You are on page 1of 8

UnB/CESPE IRBR2010

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas.

LNGUA PORTUGUESA
Texto para itens de 1 a 8
1

Esteretipos no so, necessariamente, tnicos. bom lembrar que, basicamente, o esteretipo uma camisa de fora, uma forma de controle social. Pode, por isso, aplicar-se a classes sociais em uma comunidade nacional, no importando se essas classes esto definidas etnicamente. Na verdade, a definio de esteretipo como noo ligada a questes tnicas serve apenas para reforar e justificar preconceitos. Por exemplo, na Inglaterra, o esteretipo do elemento oriundo da classe operria que enriquece tem suas razes no preconceito social existente na burguesia inglesa, enquanto, no Brasil, o esteretipo do novo-rico pode ser aplicado como uma expresso de preconceito social e racial, um reforando o outro na mentalidade da burguesia brasileira. Isso tudo no altera o fato de que, seja quem for a vtima e seja qual for o motivo, os esteretipos congelam a personalidade do receptor e apagam sua individualidade, dotando-o com caractersticas que se adaptam ao ponto de vista a priori do percebedor em relao classe social ou tnica, ou, ainda, categoria sexual de sua vtima. O ser estereotipado , assim, a corporificao fsica de um mito baseado, imediatamente, na viso que o percebedor tem do papel sociocultural de seu receptor e do seu prprio. Mais precisamente, o mito deve ser visto no contexto de uma dialtica na qual o receptor corporifica uma negao do percebedor e, portanto, uma negao de padres socioculturais aceitveis. Em lugar nenhum tal fato mais aparente do que na situao de colonialismo, do qual a escravatura africana no Novo Mundo foi somente uma variante.
D. Brookshaw. Raa e cor na literatura brasileira. Marta Kirst (Trad.). Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983, p. 10 (com adaptaes).

10

13

16

Acerca das ideias expressas no texto, julgue os itens que se seguem.


1

Depreende-se do texto que o esteretipo resulta da forma pela qual o sujeito percebe o outro. Assim, conclui-se que a formao de esteretipos decorre da observao objetiva da realidade social em que esses sujeitos esto inseridos.

O texto estende o conceito de esteretipo a categorias outras que a tnica, explorando os efeitos negativos dos esteretipos sobre aqueles que o sofrem.

3 4

Infere-se do texto que o conceito de esteretipo origina-se de questes e conflitos coloniais. O autor estabelece uma relao entre o preconceito de classe existente na Inglaterra e aquele observado no Brasil, ambos de fundamentao essencialmente racial.

A experincia colonial apresentada como elemento que, ao mesmo tempo, exemplifica e corrobora os argumentos desenvolvidos ao longo do texto.

Julgue os itens a seguir, referentes s relaes morfossintticas, semnticas e discursivas do texto.


6

As expresses por isso (R.2), enquanto (R.6), ainda (R.11) e portanto (R.15) tm, no texto, a mesma funo sinttica e discursiva, o que justifica estarem isoladas por vrgulas. A relao estabelecida, no texto, entre esteretipo e camisa de fora (R.2) ressalta o fato de a vtima da viso estereotipada estar presa imagem que a ela atribuda, independentemente de suas aes. A expresso a priori (R.10) complementa o sentido da forma verbal se adaptam (R.10), indicando que a adaptao das caractersticas do receptor ocorreu a partir de elementos pressupostos.

Programa de Ao Afirmativa / Bolsas-Prmio de Vocao para a Diplomacia

UnB/CESPE IRBR2010

Texto para os itens de 9 a 17


1

10

13

16

19

22

A questo de uma identidade latino-americana tornou-se no apenas atual, mas premente, sobretudo ao longo do sculo XX. Sua origem est em uma experincia marcante de contraste e de contradio com a memria do regime colonial, com os projetos nacionais e liberais decorrentes dos processos de autonomia poltica, com os mecanismos de dependncia econmica e financeira e, principalmente, com a pluralidade da composio social de suas populaes. Uma das caractersticas do esforo de autodefinio das sociedades latino-americanas desenvolve-se mais particularmente na segunda metade do sculo, com a grande variedade de ensaios de cunho literrio e com os resultados das cincias sociais obtidos por latino-americanos, que passam a desempenhar papel relevante no cenrio mundial. A Amrica que vinha sendo dita latina por terceiros quer proclamar-se Amrica e latina por si prpria. A simples contraposio com a Europa (em especial com as antigas metrpoles coloniais) ou com a Amrica de lngua inglesa tem grandes lacunas. O sentimento generalizado de pertencimento histria da expanso da cultura europeia necessrio, mas no suficiente para consolidar a legitimidade social e cultural da composio e da pluralidade social na Amrica de fala espanhola e portuguesa. E isso mesmo se essas Amricas receberam significativa contribuio de correntes migratrias renovadas. Os caminhos percorridos nos Estados Unidos da Amrica (EUA) e no Canad foram e so bem distintos dos que percorrem as Amricas latinas. Assim, so os prprios latino-americanos ou brasileiros que procuram ser latino-americanistas ou brasilianistas, no apenas por sorte de ousadia poltica, mas por fora de abordagem cientfica da constituio eventual de uma latino-americanidade alada dos traos de formao social e cultural de suas sociedades. O objetivo de conceber e redigir uma histria em que o tom fosse dado por latinoamericanos, no em uma espcie de etnocentrismo que substitua outros etnocentrismos, como o europeu ou o norte-americano, mas que sirva de substrato a uma sntese da pluralidade real das Amricas Latinas, uma contribuio relevante para a concepo, a construo e a consolidao de uma identidade macrorregional latino-americana.
E. C. R. Martins. Amrica Latina: cultura histrica e identidade. In: C. B. Carmona e H. Sewierski (Orgs.). Heranas e desafios da Amrica Latina: Brasil e Chile. Braslia: Universidade de Braslia, Oficina Editorial do Instituto de Letras: Plano Editora, 2003. p. 29-30 (com adaptaes).

Com base no texto, julgue os itens subsequentes.


9

Depreende-se do texto que so os latino-americanos que devem construir o significado de latino-americanidade, pondo fim a uma era em que esse sentido era definido pelo olhar estrangeiro do estudioso europeu ou estadunidense, por exemplo. O texto apresenta uma crtica queles que aliceram sua viso de Amrica Latina na diferena ou na oposio entre essa regio e a Europa ou a Amrica de colonizao britnica. O texto deixa transparecer a relao entre literatura e questes de identidade, o que permite vincular o fazer literrio a temas como pertencimento e ideologia culturais. O texto tem natureza essencialmente descritiva, uma vez que informa o leitor a respeito das mudanas paradigmticas e epistemolgicas no estudo de questes ligadas identidade de cada nao latino-americana.

10

11

12

No que se refere aos aspectos lingusticos do texto, julgue os itens que se seguem.
13

A expresso alada dos (R.19) tem o sentido de erigida sobre os ou fundamentada nos, podendo ser por essas substituda sem prejuzo semntico nem gramatical ao texto. As palavras premente (R.1), decorrentes (R.3), correntes (R.15) e relevante (R.23) so formadas pela adio de um sufixo a uma forma verbal e so usadas, no texto, como adjetivos. O pronome Sua (R.2) tem como referente a expresso identidade latino-americana (R.1). A expresso as Amricas latinas (R.16) exerce a funo de sujeito da forma verbal percorrem (R.16). O vocbulo sorte (R.18) refere-se s venturas advindas da ousadia poltica.
2

14

15 16 17

Programa de Ao Afirmativa / Bolsas-Prmio de Vocao para a Diplomacia

UnB/CESPE IRBR2010

Texto para itens de 18 a 32


1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

46

49

52

Quando comea a modernidade? Bem antes que tentassem me convencer de que a data de nascimento da modernidade era um espirro cartesiano, ou ento novo interesse emprico pela natureza que transpira das pginas do Novum Organum de Bacon, ou ainda a abertura dos primeiros bancos bem antes de tudo isso, quando era rapaz, se ensinava que a modernidade comeou em outubro de 1492. Nos livros da escola, o primeiro captulo dos tempos modernos eram e so as grandes exploraes. Entre elas, a viagem de Colombo ocupa um lugar muito especial. Descidas Saara adentro ou interminveis caravanas por montes e desertos at a China de nada valiam comparadas com a aventura do genovs. preciso conceber o alcance simblico do pulo alm de Gibraltar, no pela costa, mas reto para frente. preciso, em outras palavras, evocar o mar Mediterrneo esse ptio comum navegvel e navegado por milnios, espcie de tero vital compartilhado para entender por que a viagem de Colombo acabou e continua sendo uma metfora para o fim do mundo fechado, do abandono da casa materna e paterna. Havia duas ordens de explicaes para as grandes descobertas e para a viagem de Colombo. A materialista no faltava nunca: procura de novas riquezas e necessidade de conquistas. Outra, mais ideolgica, ou mesmo idealizada, tambm sempre presente, atribua o empreendimento ao indomvel desejo de saber e conhecer novas coisas. Aqui, Dante era regularmente convocado em sua descrio da ltima viagem de Ulisses que, apesar de ter tanto desejado voltar para sua casa e famlia, toma de novo o caminho do mar aberto. Dante escreve quase um sculo e meio antes da viagem de Colombo, logo quando o esprito da modernidade produzia a dita segunda Renascena. E ele certamente um dos idelogos da modernidade. A viso dantesca de Ulisses quase uma declarao de intenes do sujeito moderno e, portanto, uma espcie de explicao antecipada da viagem de Colombo. O heri de Homero volta para seu lugar aps os longos anos do stio de Troia e 10 anos de Odisseia; ele volta para o lugar onde sua legitimidade de rei, esposo e pai atributo eterno de seu ser e onde, apesar da longa ausncia e dos usurpadores, ele sempre ser reconhecido. J o Ulisses moderno de Dante se cansa desse lugar demasiado seu e deixa reino e famlia para embarcar com poucos amigos em uma viagem sem destinao e sem volta. Ulisses retoma a estrada ou, melhor dito, o oceano para, segundo o poeta italiano, conhecer o mundo, os vcios humanos e o valor. Esse objetivo pode ser entendido de duas maneiras. Por um lado, tem-se a paixo de descobrir vcios e valores de outros homens uma espcie de curiosidade antropolgica especificamente moderna. Por outro lado, os vcios e o valor atrs dos quais correm Ulisses e seus companheiros podem ser seus prprios. Nesse caso, Ulisses abandona o lugar que a tradio lhe garante (como rei e pai) para descobrir algo de si mesmo que estaria alm de suas funes sociais garantidas e que estaria menos no passado e no presente e mais em um futuro a ser inventado.
C. Calligaris. A psicanlise e o sujeito colonial. In: E. L. A. Susa (Org.). Psicanlise e colonizao: leituras do sintoma social no Brasil. Porto Alegre: Artes e Ofcios, 1999, p. 11-3 (com adaptaes).

Julgue os itens a seguir, referentes s relaes semnticas e discursivas do texto.


18

A expresso espirro cartesiano (R.3) pode ser interpretada como crtica viso da modernidade como manifestao do cientificismo e racionalismo. Com o trecho entre travesses nas linhas 15 e 16, o autor quer enfatizar o carter xenofbico e de isolamento cultural associado a mar Mediterrneo (R.15). Segundo o texto, h controvrsias quanto data fundacional da modernidade. Essa discordncia o ponto de partida da argumentao do autor. Na linha 1, como a funo da pergunta prender a ateno do leitor, o ponto de interrogao pode ser corretamente substitudo por ponto-final ou dois-pontos.

19

20

21

Acerca das estruturas gramaticais e semnticas e dos processos coesivos do texto, julgue os itens que se seguem.
22

A insero de se ou de quando imediatamente antes de comparadas (R.12) manteria a correo gramatical e o sentido do perodo. As formas verbais tentassem (R.2) e se ensinava (R.6) indicam aes realizadas por sujeitos que permanecem indeterminados no texto, assim como a forma verbal (R.14).

23

Com relao ao texto, julgue os itens seguintes.


24

Na linha 22, o sinal de dois-pontos introduz uma explicao para a motivao materialista das viagens martimas associadas s grandes descobertas dos sculos XV e XVI. Nos dois primeiros perodos do terceiro pargrafo, o autor reconhece o papel de Cristvo Colombo na construo do conceito de modernidade que se concretiza com o domnio colonial: Colombo includo entre os idelogos da modernidade (R.32). O adjetivo dantesca (R.32) utilizado metaforicamente para designar algo assustador, uso que remete viso que se tinha das viagens por mar na Antiguidade. O fragmento apesar da longa ausncia e dos usurpadores (R.38) pode ser deslocado para o final do perodo sem prejuzo para a correo gramatical do trecho, desde que mantida a vrgula antes de apesar e omitida a vrgula logo aps usurpadores. O gnero textual predominante no texto consiste em tratado cientfico, conforme se conclui da presena de vocabulrio especializado e de linguagem objetiva, literal e impessoal. Segundo o texto, a descoberta da Amrica sobrepe-se a quaisquer outras atividades exploratrias dos europeus realizadas at ento.
3

25

26

27

28

29

Programa de Ao Afirmativa / Bolsas-Prmio de Vocao para a Diplomacia

UnB/CESPE IRBR2010

Os itens a seguir apresentam reescrita do trecho retirado do texto Por outro lado, os vcios e o valor atrs dos quais correm Ulisses e seus companheiros podem ser seus prprios. (R.48-50). Julgue-os quanto correo gramatical e manuteno do sentido original do trecho.
30

Ax, afox e babalorix so termos bastante comuns na fala dos brasileiros. Eles foram incorporados nossa cultura pelo candombl nag, que tanto foi divulgado nos trabalhos de

Roger Bastide e Pierre Verger. Mas outra forma de candombl vem experimentando expanso e popularidade desde o final da dcada de 80 do sculo XX: a da nao angola ou,

Por outro lado, os vcios e o valor almejados por Ulisses e seus companheiros podem ser o deles mesmos.

simplesmente, o candombl angola. Valorizada pelo ativismo dos movimentos negros e reforada por iniciativas como a criao de um curso de lngua quicongo na Universidade da

31

Outrossim, os vcios e o valor determinados por Ulisses e seus companheiros podem ser seus prprios.
10

Bahia, essa vertente passou a ganhar ateno e estudos. E isso dentro de um contexto de resgate do papel do povo banto na construo da afro-brasilidade.

32

No obstante, os vcios e o valor que precederam Ulisses e seus companheiros podem ser seus prprios.
13

A sequncia de eventos que vai do primeiro desembarque portugus no rio Congo, em 1482, at o incio da colonizao do Brasil e de Luanda, no sculo XVI, determinou

Considerando que os fragmentos includos nos itens seguintes, na ordem em que esto apresentados, so partes sucessivas de um texto adaptado de Aryon DallIgna Rodrigues Sobre as lnguas indgenas e sua pesquisa no Brasil. In: Revista Cincia e Cultura, ano 57, n. 2, abril/maio/jun./2005, p. 35-6 , julgue-os quanto correo gramatical.
33
19 16

a precedncia dos africanos bantos na formao da civilizao brasileira. Assim, fcil intuir que, bem antes de orixs, voduns e bonus divindades especficas da regio do golfo da Guin , os baculos (antepassados) e inquices bantos (nome que designa espcies de foras sobrenaturais e tambm

Dados demogrficos revelam a situao preocupante da maioria das lnguas indgenas no Brasil. No plano mundial, tem-se considerado que qualquer lngua falada por menos de 100 mil pessoas est ameaada de extino.

os objetos que as contm) j seriam cultuados no Brasil.


Nei Lopes. Novidade ou tradio? Subestimado por etnlogos como Verger, o candombl angola emerge e se expande pelo Brasil. In: Revista de Histria da Biblioteca Nacional, ano 6, n. 62, nov./2010, p. 38 (com adaptaes).

Acerca das relaes morfossintticas, semnticas e discursivas do


34

Todas as lnguas indgenas em terras brasileiras tem menos de 40 mil falantes, sendo que a mais forte, a tikna falada no alto Solimes apenas, ultrapassa os 30 mil. O aspecto mais grave que muitas dessas lnguas contam com menos de 1 mil falantes.

texto acima, julgue os itens que se seguem.


38

De acordo com o autor do texto, as tradies religiosas de origem banto foram negligenciadas por estudiosos no Brasil, argumento que justifica o emprego de resgate (R.11).

35

A nica estimativa de que dispomos sobre a diversidade das lnguas indgenas existentes no Brasil h 500 anos, antes do incio da colonizao desta parte da Amrica do Sul pelos europeus, de 1992.
39

As palavras de origem africana empregadas ao longo do texto so conhecidas do leitor brasileiro; por isso, prescinde-se do uso de aspas ou recursos explicativos.

36

Segundo essa estimativa, teria sido de cerca de 1,2 mil o nmero de diferentes lnguas faladas em nosso atual territrio pelos povos indgenas. Presentemente, so faladas no Brasil 181 lnguas indgenas.

40

Em nossa cultura (R.2), facultativo o uso do acento grave, o que permite sua omisso sem que ocorra erro gramatical.

41

Em a da nao angola (R.6), o pronome a retoma o elemento forma de candombl (R.4).

37

Esse nmero admite pequena margem de erro para mais ou para menos, e possvel que nele estejam includas duas ou trs lnguas que deixaram de ser faladas nos ltimos cinco anos.

42

O texto indica que a religio banto est presente no Brasil desde o incio da colonizao portuguesa.

43

Infere-se da leitura do texto que Roger Bastide e Pierre Verger eram estudiosos das prticas religiosas de origem africana.
4

Programa de Ao Afirmativa / Bolsas-Prmio de Vocao para a Diplomacia

UnB/CESPE IRBR2010

Texto para itens de 44 a 53


1

Julgue os itens subsequentes, relativos s relaes morfossintticas, semnticas e discursivas do texto.


47

A Conveno para a Proteo e a Promoo da Diversidade das Expresses Culturais lida com campos temticos especficos mencionados na Declarao Universal da

A insero de vrgula logo aps significados (R.7) manteria a correo gramatical do texto, mas poderia alterar suas relaes de coeso. Em resultam da (R.17), o vocbulo da, resultante da juno da preposio de com o artigo definido a, pode ser substitudo por na sem que se altere o sentido original do texto. A expresso enquanto (R.18) tem valor concessivo, o que d orao por ela iniciada a funo de exprimir sentido oposto ao expresso pela orao antecedente. A substituio de enfocar (R.27) por exaltar alteraria as informaes veiculadas no texto, assim como suas relaes semnticas e discursivas. A forma adjetiva livre (R.30) est empregada no singular para concordar com o elemento a que se liga: cada indivduo (R.29). No ltimo perodo do texto, Entretanto estabelece um contraste entre a promoo da diversidade de expresses culturais atual e o seu potencial ainda inexplorado. O pronome cuja (R.4) assume valor possessivo, motivo pelo qual poderia ser corretamente substitudo por de quem ou por dos quais.

UNESCO para a Diversidade Cultural. So documentos cuja existncia aponta para a necessidade de se reconhecer que os bens e os servios culturais comunicam identidades, valores e

48

significados e, por isso, no podem ser considerados meras mercadorias ou bens de consumo quaisquer. Por sua vez, tambm os Estados precisam tomar todas as medidas

49

10

apropriadas para proteger e promover a diversidade das expresses culturais, garantindo o livre fluxo de ideias e obras. Finalmente, necessrio redefinir a noo de cooperao

50

51

13

internacional, elemento central da Conveno, na medida em que cada forma de criao traz em si as sementes de um dilogo contnuo.
52

16

A Conveno lida com muitas formas de expresso cultural que resultam da criatividade de indivduos, grupos e sociedades, enquanto comunicam contedos culturais com
53

19

sentido simblico, bem como valores artsticos e culturais que se originam de identidades culturais ou as expressam. As expresses culturais qualquer que seja o meio ou a

22

tecnologia usada so transmitidas pelas atividades, pelos bens e pelos servios culturais, que, conforme reconhecido pela Conveno, tm uma natureza dupla (econmica e cultural).

Considerando que funcionrio de determinado ministrio precise escrever ofcio dirigido a funcionrio que ocupa posio hierrquica superior sua, julgue os itens que se seguem, no que concerne s caractersticas desse tipo de documento.
54

25

Por esse motivo, tais bens e servios no podem ser tratados como objetos de negociaes comerciais. Ao enfocar a proteo e a promoo da diversidade
55

preciso que o funcionrio identifique-se como autor do ofcio, devendo, pois, informar seu nome e o cargo que ocupa logo abaixo do local reservado para sua assinatura. O trecho abaixo corresponde a fecho adequado para o documento que o funcionrio deve escrever. Subscrevo-me corts e atenciosamente. Caso o assunto j seja de conhecimento do destinatrio, o funcionrio pode redigir o ofcio sem se preocupar em numerar os pargrafos ou em dar nmero de identificao ao documento.

28

das expresses culturais, a Conveno reconhece que, em um mundo cada vez mais interconectado, cada indivduo tem direito a acessar, livre e imediatamente, uma rica diversidade
56

31

de expresses culturais, tanto as do seu pas quanto as de outros. Entretanto, esse potencial ainda no se materializou totalmente no atual contexto global.
Revista Cincia e Cultura. Ano 57, n.o 2, abr-maio-jun/2005 (com adaptaes).

Julgue os itens seguintes, acerca de correspondncias oficiais.


57

Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.


58 44

Caso uma funcionria pblica deseje comunicar ao setor de pessoal do rgo em que trabalha a necessidade de se ausentar para realizar tratamento mdico, ela dever redigir um aviso. Em um documento encaminhado por ministro a um bispo brasileiro, deve ser empregada a forma de tratamento Vossa Excelncia Reverendssima. A redao da correspondncia oficial deve-se pautar pela correo gramatical e pelo uso de linguagem clara; por isso, palavras incomuns ou desconhecidas devem ser evitadas mesmo quando o redator tem bom domnio da lngua portuguesa. O uso de forma de tratamento especfica em determinado documento definido por critrios ligados a questes de ordem hierrquica e rea de atuao do destinatrio.
5

Os bens culturais so apresentados como sendo de livre acesso a todos, o que no significa que eles sejam sempre gratuitos.
59

45

correto concluir da leitura do texto que a globalizao o principal elemento motivador da diversidade de bens culturais e da circulao desses bens nos pases em desenvolvimento.

46

O texto classifica-se como informativo, sendo o assunto nele tratado o programa de proteo e promoo da diversidade cultural imposto s naes em nvel mundial.

60

Programa de Ao Afirmativa / Bolsas-Prmio de Vocao para a Diplomacia

UnB/CESPE IRBR/CNPq

HISTRIA DO BRASIL E POLTICA INTERNACIONAL


Aps as primeiras dcadas, marcadas pelo esforo de garantir a posse da nova terra, a colonizao comeou a tomar forma. Como aconteceu em toda a Amrica Latina, o Brasil viria a ser uma colnia cujo sentido bsico seria o de fornecer ao comrcio europeu gneros alimentcios ou minrios de grande importncia. A poltica da metrpole portuguesa consistir no incentivo empresa comercial, com base em uns poucos produtos exportveis em grande escala e na grande propriedade. Ao lado da grande empresa colonial e do regime de grande propriedade, acrescentamos um terceiro elemento: o trabalho compulsrio.
Boris Fausto. Histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 2008, p. 47-8 (com adaptaes).

O estabelecimento da Repblica, a bem da verdade o estabelecimento da Federao, permitiu que as diversas oligarquias locais ascendessem ao poder, no seu mbito regional, e assumissem o controle da mquina administrativa, em particular da fiscalidade, construindo mecanismos para sua eternizao no poder. Essa era a alma do coronelismo.
Hamilton de Mattos Monteiro. Da Repblica Velha ao Estado Novo. In: Maria Yedda Linhares (Org.). Histria geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1996, p. 233 (com adaptaes).

Considerando o texto acima e os aspectos marcantes da Repblica brasileira em suas primeiras dcadas, julgue os itens subsequentes.
70

Considerando o fragmento de texto acima e o quadro geral vigente no perodo colonial brasileiro, julgue os prximos itens.
61

62

63

64

65

A cana-de-acar foi o principal produto agrcola de exportao do Brasil no perodo colonial, com produo concentrada na regio de So Vicente, substituindo a extrao aurfera que entrara em decadncia. No Brasil, a explorao do trabalho escravo ultrapassou a etapa de colonizao e foi formalmente extinta apenas em fins do regime monrquico, com a Lei urea de 1888. Ao longo do sculo XVIII, a minerao consolidou a ocupao do litoral do Brasil e gerou uma sociedade impermevel e essencialmente ruralizada. A colonizao do Brasil decorreu da expanso comercial e martima europeia do incio da Idade Moderna e subordinou-se s exigncias de um nascente capitalismo de base comercial. No texto, sugere-se a existncia de um trip, sob o qual se assentou a colonizao do Brasil, composto por latifndio, monocultura e escravido.

71

72

73

O coronelismo foi fenmeno poltico exclusivo da Primeira Repblica e, em certa medida, um tipo de prtica poltica razoavelmente democrtica. Embora oligrquica, a Primeira Repblica caracterizou-se por eleies livres, fiscalizadas pela justia eleitoral, e por estar assentada no voto secreto. As crises que se multiplicaram na dcada de 20 do sculo passado anunciavam o colapso da Primeira Repblica, processo que se completou com a Revoluo de 1930. O federalismo constituiu-se em diferena marcante em relao ao Imprio, cuja estrutura unitria conferia amplos poderes ao governo central.

O processo de descolonizao, um tanto desacelerado pela transmigrao da corte, revela-se na srie de movimentos liberais e liberal-nacionais, desde as insurreies republicanistas no Nordeste, em 1817 e 1824, a Independncia em 1822, prosseguindo depois na expulso de Pedro I em 1831 e nos conflitos, levantes e revolues do perodo regencial (1831-40). Quando Pedro II assumiu a Coroa com o golpe da maioridade em 1840, definiu-se a paz do Segundo Imprio. Nesse percurso, o novo Estado inseriuse no sistema mundial de dependncia sob a tutela inglesa.
Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. Histria do Brasil: uma interpretao. So Paulo: SENAC/SP, 2008, p. 306 (com adaptaes).

A chegada de Vargas ao poder deu incio a uma nova fase da histria poltica brasileira. O enfraquecimento da oligarquia cafeeira, o fortalecimento dos setores urbanos industriais, as pretenses polticas dos estados de segunda grandeza, o descontentamento militar, enfim, todo esse conjunto de fatores conduziu articulao de novo pacto poltico. Nesse contexto, Vargas assumiu o poder, situando-se como uma espcie de rbitro dos conflitos. Com o afastamento de Vargas, em 1945, a realizao de eleies gerais e a elaborao de novo texto constitucional, as principais foras polticas puderam pactuar a montagem do regime democrtico.
Marieta de Moraes Ferreira e Carlos Eduardo Sarmento. A repblica brasileira: pactos e rupturas. In: ngela de Castro Gomes, Dulce Chaves Pandolfi e Verena Alberti (Orgs.). A repblica no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; CPDOC, 2002, p. 462, 473 (com adaptaes).

Com base no texto acima e nos aspectos marcantes da Era Vargas (1930-45) e do processo histrico brasileiro ps-1945, julgue os itens a seguir.
74

Considerando o texto acima e o processo de independncia e consolidao do Estado nacional brasileiro ao longo do sculo XIX, julgue os itens que se seguem.
66

67

68

69

O perodo regencial, vigente em face da menoridade de Pedro II, transcorreu em absoluta paz em razo da convergncia e da acomodao dos interesses das elites brasileiras. A hegemonia econmico-financeira britnica, indiscutvel no transcurso do sculo XIX em outras partes do mundo, apenas tangencialmente se fez sentir na Amrica Latina, incluindo o Brasil. A Conjurao (Inconfidncia) Mineira e a Insurreio Pernambucana so exemplos de movimentos libertrios que antecedem proclamao da independncia do Brasil. Por injunes da poltica europeia da poca, a Corte portuguesa viu-se obrigada a transferir-se para a colnia brasileira, o que acabou por determinar a suspenso do elemento definidor do pacto colonial, ou seja, o monoplio de comrcio.

75

76 77

78 79 80

A Era Vargas marca o incio do processo de efetiva modernizao econmica do pas, com a implantao da indstria de base, que teve, na Siderrgica Nacional de Volta Redonda, seu grande smbolo. As principais foras polticas que atuaram no Brasil, entre 1946 e 1964, podem ser sintetizadas nos trs grandes partidos do perodo: PSD, UDN e PTB. Por meio da ruptura institucional de 1964, instalou-se no Brasil um perodo de exceo, com vinte e um anos de regime militar. Com Geisel, o regime autoritrio fortalece-se, fecha-se ainda mais e h a edio do Ato Institucional n. 5, que amplia os poderes discricionrios do Poder Executivo. A eleio direta de Fernando Collor marca o fim do regime militar. A Era Vargas teve incio com a vitria do poltico gacho nas eleies de 1930. Embora com tendncia centralizao poltico-administrativa, a Era Vargas desconheceu um perodo claramente ditatorial.
6

Programa de Ao Afirmativa / Bolsas-Prmio de Vocao para a Diplomacia

UnB/CESPE IRBR/CNPq

A integrao poltica e econmica da Amrica do Sul consiste em uma das prioridades da poltica externa brasileira, o que pode ser evidenciado pela
81

Em relao ao processo de globalizao e s caractersticas do sistema internacional contemporneo, julgue os itens a seguir.
91

convergncia poltica, tcnica e macroeconmica entre o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), a Aliana Bolivariana para os Povos da Amrica (ALBA) e a Comunidade Andina (CAN).
92

Com o objetivo de realizar a reforma do Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU), o processo de globalizao vem sendo conduzido pela ONU de modo multilateral, sobretudo com o avano das discusses entre as potncias. A globalizao caracterizada pela supremacia econmica, cultural, poltica e militar dos EUA, que a exercem de maneira isolacionista e unilateral.

82

convocao, em agosto e setembro de 2000, da primeira reunio de presidentes da Amrica do Sul, em Braslia.

83

indicao, no artigo 4., pargrafo nico, da Constituio Federal (CF), de que o Brasil deve buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica do Sul.

Com relao poltica externa independente dos governos de Jnio Quadros e Joo Goulart (1960-1964), julgue os itens subsequentes.
93

84

criao do Programa de Substituio Competitiva de Exportaes, por meio do qual se buscou impulsionar o comrcio entre o Brasil e os pases sul-americanos, substituindo, quando possvel e de forma competitiva, importaes brasileiras de terceiros mercados por importaes provenientes de pases da Amrica do Sul.
94

Por intermdio da Aliana para o Progresso, contempornea do presidente John Kennedy, repudiou-se o intervencionismo norte-americano nos assuntos hemisfricos, visto que essa aliana era tida como deletria aos esforos de autodeterminao dos pases latino-americanos e caribenhos. O ingresso do Brasil no Movimento dos Pases No Alinhados (MPNA) e a sua participao, juntamente com Cuba, da Primeira Cpula desse movimento, em 1961, em Belgrado, foram motivados pela poltica externa dos governos em tela. Nesse perodo, a intensificao das relaes comerciais com todos os pases ensejou o reatamento das relaes diplomticas do Brasil com a Unio Sovitica e com Cuba. A poltica externa de ambos os governos preconizava o direito de Cuba autodeterminao, especialmente em relao preservao das conquistas da Revoluo de 1959 e ao seu direito de adotar um sistema de partido nico. No sistema da Organizao dos Estados Americanos (OEA), admitia-se a presena de Cuba, de pleno direito; entretanto, recusava-se a poltica de isolamento da ilha, defendida pelos EUA na VIII Reunio de Consultas dos Ministros das Relaes Exteriores dos pases americanos, em Punta del Este, em 1961.

85

instituio

da

Integrao

da

Infraestrutura

Regional

95

Sul-Americana (IIRSA), durante a reunio de presidentes sul-americanos, cujo objetivo conectar projetos de transporte, energia e comunicaes entre os doze pases sul-americanos. Entre as caractersticas da poltica externa brasileira
96

contempornea, inclui-se
86

a menor participao em organismos multilaterais, em prol de uma atuao diplomtica mais unilateral, com o Brasil buscando atuar no cenrio internacional de maneira mais autnoma, especialmente em temas como segurana coletiva, meio ambiente e direitos humanos.

97

87 88

a intensificao da denominada diplomacia presidencial. a maior aproximao comercial com a China, em relao dcada passada, evidenciada pelo fato de esse pas ter recentemente assumido a condio de principal parceiro comercial do Brasil.

Com relao poltica de apoio e dilogo do Itamaraty com as comunidades brasileiras no exterior, julgue os itens seguintes.
98

Entre os programas implementados pelo Itamaraty, incluem-se o Conselho de Cidados, os Consulados Itinerantes e o Programa de Assistncia aos Presos Brasileiros no Exterior. Na criao do Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior (CRBR), preconizou-se a eleio, para a Cmara de Deputados no Brasil, de at quatro representantes, entre os brasileiros maiores de 16 anos permanentemente domiciliados no exterior. A prestao de assistncia ao cidado brasileiro no exterior dispensada aos nacionais brasileiros, residentes temporrios ou permanentes no exterior, independentemente de estarem ou no documentados ou de estarem ou no em situao regular em relao legislao do pas ou dos pases em que se encontrem.
7

99

89

a maior integrao sul-americana, com a extenso de programas como o Fundo para a Convergncia Estrutural do MERCOSUL (FOCEM) para os demais pases sul-americanos.

90

a expanso da cooperao cientfica e tcnica prestada pelo Brasil a pases asiticos e africanos, por intermdio, por exemplo, da criao de Laboratrios Virtuais (LabEx) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA), em pases desses continentes.

100

Programa de Ao Afirmativa / Bolsas-Prmio de Vocao para a Diplomacia

You might also like