You are on page 1of 6

1 MEUS PINTINHOS VENHAM C!

Gisele Marinho1

(...) Tenho medo da raposa! A raposa no faz mal! Faz sim!!!! Tenho milho pr te dar! Obaaaaaaa!!! Olha o lobo, o lobo, o lobooooo! ...

(Brincadeira popular)

Resumo

Nesse artigo, seguem algumas reflexes entre o jogo e a brincadeira e o que h de comum entre esses dois pontos. Huizinga, Kishimoto e Conceio Lopes do esse suporte para a construo do conceito. O Ldico, na viso do Gepel, baseados no estudo de Luckesi, aparece como ponto convergente entre o jogo e a brincadeira. Concluindo que a definio do ldico se d pelo que o sujeito sente e relata e no pelo que oferecido, seja jogo ou brincadeira.

1. Introduo

Qual a criana que nunca brincou de pique-pega, bola de gude, ciranda-cirandinha, pio, passa anel, esconde-esconde...? Pelo menos de uma dessas brincadeiras ns j participamos, quer seja convidado por amigos, quer seja os convidando. A brincadeira faz parte do universo infantil. s lembrar delas e j vem um sorriso em nossa face mostrando o quanto nos envolvamos quando brincvamos. Poderemos, porm, dizer o
1

Gisele Marinho psicopedagoga formada pela UFBa e terapeuta em formao pela Dinmica de Energia do Psiquismo DEP. Participa do grupo de estudos de educao e ludicidade GEPEL da Universidade Federal da Bahia UFBa. Faz cursos de formao em Constelao Familiar e Healing. Contatos pelo email giselemarinho@globo.com

2 mesmo do jogo? H alguma diferena entre o brincar e o jogar? Se h, qual essa diferena? Ser que quando brincamos de meus pintinhos venham c no estamos jogando? E quando jogamos, por exemplo: banco imobilirio, no estamos brincando? E o que jogo? E o que brincar? H algo em comum?

Como psicopedagoga, essas inquietaes sobre a diferena entre o jogo e a brincadeira me instigaram a refletir e pensar do uso desse estado ldico no meu cotidiano profissional. Busquei alguns autores para entender se h diferena entre a brincadeira e o jogo e se essa(s) diferena(s) pode(m) interferir no processos de aprendizagem.

2. Quais as diferenas entre jogo e brinquedo ?

Kishimoto [1997] cita que Brougre, Henriot e Wittgenstein apontam trs nveis de diferenciao entre os tipos de jogos. O jogo pode ser visto como: 1. O resultado de um sistema lingustico dentro de um contexto social 2. Um sistema de regras 3. Um objeto

Diferindo do jogo, o brinquedo supe uma relao com a criana e uma indeterminao quanto ao uso, ou seja, a ausncia de regras que organizam sua utilizao. um estimulante material para fluir o imaginrio infantil.

De acordo com Kishimoto [1997] a brincadeira a ao que a criana desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ao ldica; podendo dizer que o ldico em ao. Neste vis a brincadeira relaciona-se diretamente com a criana e no se confunde com o jogo.

Em contraponto, Huizinga [2008], escreve que no exercemos o jogo sob forma de exerccio ou de reaes puramente mecnicas. Ao invs, a atividade nos d a tenso, a alegria e a diverso. Para ele, o homem no acrescentou caracterstica essencial alguma

3 ideia geral do jogo2 e que at as atividades arquetpicas so marcadas pelos jogos, ou seja, jogar faz parte da essncia da vida.

Huizinga [2008] cita Frobenius, para quem primeiro o homem toma conscincia dos fenmenos do mundo, vegetal e animal. Depois, adquire as ideias de tempo e espao. E, por fim, representa essa grande ordem recriando os acontecimentos, jogando e assim transfere os participantes para um mundo diferente que organiza e libera o sujeito. Huizinga [2008] ainda lembra que Freud tambm nos afirma que todo jogo se processa e existe dentro de um campo previamente delimitado, de maneira material ou imaginria, deliberada ou espontnea. O jogo nos transporta para um mundo onde reina algo diferente da claridade do dia. O jogo nos convida intensamente a viver o presente e capaz de incluir cada um com suas diferenas.

Segundo Huizinga [2008], o jogo possibilita ao homem se expressar na vida, criando assim um outro mundo ao lado da natureza. E como prazer e divertimento no so atributos materiais, ento, ele nos diz que a existncia do jogo uma confirmao supralgica da situao humana; se jogamos, porque somos mais do que simples seres racionais, pois o jogo irracional. E ao jogar, h uma evaso da vida real, um faz de conta, um s brincando o que comeou como um jogo, com regras claras, torna-se um brincar. Podemos, assim, dizer que h um ponto em que o jogo e a brincadeira se misturam. A pergunta que fica : E o que surge dessa mistura? O que surge o Ldico.

3. O Ldico

Kishimoto [1997] escreve que, segundo Piaget, a criana quando brinca assimila o mundo sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interao com o objeto no depende da natureza do objeto mas da funo que a criana atribui. o que Piaget chama de jogo simblico, o qual se apresenta inicialmente solitrio, evoluindo para o estgio de jogo sociodramtico, isto , para a representao de papis, como
2

Em seu livro, Homo Ludens, jogo e brincadeira se misturam, seja durante a traduo do alemo para o portugus em que se utilizou apenas a palavra jogo para definir brincar e jogar, seja porque o prprio autor no se deteve em fazer uma distino entre esses dois fenmenos considerando apenas a raiz do processo.

4 brincar de mdico, de casinha, de me. Piaget traz nessa reflexo a importncia do sentimento interno do sujeito.

Brougre tambm citado por Kishimoto [1997] e nos diz que a brincadeira aparece como um meio de sair do mundo real para descobrir outros mundos, para se projetar num universo inexistente. atravs dos brinquedos e brincadeiras que a criana tem oportunidade de desenvolver um canal de comunicao, uma abertura para o dilogo com o mundo dos adultos, onde ela restabelece seu controle interior, sua auto-estima e desenvolve relaes de confiana consigo mesma e com os outros.

Na viso do Gepel, no ldico o sujeito se entrega por inteiro. Se sente livre, alegre, feliz e expandido.

Comumente se pensa que uma atividade ldica uma atividade divertida. Poder ser ou no. O que mais caracteriza a ludicidade a experincia de plenitude que o sujeito vivencia em seus atos. Brincar ou jogar no o importante e sim agir ludicamente que exige uma entrega total do ser humano, corpo e mente, ao mesmo tempo. A atividade ldica no admite diviso entre o corpo e a mente. Se ocorrer de estarmos com o corpo presente mas com a mente dispersa, ento a atividade no ser plena e por isso no ser ldica.

Neste ponto, percebemos que ludicidade tem haver com a experincia interna. um fenmeno interno do sujeito que possui manifestaes no exterior. Aqui, estamos tratando da ludicidade e no, em si, de jogos ou brincadeiras. Neste caso, uma mesma atividade (jogo, brincadeira, dramatizao...) pode ser ldica para um e no-ldica para outro. O que define se a experincia foi ldica o que o sujeito sente e relata e no o que proposto como o jogo ou a brincadeira. Segundo Cipriano [1998]: (...) neste momento possvel compreender que, na experincia de uma atividade ldica, o participante vivencia a experincia internamente.

5 4. Concluses

O jogo/brincadeira indispensvel ao bem estar da comunidade e ao mesmo tempo o germe de intuio csmica e de desenvolvimento social. O jogo/brincadeira exerce a funo de ser libertador da espontaneidade e do imaginrio. Utilizar situaes de jogo e brincadeira na formao pedaggica remete para o uso metafrico das propriedades do jogo, de liberao do imaginrio.

Para a construo do conhecimento e do saber por parte da criana, entretanto, preciso que o professor ou psicopedagogo altere sua forma de conceber o processo de ensinoaprendizagem. Ele no um processo linear e contnuo que se encaminha numa nica direo, mas sim, multifacetado, apresentando paradas, saltos, transformaes. importante que o professor perceba que a forma como a criana reage ao objeto no simplesmente um produto do processo da sua interao como o objeto no momento, mas um produto de sua histria pessoal e social. Alm disso, dever abrir espao para a partilha. S o testemunho dos alunos poder revelar a ludicidade, ou no, daquela experincia.

Pensar sobre a ludicidade pensar sobre a essncia da humanidade, abrindo pensamento sobre o estudo em diversos campos. Segundo Conceio Lopes, a essncia da ludicidade reside sobretudo nos processos relacionais e inter relacionais que as pessoas protagonizam entre si, em diferentes situaes e em diversos patamares de ocorrncia dos seus processos de manifestao intrapessoal, interpessoal, intergrupo, intergrupo, intra-institucional, inter-relacional e em sociedade e ainda, com ou sem brinquedos e jogos/artefatos ldicos digitais e analgicos.

Podemos ento concluir que os artefatos ldicos so meios de suporte a servio da ludicidade. Abrindo caminhos para uma aproximao compreensiva e mais clara da realidade humana ainda to enigmtica. Desta forma, mesmo sem o lobo, os pintinhos vivem o medo de serem comidos.

6 5. Bibliografia LOPES [2004], Conceio Ludicidade a viso moderna da condio ldica Humana Lisboa, PT. LUCKESI [1998], Cipriano Carlos Desenvolvimento dos estados de conscincia e ludicidade Cadernos de Pesquisa/ Ncleo de Filosofia e Histria da Educao. V. 2, n.1 (1998) Salvador: Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educao. Programa de Ps-Graduao e Pesquisa pg. 09 HUIZINGA [2008], Johan Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura So Paulo: Perspectiva. KISHIMOTO [1997], Tizuko Morchida Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educao So Paulo: Cortez Editora.

You might also like