de suas aes entre 2007 e 2011. Em compensao, o ressarcimento de sua direo executiva subiu 26% no mesmo perodo. J o Santander reservou 158 milhes de euros em dezembro de 2011 para financiar as penses de seus trs top executives. Nas empresas espanholas, levando em conta todos os setores, durante 2011 os diretores executivos tiveram um aumento de 5%, em mdia, enquanto a polcia baixava o cassetete nas ruas para reduzir o salrio dos trabalhadores em pelo menos 7% (ou mais, conforme a categoria) e cortar o apoio aos desempregados. Pela ltima vez (neste artigo): o que significa tudo isso? Com a palavra as leitoras e os leitores.

Flvio Wolf de AGUIAR


Nado em Porto Alegre, 1947, professor, autor, corresponsal internacional, tradutor brasileo, organizador e colaborador de dezenas de livros. O seu nome de autor mais comum Flvio Aguiar. Actualmente vive em Berlim, na Alemanha. Flvio Aguiar graduouse-se em Letras em 1970 pela USP onde tambm fixo Mestrado (1974) e Doutorado (1979) (Teoria Literria e Literatura Comparada), em 1982 concluiu o Ps-Doutorado pela Universite de Montreal. Foi professor de Literatura Brasileira da USP de 1973 a 2006 e no perodo da ditadura, foi editor de Cultura do jornal Movimento.

You might also like